Página inicial

Cursos e Seminários

 


março 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

março 26, 2020

Curso online: Temas da arte contemporânea com Tiago Mesquita

Neste curso, estudaremos episódios decisivos da produção artística feita depois da II Guerra Mundial. Reunidas em pequenos núcleos temáticos, muitas vezes ligados a episódios da história social, as aulas têm alguma independência. Cada uma trata de um artista ou um acontecimento que sintetize questões importantes de um debate estético das artes plásticas entre 1950 e 2010.

Professor: Tiago Mesquita

Sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h40

Google Hangouts
Os alunos terão cópias digitais dos slides e dos principais textos depois de cada encontro.
O pagamento é mensal, de R$ 330,00.

PROGRAMA

1) 05/03

AULA INTRODUTÓRIA: A mudança de sentido da obra de arte na sociedade de consumo. A modificação das vanguardas no século XX.
A imagem fotográfica como contraponto à imagem da arte: Eugene Delacroix e Eugene Durieu. Gustave Courbet e a fotografia. Édouard Manet e os impressionistas. O pictorialismo na fotografia. Sociedade de Consumo e Industria cultural. A arte no Pós Guerra.
Textos: DUBOIS, Philippe: O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução: Marina Appenzeller, Campinas, Papirus, 1993.
KRAUSS, Rosalind: “Os espaços discursivos da fotografia” em O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davee. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
SCHARF, Aaron: Art and photography. Penguin Books, 1979. (A primeira edição é de 1969).

PRIMEIROS ANOS DA HEGEMONIA DOS ESTADOS UNIDOS

2) 12/03
Robert Rauschenberg, Cy Twombly e o expressionismo abstrato. As fotografias de Aaron Siskind como contraponto.
Texto: CROW, Thomas: The long march of pop: art, music and design, 1930 – 1995, New Haven, Yale University Press, 2015.

3) 19/03
Jasper Johns e a colagem.
Texto: STEINBERG, Leo: “Jasper Johns: os sete primeiros anos de sua arte” em Outros Critérios. São Paulo Cosac Naify, 2008.

4) 26/03
Andy Warhol e a pop. A pop inglesa, James Rosenquist, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Ed Ruscha.
Textos: DANTO, A.C.: Andy Warhol. São Paulo, Cosac Naify, 2012.
CROW, Thomas: The long march of pop: art, music and design, 1930 – 1995, New Haven, Yale University Press, 2015.

5) 02/04
Andy Warhol, cinema, fotografia, mídia.
Textos: CRIMP, Douglas: Our kind of movies. Cambridge, MIT Press, 2014.
GIDAL, Peter: Blow Job. Londres, Afterall Books, 2008

6) 09/04
Philip Guston, Frank Stella, Ellsworth Kelly, Peter Bradley, Brice Marden e algumas respostas da pintura nos Estados Unidos nos anos 1950 e 1960.
Texto: ROTH, Philip: Desenhos de Guston. Em Entre nós: um escritor e seus colegas falam de trabalho. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

A RECONSTRUÇÃO DA EUROPA OCIDENTAL E A GUERRA FRIA

7) 16/04
Yves Klein e Piero Manzoni e o novo realismo na Europa
Textos: LOPES TORRES, Fernanda: “Yves Klein, Ícaro do modernismo” (na revista Ars, volume 11, número 21, 2013)
BOIS, Yve-Alain: A relevância de Klein hoje (revista Ars, ano 7, número 15)

8) 23/04
O grupo Fluxus, a arte e os meios de comunicação de massa.
Arte e mídia na América Latina.
Textos: HUYSSEN, Andreas: “De volta para o futuro: Fluxus contextualizado” em Memórias do modernismo. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ.
HOME, Stewart: O Assalto à Cultura, capítulos 09 e 10. São Paulo, Conrad.

9) 30/04
Joseph Beuys, Wolf Vostell, Grupo Zero, Grupo Cobra e a ideia de vanguarda no pós-guerra europeu.
Texto: DE DUVE, Thierry: Joseph Beuys: O último dos proletários.

10) 07/05
Gerhard Richter e o meio de arte alemão dos anos 1960. Otto Steinert, Joseph Beuys, Grupo Zero, o realismo socialista. Sigmar Polke, Blinky Palermo, Isa Genzken e o Realismo capitalista.

