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maio 27, 2011

Visita guiada a Inhotim para pais e filhos com Ana Teixeira, Brumadinho

Visita guiada a Inhotim para pais e filhos

ministrante: Ana Teixeira

A viagem está programada para o período de 1 a 3 de julho e tem como objetivo introduzir a criança no universo da arte contemporânea. Inhotim é um dos mais importantes espaços de arte contemporânea e de paisagismo existente no Brasil, situado em meio a um parque ambiental, na cidade de Brumadinho (MG), a 60 km da capital mineira.

1 a 3 de julho de 2011

ProjetoCultura Cursos e Palestras
11-3081-5845
www.projetocultura.com.br

Valor da Viagem

Nossos preços incluem

- Acompanhamento da professora Ana Teixeira e de responsável do ProjetoCultura.
- Todo o transporte citado no roteiro será realizado em uma Van Sprinter, com 14 lugares. Acima deste número utilizaremos um micro-ônibus com capacidade para 27 passageiros. A empresa contratada possui mais de 30 anos de experiência, conta com moderna frota e ótimos motoristas.
- Duas diárias na Pousada Fazenda Nova Estância.
- Todas as refeições (exceto bebidas e sobremesas).
- 2 entradas no Instituto INHOTIM com transporte interno (sábado e domingo).

Preços por adulto:

Suíte Standard: Individual- R$ 1.990,00/Duplo -R$ 1.890,00
Suíte Master: Individual - R$ 2.174,00/Duplo - R$ 1.984,00

Crianças – R$ 990,00 (valor fixo) quando hospedadas no mesmo quarto que um ou dois adultos.

Formas de pagamento

Os valores podem ser pagos em 4X sem juros ou à vista com 5% de desconto. Para fazer sua reserva entre em contato, pelos telefones 11-2307-0767 ou 11-3165-6145.

Nossos preços não incluem

- Passagem e taxas aéreas
- Despesas pessoais
- Refeições não descritas como inclusas
- Outras atividades que não as estritamente especificadas no roteiro.

Sobre o ProjetoCultura

O ProjetoCultura é um empreendimento inovador, que tem como objetivo propiciar – com uma linguagem clara e acessível - a disseminação do conhecimento, por meio de cursos e viagens culturais guiadas, desenvolvidos por conceituados especialistas. Esse espaço cultural é parceiro da Fundação Ema Klabin e foi idealizado por Philippe Racy Takla, doutorando e Mestre em Arqueologia pelo MAE/USP (Museu de Arqueologia e Etnologia). Sua sede funciona no mesmo endereço da Fundação, (Rua Portugal, 43- Jardim Europa- São Paulo), onde são ministrados os cursos.

Sobre a Fundação Ema Klabin

A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin abriga uma coleção com mais de 1500 peças, vindas de quatro continentes e diversas civilizações. Há gravuras de Rembrandt, pinturas de Chagall, figuras chinesas em terracota e um belo jardim projetado por Burle Marx..


Posted by Gilberto Vieira at 4:34 PM

Arte e Cultura no Brasil – Crises e Saídas com Frederico Coelho no MAM, Rio de Janeiro

Arte e Cultura no Brasil – Crises e Saídas

Professor: Frederico Coelho

O objetivo do curso é analisar como, nos últimos cinqüenta anos, o Brasil constituiu para seus artistas e profissionais da cultura um campo autônomo de ação e criação – ligado mais ao mercado e à auto-gestão de recursos do que ao Estado, modelo predominante na primeira metade do século XX – e como esse campo autônomo desenvolveu uma série de formas coletivas de atuação que, sempre contra crises e falta de recursos, possibilitaram alguns dos modelos e soluções para os desafios de nosso tempo, ou seja, o século XXI.

Mídias independentes, filmes de baixo orçamento, peças feitas em mutirão, discos gravados por diversos artistas, coletivos culturais, rasura do papel do autor, investimento em “economias criativas”, todas essas experiências hoje em voga encontram-se espalhadas em outros momentos de nossa história cultural. Ao estudá-las, será feito um diálogo com os desafios que encontramos hoje – uma época plena de possibilidades, meios e tecnologias e ainda carente de recursos e certezas profissionais.

Inscrições até 06 de junho de 2011. 7 de junho a 12 de julho de 2011

Taxa de Inscrição: R$50

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ
Av Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
21-2240-4944/4899 ou mam@mamrio.org.br
www.mamrio.org.br

Ementa:

AULA 1 - Perspectiva geral do curso
História cultural brasileira e os desafios da arte no país ontem e hoje.

AULA 2 - Arte, técnica, reprodutibilidade
Texto de leitura: Walter Benjamin: “A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica”.

AULA 3 - Modernismos e modernidades no Brasil
Textos:
- Oswald de Andrade: “Manifesto da Poesia Pau Brasil” e “Manifesto Antropofágico”.
- Eduardo Viveiros de Castro: “Entrevista”, in COHN, Sergio, REZENDE, Renato e CESARINO, Pedro. Azougue – edição especial 2006-2008. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.

AULA 4 - Museus e Vanguardas: construtivismo brasileiro e renovação do sistema da arte

AULA 5 -Arte, cultura e dinheiro: como financiar a utopia?
Textos:
- Glauber Rocha: “Economia e técnica” in Revisão do Cinema Novo. São Paulo: Cosac e Naify, 2003, pp. 167-176
- Ronaldo Brito: “Análise do Circuito”, in Malasartes, n°1, 1975.
- Pablo Capilé: “Entrevista” (Articulador do Circuito Fora do Eixo), in: Produção cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2011.

AULA 6 - Arte, web e tecnologia: impasses e saídas

Posted by Gilberto Vieira at 2:23 PM

maio 23, 2011

Arte Contemporânea entre poética e política com Dária Jaremtchuk no Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo

Arte Contemporânea entre poética e política

Professora: Dária Jaremtchuk

A questão da insuficiência da estética como produtora de significado, que tornou-se relevante no universo das artes visuais desde a década de 1960, é discutida no curso, tendo como base as relações da produção artística com outras práticas sociais e temas como a arte não colecionável e os deslizamentos entre história e ficção, com destaque para obras de Thomas Demand, Atlas Group, Ai Weiwei e Jeff Wall, entre outros.

Período de realização: 6, 13, 20 e 27 de junho, segundas-feiras, 16 às 18h

Valor: R$170
Descontos: 20% para estudantes e professores, 40% para terceira idade e 30% para Associação de Amigos do Maria Antonia

Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antonia 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3123-5213 / 5214 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia

Inscrições
Centro Universitário Maria Antônia
3° andar – sala de cursos
Segunda a sexta, 10-18h

Programa
6 de junho: Dispositivos poéticos e políticos nos trabalhos de Ai Weiwei
13 de junho: Arte não colecionável: Isidoro Valcárcel Medina
20 de junho: Fotografia, pintura e montagem: Jeff Wall e Thomas Demand
27 de junho: Entre a história e a ficção: Atlas Group

Sobre Ministrante
Dária Jaremtchuk é professora da EACH-USP e da ECA-USP. Publicou Anna Bella Geiger: passagens conceituais (C/ Arte, 2007) e organizou Arte e política: situações (Alameda, 2010).

Posted by Gilberto Vieira at 4:49 PM

ARTEFORUM na UFRJ, Rio de Janeiro

ARTEFORUM

A atividade cultural, promovida pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, tem o objetivo de reunir a reflexão teórica e a produção artística de estudantes da UFRJ e de outras universidades, além de apresentar jovens artistas e grupos que já começam a despontar na cena cultural. O evento tem o apoio do Banco do Brasil, da CAPES, do CNPq, da FUJB, e da Globo Universidade.

Serão realizadas exposições, conferências, interferências, performances, intervenções e ocupações. Sempre tendo como foco a questão da transversalidade e as intersecções na arte por meio de suas diversas linguagens como a música, a literatura, as artes plásticas, o cinema, a televisão, o vídeo, a dança e o teatro, bem como pelo uso de suas ferramentas multimídia e das novas tecnologias.

4 e 5 de junho de 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus da Praia Vermelha
Avenida Pasteur 250, Praia Vermelha, Rio de Janeiro – RJ
Realização: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Patrocínio: Pró-Reitoria de de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), Superintendencia Geral de Administração e Finanças (SG-6), Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Globo
Universidade, Banco do Brasil, CAPES, CNPq, FUJB.
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), Prefeitura UFRJ, Escola de Comunicação, Escola de Belas Artes, Escola de Música, Instituto de Economia, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Faculdade de Educação, Curso de Direção Teatral, Central de Produção Multimídia e Setor de Extensão da ECO, Escola de Educação Física e Desportos, Casa da Ciência, Instituto de Psiquiatria, GraficaUFRJ, Divisão de Transporte UFRJ.

