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julho 30, 2010

O Processo criativo com Charles Watson na Arterix, São Paulo


Pensamento criativo e conceitualização por Charles Watson

O Workshop completo do Processo Criativo consiste em três módulos complementares. 
Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime
intensivo de 4 horas por dia ao longo de 4 dias consecutivos.

Amplamente ilustrado com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes das mais diversas
disciplinas, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a
diferença entre as linguagens. Entendendo os mecanismos que limitam a criatividade, podemos
desenvolver estratégias que, ludicamente, contornam essas limitações.
Desenhado para grupos multidisciplinares, incluindo empresários, publicitários, arquitetos, designers,
e todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se
tornou fundamental.
 
Professor: Charles Watson

02 a 05/09/2010

Datas: 02 e 03/09, 19-23h; 04 e 05/09, 9-13h

Local: Arterix
Praça Benedito Calixto 103, Jd. América, São Paulo - SP
Informações: 3085-9454 (Lucia ou Cláudia)
 
 
Sobre Charles Watson: 
 
CURRICULUM

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving.
Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola
de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas
com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo
que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando
nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em
empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como
Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras. Seu curso "O Processo
Criativo", fruto desta pesquisa interdisciplinar ao longo de 25 anos, é recomendado pela University of
Arts London desde 2004. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um
entusiasmado construtor de veleiros.

A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes
desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto sistemas complexos, física,
música, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.


Posted by Paula Dalgalarrondo at 5:50 PM

O Vídeo e a sala de aula com Núcleo Educativo do MIS e Ananda Carvalho no MIS, São Paulo

Voltada para professores e estudantes de licenciatura, a oficina O Vídeo e a sala de aula, ministrada pelo Núcleo Educativo do MIS e por Ananda Carvalho.

Gratuita, a oficina parte da premissa de que o vídeo doméstico e a internet proporcionam plataformas singulares e cada vez mais acessíveis para a autoexpressão. Busca construir estratégias para aproximar alunos e professores na produção de um conteúdo audiovisual a partir de câmeras não profissionais, como fotográficas ou de celular, e as possibilidades de exibição através da internet.

Professores: Núcleo Educativo do MIS e Ananda Carvalho

28 de agosto, sábado, 9h-13h

Inscrições: www.mis-sp.org.br
(seleção por análise do currículo)

Museu da Imagem e do Som (MIS)
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo
11-2117-4777
www.mis-sp.org.br
No Estúdio Educativo. Gratuito. 20 vagas. Público alvo professores e estudantes de licenciatura.

Sobre Ananda Carvalho:

Ananda Carvalho é pesquisadora, produtora multimídia e professora dos cursos de Rádio e TV e Produção Audiovisual na FMU. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação de Imagem e Som pelo SENAC-SP. Pesquisadora do grupo arte & meios tecnológicos (CNPq / FASM) desde 2007. Foi curadora da exposição [das imagens às coisas], realizada em abril de 2009 na Escola São Paulo (SP). Escreveu textos críticos para o Canal Contemporâneo e para exposições realizadas no SESC-SP.

Posted by Paula Dalgalarrondo at 3:32 PM

julho 29, 2010

Residência Artística: Ambientes de Formação, Criação e Difusão


Ciclo de Palestras: Um olhar sobre a Arte Moderna e Contemporânea - Novas Pesquisas / Novas Leituras

O ciclo apresenta as residências artísticas e suas perspectivas de ação no mundo contemporâneo como ambientes específicos de produção, criação e difusão das práticas artísticas. Partindo de um panorama histórico que busca possíveis origens para o conceito atual desta instituição, o ciclo mostra os mecanismos de disseminação destas ações, incluindo as articulações das redes internacionais e suas estratégias de divulgação, fomento e apoio. Serão, ainda, apresentados estudos de caso que possibilitam compreender a reivindicação para a residência artística do estatuto de espaço heterogêneo, por se tratar de uma zona temporária de intercâmbio de proposições artísticas.

Palestrante: Marcos Moraes, doutor em Arquitetura (FAU USP)

4 a 25 de agosto de 2010, quartas-feiras, 14-17h

Inscrições até 4 de agosto de 2010

Local:
Auditório do MAC USP
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Informações: 11 3091.3559 – ceema@usp.br

Inscrições:
Secretaria Acadêmica do MAC USP
Rua da Praça do Relógio 109A, Cidade Universitária, São Paulo - SP
10-17h (trazer cópia de documentos - RG e CPF)
Taxa de inscrição: R$ 50,00 (isenção para professores da rede pública)
 
Programa
 
4 de agosto
Residência artística: referências históricas.
- Um panorama internacional
- O Brasil em perspectiva
 
11 de agosto
Uma perspectiva contemporânea da residência artística
- As residências artísticas e as redes internacionais
- O deslocamento como condição de formação artística
 
18 de agosto
Estudo de caso: o programa de Residência Artística da FAAP
- A FAAP e a Cité Internationale des Arts
- A Residência Artística FAAP: criação e implantação
 
25 de agosto
Residência artística: as possibilidades de ampliação dos processos de formação artística

Posted by Paula Dalgalarrondo at 5:51 PM

julho 23, 2010

Arte brasileira: da Semana de 22 à semana passada com Prof. Dra. Paula Braga

A história da arte brasileira do século 20 é contada segundo alguns grandes marcos, como a Semana de Arte Moderna de 1922, a influência da Bienal de São Paulo na formação dos artistas brasileiros a partir da década de 1950, a arte para além do objeto nos anos 1970, a volta da pintura nos anos 1980. Esse curso percorre em 8 aulas esse discurso que se tornou canônico, explicita as limitações desse modelo de escrita da história da arte brasileira e comenta algumas produções contemporâneas, incentivando o aluno a continuar a acompanhar a cena artística brasileira autonomamente.

Professora: Paula Braga

9 de agosto a 4 de outubro, segundas-feiras, 18h30-20h30

Fundação Ema Klabin
Rua Portugal 43, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2307-0767 / 2339-0767 - Inscrições
www.projetocultura.com.br
Valor R$ 185,00 na inscrição + duas parcelas de R$ 185,00

Programa
09/08 – Aula 1. Primeiras manifestações modernistas no Brasil. A se-mana de 22. Revistas de Antropofagia e Klaxon. CAM e SPAM. Grupo Santa Helena.

16/08 – Aula 2. Os anos 1940. O prédio do Ministério da Educação e Saúde. O Museu de Arte Moderna e a Bienal de São Paulo. Abstracio-nismo geométrico e informal no Brasil.

23/09 – Aula 3. Os anos 1950 e 1960. Arte concreta e Neoconcreta.

30/08 – Aula 4. Ainda nos anos 1960. Nova Figuração. Ecos do Pop no Brasil. Grupo Rex. E as produções que não cabem nessas categorias?