11) 14/05
Gerhard Richter e a pintura de imagens. Convenção, acervo e fotografia.
(Estudaremos também, o contexto intelectual de Dusseldorf).
Textos: JEAN-FRANÇOIS CHEVRIER: “Between the fine arts and the media (the German Example: Gerhard Richter)” (1992) em IWONA BLAZWICK E JANNA GRAHAM: Atlas, the reader (2003)
T.J. CLARK: “Grey panic” (2011) na London Review of Books de 17/11/2011
GERTRUDE KOCH: “The Richter Scale of Blur” (1992) BENJAMIN BUCHLOH (org.): Gerhard Richter (OCTOBER FILES).

12) 21/05
Ilyia e Emilia Kabakov e a União Soviética. A Guerra Fria na produção visual. Discutiremos a produção de Öyvind Fahlström. A produção artística na América Latina.
Textos: CURLEY, Jonathan: A ConspIracy of images.
TUPITSYN, Margarita: Moscow Vanguard Art (1922 – 1992).

BRASIL, ARTE DEPOIS DA DITADURA

13) 28/05
A arte no Brasil depois do golpe de 1964. Depois do neoconcretismo: Hélio Oiticica e Lygia Clark nos anos sessenta e setenta. O Cinema Marginal e as novas linguagens.
Textos: COELHO, Frederico: Livro ou livro-me
NAVES, Rodrigo: “Hélio Oiticica e Lygia Clark” em O vento e o moinho (2007).

14) 04/06
Lygia Pape e a geração AI 5.
Texto: OITICICA, Hélio: Esquema Geral da Nova Objetividade (1967) em O Museu é o mundo.
11/06: CORPUS CHRISTI

15) 18/06
Antonio Dias, Cildo Meireles, Artur Barrio e outros artistas dos anos setenta.

16) 25/06
Mira Schendel e outras questões contemporâneas brasileiras.
Textos: NAVES, Rodrigo: “Mira Schendel: O presente como utopia” e “Mira Schendel: pelas costas” em O vento e o moinho (2007).
OBJETO, ESCULTURA, SÉRIE, MINIMALISMO

17) 02/07
Minimalismo a diluição do sentido da obra no meio de Nova York
(Donald Judd, Robert Morris, Carl Andre, Sol LeWitt, Dan Flavin)
Textos: BATCHELOR, David: Minimalismo.
MEYER, James: Minimalism: art and polemics in the sixties.

18) 09/07
Agnes Martin, desenho e pintura

19) 16/07
Eva Hesse, Richard Serra, Robert Smithson e o pós-minimalismo
Textos: NAVES, Rodrigo: “Richard Serra: O desequilibrista” em O vento e o moinho (2007).
SMITHSON, Robert: “Entropy and the new monuments” em FLAM, Jack: Robert Smithson: Collected Writings”.

ARTE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

20) 06/08
Arte conceitual: arquivos, documentos, teoremas e testemunhos. A crítica ao objeto de arte como específico. As greves de artistas. A crítica institucional da arte no Atlântico Norte: Marcel Broodthaers, Daniel Buren, Michael Asher, Hans Haacke.
Textos: O’DOHERTY, Brian: No interior do cubo branco. São Paulo, Editora Martins Fontes.
BUCHLOH, Benjamin: “Conceptual Art 1962-1969: From the Aesthetic of Administration to the Critique of Institutions”, em Formalism and Historicity (2015).
ALBERRO, Alexandre: Conceptual Art and the politics of the publicity

21) 13/08
Bruce Nauman e os filmes em looping. Trataremos também da generalização da televisão, dos filmes Corações e Mentes, de Peter Davis e O ano do porco, de Emile De Antonio.
Textos: WAGNER, Anne M.: “Nauman’s Body of Sculpture”
BENETTI, Liliane: “Exercícios de contenção, saturação e reiteração” REVISTA ARS

22) 20/08
Dan Graham, a cultura de massa e a arte a partir da televisão.
Texto: GRAHAM, Dan: Rock my religion

23) 27/08
Arte e mídia na América Latina: Exposições no Brasil, Poesia visual, Tucuman Arde, Anabella Geiger, Letícia Parente, Regina Silveira,Carmela Gross,,Julio Plaza, Anna Maria Maiolino, Tucuman Arde, Centro de Arte y Comunicación, as experiências no México de1968 e do Peru.

