Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

janeiro 30, 2009

Documentário Fotográfico Contemporâneo, com Andréa Testoni e Eduardo Martino - Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro

Início 17 de março de 2009
Inscrições abertas

Av. Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-25413314 | 22445660 | 25416930
www.ateliedaimagem.com.br
Horário: terça-feira, 19-22h

Tema:Documentário Fotográfico Contemporâneo
Professores: Andréa Testoni e Eduardo Martino
Carga horária: 24 horas (8 aulas de 3 horas cada, 1 vez por semana)
Pré-requisitos: Ter feito o Curso Básico de Fotografia 1 e 2 + Curso de Flash Criativo (ou aplicação de questionários), disponibilidade para realizar os ensaios propostos nas aulas;

Objetivos

1. Apresentação de um apanhado histórico da fotografia documental, usando como linha narrativa uma análise comparativa entre o trabalho dos principais documentaristas do passado e atuais, bem como as tendências por eles criadas. Os alunos terão a oportunidade de entender as diferenças entre os trabalhos de mestres como Henry Cartier-Bresson, Robert Frank, William Klein, Garry Winnogrand, Martin Parr, Diane Arbus, Sebastião Salgado e outros. Durante a projeção de fotos, os professores levantarão questões conceituais que sempre permearam a produção artística como um todo e a fotojornalística em particular: “como retratar a realidade que desejamos documentar de maneira fiel?”; “existe uma verdade absoluta?”; “até que ponto o fotógrafo influi na realidade retratada?” Essas e outras questões conceituais promoverão uma reflexão fundamental para quem quer se lançar no mundo do documentário. Conhecer como cada grande documentarista lidou ou ainda lida com essas questões ajudará o aluno a criar a sua própria visão e, dessa forma, possibilitará ao iniciante desenvolver seu estilo próprio.

A reflexão histórica será concluída com a apresentação do conceito de coletivo, uma forma de trabalhar em grupo que se torna cada vez mais difundida no exterior e no Brasil. Grupos experientes como o francês Tendance Floue ou o internacional Documentography (do qual o professor Eduardo Martino faz parte) serão apresentados no prestigiado festival internacional de fotojornalismo VISA Pour L’Image em Perpignan (França), que reserva uma parcela significativa de sua estrutura para os coletivos internacionais.

2. Como realizar um documentário fotográfico. Serão discutidos como os elementos básicos de um documentário têm sido usados ao longo dos diversos períodos pelos quais o documentarismo fotográfico tem passado. Serão avaliados a narrativa, o enquadramento, o uso de elementos técnicos como a cor ou o flash. Serão trabalhadas as técnicas de edição e apresentação de um projeto. Noções estéticas e jornalísticas também serão abordadas à luz das diversas tendências do passado, assim como nas contemporâneas. A inspiração advinda do cinema, através de sua influência sobre a narrativa, a temática, o enquadramento (por exemplo, a consagração do “plano americano”) ou mesmo na iluminação e textura final das imagens.

3. Exercícios práticos: nas três semanas seguintes às duas aulas introdutórias (que serão unicamente teóricas), os alunos irão realizar ensaios fotográficos práticos individualmente. A cada semana, um tema específico a retratar, que será apresentado em aula na semana seguinte. Nas últimas três aulas do curso, será trabalhado um único tema, de forma a montar uma pequena reportagem fotográfica, completa e publicável. Para orientar o aluno durante todo esse processo prático, cada vez que um novo material for apresentado em sala de aula, os professores avaliarão os resultados e farão recomendações para que cada aluno encontre seu estilo próprio e atinja seus objetivos pessoais.

4. Análise mercadológica: para que se possa dar início ou para que se aperfeiçoe nesta carreira, é fundamental que se entenda a dinâmica atual do mercado fotográfico. Com a recente popularização da tecnologia digital, a concorrência entre profissionais mudou significativamente, mas a mesma tecnologia abriu novas frentes de trabalho. Essas questões serão explicitadas em detalhe e os professores apresentarão suas experiências pessoais acumuladas na Europa, no Brasil e em outras partes do mundo. Serão também abordadas as várias possibilidades comerciais com as quais um documentarista pode trabalhar, dividindo-se essencialmente em duas frentes: mercado editorial (revistas, jornais, internet, livros) e mercado de “fine art” (galerias, colecionadores, livros). Serão debatidas as diferenças e similaridades entre essas duas frentes e como o fotógrafo pode se situar, em função de suas aspirações pessoais, estéticas e até mesmo sociais.

Andréa Testoni e Eduardo Martino são pós-graduados em fotojornalismo na London College of Communications (2005 e 2002, respectivamente).

Eduardo mudou-se para Londres no ano 2000, tendo dado início a sua carreira fotográfica em 1997, quando deixou para trás a engenharia. A história de Andréa é similar; trocou a carreira já estabelecida em direito pelo fotojornalismo, mudando-se para Londres em 2003. As afinidades não pararam por aí e os dois se casaram em 2007. Andréa é de Blumenau e Eduardo é paulistano. De volta ao Brasil no fim de 2008, foi no Rio de Janeiro que o casal decidiu se estabelecer.

Posted by Gabriela Miranda at 12:31 PM