Página inicial

Como atiçar a brasa

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
junho 2021
abril 2021
março 2021
dezembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
julho 2004
junho 2004
maio 2004
As últimas:
 

abril 24, 2006

Comentários enviados pelos signatários do abaixo-assinado Censura Não!

Comentários enviados pelos signatários do abaixo-assinado Censura Não!

O CCBB ao censurar a obra de Márcia X desrespeita a constitução. Todo cidadão tem direito de se manifestar livremente. A atitude dos dirigentes do CCBB é um retrocesso.
Adalberto Alves de Souza Filho

É lamentável, que após passarmos por um período de ditadura ainda encontremos posturas como essas. É sinal de que a ditadura não nos ajudou em nada no processo de transformação rumo a uma "democracia". E mais triste é saber que esse não é um fato isolado, vivemos mais do que nunca numa ditadura disfarçada. Outro dia inscrevi uns desenho para uma mosta e um deles não foi aceito por ser um desenho de uma mulher mostrando os seios. Precisamos ser mais incisivos! A arte contemporânea precisa ser mais incisiva e visceral, ainda não passamos dessa fase.
Adeildo Leite

já escrevi, curiosamente, sobre este trabalho na mostra do Paço, e lá, não aconteceu nada. Mas nele falava do alvo tão oportuno que o trabalho mostrava, pois a religão, e ainda mais se é fundamentalista, acostuma a trocar as bolas! Aliás, assim como as religões "entram" no imaginário coletivo de todas as formas (sutis e violentas), e história é um inventário maluco dessa capacidade intervencionista, a arte só se limita a oferecer outros olhares sobre as coisas, com todo o direito que tem essa faculdade da imaginação do ser humano que habita sempre na arte.
Adolfo Montejo Navas

Como artista atuante,me assusta e muito a atitude do CCBB, até agora acreditei em sua SERIEDADE e FIDELIDADE, considerava uma PARCEIRA e não uma rival. Alguma coisa mudou?
Adriana da Conceição

Concordo com a crítica mas não com a sensura. Todos tem o direito de gostar ou não, porém não podemos proibir tudo o não gostamos, porque aí as religiões também poderiam sofrer sensura. Não só a arte.
Adriana Donato

è absurdo uma obra ser impedida de ser exposta seja la por que for!!!!
Adriana Ferreira Coelho Lodi

Esse episódio envolvendo os católicos fervorosos é triste. Triste para a arte e a livre expressão dela. Por que a religião obscurece tanto a cabeça das pessoas?
Adriano Magesky

Censura absurda, absurda, absurda!
Adridous

Eu, como artista plástico , antigo preso político e asilado político durante os anos da ditadura militar, não posso aceitar a censura imposta a artista plástica , Márcia lançado na manifestação dos artistas contra a censura à obra de Márcia x
Afonso Celso Lana Leite

Por esclarecimentos públicos dos motivos e repúdio a retirada da obra da artista Márcia X da exposição Erótica do Centro Cultural Banco do Brasil - ação que infringe o Art. 5º da Constituição Federal em seu IX parágrafo: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura.
Afonso Gallindo

qual a finalidade da arte? a arte é um instrumento.
Águeda Ferrão

Apoio total contra qualquer tipo de censura...nunca mais...
Albuquerque Mendes

Pelo retorno da obra de M rcia X exposi o Er tica no CCBB
Aleilton Fonseca

Ficamos tristes e chocados com o acontecimento citado. Acreditamos ser de vital importância a manifestação de todos nós nesse momento. Não podemos permitir tal censura em nosso meio!
Alessandra d'Aloia

A falta de consideração e respeito do Banco do Brasil para com a obra da artista Marcia X, e como o CCBB se deixa manipular por pessoas autoritárias e chantagistas.
Alessandra Vaghi

Imaginem o sentimento de alguém como eu, companheiro de vida & arte que fui por 8 anos da artista, sofrendo uma série de atitudes preconceituosas por parte da mídia, e até de alguns segmentos do meio artístico, devido ao trabalho verdadeiramente iconoclasta que empreendemos desde o início da parceria? Agora, quando as idéias dela começam a repercutir nacionalmente sofrer tamanha repressão e desrespeito por parte das instituições, não somente as alienadas e anacrônicas, mas também de agentes integrantes do circuito artístico (CCBB), faz-me chegar a temível conclusão que novamente estamos envoltos por trevas medievais, com os propósitos mais escusos, diante das quais é questão de honra de todo libertário erguer, a princípio, o nosso mais altissonante grito de rebelião.
Alex Hamburguer

A culpa disso é de nossa imprensa que tem dado espaço desmesurado à idéias reacionárias, fascistas, hipócritas e pseudo-moralistas, fazendo um jogo extremamente perigoso com as elites mais retrógradas e anti-democráticas que temos no país, tudo porque não suportam um retirante nordestino que conseguiu ser metalúrgico e a pesar de sua pouca formação escolar se tornou o maior líder de massas do Brasil e consegiu fazer o melhor governo desse País desde Juscelino e ainda mais tornou-se uma liderança e uma referência internacional, e que apesar de todo o jogo sujo que presenciamos há mais de dois anos sua reeleição está praticamente garantida. Isso é demais para os arrogantes fidalgos que saguessugam todos os campos cultos de nossa Pátria, e a sabujice de uma boa parte de nossa choca esse ôvo de serpente. Já vimos esse filme no início dos anos 60, depois, quando eles, os sabujos forem censurados reclamaram como os da geração de 60 e 70. Os ninhos de serpentes devem ser atacados e destruídos e, principalmente, não podemos deixar um ôvo sequer inteiro, e desses ninhos que sai e cresce o fascismo. Não podemos deixar que o século XXI repita os mesmos erros que foram cometidos no século passado. A carta de Clarisse sobre a liberdade da arte é muito boa! Assino embaixo.
Alexandre Lambert

Não a ditadura cultural.
Alexandre Mascarenhas

A inadmissível violência contra a obra de Márcia X, mostra acima de tudo a contundência da obra desta grande artista, que conseguiu com a síntese de um objeto fotografado, reunir 2000 anos de conflitos intrínsicos de uma civilização que toma por crítica à análise e por agressão à reflexão. As armas que se voltam insistentes contra ela só aumentam o poder de discurso de sua obra, porém queremo-la plácida ao alcançe das mentes ao invés de imolada como mártir oculta. Salve Márcia !!!
Alexandre Murucci

contra toda censura
Alfi Vivern

É um absurdo. Temos que nos manifestar de alguma maneira.
Alice Cavalcanti

É completamente absurda as censuras sofridas pela exposiçao arte erotica...é o tipo de coisa a qual artistas e o toda a sociedade não devem jamais se submeter.
Alice Maria Vasconcelos Lara

Absloutamente contráro à censura na exposiçao do BB.
Aloisio Araujo

A arte é uma linguagem de expressão livre e aberta como a força do pensamento humano, capaz de idealizar e plasmar idéias e emoçoes. A ARTE NÃO TEM FRONTEIRAS, e precisa correr livre como o fluxo de um rio.
Amarom

simplemente quero manifestar que sou contra a cencusra e/ou tentativa de. Assim como acredito que OS fundamentalismoS de todo tipo (econômicos, sociais, religiosos, culturais) só contribuem para as perdas de direitos
Ana Bosch

