Página inicial

Como atiçar a brasa

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
As últimas:
 

fevereiro 17, 2009

Bloco de artistas no Pátio de São Pedro por Olívia Mindêlo, Jornal do Commercio

Matéria de Olívia Mindêlo originalmente publicada no Caderno C do Jornal do Commercio, em 17 de fevereiro de 2009.

Mostra Comissão de frente é a prévia de 11 artistas que invadem, de hoje a quinta-feira, o Centro de Formação em Artes Visuais

A arte contemporânea quer ser popular. Essa é a proposta da mostra coletiva Comissão de frente, que invade o ruge-ruge do Pátio de São Pedro a partir de hoje, com um time de 11 artistas. O intuito é fazer parar os transeuntes que circularem pelo Centro nesses dias de semana pré-carnavalesca, procurando interagir com o fervor da maior festa da cidade em pleno vuco-vuco.

O apelo se divide entre o aspecto conceitual, visual e festivo, já que até quinta-feira rola por lá saída de bloco (É Tudo Artista), banho de espuma, Bazar da Monga e até orquestra de frevo. A arte, na verdade, é puro pretexto. Hoje mesmo, a “exposição mista carnavalesca recreativa contemporânea” faz dois abre-alas: um pela manhã, a partir das 10h, e outro à noite, às 20h, com pocket show da banda Saltos Ornamentais, formada por integrantes do coletivo TV Primavera.

“Existe uma arbitrariedade na arte contemporânea de se distanciar das manifestações populares. É uma tentativa de elitizar, mas nós vimos que é uma besteira não interagir com o Carnaval. A cidade bomba de gente que nunca vem no restante do ano nesta época, então vamos aproveitar”, justifica Aslan Cabral, um dos artistas e organizadores da iniciativa, ao lado de Bruno Faria.

Eles se somam a mais nove artistas – Bruna Rafaela, Cristiano Lenhardt, Derlon Almeida, Augusto Ferrer, Jonathas de Andrade, Maurício Castro, Mozart Santos, Marcelo Solá e Yuri Firmeza. Estes dois últimos são de Goiás e do Ceará, respectivamente. De Solá pode ser revisto a versão pop do Preto Velho em cartazes lambe-lambe, apresentados no ano passado no Mamam no Pátio, ao lado da casa do Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV), onde a mostra coletiva fica em cartaz durante esses dias. De Firmeza, foi enviado um livro de artista.

Bruna Rafaela distribui corações, no trabalho Dois mil in love – o amor está no ar. Bruno Faria exibe vídeo inédito em que brinca com a imagem do Recife passada pela Empetur. Christiano Lenhardt também mostra vídeo inédito. Aslan Cabral recepciona o visitante com um “parangolé” de pinturas sobre acetato com adereços carnavalescos. Ferrer leva suas esculturas em ferro. Mozart Santos apresenta desenhos. Jonathas de Andrade, um mural de lambe-lambe com foto aérea do Recife. Derlon, suas pinturas “gravurais” sobre papel. Por fim, Maurício Castro leva sua nova “máquina” de banho de espuma para animar a saída do bloco É Tudo Artista na quinta, às 17h.

» Comissão de frente, de hoje (17/02) a quinta (19/02), no CFAV – Pátio de São Pedro, Bairro de São José, casa 11, Recife - PE. Entrada franca


Posted by Ana Maria Maia at 2:15 PM