Baseado em novos conceitos midiáticos como Comunidade Virtual
(H. Rheingold), Mídia Radical (J. D. H. Downing), Mídia Tática
(D. Garcia/G. Lovink), entre outros, o Canal Contemporâneo
desenvolve uma comunidade digital focada na Arte
Contemporânea Brasileira para promover sociabilidade,
informação, participação política e senso de pertencimento,
com o objetivo de provocar transformações no seu contexto.
Com a participação de integrantes diversos, informa-se
e discute-se arte, circuitos, sistemas de arte e políticas públicas.
Canal Contemporâneo
emeio_ senha_
esqueceu seu emeio? esqueceu sua senha?
Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

Destaques no Facebook_

 

Destaques da Agenda_

Felipe Barbosa - De Casa em Casa

Galeria Murilo Castro
Belo Horizonte / Minas Gerais / Brasil
25/04/2014 a 26/05/2014

José Bechara - Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa

Museu Oscar Niemeyer - MON
Curitiba / Paraná / Brasil
25/04/2014 a 29/07/2014

A invenção da praia

Paço das Artes
São Paulo / São Paulo / Brasil
25/04/2014 a 22/06/2014

Celina Portella - Deságua

A Gentil Carioca Lá
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil
25/04/2014 a 24/05/2014

Naturantes

Paço das Artes
São Paulo / São Paulo / Brasil
25/04/2014 a 04/05/2014

 

Canal em Ação_

Documenta 12 Magazines

"A arte da presença"

de Katia Maciel
Uma das contribuições mais importantes das novas tecnologias aos processos da arte contemporânea foi a reconfiguracão da idéia de presença. Para acessarmos um trabalho de web-arte, por exemplo, precisamos estar presentes nos circuitos da rede. Sim, a idéia da virtualidade nunca expulsou a presença, apenas transformou e potencializou seus efeitos por meio da ubiqüidade dos sistemas híbridos da comunicação.
 
Como Atiçar a Brasa

Cildo Meireles ganha prêmio na Espanha, Folha de São Paulo

O artista plástico brasileiro Cildo Meireles ganhou o Prêmio Velázquez 2008 de artes plásticas, o principal prêmio de arte da Espanha.
Com a premiação, o artista receberá 90.450 (cerca de R$ 230 mil). O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Cultura espanhol, César Antonio Molina.
Entre os trabalhos mais conhecidos de Meireles estão "Inserções em Circuitos Ideológicos" e "Malhas da Liberdade".
 
Arte em Circulação

Oiticica como um cafona qualquer, por Rubens Pileggi Sá

Emoções de fim de ano
E não é que o clima de fim de ano na seara das artes plásticas esquentou, mesmo? Entre algumas polêmicas, pode-se contar a contenda da crítica feita por Camillo Osorio sobre o cuidado das peças e do destino do Centro de Arte Hélio Oiticica e a resposta dada por César Oiticica, diretor e dono particular das obras do irmão, que respondeu irado às colocações do crítico de O Globo.
 
Tecnopolíticas

ONU descarta mudança no controle da Internet, Terra Magazine

A Internet deve continuar a ser supervisionada por grandes agências como a ICANN e a União Internacional das Telecomunicações (UIT), em lugar de por alguma nova "superestrutura", afirmou o novo chefe do órgão vinculado à Organização das Nações Unidas. Hamadoun Toure, que tomou as rédeas da UIT este mês, disse que a agência deveria se concentrar em questões de segurança da Internet e na redução da disparidade digital entre os países ricos e os pobres.

"Devemos todos trabalhar juntos, cada agência tem seu papel a desempenhar. Precisamos desenvolver uma melhor cooperação... e evitar a criação de uma superestrutura que seria muito controversa e muito difícil de implementar", disse Toure em entrevista coletiva.
 
Quebra de Padrão

Arco 08 – Cobertura a várias mãos por, Patricia Canetti

O Canal Contemporâneo convida aos muitos de seus usuários presentes à ARCO para publicar suas impressões sobre a feira, os eventos paralelos e, claro, sobre Madri!
Cinco dias foi muito pouco tempo para ver a feira, os eventos brasileiros paralelos, as exposições nas galerias madrilenhas, encontrar pessoas, compartilhar o grande evento com dezenas de profissionais brasileiros presentes e ainda acabar a palestra, que vou apresentar no centro cultural Arteleku em San Sebastián, e acompanhar os trabalhos tecnológicos do Canal em andamento São Paulo... Portanto, vamos novamente articular uma cobertura a várias mão para dar conta da ARCO 08 e da participação do Brasil como país convidado.
 
