Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

novembro 6, 2016

III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília

O III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília vai ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro de 2016, com três conferências de importantes críticos, historiadores e curadores da arte brasileira: Tadeu Chiarelli, Luiz Camillo Osorio e Michael Asbury. As conferências estão marcadas para o auditório do Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios, e as diversas mesas redondas e apresentação de trabalho de pesquisa na Biblioteca da Universidade de Brasília - UnB. (Ver programação completa abaixo.)

Inscrições online para ouvintes - acesse aqui

Tadeu Chiarelli é professor-titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, leciona na graduação e pós-graduação, orientando pesquisas em História, Crítica e Teoria da Arte. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atualmente, coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de 2015, assumiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, como Diretor Geral. Entre os livros publicados encontram-se “Um Modernismo que veio depois” (2012), “Pintura não é só beleza. A crítica de arte de Mário de Andrade” (2007), “Arte Internacional Brasileira” (1999), “Um Jeca nos Vernissages” (1995).

Luiz Camillo Osório é crítico de arte, curador independente e professor de estética no departamento de filosofia da PUC-RJ. Desde 2009, é curador do Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), colaborador da EXIT-Express (Madri) e participou do conselho de curadoria do MAM/SP. Publicou, entre outros livros, "Flavio de Carvalho” (2009), "Abraham Palatnik" (2004) e “Ângelo Venosa” (2008), todos pela editora Cosac Naify.

Michael Asbury é historiador de arte, crítico e curador anglo-brasileiro. É Professor Assistente no Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation (TrAIN) na University of the Arts London (UAL). Em seu PHD, investigou a obra de Hélio Oiticica e sua relação com o modernismo e as culturas populares brasileiras. Como curador, trabalhou em diversas instituições, entre elas: Tate Modern, Camden Arts Centre, Embaixada Brasileira em Londres, Galeria Milan, Galeria Nara Roesler (SP) e no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Suas exposições e seus textos incluem diversos artistas brasileiros com reflexões sobre as esculturas e as experiências artísticas em espaços abertos e fechados.

Nas duas últimas edições, o Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte debateu o papel do artista como professor e a produção da História da Arte no Brasil atual. No segundo colóquio houve mais de 300 participantes, e é o único evento dessa natureza no centro-oeste. Além das conferências, estão agendadas mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos, selecionado pela comissão científica formada pelos críticos e historiadores da arte Ana Maria Pimenta Hoffmann, Fernanda Pitta, Taísa Palhares, Paula Braga, Bruno Sérgio Martins, e Biagio D'Angelo. A programação completa em documento anexo.

PROGRAMAÇÃO

DIA 9/11/2016

16h – 20h: Recepção e credenciamento
Local: Museu Nacional

18h30 – 19h: Sessão de abertura
Local: Museu Nacional

19h-20h30 Conferência: Prof. Dr. Tadeu Chiarelli (ECA-USP)
Local: Museu Nacional

DIA 10/11/2016

9h-10h30: Mesa coordenada 1 - Arte e crítica no Brasil e na Europa: diálogos I

Local: VIS - Auditório

9h-9h15 - Maria da Conceição Lima Alves (UnB) - Crítico e pintor na periferia da periferia: o olhar de Chabloz sobre Chico da Silva

9h15-9h30- Milena Lamoia Guerson (UFT) -Singularidades da crítica na abordagem da obra de Vieira da Silva e Arpad Szenes

10h45-11h - Renata Rocco (PPGEA/USP) - O caso de Danilo di Prete: recepção e atuação junto à crítica de arte italiana e brasileira

11h15-11h30 - Marina Barzon Silva (PPGEA/USP) - Lionello Venturi, a prática crítica e a história da arte

10h-10h15 - Debate

10h15-10h30 - Intervalo

9h-10h30: Mesa coordenada 2 - A crítica perante a ditadura: arte, repressão e democratização
Local: VIS – Sala 6

9h-9h15 - Rachel Vallego Rodrigues (PPGEA/USP) - I Ciclo de debate do Teatro Casa Grande - autoconfissão pública da cultura brasileira

9h15-9h30 - Uriel Bezerra (UFBA) - Crise da crítica, crise da arte: os espaços da crítica de arte no Brasil após o AI-5

9h30-9h45 - Fabricia Lira Jordão (PPGAV/ECA-USP) - A requalificação do fazer politico nos anos 80: artes visuais e a redemocratização

