Página inicial

Como atiçar a brasa

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
As últimas:
 

maio 17, 2011

Secretaria da Cultura quer mudar foco de museu, Folha de S. Paulo

Secretaria da Cultura quer mudar foco de museu

Matéria originalmente publicada no caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 17 de maio de 2011.

Leia também as matérias e respostas que compõem o Dossiê MIS e Paço das Artes: A morte anunciada de um modelo de gestão.

O secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, acredita que a exposição "90 em Folha" é uma grande oportunidade para "atrair de volta ao MIS um grande público que hoje não vai lá".

Folha ganha mostra com fotos, cartuns e infográficos
Confira a programação completa do evento

Daí a iniciativa de propor uma mostra sobre os 90 anos do jornal: "Nossa ideia é a-proximar o MIS das pessoas. E nada como um jornal, que retrata o dia a dia, para aproximar o museu das pessoas".

O secretário avalia que o museu restringiu demais o seu foco: "O MIS tem esse aspecto de vanguarda, sempre teve, mas hoje está um pouco restrito demais às novas mídias, quando na verdade não precisaria perder a sua origem, que é a de ser um Museu da Imagem e do Som".

"A fotografia se popularizou muito e poderia ser explorada melhor no MIS. O mesmo vale para os filmes e vídeos." E vale também para os jornais, que reúnem várias linguagens "que se encaixam perfeitamente no MIS".

"É a oportunidade de você mostrar às pessoas toda a evolução do design gráfico e da fotografia, tudo isso contextualizado na história do Brasil." E ainda "a evolução do cinema, que a Folha sempre cobriu muito bem".

"É uma das coisas que a gente pretende no MIS. Não que ele abandone a vanguarda nem as novas mídias, mas que ele volte às suas origens e que amplie o seu público."

Posted by Alice Dalgalarrondo at 2:00 PM