Programação

DIA 4 - sábado

10h - Abertura: Beatriz Resende e Denilson Lopes (Curadores)
Cristiane Costa (Curadora do Núcleo de Literatura Digital)
Ângela Leite Lopes (Curadora do Núcleo Performance)
Katia Maciel (Curadora do Núcleo Transcinema)
Samuel Araújo (Curador do Núcleo Paisagens Sonoras)
Glória Ferreira (Curadora do Núcleo Instalações)
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

10h às 14h – Workshop de Criação Literária: a construção da narrativa dinâmica e como
publicá-la na internet , com Ana Paula Maia – Núcleo Literatura Digital
Introdução à história do folhetim e à abordagem prática de uma construção narrativa,além de sua adaptação para a web. Utilizando a ferramenta blogspot, os alunos criarão uma história durante a aula e, por fim, irão publicá-la na internet em capítulos curtos em série.
Local: Sala 206 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

10h às 14h – Oficina Narrativa para HQ, com Octávio Aragão – Núcleo Literatura Digital
A produção de uma série de cinco sequências de histórias em quadrinhos de três quadros,
desenhados ao vivo pelo quadrinista durante a apresentação, servirá à demonstração do
processo de compreensão e leitura de uma sequência de HQ. Com base em textos de Violette
Morin, Scott McCloud, Will Eisner e Moacy Cirne, o artista demonstrará que o desenho,
independentemente de sua qualidade técnica, pode ser adaptado à necessidade narrativa de
qualquer comunicador.
Local: Sala 210 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

11h30 às 12h30 - Intervenção crítica de Daniel Link, “Arte y técnica hoy: Youtube, el Neolítico superior” [Arte e técnica hoje: YouTube, o Neolítico superior]
Eric Hobsbawm uma vez afirmou que o período pós-guerra (e com maior intensidade a década
de 1960 e a cultura a ela associada, a cultura pop) era equivalente ao Neolítico. Poder-se-ia pensar que, em efeito, as transformações tecnológicas envolvidas em ambos os períodos são de tão vasto alcance e transformam de maneira tão radical a qualidade do viver que as experiências dessas eras poderiam ser comparáveis. Mas se poderia assinalar, ao menos, uma diferença: o Neolítico marchou para a escritura (quer dizer, para seu próprio fim), enquanto a cultura pop marcha para o YouTube (quer dizer, para sua perpetuação indefinida).
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

14h às 18h - MixLit: Oficina de Mash-Up e Remix Literário, com Leonardo Villa-Forte –
Núcleo Literatura Digital
Reconstrução literária e novas práticas de criação são propostas a partir da leitura e da internet numa relação de contaminação entre textos/livros e novas mídias, através de intervenções práticas nos conteúdos e formas dos textos. A ação remete à remixagem de músicas por DJs e toma em consideração uma visão de literatura como um jogo, onde o papel do leitor é o de um co-criador que dialoga, inseparavelmente, com os textos e com suas inclinações pessoais. Como disparador da oficina, temos o trabalho realizado pelo site http://mixlit.wordpress.com e a produção e debate de textos semelhantes aos do MixLit, organizados pelos participantes sob orientação do ministrante.
Local: Sala 206 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

14 às 18h – Gamerama Workshow: coletivo de desenvolvimento de narrativas para jogos, com
Guilherme Xavier e Arthur Protásio – Núcleo Literatura Digital
O evento é uma introdução à prática de criação e de desenvolvimento de jogos para jovens, por meio da metodologia lúdica de produção de histórias com atividades dinâmicas e objetivas. Serão apresentadas as ferramentas básicas de criação (argumento, imagem e interação), com a realização de uma narrativa completa pelo grupo.
Local: Sala 210 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

14h às 16h – Sequência de Intervenções - Núcleo Performance
“Cena para um figurino 2”, de Desirée Bastos, com Suzana Nascimento
Projeto de performance que propõe interdisciplinaridade entre artes plásticas e teatro por meio de um figurino-instalação. No centro de sua ideia está a criação de cenas a partir da interação do intérprete com o figurino, além da modificação do espaço pela ligação direta do figurino com o ambiente por meio de cabos. A criação de espacialidade se dá pelas linhas que desenham o espaço enquanto o performer cria as cenas pela interação com a veste. A intervenção possui uma forma abstrata, maleável, ligada ao espaço por elásticos e funciona como uma obra aberta, podendo ser modificada a partir do momento em que é vestida.
Local: Hall do Instituto de Economia

"Caixa preta", coreografia de Lara Seidler e Patrícia Pereira, performance de Lara Seidler
Naquele pequeno lugar escuro o mundo não pode me ver. Ali, eu me escondo da razão e deixo
os pensamentos e o corpo perambularem livremente.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

"A gente muda...", encenação de João Saldanha, atuação de Maria Alice Poppe e direção
musical de Tato Taborda
Tendo como ponto de partida experimento coreográfico em que contracena com Angel Vianna,
o duo "...qualquer coisa a gente muda", Maria Alice Poppe, agora no solo "A gente muda...", reencontra o sentido de supressão como motivador da cena.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

"Uma fala de 29 min sobre performance na rua seguida de conversa sem fim", com Eleonora
Fabião
Desde 2008, Eleonora Fabião vem realizando séries de performances em ruas e praças de
grandes cidades – “Ações Cariocas”, “Ações Berlinenses”, “Ações Bogotanas”, “Ações
Fortalezenses”, “Peça Linha-Nova Iorque”. A proposta é sair da caixa preta do teatro ou branca da galeria e ocupar o espaço urbano. Realizar ações dissonantes o suficiente para desnaturalizar corpos, comportamentos e meio e, ao mesmo tempo, inclusivas, demoradas e precárias o bastante para que não se tornem espetaculares. Nesta fala serão apresentadas algumas das ações realizadas, suas motivações (políticas, estéticas, teóricas) e as estratégias dramatúrgicas. Conversar sobre essas performances em festivais, encontros e eventos artísticos tem sido parte fundamental do projeto.
Local: Cantina do Instituto de Economia

15h às 16h - Divino Futurista, com Fernando Mendonça – Núcleo Paisagens Sonoras
Participação especial: Caixeiras do Divino
O festejo do Divino, forma do catolicismo arcaico, deu origem a diversas práticas da música popular brasileira. Em Divino Futurista,Fernando Mendonça apresenta uma releitura da tradição em uma versão pop-contemporânea onde os instrumentos utilizados nas antigas festas são reconstruídos com materiais alternativos, pintados pelo artista plástico e incorporados a um repertório musical em que ele retrata o homem pós-moderno em seu cotidiano, com cortejos, danças e o “toque” das caixas.
Local: Jardins da Fachada e Átrio do Fórum de Ciência e Cultura

16h às 18h – Silencioso aspecto das coisas - concepção de Laura Lima com apresentação do DJ LUKS – Núcleo Transcinema
Um DJ totalmente surdo toca sua música. A apresentação dura cerca de duas horas.
Local: Salão Pedro Calmon

16h30 às 18h – VÍDEOMÚSICA, Nanda Bessa – Núcleo Paisagens Sonoras
O desenvolvimento das novas tecnologias tem permitido cada vez mais o acesso do artista aos meios de produção e contato direto com o público pela internet e por equipamentos digitais como câmeras e celulares. A proposta desse trabalho é a produção de dez miniclipes musicais para exibição e reflexão sobre os novos suportes, processos de criação, registro e difusão musical.
Local: Sala 203 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

17h às 21h – Sarau de Avatares e Heterônimos, com direção de Jaqueline Rodrigues de Souza
Raymundo. Com João Paulo Cuenca, Márvio dos Anjos, Ramon Mello, Betina Kopp, Ismar
Tirelli Neto e Cecília Giannetti - Núcleo Literatura Digital
Não será um encontro qualquer, em que os escritores recitam suas poesias e contos. No sarau high tech, que mistura literatura, teatro e software, autores/atores vão contracenar com seus avatares nas telas, dialogando com heterônimos, personagens e alter egos inventados para dar conta de suas fantasias.
Direção do Sarau: Jaqueline Rodrigues
Local: Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha, na ECO)

