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março 31, 2006

Inscrições Curso de Vídeo-Arte com orientação de Alice Miceli no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro

Curso de Vídeo-Arte, orientação de Alice Miceli

Inscrições até 12 de abril de 2006

Ateliê da Imagem
Av.Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2244-5660 / 2541-6930 ou info@ateliedaimagem.com.br
Horário: quartas-feiras, 15-18h
Preço: R$ 240 cada módulo

Curso com 2 módulos de 5 aulas cada um. Sem pré-requisitos. O curso se destina a todos interessados pelo tema e pelo processo criativo.

Programação:

Módulo 1: 5 aulas de 3 horas

vídeo-arte contemporânea
Apresentação de temas e formas de abordagem de problemas artísticos nas obras em vídeo, e eventualmente em outras mídias, de artistas contemporâneos. Discussões acerca da obra e do processo criativo. O foco será, sobretudo, na exibição da produção contemporânea.

O curso não será extensivo sobre "vídeo-arte" em termos históricos e de contexto. Pretende atentar mais para as formas de produção, para o processo criativo de obras contemporâneas que se servem do vídeo e/ou de outras formas de imagem em movimento para, eventualmente e a partir do que é visto, tocar em questões de história, filosofia e etc. A partir das obras para a teoria, e não o contrário.


Exibição de obras de Chris Marker, Robert Enrico, Alain Resnais, Carol Reed, Salla Tykka, Aurora Reinhard, Chris Cunningham, Sandra Kogut, Bill Viola, Sam Taylor-Wood, Michel Gondry, Rineke Dijkstra, entre outros.
A ultima aula deste módulo será destinada à introdução da dinâmica das atividades do módulo seguinte: desenvolvimento e acompanhamento de projetos de vídeo-arte a partir do mesmo tema.

Aula 1 - desenquadramentos
1. Apresentação do curso e da proposta

2. Realidade-Ficção
Cinema e documentário. Fronteiras entre realidade e ficção.

Aula 2 - cinema, documentário & vídeo-arte
1. Semelhanças, diferenças

Aula 3 - narrativo / conceitual
1. Construção de sentido horizontal x vertical.
Sentidos narrativos x sentidos conceituais

2. Representações de gênero
Vídeos recentes que abordam temas semelhantes (questões de gênero) de formas muito diversas

Aula 4 - Presença: uma questão de intensidade
1.o Belo
Aumento de atenção disponível.

2. Morte
Tempo estendido.

3.Presença

... e também : apresentação do tema a ser trabalhado pelos alunos durante o segundo módulo.

Aula 5
Brain-storming acerca do tema. Discussão e geração de alternativas a partir das primeiras idéias apresentadas.
+ filmes e vídeos que se relacionem com o tema escolhido

Módulo 2: 5 aulas de 3 horas

Realização de projetos
Desenvolvimento e acompanhamento de projetos sobre o mesmo tema.
Os projetos concebidos e finalizados durante este segundo módulo serão exibidos na Sexta-Livre juntamente com alguns dos projetos da turma anterior.

Aula 1
Discussão e geração de alternativas a partir dos projetos apresentados
+ filmes e vídeos que se relacionem com o tema escolhido

Aula 2
Acompanhamento e discussão acerca do desenvolvimento dos projetos e sua realização.
+ filmes e vídeos que se relacionem com o tema escolhido e/ou com questões abordadas pelos projetos apresentados.

Aula 3
Discussão sobre os primeiros resultados apresentados. Geração de alternativas a patir do material filmado. Para os projetos que necessitarem, a partir desta semana existirá possibilidade de edição.
+ filmes e vídeos

Aula 4
Discussão a partir das novas soluções apresentadas. Especulações finais acerca do desenvolvimento dos projetos. Nesta semana, continua a possibilidade de edição para os projetos que necessitarem.
+ filmes e vídeos

Aula 5
Apresentação dos vídeos finalizados em aula. Discussão.

