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fevereiro 8, 2014

Seminário de Arte e Oficina de escrita de arte no CCBNB, Fortaleza

Seminário de Abertura do Ano Letivo do Mestrado de Artes da UFC

O Centro Cultural Banco do Nordeste e o Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA|UFC), convidam a todos para participar das atividades de abertura do ano de 2014, com workshops, seminário, residência artística e acompanhamento de artista.

Palestrantes: Antonio Fatorelli, Luiz Fuganti, Pedro Celedón (Chile)

11, 12 e 13 de fevereiro, 18h

Centro Cultural Banco do Nordeste - Auditório
Rua Conde D’Eu 590, Centro, Fortaleza

SEMINÁRIO DE ABERTURA - PROGRAMAÇÃO

Local: auditório CCBNB

11 de fevereiro, terça-feira, 19h
Conferência: Os devires da arte como deslocamento e produção do real
Com Luiz Fuganti

Quem e o quê se cria em nós e através de nós?
As forças da arte e os simulacros como meios de criação do real e de si mesmo, e como colocação em variação do princípio de realidade.
Quem resiste em nós? O conjunto reativo das forças de conservação dos estados de impotência e de poder ou o domínio das potências criativas que faz um uso ativo das forças invasivas do fora? Tratadas como inimigas ou aliadas, pelo fraco ou pelo forte como inimigo querido?
Corpo intensivo dos impulsos x corpo apropriado/organizado como suporte do eu moral.
Consciência e intencionalidade como simulacros de captura do desejo, da mente, do corpo e das zonas intensivas do vivo para torná-lo função de um Outro – de um poder que quer se conservar e crescer as custas do que há de mais autêntico em nós. O enfraquecimento e apoderamento do corpo sem órgãos e do pensamento criador pelos estados de consciência do prazer e da dor, das paixões tristes e da linguagem generalizante. Os orgãos capturados e o domínio do organismo. A cumplicidade nos desperdícios de si por medo das forças estrangeiras sem finalidade, de fora ou de dentro. O Sim da consciência como um Não as intensidades ou paixões invasoras internas. A intencionalidade no desejo, no corpo e no pensamento.
A arte como máquina de guerra: destruição alegre dos modos de captura, dos estados de morbidez, das muletas da mediação e seu mundo de representação. Combate à complacência no prazer e a piedade na dor pelo uso ativo dos estados corporais e incorporais, como meios e fontes de energia para uma produção de si. Crítica aos usos entorpecentes da arte: arte como produção do belo, do sublime e da metáfora, da consciência engajada, de cura/catarse, de instrução, de diversão, de memória dos vencidos etc. Criação e uso dos orgãos como meios vitais e não como suportes da moral e da máquina social de sequestro das vidas.
Arte e memória de futuro.

12 de fevereiro, quarta-feira, 19h
Conferência: Proyecto Convergencia(s)- Arte, espaço público e vida cotidiana
Com Pedro Celedón

Acreditamos que a arte que se inscreve atualmente nas ruas se confronta com uma realidade sistematizada, uma racionalidade mesquinha e um pragmatismo a-estético, no qual a sociedade materialista desenha espaços pseudo-públicos, controlando com facilidade seu uso, restringindo o deslocamento e propondo as relações para um permanente consumo.
Assim, as cidades vem perdendo seus espaços de caráter politico, social, relacional, humanos e adquirindo a pragmática de um grande cenário controlado pelo marketing, que com seu poder narrativo visa desintegrar a trama social com sua arma mais efetiva: o descompromisso.
Sem dúvida e apesar de suas intervenções gigantes, os espaços públicos com suas realidades espaciais, dimensões históricas e culturais, continuam oferecendo um potencial enorme para que os artistas se apropriem, contra as dinâmicas de desintegração dos valores sociais e recriem linguagens, técnicas, materiais e estratégias, gerando uma segunda pele para o espaço público, uma poética para a recomposição da densidade necessária dos nexos sociais.

13 de fevereiro, quinta-feira, 19h
Conferência: Reconfigurações da imagem
Com Antonio Fatorelli

A disseminação de novos formatos das imagens técnicas e as sobreposições entre as formas visuais serão aqui consideradas desde a perspectiva das hibridizações entre as imagens fixas e as imagens em movimento, em especial as novas modalidades de temporalização das imagens surgidas a partir do vídeo e das tecnologias digitais. Nesse território de negociações recíprocas entre as imagens estáticas e as imagens em movimento, emergem modalidades singulares de inscrição temporal, referidas às experiências da duração, da simultaneidade e da ubiquidade, irredutíveis às definições convencionais da fotografia instantânea e do cinema clássico narrativo.
Neste momento de transição, renovam-se os desafios para o criador de imagens e também para o crítico da cultura visual. O objetivo é apreender esses deslocamentos provocados pelas tecnologias digitais no âmbito do pensamento crítico e da prática artística.