18h às 19h - Intervenção crítica de Jorge La Ferla, “El video en la historia de las artes audiovisuales" [O vídeo na história das artes audiovisuais] - Núcleo Literatura Digital
Uma arqueologia dos meios a partir de uma reflexão sobre a videoarte em sua especificidade
tecnológica, suas variáveis discursivas e sua relação com os outros meios. A imagem eletrônica e seus usos artísticos, da sala obscura e seu traslado aos espaços de arte. Uma viagem por seus míticos começos até seu hibridismo com a televisão, com o cinema, com o digital e sua adesão à arte contemporânea em um presente pós-vídeo.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

18h às 21h – Workshop “Fundamentos da Arte Digital” (e-Sense LAB), com Richard Colson -
Núcleo Literatura Digital
Introdução às ferramentas de código aberto para computação física e de programação para
artistas. O seminário será uma oportunidade para os iniciantes de utilizar aplicativos de código aberto para compor aplicações que detectem mudanças físicas no meio ambiente imediato. Mostrará como captar os dados após a detecção e como usá-los para controlar motores, controles de luz ou projeções em uma tela e será focado na plataforma de prototipagem aberta Arduino, baseada em hardware e software de uso fácil e flexível. Também cobrirá o desenvolvimento do ambiente de código livre de processamento para fazer a interface com o Arduino. Conteúdo: dados RFID (Radio Frequency Identification), Range Ultrasonic Finders, trabalhando com pequenos grupos. A oficina também vai ajudar os interessados a conhecer a quantidade de informação disponível por meio de comunidades e grupos na internet.
Local: Sala 213 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

19h - Intervenção Guarda-Chuvas Sonoros, de Romano - Núcleo Instalação
Anônimo passeia entre o público com guarda-chuva que emitem sons de chuva.
Local: Arredores do Teatro de Arena Carvalho Netto

19h30 às 20h - Intervenção - Núcleo Performance
Performance "Somos românticos-punks, pierrôs-pós-modernos!", encenação de Ivan
Sugahara, assistência de Guilherme Delgado, iluminação de José Geraldo, figurinos de Desirée Bastos, com Ana Abbott, Elisa Pinheiro e Laila Garin. Participação especial de Perebah & Jair.
Trabalho inédito, criado especialmente para o evento. A performance, que conta com três
atrizes - Ana Abbott, Elisa Pinheiro e Laila Garin - e participação especialíssima da dupla funk Perebah & Jair, aborda o amor contemporâneo, utilizando textos de Arnaldo Jabor. O título foi extraído de uma de suas crônicas. A tentativa é falar sobre os sentimentos que perpassam o espírito amoroso do nosso tempo, com suas promessas de liberdade e seus enganos. A ideia é colocar o público no centro do teatro de arena e fazer uma espécie de arena invertida, com a ação acontecendo ao seu redor. E, deste modo, trazer os espectadores para dentro da performance, para que possam vivenciá-la junto com os intérpretes. Músicas, projeções de vídeo e efeitos de luz serão amplamente utilizados.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

20h às 21h - Intervenção crítica de Ana Maria Ochoa, "Naturaleza, tecnología, sonido e
imagen en el Caribe colombiano: repensar la noción de patrimonio intangible como recurso
político” [Natureza, tecnologia, som e imagem no Caribe colombiano: repensar a noção de
patrimônio intangível como recurso político]
A ideia de que a cultura é um recurso para atingir fins políticos se acentuou na última década. No caso do reconhecimento de práticas associadas à cultura popular, esse processo,
frequentemente, implica um ajuste das definições do que é cultural que permitam elaborar
estratégias de reconhecimento público, tais como adaptar-se às noções de patrimônio
intangível propostas pela Unesco. No entanto, a adoção de tecnologias de produção midiática contemporâneas por parte de distintos grupos, seja para autorrepresentar-se ou simplesmente para autoproduzir suas próprias imagens e sons, frequentemente vai contra esses processos de objectualização folclorizante da cultura e tem muito mais a ver com o que a antropologia recente tem chamado de um reordenamento dos sentidos e que Rancière chama de uma “redistribuição do sensível”. Encontramos ainda certas lógicas que não separam o tecnológico, o cultural e a natureza e que, embora esteja claro que utilizam a cultura como recurso político, seu sentido de articulação primordial, incluindo o político, não passam pelas evidentes estratégias instrumentais. Aqui a palavra sentidos apela não só à benjaminiana transformação do sensório através das tecnologias, mas também a lógicas estéticas e míticas da relação entre tecnologia, arte e cultura. Esta intervenção se centra em ideias buscam trabalhar simultaneamente em duas experiências muito diferentes da costa colombiana do Caribe: a autopromoção da música champeta em Cartagena das Índias e a produção de audiovisuais como mecanismo de defesa do território entre os indígenas da Serra Nevada de Santa Marta.
Embora, indubitavelmente, ambos os processos recorram à relação entre arte e tecnologia
como um recurso de mobilização política, as estratégias de sentido da relação passam melhor por uma reconceitualização entre arte, tecnologia e espaço, seja este o espaço urbano da champeta ou aquele da natureza do mundo audiovisual indígena. Parte da apresentação será feita através de meio audiovisual.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

ATIVIDADES PERMANENTES

NÚCLEO LITERATURA DIGITAL
10H ÀS 22H

Mil Casmurros, a leitura coletiva de Machado de Assis
Atividade baseada em projeto homônimo, realizado pela TV Globo em 2009, para a divulgação
da minissérie Capitu. O projeto original foi premiado em Cannes.
Local: Hall do Instituto de Economia

Exposição Paisagens Urbanas Quase sem Paisagens – Street Poetry, de Alberto Pucheu
A exposição reúne fotografias de frases encontradas escritas em paredes e muros das ruas de cidades como Rio de Janeiro, São Luís e Lisboa, expandindo o campo do poético e do teórico às artes visuais, formando uma espécie de cidade-livro.
Local: Galeria Vitrine (Escola de Comunicação)

NÚCLEO TRANSCINEMA: DESFAZER/REFAZER
10H ÀS 22H

Artistas são convidados a desfazer e a refazer seus trabalhos na relação com o espaço.
Local: Salão Pedro Calmon

VIDEOART SYSTEM: RIO 40°, do Coletivo Filé de Peixe
Seleção ao vivo de trabalhos de videoarte, tendo como foco principal a produção de jovens
artistas do Rio de Janeiro.

Toucados (mixed media, 2011), de Gláucia Mayer
Série de trabalhos onde objetos assumem cabelos que são penteados ou adornados.

Atempo [cinema] – (vídeo, 2007-2008), de João Modé
Uma sequência de 12 filmes curtos é projetada numa pequena estrutura feita de papelão que
remete a um cinema ou um palco. Os filmes – que retratam a passagem do tempo – foram
feitos numa ilha na Bretanha, durante residência do artista no outono de 2007, quando a ilha estava semideserta.

Effort (vídeo, 2009), de Julia Pombo
Exercício físico ou mental, tentativa. Tensão, concentração, construção e desconstrução.
Esforço.

Silencioso aspecto das coisas (2011), concepção de Laura Lima com apresentação do DJ LUKS.
Um DJ totalmente surdo toca sua música. A apresentação dura cerca de duas horas.

Quem desliza é o espaço para o corpo que vem (instalação fotográfica, 2011), de Luiza
Crosman
Direção e vertigem do caminho. Relação de trânsito entre o corpo e o espaço.

Isso (Taça de Cristal) e Isso (Taça Azul) (vídeos em organismo maquínico, 2008), de Mariana Manhães
A artista apresentará duas obras em que vídeos de taças que falam comandam sons e
movimentos na obra. Os trabalhos serão interconectados, ou seja, funcionarão como dois
organismos em simbiose.

Des-limite (vídeo, 2006), de Waléria Américo
Descer repetidas vezes de um andar a outro de um prédio, por meio do inusual recurso de uma escada externa instalada de modo a ligar duas janelas. Proposição para experimentar o deslimite entre corpo e cidade, dentro e fora, risco e segurança.

NÚCLEO INSTALAÇÕES
10H ÀS 22H – INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

Na área externa, em frente ao portão da Av. Pasteur com a Av. Venceslau Brás:
Bus 1, de Helio Branco
Uma kombi da UFRJ é emaranhada com fitilhos que se estendem em diversas direções no
espaço envolvendo também outros objetos.

No hall de entrada do Fórum, em frente ao jardim interno da Escola de Comunicação:
Chuveiro sonoro, de Romano
Um chuveiro de aço instalado no meio do caminho emite sons de cantores anônimos durante o
banho.

