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novembro 25, 2019

Arredores da imagem: Anelise Angeli de Carli e Edson Luiz André de Sousa falam no MARGS, Porto Alegre

O quinto encontro do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, cuja programação deste ano tem lugar no MARGS, tem como convidados Anelise Angeli de Carli (PPGCOM/UFRGS) e Edson Luiz André de Sousa (PPGPSI-PPGPSICANÁLISE/UFRGS).

26 de novembro de 2019, terça-feira, às 17h

MARGS - Auditório
Praça da Alfândega s/n, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Capacidade: 60 lugares (por ordem de chegada)

ARREDORES DA IMAGEM

“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.

Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.

ARGUMENTO GERAL

Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.

PROGRAMAÇÃO 2019
> 16/07/19: Juremir Machado da Silva
> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos
> 17/09/19: Roger Lerina
> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan
> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa
> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla
> Peça teatral El juego de Antonia, com Luciana Paz e Sergio Lulkin (horário e local a definir).

SOBRE OS PARTICIPANTES

Anelise de Carli é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), com bolsa CAPES e estágio de pesquisa (CAPES/PDSE) no Institut de Recherches Philosophiques (IRPhiL) da Université Jean Moulin Lyon 3. Mestre em Comunicação e Informação e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Imaginalis - Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS) desde 2014, filiado ao Centre des Recherches Internationales sur l'Imaginaire (CRI2i). Estuda a cultura visual através das teorias da imagem e do imaginário. Interessa-se pela discussão epistemológica, pela proposta decolonial, pela visão ecológico-complexa e pela desconstrução da branquitude. É associada e co-fundadora da instituição de ensino sem fins lucrativos Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), com sede em Porto Alegre. Atua paralelamente como artista visual, principalmente com fotografia autoral e publicações independentes.

Edson de Sousa possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), especialização em filosofia pelo PPG Filosofia - UFRGS, mestrado em Psicanálise e Psicopatologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1989) e doutorado em Psicanálise e Psicopatologia - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993). Atualmente é professor titular do departamento de psicanálise e psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduação em Psicanalise - Clinica e Cultura (UFRGS), Professor do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP - Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Politica/UFRGS Tem desenvolvido trabalhos em torno da articulação psicanálise e arte e também pesquisado o tema das utopias. Membro do GT Psicanalise: Politica e Cultura, Membro do LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (PUC-RJ), Membro do Grupo de Pesquisa Sujeito, Sociedade e Política (USP), Membro da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (UERJ), Pesquisador do grupo Outrarte - estudos entre arte e psicanálise - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, Membro do GT Literatura e Utopia - UFAL, ,Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA- USP), Membro da Utopian Studies Society (Europe), Membro correspondente do grupo de pesquisa Pândora - Psychanalyse et Art - Université de Paris VII (França), Membro do Nucleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema-UFRGS, Professor visitante em 2006 da Deakin University - Melbourne . Professor visitante em 2007 do 17, Instituto de Estudos Criticos - Cidade do Mexico. Pesquisador visitante na DePaul University - Chicago em abril de 2012, Pós-doutorado em Paris 2009-2010 na Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS).

Posted by Patricia Canetti at 12:12 PM

novembro 21, 2019

Programa de orientação de projetos em artes visuais do CPF do Sesc - Inscrições

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc está com inscrições abertas para o Programa de orientação de projetos em artes visuais. Voltado para artistas em início e meio de carreira, com ênfase na interlocução de práticas artísticas na área de artes visuais, o programa tem como objetivo o aprofundamento na leitura da obra dos artistas participantes, assim como desenvolver a capacidade crítica dos artistas, tanto em relação à própria obra como à de outros participantes.

Inscrições até 12 de dezembro de 2019 PRORROGADAS até 27 de janeiro de 2020

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto 285, 4º andar, São Paulo
11-3254-5600
Segunda a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 9h30 18h30

A candidatura para uma vaga pode ser feita até o dia 12 de dezembro por meio do envio dos seguintes dados para o email opav@cpf.sescsp.org.br: dados pessoais (nome completo, RG e CPF, e-mail, data de nascimento, endereço residencial, telefones para contato); Portfólio com até 10 imagens, ficha técnica completa das obras, links de vídeos; Currículo Vitae; Carta de motivação/intenção (máximo de 1 página).