Sem comentários. O trabalho de Marcia X nunca poderia ter sido retirado considerando, principalmente, que estamos no Século XXI.
Ana Branco

O Sagrado e o profano não existem um sem o outro.
Ana Cristina Camargos

só pra provar que a Igreja continua mandando neste país
Ana Goldberger

censurar obras de arte - voltamos aos tempos de ditadura? ou será que neste momento se estabelece nova onda de violência ditada por interesses politicos e ou financeiros? qual das duas hipóteses será a pior?
Ana González

Absurda e arbitrária a decisão do CCBB de retirar uma das obras de Márica X. É um verdadeiro escândalo!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ana Lucia Oliveira Vilela

sou contra
Ana Regina Gomes dos Reis

considero deprimente o situacionismo e a autopromoção de certos grupos e indivíduos que tomam espaço na mídia nacional valendo-se de instituições, duvidosas ou não (se é que exista alguma que se sustente), com a clara intenção de promover o "não-debate" e escamoteá-lo apenas. o quadro da Marcia X em questão nem é das piores obras dela, tem até um certo requinte estético, certa harmonia, mas chamar de "arte" aqueles outros quadros que têm a imagem de São Jorge e ao fundo uma froanhasinha estampada, pelo amor de Deus!! Não só essa bandinha ordinária da Igreja católica, bem como esses artistas da zona sul carioca, todos, têm que, urgentemente, começar a rever os seus conceitos... é lamentável como discutem a banalização das leis desse país de maneira tão superficial. lamentával.
Ana Reis

Caro senhor.
O senhor já ouviu falar das "Venus", aquelas primeiras esculturas que se tem notícia na história da humanidade?
Pois então, os terços da Márcia X, são um paralelo masculino.
Mas ambos objetos, as venus e o terço, falam de fertilidade.
E de erotismo, do momento em que, nos reproduzimos sexualmente.
E o sexo é a força motriz que constitui toda a humanidade.
É incrível a sua falta de cultura.
Que papelão ein?
Aconselho ao senhor a entrar urgentemente num curso de história da arte.
Talvez assim se torne uma pessoa menos retrógrada e ocupe seu tempo com o intuito de libertar nosso povo da ignorância.
Essa sim, que avassala nosso país.
Ana Torres

Por um estado laico !!!
Andre Parente

É simplesmente um absurdo!
Andrea Feijo

É inaceitável qualquer tipo de censura a um artista. Quem censura, tem medo!!
Andrea Gozzo

Sou artista argentino mais moro no brasil. chega de censura, nunca mais. historicamente ja tivemos bastante sufrimento em épocas de ditadura. a pouco tempo o artista argentino León Ferrari foi censurado pela igreja por se manifestar. acho um bom paralelo, com similitudes, estes dois casos para sumar.
Andres Rubio

Estou solidária com os que protestam contra a censura a obras de arte, especialmente contra a atual censura por motivos religiosos a obra exposta em Arte Erótica no CCBB. Pela liberdade de expressão.
Anna Olga de Barros Barreto

Talvez seja o reflexo da situação política nacional nas artes plásticas... ou o contrário ???
Anne Lopes

Como viver num mundo de censura?
Anselmo Henrique Vieira

Marcia caXtidade...
Não existe vida sem o Pênis.
Logo, o Pênis é um Objeto Sagrado.
Deus criou o homem, com o Pênis, a sua imagem e semelhança. É certo que Jesus Cristo tinha um e não sentia vergonha, pudor ou pecado. O caminho do Amor incondicional é a essência do Cristianismo.
A pureza sagrada do Pênis é revelada pela artista Marcia X através do uso do terço, objeto de uso cotidiano da fé cristã.
Aquele que vê no Pênis algo de profano, impuro renega a própria vida, o Amor e a Criação Divina...
Recomendo ao CCBB que, reavalie sua posição quanto a retirada da obra da artista Marcia X da Exposição Erótica.
OpuX CristuX.
Antonio Braga

Com a volta da censura às artes no Brasil, estamos regredindo no tempo, a julgamentos da época da santa inquisição. É lamentável,que o CCBB tenha apoiado tal pensamento de um ínfimo grupo de fanáticos religiosos. o CCBB, ao meu ver, perdeu sua credibilidade perante os artistas e a sociedade.
Antonio Breves

Censura deslavada de oportunistas de plantão contra as artes, contra a cultura, contra as instituições, contra o povo, esse boicote escatológi-co à exposição Erótica nos Centros Culturais do Banco do Brasil é digno de vergo-nha para qualquer cidadão em todas as partes do mundo. Ass: Antonio Carlos Campos - Jornalista
Antonio Carlos Campos

Não é admissivel depois de tanto esforço pela construção de um estado democrático com respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos nos defrontarmos com atos de censura. Abaixo a censura.
Antonio Carlos Goper

Não podemos compactuar como cidadãos artistas com tal absurdo e colocar em risco todas as nossas conquistas e até por respeito às pessoas que deram seu sangue na luta pela democracia para que todos tenham liberdade de expressão e acesso.
Antonio de Siqueira

Neste triste, inacreditável e vergonhoso episódio de censura a uma obra da artista Márcia X exposta na expo"Erótica", exposição da qual participo com obra no CCBB do Rio de Janeiro, quero fazer coro e assinar embaixo do que escreveu o jornalista Mario Cesar Carvalho na Folha de São Paulo, de 21 de abril: O Museu ou instituição que abriga uma exposição deve sem a menor duvida defender essa manifestação cultural, posto que é iniciativa sua, responsabilidade sua e deve resguardar o direito das obras ali expostas continuarem sendo expostas até o fim do evento. Dobrar-se a pedidos ou CENSURAS de outros para retirar obras de ARTE por este ou aquele motivo religioso, político,moral, estético, por gosto ou desgosto de quem possa eventualmente sentir-se ofendido não é digno de uma instituição cultural do porte do CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. É indigno, e uma ofensa à arte e a cultura deste país que fatos como este da censura ocorram; mais grave é a Instituição CCBB ceder a essas pressões fascistas ,pseudo-religiosas, que ainda recorrem a este jurássico expediente da censura na arte! O que é isto!? Fanatismo religioso agora, aqui, no Brasil 2006?
Depois de tudo que passamos nos anos da ditadura militar, vem agora alguma recorrente forma de ditadura religiosa?
Fui testemunha em New York, recentemente, do episodio de censura protagonizado pelo prefeito Juliani que num arroubo de religiosidade, e chantagem, ameaçou cortar verbas do Brooklin Museum, durante a Expo "Sensation", ofendido por uma obra exposta. Como lembrou Mario Cesar Carvalho, ele foi derrotado na Justiça e o Museu defendeu a integridade da obra e seu direito de ser exposta ao publico. Será que as lições aprendidas durante a ditadura militar em nosso país não foram assimiladas por essas instituições obscurantistas e censoras da liberdade de expressão artística?
Se esses censores fossem mais bem informados não passariam por esse ridículo. E o CCBB? Esperamos que ele continue merecendo nosso respeito e repudie de imediato essas pressões e rechace com firmeza qualquer Censura a manifestações artísticas em nosso país, e defenda as obras dos artistas contra esse tipo de ameaça retrograda. O CCBB não deve falhar neste momento de seu curto porem brilhante papel cultural em nossas cidades, e deve, imediatamente, reintegrar a obra censurada ao seu lugar na exposição. É seu dever e sua responsabilidade zelar pela defesa da liberdade de expressão de todos os artistas, mas, principalmente, os que expõem nos seus espaços.
Existem neste momento, muitas ameaças à nossa dignidade cultural social e política, mas Censura na Arte? Por favor, NUNCA MAIS!
Antonio Henrique Amaral