9h45-10h - Debate

10h-10h30 – Intervalo

10h30-12h: Mesa coordenada 3 - Arte e crítica no Brasil e na Europa: diálogos II
Local: VIS - Auditório

10h30 -10h45 - Ludmila Patriota (PPGS/UFPE) - O exercício crítico da "obra de arte como situação”: Beckett pelos Irmãos Guimarães

11h-11h15 - Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP) - Notas sobre a historiografia da arte italiana e sua presença no Brasil

11h15-11h30 - Adriana Nakamuta (Colégio de Aplicação/UFRJ) - Hannah Levy - História e Crítica da Arte no Brasil

11h30-11h45 – Debate

10h30-12h: Mesa coordenada 4 - Outros espaços I: mercados
Local: VIS – Sala 6

10h30-10h50 - Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) - O papel do mercado na legitimação artística e os reflexos para uma história da arte em construção

10h50-11h10h - Gabriela Caspary (PPGARTES/UERJ) - Petite Galerie (1954-1988) - um recorte sobre quatro décadas de arte no Brasil

11h10-11h30 - Paula Martins Borela (UFU) - A formação do mercado de artes plásticas em Uberlândia: documentação e crítica

11h30-11h45 - Debate

12h-14h - Almoço

14h - 15h30: Mesa coordenada 5 - Outros espaços II: instituições
Local: Biblioteca – Auditório

14h -14h15 - Anna Paula da Silva (UFBA) - A crítica de arte na aquisição de obras para os acervos de museus: o catálogo do 15º Salão de Artes da Bahia

14h15-14h30 - Ana Maria Maia Antunes (ECAUSP) - Nascidos pós-1964: a representação da juventude no Antarctica Artes com a Folha

14h30-14h45 - Renato de Andrade Maia Neto (FAU/USP)- 10a. Bienal de SP (1969): o boicote da crítica e dos artistas

14h45-15h - Luiza Malder (PPGEA/USP) - Por uma arte pobre: um estudo de caso das mostras Arte y Ideologia e Do Corpo à Terra

15h-15h15 - Debate

14h - 15h30: Mesa coordenada 6 – Século XIX e as questões do restauro
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento

14h-14h15 - Maria Antonia Couto da Silva (IARTE/UFU) - Crítica de arte no Brasil no final do século XIX

14h15-14h30 - Maria do Carmo Couto da Silva (UnB) - A arte francesa na crítica de José Duarte Ramalho Ortigão e de Mariano Pina

14h30-14h45 - Pedro Augusto Vieira Santos (USP) - O reconhecimento da obra de arte - diálogo entre crítica, história da arte e restauro

14h45-15h - Debate

15h – 15h30 Intervalo

15h30 – 17h30 - Mesa-redonda: Re-Pensamentos: a ética do olhar na arte contemporânea
Local: Biblioteca – Auditório

15h30-15h50 - Biagio D’Angelo (UnB) - Questões de céu. De Correggio a Carmela Gross

15h50-16h10 - Luís Edegar Costa (UFRGS) - O espectador dos metaesquemas

16h10-16h30 - Maria Adélia Menegazzo (UFMS) - A beleza entre a pedra e a pluma: ética na poética contemporânea

16h30-16h50 - Marcelo Mari (UnB) - Arte de rua e as manifestações Fora Temer

16h50-17h30- Debate

19h – 20h30 Conferência - Prof. Dr. Luiz Camillo Osorio (PUC-RJ)

DIA 11/11/2016

9h- 10h30: Mesa coordenada 7 - Contextos e especificidades: crítica, cidades e culturas I

Local: Biblioteca – Sala de Treinamento

9h-9h15 - Ricardo Taga (UnB) - O debate crítico no contexto carioca dos anos 60 e 70

9h15-9h30 - Pedro Ernesto Freitas Lima (PPGARTE/UnB) - A bica de Marepe: representação e reconstrução

9h30-9h45 - Marcelo Mari (UnB) - Brasília na encruzilhada: plano, realidade e exclusão

10h-10h15 - Debate

10h15 -10h30 - Intervalo

9h - 10h30: Mesa coordenada 8 - A voz do artista
Local: Biblioteca – Auditório

9h-9h15 - Matheus Silva Furtado (PPGARTE/UnB) - Marcelo Grassmann - um imaginário sob entrevista

9h15-9h30 - Mariana Lacerda (PPGHA/UNIFESP) - Abstracionismo informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros

9h30-9h45 - Maria Beatrice Trujillo Rodrigues e Jaime Solares Carmona - Hiatos Secos