No Laguinho - Jardim interno da Escola de Comunicação:
Arquitetuvore(a). Projeto Muro, de AoLeo (Leonardo Motta)
Um muro de barbante é tecido entre duas árvores.

Balaio de gatos, de Ronald Duarte
Uma grande malha translúcida feita com trama de fitas de garrafa PET flutua no espaço entre as árvores.

No chafariz do Laguinho:
A fonte, de Bruno Miguel
Intervenção com terra, sementes germinadas e tacos de madeira na fonte desativada.

Na Sala 111 da Escola de Comunicação:
Onde os olhos alcançam, de Analu Cunha
Projeção do vídeo digital realizado pela artista especialmente para o ArteFórum no campus
Praia Vermelha da UFRJ.

Na Sala 113 da Escola de Comunicação:
Furta Cor, de Gustavo Prado
Projeções sobre diversas camadas de tecido translúcidas suspensas no ar.

Na Sala 115 Escola de Comunicação:
Fotografias da Série 4 elementos, de AoLeo (Leonardo Motta)

1000 pássaros para o Rio de Janeiro, de Rosana Ricalde
1000 imagens de pássaros impressas sobre papel de pipa cobrem a parede. As folhas de papel
podem ser levadas pelo público durante o evento.

No antigo Bandejão, ao lado da Central da Produção Multimídia (CPM):
Instalação Cartazes Arapuca, com o Coletivo Gráfico
Intervenção com cartazes lambe-lambe e impressos em serigrafia.

10h às 22h – A Livraria da UFRJ ficará aberta durante todo o evento


DIA 5 - domingo

10h às 11h - Cyclophonica Paisagem Sonora Carioca Desemboca no ArteFórum – Núcleo
Paisagens Sonoras
A Cyclophonica, única orquestra de câmara de bicicletas do mundo, consiste em um conceito de grupo musical e de ambiente de projeção artística no qual os músicos se locomovem em
bicicletas convencionais, tocando arranjos e instrumentos especialmente elaborados e
adaptados. Música é a mais difundida, universal e estimulante forma de expressão humana;
ciclismo é o mais popular, econômico, ecológico e acessível meio de transporte e lazer no
planeta. Portanto, Cyclophonica é Música e Movimento. A performance é feita de maneira
interativa através de ciclovias, ruas, monumentos, jardins, estradas e cidades. O público pode assumir diversas configurações com relação à formação, tais como estática, caminhando, de bicicleta, de patins e combinações destas. A Cyclophonica tem tocado em palcos, teatros, bienais de música, passeios ciclísticos, eventos ambientais, eventos universitários e festivais de
música internacionais. Foi concebida inicialmente por Leo Fuks, oboísta e professor da Escola de Música, e nasceu praticamente dentro da UFRJ, com seus professores e ex-alunos, na sua maioria. Sua estréia foi em um concerto na Praça Paris em 1999, durante um congresso de Engenharia de Produção.
Nesse evento parceiro, a Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas chegará à Praia
Vermelha finalizando um concerto que será iniciado na Praia do Leme às 9h, seguindo pela
Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, sede antiga do Botafogo Futebol Clube, IPUB (interagindo com o projeto musical local) e chegando ao campus UFRJ na Praia Vermelha.
Nos jardins da fachada do Fórum, às 10h15, uma performance terá início formando um
"carrossel" sonoro, com músicas populares, eruditas, MPB, contemporâneas, com a
possibilidade de convidar os presentes a tocar com o grupo em instrumentos parados ou em
movimento. A Cyclophonica, em seu projeto Paisagem Sonora Carioca, tem o patrocínio Oi e
Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, com apoio do Oi Futuro.
www.cyclophonica.blogspot.com.
Diretor: Leonardo Fuks
Músicos-ciclistas: Leandro Soares, Maíra Freitas, Manoela Marinho, Sheila Zagury, Denise
Padilha, Cosme Silveira, Sérgio Magalhães, Sérgio Naidin, Gabriel Guenter e Leonardo Fuks.
Local: Jardins da fachada do Palácio Universitário

10h às 14h - Workshop de Criação Literária: a construção da narrativa dinâmica e como
publicá-la na internet, com Ana Paula Maia - Núcleo Literatura Digital
Introdução à história do folhetim e à abordagem prática de uma construção narrativa, além de sua adaptação para a web. Utilizando a ferramenta blogspot, os alunos criarão uma história durante a aula e, por fim, irão publicá-la na internet em capítulos curtos em série.
Local: Sala 206 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

10h às 14h - Oficina narrativa para HQ, com Octávio Aragão - Núcleo Literatura Digital
A produção de uma série de cinco sequências de histórias em quadrinhos de três quadros,
desenhados ao vivo pelo quadrinista durante a apresentação, servirá à demonstração do
processo de compreensão e leitura de uma sequência de HQ. Com base em textos de Violette
Morin, Scott McCloud, Will Eisner e Moacy Cirne, o artista demonstrará que o desenho,
independentemente de sua qualidade técnica, pode ser adaptado à necessidade narrativa de
qualquer comunicador.
Local: Sala 210 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

11h30 às 12h30 - Intervenção crítica de Richard Colson , "Sense before Feeling: Working
towards a digital algebra of the senses" [Sentidos antes dos sentimentos: trabalhando em
direção a uma álgebra digital dos sentidos]
A palestra vai descrever os tipos de oportunidades que estão surgindo como resultado de um
novo tipo de enfraquecimento ou supressão das fronteiras entre os sentidos. Novas tecnologias e recentes desenvolvimentos na neurociência estão criando situações em que um sentido pode mesmo tomar o papel de outro e tornar-se seu substituto. Colson tocará nos aspectos da disfunção nos trabalhos da mente no que diz respeito às áreas das sensações, na esperança de que, fazendo isso, poderá jogar luz em relevantes descobertas sobre nosso entendimento da plasticidade no cérebro e de como isso será relevante para o futuro de nossa cultura. A palestra vai ser ilustrada com exemplos oriundos da própria carreira de Colson como artista e também de outros praticantes cujo trabalho seja dependente de um entendimento proprioceptivo da experiência.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

11h30 às 13h - Oficina de construção de Instrumentos Alternativos Coletivos, com
Leonardo Fuks Participação de Leandro Finotti (monitor) – Núcleo Paisagens Sonoras
Construção, operação e performance usando flautas e clarinetas gigantes para grupos,
bambolês sonoros, órgão de tubos humano, carrilhões de sinos, vergalhões e peças cerâmicas.
Dentre a grande variedade de instrumentos musicais que podem ser construídos com poucos
recursos, focalizamos aqueles que podem ser tocados coletivamente e que elucidem sobre seu
funcionamento (e de instrumentos mais complexos), estimulem o interesse na música e
permitam a socialização e a estruturação de um trabalho sonoro comunitário.
No decorrer da oficina, com duração prevista de 90 minutos, exemplificaremos a produção de
alguns destes instrumentos e exercitaremos seu uso.
Local: Sala 203 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

14h às 18h - MixLit: Oficina de Mash-Up e Remix Literário, com Leonardo Villa-Forte – Núcleo Literatura Digital
Reconstrução literária e novas práticas de criação são propostas a partir da leitura e da internet numa relação de contaminação entre textos/livros e novas mídias, através de intervenções práticas nos conteúdos e formas dos textos. A ação remete à remixagem de músicas por DJs e toma em consideração uma visão de literatura como um jogo, onde o papel do leitor é o de um co-criador que dialoga, inseparavelmente, com os textos e com suas inclinações pessoais. Como disparador da oficina, temos o trabalho realizado pelo site http://mixlit.wordpress.com e a produção e debate de textos semelhantes aos do MixLit, organizados pelos participantes sob orientação do ministrante.
Local: Sala 206 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

14 às 18h – Gamerama Workshow: coletivo de desenvolvimento de narrativas para jogos, com
Guilherme Xavier e Arthur Protásio – Núcleo Literatura Digital
O evento é uma introdução à prática de criação e de desenvolvimento de jogos para jovens, por meio da metodologia lúdica de produção de histórias com atividades dinâmicas e objetivas. Serão apresentadas as ferramentas básicas de criação (argumento, imagem e interação), com a realização de uma narrativa completa pelo grupo.
Local: Sala 210 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

