Página inicial

Cursos e Seminários

 


junho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Arquivos:
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

maio 28, 2021

Curso online com Ana Paula Cohen no b_arco

Arte Contemporânea e a Criação de Novos Mundos por Vir com Ana Paula Cohen
Práticas artísticas contemporâneas relacionadas à história das exposições do séc. XX e XXI.

CONTEÚDO

O curso abordará, por meio de apresentação de obras de artistas contemporâneas/os e de programas de museus que se propuseram a trabalhar com a arte de seu tempo, as seguintes questões: O que são práticas artísticas contemporâneas? Se a presença e/ou a ação da/o artista passam a ser obra de arte, como coleciona-las em museus? Sobretudo, como re-apresentar obras de arte que não se baseiam apenas em objetos, de forma potente no presente? Como se dá a circulação e exposição de práticas artísticas, muitas vezes sem um corpo definido materialmente, desde os anos 1960? Finalmente, como pensar as subjetividades contemporâneas em tempos de coabitação – incluindo novos movimentos antirracistas, indígenas, feministas, LGBTQI+, e ambientais em convívio com regimes autoritários de extrema direita e destruição acelerada do planeta –, por meio de algumas práticas artísticas?

As aulas consistem na apresentação da obra de algumas/ns artistas em sua complexidade – incluindo filmes, imagens, textos de artistas, exposições –, e pretendem tecer relações entre tais produções e as diferentes formas de trazê-las a público. Haverá uma breve bibliografia com
textos de artistas e/ou pensamento filosófico/crítico relacionado a cada encontro, a ser discutido e aprofundado em aula. Se por um lado, a produção artística parece ter passado do objeto autônomo para relações entre diferentes contextos, deslocamentos e temporalidades, por outro testemunhamos o fortalecimento de um sistema de arte estruturado na ideia de arte como objeto – vendável, colecionável –, assim como em um formato padrão de exposição de arte que reproduz infinitamente aquele criado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York em 1929, conhecido como “cubo branco”. Como acolher a potência de criação de novos mundos por vir em uma produção efêmera, impalpável, não-museológica da arte dos últimos 60 anos?

CRONOGRAMA

Aula 1: The Power of Display: Formas de escrever histórias da arte no século XX por meio da montagem de exposições e arquitetura de museus. Desmonte das práticas de produção e coleção de arte em museus em tempos de governos autoritários.
Tópicos/artistas: Hannover Landsmuseum, Alemanha, sob a direção de Alexander Dorner (1922 a 1936); El Lissitzky: Abstract Cabinet (1927-1928); Laszlo Moholy-Nagy: The Room of Our Time (c. 1930); The Museum of Modern Art – MoMA, Nova York, sob direção de Alfred Barr (inaugurado em 1929); Herbert Bayer. Exposição Arte degenerada, organizada pelo partido nazista em Munique em 1937.
Leitura (durante a aula): Introdução do livro The Power of Display, de Mary Anne Staniszewski.

Aula 2: Como re-apresentar obras de arte que não se baseiam apenas em objetos, de forma potente no presente?
Tópicos/ artistas: Lygia Clark, trajetória da artista; Lygia Clark, arquivo para uma obra- acontecimento – projeto de ativação da memória corporal de uma trajetória artística e seu contexto, arquivo de entrevistas realizado por Suely Rolnik, 2003–11.
Leitura: ROLNIK, Suely. “Memória do corpo contamina o museu” in Transversal, extradisciplinaire, maio 2007. Periódico multilingue online e edição impressa, EIPCP – European Institute for Progressive Cultural Policies. Vienna e Linz, 2007.

Aula 3: Inserções em circuitos ideológicos: Produção, circulação e recepção de práticas artísticas sob regimes ditatoriais da guerra fria (1960/1970).
Tópicos/artistas: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, sob direção de Walter Zanini (1963-1978); mail art [arte postal]; Regina Silveira, Antoni Muntadas; Cildo Meireles; Ulisses Carrión; Information – exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, 1970 (Adrian Piper; On Kawara; Joseph Kosuth; Hans Hacke; Robert Barry; Cildo Meireles); galerias de artistas nos anos 1960 e 1970 no leste Europeu.

Aulas 4: Novas subjetividades em tempos de coabitação.
Tópicos/artistas: Yael Bartana; Grada Kilomba; Melik Ohanián; Bruno Latour; Armin Linke; Martin Gusinde; Patricio Guzman; “Manifesto Ciborgue”, de Donna Haraway.
Leituras: KILOMBA, Grada. “Carta da autora à edição brasileira”, em: Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. p. 11
KILOMBA, Grada. “Ilusões Vol. 1, Narciso e Eco”, in: Grada Kilomba: desobediências poéticas. Catálogo de exposição. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.

DATA
31 de maio, 1, 2 e 4 de junho de 2021
segunda, terça, quarta e sexta, das 19h às 21h30

VALOR
Desconto à vista R$280,00
Parcelado - 2x R$150,00

Carga horária total: 4 encontros – 10 horas
Inscrições online

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas irão acontecer ao vivo no aplicativo ZOOM. Indicamos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

Ana Paula Cohen curadora independente, editora e escritora. É coordenadora da pós- graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, na FAAP, e doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP. Foi curadora residente no Center for Curatorial Studies, Bard College, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo, e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Cohen foi professora visitante no mestrado do California College of the Arts, em San Francisco, diretora do Programa Bolsa Pampulha, em Belo Horizonte, e co- diretora do PIESP - Programa Independente da Escola São Paulo. Recentemente curou exposições como: "Embodied Archeology of Architecture and Landscape", no Tel Aviv Museum, e "On Cohabitation: films by Yael Bartana", no Banff Centre for the Arts, Canada.

Posted by Patricia Canetti at 11:23 AM