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janeiro 26, 2011

Paralelos na Arte Contemporânea Brasileira com Felipe Scovino na Casa do Saber - RJ

Paralelos na Arte Contemporânea Brasileira

O curso realizará um recorte da Arte contemporânea brasileira entre os anos 1970 e a primeira década do século XXI, através de temas que estabelecem diálogos pertinentes entre distintas gerações de artistas, apontando contribuições significativas para o estudo e a experimentação de suportes no campo das artes visuais brasileiras. O curso não fará um percurso temporal histórico, mas permitirá que conexões e diálogos entre artistas sejam concretizadas através das narrativas e suportes de suas pesquisas. Por meio de farta documentação iconográfica (imagens de obras e vídeos), o curso percorrerá a diversidade dos meios utilizados na contemporaneidade como veículo e material de expressão. Fazendo um estudo dos últimos 40 anos, serão analisados trabalhos históricos e recentes de artistas como Cildo Meireles, Artur Barrio e Nelson Félix ao lado de artistas emergentes como Tatiana Blass, Renata Lucas e Felipe Cohen.

Ministrante: Felipe Scovino

2, 9 , 16 de fevereiro e 2 de março, quartas-feiras, 20h

Duração: 4 encontros semanais
Valor: R$ 160,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00

Casa do Saber
Av. Epitácio Pessoa 1.164, Lagoa, Rio de Janeiro - RJ
21-2227-2237 ou inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
Segunda a sexta, 11-20h

Programação

2 Fev | 1. Experimentações Pictóricas
Nos últimos 40 anos, fomos assombrados pelo tema da morte da pintura, entretanto a arte brasileira foi pródiga em manifestar a pintura como meio de experimentação. Entre as monotipias de Carlos Vergara, a experimentação de Adriana Varejão, e a investigação dos artistas da Casa 7 ou de Luiz Zerbini, tomaremos contato com diálogos pertinentes

9 Fev | 2. Formas de enfrentamento: Arte, política e identidade
Se nos anos 1970, a ditadura era o “tema” de ordem, em maior ou menor grau, para os artistas, nos anos 1990/2000, o processo de globalização provocou o rompimento da associação imediata entre lugar, identidade e cultura.

16 Fev | 3. Em Trânsito
O estado de invenção da arte brasileira passa por confluências, choques e apropriações entre os suportes. Em obras que permitem a ampliação de seus termos “de origem” (pintura, escultura e objeto), tomaremos contato com novas práticas e alargamentos do objeto de arte.

2 Mar | 4. O drama moderno: Solidão, silêncio e invisibilidade
Entendendo que as três categorias são presenças constantes nas recentes produções das artes visuais contemporâneas brasileiras, discutiremos como eles se apresentam e de que forma podem se conectar em uma rede de significados e transbordamento de sentidos.

Felipe Scovino

Felipe Scovino é doutor em artes visuais pela UFRJ com pós-doutorado pela mesma instituição. É professor da Escola de Belas Artes da UFRJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Também atua como curador e critico de arte. Foi curador das exposições: "Lygia Clark: Pensamento mudo" (Dan Galeria), "Arquivo contemporâneo" (MAC), "Décio Vieira: investigações geométricas" (Centro Universitário Maria Antonia), "O lugar da linha" (Paço das Artes; Museu de Arte Contemporânea, Niterói), "Entre desejos e utopias" (A Gentil Carioca) e "Luiza Baldan: Sobre umbrais e afins" (Plataforma Revólver, Lisboa). Em 2008 foi curador-adjunto de "Diálogo concreto: design e construtivismo no Brasil" (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, e Caixa Cultural, São Paulo) e foi um dos curadores do "Abre-alas 6" (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro). É autor dos livros "Arquivo Contemporâneo", "Cildo Meireles", "Coletivos", em parceria com Renato Rezende e "Carlos Zilio" (Museu de Arte Contemporânea de Niterói). Escreveu ensaios sobre arte contemporânea para as revistas nacionais e internacionais. Foi ganhador da bolsa de estímulo à produção crítica (Minc/Funarte) em 2008.

Posted by Cecília Bedê at 6:09 PM

janeiro 21, 2011

Projeto Acompanhamento de Artista com Fernanda Lopes e Mario Gioia no atelier a pipa

Orientadores: Fernanda Lopes e Mario Gioia

Mario Gioia e Fernanda Lopes farão um acompanhamento detido, em sessões semanais, por meio de discussões de obras, projetos e tudo o mais que se relacione ao desenvolvimento do trabalho de um artista visual, também propondo estratégias para a inserção da obra no contexto contemporâneo das artes visuais em São Paulo.

Início: 15 de fevereiro, terças-feiras, 20-23h

Valor: R$ 300,00 mensais.

atelier a pipa
Rua Fidalga 958, Vila Madalena São Paulo - SP
(acesso pela Rua Rodesia).
11- 2506-0096 ou contato@apipa.com.br
www.apipa.com.br
Número de vagas: 12 alunos


Mario Gioia é graduado pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), foi o curador, em 2010, de Incompletudes (galeria Virgilio) e Mediações (galeria Motor), além de ter feito acompanhamento crítico de Ateliê Fidalga no Paço das Artes. Em 2009, fez as curadorias de Obra Menor (Ateliê 397) e Lugar Sim e Não (galeria Eduardo Fernandes). Foi repórter e redator de artes e arquitetura no caderno Ilustrada, no jornal Folha de S.Paulo, de 2005 a 2009, e atualmente colabora para diversos veículos, como as revistas Bravo e Trópico e o portal UOL, além da revista hispano-portuguesa Dardo. É coautor de Roberto Mícoli (Bei Editora) e faz parte do grupo de críticos do Paço das Artes.

Fernanda Lopes é curadora associada do Centro Cultural São Paulo (SP). É jornalista e pesquisadora, atuando desde 2000 na área de artes visuais. É mestre em História e Crítica de Arte pela EBA/UFRJ, pós-graduada pela PUC-RJ em História da Arte e Arquitetura no Brasil e graduada em Comunicação Social pela PUC-RJ. A tese de mestrado A Experiência Rex: "Éramos o Time do Rei" ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça (Funarte) 2006, categoria Monografia, publicada pela editora Alameda Editorial (SP, 2009). Foi curadora da sala dedicada ao Grupo Rex na 29ª Bienal de São Paulo. Atualmente desenvolve os projetos de livros sobre as obras de Nelson Leirner e Carlos Fajardo.

Posted by Marília Sales at 6:11 PM

Fotogravura I e Métodos de impressão múltipla, viscosidade da cor e chine-colle com Sheila Goloborotko no Museu Lasar Segall

Orientadora: Sheila Goloborotko

Fotogravura I
Solarplate: Esse método de foto gravura possibilita a criação de matrizes a partir de imagens fotográficas impressas ou criadas diretamente em acetato. Imagens podem ser manipuladas no computador e impressas em laserjet ou inkjet ou criadas diretamente em acetato preparado.
Esse processo, versátil e revolucionário, utiliza as chapas Solarplate. A chapa é exposta em luz ultra violeta e processada com água, sem uso de ácidos ou solventes.

12 e 13 de Fevereiro, sábado e domingo, 10 -17h

Métodos de impressão múltipla, viscosidade da cor e chine-colle *
Exploração de múltiplas técnicas de entitamento e impressão. Utilização do processo simultâneo de impressão de múltiplas cores com uma única matriz conhecido como "color viscosity" em matrizes com relevos profundos. O entitamento dessa matriz escultórica é feito através de rolos de impressão de diferentes densidades e tintas de diferentes viscosidades. Com essas alternâncias as cores se justapõem ou separam, e dessa maneira a mesma placa de gravura pode ser explorada em infinitas combinações cromáticas. Exploração de impressões múltiplas (multi-drop) sobre a mesma estampa.

19 e 20 de Fevereiro, sábado e domingo, 10 -17 h

Valor: R$ 200,00 + taxa de materiais especiais: R$145,00 e R$50, respectivamente.

Museu Lasar Segall
Rua Berta 111, São Paulo - SP
11-5574-7322 ou selene@mls.gov.br
www.museusegall.org.br
Número de vagas: 15 em cada curso

* Esse workshop requer que artistas tragam chapas de gravura previamente gravadas que serão reutilizadas e regravadas com a utilização de instrumentos de alta rotação. As placas podem ser de cobre / latão ou placas de solarplate. Matrizes serão preparadas durante o workshop e técnicas de impressão em viscosidade exploradas durante as aulas.