13/09 – Aula 5. A década de 70. Arte Conceitual, Arte e Política, Performance, Arte Postal, Vídeo Arte.

20/09 Aula 6. A volta da pintura e outras leituras sobre a arte feita pela geração 80.

27/09 - Aula 7. A inclusiva arte pós-moderna: instalações, novas mídias, o retorno do ornamento, o grafite.

04/10 – Aula 8. Um passeio virtual por galerias e exposições de arte de São Paulo: o que está sendo feito hoje.

Sobre a Professora: Paula Braga, Doutora em Filosofia da Arte pela Universidade de S. Paulo, Paula Braga, mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), EUA, e Bacharel em Pintura também pela UIUC. Organizou o livro “Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica” (Editora Perspectiva, 2008).

Posted by Cecília Bedê at 4:44 PM

julho 22, 2010

Workshop Exhibition com Cláudia Müller no SESI, São Paulo

Oficina teórico-prática abordando as relações entre a dança contemporânea, a performance, a intervenção e o processo de criação do projeto Exhibition. Nesta obra, as relações entre corpo/imagem, obra artística/produto são levadas ao extremo através de um irônico culto: um espetáculo destinado a investigar os mecanismos de produção e validação de um produto artístico.

A Arte Conceitual, a Arte Relacional e a Crítica Institucional serão abordadas através de alguns artistas (Yves Klein, Marcel Duchamp, Fluxus, The Yes Men, Minerva Cuevas, Marcia X.) pela influência de suas propostas na dança contemporânea, especialmente na última década.

Doze a vinte artistas serão preparados para integrar as apresentações no Panorama Sesi de Dança 2010 - SÃO PAULO.

10 a 14 de agosto, 9-12h. Inscrições até 30/07 através do email claudia@claudiamuller.com

Enviar currículo (10 a 15 linhas) e carta de motivação (qual seu interesse em participar deste workshop)

Ensaio Geral: 15/08 às 15h30
Apresentações: dia 15/08 às 19h e 21h
Público alvo: estudantes e artistas de dança, performance, artes visuais.

SESI - São Paulo
Av. Paulista 1313, Sala de Ensao, 2 subsolo




Posted by Cecília Bedê at 6:24 PM

Fórum Internacional “Conservação do Moderno ao Contemporâneo” no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba

A Memória do Futuro: Um primeiro olhar sobre a realidade nacional.

O Fórum abordará as questões relacionadas à conservação das artes de um modo geral do Moderno ao Contemporâneo.

Curadoria de Suely Deschermayer

22 a 24 de setembro de 2010

Veja a programação completa

Clique aqui para se inscrever

Museu Oscar Niemeyer - Auditório Poty Lazzarotto
Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico, Curitiba - PR
41-3350-4425 ou info@forumartecontemporanea.com


Sobre o evento

O Fórum Internacional de Conservação do Moderno ao Contemporâneo – A Memória do Futuro: Um primeiro olhar sobre a realidade nacional, pretende contribuir para ampliar a troca de informações entre especialistas, curadores, cientistas, artistas e restauradores, além de incentivar processos de formação e capacitação de recursos humanos.

O evento pretende destacar as práticas de conservação adotadas por museus e instituições privadas na atualidade e incentivar uma reflexão sobre a obra e o artista, discutir as mudanças das concepções museológicas provocadas pela arte contemporânea de caráter efêmero e experimental. Os debates em sua essência tratarão da conservação, desde as questões deontológicas em relação ao artista e ao seu projeto de arte, concepção e conservação, com ênfase nos desafios para o restaurador e para a conservação preventiva, considerando os espaços expositivos e de armazenamento.

A segunda etapa da reflexão do Fórum tratará da responsabilidade profissional e do cidadão no processo de fortalecimento e revitalização da cultura brasileira, objetivando a troca de experiências entre pesquisadores e cientistas, reservada as comunicações para o estudo de casos e artistas, ou seja, será criado um espaço de debate para incluir toda a cadeia produtiva e possibilitar aprofundamento dos eixos conceituais propostos.

No evento serão abordados, os seguintes eixos temáticos:

1. Conceitos históricos e filosóficos
2. Percurso do Moderno ao Contemporâneo
3. Projetos nacionais e internacionais
4. Da análise científica ao laboratório da conservação
5. Novos materiais
6. Que futuro para esta memória?

Posted by Cecília Bedê at 3:09 PM

julho 21, 2010

FILE - File Symposium no Instituto Cervantes, São Paulo

O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, há onze anos, insere o Brasil no contexto mundial da arte e tecnologia. Trata-se de uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, além ser um indicador da pluralidade desta linguagem no mundo contemporâneo. Em 2010, o FILE realiza duas conquistas: o FILE PRIX LUX e o FILE PAI. O Festival acontece em São Paulo, de 27 de julho a 29 de agosto, e envolverá toda cidade com apresentações em diversos locais com acesso gratuito.

O FILE PAI (Paulista Avenida Interativa ou Arte Pública Interativa), é um projeto de arte pública que ocupará vários espaços da Avenida Paulista com obras interativas: Instituto Cervantes, Conjunto Nacional, MASP, Livraria Fnac, estações da linha verde do metrô, ônibus circulando pela avenida, projeções interativas, carro com grafite eletrônico móvel e Espaço Fiesp compõem o conjunto de espaços do FILE PAI.

A 11ª edição o FILE apresenta um aninhamento de oito festivais: File Prix Lux, File Pai, File Games,
File Nômade, File Maquinema, File Documenta, File Hipersônica, File Symposium

File Symposium

27 a 30 de julho, 14-19h

Inscrições e programação completa

Instituto Cervantes - auditório
Av. Paulista 2439, Bela Vista, São Paulo - SP
11-3897-9600 ou informasao@cervantes.es
saopaulo.cervantes.es
Segunda, 8-20h; terça a sexta, 8h-21h; sábado, 9h-15h

Posted by Cecília Bedê at 3:27 PM

Corpo, imagem e representação com Viviane Matesco no POP, Rio de Janeiro

Quais são as relações entre corpo e arte? Qual é o significado do corpo na arte contemporânea? O curso parte dessas questões para compreender como a cultura ocidental é fruto da polissemia dos termos corpo, imagem e representação. Para tal, serão analisados diversos momentos da cultura artística ocidental como o estatuto do nu na Grécia e no Renascimento, as transgressões surrealistas e as mais recentes manifestações da body art e da performance. A análise da ocorrência dessas vertentes na arte brasileira e a especificidade de alguns artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Tunga e Barrio concluem a reflexão.

