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março 19, 2007

MFAH Adquire a Coleção Leirner de Arte Concreta, artdaily.org

MFAH Adquire a Coleção Leirner de Arte Concreta

Matéria originalmente publicada no artdaily.org, no dia 19 de março de 2007

HOUSTON, Texas.- O Museu de Belas Artes de Houston (MFAH) adquiriu a prestigiosa coleção Adolpho Leirner de Arte Concreta Brasileira, o Dr. Peter C. Marzio, diretor do MFAH anunciou hoje. A coleção, formada pelos melhores exemplos da abstração geométrica em pinturas, objetos, pôsteres e materiais gráficos produzidos pelos mais importantes artistas brasileiros no segundo pós-guerra, tem há muito sido considerada uma janela deslumbrante para as décadas seminais da modernização brasileira. A compra da coleção foi possibilitada por recursos provenientes do Fundo de Doações para Aquisições Caroline Wiess Law e é um presente da Fundação Caroline Wiess Law.

"Ao montar esta coleção, Adolpho Leirner criou um novo padrão de colecionamento", afirma Marzio. "A força e o impacto internacional da coleção provêm de seu altíssimo nível de foco e disciplinado discernimento ao adquirir novas peças, que vão desde os primeiros exemplos da geometria abstrata aos últimos trabalhos das vanguardas surgidas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Neste sentido, a coleção é insuperável. A adição desta coleção inspiradora ao MFAH fortalecerá a atual pesquisa sobre a contribuição de artistas latino-americanos à arte de nosso tempo. Ela representa um capítulo central na história global do Modernismo".

Embora peças individuais da coleção tenham sido incluídas em exposições coletivas ou em retrospectivas individuais de artistas na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, suas únicas exposições completas aconteceram em 1998 e 1999 nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro. A primeira mostra completa nos EUA acontecerá no MFAH numa exposição denominada Dimensões da Arte Concreta no Brasil: A Coleção Adolpho Leirner. Concebida pela Dra. Mari Carmen Ramírez, curadora Wortham de Arte Latino-Americana e diretora do Centro Internacional das Artes das Américas do MFAH, a exposição será organizada com a intenção de revelar a inovação e a originalidade alcançadas pelas várias tendências concretistas brasileiras e de ilustrar suas características específicas que as distinguem de movimentos co-relatos na Europa e nos Estados Unidos. A exposição será montada no Pavilhão Upper Brown do edifício Caroline Wiess Law, que pertence ao museu e foi projetado por Mies van der Rohe, de 20 de maio a 3 de setembro, 2007. Aproximadamente 100 trabalhos, cobrindo duas décadas (1950-1965), serão apresentados na exposição. A mostra será acompanhada de duas publicações, um catálogo completo e em cores de 160 páginas, e um catálogo ampliado contendo ensaios de proeminentes críticos de arte e que acompanhará a turnê internacional de 2008-2009.

"Nas décadas de 1950 e 1960, as contribuições de artistas do eixo Rio-São Paulo iniciaram um capítulo altamente original na história internacional do Modernismo, que apenas agora tem sido inteiramente reconhecido fora do Brasil", diz Ramírez. "Eu tive o privilégio de trazer alguns exemplos da Coleção Leirner em duas das principais exposições do MFAH sobre a arte latino-americana: Utopias Invertidas: Vanguarda na América Latina, organizada em 2004 e Hélio Oiticica: O Corpo da Luz, montada este ano. Estamos entusiasmados por termos agora esta extraordinária coleção adicionada à crescente coleção de arte latino-americana do museu. A Coleção Leirner oferece uma rara oportunidade para a compreensão de certos desenvolvimentos críticos na arte brasileira que são relevantes para a história da arte de vanguarda na América Latina e no mundo".