Sheila Goloborotko
Brasileira, formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUS-Santos, em 1981. Pos-Graduada pelo Brooklyn College, Master of Fine Arts, 1985 e radicada há 25 anos nos Estados Unidos, foi premiada com o Brooklyn Arts Council Regrant Award em seis edições seguidas Fez parte do corpo docente do Brooklyn College e, atualmente ministra aulas de gravura, desenho e fundamentos da arte no Pratt Institute e workshops e no Goloborotko’s Studio, fundado em 1989, em Nova York .

Posted by Marília Sales at 4:15 PM

Dynamic Encounters - México

Professores: Agnaldo Farias, Charles Watson, Eduardo Brandão, Fernando Cocchiarale, Frederico Carvalho, Solange Hoppen

No ano em que o projeto Dynamic Encounters completa 19 anos, faremos uma viagem especial à cidade do México, com visitas à museus, galerias de arte e ateliers, além da feira de Arte Contemporânea ZONA MACO e alguns monumentos, como o sítio arqueológico Teotihuacan.

04 a 14 de Abril 2011

Valores: México: ( 10 noites )

Sgl : US$.445,00
Duplo : US$.425,00

Informações:
21 2553-3748 /2553-9224/ 2223-0710 ou
bcawats@attglobal.net / wats352@attglobal.net

Sobre os Professores / equipe de apoio:

Agnaldo Farias: curador da 29ª Bienal de São Paulo em 2010, professor da USP e curador do Instituto Tomie Ohtake – SP
Charles Watson: professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ
Eduardo Brandão: diretor da Galeria Vermelho – SP
Fernando Cocchiarale: curador e professor da Escola de Artes Visuais – RJ
Frederico Carvalho: professor da Universidade Federal-RJ
Solange Hoppen: coordenação DE Europa / Américas

Programação

04 de Abril

14:00 - Chegada no México
Dia livre
20:30 - Jantar do grupo

05 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
09:30 - Centro Histórico
Caminhada por pontos importantes da cidade
Templo Mayor
Ruinas da pirâmide asteca da antiga cidade de Tenochtitlán
Palacio Nacional
Edifício com os principais murais de Diego Rivera
13:00 - Almoço
14:30 - Ex Teresa Arte Actual
Museu de arte contemporânea instalado no antigo Convento de Santa Teresa
Colégio San Ildefonso
Edifício com murais de José Clemente Orozco
20:00 - Jantar livre

06 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
10:00 - Museo de Arte Moderna
Coleção permanente com obras dos artistas mexicanos mais importantes do século XX
13:00 - Almoço
14:30 - Museo Rufino Tamayo
Coleção de arte contemporânea iniciada pelo artista Rufino Tamayo
19:00 - Encontro do Grupo no Hotel
Discussão com professores
20:30 - Jantar livre

07 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
10:00 - Zona Maco
Maior feira de arte contemporânea da América Latina
12:30 - Almoço
13:45 - Zona Maco
19:00 - Encontro do Grupo no Hotel
Discussão com professores
20:30 - Jantar livre

08 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
10:00 - Zona Maco Galerias
Visita a programação alternativa nas galerias
Galería Kurimanzutto
Galería Monclova
Galería Enrique Guerrero
13:30 - Almoço
15:30 - Visita a atelier de artista
20:00 - Jantar livre

09 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
10:00 - Zona Maco Galerias
Visita a programação alternativa nas galerias
Galería OMR
Galería Nina Menocal
12:30 - Almoço
14:00 - MUCA ROMA– Museo Universitario de Ciencias y Artes
Espaço expositivo dedicado a arte contemporânea
17:00 - Visita a atelier de artista
19:30 - Jantar livre
21:00 - Encontro do grupo no hotel
Discussão com professores

10 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Palestra de Fernando Cocchiarale
Introdução a culturas pré-hispânicas
10:30 - Saída do Hotel
11:00 - Museo Experimental El Eco
Espaço dedicado as novas práticas artísticas
12:30 - Almoço
15:00 - Museo Nacional de Antropologia
Coleção de artefatos de diversas culturas pré-hispânicas da região do México
20:30 - Jantar livre

11 de Abril

06:00 - Café da manhã
07:00 - Saída do Hotel
08:00 - Teotihuacan
Sítio arqueológico da maior cidade pré-colombiana
12:00 - Almoço
17:00 - Basilica de Guadalupe
Santuário dedicado a Virgem de Guadalupe, construída a partir de 1531
20:00 - Jantar livre

12 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
10:00 - Colección Jumex
[Anri Sala, Ceal Floyer, Gabriel Orozco, Jeff Wall, Louise Lawler, Olafur Eliasson, Rodney Graham, Santiago Sierra, Sol Lewitt, Tacita Dean, Thoman Demand, Thomas Ruff, Wolfgang Tillmans, entre outros]
13:00 - Almoço
15:00 - Visita a atelier de artista
19:00 - Encontro do Grupo no Hotel
Discussão com professores
20:00 - Jantar livre

13 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Saída do Hotel
10:00 - Museo de Arte Carillo Gil
[Carlos Mérida, David Alfaro Siqueiros, Diego Rivera, Gunther Gerszo, Gabriel Orozco, Enrique Jezik, José Clemente Orozco, Luis Nishizawa, Wolfgang Paalen, entre outros]
13:00 - Almoço
14:30 - MUAC – Museo Universitario De Arte Contemporaneo
[Damián Ortega, Enrique Abaroa, Fernando Ortega, Francis Alys, Gabriel Orozco, Luis López Loza, Santos Balmori]
16:30 - Museo Frida Kahlo
Localizado na casa e atelier da artista
19:00 - Jantar livre
21:30 - Encontro do Grupo no Hotel
Discussão com professores

14 de Abril

08:00 - Café da manhã
09:00 - Dia livre
Ciudadela
Mercado de artesanato
(opcional)
15:00 - Saída do México

Posted by Marília Sales at 3:25 PM

janeiro 19, 2011

Conversas sobre Arte Contemporânea com Renata Pedrosa no b_arco

Professora: Renata Pedrosa

O objetivo deste curso é oferecer orientação para aqueles que já produzem qualquer tipo de trabalho visual. A partir da exposição de obras de artistas contemporâneos e de textos teóricos, busca-se a reflexão sobre a própria produção em arte.


31 de janeiro a 27 de junho, segundas-feiras, 19-22h

Valor: 5 x R$280,00

b_arco
Rua Dr. Virgilio Carvalho Pinto 426, Pinheiros São Paulo - SP
11-3081-6986 ou atendimento@obarco.com.br
www.obarco.com.br


Renata Pedrosa é artista visual e em 2002 começou a fazer intervenções públicas em cidades como São Paulo, Blumenau e Brande, na Dinamarca. Em 1999 recebeu uma bolsa da Fundação Pollock-Krasner-NY. Atualmente pesquisa as possibilidades de uso do desenho em mídias eletrônicas e acaba de lançar uma publicação com 100 exemplares onde apresenta suas intervenções.

Posted by Marília Sales at 5:46 PM

janeiro 17, 2011

Oficina de Introdução à História da Arte com Luciane Garcez no Museu Victor Meirelles

Da pré-história ao fim da Idade Média, do Renascimento em busca do conhecimento da história e seus desdobramentos até o século XIX. Da arte impressionista até a Primeira Guerra Mundial. As manifestações artísticas após a Guerra até os dias de hoje, pincelando conceitos que regem o cenário artístico vigente. Estes períodos serão abordados, tendo em vista a arte como processo de criação e expressão de sentidos, como lugar das experiências humanas, ou ainda, o espaço singular ou partilhado por meio do qual o artista se relaciona com o mundo social, político, histórico e cultural que o circunda.

1º, 3, 8 e 10 de fevereiro, terças e quintas-feiras, 19 - 22h - Pré-inscrição até 26 de janeiro de 2011

Museu Victor Meirelles - Sala Multiuso
Rua Victor Meirelles 59 - Centro Florianópolis-SC
48-3222 0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br


INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES E CURSO

A oficina é gratuita e tem como público-alvo pessoas que desejem realizar uma introdução à história da arte além de estudantes secundaristas e professores. Serão 50 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 26 de janeiro de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 27 de janeiro.

No pedido de inscrição deve constar:

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição aceito e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2011, salvo justificativa comprovada da ausência.

Programa

1º Encontro - 1º de fevereiro

A Pré-História e suas concepções mágico-religiosas; Manifestações artísticas do Paleolítico e do Neolítico;

Na Antiguidade, Grécia e Egito: Arte, religião e sociedade; O conceito de Idade Média e suas manifestações artísticas; A arte integrada na sociedade como pedagógica e a dimensão mística da imagem; As cruzadas. O nascimento da burguesia.