Alice Miceli
Alice Miceli nasceu em 1980 no Rio de Janeiro onde vive e trabalha. Formou-se em 2001 pela Ecole Superieure d'Etudes Cinematographiques, com bolsa do governo francês, e finalizou este ano o Curso de Especialização em Historia da Arte e Arquitetura do Brasil, na PUC-RJ. Alice freqüenta desde 2003 o grupo de discussão acerca de processo criativo, dirigido por Charles Watson em seu ateliê. Em 2005, Alice esteve em residência no Cable Factory na Finlândia, através do programa UNESCO-Aschberg Bursaries for Artists/HIAP e participou do workshop Third Asia-Europe Foundation Art Camp, na Indonésia. Participações em exposições coletivas incluem: "On Disappearence", Dortmund, 2005; Videoraum: IKFF 2005 / 21 - Internationalen Kurzfilmfestival, Hamburgo, 2005; "III Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo", 2005; "Posição 2004", Rio de Janeiro, 2004; "Hiper > Relações eletro//digitais", Porto Alegre, 2004. Seus vídeos têm sido exibidos em diversos festivais como "15 Videobrasil", São Paulo, 2005; NY International Independent Film and Video Festival. Nova York, 2005; Videoformes Festival 2005, Clermont-Ferrand, 2005; transmediale.05 international media art festival, Berlim, 2005. Alice teve obras indicadas ao Prêmio Sergio Motta de Arte em Tecnologia em 2003 e 2004. Em 2005, seu projeto "Chernobyl" foi vencedor do Premio na categoria "bolsa de fomento à produção". Em 2006, Alice participa do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural e irá expor no centro de produção de arte contemporânea Z33 em Hasselt, na Bélgica.

Posted by João Domingues at 12:08 PM

março 28, 2006

Inscrições Curso de pintura contemporânea com orientação de Teresa Viana, São Paulo

Curso de pintura contemporânea, orientação de Teresa Viana

Inscrições até 12 de abril de 2006

Ateliê Teresa Viana
Endereço: Rua Fidalga 575 / casa 3, Vila Madalena, São Paulo - SP
Informações e inscrições: 11-3034-5940 / 9525-4764 ou tviana40@hotmail.com
Horário: quartas-feiras, 19-22h
Preço: R$ 250
Vagas: 6

O curso, que não tem data definida para acabar, é voltado para estudantes de arte, iniciantes, artistas jovens em processo de formação e interessados em geral. Além de estimular a expressão e o reconhecimento dos elementos básicos da pintura e abordar a construção da cor, do espaço e ao desenvolvimento da expressão poética, Teresa dará aulas práticas, com orientação individual, mescladas com bate-papos sobre a história da pintura. Como o atendimento é personalizado, os interessados podem entrar depois da data de início do curso, mesmo que ele já tenha começado.

Posted by João Domingues at 3:36 PM | Comentários (2)

março 21, 2006

Inscrições: Curso Reflexões sobre a fotografia no Brasil a partir do pós-guerra na ECA, São Paulo

Curso Reflexões sobre a fotografia no Brasil a partir do pós-guerra
Professoras: Carolina Soares, Daniela Maura Ribeiro e Heloísa Espada

Inscrições até 4 de abril de 2006

Auditório Lupe Cotrim - Prédio Central da ECA - 1º andar
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443, São Paulo - SP
Informações: 11-3091-4084 r. 35
Período: 4 de abril a 4 de maio de 2006
Horário: terças e quintas, 17h30-20h30
Vagas: 80
Realização: Grupo de Pesquisa em Arte e Fotografia, Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP

As pesquisadoras Carolina Soares, Daniela Maura Ribeiro e Heloísa Espada foram convidadas pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli para ministrar o curso com o objetivo de implementar no departamento de artes plásticas da ECA conteúdos teóricos em fotografia. Chiarelli abrirá o curso das pesquisadoras

Posted by João Domingues at 3:20 PM

março 16, 2006

Chamada de Trabalhos: XV Encontro Nacional da ANPAP

XV Encontro Nacional da ANPAP
Arte: limites e contaminações

Inscrições até 17 de junho de 2006

Inscrição: Universidade Salvador - UNIFACS
Av. Jorge Amado 780, Boca do Rio, 41.720-040, Salvador - BA
Preços: estudante: R$ 20; associado: R$ 20; não-associado: R$ 50; Inscrições de artigo com apresentação de trabalho: associado - estudante: R$ 100; associado: R$ 100; não-associado: R$ 200 (Somente comunicações apresentadas serão publicadas nos anais e a inscrição dará direito ao recebimento de 1 exemplar dos anais)
www.anpap.org.br
Divulgação de seleção: 24 de julho 2006
Encontro Nacional: 19 a 23 de setembro de 2006

Inscrições: XV Encontro Nacional da ANPAP - Regras de envio

O envio por correio deve ser feito, por sedex, até 17 de junho de 2006, validada data de postagem. A confirmação do recebimento do material completo será feita por e-mail.

