Página inicial

Como atiçar a brasa

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
As últimas:
 

dezembro 27, 2010

Carta do Conselho de Orientação Artística e Cultural do MIS-SP

Carta do Conselho de Orientação Artística e Cultural do MIS-SP

Carta enviada ao Canal Contemporâneo em 23 de dezembro de 2010, endereçada ao jornal Folha de S. Paulo, em resposta a matéria "Demissões revelam crise no MIS e Paço de Silas Martí".

ATIÇANDO A BRASA
Leia os artigos, comentários e cartas em resposta à matéria no "Dossiê: MIS e Paço das Artes - respostas à matéria da Folha de S. Paulo".

São Paulo, 23/12/2010

Prezados Senhores,

Na qualidade de membros do Conselho de Orientação Artística e Cultural do Museu da Imagem e do Som, ficamos muito preocupados com o artigo publicado na Folha de S. Paulo, em 18/12/2010, a respeito do trabalho de Daniela Bousso à frente do MIS-SP e do Paço das Artes. O artigo preocupou-nos por três aspectos:

1 – Por conter “denúncias” vagas e anônimas a respeito de uma categoria tão ambígua quanto “assédio moral”;

2 – Por demonstrar um desconhecimento total dos mecanismos que regem as leis de incentivo fiscal. Como instituições com “condução errática” poderiam captar patrocínios e implementar a própria programação? Como profissionais que acompanham com assiduidade o calendário de exposições de São Paulo, podemos afirmar com segurança que o Paço das Artes deu um salto qualitativo com a gestão de Daniela Bousso, que abriu um espaço de pesquisa e reflexão para a arte contemporânea em suas diversas manifestações. Esse mesmo tipo de trabalho está sendo realizado no Museu da Imagem e do Som, cujo perfil foi redefinido e está sendo adequado à nova proposta;

3 – Por propor uma comparação falaciosa entre o público da Pinacoteca do Estado e o do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes. O excelente trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado não pode servir de parâmetro para a atuação do Paço das Artes e do Museu da Imagem e do Som, pois envolve uma concepção diferente de arte. As formas consolidadas de arte são sempre aceitas de maneira mais pacífica pelo público, enquanto as linguagens de ponta, por sua própria natureza, cativam, a princípio, uma audiência bem mais restrita. As diferentes modalidades de instituições culturais têm como objetivo contemplar o vasto panorama da produção artística e, dentro dele, o Paço das Artes e o Museu da Imagem e do Som desenvolvem uma tarefa fundamental.

Estas considerações são ditadas pela confiança que depositamos neste projeto de trabalho, banalizado por um artigo que nos pareceu inconseqüente, que dá a impressão de responder a desígnios outros.

Atenciosamente,

Annateresa Fabris
Gilbertto Prado
Gina Gomes Machado
Rogério da Costa
Rubens Fernandes Jr. (Presidente)
Rubens Machado Jr. (Vice-Presidente)

Posted by Patricia Canetti at 3:39 PM