Blog do Canal

Entrevista de Walmor Corrêa a Paula Ramos

Walmor Corrêa: o estranho assimilado
Os estranhos e bizarros seres de Walmor Corrêa ganham espaço em duas exposições que praticamente inauguram o calendário expositivo no Rio de Janeiro. A partir de 3 de março, o artista participa da mostra Trópicos, com curadoria de Alfons Hug, junto ao Centro Cultural Banco do Brasil. Um dia depois, inaugura individual na Galeria Laura Marsiaj Arte Contemporânea, que segue até 5 de abril.
 

Destaques no Twitter_

siga o Canal Contemporâneo no Twitter
 

Associe-se ao Canal_

As associações por parte de indivíduos e organismos têm sido responsável pela manutenção do Canal Contemporâneo, desde o início da cobrança em junho de 2002, e representam o entendimento e o esforço da comunidade em relação à importância de sua própria autosustentabilidade.
Clique aqui para conhecer as vantagens e saber como e quanto contribuir.
 

Hoje no E-nforme_

MUDANÇAS PARA 2014 Duas versões do e-nforme atual são enviadas aos usuários cadastrados Destaques (gratuita) Completa (associados)
 

Salões e prêmios_

Prêmio Illy SustainArt vai para Matheus Rocha Pitta da Galeria Novembro Arte

em colaboração com a ARCO
Comissão de seleção: Berta Sichel (Museo Reina Sofía), Juan Antonio Álvarez Reyes, Angela Vattese e Carlo Bach (Illy Café)

Como parte do seu compromisso com o crescimento sustentável e o desenvolvimento, a marca do café Illy patrocina o prêmio Illy SustainArt, dedicado este ano a jovens artistas brasileiros com menos de 35 anos.
 

Cursos e seminários_

corpocidade - Debates em estética urbana na UFBA, Salvador

Sessões temáticas: Cidade Imaterial; A cidade como campo ampliado da arte: comitê científico-artístico; Corpografias Urbanas; Modos de subjetivação na cidade
Comitê científico-artístico: Alejandro Ahmed, Daniela Brasil, Fabiana Dultra Britto, Glória Ferreira, Guilherme Bueno, Luis Antônio, Margareth da Silva Pereira, Paola Berenstein Jacques, Regina Helena Alves da Silva, Robert Moses Pechman, Ronald Duarte

Pré-inscrição até 21 de abril de 2008
Envio de propostas teóricas até 1º de junho de 2008
Envio de propostas artísticas até 15 de junho de 2008
 

Livraria do Canal_

Conheça os catálogos MAMAM

Artistas: Alice Vinagre, Alexandre Nóbrega, Carlos Mélo, Carmela Gross, Daniel Senise, Delson Uchoa, Emil Forman, Emmanuel Nassar, Ernesto Neto, Eudes Mota, Gil Vicente, Gilvan Samico, Jorge Molder, José Rufino, Marcelo Silveira, Martinho Patricio, Nelson Leiner, Oswaldo Goeldi, Rivane Neuenschwander, Rosangela Rennó, Sandra Cinto.

Como comprar: clique aqui para se informar

 

Fórum do Canal_

• Fórum Rumos Artes Visuais

Discussão acompanha as palestras de lançamento da 4a edição do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, realizadas pela Comissão de Seleção, com Paulo Sergio Duarte, Alexandre Sequeira, Christine Mello, Marília Panitz, Paulo Reis, e relatos de Guy Amad
 

• Para que servem os salões?

Trabalho coletivo do Canal Contemporâneo para a exposição “Tudo aquilo que escapa”, com curadoria de Cristiana Tejo, que integra o 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco - de 2 de dezembro de 2004 a 20 de março de 2005 no Museu do Estado, em Recife, PE
 
 
         


ENVIO DE CONTEÚDO_       CADASTRE-SE_       CONTATO_       SOBRE O CANAL_
Canal Contemporâneo - Todos os Direitos Reservados © 2005