REPENSANDO A IMAGEM FOTOGRÁFICA

24) 03/09
Jeff Wall e a fotografia para contemplação. A resposta ao sentido da fotografia na arte conceitual.
Textos: WALL, Jeff: “Marks of Indifference” e “Frames of Reference” em Selected Essays and Interviews. Nova York, The Museum of Modern Art, 2007.
FRIED, Michael: Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres, Yale University Press, 2008.

25) 10 e 17/09
A Escola de Dusseldorf de fotografia. Falaremos sobre artistas como Bernd e Hilla Becher, Thomas Ruff, Andreas Gurky, Candida Hoffer e Thomas Demand.
Texto: FRIED, Michael: Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres, Yale University Press, 2008.

26) 24/09
Cindy Sherman, Louise Lawler, Sherrie Levine. Picture Generation e a fotografia midiática falsificada.
Textos: DOUGLAS CRIMP: “A atividade fotográfica no pós-modernismo” em As ruínas do museu. São Paulo, Martins Fontes.
ROSALIND KRAUSS: “Cindy Sherman: Untitled” (1993). Em Cindy Sherman (October Files). MIT Press.

27) 01/10
Thomas Hirshhorn, Alfredo Jaar, Doris Salcedo, Renata Lucas e novas maneiras de formalizar os conflitos políticos.
Texto: FOSTER, Hal: O complexo arte e arquitetura e Bad New Days.

IMAGEM E HISTÓRIA

28) 08/10
Anselm Kiefer, a pintura de história e os paradoxos da pintura dos anos 1980. Baselitz, Basquiat, Schnabel, Transvanguarda Itaiana, Geração Oitenta e Casa 7.
Texto: ANDREAS HUYSSEN: “Anselm Kiefer: O terror da história, a tentação do mito” em: Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996

29) 15/10
A pintura como narrativa em Luc Tuymans.
Texto: PAULO PASTA, “O evento e a pintura” em A Educação Pela Pintura. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2012.

30) 22/10
Gabriel Orozco e a arte mexicana depois do terremoto.

TEXTO: OROZCO, Gabriel: Lecture (2001)

31) 24/10
Francis Alys, o situacionismo, e novos modos de arte radical.
Texto: DEBORD, Guy: A sociedade de espetáculo

QUESTÕES DE ÁFRICA E DA DIÁSPORA

32) 05/11
William Kentridge, o desenho e a história em meio ao conflito sul-africano.
Conversaremos sobre Wael Shawky, MEDU Art Ensemble, Dumille Feni,
Textos: CAMERON, Dan e CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn: William Kentridge. Londres, Phaidon Press, 1999.
TONE, Lilian: William Kentridge: fortuna. Instituto Moreira Salles, 2012.

33) 12/11
Kerry James Marshall, Harlem Renaissance, o debate racial nos Estados Unidos.
Durante a aula, pretendo mencionar algumas ideias do Harlem Renaissance, movimento Negritude, Frantz Fanon e W.B. Dubois.
Será a aula em que o modernismo afro-americano será pensado de maneira mais direta. Falaremos também de Wifredo Lam, Jacob Lawrence, Peter Bradley, Raymond Saunders, Alvin Loving, Fred Eversley, Betye Saar, Noah Purifoy e Chris Offili.

34) 19/11
Kara Walker e as imagens do passado escravista.
A produção será pensada em comparação com Abdias do Nascimento, Rosana Paulino, Victoria Santa Cruz, Pope. L, Jaime Lauriano, Adrian Piper, Senga Nengudi, Andres Serrano, Fred Wilson e Lorna Simpson.

35) 26/11
Representação e colonização.
El Anatsui, Ibrahim Mahama, Atlas Group, os conflitos e outras formas de repensar a nacionalidade.