2º Encontro - 3 de fevereiro

Renascimento. Especificidades de um conceito. Os pré-renascentistas na Itália; Homem e natureza como objeto de investigação. Cientificismo na arte. A perspectiva; O século XV e XVI na Itália. O status social do artista. O pensamento de Leonardo da Vinci; O corpo humano. O Renascimento fora da Itália: França, Flandres, Alemanha, Espanha e Portugal; Maneirismo. A reforma e a contra reforma. O belo, o horroroso, o estranho, a loucura, o enigmático e o gracioso; Barroco. A arte em “êxtase”. O barroco de Flandres. Cultura da classe média holandesa; Rubens e Rembrandt; Rococó. A alegoria como futilidade. Contexto social das primeiras décadas do século XVIII, período pré-revolução Francesa. A vida palaciana: o prazer e o deleite, fuga da realidade.

3º Encontro - 8 de fevereiro

O nascimento das vanguardas e a arte em tempos de guerra: da abertura dos ismos na 2ª metade do século XIX (com o impressionismo) até as gramáticas pictóricas, movimentos e escolas em tempos de Guerra-fria. Impressionismo, Expressionismo, Arte Dada e Duchamp: experimentações.

4º Encontro - 10 de fevereiro

Arte entre guerras. A arte além das vanguardas: gramáticas pictóricas, movimentos e escolas após a segunda metade do século XX. Arte contemporânea: visões sobre o contexto da arte hoje.

Professor: Luciane Garcez
Professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestre em Teoria e História da arte, bolsista Capes, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, história da arte, Possui uma produção plástica em cerâmica. É doutoranda no Laboratoire d'Études en Sciences de l'Art (Université de Provence, França, com a co-tutela da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do professor Roberto Conduru.

Posted by Marília Sales at 4:09 PM

Incentivos Fiscais ao Audiovisual no Brasil com José Maurício Fittipaldi e Roberto Jucá na AASP

Potencializando os mercados de cinema, televisão e internet

Com José Maurício Fittipaldi e Roberto Jucá

Este curso é destinado àqueles que trabalham ou desejam trabalhar em qualquer dos elos da cadeia da indústria audiovisual, objetiva oferecer um panorama claro e abrangente das normas aplicáveis à utilização destes incentivos, capacitando os alunos para o desenvolvimento e gestão de projetos de produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais. Paralelamente, serão discutidas as questões mais relevantes no que concerne ao uso destes incentivos, atualizadas com o que há de mais novo em relação às decisões e posicionamento da Agência Nacional de Cinema. Incentivos fiscais para a produção de cinema e televisão, contratos de co-produção internacional e outros temas relacionados à utilização dos incentivos serão abordados de forma dinâmica e objetiva fornecendo ao aluno o ferramental necessário para utilização inteligente dos incentivos fiscais disponíveis. Nos últimos anos o Governo, em nível federal estadual e municipal, passou a implementar uma série de mecanismos de fomento ao audiovisual, os quais, em conjunto com os mecanismos já existentes (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual), têm o objetivo de consolidar uma indústria audiovisual em nosso país.

21 Fevereiro a 24 Fevereiro, sexta a segunda-feira, 19-22h

AASP - Associação dos de Advogados de São Paulo
Rua Álvares Penteado 151, Centro - São Paulo - SP
11- 2389-5708 ou atendimento@redecemec.com

Valor: R$ 660,00
Desconto de 10% para inscrições até dia 14 de fevereiro.

Programa:

21 de fevereiro

AULA 1
Apresentação geral dos mecanismos federais de incentivo ao audiovisual. Histórico. Funcionamento dos mecanismos do ponto de vista tributário. Princípios gerais aplicáveis e aspectos regulatórios da utilização dos incentivos. Indicadores de mercado - José Mauricio Fittipaldi

22 de fevereiro

AULA 2
Formatação dos projetos para ANCINE. Formulários de apresentação e formatos admitidos por cada um dos mecanismos de incentivo existentes. Projetos de produção, distribuição e exibição. Limitações e aspectos legais envolvidos na formatação dos projetos - Roberto Jucá

23 de fevereiro

AULA 3
Captação de Recursos e execução de projetos. Aspectos jurídicos relacionados à captação de recursos – patrocínio ou investimento. Procedimentos para início da execução dos projetos. Execução do projeto e regras aplicáveis à utilização de recursos de natureza pública - Roberto Jucá

24 de fevereiro

AULA 4
Outros programas de fomento ao audiovisual (panorama estadual e municipal). O Fundo Setorial Audiovisual. Gestão e prestação de contas de projetos - José Maurício Fittipaldi

José Mauricio Fittipaldi: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professor do curso de pós-graduação “O Negócio de Televisão” da Faculdade de Comunicação da FAAP-SP; Coordenador do curso “Incentivos Fiscais ao Audiovisual” do Centro de Estudos em Mídia, Entretenimento e Cultura – CEMEC.

Posted by Marília Sales at 3:24 PM

Financiamento à Cultura no Brasil com Aline Akemi Freitas, Fábio de Sá Cesnik, José Maurício Fittipaldi, Melissa de Mendonça Moreira na AASP

Com Aline Akemi Freitas, Fábio de Sá Cesnik, José Maurício Fittipaldi, Melissa de Mendonça Moreira

Características, aplicações e controvérsias dos principais mecanismos

O presente curso tem por objetivo apresentar os principais mecanismos de financiamento à cultura atualmente existentes, seus aspectos legais e implicações no âmbito de um sistema mais amplo de financiamento à cultura. Aliando aspectos práticos relacionados à estruturação, execução e prestação de contas dos projetos a uma reflexão sobre a eficácia dos investimentos públicos em cultura, o curso oferece uma abordagem objetiva, destinado aos profissionais do setor cultural em geral.

Da mesma forma, o curso discutirá o modelo adotado pela Lei Rouanet (que canaliza aprox. R$ 1 bi por ano para o setor cultural) e apresentará as principais características do PROCULTURA, sistema idealizado pelo Ministério da Cultura em substituição à Lei Rouanet, mas ainda tramitando no Congresso Nacional. Historicamente, tem competido ao Estado o fomento às artes e à cultura no Brasil. Os últimos 15 anos, contudo, têm marcado o aumento da parceria entre Estado e Sociedade por meio das leis de incentivo, baseados em sistemas de renúncia fiscal.

14 Fevereiro a 17 Fevereiro, segunda a quinta, 19-22h

AASP - Associação dos de Advogados de São Paulo
Rua Álvares Penteado 151, Centro São Paulo - SP
11- 2389-5708 ou atendimento@redecemec.com

Valor: R$ 660,00
Desconto de 10% para inscrições até dia 07 de fevereiro.

Sócio Diretor da Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, escritório especializado em consultoria a negócios e ações voltadas às áreas do entretenimento, da cultura, do esporte e do terceiro setor, com atuação junto a importantes clientes de diversos segmentos, em especial, na área musical, audiovisual, de artes cênicas, das artes plásticas, publicitária, realizando, inclusive, assessoria à iniciativa privada para investimentos em entretenimento, cultura e terceiro setor.

Programa:

14 de fevereiro de 2011

AULA 1
Apresentação geral do mecanismo (Lei Rouanet), Indicadores, Funcionamento tributário do mecanismo, Princípios gerais da lei e sua regulamentação, Histórico - Fábio de Sá Cesnik

15 de fevereiro

AULA 2|
Aspectos fiscais do funcionamento do benefício, Limitações e vedações, Aspectos controversos do mecanismo de incentivo e reflexão sobre o PROCULTURA - José Maurício Fittipaldi

16 de fevereiro

AULA 3
Aspectos relacionados à formatação de projetos, O sistema eletrônico de apresentação de projetos: SALICWEB, Oficina prática - Aline Akemi Freitas

17 de fevereiro

AULA 4|
Gestão e prestação de contas de projetos pela Lei Rouanet - Melissa de Mendonça Moreira

Posted by Marília Sales at 3:02 PM

Dynamic Encounters em Inhotim com Frederico Carvalho, Luiz Alberto Oliveira, Pedro França

Dynamic Encounters em Inhotim

Professores: Frederico Carvalho, Luiz Alberto Oliveira, Pedro França

21 a 24 de abril de 2011

Informações: 21-2553 3748/9224
bcawats@attglobal.net
Valor: R$ 1.350 - veja abaixo as formas de pagamento
A inscrição é feita com o pagamento e há limite de vagas, não sendo possível fazer reservas.