10, 17, 24 e 31 de agosto, terças-feiras, 19h30-21h30

Clique aqui para se inscrever

Valor: R$ 340,00
50% na inscrição, 50% em cheque pré-datado para até 30 dias
4 aulas

Polo de Pensamento Contemporâneo (POP)
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico
21-2286-3299 / 3682
www.polodepensamento.com.br

PROGRAMA

10 de agosto
De Afrodite de Cnide a Maja Desnuda de Goya, a questão e os problemas do nu na arte ocidental. O nu e a formação da imagem do corpo na Grécia. Corpo-imagem e a tradição judaico-cristã e corpo-forma renascentista.

17 de agosto
Autonomia da arte e fragmentação da imagem do corpo. Como a questão do corpo foi abordada pelas vanguardas modernas. Análise do surrealismo: as Bonecas de Hans Bellmer e a relação com o pensamento de Georges Bataille.

24 de agosto
Profanação da imagem do corpo. Grupo Gutai, Happenings, Ações Fluxus; Carolee Schneeeman e o accionismo vienense. A relação body art e performance.

31 de agosto
O neoconcretismo e a questão do corpo na arte brasileira. A vídeo-performance dos anos 70. O corpo nos trabalhos de Helio Oiticica, Lygia Clark, Tunga e Barrio.

Viviane Matesco é doutora em Artes pela Escola de Belas Artes/UFRJ, curadora, crítica e professora. Realizou diversas curadorias, como Amilcar de Castro (Funarte, 1998) e Sobre o corpo na arte contemporânea brasileira (Itáu Cultural/SP, 2005), com o crítico Fernando Cocchiarale Entre suas publicações estão ‘O corpo na arte contemporânea brasileira’ em O pensamento crítico brasileiro (Glória Ferreira (org) - 2006), Suzana Queiroga (2005) e Corpo, imagem e representação (2009).

Posted by Cecília Bedê at 1:01 PM

julho 20, 2010

CURADORISMOS: Um olhar crítico sobre a história da arte e a arte contemporânea a partir das políticas de seus espaços com Daniela Castro no CFAV, Recife

A oficina tem como objetivo oferecer um panorama histórico e reflexões críticas sobre as práticas curatoriais com o intuito de discriminar as origens dessa profissão para melhor analisar os diferentes tipos de curadorias exercidas hoje, além de esclarecer os papéis multi e interdisciplinares da atuação do curador nos âmbitos institucional e mercadológico da arte. A partir da análise de curadorias importantes e seus contextos históricos, sócio-políticos e econômicos, a oficina procurará abordar a metodologia de trabalho do curador bem como apontar questões problemáticas que concernem o exercício dessa nova profissão.

Oficineira: Daniela Castro

9 a 13 de agosto de 2010, 14-18h.

O Centro de Formação em Artes Visuais - CFAV agradece a participação de todos nas inscrições da Oficina de Curadoria com a professora Daniela Castro. Os selecionados devem comparecer no dia 9 de agosto às 14h no CFAV que fica no Pátio de São Pedro, casa 11 para o inicio das aulas.

Segue abaixo a lista dos selecionados:

1. ALEX ANTONIO DE LIMA
2. ANNE BESERRA DUREY
3. AUGUSTO CLÁUDIO DE MIRANDA BARROS FILHO
4. CASSIO RANIERE RIBEIRO DA SILVA
5. EVA DUARTE
6. FÁBIO FREIRE MACIEL DE CARVALHO
7. ITAMAR MORGADO
8. JOANA PEREIRA SOBRAL
9. JOÃO RAFAEL S. SANTOS
10. JOSÉ CARLOS PORTO ARCOVERDE JÚNIOR
11. JULIANA LINS DE SIQUEIRA TELES
12. LUCIA HELENA RAMOS DA SILVA
13. LUCIENE TORRES DE CARVALHO NUNES
14. MANOELA LIMA
15. MÁRCIA CRISTINA DE MIRANDA LYRA
16. MARIA EDUARDA LÚCIO DE ARAÚJO
17. MARIA TEREZA DE MIRANDA LYRA
18. NAYMME TATYANE ALMEIDA MORAES
19. PAULO ANDRÉ MORAES PIRES
20. SIMONE BARRETO DE ANDRADE


Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV
Pátio de São Pedro Casa 11, Recife - PE
81-3355-3152 / 3153
Número de Vagas: 20

O público alvo são estudantes de arte, artistas, curadores, críticos de arte, estudantes de jornalismo, jornalistas, historiadores e interessados em geral. Um conhecimento da língua inglesa seria desejado, mas não exigido. Em função da pouca literatura especializada publicada em português, a bibliografia do curso que se encontra na língua inglesa será extensamente e detalhadamente discutida em classe.

Sobre Daniela Castro

Vive e trabalha em São Paulo, é graduada em História da Arte pela Universidade de Toronto (Canadá), com bolsas de estudos em cultura visual e arquitetura na Universidade de Hong Kong (China) e residências de curadoria pela Hordaland Kunstsenter (Noruega), IASPIS (Suécia), a Art Gallery of York University (Canadá) e o Peggy Guggenheim Collection Museum em Veneza (Itália). É responsável pela concepção e curadoria do evento “Territórios Recombinantes, junto ao Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia. Fez a curadoria do projeto “Lights Out”- exposição de re-inauguração do Museu da Imagem e do Som em São Paulo, da exposição Translations/Traduções, que levou artistas brasileiros para o 21º Images Festival em Toronto e do Projeto Estúdio, na Galeria Baró Cruz, em São Paulo.

Posted by Cecília Bedê at 4:42 PM

Curso Livre de Filosofia com Jorge Vasconcellos no Kreatori, Rio de Janeiro

Deleuze e as Artes: a Literatura, o Teatro, o Cinema e as Artes Visuais.

Este Curso pretende apresentar as linhas de forças do pensamento da arte do filósofo francês contemporâneo Gilles Deleuze (1925-1995), tendo como principais pontos de inflexão as relações entre estética e ontologia, arte e política. Mostraremos como os literatos e escritores, encenadores e dramaturgos, cineastas e realizadores audiovisuais, pintores e artistas contemporâneos são trabalhados pelo pensador francês ao longo de sua obra. Além disso, apontaremos para o porvir da arte após Deleuze.