NOVAS FORMAS DE EXPOSIÇÃO

36) 03/12
Anri Sala e a mudança de sentido das imagens. Os filmes para galerias de arte. Discutiremos trabalhos de Douglas Gordon, Pierre Huyghe, Tacita Dean, Philippe Parreno e Harun Farocki.
Texto: RANCIÉRE, Jacques: “Aquele que vem depois” em YOEL, Geraldo: Pensar o cinema. São Paulo, Cosac Naify, 2015.
37) 10/12
Os museus e a indústria do espetáculo desde a década de 1980.
(Estudaremos também os projetos dos chamados starchitects)
Texto: CHIN-TAO WU: Privatização da cultura. São Paulo, Boitempo Editorial, 2006.
38) 16/12
Questões sobre a produção brasileira recente.

INSCRIÇÕES

A inscrição é feita através de transferência bancária da primeira mensalidade. Pagamento comprovado, o convite para a aula é enviado ao aluno.
O valor da mensalidade é R$ 330,00 (favor enviar o comprovante).

Tiago dos Santos Mesquita
CNPJ.: 18.279.220/0001-61
Banco: Banco do Brasil
Ag.: 7003-3
C/C.: 6527-7

PROFESSOR

Tiago Mesquita atua como crítico de arte desde 1998. É Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) com uma tese sobre Andy Warhol e Gerhard Richter.

De 2000, até 2005, foi crítico do jornal Folha de São Paulo. Escreveu para Revista Bravo, Revista Reportagem, Revista Soma, Novos Estudos Cebrap e o jornal Público, de Lisboa, o caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo, revista Frieze e o site do Instituto Moreira Salles.

Para livros e publicações especiais, fez ensaios sobre Fábio Miguez, Paulo Monteiro, Nuno Ramos, Rodrigo Andrade, Cassio Michalany, Sérgio Sister, Franz Weissman, Amilcar de Castro, Germana Monte-Mór, Cristiano Lenhardt, José Bezerra, Andy Warhol.

Fez as curadorias das exposições Amilcar de Castro, Mira Schendel, Sergio Camargo, Willys de Castro, em parceria com o crítico de arte Rodrigo Naves, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e da exposição Imagem sobre imagem, de David Drew Zingg, no Instituto Moreira Salles. Organizou as exposições de Neves Torres e a de José Bezerra.

Leciona desde 2007. Já ensinou no Instituto Mariantonia, Casa do Saber, Fiam – Faam, Faculdade Belas Artes, Escola da Cidade, Instituto Itaú Cultural, e nas unidades do SESC Pompeia Consolação e Santos. Atuou como professor convidado no Instituto de Artes da Unesp e Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP).

Publicado por Patricia Canetti às 9:08 AM


março 18, 2020

Aula com Lucio Agra da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ao vivo no Facebook

Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o professor Lucio Agra, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vai ministrar as disciplinas de Oficina de Som e Movimento (13-16h) e Estudos da Performance (16-18h), ao vivo no Facebook.

20 de março de 2020, sexta-feira, das 13h às 18h

Facebook - Perfil de Lucio Agra

Lucio José de Sá Leitão Agra

O pesquisador defende o estado democrático e de direito. Luta pela valorização e manutenção da Educação Pública. Graduação (Bacharel) em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Licenciatura em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (empossado em abril de 2016). Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Semiótica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia - poética - arte e tecnologias, performance - artes do corpo, performance, poesia - poesia eletrônica e digital e performance- arte, tecnologia e vanguardas, teorias da comunicação. Além dessas atividades também é artista da performance e curador. (Texto informado pelo autor)

Fonte: Currículo Lattes

Publicado por Patricia Canetti às 6:01 PM


março 4, 2020

O Design e a Cidade: seminário + lançamento do Guia SP Design 2020 no IED, São Paulo

Seminário com a participação de Barão di Sarno, Camila Romano, Fernando do Amaral Nogueira, Francisco Albuquerque e Uriel Jaroslawski.

5 de março de 2020, quinta-feira, às 19h

IED - Istituto Europeo di Design
Rua Maranhão 617, Higienópolis, São Paulo
Inscrição online gratuita

O Guia São Paulo Design e o Centro de Inovação do IED Brasil (CRIED) promovem no próximo dia 5 de março, às 19h, um IED Parla sobre o Design e a Cidade. Com a presença de convidados dos campos do design, design estratégico, da inovação e das cidades inteligentes, o evento discutirá a visão do design para o futuro das cidades, e será realizado no auditório do IED, em São Paulo, aberto ao público.