14h30 às 15h30 - Intervenção crítica de Steven Shaviro, "The Universe of Things"
A palestra versa sobre o resultado de tomar os objetos, ou as coisas, seriamente: afirmando sua existência independente e reconhecendo que todo objeto ou entidade tem sua própria “perspectiva”. O resultado de tal mudança no pensamento, longe do antropocentrismo, será de que nós devemos considerar a possibilidade de alguma forma de vitalismo ou panpsiquismo.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

16h às 17h - Zecora Ura apresenta o processo de criação de Hotel Medea – Núcleo
Paisagens Sonoras
Hotel Medea é uma colaboração entre Brasil e Inglaterra: Zecora Ura Theatre Network e PersisJade Maravala/Londres. A obra foi elaborada durante quatro anos por uma prática de
treinamento contínuo, e as residências foram feitas em todo o mundo com artistas locais e internacionais em um extenso período de pesquisa e desenvolvimento.
A colaboração nasceu de um desejo de criar o teatro que se estendesse além dos limites
normais de tempo e lugar, insistindo na radical participação, interação e imersão do público. Incorporando performance e música ao vivo, multimídia e tecnologia da comunicação e uma reinterpretação do mito, Hotel Medea desafia noções de teatro. Essa experiência singular dura de meia-noite até o amanhecer. Espaços e percepções são transformados, performer e público festejam juntos o começo da alvorada em um triunfo contra a noite.
Em ArteFórum, a companhia vai abordar, por meio de imagens de vídeo do espetáculo Hotel
Medea, vídeo-link de Londres com projeções, e a demonstração de metodologia de trabalho
compartilhada com o público presente, o processo de criação e a metodologia desenvolvida
para o espetáculo, influenciado por algumas manifestações populares, como o tambor de
crioula e o jongo, e o vasto potencial imaginativo explorado pelo uso de novas tecnologias.
Local: Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha)

17h30 - Filme Spiral Jetty (1970, cor, 32 min)
Filme feito por Robert Smithson sobre sua principal obra de land art, realizada num lago salgado no deserto de Utah (EUA), cujo entorno foi grandemente afetado por operações industriais. Uma abordagem cinematográfica que combina diversos materiais e processos narrativos.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

18h às 19h - Intervenção crítica de Nelson Brissac, Paisagens Críticas
As principais obras de Robert Smithson, um dos mais importantes artistas do pós-minimalismo norte-americano, a partir das relações entre arte, ciência e indústria. Também serão apresentadas intervenções urbanas realizadas no projeto Arte/Cidade, em São Paulo
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

17h45 às 18h - Intervenção, Guarda- Chuvas Sonoros, de Romano - Núcleo Instalação
Anônimo passeia entre o público com guarda-chuva que emitem sons de chuva.
Local: Arredores do Teatro de Arena Carvalho Netto

18h às 21h – Workshop “Fundamentos da Arte Digital” (e-Sense LAB), com Richard Colson –
Núcleo Literatura Digital
Introdução às ferramentas de código aberto para computação física e de programação para
artistas. O seminário será uma oportunidade para os iniciantes de utilizar aplicativos de código aberto para compor aplicações que detectem mudanças físicas no meio ambiente imediato. Mostrará como captar os dados após a detecção e como usá-los para controlar motores, controles de luz ou projeções em uma tela e será focado na plataforma de prototipagem aberta Arduino, baseada em hardware e software de uso fácil e flexível. Também cobrirá o desenvolvimento do ambiente de código livre de processamento para fazer a interface com o Arduino. Conteúdo: dados RFID (Radio Frequency Identification), Range Ultrasonic Finders, trabalhando com pequenos grupos. A oficina também vai ajudar os interessados a conhecer a quantidade de informação disponível através de comunidades e grupos na internet.
Local: Sala 213 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)

20h às 21h - Apresentação “O poço e o pêndulo”, de Nuno Ramos, com a participação especial
de D. Inah e de Eduardo Clima, seguida de debate com Flora Süssekind
Apresentação inspirada num conto de Edgar Allan Poe. Leitura de trechos de livros de Nuno
Ramos, à qual o artista acrescenta as palavras “poço” e “pêndulo”. Estas palavras acionam uma instalação sonora de Nuno chamada Carolina, enquanto Eduardo Clima e D. Inah cantam
sambas.
Local: Teatro de Arena Carvalho Netto

ATIVIDADES PERMANENTES

As atividades permanentes serão as mesmas do dia 4, sábado.

Para saber mais sobre o perfil dos coordenadores e participantes acesse http://www.forum.ufrj.br/index/040511.pdf

Posted by Gilberto Vieira at 3:00 PM

maio 20, 2011

Visita guiada ao Instituto Inhotim com Iara Freiberg, Brumadinho

Visita guiada ao Instituto Inhotim

Ministrante: Iara Freiberg

Durante o passeio, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto um rico acervo de obras de arte (pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações) de artistas nacionais e internacionais (Adriana Varejão, Cildo Meirelles, Vik Muniz, Hélio Oiticica,Paul McCarthy, Zhang Huan etc.), além das belezas naturais do Parque Tropical, onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo e cujo projeto contou com a colaboração do paisagista Roberto Burle Marx.

3 a 5 de junho de 2011

ProjetoCultura Cursos e Palestras
11-3081-5845
www.projetocultura.com.br

O acervo artístico do Instituto Inhotim dispõe de cerca de 500 obras de mais de 100 artistas, que estão espalhadas pelas galerias do Parque Botânico, cercado pela mata nativa. Nesse espaço de 300 mil m² convivem harmoniosamente a arte, a preservação ambiental, a educação e a pesquisa, tornando-se um importante pólo turístico e cultural.

Antes do embarque, no dia 1º de junho, das 18h30 às 20h30, os participantes terão uma aula com a Profa. Iara Freiberg para esclarecer a programação e apresentar com mais detalhes o roteiro desenvolvido. Esse encontro será na Fundação Ema Klabin, parceira do ProjetoCultura, em sua sede localizada à Rua Portugal, 43 (Jardim Europa).

Valor da Viagem

Nossos preços incluem

- Acompanhamento da professora Iara Freiberg e de responsável do ProjetoCultura.
- Todo o transporte citado no roteiro será realizado em uma Van Sprinter, com 14 lugares. Acima deste número utilizaremos um micro-ônibus com capacidade para 27 passageiros. A empresa contratada possui mais de 30 anos de experiência, conta com moderna frota e ótimos motoristas.
- Duas diárias na Pousada Fazenda Nova Estância.
- Todas as refeições (exceto bebidas e sobremesas).
- 2 entradas no Instituto INHOTIM com transporte interno (sábado e domingo).
- A viagem será realizada a partir de um número mínimo de 10 inscritos e máximo de 24.

Preços por pessoa em quarto duplo:

Suíte Simples: R$ 1.790,00
Suíte Standard: R$ 1.890,00
Suíte Master: R$ 1.984,00

Formas de pagamento

Os valores podem ser pagos em 4X sem juros ou à vista com 5% de desconto. Para fazer sua reserva entre em contato, pelos telefones 11-2307-0767 ou 11-3165-6145.

Nossos preços não incluem

- Passagem e taxas aéreas
- Despesas pessoais
- Refeições não descritas como inclusas
- Outras atividades que não as estritamente especificadas no roteiro.

Sobre o ProjetoCultura

O ProjetoCultura é um empreendimento inovador, que tem como objetivo propiciar – com uma linguagem clara e acessível - a disseminação do conhecimento, por meio de cursos e viagens culturais guiadas, desenvolvidos por conceituados especialistas. Esse espaço cultural é parceiro da Fundação Ema Klabin e foi idealizado por Philippe Racy Takla, doutorando e Mestre em Arqueologia pelo MAE/USP (Museu de Arqueologia e Etnologia). Sua sede funciona no mesmo endereço da Fundação, (Rua Portugal, 43- Jardim Europa- São Paulo), onde são ministrados os cursos.

Sobre a Fundação Ema Klabin

A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin abriga uma coleção com mais de 1500 peças, vindas de quatro continentes e diversas civilizações. Há gravuras de Rembrandt, pinturas de Chagall, figuras chinesas em terracota e um belo jardim projetado por Burle Marx.