SOBRE O WORKSHOP

Devido a expansão do Museu de Inhotim, o Dynamic Encounters prolongou de 2 para 3 dias o tempo das atividades no complexo museológico. Após 18 anos de atuação e 38 viagens internacionais (com um número semelhante de edições nacionais) o D.E. considera o museu do Inhotim um dos 3 lugares mais apropriados para suas atividades educacionais.

Composto de vários pavilhões, o Inhotim é um espaço em transformação onde a arte convive em relação única com a natureza e onde existe um acervo de importância internacional de aproximadamente 500 obras de mais de 100 artistas, entre eles: Adriana Varejão, Anri Sala, Chris Burden, Cildo Meireles, Dan Graham, Doug Aitken, Hélio Oiticica, Janet Cardiff, George Bures Miller, Janine Antoni, Jorge Macchi, Luiz Zerbini, Matthew Barney, Pipilotti Rist, Rivane Neuenschwander, Tunga, Valeska Soares, Vik Muniz.

Está incluso: Workshop e o traslado aeroporto / hotel, hotel / Inhotim / hotel, e no último dia para o aeroporto.

Não está incluso: Passagem aérea, hospedagem e alimentação.

Hospedagem: O grupo fica hospedado no mesmo hotel em Belo Horizonte. São informadas as opções de quartos para cada participante.

Passagem Aérea: É informado o horário dos vôos da equipe para que cada participante possa conciliar o horário de seus vôos, a fim de utilizar o traslado do aeroporto/hotel e hotel/aeroporto.


SOBRE OS PROFESSORES

Luiz Alberto Oliveira, Professor e pesquisador do CBPF e da UFRJ – RJ.
Frederico Carvalho, Artista e professor da EBA – UFRJ.
Pedro França, Professor da EAV-Parque Lage e Curador da programação de eventos da 29ª Bienal SP


PROGRAMAÇÃO

21 Abril

14h - Traslado aeroporto de Confins para o hotel
Para aqueles que não forem usar o traslado do grupo, existe conexões do aeroporto de Confins até o centro de Belo Horizonte.

15h30 - Check In no Hotel San Diego Suites, Av. Álvares Cabral 1181, Lourdes, Belo Horizonte

19h - Apresentação do projeto e da equipe no lobby hotel
Comentários sobre a programação e respostas a eventuais dúvidas.

20h15 - Jantar do Grupo

22 de abril

7h - Café da manhã

8h - Saída do hotel / traslado ao complexo museológico inhotim

9h30
Galeria Praça
John Ahearn e Rigoberto Torres - Abre a Porta
Janet Cardiff - Forty Part Motet
Ernesto Neto - Copulônia
Alexandre da Cunha - Public Sculture
John Ahearn e Rigoberto Torres - Rodoviária de Brumadinho
Janine Antoni - Swoon
Galeria Fonte
Marepe - A Mudança
Anri Sala - Air-Cushioned Ride
Alessandro Pessolli - Bruciatore, Caligola, Finito, Girl
Alessandro Pessolli - Il Caduto
Jorge Macchi - La ciudad luz
Steve McQueen - Once Upon a Time
Jeniffer Allora & Guillermo Calzadilla - There is More than One Way to Skin a Sheep
Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães - Word/World
Galeria Cildo Meireles - Através, Glove Trotter

12h30 - Almoço

13h45
Galeria Jardins - Obras Externas
Dan Graham - Bisected triangle, Interior curve
Paul McCarthy - Boxhead
Olafur Eliasson - By Means of a Sudden intuitive realization
Tunga - Deleite
Waltércio Caldas - Escultura para todos os materiais não transparentes
Amílcar de Castro - Gigante Dobrada
Cildo Meireles - Inmensa
Saint Clair Cemin - Pioneer
Edgard de Souza - Sem Título
Simon Starling - The Mahogany Pavillion (Mobile Architecture No.1)
Galeria Lézar
Galeria Mata
Diango Hernandez - Drawing (as a drop I am going of my home)
Laura Vinci - Máquina do mundo
Marcius Galan - Seção diagonal
Galeria True Rouge
Tunga & Lia Rodrigues

16h30 - Traslado ao Hotel

20h - Jantar Livre

23 de abril

7h - Café da Manhã

8h - Saída do Hotel / Traslado ao Complexo Museológico Inhotim

9h30
Galeria Doris Salcedo - Neither
Doug Aitken - Sonic Pavilion 2009
Pavilhão Matthew Barney - de Lama Lâmina
Galeria Miguel Rio Branco - Barroco, Berlin, Blue Tango, Blue Vibes, Diálogos com Amaú, Entre os olhos o deserto, Gritos surdos, Hanging ghost, Heartless black saint sebastian, Hell’s diptych, Mãos em Santiago, Máscara da dor, Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno, Pêssegos, Smoking mirror, Some balls, Swift on blue, Touch of evil, Tubarões de seda, Wax, wood and flash

12h30 - Almoço

13h45
Galeria Lago
Marcelvs L. - 0667, da Série Vídeo-Rizoma
Artur Barrio - O Ignoto
Chris Burden, Sem título (Cities on the move)
Navin Rawanchaikul
Rirkrit Tiravanija.

15h
Matthew Barney - de Lama lâmina, Video da performance
Hélio Oiticica - Penetrável Magic Square # 5
Yayoi Kusama - Narcissus Garden

17h30 - Traslado ao Hotel

18h30 - Check-out hotel

20h - Jantar Livre

24 de abril

7h - Café da Manhã

8h - Saída do Hotel / Traslado ao Complexo Museológico Inhotim

9h30
Chris Burden - Beam Drop Inhotim
Jorge Macchi - Piscina
Rirkrit Tiravanija - Palm Pavillion
Galpão Cardiff & Miller - The murder of crows 2008
Valeska Soares - Folly 2005-2009
Dominique Gonsalez-Foerster - Desert Park

12h30 - Almoço

13h30
Galeria Cosmococas - Cosmococas 1-5
Jarbas Lopes - Troca-troca
Rivane Neuenschwander - Continente / nuvem 2008
Galeria Adriana Varejão - Carnívoras, Celacanto provoca maremoto, Linda do rosário, O colecionador, Panacea phantastica, Passarinhos-de inhotim a demini

17h30 - Traslado ao Aeroporto de Confins


FORMAS DE PAGAMENTO

À vista - Depósito Bancário / Cheque
Valor: R$ 1350.00
Depósito Bancário para Electric Liaison Produções Ltda, CNPJ: 00.193.613/0001-92, Banco Santander, Nº 033, Ag. 2285, Conta. 13 000 220 -7.

Parcelado - Cheque Pré-datado
Valor: R$ 1.400
Cheque = 3 vezes (à vista / 30 / 60 dias)
Cruzar e preencher nominal à Electric Liaison Produções Ltda. Trazer ou enviar para Rua Mundo Novo, 1045 Botafogo, Rio de Janeiro, 22251-020, aos cuidados de Claudia Regina.

Cartão de Crédito
Valor: R$ 1.450
À vista ou parcelado em 2 vezes
Precisará informar: Nº do cartão, Código de segurança, Validade. Ou se preferir vir ao ateliê do Charles, em Botafogo para passar o cartão.

Posted by Marília Sales at 1:54 PM

Curso de Especialização: Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino/Aprendizagem na FASM

Corpo Docente:
Profa. Ms. Ana Lúcia de Moraes Tatit
Profa. Ms. Cláudia Angélica Leme de Almeida Morais
Profa. Ms. Luciane Pires Guará
Profa. Dra. Maria Aparecida Bento
Profa. Ms. Mônica Gagliotti Fortunato Friaça

Docentes Convidados:
Profa. Dra. Christine Mello
Profa. Ms. Magda Pucci
Profa. Dra. Michelle Agnes Magalhães
Profa. Dra. Rosa Iavelberg

Quartas e Sextas-Feiras, 19-22h40.
6 sábados ao longo do ano, 9-13h.

Valor da Mensalidade:

1 - Para pagamento após o dia 08 do mês de competência: R$390,00;
2 - Para pagamento até o último dia útil do mês anterior ao mês vincendo: R$359,42;
3 - Para pagamento até o dia 08 do mês de competência: R$374,00.
Observação:
O valor total do Curso é dado pelo valor da mensalidade X 11 parcelas. Ex: R$ 359,42 X 11 parcelas = R$ 3.953,62.