Repúdio a qualquer censura!
Augusto Sampaio

É preciso estar atento e forte ja dizia a canção que permanece. Até quando?
Quem são os clientes do CCBB?
Esse é o X dessa questão.
Onde estarão os outros?

Um brado: "Márcia X pelo fim do X" .
Aurélio Flores

A liberdade de expressão não pode ser travada por olhares turvos e pre-conceituosos!
Benjamin Abras

Church is dead!
Bernardo Marques Pinho Silva

Abaixo qualquer censura!
Beth Barone

Acho que deve ter havido algum equívoco. Que coisa mais fora de época!!
Beth Moysés

Considero uma tremenda ignorância e autoritarismo a proibição da obra da márcia x na exposição. Além do mais, se a obra causou esse tumulto e polêmica demonstra o valor real que tem como toda obra boa proporciona.
Brenda Maida

estou reclamando esta falta de liberdade
Brígida Baltar

Eles que vão rezar!
Bruno Miguel

Acho pouco o abaixo-assinado...temos que precionar o banco da mesma forma com que fez Opus Chriti...ameaçando retirar nossas contas do BB.
Bruno Tupan

Um absurdo! As formas de comunicação e tecnologias avançam e as mentalidades encolhem? Parece que estamos retrocedendo.
Cacau Marçal

censura é uma vergonha
Camila Lima Barreto

Exigimos que a obra da artista márcia x. Pinheiro censurada pelo ccbb retorne à exposição. A liberdade de expressão é direito do cidadão brasileiro assegurado por lei!abaixo à repressâo,afinal, que democracia è essa!
Camila Pains

Protesto em forma de comentário contra a retirada da obra de márcia x da exposição erótica do CCBB.
Camila Rocha

O absudo de um pequeno grupo impor seu pensamento equivocado impedindo outras pessoas apreciarem a obra da artista Márcia X.
Carla Antonello

Indiscutível o autoritarismo da igreja, a ação dos fundamentalistas precisa ser reprimida. Não ao atraso, não ao retorno à idade média.
Carla Batista

Lamentável!
Carla Fernanda Guerra

contra a censura em qualquer nível
Carlos Augusto Peixoto Junior

Repudio qualquer forma de censura artística.
Carlos Ávila

Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição Erótica no CCBB
Carlos Eduaedo Santiago Bedê

que a obra continue na exposição
Carmen CLG Salgado

Abaixo à censura à arte! Arte é livre, não deve se encaixar em convenções de fanáticos religiosos. Que ação vergonhosa essa!
Carolina de Geoes

Indecente é a atitude da Igreja.
Carolina Elia

assino este, com o coração pesado e com profunda indignação por atitudes que se não repudiadas de maneira expressiva podem se tornar o embrião de momentos nefastos.
Cássio Aurélio f. Silva

Isso é ridiculo!! temos que responder a esse tipo de abuso caso contrário estaremos dando espaço para que façam coisas piores!
Cassio Vinicius

A censura pode aparecer por diversas formas... Quando ela é evidente e clara - mais do que nunca, deve ser combatida.
Celio Dutra

É realmente lamentável a posição omissa que o CCBB assumiu diante da imposição pela retirada da obra "Desenhando com Terços", de Mácia X, da mostra "Erótica".
Como o CCBB se submete à opinião de um bando de fanáticos religiosos?
O CCBB não é uma instituição laica?
Proponho aqui que todos os artistas e pessoas interessadas em arte fechem suas contas desse banco!
Vale ainda lembrar que o CCBB era uma das fontes de financiamento do mensalão, pois suas contas de publicidade pertenciam à DNA de Marcos Valério!
Vida curta ao CCBB, à censura e à corrupção!!!
Celso Fioravante

Já sentí na pele a censura recentemente, quando pela primeira vez depois de 10 anos que tem se mostrado a obra Cosmococa de Hélio Oiticica, foi censurada para menores de 18 anos, no Rio de Janeiro cidade natal do artista. Como curador da exposição sinto que vivemos uma falta de liberdade pior que no tempo da ditadura militar, pois a censura não vem só do governo ou de estatais, mas a politica mercantilista coorporativa.Quero dar meu total apoio a qualquer obra e artista que esteja sendo privado da sua liberdade de expressão.
Cesar Oiticica Filho

A ação do CCBB é deplorável e covarde, compactuando com um grupo reacionário de direita. Como correntista, artista, curador e pesquisador em arte, também manifesto minha intenção de boicote ao Banco do Brasil caso essa atitude perdure.
Cezar Bartholomeu

a igreja não está preparada para deus
Chacal

estamos vivendo no século 21? não é só lamentável, é revoltante!
Chang Chi Chai

expresso incredulidade perante este ato de incoerência da instituição que, no meu ver compromete a sua reputação e credibilidade
Charles Watson

Achei um absurdo.
Chico Fortunato

Num pais no qual graça a corrupção e a impunidade, que ao menos o artista tenha garantida sua liberdade de expressão!
Chris Trucco

De volta a ditadura?
Chrysippo Aguiar

Sou absolutamente contra a censura da obra da Márcia X. Pinheiro
Cirilo Quartim

Blasfêmia é o que a Igreja fez condenando o que é da natureza: sexo, visão dos órgãos sexuais, etc. Os instrumentos da própria origem da vida, mais milenares do que o terço, sendo difamados e chamados de ofensivos!
Clarice Gonçalves

Blasfêmia é o que a Igreja fez condenando o que é da natureza: sexo, visão dos órgãos sexuais, etc. Os instrumentos da própria origem da vida, mais milenares do que o terço, sendo difamados e chamados de ofensivos!
Clarissa Garcia

Absurdo? É um ano "político"... nem nus no Museu Oscar Niemeyer, nem Márcia X no CCBB.
Claudia Washington

sou contra a censura
Cleiri Cardoso

Estou contra q qualquer ato de censura nas artes. E indignado com a postura do BB em relação a sua postura covarde em censura a exposição depois tê-la aceito e concordado com mostra.
Clenio Bolson

Quem deseja retirar a obra precisa procurar um psicanalista: tem complexo de castração, insegurança de definição sexual ou ejaculção precoce, Ou algo mais sério. Vocês já perceberam que todos os anjos nas igrejas sofrem de fimose? Já peceberam que nas igrejas não se explica ao povo o que significa a " Circuncisão do Senhor? "
Clodoaldo de Alencar Filho