Principais obras da Coleção - Com obras dos pioneiros da arte abstrata no Brasil, a Coleção inclui peças representativas do primeiro artista a abraçar o abstracionismo geométrico, Cícero Dias (1907-2003) e do influente professor Samson Flexor (1907-1971), bem como trabalhos de artistas e grupos de vanguarda ativos na década de 1950: o Grupo Ruptura, de São Paulo, e o Grupo Frente, do Rio de Janeiro. Entre os artistas destes grupos representados na Coleção estão Waldemar Cordeiro (1925-1973) e Mauricio Nogueira Lima (Grupo Ruptura); e os irmãos César (1939-) e Hélio Oiticica (1937-1980) e Lygia Pape (1929-2004) do Grupo Frente. A Coleção também traz uma forte representação de obras do movimento Neoconcreto, com seis importantes objetos de Lygia Clark (1920-1988). Além disso, a Coleção inclui também trabalhos de artistas importantes que abraçaram princípios construtivistas, mas se desenvolveram independentemente destes grupos, como Alfredo Volpi (1896-1988), Mira Schendel (1919-1988) e Sérgio Camargo (1930-1990).

O colecionador - Filho de imigrantes judeu-poloneses que chegaram no Brasil na década de 1930, Adolpho Leirner nasceu em 1935 na cidade de São Paulo. Em 1953 ele foi para a Inglaterra estudar engenharia e design têxtil. Durante sua estadia de quatro anos, ele se familiarizou com o legado dos movimentos construtivistas internacionais da primeira metade do século 20. Ao mesmo tempo, desenvolveu uma paixão por arquitetura e design. Ao retornar ao Brasil no final da década de 1950, Leirner focou sua atenção na arte decorativa e contemporânea brasileira. Em 1961 ele comprou a primeira obra do que mais tarde seria sua coleção singular: Em vermelho (1958) do artista Milton Dacosta (1915-1988). Naturalmente atraído pelo concretismo brasileiro, ele percebeu seu desaparecimento da atenção pública durante a década de 1960, com o florescimento de tendências figurativas como a Pop Art. Neste momento Leirner decidiu concentrar seu esforço como colecionador na abstração geométrica brasileira. Em grande parte através do contato direto com artistas vivos e marchands influentes, ele foi capaz de sistematicamente reunir obras exemplares destes movimentos fundamentais em seu país.

Como um colecionador de arte, Leirner possui tanto uma paixão por arte como um sentido de responsabilidade social. Numa bastante veiculada declaração sobre o sentido e o propósito de colecionar, retirado de seu extraordinário livro Arte concreta no Brasil: a coleção Adolpho Leirner, ele descreve seu moto: "Colecionar é manter um romance, uma paixão; é fazer descobertas num jogo de esconde-esconde, e todas essas obras fazem parte da minha vida". Ao mesmo tempo, ele compreende a responsabilidade ética que vem com o ato de colecionar:

"... colecionadores compreendem que formam suas coleções não apenas para sua fruição privada, mas pelo benefício da sociedade, e por esta razão ele as mantém e preserva". Uma referência essencial para a coleção e também para este período específico da história da arte, este livro de 363 páginas foi editado por Aracy Amaral e publicado em 1998 pela DBA Melhoramentos.

Tradução: Renato Resende

MFAH Acquires Leirner Collection of Constructive Art

HOUSTON, TX.- The Museum of Fine Arts, Houston, has acquired the celebrated Adolpho Leirner Collection of Brazilian Constructive Art, Dr. Peter C. Marzio, director of the MFAH, announced today. The collection, which consists of the finest examples of geometric abstraction in paintings, constructions, drawings, posters, and graphic materials by Brazil 's foremost artists of the post-World War II era, has long been regarded as a brilliant window into the seminal decades of Brazil 's modernization. Purchase of the collection is made possible by funds from the Caroline Wiess Law Accessions Endowment Fund and a gift from the Caroline Wiess Law Foundation.

"In building his collection, Adolpho Leirner created a new st and ard of collecting," said Marzio. "The collection's strength and international impact derives from its highly focused and disciplined accretion of works, from the earliest examples of geometric abstraction to the later avant-garde work originating in São Paulo and Rio de Janeiro . As such, the collection is unsurpassed. The addition of this inspiring collection to the MFAH will invigorate the ongoing investigation of the contributions of Latin American artists to the art of our time. It represents a key chapter in the global story of Modernism."