Os textos devem ser encaminhados obedecendo aos seguintes padrões:

1.1 - Titulo: Arial, corpo 12, negrito, centralizado, seguido na segunda linha de nome completo do(s) autor(es), acompanhado(s) da vinculação profissional acadêmica e/ou estudantil.

1.2 - Resumo e abstract: Arial, corpo 11, itálico justificado, entrelinhamento simples, no máximo 10 linhas. Incluir palavras-chave e keywords (de 3 a 5).

1.3 - Texto: máximo 12 laudas, Arial corpo 12, justificado, entrelinhamento 11/2 , margens superior e inferior a 2,5cm da borda, esquerda e direita a 3cm da borda. Evitar notas de rodapé (utilizar notas de fim de texto, em Arial 9).

1.4 - Referências em Arial 11, ao final do texto.

1.5 - Imagens: cada imagem em arquivo separado, sendo no máximo 3, p/b, formato jpg com resolução de 300dpi.

As imagens podem ser de página inteira - 21cm X 15cm - ou com 7cm de altura (mínimo) por 10 de largura (máximo).

1.6 - Breve currículo do(s) autor(es), com no máximo 5 linhas, na mesma formatção do texto.

1.7 - Textos e imagens devem ser enviados em arquivos distintos.

1.8 - Arquivo Word extensão .rtf

1.9 - Os textos devem ser encaminhados por correio, via sedex, em cópia impressa e digital (disquete ou CD), sendo imprescindível o envio nos dois formatos, para:

ANPAP / Prof. Cleomar Rocha
Universidade Salvador - UNIFACS
Av. Jorge Amado 780, Boca do Rio, 41.720-040, Salvador - BA

- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo ou da formatação exigida.
- Anexar cópia de comprovante de pagamento da taxa de submissão de artigos.
-Fineza informar e-mail para confirmação de recebimento do trabalho.

Posted by João Domingues at 2:41 PM

março 11, 2006

Inscrições: Do Expressionismo ao Nazismo: trajetória de uma vanguarda com Claudia Valladão de Mattos no Maria Antonia, São Paulo

Curso Do Expressionismo ao Nazismo: trajetória de uma vanguarda com Claudia Valladão de Mattos

Inscrições até 5 de abril de 2006

Centro Universitário Maria Antonia - 2° andar - sala de cursos
Rua Maria Antonia 294, São Paulo - SP
11-3255-7182 - r: 32 e 33 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Período: 5 a 26 de abril de 2006
Horário: quartas-feiras, 16-18h
Preço: R$ 120

Expressionismo alemão em abril na MariAntonia

Inaugurando o ciclo de cursos Fontes da Arte Contemporânea, o Centro Universitário Maria Antonia da USP apresenta Do Expressionismo ao Nazismo: trajetória de uma vanguarda com Claudia Valladão de Mattos, às quartas-feiras, de 5 a 26 de abril, das 16 às 18h.

Um panorama do movimento expressionista alemão, desde sua gênese até seus desdobramentos, passando pelas relações com o Nazismo, com a abordagem dos grupos Die Brücke e Der Blaue Reiter, do surgimento de uma "segunda geração" do movimento após a I Guerra e da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade) nos anos de 1920. Ênfase especial é dada às obras dos principais artistas expressionistas, como Kandinsky, Marc, Kirchner, Dix e George Grosz, entre outros.

Claudia Valladão de Mattos, doutora pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutora pelo Courtauld Institute de Londres, é professora de História da Arte na Unicamp, e autora dos livros Lasar Segall, (Edusp, 1996), Entre Quadros e Esculturas (Discurso Editorial, 1997), Lasar Segall. Expressionismo e Judaísmo (Perspectiva, 2000), entre outros.