O evento é gratuito, mas como o espaço é sujeito a locação se sugere a inscrição prévia pelo link www.ied.edu.br/designcidade

PROGRAMAÇÃO

19h – RECEPÇÃO
19h30 – ABERTURA: Stefano Carta Vasconcellos, diretor acadêmico do IED Brasil, e Cristiano Barata, do Guia SP Design.
19h40 – CIDADES DO FUTURO SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN ESTRATÉGICO – Francisco Albuquerque, da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo, sobre Smart/Future City, e Camila Romano, Head de Marketing no app urbano Colab, sobre “Engajamento Cidadão”.
20h45 – DESIGN PARA MOBILIDADE E SERVIÇOS – Fernando Nogueira, professor na FGV-SP, pesquisador e ativista em inovação pública, gestão de associações e investimento social privado, sobre inovação aberta para uma São Paulo mais inteligente; Barão di Sarno, fundador da QuesttoNó, em “A Cidade Precisa de Você”, e Uriel Jaroslawski, da Quicko, sobre Roteirização Intermodal.
Mediação: Stefano Carta Vasconcellos.

Minibios

Barão di Sarno – Designer, futurista e ativista, Barão Di Sarno é sócio-fundador da Questtonó, consultoria de inovação e design com mais de 160 prêmios conquistados, atuando em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis. É vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades através da ativação de espaços públicos.

Camila Romano – Head de Marketing do app urbano Colab, Camila Romano é publicitária e já atuou em diversas áreas do mercado, desde varejo até educação. O principal desafio hoje enfrentado é desenvolver inovações para governo e engajar o cidadão através do marketing digital.

Fernando do Amaral Nogueira – Professor na FGV-SP, instituição onde fez mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo. É pesquisador e ativista em inovação pública, gestão de associações e investimento social privado e atuou como Coordenador do Mobilab+ – Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e à Prodam, até fevereiro de 2020.

Francisco Albuquerque – Designer estratégico formado pelo IED, onde é coordenador e professor, Francisco Albuquerque é sócio-cofundador da Arco – Hub de Inovação, especializado na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Atua em projetos de inovação em negócios há mais de dez anos para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Google e Mapfre, e suas principais linhas de estudos são a cultura do design aplicada às estratégias de negócios e cidades do futuro sob a perspectiva do design estratégico.

Uriel Jaroslawski – Responsável por Produto e Tecnologia na Quicko desde novembro de 2019, é engenheiro em informática com mais de 14 anos de carreira no Mercado Livre, na área de desenvolvimento de produtos, onde por oito anos foi Head de desenvolvimento da unidade de negócios de Classificados para a América Latina e, nos últimos dois anos, atuou no desenvolvimento de produto do Markerplace no Brasil, formando também centros de desenvolvimento de software para o Mercado Livre no Chile, no México e na Venezuela.

Publicado por Patricia Canetti às 11:28 AM


fevereiro 25, 2020

Semana EAV Parque Lage de Portas Abertas, Rio de Janeiro

Semana de atividades gratuitas, para você conhecer nossos cursos e professores: Quer conhecer nossos cursos, nossas professoras e nossos professores? Não sabe qual curso escolher? Gostaria de saber como cada professora e professor trabalham seus temas? Tem interesse em conhecer nossas oficinas e espaços de aula?

Professores: Ana Clara Lemos, Ana Miguel, Anna Costa e Silva, Bernardo Magina, Bia Amaral, Brígida Baltar, Bruno Miguel, Carli Portela, Charles Watson, Chico Cunha, Clarissa Diniz, Daniel Lannes, Daniela Seixas, David Cury, Deise Alcântara, Denise Cathilina, Evany Cardoso, Evelyn Bastos, Fabia Schnoor, Fabiana Éboli Santos, Fernando Cocchiarale, Franz Manata, Gianguido Bonfanti, Giodana Holanda, Helena Theodoro, Iole de Freitas, Ivan Pascarelli, Iza Valente, João Atanásio, Jorge Sayão, Julio Castro, Luiz Camillo Osório, Luiz Ernesto, Marcelo Rocha, Marcos Bonisson, Marcos Duarte, Mariana Manhães, Milena Lizia, Nadan Guerra, Nathanael Araújo, Paulo Couto, Pedro Rocha, Pedro Varela, Rogério Emerson Magalhães, Ronaldo do Rego Macedo, Saulo Laudares, Sônia Salcedo, Susana Spadaccini, Tina Velho, Valerio Ricci Montani, Xico Chaves