10 de agosto a 23 de novembro, terças-feiras, 19h30-21h30

15 encontros
Valor: R$ 720,00 com 10% de desconto no pagamento à vista ou 04x de R$ 180,00 (de agosto a novembro)

Por área de interesse:
Literatura, Teatro, Cinema ou Artes Visuais | R$ 210,00 por módulo
aula avulsa: R$ 80,00 por aula

Kreatori – Coletivo de Arte
Rua Alice 209, Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ
21-3734-4326 ou coletivokreatori@gmail.com
www.kreatori.com.br
Twitter: @artenokreatori
Facebook: http://www.facebook.com/kreatori

PROGRAMA

Aula Inaugural: 03 de agosto | Entrada Franca
1. Apresentação da filosofia da diferença de Gilles Deleuze
a) o problema da imagem do pensamento
b) a questão dos intercessores

10 de agosto
2. A estética materialista de Deleuze
a) o Ato de criação
b) o devir-revolucionário da arte

17, 24 e 31 de agosto
3. a Literatura: linhas de fuga e vitalismo
a) Kafka e a literatura menor
b) Fitzgerald e a fissura

14, 21 e 28 de setembro
4. o Teatro: arte e esgotamento e o procedimento subtrativo na cena dramática
a) a estética do esgotamento de Samuel Beckett
b) o teatro do menos de Carmelo Bene

05, 19 e 26 de outubro
5. o Cinema: narratologia e modernidade cinematográfica
a) Orson Welles e as potências do falso
b) Godard e o pensamento-cinema

09, 16 e 23 de Novembro

6. as Artes Visuais: do figural às novas práticas artísticas da arte contemporânea
a) Francis Bacon e a lógica do sentido
b) o neo-Barroco de Matthew Barney

Aula de Encerramento: 30 de novembro

Jorge Vasconcellos é Doutor em Filosofia (UFRJ). Professor e Pesquisador de Estética e Filosofia Contemporânea. Prof. da área de ‘Arte e Pensamento’ da UFF. Autor, entre outros, de Deleuze e o Cinema.

Sobre o Kreatori

O Kreatori é um coletivo de arte que abriga uma galeria, salas para encontros, workshops e palestras. Além de um espaço externo multiuso para diversas manifestações artísticas como leitura de poesias, teatro, performances e lançamentos literários.

Composto pelo artista plástico Fabiano Cafure, pelo administrador Thiago Fraga e pelo economista Felipe Dias, o Kreatori elabora conceitos, projetos, programas e práticas nas áreas das artes plásticas, música e políticas públicas voltada para o acesso à|ao cultura|mercado.

Desenvolve uma ponte entre a nova produção cultural e o mercado, tendo como foco a propagação do saber cultural e artístico, apresentando artistas de vanguarda.

O curador e artista plástico Fabiano Cafure apresenta sua arte através do pensamento APP (Arte | Psicologia | Photografia), tendo como objeto de seu estudo: o homem e sua relação com os aspectos mais intrínsecos do desejo humano.

O administrador Thiago Fraga planeja e gerencia projetos dentro do coletivo de arte, fornecendo uma compreensão do escopo; riscos, prazos, custos e qualidade de um projeto; somando valor ao planejamento das atividades desenvolvidas no Kreatori.

Posted by Cecília Bedê at 1:05 PM

julho 16, 2010

Workshop com Paulo Paes no Centro Cultural Correios, Recife

24 a 26 de agosto de 2010, terça a quinta, 15-17h

Inscrições gratuitas entre 13 e 20 de agosto

Centro Cultural Correios Recife
Av. Marques de Olinda 262/3º. Andar - Sala 05., Bairro do Recife, Recife - PE
81-8662-0878 ou educativopneumatica@gmail.com

No Workshop será possível ver o modo como a elaboração construtiva dos balões se desdobra nos infláveis, como a simplicidade e a sofisticação interagem ao longo de seu processo criativo. Exercício de dobra, de corte e de colagem de papel, a consciência dos materiais em relação à estruturação plástica e o volume e a leveza das formas são discutidos e repercutem na prática de cada um dos alunos.

Paulo Paes
Nasceu e viveu em Belém do Pará até os 17 anos. Em 1978, migrou para o Rio de Janeiro, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde permaneceu como aluno e posteriormente como professor até 1992. Participou de diversas exposições individuais e coletivas. Em 1992, concebeu e coordenou em parceria com Ricardo Basbaum e Ricardo Sepulveda a exposição coletiva “Eco-Sensorial”, no Rio de Janeiro. Em 1991, foi selecionado para expor na “21ª Bienal Internacional de São Paulo”, SP. Em 1984, expôs na coletiva “Como vai você geração 80?”, no Rio de Janeiro.

Posted by Fábio Tremonte at 4:11 PM

julho 15, 2010

Programa Rede de Arte com Paula Braga, São Paulo

3 de agosto a 30 de setembro de 2010, quartas, 19h

Valor: R$200 de inscrição + duas parcelas de R$220

Projeto Cultura Cursos
www.projetocultura.com.br
11-2307-0767/8128-5521

O ProjetoCultura, em parceria com a professora Paula Braga, criou o programa REDE de ARTE que iniciará suas atividades em Agosto.

A REDE de ARTE propiciará aos seus membros conhecer de perto o sistema da arte, por meio de visitas a galerias, ateliês de artistas e exposições guiadas. Este é um projeto dinâmico, que constrói uma agenda de 8 encontros por bimestre, organizada a partir dos eventos mais interessantes de cada semana. Os inscritos acompanham a agenda, e comparecem aos ateliês e galerias nos horários marcados para um contato direto com artistas, curadores e galeristas. O projeto é coordenado por Paula Braga, que acompanha o grupo em todas as visitas.

Programação de Agosto e Setembro:

03 de agosto - 19h: Ateliê 397 e Galeria Eduardo Fernandes (ambos na Vila Madalena). Conheceremos um espaço de arte alternativo, o ateliê 397, centro cultural auto-gerido por artistas e críticos de arte. Thaís Rivitti conversará com o grupo sobre o projeto do ateliê e sobrepor que São Paulo precisa de espaços alternativos de exposição de arte. No mesmo bairro, a Galeria Eduardo Fernandes nos recebe para apresentar um acervo de novos artistas.

06 de agosto - 19h: Inauguração da Galeria Zipper (a confirmar). Fabio Cimino, Danielo Beltran e Melina Valente recebem o grupo antes da inauguração oficial da galeria e nos contam como foi o processo de organizar um novo espaço para exposição de arte de jovens artistas. (Jardins)

10 de agosto - 19h: Ateliê do artista Luiz Hermano (Jardim Paulista). O artista recebe o grupo em seu ateliê e discute seu processo criativo.

17 de agosto - 19h: Galeria Nara Roesler (Jardim Europa). Veremos (e comentaremos) um acervo de grandes nomes da arte brasileira como Antonio Dias, Palatnik, Brígida Baltar, entre outros.

24 de agosto - 19h: Ateliê de Rag, pintor, designer e professor de processos criativos na ESPM. (Pinheiros).

01 de setembro - 19h: Ateliê de Shirley Paes Leme. A artista apresenta obras de sua trajetória dos últimos 20 anos.

09 de setembro - 19h: Visita à SP Foto (Shopping Iguatemi, 9o andar). Várias galerias expõem fotografias e obras relacionadas à luz.