Programação:
5 de abril - O Expressionismo Alemão no contexto das vanguardas européias
12 de abril - O grupo Die Brücke
19 de abril - O grupo Der Blaue Reiter
26 de abril - O Expressionismo de Segunda Geração

Posted by João Domingues at 2:34 PM

Inscrições: Curso Encontro de Arte e Cultura: Dialética e Interpretação: os sentidos da História, com Jorge Grespan no Maria Antonia, São Paulo

Curso Encontro de Arte e Cultura: Dialética e Interpretação: os sentidos da História, com Jorge Grespan

Inscrições até 11 de abril de 2006

Centro Universitário Maria Antonia - 2° andar - sala de cursos
Rua Maria Antonia 294, São Paulo - SP
11-3255-7182 - r: 32 e 33 ou cursosma@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Período: 11 de abril a 2 de maio de 2006
Horário: terças-feiras, 20-22h
Preço: R$ 120

Encontro de Arte e Cultura: Dialética e Interpretação: os sentidos da História, com Jorge Grespan

Jorge Grespan é o professor convidado para a continuidade do ciclo de cursos Encontros de Arte e Cultura, promovido pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP às terças-feiras, das 20 às 22h, entre 11 de abril e 02 de maio, com o curso Dialética e Interpretação: os sentidos da História.

Considerada uma das vertentes teóricas mais importantes e férteis da atualidade, a Dialética tem proporcionado reflexões fundamentais em diversas áreas das ciências humanas, incluindo a Filosofia e a História. O curso examina as origens da relação da hermenêutica com a historiografia e a retomada da análise crítica do conceito de subjetividade, nas visões de Hegel, Gadamer e Ricoeur, entre outros.

Jorge Grespan é graduado em Economia e História pela USP, com doutorado em Filosofia pela UNICAMP e pós-doutorado na Universidade de Berlim. É professor do Depto. de História da FFLCH-USP e autor de O Negativo do Capital (Hucitec, 1998) e Revolução Francesa e Iluminismo (Contexto, 2003), entre outros.

Programação:
11 de abril - Hegel e a Escola Histórica alemã
18 de abril - Dilthey e a hermenêutica
25 de abril - Gadamer e o giro ontológico
2 de maio - Interpretação e dialética em Ricoeur

Posted by João Domingues at 2:30 PM

março 9, 2006

Chamada de Trabalhos: I Congresso Internacional de Estética Tecnológica na PUC, São Paulo

I Congresso Internacional de Estética Tecnológica na PUC, São Paulo
Eixos temáticos: Arte-Ciência, Computadores Vestíveis, Games

Envio de propostas de até 31 de março de 2006

PUC-SP - Campus Consolação
Rua Marquês de Paranaguá 111, Consolação, São Paulo - SP
inscricaoestec@pucsp.br ou estec@pucsp.br
Informações sobre o encaminhamento de propostas: www.pucsp.br/pos/cos/estec/inscricao.htm
Presidentes: Lucia Santaella e Priscila Arantes
Comissão científica e organizadora: Cândida Almeida, Marcus Bastos, Mirna Feitoza, Rogério Ferraraz, Suzana Avelar

I Congresso Internacional de Estética Tecnológica: 1º a 4 de junho de 2006

I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas

Desde o início do século XX, de modo cada vez mais intenso, o corpo humano foi sendo colocado sob interrogação. São muitas as razões para isso: os avanços da biologia, da engenharia genética, da medicina, as máquinas exploratórias para o diagnóstico médico, as simbioses cada vez mais íntimas do corpo com as tecnologias. Agindo conjuntamente, todos esses fatores constituem uma força perturbadora que problematiza os significados do corpo e o transforma em um nó de múltiplos investimentos e inquietações. Por isso mesmo, o corpo está em todos os lugares, comentado, pesquisado, dissecado, transfigurado. Ciborgue, hibridização homem-máquina, manipulação genética, digitalização do corpo, ampliação-extensão do corpo, telepresença têm sido alguns dos desafios colocados nas extremidades das complexidades tecnológicas.

A arte-ciência, por exemplo, vem investigando a tecnologia da vida artificial, a simulação e a modelização de comportamentos biológicos complexos, a exploração de algoritmos genéticos e sistemas emergentes, bem como o desenvolvimento de interfaces humano-computador mais amigáveis, reorganizando a percepção e o complexo cognitivo corporal.

