Página inicial

Como atiçar a brasa

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 19, 2012

ArtReview anuncia os mais poderosos da arte contemporânea, Jornal Público

ArtReview anuncia os mais poderosos da arte contemporânea

Matéria originalmente publicada no caderdo Cultura do jornal Público em 18 de outubro de 2012.

Carolyn Christov-Bakargiev está no topo da lista dos mais influentes da arte contemporânea, divulgada pela revista britânica, nesta quinta-feira.

Carolyn Christov-Bakargiev é a primeira curadora (pessoa que administra os bens de outra) a ser eleita a pessoa mais poderosa da arte contemporânea. Foi escolhida, sobretudo, pela exposição Documenta 13, que organizou no verão passado em Kassel, na Alemanha. A exposição reuniu novos trabalhos de vários artistas, como Tacita Dean e Ryan Gander, mas também relíquias como os budas Bamiyan ou tapeçarias antinazis dos anos 30. Documenta 13 foi considerada por alguns críticos como a exposição mais importante do séc. XXI até à data.

Em segundo lugar, na lista da ArtReview aparece Larry Gagosian, negociador de arte americano. O detentor de doze galerias, espalhadas por todo o mundo, foi escolhido, segundo a organização, pela sua forte participação e destaque no ArtRio.

Ai Wei Wei, artista plástico que tem sido polémico pelas suas declarações acerca do governo chinês e, mais recentemente, acerca do Prémio Nobel da Literatura, ocupa o 3º lugar dos mais poderosos da arte contemporânea. O editor da ArtReview, Mark Rappolt, justificou ao The Guardian que Ai Wei Wei merecia o prémio pelo seu activismo e luta pela liberdade de expressão.

As Pussy Riot, grupo de rock alternativo e feminista que recentemente foi preso por uma campanha contra o presidente russo, Vladimir Puttin, figuram no 57º lugar desta listagem que conta com Gregor Podnar, curador, no 100º e último lugar. Nas entradas deste ano estão dois brasileiros: a negociadora de arte Luisa Strina, no 71º lugar e o curador Adriano Pedrosa, que ocupa o 98ºlugar.

A lista das 100 personalidades mais poderosas da arte contemporânea é elaborada anualmente pela revista ArtReview e conta com artistas, negociadores de arte, curadores, galeristas e coleccionadores.

Posted by Marília Sales at 11:30 AM