2 a 7 de março de 2020, de 10h às 22h

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
21-2334-4088

Participe da EAV Parque Lage de Portas Abertas, uma semana com aulas gratuitas em que será possível tirar dúvidas sobre os cursos e as metodologias adotadas pelos professores e professoras. Semana dedicada a apresentar aos interessados – alunos, ex-alunos, futuros alunos – as várias possibilidades de formação e experimentação que fazem da EAV Parque Lage uma escola de arte livre.

A programação contará também com aulas gratuitas para crianças, e lançamento do livreto “Hospedando Lélia Gonzalez (1935 – 1994): Projeto de Pesquisa da Biblioteca Centro de Documentação e Pesquisa da EAV Parque Lage”.

PROGRAMAÇÃO
*Sujeita a pequenas alterações
**Não é necessária a inscrição prévia. As inscrições serão feitas na hora, por ordem de chegada. As atividades são sujeitas a lotação.

2 de março, segunda-feira

10h às 13h
Fotografia e imagens técnicas: desenvolvimento de projetos
Professora: Denise Cathilina
Local: Sala de fotografia

14h às 17h
Stencil em base fotográfica – da gravura à arte pública
Professores: Julio Castro e Ana Clara Lemos
Local: Sala de gravura e metal

O Desenho na Arte Contemporânea. Das Vanguardas Artísticas à
Contemporaneidade
Professor: Valério Ricci
Local: Sala de desenho

A prática da pintura – Turma 1
Professor: Chico Cunha
Local: Sala 03

Questões fundamentais da pintura
Professor: Luiz Ernesto
Local: Sala 01

Palavra Impressa
Professores: Julio Castro e Pedro Rocha
Local: Oficina de gravura e metal

Investigações poéticas tridimensionais, aqui-agora
Professores: Fabiana Éboli Santos
Local: Auditório

19h às 22h
Xilogravura
Professor: Julio Castro
Local: Sala de gravura e metal

A arte do tarot
Professor: Nadan Guerra
Local: Sala de desenho

Experiências epidérmicas: entre produções de encontros e confrontos
Professora: Milena Lizia
Local: Sala de teoria

A prática da pintura – Turma 2
Professor: Chico Cunha
Local: Sala 03
19h30 às 21h30

Luz e Cena
Professores: Iza Valente e Rogério Emerson Magalhães
Local: Sala 01

Aula inaugural da pós-graduação da Universidade Candido Mendes em parceria com a EAV Parque Lage
Planejamento e Produção de Exposições e Especialização em Crítica e Curadoria De Arte
Professor: Luiz Camillo Osório (Crítico e Curador de Exposições de Arte)
Apresentação: Jorge Sayão
Local: Salão nobre

19h30 às 22h
Questões práticos teórica da pintura na contemporaneidade
Professores: Bruno Miguel e Luiz Ernesto
Local: Sala 02

3 de março, terça-feira

10h às 13h
Pintura além do quadro
Professor: Bernardo Magina
Local: Sala de desenho

14h às 17h
Oficina de transformação de materiais
Professor: Marcos Duarte
Local: Oficina 3D

Serigrafia não-fotográfica
Professora: Evany Cardoso
Local: Sala de serigrafia

Imagem: do desenho aos outros meios
Professora: Carli Portela
Local: Sala de desenho

Desenho de Observação. Processos e outras práticas poéticas
Professor: Valerio Ricci Montani
Local: Sala 01

Arte da Pintura
Professor: Ronaldo do Rego Macedo
Local: Sala 01

Escrita de artista
Professor: Franz Manata
Local: Sala de teoria

As artes, seus públicos e lugares
Professor: Nathanael Araújo
Local: Sala digital