Pesquisas de ponta estão se endereçando para o desenvolvimento de peles protéticas. Da função de proteção para a de uma prótese e agora entendida como interface, a vestimenta passa a compor um cenário híbrido entre o humano e o maquínico, de corpo biológico e tecnologias digitais. Assim, a vestimenta reposiciona o corpo, desterritorializando-o e rompendo suas fronteiras.

Neste cenário, os games aparecem como catalizadores das transmutações vivenciadas pelo corpóreo nas sociedades contemporâneas. O compartilhamento de corpos mediados por avatares nos jogos massivos do ciberespaço esfacela a noção de identidade, multiplicando e expandindo a experiência para além do corpo biológico.

Reconhecendo a importância desse tema, o I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, promovido pelo CIMID (Centro de Investigação em Mídias Digitais, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica, PUCSP), ABET (Associação Brasileira de Estéticas Tecnológicas), Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUCSP, e CS:Games - Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUCSP, e presidido pelas professoras e pesquisadoras da PUCSP Lucia Santaella e Priscila Arantes, propõe discutir as transmutações do corpo na Arte-Ciência, Computadores Vestíveis e Games, a partir de uma visão interdisciplinar. Para tanto, o Congresso está estruturado em palestras, mesas redondas, sessões de comunicação e pôsteres.

As palestras ficarão a cargo de convidados estrangeiros: os professores e pesquisadores Stephen Wilson (San Francisco State University), Louise Poissant (Montreal University), Marga van Mechelen (Universidade de Ámsterdam), Christine Lijungberg (Zurich University), Suzanne Lee (Saint Martins College de Art & Design) e o net artista Jim Andrews (Canadá). As mesas redondas contarão com a participação de professores e artistas renomados do Brasil e do exterior, como Winfried Nöth (Universität Kassel), Rejane Cantoni (PUCSP), Arlindo Machado (PUCSP), Lucas Bambozzi (SENAC), André Parente (UFRJ), Giselle Beiguelman (PUCSP), Lucia Leão (PUCSP), Rosa Maria Ravera (Universidade de Buenos Aires), entre outros.

A programação completa do I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas, que ocorrerá de 01 a 04 de junho de 2006, na PUCSP (Campus Consolação), pode ser consultada através do link: www.pucsp.br/pos/cos/estec/programacao.htm

Posted by João Domingues at 12:51 PM

março 8, 2006

Inscrições: Processo de Seleção para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais CEART/UDESC, Florianópolis

Processo de Seleção para candidatos ao Mestrado em Artes Visuais CEART/UDESC, Florianópolis

Inscrições de 10 de abril a 19 de maio de 2006

Universidade do Estado De Santa Catarina - UDESC
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Rua Madre Benvenuta 1907, Itacorubi, Florianópolis, SC 88.035-001
48-3231-9714 / 9715 ou c4sls@udesc.br
www.ceart.udesc.br
Taxa de inscrição: R$ 90
Formulário de Inscrição: www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm

Veja o Edital logo abaixo

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Mestrado do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC iniciou suas atividades acadêmicas em agosto de 2005. Seu objetivo é a continuidade das diversas pesquisas em Arte constituindo um espaço de reflexão nos campos da produção, da significação e do ensino.

Priorizando a área de concentração Artes Visuais, oferece inicialmente duas linhas de pesquisa:
- Poéticas, História e Teoria das Artes Visuais
- Ensino das Artes Visuais
O PPGAV - Mestrado - disponibiliza 16 vagas anuais, sendo que 11 na linha de pesquisa Poéticas, História e Teoria das Artes Visuais e 5 na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais.


EDITAL Nº 10/06
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - MESTRADO
TURMA 2006
MESTRADO ACADÊMICO

O Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC faz saber aos interessados que, no período de 10 de abril a 19 de maio de 2006, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, PPGAV-Mestrado, para turma com início em 2006 - 2º semestre.

I - PERFIL DO PROGRAMA

O PPGAV-Mestrado, Área de Concentração Artes Visuais, estrutura-se em torno de 02 (duas) Linhas de Pesquisa, a saber:
a) Poéticas, História e Teoria das Artes Visuais;
b) Ensino das Artes Visuais.