Posted by Gilberto Vieira at 6:17 PM

Projeto Experiência com Paula Braga, Regina Johas e Ricardo Basbaum, no Itaú Cultural, São Paulo

mistrantes/críticos: Paula Braga, Regina Johas e Ricardo Basbaum

Instituto abre inscrições para receber portfólios de estudantes universitários de Artes Visuais interessados em participar de processo de formação ministrado por críticos, curadores e artistas; até 15 portfólios serão escolhidos. O resultado dessa ação será exibido em uma publicação virtual

Inscrições até 30 de junho de 2011

Itaú Cultural - Núcleo de Educação Cultural
Avenida Paulista, 149 – 4º andar São Paulo – SP – CEP 01311 000
11-2161-18-76 ou www.itaucultural.org.br
Segunda a sexta, 10-18h
A entrega do material pode ser feita pessoalmente ou via correio.
Não serão aceitos portfólios que chegarem ao Itaú Cultural após o encerramento das inscrições. O candidato deve certificar-se junto ao correio sobre as datas de postagem e entrega.

As inscrições para participar do projeto Experiência, promovido pelo Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural, abrem neste dia 11 de maio e serão encerradas no dia 30 de junho. O evento é dirigido a jovens artistas universitários, estudantes do curso de Artes Visuais de qualquer instituição do país, cursando do 5º ao 8º semestre durante o segundo semestre letivo de 2011. O objetivo é estimular a produção e pesquisa de linguagem nas artes visuais e propiciar um maior entendimento sobre os processos criativos, de produção e do mercado da arte contemporânea, além de criar a oportunidade de interação com artistas, críticos e curadores.

A seleção de no máximo 15 portfólios inscritos será feita por Paula Braga, historiadora, curadora e coordenadora desse projeto, que está em sua segunda edição – a primeira aconteceu em 2010, durante a Ocupação Hélio Oiticica – e pela artista multimídia Regina Johas. Desta vez, no entanto, não está atrelado a nenhuma mostra. O também artista multimídia, Ricardo Basbaum fará, ao lado de Regina, sessões de acompanhamento individual e análise de portfólio dos artistas selecionados durante o período de formação, com duração de quatro meses.

Nesse período, os selecionados participam da ação de formação – de 30 de julho a 12 de novembro (sempre aos sábados) – e são colocados em contato com curadores, críticos, galeristas e artistas convidados. Ao final do processo, é publicada uma revista virtual do projeto Experiência, com edição da jornalista e curadora Thais Rivitti, do Espaço 397, com o resultado dos trabalhos realizados.

Para se inscrever, os interessados devem enviar ao Itaú Cultural um portfólio (veja indicações abaixo), com no mínimo três e no máximo 10 imagens de obras e/ou vídeo no formato DVD, currículo, comprovante de matrícula da Universidade em que está cursando Artes Visuais/ semestre, e carta de interesse. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 4 de julho pelo site www.itaucultural.org.br


Sobre os críticos:

Paula Braga: Pesquisadora e critica de arte independente. Mestre em história da arte pela University of Illinois at Urbana (Champaign, Estados Unidos,) e doutora em filosofia da arte pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp). Trabalhou em instituições de arte brasileiras e no museu norte-americano Krannert Art Museum. Seus projetos e publicações concentram-se em arte contemporânea brasileira. Organizou o livro Fios Soltos - A Arte de Hélio Oiticica (Perspectiva)

Regina Johas: Pesquisadora e artista multimídia. Mestre e doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), com especialização em História da Arte pelo Instituto de História da Arte da Universidade de Colônia, Alemanha. Professora Titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no Curso de Artes Plásticas e no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Participou da Triennale de Chamalières (França/2006) e da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira (Portugal/ 2005).

Ricardo Basbaum: Artista multimídia e professor – com atuação em arte contemporânea, critica e teoria da arte. Obteve o título de Master of Arts in Fine Arts no Goldsmith´s College (Universidade de Londres, Inglaterra), e o de mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Instituto de Artes da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo (2002), e da exposição Documenta 12 (Kassel, Alemanha, 2007).

Posted by Marília Sales at 5:18 PM

maio 18, 2011

Novos recursos da pintura com Leda Catunda no Museu Victor Meirelles, Florianópolis

Novos recursos da pintura

Ministrante: Leda Catunda

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá nos dias 13 e 14 de junho, das 19 às 22h, a oficina “Novos recursos da pintura”, com Leda Catunda.

Nos encontros serão discutidas as características da pintura tal como era desenvolvida e compreendida no decorrer do século XX. A partir disso, será trabalhada a ampliação do conceito de pintura através de dois exercícios práticos. Serão avaliadas também as possibilidades de trabalhar a linguagem da pintura sem a utilização de tinta, através de procedimentos como colagem e montagem. Paralelamente será proposta a análise dos portfólios dos próprios participantes.

13 e 14 de junho, segunda e terça, 19-22h

Pré-inscrição até 7 de junho de 2011

Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis
(48) 3222 0692 e mvm.ac@museus.gov.br

Programa da oficina

13 de junho
Prática do exercício de “pintura sem tinta”; introdução teórica, observação na história da arte recente de novas atitudes frente à pintura; início da parte prática;
*** Material requisitado aos alunos(as): tela ou pedaço de eucatex ou compensado, cola branca e materiais variados, coloridos, com imagens, com texturas ou superfícies impressas.

14 de junho
Pintura com procedimento indireto; realização de pinturas que se utilizem de procedimentos indiretos para a criação de imagens e campos de cor, tais como monotipia, carimbo, máscaras, grafite ou impressões.
*** Material requisitado aos alunos(as): tela e tinta, papel cartão, estilete, esponjas, papelão, plástico pvc cristal (0,30 ou 0,40), estêncil, chapa de linóleo e goivas, rolo de esponja.

Ministrante: Leda Catunda é nascida em São Paulo, onde se formou em 1984 em Artes Plásticas na FAAP. Expõe desde 1981 em museus e galerias no Brasil e em diversos países, tendo participado de três edições da Bienal de São Paulo. Vêm desenvolvendo recentemente trabalhos que oscilam em definição entre o que se poderia chamar de pinturas ou de objetos moles, utilizando vários tipos de tecidos e materiais para dar textura e volume. Com procedimentos próximos aos da colagem, através da soma de materiais, recortes, sobreposições e entrelaçamentos, reestrutura a superfície das pinturas em busca de uma poética da maciez. O amolecimento de formas em seus trabalhos decorre da soma de imagens não agressivas orgânicas com o uso da característica mole dos materiais empregados.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo artistas, professores e interessados em artes visuais. Serão 30 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 7 de junho de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 8 de junho.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que comunique com antecedência para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2011, salvo justificativa comprovada da ausência.

Posted by Cecília Bedê at 6:07 PM

maio 13, 2011

Sobre a 54ª. Bienal Internacional de Veneza com Denise Gadelha na Fundação Ema Klabin, São Paulo

Sobre a 54ª. Bienal Internacional de Veneza

Ministrante: Denise Gadelha

O espaço cultural ProjetoCultura, parceiro da Fundação Ema Klabin, realiza nos dias 19, 26 de maio e 2 de junho, das 12h às 14h30, um curso sobre a 54ª. Bienal Internacional de Veneza, evento que acontece entre junho e setembro. As aulas serão ministradas por Denise Gadelha, mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

A Bienal Internacional de Veneza é a mais antiga do mundo e terá como curadora a crítica e historiadora suíça Bice Curiger. O tema dessa edição será ILLUMInations, um jogo de palavras que pretende realçar a problematização das relações entre as identidades nacionais em tempos de globalização.

19, 26 de maio e 2 de junho,12-14h30

Valor: R$400,00 (R$ 200,00 na inscrição mais uma parcela de R$ 200,00)

Fundação Ema Klabin
Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo
Informações no ProjetoCultura: 3081-5845/2307-0767
www.projetocultura.com.br

Posted by Marília Sales at 2:45 PM

maio 12, 2011

Dynamic Encounters - O Processo Criativo na EAV, Rio de Janeiro

Dynamic Encounters -O Processo Criativo

Professores: Agnaldo Farias, Alice Miceli, Brigitte Mayer, Cadu, Charles Watson, Fernando Cocchiarale, Lia Rodrigues, Luiz Alberto Oliveira, Paulo Vivacqua

Curso interdisciplinar dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas ideias seja fundamental.

Inscrições até 8 de agosto de 2011

8 agosto a 30 novembro, segundas e quartas, 19:30h - 21:30h

Valor: R$ 1.980,00 *

Dynamic Encounters
21-2553-3748 / 9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net

Programação:

Agnaldo Farias: Espaço na arte, poesia e música

Alice Miceli: Geração de alternativas

Brigitte Mayer: A onda sem fim

Cadu: Sistemas

Fernando Cocchiarale: Quem tem medo de arte contemporânea?