CENSURA NÃO! CENSURA NÃO! CENSURA NÃO! CENSURA NÃO! CENSURA NÃO! CENSURA NÃO!!!!!!!
Concita Maia

Abuso, que liberdade vivemos? que democracia é esta?
Cris Arenas

É vergonhoso que o CCBB se deixe amordaçar dessa maneira. O que podemos esperar? Que entre seus próximos curadores e organizadores estará um religioso afirmando que obras devem ou não entrar no centro cultural? A arte é amoral. Não deve explicações a quaisquer entidades, instituições ou religiosos.
A falta de atitude do CCBB foi lastimável.
Cristiane Bouger

"É um absurdo que numa democracia ainda tenhamos atitudes que neguem direitos constitucionais.
Como artista, cidadã de direitos repudio quaisquer censura à liberdade de expressão."
Cristina Nascimento

Num país com censura não existe cidadania
Cunha de Leiradella

Digo sim a liberdade!!! Liberdade!! Liberdade!!! Expressao
Dach

A Arte não pode nunca ser censurada. É preciso sim censurar as atitudes e corrupções de nossos governantes!
Dalva Gianello

PROIBIDO FALAR** CENSURADO
Tem coisas que não para criticar, mas tem outras que é uma kagáda sistemica, planetária, assim como morar na lama, as pessoas se acostumam com o tal do bostar e kagua todos os dias, alguns guardam a bosta para ter certesa no outro dia que é um legitimo KAGÃO e se alimenta disso. Não esqueça tem bosta que exalm odores sexuais. Falou o MerlinHastaphai, JINA & SANTO.
Damasceno

absurdo
Daniel Acosta

é um absurdo, o que fizeram, sera que estamos regredindo o tempo da ditadura , censuras proibições, abaixo a censura,. Parabens ao organizadores deste protesto vou querer uma camiseta. Obrigada
Daniel Bruno Momoli

O CCBB é, como deseja se deixar ver, instituição de postura submissa a uma mórbida moral. Ao se apresentar como instituição cultural com o intuito de projetar uma arte do presente, implicitamente submete-se ao compromisso de não julgar o conteúdo do que aceitou exibir. Agindo ao contrário, coloca-se com arrogância dentro do sistema da arte, abdica de seu verdadeiro papel desinteressado de ser apenas veículo cultural, interpõe-se no conjunto obra-conteúdo impondo uma ideologia de valor violando assim a ética do artista e, torna-se refém do status-quo cosmético da moral conservadora. A obra é viva e sempre acusa a letargia do moribundo.
Daniel Feingold

Isto é ridículo!
Daniel Lannes

Mexer com a tematica sexual sempre causa frisson. Unindo-a ao simbolismo religioso entao, nem se fala: vide os recentes acontecimentos das charges publicadas em jornais holandeses e franceses, inspirados no mundo islamico! Parabens a artista Marcia X por expurgar seus demonios judaico-cristaos. E preciso coragem. No caso dela o fez atraves da sua arte, carregada de sensual sexualidade. Se a localizacao geografica de CCBB e da Igreja da Candelaria indica proximidades geopoliticas, quica financeiras, isto nao justifica, em absoluto, o impeto censor e autoritario do CCBB. Mas nada disso e novo: o autoritarismo, corporativismo, favorecimento e puxa-saquismo sempre estiveram presentes na instituicao como em tantos outros orgaos oficiais tupiniquins. Como diria o colunista Ibrahim Sued: Bola preta!
Daniel Lobo Filho

Sou artista visual e como tal não aprovo a atitude do Centro Cultural BB em relação a Márcia X.
Daniel Murgel

Que vergonha e que medo de tudo isso!
Daniela Bezerra

Censura em Arte é um absurdo em si e os argumentos para a atual censura são obsoletos. Estive lá, vi o trabalho e diante da realidade atual e da nossa mídia censurar os terços-fálicos é no mínimo hipócrita.
Daniela Salzano Hungria Hoffbauer

Nos dia de hoje é um absurdo existir algum tipo de censura à arte
Daniella dos Santos Rego

enquanto a obra de uma grande artista brasileira é censurada... A Igreja Católica continua pagando indenizações à famílias que tiveram suas crianças molestadas por "padres"...
Davi Ribeiro

Um fato vergonhoso.
David Cury

lastimável...
Dayana Zdebsky

Atenção galera, ano de eleição se faz de tudo para entrar na midia.
Se não tomarmos uma atitude vamos cada vez mais virando carneiros .
A mostra se chama EROTICA ou PÚDICA?
Se for assim vão querer acabar com o bloco das CARMELITAS.
A injustiça do Imposto de renda achacando os assalariados
Debora Montano

estou indgnado , com "essa tal censura" a obra de Marcia X.
Denilson Rugsvann

Manifesto meu repudio a censura da obra da artista Marcia X da exposição Erótica pedindo o retorno URGENTE da referida obra em nome da democracia e da liberdade de expressão tão duramente reconquistada na história do nosso país.
Denise dos Santos Coelho

A Arte é um território de liberdade. Qualquer polêmica decorrente de uma obra de arte deve ser enfrentada pela instituição que a acolheu.
Denise Mattar

"Venho observando que de tempos em tempos parece acontecer um "extravio da linha histórica" e um ritual de rememoração subseqüente. Quem sabe, escrever sobre "projeto e destino"... seja uma oportunidade para "ganhar tempo", sem esquecer que "... "ganhar" significa tanto "chegar" e "alcançar" quanto "conquistar" ou "possuir"..." conforme escreveu Paul Virilio em sua obra O Espaço Crítico e as Perspectivas do Tempo Real. Afirmou Giulio Carlo Argan que "...a arte é apenas uma fortaleza já assaltada na qual ainda se compate". Penso que ele mandou bem e ainda vale.
Didonet Thomaz

Me preocupa muito este prelúdio de censura e autoridade.
Dimi

Lembram-se da trama de bispos e cardeais corruptos, associados à máfia e à maçonaria P2 da Itália, para assassinar Albino Luciani -> Papa João Paulo I, que ocupou o Trono de São Pedro durante 33 dias, em 1978?
E da encíclica Humanae Vitae, condenando a pílula anticoncepcional (Papa Paulo VI)?
A história da humanidade é cheia de atrocidades praticadas pelos Católicos Romanos.
Vale repetir as palavras de Gandhi:"Admiro Cristo, mas não os cristãos".
Dival G.Costa

Sou gozo senhores! E ao seu dispor me prontifico para essa veneravel atitude.
Estou ausente do pais, no entanto, fico honrado em fazer parte e agradeco imensamente a atitude sabiamente tomada pelos senhores.
Isso sim e arte, afirmo: uma postuma homenagem-poesia.
Djesley Paschoal

Manifesto minha total solidariedade ao abaixo assinado censura não! Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição erótica no CCBB.
Domingos Guimaraens