16 de setembro - 19h: Visita à ateliê (a confirmar)

30 de setembro -19h: Visita à Bienal de São Paulo, com comentários de Paula Braga.

*(a programação está sujeita a alterações, sempre garantindo 4 eventos por mês)

Paula Braga
Doutora em Filosofia da Arte pela Universidade de S. Paulo, mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign

Posted by Fábio Tremonte at 5:51 PM

Projeto Ponto Crítico com Daniela Labra no Museu de Arte Contemporânea, Niterói

Início dos encontros: 09 de agosto de 2010

Dias e horários dos encontros: segundas-feiras, 10h30-12h30

Valor: R$200 por mês

Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC Niterói
Mirante da Boa Viagem s/nº, Boa Viagem, Niterói - RJ
21-2620-2400 ou mac@macniteroi.com.br
www.macniteroi.com.br

Convidamos os interessados em arte e cultura contemporânea para integrarem a edição 2010 do Projeto Ponto Crítico, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

O Ponto Crítico é um grupo de estudos sob a orientação da crítica de arte e curadora independente Daniela Labra. Ao todo serão 8 encontros para discutir teorias estéticas e práticas da arte contemporânea, com o acompanhamento de textos, vídeos e imagens de obras nos mais diversos suportes.

Posted by Fábio Tremonte at 5:43 PM

Oficina caderno de notas práticas Nº 1 com Márcio Harum no Museu Murillo La Greca, Recife

27 a 30 de julho de 2010, terça a sexta, 14-17h

15 vagas (inscrições gratuitas)

Público alvo: artistas, curadores, críticos, pesquisadores e demais interessados na discussão proposta.

Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim, Recife - PE
81-3355-3127/3128
http://twitter.com/museulagreca

murillolagreca@gmail.com

Com base em coletânea de apontamentos pessoais voltados à reflexão sobre a arte e o seu contexto, esta oficina busca estabelecer um sistema de contato dialógico entre temas comuns ao campo da produção artística e o da experiência curatorial: visita a ateliês, leitura de portfólios, outros formatos de exposição, editais, acompanhamento crítico, programas de formação não convencional e residência.

O grupo de participantes poderá contribuir com os assuntos dos debates a partir do manuseio de seus próprios cadernos de anotações, o que torna essencial a esta dinâmica coletiva é que sejam trazidos de casa em todos os encontros.

Márcio Harum
Frequentou entre 1992 e 1995, os cursos de linguística na Universidade de São Paulo e história da arte na Hogeschooll van Amsterdam, Holanda. Desde 1996, atua na capital paulista como produtor em diversas edições do Festival Vídeo Brasil, realizado pelo Sesc. Em 2006, como assistente de curadoria, trabalhou na 27ª Bienal Internacional de São Paulo. No ano seguinte, como produtor executivo, participou, na cidade de Ushuaia, Argentina, da organização da 1ª Bienal del Fin del Mundo. Ainda em 2007, como bolsista do Programa Deutsche Börse, viajou para a Alemanha, onde atuou como curador de mostras realizadas na galeria Frankfurter Kunstverein. Vive e trabalha em São Paulo onde atualmente é coordenador de oficinas do Centro Cultural da Espanha.

Posted by Fábio Tremonte at 2:07 PM

julho 13, 2010

Próximos cursos no Polo de Pensamento Contemporâneo, Rio de Janeiro

Professores: Daniela Labra, Felipe Scovino, Fernando Cocchiarale, Guilherme Bueno, Viviane Matesco

Inscrições abertas

Polo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2286-3299/3682
www.polodepensamento.com.br

Curso: Workshop de curadoria e crítica de arte

O curso é uma introdução à curadoria de arte e ao oficio da crítica, procurando explorar as relações entre as duas. Discutirá temas atuais explorados por ambas as áreas como identidade, política e globalidade. Serão analisadas curadorias, obras, ensaios críticos e textos de artistas que relatam a passagem do moderno ao contemporâneo e discutem os caminhos da crítica de arte na última década.

Professores: Daniela Labra, Felipe Scovino, Guilherme Bueno

Valor: R$510 (50% na inscrição, 50% em cheque pré-datado para até 30 dias)

19 de outubro a 30 de novembro, terça-feira, 19h30-21h30

Curso: Teorias da arte

Não é somente a produção artística que se transforma. As teorias da arte, embora num tempo próprio muito mais lento do que o da dinâmica produtiva, também mudam para se adequarem às novas realidades. No que se refere à produção artística contemporânea, essas transformações na esfera teórica correspondem à mudança radical ocorrida em todos os campos do pensamento a partir da década de1950.

O curso tem por objetivo apresentar os novos pressupostos das teorias contemporâneas da arte e suas diferenças em relação às teorias modernistas.

Professor: Fernando Cocchiarale

Valor: R$340 (50% na inscrição, 50% em cheque pré-datado para até 30 dias)

14 de setembro a 5 de outubro, terçfeira, 19h30-21h30

Curso: Corpo, imagem e representação

Quais são as relações entre corpo e arte? Qual é o significado do corpo na arte contemporânea? O curso parte dessas questões para compreender como a cultura ocidental é fruto da polissemia dos termos corpo, imagem e representação. Para tal, serão analisados diversos momentos da cultura artística ocidental como o estatuto do nu na Grécia e no Renascimento, as transgressões surrealistas e as mais recentes manifestações da body art e da performance. A análise da ocorrência dessas vertentes na arte brasileira e a especificidade de alguns artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Tunga e Barrio concluem a reflexão.

Professor: Viviana Matesco

Valor: R$340 (50% na inscrição, 50% em cheque pré-datado para até 30 dias)

10 a 31 de agosto, terça-feira, 19h30-21h30

Posted by Fábio Tremonte at 1:34 PM

julho 9, 2010

curso de extensão “O ensino da arte contemporânea: Fazendo do desafio um aliado” com Greice Cohn no Pólo Arte na Escola , Rio de Janeiro

Professora Greice Cohn

Início: 24 de agosto, terças- feiras, 8-12h

carga horária de 24 horas.

informações e inscrições: contato com o Pólo Arte na Escola/ Escola de Belas Artes – UFRJ, através do endereço artenaescola@eba.ufrj.br


O objetivo do curso é conceituar a arte contemporânea, analisar suas origens, propostas e modos de atuação, possibilitando assim ao professor de Arte uma proximidade maior com a arte de seu tempo, de forma a estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas que potencializem o encontro dos alunos com a produção artística da atualidade.

Serão concedidos certificados, emitidos pela UFRJ, aos que apresentarem um comparecimento mínimo de 75% da carga horária total do curso.