Lia Rodrigues: Inteligência espacial / corporal

Luiz Alberto Oliveira: Sistemas não lineares

Paulo Vivacqua: Som, Tempo e Matéria

____________________________________________________________________________________

* Formas de pagamento

Cartão de crédito em 4 parcelas de R$ 471,00 , sendo a primeira no ato de inscrição e as próximas a cada 30 dias do pagamento da anterior

Cheque pré-datado - 4 parcelas de R$ 495,00 , sendo a primeira no ato da inscrição e as próximas a cada 30 dias da anterior


Posted by Marília Sales at 3:39 PM

maio 11, 2011

I Simpósio Museologia & Contemporaneidade, Recife

I Simpósio Museologia & Contemporaneidade

Ministrantes: Adolfo Samyn, Albino Oliveira, Ana Cláudia Araújo Santos, Antonio Mota, Bartolomeu Tito de Medeiros, Cristiana Tejo, Débora Assis Mendes, Fabiana de Lima Sales, Francisco de Sá Barreto, Gilson Gemente, Henrique Cruz, Maria Fernanda, Marília Ribeiro, Nara Galvão, Renato Athias, Sérgio Gonçalves Ferreira, Sylvana Maria Brandão Aguiar, Tânia Kaufman

Em razão das comemorações em torno da 9ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM/Minc, o Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco – DAM/UFPE, realizará, o I Simpósio Museologia e Contemporaneidade.

O encontro consiste em um ciclo de palestras e mini-cursos com museólogos, historiadores, educadores e demais profissionais de museus, que tratarão de temas como gestão de acervos, campo profissional, acervos múltiplos, ações educativas e dinâmicas institucionais.

O objetivo do encontro é estreitar relações com as inúmeras instituições museais em Pernambuco, bem como estender para o público em geral a reflexão sobre a profissão de museólogo e suas aplicações na construção do patrimônio encontrado nos
museus e instituições culturais em todo o estado.

Período de realização: 23 a 27 de maio de 2011, 14-19h.

I Simpósio Museologia e Contemporaneidade
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE / Auditório I, 3º andar.
Av. Acadêmico Hélio Ramos, s/n - Cidade Universitária - Campus Recife - PE
eventomuseologiaufpe@gmail.com
museologiaecontemporaneidade.blogspot.com

Programação

23 de maio

16:15h: Abertura: Prof. Renato Athias (UFPE)

16:30-19h: Museus e Gestão de bens culturais
Coordenação: Profª. Tânia Kaufman (Museu sinagoga Zur Israel)
Museu Federal: Prof. Fabiana de Lima Sales (Museu da Abolição)
Museu Privado: Profª Nara Galvão (Instituto Ricardo Brennand)

24 de maio

16:15-19h: Museu:Território Transdiciplinar
Coordenação: Profª. Drª. Marília Ribeiro (UFPE)
Curadoria de arte: Profª. Cristiana Tejo (FUNDAJ)
O Restaurador no Museu: Profª. Débora Assis Mendes (Prefeitura de Olinda)

25 de maio

16:15 -19h: Museologos e práticas museais
Coordenação: Profª. Ana Cláudia Araújo Santos (UFPE)
Museu, Museologia e Pesquisa: Prof. Henrique Cruz (MUHNE-FUNDAJ)
Plano de Conservação de bens culturais: Prof. Albino Oliveira (FUNDAJ)

26 de maio

16:30 -19h Novas propostas museais no cenário Pernambucano
Coordenação: Prof. Francisco de Sá Barreto (UFPE)
Memorial Frei Caneca/Museu do Futebol: Prof. Bartolomeu Tito de Medeiros
Museu Múltiplo: Profª. Maria Fernanda (MUHNE- FUNDAJ)
Museu das Religiões: Prof. Sérgio Gonçalves Ferreira
Museu da Abolição: Adolfo Samyn (MAB)

27 de maio

16:00 -18h Conferência: Sistema de Gerenciamento de Acervos
Museológicos: a experiência do Museu Nacional de Belas Artes
Coordenação: Profª. Sylvana Maria Brandão Aguiar (UFPE)
Palestrante: Prof. Gilson Gemente (Museu Nacional de Belas Artes)

18:00 – 19h Lançamento dos livros:
Inovação cultural e patrimônio - Prof. Dr. Antonio Mota e Prof. Dr. Renato Athias

Posted by Marília Sales at 11:03 AM

maio 6, 2011

Dynamic Encounters - Berlim-Veneza 2011

Dynamic Encounters - Berlim-Veneza 2011

Professores / Equipe: Charles Watson, Eduardo Brandão, Jailton Moreira, Luiz Alberto Oliveira, Solange Hoppen.

Em 2011, o Dynamic Encounters completa 19 anos e realizará uma programação em Berlim e Veneza. Serão 5 dias de trabalho em Berlim com palestras e discussões sobre arte nos principais museus, galerias de arte, ateliês de artistas com ênfase em arte contemporânea. Nos 4 dias de trabalho em Veneza, visitaremos a Bienal além de outros eventos relacionados. A Bienal de Veneza chega a sua 54ª edição com o título de ILLUMInations. A curadoria é de Bice Curiger, que pretende buscar na produção contemporânea a questão da luz como forma de expressão, tendo como ponto de partida o legado do pintor italiano Tintoretto.

04 a 16 de Junho 2011

Dynamic Encounters
21-2553-3748 / 9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net

programação*

sujeito a mudanças
todas as aulas e palestras em português

05 JUN // 14:00 Chegada em Berlim / Dia livre
20:00 Jantar do grupo na Potsdamer Platz

06 JUN // 09:15 Café da manhã
10:15 Saída do hotel
11:00 DAIMLER CONTEMPORARY ART
Private/Corporate VI _ a coleção Juan und Patricia Vergez, Buenos Aires, em diálogo com a coleção Daimler, Stuttgart/Berlin. Com obras de John Bock, Martin Creed, Flavia Da Rin, Leandro Erlich, Olafur Eliasson, Elmgren und Dragset, Alberto Heredia, Gregor Hildebrandt, Alfredo Jaar, Daniel Jackson, Manuela Leinhoß, Daniel Lergon, Michel Majerus, Ana Mendieta, Ernesto Neto, Henrik Olesen, Gabriel Orozco, Patricia Pearson, Alfredo Prior, Tomás Saraceno, Emilio Renart, Rirkrit Tiravanija, Absalon, Ian Anüll, Kirstin Arndt, Enrico Castellani, Krysten Cunningham, Ossi Fink, Adolf Fleischmann, Sylvie Fleury, Raimund Girke, Alfredo Jaar, Tamara K.E., Joseph Kosuth, Jim Lambie, Patricia London Ante Paris, Katja Strunz.
13:00 Almoço
15:00 ATELIER*
20:00 Jantar livre

07 JUN // 08:15 Café da manhã
09:15 Saída do hotel
10:00 GEMÄLDEGALERIE: Coleção importante de pinturas europeias dos séculos XIII ao XVIII, com obras de Van Eyck, Bruegel, Dürer, Raffael,Ticiano, Caravaggio, Rubens, Rembrandt, Vermeer
13:30 Almoço
15:00 NEUE NATIONALGALERIE: Modern Times _ The Collection (1900-1945); El Lissitsky _ Victory over the sun lithographs; Stella & Calatrava _ The Michael Kohlhaas Curtain
20:00 Jantar livre


08 JUN // 08:15 Café da manhã
09:15 Saída do hotel
10:00 HAMBURGER BAHNHOF: Richard Long _ Berlin Circle; Land Art_ Walter De Maria, Robert Smithson, Richard Long, Joseph Beuys, Marinus Boezem, Stanley Brouwn, Jan Dibbets, Barry Flanagan, Hamish Fulton, Michael Heizer, Nancy Holt, Douglas Huebler, Barry Le Va, Dennis Oppenheim, Gerry Schum
13:00 Almoço
14:30 HAMBURGER BAHNHOF; Secret Universe _ Horst Ademeit; Live to tape _ The Mike Steiner Collection at Hamburger Bahnhof; Cory Arcangel _ Here Comes Everybody
19:00 Encontro do grupo
20:30 Jantar livre