Contra a censura, pela liberdade, sempre.
Donaciano Arraes de Alencar Noroes

ganhem juízo! Quero que a obra de Márcia X volte à exposição Erótica no CCBB
Duarte Lema

Toda manifestação artística que provoca uma revolução cumpre verdadeiramente o papel das artes.
Eda Costa Renzulli

É absolutamente impensável tal intolerância aceita pelo ccbb - rj !!!! Não podemos, de forma alguma, deixar em exercício este terrorismo cultural!
Edith Derdyk

o fundamentalismo religioso mais uma vez nos mostra suas negras e sujas garras ao proibir o publico de avaliar a instalaçao de marcia x.
Edney Antunes

Contra todo o tipo de censura ou tutelagem da arte.
Edson Bueno de Camargo

Vivemos em um país democrático. Infelizmente certos grupos e algumas pessoas acham que estão acima da democracia. A retirada do trabalho da artista Marcia X é um lamentavel exemplo desta prepotência.
Como pode uma instituição como o CCBB sucumbir às vontades de um grupo de fundamentelistas religiosos?
O trabalho da Marcia deve voltar imediatamente, e a direção do CCBB deve se demitir pois demonstrou não ter condições de lidar e entender as questões ligadas a arte.
Eduardo Ortega

Odeio religião. Ela é a responsável pelas guerras assim como o petróleo. Viva o sol, o mar, a areia, as arvores
Eduardo Tristão

pena que o CCBB não compreende a obra de Marcia X
Eide Feldon

A Igreja Separou-se do Estado Há Mais de Século e Certos Fiéis Ainda não Aprenderam.
Élder Ximenes Filho

Lamentável a hipocresia, a falta de senso crítico e o retrocesso que ações como essa causam.
Eleonora Fabre

Um desrespeito a livre expressão.
Eliane Day

Quero que se respeite o meu direito de acesso a obra de Arte!
Eliane Superti

É desrespeito à trajetória da artista, ao trabalho do curador que não concebe uma exposição do dia para a noite e ao público. Uma instituição tão fragilizada com os últimos acontecimentos deveria relaxar um pouco, não será a exibição de obras tão significativas que farão a imagem do banco ruir, pelo que parece, não estão nem acreditando na sua política cultural.
Elias Antonio Silveira Muradi

Junto minha voz em protesto à violência cometida contra a obra de arte de MARCIA X
Elisa Da Poian

Não a prepotência da 'igrela católica'!!!
Elisabeth Bianchi

um não à censura
Elizabeth Cortella

canalcontemporâneo esta de parabens pelos serviços prestados a cultura deste país
Elizethe Borghetti

é uma grande filhadaputagem ....e a maior caralhice é que isso foi feito por uma estatal....putaquelamerda!!!
Erick Bacaerinski

a america latina precisa se inserir de verdade no circuito internacional ,e para isso deveria respeitar o desenvolvimento de suas linguagens artisticas ,sem tanta politica pseudo religiosa moralista ,que nao seria de verdade um fator etico ,mas sim de preconceito e ignorancia
Erika Fraenkel

Nós fomos gerado pelos orgãos genitais, qual o problema mostrar um ou mais órgãos genitais?
Erminio Francisco de Souza

Sou a favor da volta da exposição de Márcia X ao CCBB
Ésio Macedo Ribeiro

toda censura é prejudicial
Ester Grinspum

É triste reconhecer que a intolerância e fanatismo não têm fim. Século XXI, web, economia de mercado na China, engenharia genética e inteligencia artificial, e essas pessoas ainda acreditam que o mundo ainda é dividido entre "nós e os outros"...
Estevão Machado

Devemos nos abrir para mudar padrões arraigados como base para transformações positivas em nossa sociedade. Se não caminharmos com liberdade continuaremos a ser apenas uma massa uniforme(sem a unicidade e originalidade inerente ao indivíduo) que faz com que o mundo permaneça estático, sem questionar e perpetuando o sistema vigente.
Evelyn Zajdenwerg

Um Centro Cultural é exatamente o lugar que possui a responsabilidade de velar pela a arte, pela cultura e pela liberdade de expressão, reconhecendo que o aspecto cr´tico de qualquer obra de arte é parte lógica e básica da arte em si. Portanto, criar polêmica é a condição natural da arte e cultura, e é através destes dois campos que poderemos debater e dar continuidade ao nosso processo histórico,enquanto povo e nação . Então,porque vetar a exposição de Márcia X ?
Fabiana Ferreira

Sinceramente falando, não me surpreende em nada uma instituição como o Centro Cultural Banco do Brasil se posicionar com tamanha atitude insensata censurando a obra de um artista. Será mesmo que o CCBB se preocupa com a questão da arte? Será que sua intenção é disseminar a cultura? Permita-se confundir com slogan do Centro que diz: "Cultura, a arte passa por aqui". Sei que somos acostumados em lidar com ditaduras há tempos. Enquanto na contemporaneidade artística lutam-se para a emancipação e produção de arte que não sejam meras cópias de preceitos europeizados, nossas instituições cumprem perfeitamente seus papéis os expondo... ao ridículo.
Fabio Baroli

Acredito que a obra de arte não pode estar subordinada às questões ideológicas, políticas ou religiosas, portanto assino o manifesto á favor da permanência da obra de Márcia X no CCBB.
Fatima Pinheiro

como isso ainda pode acontecer hoje?
Fernanda Guimarães Goulart

Eu achei inacreditável o fato quando li a matéria no jornal: Obra censurada? E mais: retirada da exposição? O que está acontecendo? Uma instituição cultural que sempre primou pela qualidade de suas exposições e eventos prestar-se a esse papel: desrespeitar obra-artista-curador-exposição- público, a Arte!? Em prol de quê? Dos apelos de censura de um pequeno grupo faccioso , autoritário, completamente anacrõnico, sem representatividade... Não precisamos saber nomes, o fato em si é inadimissível, é vergonhoso... Mas ao sabermos destes ficamos mais pasmos ainda: a instuição é o CCBB-RJ, a obra, "Desenhando com terços", a artista; Marcia X, curador: Tadeu Chiarelli, a exposição"Erótica", e os pasmos somos nós: o público em geral. Agora me digam, que seita é essa e quais são os nomes que se escondem nela?
Pelo retorno imediato da obra de Marcia X à exposição Erótica no CCBB!
Fernanda Junqueira

"É ridículo que a Igreja Catolica, ainda hoje, não reconheça o quão importante é para cultura e seu processo evolutivo que haja liberdade de expressão artistica. É muita hipocrisia!
E é muito triste que o Centro Cultural Banco do Brasil se deixe governar por pessoas de mentalidade tão estreita."
Fernanda Luz

Devemos ter cuidado tanto com a forma com a qual a obra se apresenta ao público como ao processo criativo. A censura não deve barrar a demonstração artística. Os órgãos existentes para o fomento da cultura têm o dever de dar apoio às manifestações artísticas. O artista tem o poder de revelar o meio em uma forma de expressão. Cabe às instituições tornar acessível para o diálogo a reflexão sobre o meio e sobre a época.
Flávia Pedrosa