1- O Curso será oferecido com, no mínimo, 18 alunos matriculados;
2- Entrevista e análise curricular, com exigência formal da posse de um diploma de nível
superior;
3- Agendamento das entrevistas pelo site www.fasm.edu.br, ou pelo e-mail:
sec_coord.perdizes@fasm.edu.br ou 11-3824 5800 ramais - 842 ou 855

No panorama atual de nossa sociedade, vivemos um momento em que os recursos visuais, sonoros e tecnológicos ganham um espaço de destaque. Nesse mundo de imagens, sons e tecnologias, as transformações acontecem de forma vertiginosa, sem que as pessoas possam ter tempo, preparação e possibilidade de refletir sobre o cotidiano de suas atuações e decisões.

A proposta desse Curso é compor uma educação estético-política que tenha como foco principal a visão do homem como ser simbólico, que se desenha coletivamente na interação com o outro e com a cultura
O curso: Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino/Aprendizagem se revela importante para a formação de profissionais engajados que trabalharão na construção da cidadania, da equidade, do respeito à diversidade e no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, sensoriais, estéticas e sociais, fundamentais para o posicionamento do homem no mundo.

Nessa especialização, serão abordadas questões teórico-metodológicas, na integração ensino / aprendizagem, relacionadas às linguagens artísticas da contemporaneidade. Neste sentido, haverá módulos teóricos e práticos.

Objetivos:
• integrar o conhecimento teórico/metodológico com a prática do ensino das linguagens
artísticas;
• abordar o processo mediativo do professor, no conteúdo atual da sala de aula;
• firmar uma série de questões básicas para a análise da obra de arte;
• analisar as condições teórico-metodológicas da incorporação e redefinição de
conceitos.

Matriz Curricular:
• A Importância das Narrativas Míticas no Ensino de Artes
• Arquivos: Imagens e Sonoridades
• Brinquedos e Brincadeiras Musicais: Tecendo Caminhos na Educação
• Confecção de Brinquedos Populares e Brincadeiras Cantadas e Ritmadas com Foco na
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
• Funcionamento da Voz e os Cuidados com a Saúde Vocal
• Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
• Música e Educação: Estudo de Práticas Pedagógico-Musicais
• O que é Livro-Brinquedo?
• O Som nos Fluxos da Contemporaneidade: Um caminho para a educação
• Psicopatologia na Infância e na Adolescência
• Sequências Didáticas - Uma Abordagem Contemporânea da Prática do Ensino da Arte

Posted by Marília Sales at 11:39 AM

janeiro 14, 2011

Trajetórias da fotografia II – a fotografia contemporânea com Luiza Baldan no Ateliê da Imagem


Professora: Luiza Baldan

Este curso busca apresentar alguns dos principais nomes da fotografia internacional que surgiram a partir dos anos 60, até os dias atuais. As aulas são divididas por temas e as imagens são mostradas por meio de projeções e livros. Os alunos receberão a bibliografia comentada em cada encontro, semanalmente.

7 de fevereiro a 04 de abril, segundas-feiras, 19-22h

Valor: 3 x R$ 180,00 ou 2 x R$ 250,00 ou a vista R$ 480,00

Ateliê da Imagem
Av. Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro-RJ
21- 2541 33 14
www.ateliedaimagem.com.br

Posted by Marília Sales at 4:43 PM

Programa de Concepção na EAV Parque Lage

Professores: Bia Amaral e Giodana Holanda, Denise Cathilina, Franz Manata, Gianguido Bonfanti, Guilherme Bueno, João Atanásio, João Carlos Goldberg, Cristina de Pádula e Suzana Queiroga, Marcelo Rocha, Maria do Carmo Secco, Orlando Mollica, Pedro França, Suzana Queiroga, Thiago Barros, Tina Velho, Franz Manata

Os cursos visam apresentar aos alunos diferentes meios de experimentação, bem como proporcionar conhecimentos teóricos e práticos fundamentais à elaboração de formas de linguagem e ao desenvolvimento de um trabalho pessoal. Além dos cursos abertos ao público em geral, são oferecidas semestralmente edições gratuitas destinadas a estudantes a partir de 18 anos.

EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Inscrições on-line


INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

Arte como conhecimento
com Franz Manata

O curso, teórico, visa apresentar a iniciantes como os artistas construíram a arte enquanto um campo do pensamento. Através de uma abordagem histórica, é traçado um panorama que vai da pré-história aos dias atuais, privilegiando o ponto de vista dos artistas. A dinâmica do curso será estruturada na apresentação de um vasto conjunto de imagens, filmes e visitas a exposições, galerias e ateliês de artistas.

3ª feira | 10h - 12h
8 fev - 28 jun
R$ 200,00/ mês

Arte contemporânea
Com Pedro França

O curso oferece um panorama de questões que permeiam a arte contemporânea desde os anos 1960 até hoje. As aulas são teóricas e abordam importantes movimentos históricos, como Pop Art, Expressionismo Abstrato, Nouveau Réalisme, Minimalismo, Land Art e Arte Conceitual, além de linguagens como performances e happenings, e temas como arte e política, as novas tecnologias, entre outros.

3ª feira | 19h30 - 21h30
8 fev - 28 jun
R$ 200,00/ mês

Arte moderna
Com Pedro França

O curso discute os problemas fundamentais da arte moderna, desde o século XIX (Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo). Analisa o surgimento das vanguardas no início do século XX, até sua crise, a partir dos anos 1950, e seu legado na atualidade. As aulas apoiam-se em leituras históricas e teóricas, estabelecendo relações com o contexto histórico e artístico dos períodos analisados e, sobretudo, na análise das obras, com apresentação de slides, filmes e leitura de textos.

2ª feira | 19h30 - 21h30
7 fev - 27 jun
R$ 200,00/ mês

Arte moderna e contemporânea

Com Marcelo Rocha

O curso pretende analisar as transformações históricas pelas quais a concepção de arte como representação da natureza dá lugar, no final do século XIX e início do século XX, às concepções artísticas modernas, e posteriormente às concepções contemporâneas. As aulas serão expositivas e fartamente ilustradas, com a utilização de vasto material iconográfico.

3ª feira | 19h30 - 22h30
8 fev – 28 jun
R$ 220,00/ mês

Arte no Brasil: do moderno ao contemporâneo
Com Guilherme Bueno

O curso é teórico e apresenta um panorama da história da arte brasileira, seus principais movimentos e artistas, desde o final do século XIX até a atualidade. Abrange diferentes campos, como artes plásticas, arquitetura e design. As aulas incluem leitura de textos, projeção de vídeos e visitas comentadas a exposições e monumentos, que possibilitam ao aluno, além do trabalho em sala, o contato direto com o contexto estudado.

3ª feira | 10h - 12h
8 fev – 28 jun
R$ 200,00

Desenvolvimento de projetos
Com Franz Manata

Trata-se de uma prática de ateliê, destinada a iniciantes ou não, que lida com o desenvolvimento do pensamento do trabalho. Os participantes são estimulados a apresentar suas pesquisas e realizar novos trabalhos. Num processo de acompanhamento pessoal mas em grupo, tratamos de temas referente a várias etapas do processo de produção artística: da conceituação e elaboração, passando pela realização, até a sua inserção no circuito. Os encontros são permeados por debates sobre questões históricas e relações com obras e artistas brasileiros e internacionais.

3ª feira | 19h30 - 22h30
8 fev – 28 jun
R$ 220,00/ mês

Experiência Desenho
Com Cristina de Pádula e Suzana Queiroga

O curso é prático, dirigido tanto a alunos iniciantes quanto àqueles que já tenham qualquer tipo de experiência em artes e que estejam interessados em ampliar a compreensão da linguagem do desenho. Objetiva a experimentação das diversas possibilidades do desenho por meio de exercícios realizados sobre papel, que utilizam diversos recursos e técnicas buscando uma experiência ampla em desenho dentro de uma perspectiva contemporânea. Inclui avaliação periódica e acompanhamento dos processos de trabalho.

Sábados | 10h - 13h
5 fev - 25 jun
R$ 250,00/mês
Mínimo 5 e máximo de 20 alunos.

2ª e 4ª feira | 10h - 12h30
1ª ed.: 21 fev - 27 abr
2ª ed.: 2 mai - 29 jun
3ª ed.: 19 set - 16 nov
Formas e suas relações no espaço: a experiência do pintar
Com Gianguido Bonfanti

O curso, prático e teórico, propõe exercícios elaborados a partir dos conceitos apresentados no livro Ponto, linha e plano, de Wassily Kandinsky, e visa apurar o olhar do artista sobre seu próprio trabalho a partir da compreensão das relações de tensão entre as formas, e destas com a superfície do suporte (papel, tela etc.). Os exercícios são realizados pelos alunos e discutidos coletivamente em aula. Serão realizadas leituras e análises de textos, de entrevistas de artistas e discutidos temas como o conceito de transcendência na história da arte, o conceito de vanguarda, entre outros.