Posted by Marília Sales at 5:08 PM

"Mediação: duas orelhas e uma boca que escuta?" com Gisa Picosque no Museu Victor Meirelles, Florianópolis

12 e 13 de agosto, quinta e sexta-feira, 14 -18h


Pré-inscrição até 5 de agosto de 2010.
O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 6 de agosto.

Museu Victor Meirelles - Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles 59, Centro Florianópolis SC
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou 48-3222 0692
www.museuvictormeirelles.org.br

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá, nos dias 12 e 13 de agosto a oficina teórica Mediação: duas orelhas e uma boca que escuta?, com Gisa Picosque, tendo como objetivo discutir a ação educativa em museus e espaços culturais.

O que provoca a mediação entre o público e as obras? Onde há muita explicação, há diferentes modos de olhar, percepcionar, sentir? Onde há muita boca falante, como ficam os ouvidos escutantes? Pensar a arte como um “bloco de sensação”, em que nos problematiza para pensar a mediação de outra maneira, desprendida das explicações sobre arte? Na companhia de Gilles Deleuze e José Gil, a idéia é mover “experimentações interrogativas”, embaralhando as cartas da prática de mediação dos parceiros da oficina para, quem sabe, cada um, encontrar uma outra ideia, diferente, de mediação.

Gisa Picosque transita no território da arte e cultura, seja pensando, dando cursos ou escrevendo. Desenvolve na Rizoma Cultural (www.rizomacultural.com.br), projetos para instituições culturais e educacionais, com atenção à atuação de professores de arte, à criação de materiais educativos e programas de ação educativa em exposições. É co-autora de Teoria e Prática da Arte: A língua do mundo, Editora FTD.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 5 de agosto de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 6 de agosto.


Título da oficina:

Nome completo:

Telefone:

E-mail:

Formação:

Área de atuação profissional:

Instituição:

É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

Posted by Marília Sales at 12:56 PM

julho 8, 2010

O lugar do escrito de artista na contemporaneidade com Felipe Scovino no Museu Victor Meirelles, Florianópolis

com Felipe Scovino

Pré-inscrição até 22 de julho de 2010.

29 e 30 de julho de 2010,14-18h

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá, nos dias 29 e 30 de julho a oficina teórica O lugar do escrito de artista na contemporaneidade, com Felipe Scovino.

Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles 59, Centro -Florianópolis
48-3222 0692
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br

A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 22 de julho de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 23 de julho.


O programa da oficina contemplará a análise crítica e a reflexão do amplo campo das escrituras de artistas: diários, cartas, ensaios e textos publicados em periódicos e livros, escritos por artistas visuais que marcaram o campo artístico brasileiro, entre as décadas de 1950 e 1990, tais como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Cildo Meireles, Tunga e Artur Barrio. Por meio da escrita desses artistas, um painel abrangente sobre a produção artística contemporânea será apresentado e discutido. Os escritos de artista podem se constituir como um campo autônomo da chamada “obra plástica” ou ainda se conectarem de forma enfática e complementar com a obra do artista visual. A oficina estabelecerá as conexões que existiram entre os diferentes campos culturais e artísticos do período de estudo e a sua discussão com os aspectos experimentais da arte.

Bibliografia sugerida

BORJA-VILLEL, Manuel (org.). Lygia Clark. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1997.

COCCHIARALE, Fernando; GEIGER, Anna Bella (org.). Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta. Rio de Janeiro: Funarte, 1987.

FERREIRA, Glória (org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

FIGUEIREDO, Luciano (org.). Lygia Clark e Hélio Oiticica, cartas: 1964-74. 2 ed. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1998.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PAPE, Lygia. Lygia Pape. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.

SCOVINO, Felipe (org.). Arquivo contemporâneo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Felipe Scovino (Rio de Janeiro, 1978) é doutor em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-doutorado pela mesma instituição. Também atua como curador e critico de arte. Foi curador das exposições: Lygia Clark (Dan Galeria, São Paulo, 2004), Arquivo contemporâneo (MAC, Niterói, 2009), Décio Vieira: investigações geométricas (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2010), O lugar da linha (Paço das Artes, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea, Niterói, 2010) e Entre desejos e utopias (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2010). Em 2008 foi curador-adjunto de Diálogo concreto: design e construtivismo no Brasil (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2008 e Caixa Cultural, São Paulo, 2009) e foi um dos curadores do Abre-alas 6 (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2010). Foi organizador do colóquio Lygia Clark: diários de uma artista (Oi Futuro, Rio de Janeiro, 2007) e do seminário Hélio Oiticica – Museu é o mundo (Itaú Cultural, São Paulo, 2010). É autor dos livros Arquivo Contemporâneo (7Letras, 2009) e Cildo Meireles (Azougue Editorial, 2009). Escreveu ensaios sobre arte contemporânea para as revistas Third Text, Flash Art, Arte & Ensaios, Dasartes, Santa Art Magazine, Tatuí e Concinnitas. Atualmente organiza, juntamente com Renato Rezende, o livro Coletivos (Rio de Janeiro, Editora Circuito). Foi ganhador da bolsa de estímulo à produção crítica (Minc/Funarte) em 2008. E professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ).


Título da oficina:

Nome completo:

Telefone:

E-mail:

Formação:

Área de atuação profissional:

Instituição:

É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

Posted by Marília Sales at 6:14 PM

julho 7, 2010

VERBO CONJUGADO Laboratório de escrita sobre performance com Nina Gazire no CCSP, São Paulo


Com Nina Gazire

Inscrições até 16 de julho, sexta - feira

Preencher ficha de inscrição disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br e enviar carta de apresentação e breve currículo para o e-mail dace.ccsp@gmail.com. Os selecionados serão comunicados até o dia 19 de julho por e-mail. (20 vagas)

informações: www.galeriavermelho.com.br

Período do laboratório: de 21 a 23 de julho, 19-22h, e de 28 a 30 de julho, 11-14h


A 6ª Edição da Mostra Anual de Performance e Arte Verbo 2010 abre inscrições, até 16 de julho, para o Laboratório de Escrita sobre Performance, que abordará questões atuais acerca da performance, incitando a produção de textos críticos nessa área. Além da presença no laboratório, os participantes deverão acompanhar algumas apresentações durante a Mostra de Performance Verbo que acontecerá na Galeria Vermelho e no CCSP de 26 a 30 de julho. A produção escrita, resultado do laboratório, será publicada no blog do evento.