CCBB ou CNBB?
Flávio Fortes

Sempre, em toda a história, as religiões se mostraram ditatoriais em suas conveniências.
Flávio Roberto Barcarolo

pelo arcaico da liberdade de expressão!
Francini Barros

rata-se e um dos mais graves recuos civilizacionais na história recente. A chancela à intolerância religiosa, o apoio ao fundamentalismo em uma era em que estes grupos, mundialmente, malversam seu papel social, o total descaso com a pertinência do projeto curatorial, a incapacidade de leitura da arte e da cultura... uma catástrofe completa - esta direção do BB mereceria um veemente impeachment!!!!
Francisco Marshall

Fiquei perplexo e apreensivo ao saber da retirada da obra de MARCIA X na expo EROTICA no CCBB, num ato de censura obscurantista e medieval praticado pela Diretoria do Banco do Brasil. Esta arbitrariedade originária das pressões exercidas pela organização Opus Christi, em nome de uma suposta ética e moral, nada mais é do que puro fascismo.
Frank Ostrower

Contre toute censure
Je suis solidaire de l'artiste qui vient de voir son oeuvre censurée et je vous engage à visiter mon exposition retrospective réalisée au Paço das Artes du 22 mai au 16 juillet 2006
http://www.webnetmuseum.org où il est question de censure ...il y a trente ans à Sao Paulo sous le régime militaire !
A bientot
Fred Forest

sacanagem
Gabriel Pinheiro

como pôde? No CCBB de São Paulo foi ótimo trabalhar com as questões que este trabalho propõe! Não entendo este jogo de interesses!
Gabriela Carrasco

Acho um absurdo.
Gabriela Mafort

A ação de grupos convervadores deve objeto da oposição das forças que lutam pela consolidação dos direitos constitucionais. A liberdade de pensamento é um bem inviolável do cidadão e na sua defesa não se pode medir esforços.
George Kornis

Liberdade sempre. Bravo a todos os artistas manifestantes que souberam fazer ouvir a defesa pela manuteção da obra de Márcia X e pela liberdade de expressão pertencente ao direito de todo e qualquer citadão,o que dirá do artista!
Geórgia Goldfarb

abaixo a censura e viva a anarquia!
Geraldo Marcolini

É proibido proibir seja lá qual for a manifestação artistica ou social ou qualquer outra.
Geraldo Paranhos de Almeida Jr.

É incrivel ainda termos censura no Brasil, seja lá em que for.
Gil Fernandes

Sou vítima também da censura velada em nosso país. Em 2002 tive minha obra, Monumento Pela Vida, um móbile de 10 ms de altura e uma tonelada e meia de aço retirada pela prefeitura de Belo Horizonte após 3 dias da inauguração. A Prefeitura alegou, pasmem, conveniência administrativa.
Inacreditável que isso ainda ocorra nos dias de hoje. As ofensas que as instituições financeiras fazem ao nosso povo, estas sim são dígnas de protesto.
Gilberto Todt

A justificativa que clientes descontentes retirariam seu dinheiro do banco se a obra não fosse retirada da mostra é completamente aburda. E os quase 60% que segundo o jornal Globo condenaram tal atitude eles não se preocuparam em descontentar?
Gilce

É um absurdo ainda presenciarmos manifestações de Censura no País!!!!
Giovana Bahiense

A palavra 'censura', por si própria é repugnante, esquecem que arte/música/idéia deveriam ser direito de qualquer cidadão expressá-las da forma que lhe convier. Mas o 'falso pudor' em relação a certos assuntos (como no caso: SEXO, ou, melhor dizendo: um órgão sexual) é vedado aos olhos de quem vai à exposição em questão, o brasileiro deveria ter em mente que: - Se não quer ver algo que não te interessa: não censure, apenas não veja, não vá, não assista, troque de canal, faça outra coisa, pois outros têm o DIREITO de ver, de ir, de assistir e viver do modo que bem lhe convier Como disse no início, acho repugnante pessoas que se 'acham' no direito de censurar os olhos do próximo, e afirmo: Tenho o direito de ver o que me interessa, Na hora que quiser, No lugar que bem entender... Sem Censura
Gisele

A favor da liberdade de expressão e da Arte, pedido de retorno da obra excluída da art. Marta X.
Gisele Regina Pinheiro Duarte

É inerente à obra de arte produzir efeitos de sujeito, desestabilizando o eu, ingênuo mestre, que se acredita senhor em sua própria morada. Este descentramento que revela a presença de uma outra razão, alhei à consciência, só pode ser avaliado no um a um de cada caso. Se a obra de Márcia X produziu, para alguns, ultraje, cabe ao CCBB, instituição promotora do evento, sustentar e fazer valer o lugar da arte no mundo contemporâneo suturado e anestesiado pelas imagens destituídas aura.
Giselle Falbo

absurdo, ridículo
Gladstone Machado de Menezes

Nasci na Argentina e moro no Rio de Janeiro (RJ) BR. desde 1976. Já vimos esse filme aqui na América Latina. Custou-nos muitas vidas e as feridas abertas por essas mãos sujas de sangue, mentes cheias de pecado e corações frios e endurecidos e que só conhecem o fanatismo religioso e o sexo doentio e pervetido e, principalmente, buscam desconhecer e desdenham dos sentimentos mais puros e importantes que são: o Amor, a Fraternidade, a Igualdade e a Liberdade.
Gloria Seddon

arte e mercado não são a mesma coisa. cultura e marketing cultural também não. cigarros, bancos, empresas de telefonia, latifundiários de soja transgênica, indústrias anti-ecológicas, mercados da fé, mecenatos com leis de incentivo, etc. dimensão pública das artes e imagem pública das empresas. às vezes os fundamentos vêm à tona, as diferenças: "alguma coisa a gente não tem em comum". a partir de certo ponto de vista, uma censura como essa nem chega a ser surpresa, pois os limites institucionais e sociais de um museu (ou galeria) são freqüentemente mais estreitos que as própias paredes que o abrigam. e a arte está muito mais para a subversão. ainda assim, o silêncio frente ao fato (censura) não deve prevalecer. um abaixo-assinado, um protesto, uma carta de apoio, um gesto de solidariedade, tudo torna-se importante, para além do debate crítico até, pelo aspecto humano mesmo, de garantia de libertades para se reinventar a cultura. mas, olho no lance! até as polêmicas podem virar moeda, like marginal.
vi a expo da Márcia no BB. está ótima. grande homenagem. seria muito legal se essa mostra viesse ao MON, em Curitiba. melhor ainda se desse para casar com uma exibição simultânea das Cosmococas do HO.
Goto