17h15 às 19h15
Observação e Desenho para Jovens
Professora: Bia Amaral
Local: Sala de desenho

19h às 22h
Antiformas de intervenção
Professor: David Cury
Local: Sala 01

A desconfiança do olhar
Professor: Daniel Lannes
Local: Sala de desenho

Arte Sonora
Professoras: Franz Manata e Saulo Laudares
Local: Sala de teoria

Práticas artísticas de vida
Professora: Anna Costa e Silva
Local: Sala 02

Fotografia e imagens técnicas: desenvolvimento de projetos
Professora: Denise Cathilina
Local: Sala de fotografia

Dimensões expositivas – da visualidade a cena
Professora: Sonia Salcedo
Local: Sala 03

Lançamento do Livreto “Hospedando Lélia Gonzalez (1935 – 1994): Projeto de Pesquisa da Biblioteca Centro de Documentação e Pesquisa da EAV Parque Lage”
Organizadores: Juliana Machado, Rubia Luiza da Silva, Tanja Baudoin e Ulisses Carrilho
Com roda de conversa Evelyn Bastos e Helena Theodoro
O livreto será distribuído gratuitamente ao público.
Local: Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa – EAV Parque Lage

4 de março, quarta-feira

10h às 12h
Aonde os Fios nos levam – Exposição dos alunos do curso Prática do Artista: Fios para Labirintos
Professora: Mariana Manhães
A exposição acontecerá com os alunos da aula do curso Prática do Artista: Fios para Labirintos. Ao final, haverá uma conversa informal na varanda da sala.
Local: Sala 01

10h às 13h
Litografia
Professora: Tina Velho
Local: Sala de litografia

Arte como Conhecimento
Professor: Franz Manata

A dinâmica das cores
Professor: Bernardo Magina
Local: Sala de desenho

14h às 17h
Litografia
Professora: Tina Velho
Local: Sala de litografia

Pintura além do quadro – Turma 2
Professor: Bernardo Magina
Local: Sala de desenho

Gravura: teoria, prática e experimentação
Professor: João Atanásio
Local: Sala de gravura e metal

Fotografia expandida
Professora: Denise Cathilina
Local: Sala de fotografia

Oficina de transformação de materiais
Professor: Marcos Duarte
Local: Oficina 3D

14h30 às 17h30
Conversas de arte
Professoras: Ana Miguel, Brigida Baltar e Clarissa Diniz
Local: Sala 02

19h às 22h
A gravura em outras bases e outros níveis
Professora: Susana Spadaccini
Local: Sala de gravura e metal

Fotografia expandida
Professora: Denise Cathilina
Local: Sala de fotografia

Questões fundamentais da pintura – Turma 2
Professor: Luiz Ernesto
Local: Sala 01

Construção, conceito e narrativa na figura pintada
Professor: Chico Cunha
Local: Sala 03

O processo criativo
Professor: Charles Watson
Local: Auditório
19h30 às 22h

Modelo vivo – Turma 1
Professor: Gianguido Bonfanti
Local: Sala de desenho

5 de março, quinta-feira

10h às 12h
Encontros e reflexões
Professora: Iole de Freitas
Local: Sala 01

Tópicos essenciais de curadoria e montagem de exposição de arte
Professores: Ivan Pascarelli e Fernando Cocchiarale
Local: Sala 02

10h às 12h30
Modelo vivo – Turma 2
Professor: Gianguido Bonfanti
Local: Sala de desenho

14h às 17h
Colagem como forma de pensamento – Turma 1
Professor: Pedro Varela
Local: Sala 02

Objeto-poema/Poética visual e escrita/Laboratório de Processos Criativos
Professor: Xico Chaves
Local: Sala de teoria

14h às 18h
Língua é Cultura
Evento de internacionalização, com descontos e sorteio de bolsas para alunos presentes.

Como fomento à ampliação da formação cultural de nossos alunos e incentivo à circulação e acesso à programas internacionais, a EAV Parque Lage anuncia uma série de parcerias com instituições culturais de ensino de línguas estrangeiras por meio do programa Língua é Cultura. Durante o ano letivo de 2020, todos os alunos da EAV Parque Lage regularmente matriculados, colaboradores e AMIGOS EAV têm direito a descontos de 10% a 30% nas mensalidades de todos os cursos das instituições parceiras, são elas: Aliança Francesa, Goethe-Institut, Instituto Italiano de Cultura, Ebony English, Abraço Cultural e Instituto Cervantes. Serão oferecidos descontos e bolsas nos seguintes idiomas: francês, alemão, italiano, espanhol, inglês e árabe.

