Página inicial

Como atiçar a brasa

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 15, 2012

Artistas plásticos cobram mudanças do novo prefeito, JC on-line

Artistas plásticos cobram mudanças do novo prefeito

Matéria originalmente publicada na seção de Artes Plásticas em 14 de outubro de 2012

Entre os problemas listados estão o corte abrupto de verbas para manter os equipamentos culturais e a falta de preocupação em preservar a arte brasileira por aqui

O campo das artes visuais no Recife é um dos que vão merecer atenção especial do novo prefeito. Nas últimas administrações, a cidade atravessou um sucateamento que ficou evidente nas artes visuais com os cortes orçamentários. Com redução de verba abrupta sofrida, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), considerado na primeira década do século 20 como um dos mais importantes do Brasil, hoje luta para funcionar com uma verba 80% menor do que em 2007.

Para a também curadora Clarissa Diniz, antes de tudo deve-se garantir a manutenção física e de pessoal das instituições, incluindo formação e circulação de ações e profissionais, constituição e atualização de acervo, pesquisa e publicações. “O que se vê são instituições funcionando com o mínimo possível, sem condições de produzir ações e pensamento próprios, o que muitas vezes as torna somente hospedeiras de exposições e projetos que já vêm pagos, seja com verba municipal (do SIC), estadual ou federal”, critica.

A também curadora Cristiana Tejo aponta para o fato de museus de fora estarem adquirindo a arte brasileira, uma vez que ainda não há uma preocupação efetiva em conservar este material por aqui. “É muito importante que nossos museus assumam seu papel de colecionar sua própria arte, mas esta tarefa é fragilizada pelas verbas exíguas direcionadas para as coleções e a descontinuidade das gestões nos museus”, afirma.

Posted by Marília Sales at 5:48 PM