Sou profesora de Artes Visuais do Colégio Pedro II e levei meus alunos da 1A série do Ensino Médio no ano passado para ver a exposição MARCIA - X REVISTA, no Paço Imperial, Rio de Janeiro. A resposta dos alunos à esta visita, as discussões provocadas por ela e, principalmente, os trabalhos plásticos desenvolvidos pelos alunos após a visita à exposição foram de suma importância para o desenvolvimento do curso e o seu aproveitamento pelos alunos. A exposição possibilitou o surgimento de vários questionamentos e reflexões sobre a sociedade contemporãnea e seus valores, sobre o papel do artista na contemporaneidade, sobre o poder da mídia e as suas implicações com a sociedade capitalista , sobre sexualidade e abuso de poder, e, principalmente, sobre arte. Assuntos de relevância inquestionável em processos educativos que estejam comprometidos com o fortalecimento do cidadão crítico e participante da sociedade em que vive. Me pergunto (e vou perguntar aos próprios) como estes jovens se sentem diante da atual atitude do CCBB em relação à obra de Marcia-X; como, hoje, depois de terem tido essa experiência, avaliam a atitude arbitrária deste centro cultural que impede que outros possam ter acesso a essa fonte que foi tão inspiradora para eles. Deixo registrado aqui o meu repúdio a atitude arbitrária e desreipeitosa do CCBB, instituição que, para mim, sempre foi uma referência como espaço cultural da cidade.
Greice Cohn

Tristes CCBB, Imprensa, Min. Cultura...
Triste tempos
Triste Brasil
Guilherme Andries

Absurdo!
Guilherme Secchin

Basta de atraso! Censura nunca mais!
Gustavo Ariani

Gostaria que meu nome constasse na lista. Obrigado por mais essa representação do interesse comum
Gustavo Prado

Grande trabalho, provocativo sim, isso eh que eh a verdadeira ARTE!! Vah em frente Marcia X!!!
Gute Brandao

Arbitrária e injustificada a censura de obra de Márcia X. no CCBB
Hamilton Braga

hoje censuram uma foto, amanhã promovem um auto de fé
Hamilton Coutinho

O CCBB deu um tiro no próprio pé! Todo o respeito conquistado pela instituição durante anos de atuação em prol da arte e cultura foram por terra nesta atitude RIDÍCULA de CENSURA! Pior do que zerar tudo o que fez, foi voltar mais ainda no tempo, à idade média da caça à bruxas! Basta de atraso! CENSURA? CRUZ CREDO!!!
Hélcio Queiroz

Lamentável o despreparo do CCBB. O CCBB demonstra não ter a menor noção de seu papel como instituição de arte. Temos que exigir a re-integração da obra de Márcia X à Mostra.
Helena Trindade

por todos aqueles que prezam pelas formas ilimitadas de liberdade de pensamento, expressão e culto, grite comigo X vezes:
execrável, estúpida, reacionária, vil, torpe, abjeta, abominável, burra, obscurantiwsta, desprezível. detestável, ignóbil, odiosa, repelente, nefanda, repugnante, sórdida, canalha, reles, indigna censura.
Helio Branco

É necessário agir contra o reacionarismo católico e censurar a cumplicidade do CCBB
Henrique Marques Samyn

A censura é uma mordaça feita por hipócritas. Que infelizmente pre-dominam esta sociedade.
Hortência Moreira

Fui ver a expsição Erotica duas vezes, conheço e gosto de algumas obras de Marcia X, como os kamasutrinhas, por exemplo. Os terços são muito interessantes, chego a achar singelos, além daquela fina ironia bem-humorada da Marcia. Independente de gostar da sua obra, esta censura é totalmente absurda, e me surpreendeu bastante a postura do CCBB.
Ignez Ferraz

absurdo terem censurado a obra de marcia x na exposição no ccbb. lastimável que coisas assim ainda aconteçam em nosso país
Ilcio Lopes

é um verdadeiro absurdo q essa e outras seitas fundamentalistas se metam a censurar quem quer q seja. Se for assim tbém poderíamos censurá-los, até pq na minha opinião são altamente perniciosos às pessoas. E aí, como fica?
Ilza Silveira

A arte é sinonimo de liberdade, sem liberdade não há arte. Abaixo à censura. www.museudoretrato.kit.net
Innó

"...Tendo diante de mim o Santo Evangelho,e tocando-o com minhas mãos,juro que sempre acreditei,acredito e,com a ajuda de Deus,acreditarei no futuro em tudo que é afirmado, pregado e ensinado pela Santa Igreja Católica e Apostólica...Que devo abandonar por completo a falsa opinião de que o Sol é o centro do mundo e é imóvel e que a Terra não é o centro do mundo e se move,e que não devo crer,defender ou ensinar a dita doutrina de qualquer maneira,seja verbalmente ou por escrito..."
"MAIS ELA SE MOVE SIM"
Galileu - 1632
Isabel Milanez Ostrower

Diferente de censurar, é preciso dialogar. A obra incomoda pela possível interpretação difamatória ou pela materialização simbólica de uma verdade explícita que se revela após tantas denúncias sobre pedofilia e homossexualismo dentro da igreja? Afinal qual é o tema dessa polêmica,a obra da Márcia ou a igreja? E qual é o papel de uma instituição pública comprometida com a cultura desse país, como o CCBB se propõe a ser?
Ítala Isis de Araujo

país livre?
Ivan Martins Henriques

Repudio veementemente a atitude do CCBB.
Ivana Sperandio

Devemos gritar ao mundo para reforçar a existencia do inconformismo. A arte sempre livre. Quem cala consente.
Ivo Quintino

Esta atitude não é somente lamentável como desprezível.É decepcionante ver um centro cultural como o CCBB se curvar diante de pessoas preconceituosas e ignorantes.
Jacqueline Siano

contra o obscurantismo de qualquer espécie!
James Emanuel de Albuquerque

Estou indignada com relação ao ato de censura do CCBB com relação a obra de Marcia X, pois é através da arte que expressamos nossos sentimentos. A arte é libertadora! Não é justo um centro cultural atender as demandas preconceituosas de uma determinada seita religiosa.
Janaína Magalhães Angelo

A censura à obra de Márcia X é um insulto medieval à liberdade de expressão! Quero assinar o abaixo-assinado e protestar aqui em Brasília!
Jaques Jesus

Absolutamente absurdo.
Jards Anet da Silva

Faço parte também das pessoas que estão contra o cancelamento da exposição.
Jeanette Bastos

Censura não! Nunca mais!
Joana Sofia Baptista Costa

Exmos, queria muito solidarizar-me, é de facto imprescindivel continuar atento e reagir contra toda e qualquer forma de censura bem como defender a liberdade de expressão como um bem precioso, mas não consigo preencher os meus dados neste formulario só para o Brasil. No entanto aqui fica o meu abraço e solidariedade.
João Tabarra

Pelo retorno imediato da obra de MarciaX ao CCBB Rio.
Joaquim Abreu

Apoio a iniciativa de enviar a Carta contra a censura ao trabalho de Márcia X na exposição do CCBB.
Jorge Luiz Cruz

Pela liberdade de expressão e criacção, Não à censura.
Jorge Silva Marques

A censura deve deixar de existir...a ética, o bom senso ... devem ratificar sua existência !!!!
Jorge Tavares

Absurdo
José Guedes

Trabalho a 17 anos em uma galeria de arte e que eu me lembre, nunca soube de um absurdo deste.
Jose Marcos Rodrigues Serrano