Para tornar público os benefícios firmados nesta parceria convidamos todos a participar do encontro Língua é Cultura: mostra de bolsas de estudo. Durante o evento cada instituição participante se apresentará ao público com intuito de divulgar seus cursos e metodologias. O evento contará ainda com mesas de informações onde os alunos poderão se aproximar diretamente para conhecer os cursos, benefícios e tirar eventuais dúvidas com diretamente com representantes de cada instituição. Haverá distribuição de bolsas aos alunos presentes.

16h às 19h
Antiformas de intervenção – Turma 2
Professor: David Cury
Local: Sala 01

18h às 21h
Experiências gráficas
Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda
Local: Sala digital

19h às 22h
Poética expositiva – Acompanhamento e desenvolvimento de projetos
Professora: Sônia Salcedo
Local: Sala 03

Colagem como forma de pensamento – Turma 2
Professor: Pedro Varela
Local: Sala 02

Entre ontem e amanhã – laboratório de pesquisa e acompanhamento de projetos
Professor: Fabia Schnoor
Local: Sala 01

Projeto Construtivo e Abstrações
Professor: Paulo Couto
Local: NAT

Linguagens Visuais: teorias e práticas em fotografia e videoarte
Professor: Marcos Bonisson
Local: Sala 03

19h30 às 21h
Arte do século XXI
Professor: Marcelo Rocha
Local: Sala de teoria

7 de março, sábado

10h às 12h
Arte no Parque
Professoras: Daniela Seixas e Deise Alcântara
Local: Sala das crianças

10h às 13h
A prática da pintura – Turma 3
Professor: Chico Cunha
Local: Sala 01 e 03

FONTE: Semana EAV Parque Lage de Portas Abertas

Publicado por Patricia Canetti às 2:54 PM


fevereiro 18, 2020

Encontros com arte para +60 no MAC USP, São Paulo

O programa, gratuito, tem como objetivo propiciar ao público de terceira idade uma proximidade com a arte contemporânea por meio de visitas às exposições e oficinas ministradas pelos educadores do museu.

3 de março a 4 de novembro de 2020, das 9 às 12 horas - Inscrições até 21 de fevereiro

MAC USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Avenida Pedro Álvares Cabral 1301, Ibirapuera, São Paulo, SP
Informações: 11-3091-3559 ou cursosmac@usp.br

O programa, gratuito, tem como objetivo propiciar ao público de terceira idade uma proximidade com a arte contemporânea por meio de visitas às exposições e oficinas ministradas pelos educadores do museu. Com duração de 3 de março a 4 de novembro, ao final do programa as duas turmas terão passado pelos três módulos oferecidos, cada um com 10 encontros:

- Vivências com o desenho (Evandro Nicolau)
- Livros de artistas como objetos de criação (Renata Sant'Anna)
- Imprimindo a própria história - atelier de gravura (Maria Angela Serri Francoio)

Coordenação: Prof. Dr. Ana Gonçalves Magalhães

3 de março a 4 de novembro de 2020, das 9 às 12 horas
Turma I – 3ª feira
Turma II – 5ª feira

Público
Pessoas interessadas em arte com idade igual ou superior a 60 anos

Vagas
15 por turma (havendo mais de 15 inscritos, as vagas serão sorteadas no dia 28/02)

Valor
Gratuito (o participante deverá providenciar materiais solicitados)

Inscrições
Até 21 de fevereiro às 17 horas, por e-mail – cursosmac@usp.br
(serão considerados somente os e-mails enviados dentro do período de inscrição); ou presencialmente na Secretaria Acadêmica do Museu (Rua da Praça do Relógio, 160-A, Cidade Universitária).

O interessado deverá enviar ou entregar cópia do RG, número de telefone e informar a turma escolhida (obrigatório).

Publicado por Patricia Canetti às 9:39 AM