09 JUN // 08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 COLEÇAO BOROS; Coleção particular de Christian Boros, instalada num Bunker de 3000 m2 no centro da cidade _ Obras de Michael Beutler, John Bock, Olafur Eliasson, Elmgreen&Dragset, Kitty Kraus, Robert Kusmirowski, Marc Leckney, Manuela Leinhoss, Sarah Lucas, Kris Martin, Henrik Olesen, Manfred Pernice, Daniel Pflumm, Tobias Rehberger, Anselm Reyle, Bojan Sarcevic, Santiago Sierra, Florian Slotawa, Monika Sosnowska, Katja Strunz, Rirkrit Tiravanija.
12:30 Almoço
14:00 DEUTSCHE GUGGENHEIM; Yto Barrada
16:00 ALTE NATIONALGALERIE; Caspar David Friedrich
20:00 Jantar livre

10 JUN // 08:00 Café da manhã
09:00 Saída do hotel
10:00 COLEÇAO HOFFMANN; Coleção particular de Erika e Rolf Hoffmann_ Obras de Gruppe Zero, Frank Stella, Bruce Nauman, Mike Kelley, Fred Sandback, Katarzyna Kozyra, Hiroshi Sugimoto, Fang Lijun, Bill Beckley, Marcel Broodthaers, Günther Förg, Isa Genzken, Nan Goldin, Felix Gonzalez-Torres, Georg Herold, François Morellet, Ernesto Neto, Hermann Nitsch, Arnulf Rainer, Gerhard Richter, Andy Warhol, Franz West, Jean Michel Basquiat.
12:00 Almoço
13:30 ME COLLECTORS ROOM: All Cannibals _ com obras de Makoto Aida, Pilar Albarracin, Gilles Barbier, Norbert Bisky, Michaël Borremans, Patty Chang, Jake & Dinos Chapman, Erik Dietman, Wim Delvoye, Marcel Dzama, Renato Garza Cervera, Will Cotton, James Ensor, Camille de Galbert, Francisco de Goya, J. J. Grandville, Pieter Hugo, Melissa Ichiuji, John Isaacs, Oda Jaune, Michel Journiac, Dana Schutz, Sandra Vasquez de la Horra, Adriana Varejâo, Saverio Lucariello, Frédérique Loutz, Patrizio Di Massimo, Yasumasa Morimura, Philippe Mayaux, Vik Muniz, Wangechi Mutu, Álvaro Oyarzún, Chantalpetit, Giov. Battista Podesta, Odilon Redon, Félicien Rops, Bettina Rheims, Cindy Sherman, Toshio Saeki, Joel-Peter Witkin, Ralf Ziervogel, Jérôme Zonder
16:00 ATELIER*
20:30 Jantar livre

11 JUN // 08:00 Café da manhã
09:00 CHECK-OUT
11:00 TRASLADO AO AEROPORTO
12:30 CHEGADA EM VENEZA
15:00 TRASLADO AO HOTEL
20:00 Jantar livre

12 JUN // 06:00 Café da manhã
09:30 Saída do hotel
10:00 BIENAL_ Giardini: Pavilhões apresentam um artista por nacionalidade, com curadoria do país em questão. Alemanha, Australia, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Egito, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Grécia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Israel, Japão, Polônia, Rússia, Sérvia, Suécia, Uruguai, Venezuela.
13:00 Almoço
14:30 BIENAL_ Giardini
19:00 Encontro do grupo
20:00 Jantar livre

13 JUN // 08:00 Café da manhã
09:30 Saída do hotel
10:00 Scuola di San Rocco / Pinturas de Tintoretto
12:00 Almoço
13:30 Palazzo Grassi; The World belongs to you _ Ahmed Alsoudani, Yto Barrada, Alighiero Boetti, Sergey Bratkov, Frederic Bruly Bouabre, Maurizio Cattelan, David Claerbout, Matthew Day Jackson, Marlene Dumas, El Anatsui, Urs Fischer, Cyprien Gaillard, Adrian Ghenie, Loris Greaud, David Hammons, Nicholas Hlobo, Thomas Houseago, Huang Yong Ping, Jeff Koons, Friedrich Kunath, Louise Lawler, Boris Mikhailov, Farhad Moshiri, Takashi Murakami, Giuseppe Penone, Philippe Perrot, Sigmar Polke, Charles Ray, Thomas Schütte, Rudolf Stingel, Lee Ufan, Joana Vasconcelos, Ger Van Elk, Francesco Vezzoli, Jonathan Wateridge, Sislej Xhafa, Sun Yuan & Peng Yu, Yang Jiechang, Zhang Huan, Zeng Fanzhi
15:30 Punta Della Dogana; In Praise of Doubt _ exposição questionando a ideia de incerteza, nossas convicções sobre identidade. Com obras de Abdel Abdemessed, Marcel Broodthaers, Maurizio Cattelan, Subodh Gupta, David Hammons, Roni Horn, Thomas Houseago, Donald Judd, Edward Kienholz, Jeff Koons, Paul McCarthy, Julie Merhetu, Bruce Nauman, Sigmar Polke, Thomas Shütte,
20:30 Jantar livre

14 JUN // 08:30 Café da manhã
09:30 Saída do hotel
10:00 BIENAL_ Arsenale: Lista de artistas disponível em: http://www.labiennale.org/en/art/exhibition/artists/artists.html
13:00 Almoço
14:30 BIENAL_ Arsenale
20:00 Jantar livre

15 JUN // 08:00 Café da manhã
09:30 Saída do hotel
10:00 Palazzo Fortuny: Michelangelo Penso_ Genetic Circuit. RSBP; Roberta Di Camerino_ The Revolution of Colour; Paolo Ventura_ Automaton
13:00 Almoço
14:30 PEGGY GUGGENHEIM COLLECTION; 1900 – 1961. Italian Art In The Guggenheim Collections_ Mario Sironi and Filippo de Pisis and then the great abstract period with works by Afro, Bice Lazzari, Giuseppe Capogrossi, Emilio Vedova, Alberto Burri, Lucio Fontana, Mirko, Pietro Consagra, Arnaldo Pomodoro.
19:00 Encontro do grupo
21:00 Jantar livre

16 JUN // 15:00 SAÍDA DO GRUPO

* Visitas em negociação em Berlim: Simon Starling, Anri Sala, Janet Cardiff, Olafur Eliasson, Julian Rosefeldt, Candice Breitz, Albert Oelhen, Susan Philipsz, Filipa Cesar, Tacita Dean.


Posted by Marília Sales at 10:42 AM

maio 2, 2011

Chamada de Trabalhos - 10° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#10.ART): modus operandi universal

Chamada de Trabalhos - 10° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#10.ART): modus operandi universal

O Programa de Pós-Graduação em Arte, e suas linhas de pesquisa, Arte e Tecnologia, poéticas contemporâneas, teoria e história da arte do departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes, da Universidade de Brasília, com apoio do Museu Nacional da República, iniciou a chamada de trabalhos para o 10° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#10.ART): modus operandi universal.

O 10° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#10.ART): modus operandi universal comemora 22 anos de existência como evento focado na produção artística que discute a relação entre arte, ciência e tecnologia. Nesse sentido, o #10.ART propõe pensar que o conhecimento não é apenas o que se adquire ou se expressa pela linguagem. Há um conhecimento artístico. Para isso, o #10.ART busca ir além de diferenças culturais, para procurar recorrências, que segundo Lúcia Santaella1, um tal recorte semântico, pressagiando o futuro de uma outra espécie de corpo, nas interfaces do humano e do maquínico, é aquele que, sem dúvida, tem dominado no entendimento do pós-humano.

As inscrições até o dia 2 de junho de 2011, pelo site www.medialab.ufg.br/art


O pesquisador, artista, professor ou estudante interessado em inscrever seu trabalho deve indicar em qual tema ele se insere.


Os temas propostos são os seguintes:


1. Cultura digital.

2.Arte, sociedade e performance.

3.A serviço ou contra a máquina funcional.

4. Arte hoje, processos.

5.Aspectos sociais da Arte.

6.História: ficção ou realidade.


Eventualmente, a Comissão Organizadora do #10.ART poderá remanejar a distribuição das propostas de um grupo temático para outro.

Datas :

1.As inscrições com os resumos deverão ser enviados até o dia 2 de junho de 2011, pelo site www.medialab.ufg.br/art;

2.A notificação de aceite ou não será encaminhada até o dia 20 de junho para o e-mail do autor(a);

3.O texto aceito para apresentação no encontro e publicação dos anais deverá ser encaminhado até dia 10 de julho;

4.O encontro será realizado de 10 a 17 de agosto de 2011, no Museu Nacional da República e no auditório do Departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes, da Universidade de Brasília.

5.A abertura da exposição será no dia 5 de agosto às 19h no Museu Nacional da República.

Posted by Marília Sales at 6:16 PM