9h45-10h15 – Debate

10h15 – 10h30 - Intervalo

10h30 - 12h: Mesa coordenada 9 - Contextos e especificidades: crítica, cidades e culturas II
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento

10h30-10h45 - Carolina Barbosa de Melo (PPGHA/UNIFESP) - Flávio Motta indisciplinar - recontextos no final da década de 1960

10h45-11h00 - Maria Zmitrowicz Lopes (PPGEA/USP) - Cidade Nova Síntese das Artes

11h-11h15 - Tatiana Sampaio Ferraz (IARTE/USP) - ANOS 1970: a virada urbana e o experimentalismo na arte

11h15-11h30 - Debate

10h30 - 12h: Mesa coordenada 10 - O oficio do crítico
Local: Biblioteca - Auditório

10h30-10h45 - Fernanda Lopes (PPGAV-EBA/UFRJ) - Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite

10h45-11h - Maykson Cardoso (PPGAV-EBA/UFRJ) - A profanação como outro paradigma na apropriação da arte contemporânea brasileira.

11h-11h15 - Renata Rufino (PPGHIS/UFRJ; CEFET/RJ) - A crítica modernista de Sérgio Milliet em revistas de vanguarda dos anos 1920

11h15-11h30 - Beatriz Morgado de Queiróz (Pós-ECO/UFRJ) - Oiticica e Brett: o artista, o crítico e o fazer curatorial na Experiência Whitechapel

11h30-11h45 - Debate

12h15-14h – Almoço

14h - 15h30: Mesa coordenada 11 - Discursos contra-hegemônicos: crítica, gênero e raça

Local: Biblioteca – Sala de Treinamento

14h-14h15 - Roberta Ferreira Aleixo (IFRJ) - A crítica como contribuição a uma história da arte afro-brasileira

14h15-14h30 - Raisa Ramos de Pina (PPGARTE/UnB) - O feminino contemporâneo: uma leitura de My Bed de Tracey Emin como natureza-morta

14h30-14h-45 - Marilene Corrêa Maia (EBA/UFRJ) - O olhar singular de Luiz Saia - a emergência da noção arte popular brasileira

14h45-15h -Debate

15h15-15h30 - Intervalo

14h - 15h30: Mesa coordenada 12 - A crítica perante o Outro
Local: Biblioteca – Auditório

14h -14h15 - Flavia Damato (IAD/UFJF) - A potência criadora de Alceu Rodrigues

14h15-14h30 - Paula Vaz Guimarães de Araújo (PPGARTE/UNIFESP) - Artistas ou alienados - evidências de um debate crítico

14h30-14h45 - Victor Raphael Vidal (PPGCA/UFF) - Mário Pedrosa no Japão: crítica e curadoria

14h45-15h - Natalia Candido (SEMED/MACAÉ; SEEDUC-RJ). Um estudo sobre o gênero feminino na produção das artistas Cindy Sherman e Sophie Calle

15h-15h15 - Debate

15h15-15h30 – Intervalo

15h30 - 17h00: Mesa coordenada 13 - Discursos híbridos: fronteiras das artes e da crítica de arte
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento

15h30 -15h45 - Tammy Senra Genú (IAD-UFJF) - Homenagem a Oswaldo Goeldi

15h45-16h - Thamara Venâncio de Almeida (IAD/UFJF) - A videoarte nos anos 1970 na visão de críticos e historiadores brasileiros

16h-16h15 - Marília Solfa (FAU/ USP) - Aproximações contemporâneas entre arte e design: distintas interpretações críticas

16h15-16h30 - Ana Paula França (UFPR) - Bienal Brasileira de Design, curadoria e crítica: dimensões do discurso de Adélia Borges

16h30-16h45 – Debate

15h30 - 17h00: Mesa coordenada 14 - Territórios da teoria
Local: Biblioteca – Auditório

15h30- 15h45 - Antonio Leandro de Souza Barros (IFCH/UNICAMP) - O não-dado de uma história da arte antes da historia da arte

15h45-16h - Francisco Dalcol (PPGAV/UFRGS)- Antagonismo e dissenso frente ao julgamento ético da intencionalidade artística

16h-16h15 - Sávio Damato Mendes (PPGLETRAS/UFJF)- Desdobramentos e influências da crítica e pensamento modernista na contemporaneidade

16h15-16h30 – Debate

19h30 – 21h30 Conferência - Michael Asbury (University of the Arts, Londres)
Local: Museu Nacional

Posted by Patricia Canetti at 10:14 PM