Posted by Marília Sales at 3:58 PM

Desenho contemporâneo com Paulo Monteiro no b_arco, São Paulo


Professor: Paulo Monteiro

26 a 29 de julho, segunda a quinta-feira, 14 - 16h

valor: 250,00

b_arco
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros São Paulo - SP
11- 3081-6986
www.obarco.com.br

A partir de um breve histórico da arte contemporânea - do início do século XX aos dias de hoje - o curso pretende colocar o aluno em contato com questões relevantes à arte e ao desenho contemporâneo, abordando, através de exercícios práticos, questões como a autonomia dos objetos artísticos e sua inserção no espaço real. O curso tem seu foco voltado para as questões que envolvem o desenho na arte contemporânea e suas implicações de ordem prática, assim como o objetivo e a qualificação do desenho através de uma percepção de questões que envolveram a pintura e a escultura no século passado.


Paulo Monteiro frequentou o ateliê de Sergio Fingermann e fez parte do grupo Casa 7. Participou de diversas mostras no Brasil e no exterior. De 1998 a 2003 ministrou cursos de arte contemporânea no Centro Cultural São Paulo. É professor permanente de pintura contemporânea no Centro Cultural b_arco desde 2007.


Posted by Marília Sales at 3:39 PM

Arte Moderna do começo ao fim com José Bento Ferreira no b_arco, São Paulo


Professor: José Bento Ferreira

13 a 16 de julho, terça a sexta- feira, 19h30 - 21h30

valor: 250,00

b_arco
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros São Paulo - SP
11- 3081-6986
www.obarco.com.br

Vamos estudar as principais pinturas de alguns dos mais importantes artistas modernos do Velho Mundo e dos Estados Unidos. Partimos de Cézanne e Picasso para examinar a formação do “espaço moderno”. No segundo encontro, veremos que esse espaço passa a ser construído por meio de relações formais e não mais de “temas”. Vamos refletir sobre os diversos modos de ver pinturas abstratas. No terceiro encontro, estudaremos o expressionismo abstrato norte-americano e como os Estados Unidos tomaram das capitais européias o posto de centro da arte mundial. No último encontro veremos a pintura pop pelo prisma da história da arte moderna. Por uma questão de método vamos nos concentrar na pintura e no lugar especial que a pintura ocupou em meio às outras formas de arte. As aulas serão “ilustradas” por idéias de autores como Alberto Tassinari, Rodrigo Naves, Roger Fry, Clement Greenberg, Meyer Schapiro, Richard Wollheim, Arthur C. Danto e Hans Belting. Vamos também procurar entender as relações entre arte, público, crítica e teoria a partir do modernismo.

1. Cézanne e Picasso.

2. Malevich, Matisse, Mondrian.

3. Pollock, De Kooning, Rothko.

4. Rauschenberg, Jasper Johns, Warhol e Lichtenstein.

José Bento Ferreira é crítico de arte e professor de filosofia, formado pela USP, e autor de textos críticos sobre arte contemporânea, como O Trabalho do Olhar (em Raquel Arnaud e o olhar contemporâneo - Cosacnaify, 2005), Através dos Tempos (em Paulo Pasta - Cosacnaify, 2006) e Cronologia de Elisa Bracher (em Maneira Branca - Cosacnaify, 2007).

Posted by Marília Sales at 3:34 PM

Oficina de Colagem com Nino Cais no b_arco, São Paulo


Professor: Nino Cais

12 a 15 de julho, segunda a quinta-feira, 14-16h

valor: R$ 200,00

b_arco
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros São Paulo - SP
11- 3081-6986
www.obarco.com.br

Oficina de colagem que exercita processo de recriação de imagens, a partir de apropriação e interferência sobre revistas de moda e decoração e estimula uma ruptura do condicionamento do olhar para imagens do cotidiano. Técnica de colagem, apropriação e reinvenção da imagem.
A oficina é aberta todos os interessados.

Nino Cais é artista plástico formado pela FASM. Participou de exposições no Centro Cultural São Paulo e na Galeria Virgílio, participou da coletiva Pinta, no Metropolitan Pavillon NY, EUA. Foi artista premiado do Prêmio Destaque, conferido pela Fundação Iberê Camargo.

Posted by Marília Sales at 3:18 PM

Programação especial durante as férias no Inhotim, Brumadinho

14 de julho a 01 de agosto de 2010

Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BHSP.
Quarta, quinta e sextas-feira, 9h30 - 16h30; Sábado, domingo e feriado, 9h30 - 17h30
info@inhotim.org.br ou 31 3227 0001 / 31 3571 6638 / 31 3223 8224
www.inhotim.org.br
Entrada: R$ 16 (Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

Transporte Saritur: Saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h, aos sábados e domingos.

Programa

Arte Contemporânea

O tema escolhido pela equipe de Arte e Educação do Inhotim foi coleções. O assunto vai guiar atividades como oficinas e estações de trabalho que serão realizadas nos dias 17, 18, 24, 25, 31 de julho e 01 de agosto.

Oficina de Fotografia Coleção e Memória:

Os participantes serão convidados a pensarem a fotografia como ato de colecionar memórias a partir do suporte digital.

Público: terceira idade
Horário: 10-15h
Valor: R$ 75 - inclui entrada, almoço e oficina.


Oficina Minha Coleção

A atividade é voltada para pais e filhos de 5 a 8 anos. A ideia é estimular as crianças a colecionar e a pensar em suas coleções. Ao mesmo tempo, os pais são convidados a refletirem sobre essa atividade dos filhos.

Horários: 10- 12h ; 14-16h
Valor: R$ 25 - inclui entrada, lanche e oficina.


Estações de Trabalho

São espaços de produção e reflexão dos visitantes sobre suas memórias e coleções. As estações serão realizadas na Galeria Praça e em frente à Galeria Fonte. Acontecem de quarta a domingo, entre os dias 14 de julho e 01 de agosto.

As estações de trabalho são gratuitas.

Botânica e Meio Ambiente

Reaproveitamento de materiais, consumo consciente, ciclo das plantas e noções de jardinagem são os assuntos que vão nortear a programação especial de férias em botânica e meio ambiente no Inhotim. Oficinas, estações de trabalho e visitas temáticas especiais marcam a programação.

Oficina Cuca Verde

Os participantes vão construir um “boneco cuca verde” com materiais que seriam descartados no lixo como tampinhas de garrafa PET, retalhos de tecidosã e meia fina usada. Feitos com alpiste, em aproximadamente 4 dias as sementes irão germinar e, em 10 dias, uma “cabeleira” já estará bastante desenvolvida. Cada participante levará seu próprio boneco para casa.

17 de julho, 11h

R$ 25
Inclui entrada, lanche, visita mediada e oficina.


Oficina Fazendo Brinquedo com PET e outros materiais

Brinquedos e utensílios como porta-treco serão confeccionados durante a oficina. A ideia é refletir sobre o consumo consciente e novas formas de utilização de materiais.

18 de julho, 11h

R$ 25
Inclui entrada, lanche, visita mediada e oficina.