Li sobre a censura do CCBB à obra de Marcia X e sobre o abaixo - assinado que vocês estão organizando. Gostaria de ser incluida nesta lista contra o moralismo e a hipocrisia que insistem em ser marcas de nossa sociedade.
Júlia Peredo Sarmento

Meus sinceros elogios à Rosangela Rennó pela dignidade e coragem na defesa de seus ideais.
Julia Seraphim

Bancos só se preocupam com lucros, se promovem qualquer evento cultural é apenas com segundas intenções, não ligam a mínina pra arte, querem apenas melhorar sua imagem para melhor nos explorarem.
Juliana Macedo de Lima

É com prazer e indignação que me disponho a participar na luta contra a censura em solidariedade aos atingidos e para que coisas desse tipo não venham a se multiplicar correndo o risco de serem irreversíveis ou mesmo exigindo imensos sacrifícios para se recuperar a liberdade de expressão como já ocorreu no passado.
Juliana Moraes Spínola

Isso é um absurdo dentro da arte contemporânea!!!!!!!!!!!!!
Juliana Pavanelli

Sou artista plástico, atuante e segue aqui o meu protesto contra a censura que esta acontecendo com relação ao trabalho da Artista já ausente de nós, Marcia Xós,
abaixo-assinados, repudiamos a retirada da obra de Márcia X da exposição Erótica do Centro Cultural Banco do Brasil - ação que infringe o Art. 5º da Constituição Federal em seu IX parágrafo: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, que consideramos como um ato de censura absurdo e danoso às praticas democráticas em nosso país, principalmente por ter sido perpetrado por uma empresa estatal, e exigimos da direção do Banco do Brasil e do Governo Federal, principal acionista desta instituição financeira, responsável por este ato de censura, o retorno imediato da referida obra à exposição no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e em sua futura edição em Brasília.
Júlio César Alves Lopes

Considerando o absurdo q/ estamos vivendo e como se não bastasse todas as outras privações que temos q/ carregar na vida, não podemos nos deixar levar por privações absurdas de não contemplarmos as obras dos nossos artistas, dado que em pleno século XXI a Inquisição continua a agir. É desconcertante perceber o quão impotentes somos diante de poderes tão arcaicos.
Kalinka Prates

Ué, se é pra ser uma exposição de Arte Erótica, porque não aceitar os pênis de Márcia X? Não importa o material utilizado na elaboração do trabalho, não é isto que conta, e sim suas qualidades plásticas! Parece que estamos retrocedendo artistica e culturalmente com esta atitude promovida pelo CCBB. Onde está a liberdade de expressão?!
Kamilla Bitencourt Graven

Inadmissível depois de toda escuridão que já passamos, que a sombra da censura esteja novamente sobre nós! Toda minha indignação e repúdio.
Katia Antunes

Contra a sensura. Sendo bem elementar, algum artista plástico entra em alguma igreja ou templo e retira algum elemento por que julga seu discurso ofencivo? Trata- se evidentemente da sociedade exercendo pressão como se defendesse a integridade do catolicismo maior e 'universal' contra difamações liberdade de expressão, mas não se leva em conta a seriedade da discussão travada na arte que talvez fosse de maior interesse publico que o pudor generalizado de 500 clientes, também sou cliente do BB e acho que vou escrever dizendo que fecho a conta se a sensura continuar e começaria um debate ou votação se a instituição deve ou não incetivar a produção artistica reflexiva... Pensando o obra da Márcia X como uma reação a regimes, não são expostas as ofenças desses regimes a ela, que a instiga, então ela é simplesmente 'subversiva', começou com o pé esquerdo, do lado 'errado' do discurso...por fim vamos lembrar, a liberdade de expressão está de que do mesmo?
Keith Richard

todos demos o direito de fazer o que bem entendemos, sendo que isso não prejudique o próximo!
liberdade de expressão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
pela liberdade de expressão
Kenia Marques Lyra

Kenya Giacomini Bucchioni

"...A poesia conduz ao mesmo ponto como cada forma de erotismo;
Conduz à indistinção, à fusão dos objetos distintos.
Ela nos conduz à eternidade, à morte, e pela morte , à sua continuidade..."
George Bataille [philosophy]
O Erotismo é um dos aspectos mais fundamentais da natureza humana .
Como censurar os artistas de discutirem através de suas obras aquele ponto onde o homem é ao mesmo tempo social e animal, humano e inumano???
Márcia X cria uma obra sobre o erotismo sagrado e é censurada!!!
Deixo aqui minha perplexidade diante de tamanho moralismo.
Kity Amaral

Cada vez que a menção do têrmo censura vem à tona já está solapando o estado de direito. Imagine quando posto em operação, como no caso da exposição de Márcia X. Particularmente quando a autora não está mais viva. Isso significa um duplo golpe: um por tolher o direito do cidadão e, o outro, pela impossibilidade do direito de resposta de seu autor, devido a sua ausência. O retorno da exposição ao ciclo do Centro Cultural Banco do Brasil será a única maneira pela qual a artista poderá "responder" a esse ato arbitrário que, tristemente, rememora os quiçá esquecidos tempos da ditadura militar, que algumas pessoas insistem em trazer à luz, agora sob a égide da pureza e da candura.
Krauz

Viva todas as formas de liberdade!!!!!! Abaixo a intolerância!!!!!
Krishna Passos

Leia a continuação dos comentários

PARA ADERIR AO ABAIXO-ASSINADO:
Clique aqui para enviar ao contato do Canal os seus dados: nome completo e RG (que não serão publicados), nome profissional, ocupação/qualificação, cidade, estado e país de residência.

Posted by João Domingues at 10:37 AM | Comentários(2)
Comments

Atacar o CCBB Rio de Janeiro é uma injustiça tão grande quanto a ação de censurar uma obra de arte. Todos sabem que o CCBB não é uma entidade independente, mas vinculado à direção do Banco. Propor o "enterro" simbólico do CCBB é um crime e demonstra total ignorância dos proponentes em relação a um dos mais importantes centros de cultura do MUNDO. Fico envergonhado com isso e peço desculpas a todos os funcionários e dirigentes do CCBB por essa proposta tão ofensiva e injusta!

Sou artista plástico em Salvador e todas as vezes que viajo ao Rio visito o CCBB, que deve ser um orgulho para nós brasileiros. Já encaminhei alguns projetos para lá e, embora não tenham sido selecionados, tenho o maior carinho e respeito por essa entidade que há 17 anos promove a cultura brasileira e carioca.

Concordo com as manifestações contra a censura promovida pelo Banco (e não pelo CCBB). Mas registro o meu TOTAL DESAGRAVO contra aqueles que propuseram o "enterro" do CCBB e lançaram palavras injustas!

Pensem bem!


Posted by: Fabrizzio at abril 27, 2006 10:13 PM

Ao censurarem a obra de Márcia X, os dirigentes e, notadamente, os integrantes do Opus Christi conseguiram o oposto do seu objetivo: tornaram a sua obra mais visível, mais discutida e, agora, "consagrada". Fundamentalismos sempre existirão. Resta saber o que faremos diante deles.

Posted by: Tânia Bloomfield at abril 29, 2006 1:03 AM
Post a comment









Remember personal info?