3ª feira | 10h30 - 12h30
1 mar – 28 jun
R$ 200,00/ mês

Fotografia expandida

Com Denise Cathilina

O curso pretende discutir, a partir das ideias de Villem Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Os exercícios propostos envolvem interferência no processo fotográfico convencional por meio de técnicas alternativas de impressão, como negativo construído e pinhole, e visam à ampliação do conceito de fotografia. Não é obrigatório que o aluno traga sua câmera.

Turma 1:
2ª feira | 14h - 17h
Turma 2:
2ª feira | 19h30 - 22h30
7 fev - 27 jun
R$ 220,00/mês
Taxa de material 1º mês: R$ 30,00
Máx 15 alunos.

A fotografia iniciante
Com Thiago Barros

O curso oferece aos alunos uma imersão no mundo da fotografia, através do descobrimento do ato fotográfico pela formação da imagem e das principais técnicas para controle do resultado. É um curso de iniciação voltado também para aqueles que, mesmo já praticantes, buscam um conhecimento prático e teórico do fazer fotográfico. Serão abordadas questões básicas e primordiais da fotografia, além das abordagens conceituais ligadas à estética da imagem. É recomendável que o aluno possua câmera fotográfica SLR.

Gravura: teoria, prática e experimentação
Com João Atanásio

Curso aberto a iniciantes, com ênfase no aprendizado prático. A partir da apresentação das técnicas tradicionais da xilogravura e da gravura em metal, tais como água-tinta, água-forte e buril, os alunos são incentivados a explorar os limites da técnica, buscando novos recursos gráficos e resultados plásticos.

2ª e 4ª feira | 14h - 17h
7 fev - 29 jun
R$ 300,00/mês
Taxa de material: R$ 30,00/mês
Máx 10 alunos.

5ª feira | 14h às 17h
7 abr - 30 jun
R$220,00
Taxa de material 1º mês: R$30,00
Máximo de 15 alunos.

A linguagem do desenho e da pintura
Com Maria do Carmo Secco

Este curso tem o objetivo de proporcionar ao aluno um aprendizado do olhar sobre a natureza dos objetos e seres. Utilizando diferentes linguagens, em especial o desenho, capacita o aluno a transformar ideias em expressão gráfica. Propostos em séries, os exercícios exploram a potencialidade de linhas, planos, volumes, cores, materiais. São realizados em sala, acompanhados de permanentes avaliações individuais ou em grupo.

2ª e 4ª feira | 9h - 12h
7 fev - 29 jun
R$ 300,00/mês

Oficina de imagem: gráfica, fotográfica e digital
Com Bia Amaral e Giodana Holanda

O curso, prático, visa à produção de imagens relacionadas à cidade utilizando técnicas de gravura, fotografia e imagem digital. Cada aluno escolhe um tema, espaço e mídia para desenvolver seu trabalho, que pode ser focado em seu olhar sobre a cidade, e ser constituído por registros e anotações. O material será editado combinando diversos processos e técnicas como gravura em metal, monotipia e gravura digital, podendo resultar num livro-objeto.

5ª feira | 18h - 21h
10 fev - 30 jun
R$ 250,00/mês
Taxa de material: R$ 30,00/mês
Máx de 10 alunos.

Posted by Marília Sales at 3:24 PM

Programa de Fundamentação 2011 na EAV Parque Lage

Professores: Alexandre Dacosta, Cadu, Felipe Scovino, Guilherme Bueno, João Carlos Goldberg, Marcelo Campos, Orlando Mollica, Ricardo Becker e Suzana Queiroga

Programa gratuito semestral, destinado a estudantes a partir de 18 anos, que visa oferecer formação inicial aos alunos. É composto por três disciplinas obrigatórias: Estudos do Espaço, Estudos do Plano, Teoria e História da Arte, além de palestras mensais aos sábados. São oferecidas 30 vagas por turno (manhã, tarde e noite).

EAV Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
www.eavparquelage.rj.gov.br
Inscrições on-line


INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

ESTUDOS DO ESPAÇO
Alexandre Dacosta, João Carlos Goldberg e Ricardo Becker

A disciplina aborda questões referentes ao espaço tridimensional, às noções de objeto, escultura e instalação, bem como à participação do espectador na produção artística contemporânea, por meio de exercícios práticos, leitura de textos e discussões.

Horários:
6ª feira, 9 - 12h
5ª feira, 14 - 17h
2ª feira, 19 - 22h

ESTUDOS DO PLANO
Cadu, Orlando Mollica e Suzana Queiroga

A disciplina aborda questões referentes ao espaço bidimensional, tanto em sua utilização como suporte para a representação, quanto na afirmação de sua condição de objeto. São apresentados recursos gráficos e pictóricos tradicionais, bem como experimentais, por meio de exercícios práticos, leitura de textos e discussões.

Horários:
2ª feira, 9 - 12h
4ª feira, 14 - 17h
3ª feira, 19 - 22h

TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE
Felipe Scovino, Guilherme Bueno e Marcelo Campos

A disciplina articula história e teoria da arte, com ênfase na exploração de temas e questões gerais que perpassam o pensamento e a produção artística historicamente e em nossos dias, tais como a construção dos conceitos de arte e de artista e a dinâmica do sistema de arte.

Horários:
4ª feira, 9 - 12h
2ª feira, 14 - 17h
5ª feira, 19 - 22h

Público alvo
Estudantes a partir de 18 anos, matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino fundamental, médio, superior, técnico ou profissionalizante.

Seleção
Realizada pré-seleção através dos formulários preenchidos. Os candidatos pré-selecionados serão convocados por e-mail para entrevista.


Posted by Marília Sales at 3:04 PM

Programa Aprofundamento com Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale, João Modé na EAV - Parque Lage

Com Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale, João Modé

O programa, anual e gratuito, destina-se a artistas com processo de trabalho consolidado, que busquem o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

Inscrições 3 de janeiro até 11 de fevereiro de 2011

EAV - Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-3257-1800 ou eav@eav.rj.gov.br
Inscrições pelo www.eavparquelage.rj.gov.br

Pré-seleção: 1° a 3 de março de 2011
Entrevistas: 14 a 16 de março de 2011
Resultado: até 25 de março de 2011
Início das aulas: 28 de março de 2011

O Programa, promovido pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage com recursos da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, destina-se a artistas e pesquisadores em artes visuais, com processo de trabalho pessoal em desenvolvimento, que busquem o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção.

O Programa, anual, consiste de encontros semanais para avaliação e discussão da produção dos alunos, debates e palestras com convidados.

Sobre o Programa
Serão realizados encontros semanais, com professores do Programa, para apresentação e avaliação dos trabalhos dos alunos e debates teóricos durante os períodos de março a junho e de agosto a novembro.

Acontecerão, ainda, palestras com convidados, abertas ao público e encontros mensais com artistas convidados durante o programa.

Ao final do Programa, será realizada uma exposição na EAV Parque Lage com a produção dos participantes.

Uma publicação reunirá textos dos professores do curso e imagens da exposição.

Parágrafo Único - O Programa será realizado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, localizada na Rua Jardim Botânico n° 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-000.

Dos participantes
Artigo 1° - Poderão inscrever-se artistas e pesquisadores em artes visuais brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com idade superior a 21 anos, que busquem o aprofundamento de sua formação através de um programa de encontros semanais para discussão de trabalhos, leitura de textos e debates, em conjunto com outros artistas e pesquisadores em artes visuais e orientados por equipe de profissionais das artes visuais com ampla experiência.

Das inscrições
Artigo 2° - A Convocatória e a ficha para inscrição no Programa Aprofundamento 2011 estão disponíveis no site www.eavparquelage.rj.gov.br e podem ser impressas para inscrição.

ficha para download

Os interessados podem obter mais informações através do telefone (0xx21) 3257-1800 / 3257 1803.

Parágrafo Primeiro - O prazo para as inscrições será de 3 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011. O carimbo dos Correios, à época da postagem da proposta, será aceito como comprovante de data. O material deverá ser enviado para Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rua Jardim Botânico n° 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22461-000.

Parágrafo Segundo - Os resultados da seleção serão publicados no site www.eavparquelage.rj.gov.br e comunicados por e-mail aos selecionados.