Sobre o programa

Buscando ampliar as ferramentas críticas e investigativas dos artistas em formação, o programa se propõe a analisar e discutir com profundidade as pesquisas e produções individuais dos artistas por meio de leitura de obras realizada pelos orientadores, Ana Paula Cohen e Gustavo Torrezan, seguida de discussão em grupo.

Os encontros semanais acontecem em formato de seminários críticos e são pautados na apresentação da obra de cada um dos participantes, assim como na discussão de textos filosóficos, literários, teóricos, propostos pelos orientadores no início do curso. Dessa forma, desenvolve um aprofundamento crítico das produções apresentadas, exercitando a capacidade de leitura das obras a partir de elementos formais e conceituais.

O Programa conta ainda com uma programação de falas públicas mensais, com a participação de artistas e pensadoras/es convidadas/os, criando um repertório comum e um pensamento conjunto no decorrer dos cinco meses de encontros, apresentando práticas artísticas contemporâneas contundentes e questões urgentes no contexto atual para nossa discussão.

Cronograma
De 10 de março a 28 de julho de 2020
Terças, das 14h às 18h
Dias 31/3, 28/4, 26/5, 30/8 e 28/7, 19h às 21h30

Março
10/03, terça-feira das 14h às 18h: Apresentação do programa;
17/03, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
24/03, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
31/03, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro Aberto: Práticas de re-existência: relações entre arte e ativismo.
Com Virginia de Medeiros e Suely Rolnik.
Mediação: Ana Paula Cohen.

Abril
7/4, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
14/4, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
28/4, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro Aberto: Práticas de fabulação: o literário na criação de novos mundos.
Com Rivane Neuenschwander e Veronica Stigger.
Mediação: Ana Paula Cohen.

Maio
5/5, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
12/5, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
19/5, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
26/5, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro Aberto: Sistemas instituintes de revezamentos discursivos.
Com Ricardo Basbaum e Keila Kern.
Mediação: Gustavo Torrezan.

Junho
2/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
9/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
16/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
23/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
30/6, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro aberto: Afrobrasilidades: entre visibilidades e apagamentos.
Com Ayrson Heráclito e Renata Felinto.
Mediação: Gustavo Torrezan.

Julho
7/7, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
14/7, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
21/7, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
28/7, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro aberto: Tecido urbano e biopolítica.
Com Raquel Garbelotti e Julia O’donnel.
Mediação: Ana Paula Cohen.

*Os encontros públicos poderão sofrer alterações.

Candidatura, Seleção e inscrição

Até 12/12: Candidatura através de envio de: Dados pessoais (nome completo, RG e CPF, e-mail, data de nascimento, endereço residencial, telefones para contato); Portfólio com até 10 imagens, ficha técnica completa das obras, links de vídeos; Currículo Vitae; Carta de motivação/intenção (máximo de 1 página) para o email opav@cpf.sescsp.org.br

27/1/2020: Divulgação dos selecionados;

28/1/2020 a 31/1/2020: Inscrição para os selecionados;

10/3/2020: Início dos encontros.

Atestado de Conclusão

O certificado será concedido pelo Sesc–São Paulo. Somente os participantes inscritos e que completarem o curso receberão o certificado. Uma participação de 75% para todas as atividades é obrigatória. Atividades e carga de trabalho incluem aulas e exercícios de campo.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

PALESTRANTES

Com Ana Paula Cohen. Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.

Com Ayrson Heráclito. Artista, curador e professor no curso de Artes Visuais da UFRB. É doutor pela PUC-SP e mestre pela UFBA. Entre suas exposições mais recentes estão “Ayrson Heráclito”, Sala de Vídeo, MASP, São Paulo (2018); 57ª Edição da Bienal de Veneza, Veneza (2017); e “Pérola Negra”, Blau Projects Galeria, São Paulo (2016). Foi co-curador da 3ª Bienal da Bahia, no MAM-BA, Salvador, e da exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, no MASP (2018).