Oficina Mini Jardim

Um jardim dentro de um pote de vidro de cinco litros é o que os participantes vão levar para casa após a oficina. Os trabalhos vão envolver o manuseio de plantas delicadas e noções básicas de jardinagem.

24 de julho, 11h

R$ 25
Inclui entrada, lanche, visita mediada e oficina.


Estações de Trabalho

Um local para as crianças aprenderem mais sobre o acervo botânico do Inhotim colorindo e fazendo colagens em pranchas, que poderão ser levadas para casa ou ficar em exposição na estação de trabalho. As pranchas ainda trazem importantes informações sobre cada espécie como local de origem, status de conservação e curiosidades.

21 à 25 de julho e 28 à 1º de agosto, 10-14h30

As estações de trabalho são gratuitas.

Circuitos – Visitas Temáticas Especiais

Circuito Aves Aquáticas: Com o auxílio de um guia especial composto por informações, curiosidades de fotos das aves do Inhotim, os visitantes vão poder conhecer e conversar um pouco mais sobre a avifauna do Instituto.

Sábados, 10 e 31 de julho, 10h30, saída da recepção

As visitas são gratuitas.

Circuito Burle Marx: Um circuito que guarda influências do paisagista Burle Marx será explorado nesse passeio. Para auxiliar nas conversas e dúvidas geradas, todos que participarem do circuito receberão um Guia Especial Burle Marx.

11 de julho e 1º de agosto, 10h30, saída da recepção

As visitas são gratuitas.

Inclusão e Cidadania

Encontro de grupos de terceira idade: os espelhos e reflexões sobre o envelhecimento.

Visita aos jardins do Inhotim com grupos da terceira idade de Brumadinho e região, além de pessoas interessadas no tema.

Data: 21 de julho às 14h

Visita gratuita

O artesão no museu

Mostra de produtos produzidos pelos artesãos da região do Vale do Paraopeba, incluindo Brumadinho e Rio Manso.

17 de julho, 9h30- 17h


Apresentação Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

25 de julho, 11h

Local: Árvore Tamboril

Posted by Marília Sales at 3:15 PM

julho 6, 2010

Arte e música na modernidade: transformações do olhar e da escuta com Paulo Sergio Duarte no Maria Antonia, São Paulo

Palestrante Paulo Sergio Duarte

13, 14 e 15 de julho, terça a quinta, 20 - 22h30

R$ 170,00
20% desconto para estudantes e professores

Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antônia 294, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3255-7182 ou mariantonia@edu.usp.br
www.usp.br/mariantonia
Terça a sexta, 10-21h; sábado, domingo e feriado, 10-18h

As transformações do olhar e da escuta que, com a crise da representação da arte e do sistema tonal abriram o continente moderno, no campo estético, para novas experiências sensoriais e cognitivas, desde o século XIX até o início do século XX; com Courbet, Manet, Cézanne, Monet, e Picasso, nas artes plásticas, e Mahler, Stravinski e Schoenberg, na música.

Programa
13/07, terça-feira, Noções sobre o conceito de crise. As origens técnicas e teóricas do sistema de representação da arte no Ocidente
14/07, quarta-feira, A crise do sistema tonal. A colagem musical em Mahler e o primeiro Stravinski. A plena exploração dos limites tonais em Schoenberg
15/07, quinta-feira, A revolução cubista: Braque e Picasso. Construtivismo e expansão da experiência visual

Paulo Sergio Duarte é crítico, professor de História da Arte e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Candido Mendes - RJ. Dirigiu o Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funarte, foi curador da 5ª Bienal do Mercosul e do projeto Rumos Artes Visuais, do Itaú Cultural. Organizou o livro Carlos Vergara (Carlos Vergara, 2007) e publicou, entre outros, Arte brasileira contemporânea (Opus – Plajap, 2008) e Waltercio Caldas (Cosac Naify, 2001).

Posted by Marília Sales at 6:11 PM

julho 5, 2010

A imagem fotográfica na arte contemporânea com Denise Gadelha, Centro Cultural b_arco

26 a 29 de julho, segunda a quinta, 19h30 - 22h30
Carga horária: 12 horas

valor: 250,00
b_arco
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros São Paulo - SP
11- 3081-6986
www.obarco.com.br

A tarefa de tentar compreender as múltiplas facetas do uso da fotografia na arte contemporânea é bastante desafiadora: em meio à profusão de imagens e experiências, a tentativa de estabelecer regras, construir modelos ou previsões mostra-se sempre insuficiente, principalmente quando nos falta o distanciamento histórico. Longe de tentar delinear categorias estanques, este curso visa expor a fluidez da relação entre fotografia e arte contemporânea, desde a “Arte Desmaterializada” a “Arte Materializada como Fotografia”.

Denise Gadelha é mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Além de artista, atua como professora autônoma, ministrando cursos em espaços educativos relevantes para a constituição da cena cultural. Participou de três edições do programa educativo Rede Funarte de Artes Visuais nos estados de AM, GO e RJ, e, desde 2005 integra a equipe do Dynamic Encounters International Workshops, o que a possibilita manter-se atualizada em relação ao panorama internacional.

Posted by Marília Sales at 6:07 PM

Curso de Performance na Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro

Angel Vianna, Ana Vitória, Dani Lima, Guilherme Zarvos, Rocio Infante, André Lepecki, Kristofer Paetau, Otávio Camargo, Gisele Ruiz, Márcia Moraes, Michele Minnick, Egill Sabjornvon, Zeca Ligiéro, Rubens Pileggi Sá, Gustavo Ciríaco, artistas convidados

Matrícula a partir de 19 de julho 2010

O curso visa dar ferramentas a artistas e interessados em performance para a criação e discussão das pesquisas. Haverá espaço para a criação e para apresentação de trabalhos próprios e de artistas convidados (nacionais e internacionais)

Rua Jornalista Orlando Dantas, 2
Botafogo - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2551-0099
Para maiores informações: juliana@escolaangelvianna.com.br

Horário:Segunda a sábado, 9 - 16:50h
Módulos: 19 a 31 de julho/10; 17 de janeiro a 5 de fevereiro/11; 18 a 30 de julho/11; 16 de janeiro a 4 de fevereiro/12
Duração 18 meses
Disciplinas Vídeo e performance, Environmental Theatre, Performance and it´s manyfold Appearence and Existence between music, thater and art; Performance no MAM, Corpo Híbrido e Intalação performática, Poética da Palavra, Performance em Construção, Intervenção Urbana, Fundamentos da Performance, A cena e as tradições, Estudo das Performance Afro-ameríndias, Orientaçãod e Memorial. Haverá apresentações de artistas sob curadoria de Gustavo Ciríaco e Mostra de performance com os artistas-alunos.

Posted by Marília Sales at 5:08 PM