Artigo 3° - Os interessados deverão enviar, em envelope A4, o seguinte material:
- Ficha de inscrição, assinada pelo candidato - ficha para download;
- Currículo resumido;
- Portfólio impresso em tamanho A4 (21 cm x 29,7cm) contendo no mínimo 10 imagens de seus trabalhos, e trazendo no verso os dados técnicos da obra (nome do artista, título, dimensões, materiais utilizados e ano de execução);
- CD ou DVD, no caso de trabalhos desenvolvidos em vídeo, videoinstalação ou performance, com duração máxima de 05 minutos no formato .mpeg;
- Os pesquisadores deverão enviar no mínimo 3 textos de sua autoria,publicados ou não. Os textos deverão ter no máximo 10 laudas.
- Texto de, no máximo, duas laudas do próprio artista ou pesquisador sobre sua produção e sobre as razões que o levaram a procurar o Programa;
- Duas cartas de apresentação e referência;
- Envelope subscrito e pré-selado (para devolução do material).

Parágrafo Único - Não serão aceitas inscrições de funcionários e professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais ou de seus parentes diretos.

Da seleção
Artigo 4° - A seleção dos inscritos será realizada por uma Comissão de Seleção composta pelos professores do Programa e um convidado, escolhido entre críticos de arte, curadores e artistas de destaque no panorama nacional.

Parágrafo Primeiro – Será realizada pré-seleção através da análise dos dossiês enviados pelos candidatos.

Parágrafo Segundo – Os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista de seleção final.

Artigo 5° - Serão selecionados até 20 artistas a cada edição do Programa.

Parágrafo Único - As decisões da Comissão são soberanas e sobre elas não cabem recursos ou justificativas.

Das obrigações do candidato selecionado
Artigo 6° - O artista ou pesquisador selecionado assinará um Termo de Compromisso com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no qual se compromete a:
a) frequentar o mínimo de 75% dos encontros com os professores do Programa;
b) frequentar o mínimo de 75% das palestras com convidados;
c) frequentar o mínimo de 75% dos encontros com artistas convidados;
d) fornecer à Escola de Artes Visuais, após a conclusão do Programa, relatório do curso, historiando atividades e trabalhos realizados;
e) autorizar o uso de imagens de aulas, debates e processo de montagem de exposição para a promoção e divulgação do Programa pela EAV Parque Lage e Secretaria de Estado de Cultura nas diversas mídias ou para a inclusão na publicação prevista;
f) dar crédito ao Programa Aprofundamento realizado pela EAV Parque Lage, Secretaria de Estado de Cultura nas exposições ou divulgação do trabalho realizado no período do Programa.

Parágrafo Único – O artista que cumprir todas as etapas previstas receberá certificado de participação no Programa. O não cumprimento das obrigações pelo candidato implicará no seu desligamento imediato do Programa.

Das considerações gerais
Parágrafo Primeiro - A Direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage decidirá sobre situações não previstas nesta Convocatória.

Parágrafo Segundo - A inscrição implica, por parte dos inscritos, na plena aceitação de todas as condições acima relacionadas.


Posted by Marília Sales at 2:36 PM

janeiro 12, 2011

Gestão de Organizações Culturais com Ronaldo Bianchi na AASP - Associação dos de Advogados de São Paulo

O objetivo do curso é qualificar gestores de organizações culturais, dotando-os das competências e habilidades necessárias para desenvolver de forma plena, empreendedora e inovadora a sua gestão, compreendendo todas as variáveis que as afetam no cenário nacional e internacional.

17 Janeiro a 19 Janeiro de 2011, 19-22h ( 9 horas aula)

Valor: R$ 580,00

AASP - Associação dos de Advogados de São Paulo
Rua Alvares Penteado 151, Centro, São Paulo - SP
11-2389-5708 ou atendimento@redecemec.com
Realização: Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura – CEMEC


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Ementa
O objetivo do curso é qualificar gestores de organizações culturais, dotando-os das competências e habilidades necessárias para desenvolver de forma plena, empreendedora e inovadora a sua gestão, compreendendo todas as variáveis que as afetam no cenário nacional e internacional.

O crescente envolvimento de entidades do terceiro setor nas mais diversas atividades evidencia a importância da profissionalização dos gestores, sobretudo nas habilidades específicas que o setor demanda.

O curso, de caráter teórico-prático, apresentará os principais fatores que contribuem para o melhor desempenho das organizações do terceiro setor.

Professor: Ronaldo Bianchi
Vice-presidente da TV Cultura, Ex-Secretário Adjunto de Cultura do estado de São Paulo. Formado em Administração Pública pela Fundação GV, MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e Mestrado em Administração pela PUC; professor convidado da FAAP no curso de Gerência de Cidades e da Faculdade Trevisan. Foi Vice-presidente do Itaú Cultural, Superintendente Geral MAM São Paulo e Gerente Administrativo do Memorial da América Latina.

Programa

17 de janeiro
Estrutura e Organização, A história da administração e das organizações, Estrutura contemporânea das organizações no Brasil

18 de janeiro
Planejamento Estratégico, Estratégia e planejamento, Processo decisório por tipo de organização

19 de janeiro
Desenvolvimento Institucional, Executando o plano estratégico, Os desafios do terceiro setor no século XXI

Posted by Marília Sales at 5:48 PM

O Poder da Cultura com Leonardo Brant no The Hub São Paulo

O mapa do poder da gestão cultural. O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural. Com o objetivo de apresentar novos paradigmas conceituais relacionados às políticas culturais, identificar e fomentar um ambiente democrático de discussão e construção dessas políticas, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento ao mercado,

28 Janeiro e 29 Janeiro de 2011, sexta-feira e sábado, 9-12h; 14-7h (12 horas aula)

The Hub São Paulo
Rua Bela Cintra 409, São Paulo - SP
11-2389-5708 ou atendimento@redecemec.com
Realização: Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura – CEMEC

Valor: R$ 580,00


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Ementa

O Poder da Cultura habilita profissionais a:

- pensar novas agendas políticas e oportunidades de mercado para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

- desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção de uma economia sustentável e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.

- articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas potencialidades.

Professor: Leonardo Brant
Pesquisador de políticas culturais, editor do site Cultura e Mercado, autor do livro O Poder da Cultura e diretor do documentário Ctrl-V::VideoControl. Coordenador dos cursos Captação de Recursos, Mercado Cultural e Políticas Culturais pelo Centro de Estudos em Mídia, Entretenimento e Cultura - CEMEC.

Programa

28 de janeiro, sexta-feira, 9-12h
Módulo 1 – Cultura é poder
1. Cultura: chave-mestra da sociedade
2. Política Cultural: teoria e prática
3. Cidadania Cultural
4. O Estado e a organização da cultura

28 de janeiro, sexta-feira, 14-17hp
Módulo 2 – O poder do mercado
1. A (de)formação do mercado cultural brasileiro
2. O Estado e o mercado
3. Indústrias culturais na era global
4. Negócios culturais sustentáveis

29 de janeiro, sábado, 9-12h
Módulo 3 – O poder do mecenato
1. História do Mecenato
2. Marketing Cultural
3. Cultura e Cidadania Corporativa
4. Investimento Cultural Privado

29 de janeiro, sábado, 14-17h
Módulo 4 – O poder das redes
1. Cultura política
2. Redes culturais
3. Diversidade cultural
4. Cultura da Convergência

Posted by Marília Sales at 1:01 PM

janeiro 11, 2011

Instituto Sergio Motta na Campus Party 2011 no Centro de Exposições Imigrantes

Curadoria de Renata Motta e Giselle Beiguelman.

Palestrantes e oficineiros: Bia Granja (SP), Carla M. de Bona (SP), Daniel Varga aka VJ Varga (SP), Daniela Bousso (SP), Edu Agni (SP), Fabiano Meneghetti, Felipe Fonseca (SP), Fred Paulino (BH) , Guilherme Kujawski (SP), Guilherme Maranhão (SP), João Ciaco (SP) , Lucas Mafra (BH), Paloma Oliveira (SP), Raphael Vasconcellos (SP), Ricardo Brazileiro (PE), Ricardo Cutz (RJ), Rodrigo Savazoni (SP), Rodrigo Teco (SP), Sandro Roberto Fetter (RS)

18 de janeiro a 22 de janeiro de 2011

Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo-SP


O Instituto Sergio Motta (ISM) acaba de fechar a programação da Área de Design, Foto e Vídeo da Campus Party 2011. É a primeira vez que o Instituto assume a curadoria da área, que está inserida na Zona de Criatividade do evento. A programação prevê a cobertura de todo o evento, a partir da Documentação Colaborativa organizada pela Cia. de Foto (www.ciadefoto.com.br), que vai mobilizar os 6.500 campuseiros para produzirem registros em foto e vídeo dos sete dias da Campus Party. A Área também vai apresentar oficinas e palestras com conteúdos exclusivos de design, foto e vídeo, em nível intermediário e avançado, e o Concurso IWW (Internet World Worst) - concurso do pior da Internet. Nessa segunda edição, o Concurso tem como tema “O que é o pior 2.0?”.