While individual objects from the collection have been included in group exhibitions or in individual artists' retrospectives in Europe, the United States , and Latin America, the only complete presentations were in 1998 and 1999, at São Paulo 's Museum of Modern Art and Rio de Janeiro 's Museum of Modern Art . The first comprehensive showing in the United States will be at the MFAH in an exhibition called Dimensions of Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection. As conceived by Dr. Mari Carmen Ramírez, the Wortham Curator of Latin American Art and director, International Center for the Arts of the Americas at the MFAH, the presentation will be organized to reveal the innovation and originality achieved by the various Brazilian constructive tendencies as well as to illustrate specific traits that separate them from related movements in Europe and the United States. The show will be in the Upper Brown Pavilion of the museum's Mies van der Rohe-designed Caroline Wiess Law Building from May 20 through September 3, 2007 . Approximately 100 pieces spanning two decades (1950-1965) will be featured in the show. The exhibition will be accompanied by two publications, a 160-page full-color catalogue, and an exp and ed catalogue with essays by leading scholars that will accompany an international tour in 2008-2009.

"In the 1950s and 1960s, the contributions of artists from the São Paulo-Rio de Janeiro axis opened up a highly original chapter in the history of international Modernism that has only now been fully been recognized outside Brazil ," said Ramírez. "It has been my privilege to highlight examples from the Leirner Collection in two of the MFAH's major presentations of Latin American art: Inverted Utopias: Avante-Garde Art in Latin America, organized in 2004, and Hélio Oiticica: The Body of Color, presented this year. We are now thrilled to have this outst and ing addition to the museum's burgeoning collection of Latin American art. The Leirner Collection offers a rare opportunity to underst and certain critical developments in Brazilian art which are also relevant to the history of avant-garde art in Latin America and elsewhere."

Highlights of the Collection - Forerunners of abstract art in Brazil , including the first artist to embrace geometric abstraction, Cícero Dias (1907-2003) and the influential teacher Samson Flexor (1907-1971) are represented, as are major works by the most cutting-edge and avant-garde artists and groups active in the 1950s: the Grupo ruptura of São Paulo , and Rio de Janeiro 's Grupo Frente. Artists from these groups include Waldemar Cordeiro (1925-1973) and Mauricio Nogueira Lima (Grupo ruptura); and the brothers César (1939-) and Hélio Oiticica (1937-1980) and Lygia Pape (1929-2004) from Grupo Frente. The collection is also strong in work from the Neo-concrete movement, with six major constructions by Lygia Clark (1920-1988). In addition, the collection features major artists who embraced constructive tenets yet worked independently of these groups, including Alfredo Volpi (1896-1988), Mira Schendel (1919-1988), and Sergio Camargo (1930-1990).

The Collector - The son of Polish Jewish immigrants who arrived in Brazil in the 1930s, Adolpho Leirner was born in 1935 in the city of São Paulo . In 1953 he went to Engl and to study textile engineering and design. During his four-year stay, he became acquainted with the legacy of the international Constructivist movements of the first half of the 20th century. At the same time, he developed a passion for architecture and design. Upon his return to Brazil in the late 1950s, Leirner focused his attention on Brazilian decorative arts and contemporary art. In 1961 he bought the first work of what would later constitute his unique collection: Em vermelho [In Red] (1958) by the artist Milton Dacosta (1915-1988). Naturally drawn to Brazilian constructivism, he noticed its disappearance from the public's attention in the 1960s, as the emergence of figure-based trends such as Pop Art flourished. At that point, Leirner decided to concentrate his collecting efforts on Brazilian geometric abstraction. Largely through his direct contact with living artists and influential dealers, he was able to systematically gather exemplary works of these key movements in his country.

As an art collector, Leirner combines both a passion for art as well as a sense of social responsibility. In a well-publicized statement about the meaning and purpose of collecting taken from his superb book, Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection, he describes his motto: "To collect is to nurture a love affair, a passion; it is to uncover findings in a game of search and find, all of which are part of my life." At the same time, he underscored the ethical responsibility that comes with collecting:

"… collectors underst and they gather their collections not only for private fruition but for the benefit of society, and for this reason they keep and preserve them." An essential reference for the collection as well as for this specific period of art history, the 363-page volume was edited by Aracy Amaral and was published in 1998 by DBA Melhoramentos.

Posted by João Domingues at 4:51 PM