II - VAGAS E CLIENTELA:

Serão oferecidas 16 (dezesseis) vagas no PPGAV-Mestrado (11 para a Linha de Pesquisa Poéticas, História e Teoria das Artes Visuais e 05 para Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais), destinadas a portadores de Diploma de Graduação plena, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida.
- Todos os candidatos serão submetidos a processo de seleção único.
- A Coordenação do PPGAV-Mestrado reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

III - INSCRIÇÃO:

1. Período e Local das inscrições:
1.1. As inscrições serão realizadas no período de 10 de abril a 19 de maio de 2006, de segunda a sexta-feira, das 14:00h às 19:00 h, exceto sábado, domingo e feriado, inclusive nos dias 13, 14 e 21 de abril de 2006.
1.2. O local para as inscrições será a Secretaria do PPGAV-Mestrado, situada na Rua Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC, CEP 88.035-001, telefones (48) 3231 9714 / 3231 9715.
1.3. O candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição para a retirada do boleto bancário da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 (noventa reais).
1.4. Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá retornar à Secretaria do PPGAV-Mestrado com 01 (uma) via do boleto para realizar sua inscrição munido, obrigatoriamente, dos documentos exigidos listados no item III-2.
1.5. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, por procuração ou via SEDEX (Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), neste caso, postada até o último dia do período de inscrição, a saber, 19 de maio de 2006, e endereçada à Secretaria do PPGAV-Mestrado.
1.6. Candidatos residentes fora do Estado que realizaram sua inscrição via SEDEX, terão suas inscrições condicionadas ao pagamento, podendo o boleto ser retirado até o dia anterior da prova escrita, a saber, dia 26 de maio de 2006, no horário das 13:30h às 15:30h.


2. Documentos Exigidos:

a) Formulário de Inscrição
(disponível no site
www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm);
b) Uma foto 3x4 colorida, de data recente;
c) Fotocópia autenticada frente e verso do Diploma de Graduação plena outogardo por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida e Fotocópia autenticada do Histórico Escolar completo da Graduação;
d) Fotocópia da Carteira de Identidade;
e) Fotocópia do CPF;
f) Curriculum Vitae;
g) Projeto de Pesquisa
(modelo disponível no site
www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm);
h) Portfolio e/ou Ensaios Monográficos (publicados ou não);
i) Certificado de proficiência em leitura, pelo menos em uma língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) ou em outra língua que esteja estreitamente relacionada com o projeto de pesquisa proposto. O certificado de proficiência deverá ser emitido por Instituição reconhecida pelo Programa (Cultura Inglesa, Aliança Francesa e Centro Cultural Brasil - Espanha, respectivamente) ou prova no Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

OBS: Para aqueles que não disponibilizam deste atestado no ato da inscrição, terão o prazo máximo de entrega, estipulado pelo Programa, até a finalização do segundo semestre letivo.

Observações:

Candidatos estrangeiros deverão apresentar:

a) Cópia autenticada do Diploma de Graduação plena e do Histórico Escolar completo, com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

b) Passaporte com visto de permanência no País;

c) Certificado de proficiência de língua portuguesa emitido por Instituição oficial do Brasil.

OBS: Os alunos estrangeiros portadores de Diploma do exterior que não disponibilizam deste certificado deverão realizar durante o primeiro ano do Curso, estudos de língua portuguesa em instituição pública de ensino superior.

IV - PROCESSO DE SELEÇÃO:

O processo de seleção será constituído das seguintes etapas:

ETAPA I

a) Análise dos documentos exigidos no item III-2;
b) Divulgação dos deferimentos das inscrições.

ETAPA II

a) Prova Escrita, de conhecimento (área de concentração Artes Visuais e Linhas de Pesquisas correspondentes), com duração de 4 (quatro) horas, segundo bibliografia em anexo (caráter eliminatório);

b) Divulgação dos selecionados para a Etapa III.

ETAPA III

a) Entrevista de caráter classificatório, na qual será analisado o perfil acadêmico do candidato, levando em conta seu Curriculum Vitae, o Projeto de Pesquisa apresentado e seu Portfolio e/ou Ensaios Monográficos.

b) Publicação da classificação dos candidatos aprovados.


V - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS:

a) Avaliação do Currículum Vitae, do Projeto de Pesquisa e do Portfolio e/ou Ensaios Monográficos (publicados ou não) atribuídos uma nota de 0 ( zero ) a 10 (dez) -caráter classificatório;
b) Prova Escrita, de conhecimento (área de concentração Artes Visuais e Linhas de Pesquisas correspondentes), com duração de 4 (quatro) horas, segundo bibliografia em anexo. Esta prova tem caráter eliminatório e será considerado aprovado na Prova Escrita o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete);
c) Entrevista atribuída nota de 0 ( zero ) a 10 (dez) - caráter classificatório;
d) Dos resultados das etapas a, b e c será extraída a média final obtida pelo candidato;
e) A média final mínima para aprovação no processo de seleção será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado;
f) A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente da média final obtida pelo candidato;
g) Em caso de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:
• maior nota na Prova Escrita;
• maior nota na Entrevista.
VI - DA HOMOLOGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
1. Do resultado do Processo de Seleção cabe pedido de revisão à Banca Examinadora, desde que encaminhadas até 48 horas, após a divulgação do resultado final.
2. O resultado do Processo de Seleção será homologado pela coordenação do PPGAV-Mestrado, obedecendo à ordem de classificação dos candidatos aprovados.
VII - MATRÍCULA:

- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo PPGAV-Mestrado.

- No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais do Diploma de Graduação, Histórico Escolar completo, CPF e Identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do PPGAV-Mestrado.

- A matrícula dos candidatos selecionados para o PPGAV-Mestrado se realizará nos dias 29 e 30 de junho de 2006, das 14:00h às 19:00h, na Secretaria do Programa, situada na Rua Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC, Telefones: (48) 3231 9714 / 3231 9715.

- Em caso de desistência da matrícula os candidatos aprovados poderão ser chamados em ordem decrescente de classificação.

VIII - CALENDÁRIO:

a) INSCRIÇÕES:
Data: 10 de abril a 19 de maio de 2006
Horário: 14: 00h às 19:00h
Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado.

b) DIVULGAÇÃO DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:
Data: 23 de maio de 2006
Horário: 14:00h às 19:00h
Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou
no site www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm.


c) PROVA ESCRITA:
Data: 27 de maio de 2006
Horário: 14:00h
Local: Os candidatos deverão se informar sobre o local da prova
na Secretaria do PPGAV-Mestrado ou
no site www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm.

d) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA E DOS SELECIONADOS PARA A ENTREVISTA:
Data: 09 de junho de 2006
Horário: a partir da 14:00 horas
Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou
no site www. ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm.

e) ENTREVISTA:
Data: 12, 13 e 14 de junho de 2006
Horário: horários a serem definidos (manhã, tarde e noite)
Local: Os candidatos deverão se informar sobre o local da entrevista
na Secretaria do PPGAV-Mestrado ou
no site www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm.

f) RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO:
Data: 20 de junho de 2006
Horário: a partir das 14:00h
Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado ou
no site www.ceart.udesc.br/pos-graduacao/mestradoartesvisuais/mestradoartesvisuais.htm.

g) MATRÍCULA:
Data: 29 e 30 de junho de 2006
Horário: 14:00h às 19:00h
Local: Secretaria do PPGAV-Mestrado.

h) SEGUNDA CHAMADA:
Caso não se preencham todas as vagas oferecidas, haverá segunda chamada. Data a
ser fixada.

IX - DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não podendo haver alegação de desconhecimento.
b) As importâncias pagas não serão devolvidas, quaisquer que sejam os motivos alegados.
c) O exame de seleção só terá validade para o curso que será iniciado em 2006,
segundo semestre.
d) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do PPGAV-Mestrado, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão inutilizados.
e) Não será permitido o ingresso no local da prova após o seu início.
f) Sugerimos que os candidatos entreguem seus currículos usando a plataforma Lattes do CNPq, disponível no endereço eletrônico www.cnpq.br
g) Endereço para Correspondência e Informações:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA -UDESC
CENTRO DE ARTES - CEART
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi
Florianópolis, SC
CEP 88.035-001.
Telefone: (48) 3231 9714 / 3231 9715
e-mail: c4sls@udesc.br
Florianópolis, 23 de fevereiro de 2006