As responsáveis pela curadoria, Renata Motta, diretora do Instituto, e Giselle Beiguelman, diretora artística, vão investir no uso criativo e colaborativo dos meios e dispositivos tecnológicos, buscando, assim, ampliar a utilização das ferramentas de criação digital. “Cada vez mais temos visto pessoas produzindo vídeos, fotografias e design usando as novas tecnologias. O uso de câmeras em celulares, softwares de edição e ferramentas de desenho se popularizou e está ao alcance de todos, amadores e profissionais. Por isso, quisemos aprofundar essa discussão, trazendo principalmente um olhar para o futuro”, analisa Giselle Beiguelman. A ideia é, portanto, interagir com o público do evento, gerando conhecimento aplicado e não apenas teórico.

Antes mesmo do início da Campus Party, no dia 17 de janeiro, os campuseiros já podem interagir e participar de discussões sobre design, fotos e vídeo. Para isso, o Instituto disponibilizou um blog com conteúdo exclusivo dedicado ao evento, um grupo no Facebook, um álbum CP Brasil 2011 no Flickr que já está sendo atualizado com imagens e, em breve, vídeos na playlist CP Brasil 2011 no You Tube com material referente à Campus Party.

Para a Documentação Colaborativa, com a Cia de Foto, já estão abertas inscrições que recrutarão seis voluntários. Os candidatos precisam ser estudantes com mais de 18 anos e ter tempo integral disponível nos dias do evento. As inscrições para a Campus Party já estão encerradas, os campuseiros escolhem nos dias do evento as oficinas e áreas que mais lhes interessam.

Segue a programação abaixo das oficinas:

Oficina: Documentação Colaborativa em Foto e Vídeo

18 de janeiro, 09h30 - 11h30

20 de janeiro, 20:15 - 22h

Mesa Redonda: Labs e centros de fomento à cultura digital

com Daniela Bousso (SP), Felipe Fonseca (SP) e Guilherme Kujawski (SP)

18 de janeiro,14h15 -15h15 horas

Mesa Redonda: Redes Culturais

com Bia Granja (SP), Rodrigo Savazoni (SP) e mediação de Renata Motta (SP)

19 de janeiro, 10h45-11h45

Palestra: Social Interface Design

com Edu Agni (SP)

21 de janeiro, 11h45- 12h45

Saiba tudo aquilo que vai além da usabilidade dentro do design de interfaces, e que possibilita, de fato, a interação entre pessoas nos ambientes virtuais.

Palestra: Consumidores designers

com João Ciaco (SP) e Raphael Vasconcellos (SP)

19 de janeiro, 9h30 -10h30

Palestra: Uso do GPS para fazer música

com Ricardo Cutz (RJ)

18 de janeiro, 20h15 - 21h15

Converter informações de GPS em MIDI criando performances, vídeos e até um demo de ‘pervasive game’ jogando futebol em uma área pública e usando o GPS para criar uma trilha sonora ao vivo.

Oficina: Crie seu tipo

com Sandro Roberto Fetter (RS)

20 de janeiro, 9:30-11h30

Uma introdução ao processo da criação de fontes digitais personalizadas. Serão apresentadas: diferentes formas de desenhar os caracteres que constituem uma fonte tipográfica digital, o processo construtivo de uma fonte baseada na escrita pessoal e as tecnologias e softwares envolvidos no processo.

Oficina: Desbravando Fireworks, CSS3 e HTML5

com Fabiano Meneghetti

21 de janeiro,14h15 - 16h15

Iremos criar um site de única página utilizando os principais recursos do Adobe Fireworks e então desenvolver o html deste site explorando os novos conceitos de CSS3 e Html5.

Oficina: Desconstrução de templates

com Carla M. de Bona

22 de janeiro,14h15 - 16:00

Se considerarmos a internet uma cidade, os lay-outs dos sites seriam as fachadas de prédios. Templates padrão são usados por milhares, mas será que o conteúdo do seu blog não merece algo mais destacado, singular e original? Esta oficina mostra na prática como desconstruir templates e skins para ter finalmente um site que é a sua cara.

Oficina: CSS3: Seu desenho vai virar código, e agora?

com Edu Agni (SP)

21 de janeiro, 9h30 - 11h30

Que dificuldades surgem na hora de transformar o seu layout em uma página da web? O que um designer precisa saber de CSS antes de iniciar o projeto de um layout? Quais os novos recursos que o CSS3 oferece e os ganhos visuais na hora de projetar layouts para essa linguagem?

Oficina: Gambiologia – geek toy art

com Fred Paulino (BH) e Lucas Mafra (BH)

18 de janeiro,15h30 -18h30

Tecnologia não é bits e bites. Convidamos os campuseiros a des/cons/truir hardware e outros objetos, dando um upgrade visual com LED’s, adesivos e outras interferências. A criação de artefatos gambiológicos reflete a espontaneidade do cotidiano das metrópoles e propõe uma reflexão sobre a perecibilidade, deteorabilidade e reinvenção da tecnologia.

Oficina: Faça sua emissora de TV a partir de um vídeo cassete

com Daniel Varga aka VJ Varga (SP)

20 de janeiro, 14h15- 17h

A oficina tem como objetivo demonstrar o que é necessário para criar uma emissora de tv e como você pode cria-la a partir de um video cassete.

Oficina: Videomapping

com Paloma Oliveira (SP)

19 de janeiro,14h15 - 16h30

Oficina de desenvolvimento de vídeo-mapeamento onde serão abordadas e experimentadas linguagens, materiais e softwares para a prática desta técnica que pinta superfícies com luz.

Oficina: Ruídos da fotografia

com Guilherme Maranhão (SP)

19 de janeiro, 20h15 - 22h

A fotografia é um processo de geração de imagem que muitas vezes deseja se colocar no lugar do próprio objeto fotografado, anulando-se. A oficina pretende trabalhar com os ruídos, interferências e acasos que fazem parte do processo fotográfico, demonstrando possibilidades técnicas como quimeograma, escaneamento e clichê verve.

Oficina: Introdução à programação em Pure Data

com Ricardo Brazileiro (PE)

22.de janeiro, 9h30 -11h30 horas

O Pure Data é um ambiente de desenvolvimento multimídia que possibilita programadores, artistas, músicos, pesquisadores e usuários finais a construírem interfaces interativas em tempo real. Por se tratar de um software livre, o PD possui uma biblioteca bastante rica e uma vasta comunidade de programadores e artistas que utilizam o software para desenvolverem projetos em arte digital, música, cinema, jogos, Internet, instalações e ambientes interativos. A oficina “Introdução à Programação em Pure Data” será uma oportunidade de realizar experiências de construção de pequenas composições interativas em tempo-real que garantem uma base mínima para o participante continuar as pesquisas e produções.

VJ na campus/ Mixando personas

com Daniel Varga aka VJ Varga (SP)

20 de janeiro, 17h15 -18h45

A performance audio visual “Mixando personas” é uma performance efémera de videoarte onde os streams dos campuseiros serão descontruídos para reconstrução de novas imagens.


Sobre o Instituto

O Instituto Sergio Motta (ISM) é uma organização social sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo debater desafios do desenvolvimento brasileiro. Dedica-se a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica, além de apoiar manifestações de cultura e arte nos vários formatos e suportes. Neste ano, o ISM comemora 10 anos de atividades.

Entre as ações promovidas pelo Instituto estão festivais online HTTPs, como o HTTPpix e o HTTPvideo, debates e exposições sobre a arte digital, o Festival Conexões Tecnológicas voltado a jovens universitários, além do projeto E-lixo Maps, que mapeia os postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo, e o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia. Este último, criado em 2000, é um prêmio bienal que reconhece criações artísticas em mídias eletrônicas e digitais e já recebeu 2.500 inscrições, distribuiu 23 bolsas-fomento para projetos inéditos e premiou 57 criadores.

Posted by Marília Sales at 1:08 PM