Com Gustavo Torrezan. Artista e pesquisador. Doutor em poéticas visuais, mestre em educação e graduado em artes visuais pela Unicamp. É pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc–São Paulo.

Com Julia O’Donnell. Professora e pesquisadora no Departamento de Antropologia Cultural do IFCS/UFRJ. Mestre e doutora em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ. É autora dos livros “A invenção de Copacabana” (Zahar, 2013) e “De olho na rua: a cidade de João do Rio” (Zahar, 2008).

Com Keila Kern. Pesquisadora e professora na Universidade Estadual do Paraná. Doutora e mestre em poéticas visuais pela USP. Atua a partir da investigação da arte como sistema de processamento crítico, explorando a produção discursiva da arte em situações de relação e circunstância. Seu interesse está voltado à crítica institucional como regime de observação da produção e da docência em arte na América Latina.

Com Raquel Garbelotti. Artista, pesquisadora e professora na Ufes. Atualmente é Professora Colaboradora na USP/CTR. Tem doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Destacam-se exposições como 25ª e 29ª Bienal de São Paulo (2002, 2010); 32º Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo (2011) e, recentemente, o projeto “Contracondutas”, na Escola da Cidade, São Paulo (2018).

Com Renata Felinto. Artista, pesquisadora e professora adjunta de Teoria da Arte na Universidade Regional do Cariri, CE. Doutora e mestra em artes pela Unesp, especialista em curadoria e educação em museus de arte pelo MAC USP. É líder do grupo de pesquisa NZINGA – Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais Gerados nas Artes Visuais. É artista convidada do 29º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2019) e curadora convidada da Bienal Naïfs do Brasil, Sesc (2020).

Com Ricardo Basbaum. Artista, pesquisador, escritor, curador e professor na Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP e autor de “Manual do artista-etc” (Azougue, 2013). Entre suas exposições individuais estão “The production of the artist as collective-conversation”, Audain Gallery, Vancouver (2014); “Would you like to participate in an artistic experience?”, Logan Art Center, Chicago (2012); e, entre as coletivas, Documenta XII, Kassel (2007), 30ª e 25ª Bienal de São Paulo (2012, 2002).

Com Rivane Neuenschwander. Artista. Entre suas exposições individuais estão: “O Alienista”, Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo (2019); “O Nome do Medo”, MAR, Rio de Janeiro (2017); “Mal-entendidos”, MAM, São Paulo (2014) e “A Day Like Any Other”, New Museum, Nova York (2010). Entre as inúmeras coletivas estão 30ª, 28ª, 27ª e 24ª Bienal de São Paulo (2012, 2008, 2006, 1998), 12ª Bienal de Istanbul (2011), e 50ª e 51ª Bienal de Veneza (2003, 2005).

Com Suely Rolnik. Psicanalista, professora titular da PUC-SP, investiga a relação imanente entre clínica, arte e política. Entre seus livros publicados no Brasil e no exterior, “Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada” (N-1, 2018), “Cartografia sentimental” (Sulina, 1989) e “Antropofagia Zumbi” (só publicado no exterior). Co-autora com F. Guattari de “Micropolítica. Cartografias do desejo” (Vozes, 1986).

Com Veronica Stigger. Escritora, pesquisadora e professora universitária. Doutora em teoria e crítica de arte pela USP, realizou pesquisas de pós-doutorado junto ao MAC USP, à Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Entre seus livros publicados, está “Sombrio ermo turvo” (Editora Todavia, 2019).

Com Virginia de Medeiros. Artista. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA. Entre suas exposições recentes estão “Arte Atual – Jamais me olharás lá de onde te vejo”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2019) e “Alma de Bronze”, Ocupação Nove de Julho do MSTC, São Paulo (2018). Outras exposições incluem “Histórias feministas”, MASP, São Paulo (2019); 31ª Bienal de São Paulo, (2014) e 32º Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo (2011).

Posted by Patricia Canetti at 9:42 PM