Prof. Dr. Antonio Vargas Sant´Anna
Diretor Geral do CEART

ANEXO

BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESCRITA
1 - A bibliografia indicada como obrigatória contempla aspectos teóricos das Artes Visuais e articula-se em torno de três eixos disciplinares: Ensino das Arte Visuais; Poéticas; História e Teoria das Artes Visuais.
2 - O candidato pode consultá-la durante a prova escrita, caso leve seus exemplares para uso individual.
3 - O candidato poderá encontrá-la para reprodução, no caso de obra esgotada, ou para consulta, nos outros casos, na biblioteca do CEART.

BIBLIOGRAFIA:
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.
BLANCO, Paloma, CARRILLO, Jesús, CLARAMONTE, Jordi, ESPÓSITO, Marcelo (org.). Modos de hacer. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2001
BASBAUM, Ricardo. Arte brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
BRITO, Ronaldo. Experiência Crítica - textos selecionados. Sueli Lima (org.). São Paulo: Cosac Naify. 2005
COX , Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FARIA, Agnaldo (ed.). Catálogo da 25a Bienal da São Paulo: Iconografias Metropolitanas - Brasil. São Paulo: Fundações Bienais de São Paulo, 2002.
FOSTER, Hal. The return of the real. Massachusetts: The Mit Press, 1996
HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. São Paulo, Cosac&Naify, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KRAUSS, Rosalind E. La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. Madrid: Alianza Editorial, 1985.
MARTINS, A. F., COSTA, L. E. MONTEIRO, R. H.(orgs.). Cultura visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia: UFG/ANPAP, 2005, 2v.
O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. A ideologia do espaço de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Editora SENAC, 2004.

Posted by João Domingues at 1:45 PM

Inscrições: Arquitetura - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo

Arquitetura - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo
Palestrantes: Ana Maria Tavares (São Paulo, Brasil); Beatriz Colomina (Princeton, Estados Unidos); Eyal Weizman (Londres, Grã Bretanha); Marjetica Potrc (Ljubljana, Eslovênia); Guilherme Wisnik (São Paulo, Brasil); Jessica Morgan (Londres, Grã Bretanha)

Coordenação: Adriano Pedrosa, co-curador da 27ª Bienal de São Paulo

Inscrições até 24 de março de 2006

Porão das Artes - Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ibirapuera, Portão 3 - Pavilhão da Bienal, São Paulo - SP
Inscrições e informações: 11-5574-5922 ramal 257 / F: 11-5549-0230 ou seminarios27bsp@bienalsaopaulo.org.br
Preço: inteira R$ 52, meia R$ 27
Vagas limitadas
Arquitetura - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo: 31 de março, 19-22h, e 1º de abril, 10h-18h

Arquitetura - Seminário Internacional da 27ª Bienal de São Paulo

A 27a Bienal de São Paulo amplia sua extensão temporal: começa em janeiro de 2006 e vai até dezembro. Esta é uma entre outras atividades que distingue a presente edição: ou seja, fornecer ao público uma propagação gradual das idéias que nortearão a seleção dos artistas. Os Seminários Internacionais têm o formato de grupos de estudos e debates, antecipando a abertura da mostra e complementando-a. Foram programados seis Seminários convidando especialistas do Brasil e do Exterior. Cada Seminário durará dois dias e será organizado por um dos Curadores envolvidos na 27a Bienal, responsável pela escolha de um dos subtemas referentes ao título "Como viver junto". Com esta plataforma experimental, a Bienal agrega o valor de um congresso cultural e a participação de interessados nas práticas artísticas contemporâneas. É leigo quem optar por permanecer leigo, uma vez que tradicionalmente o Seminário é uma ferramenta educacional. Não por acaso, o primeiro Seminário discute a permanência e a reconfiguração dos Museus e de sua lógica expositiva. Reflexão que vale para a própria Bienal de São Paulo.

Lisette Lagnado
Curadora Geral da 27ª Bienal de São Paulo

Posted by João Domingues at 12:57 PM