OFICINAS - PROGRAMAÇÃO

22 de fevereiro, sábado, 9-22h
Acompanhamento de artista: Desterro – Os campos de concentração no Ceará
Com Ícaro Lira
Inscrições pelo email, até a lotação do ônibus.

Um percurso para o sertão para discutir a realidade da seca e dos Campos de Concentração para “flagelados” no Ceará. Em Quixeramobim, cidade natal de Antonio Conselheiro, visitaremos sua casa e conversaremos sobre Guerra, Memória e a literatura de Euclides da Cunha. Em Senador Pompeu, conheceremos as ruínas do antigo Campo da Barragem do Patu e refletiremos sobre os desdobramentos atuais de uma política de Estado de remoções, exclusão social e apagamento da história.

Mediação: Ícaro Lira, Artista Visual, editor e investigador. Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio do IPHAN–MINC e o Prêmio de Residência Artistica da Fundação Joaquim Nabuco-CCBNB. Desenvolve pesquisa no Porto Iracema das Artes sobre os Campos de Concentração no Ceará. Participará da 3ª Bienal da Bahia com pesquisa Sobre Canudos e Antonio Conselheiro.

8 a 15 de fevereiro, 10-18h
Laboratório de criação – Territórios De[s]marcados

Com Jarbas Jácome, Milena Szafir, Cesar Baio, Walmeri Ribeiro
Inscrições para 10 vagas: Os interessados deverão encaminhar carta de intenção e link para portfólio online. Os documentos devem ser enviados por email, com o nome da atividade no assunto. As inscrições estarão abertas até o dia 4 de fevereiro. O resultado será publicado dia 6 de fevereiro.

Uma cidade é um território complexo demarcado por uma economia que visa organizar a diferença entre fluxos, temporalidades, modos de existência e sensibilidades distintas.
Se suas demarcações produzem abismos, estrangeirismos e exílios, cada atravessamento que ocorre de suas bordas é uma insurgência contra acordos tácitos e explícitos de poder. Mas pode também ser um ponto de contato capaz de instaurar diálogos capazes de trazer à tona sutilezas da vida cotidiana, relações insuspeitas e nuances nas estrias que separam o diferente.
O Laboratório de criação Territórios De[s]Marcados propõe a realização de ações artísticas que coloquem em xeque estas demarcações ao ressaltar as diversas realidades que se sobrepõem, evidenciando suas tensões, ambiguidades e infinitas possibilidades poéticas.

11 a 15 de Fevereiro, 10-13h e 16-18h
Taller de intervenção em espaço público
Com Pedro Celedón
Inscrições para 20 vagas: Os interessados deverão encaminhar uma carta de intenção e um breve currículo. Os documentos devem ser enviados por email, com o nome da atividade no assunto. As inscrições estarão abertas até o dia 1 de fevereiro. O resultado será publicado dia 3 de fevereiro.
** Este workshop iniciará online com leituras e atividades prévias.

A proposta do taller é a de criar uma intervenção artística na cidade de Fortaleza, rompendo com a sua cotidianidade. Instalando as noções de espaço, memória e habitante, propõe-se que as forças latentes desse lugar (a ser escolhido entre os participantes) se desdobrem, permitindo refletir sobre a densidade necessária dos nexos sociais. A ideia é gerar micro intervenções, a serem desenvolvidas em um fragmento da cidade, entendendo-o como um universo poli-sensorial, de texturas, de linhas compositivas, de percursos que realizam seus ocupantes etc, para que a partir destas intervenções possamos dialogar com uma memória viva do espectador.

19 a 21 de fevereiro, 14-18h e 10-19h (21/02)
Workshop – Escritos de arte, como arte, sobre arte, contra arte…
Com Galciani Neves
Inscrição e seleção para 15 vagas: Os candidatos devem enviar projetos cuja natureza poética ocorre em justaposições, diálogos, contaminações e trânsitos entre a palavra e a visualidade. Os projetos devem ser enviados por email, com o nome da atividade no assunto. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de fevereiro. O resultado será publicado no dia 12 de fevereiro.

Esta oficina propõe uma reflexão acerca do exercício de escritura nas artes visuais. Em um primeiro momento, serão comentados e lidos textos/obras que borram os limites entre a palavra e o objeto artístico: narrativas e ficções; anotações provenientes de processos de criação; reflexões acerca do sistema da arte, seus personagens e dispositivos; como linguagem e procedimento artístico; como estratégia de interpenetração à história e à teoria da arte; como rejeição à autoridade da crítica de arte; como documentação de obras efêmeras; como instruções e planos para realização de trabalhos. Em um segundo momento, os participantes apresentarão seus projetos que serão discutidos com o intuito de apontar sentidos de experimentação da prática textual como prática artística.

PALESTRANTES

Antônio Fatorelli é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pela Princeton University. É professor da ECO/UFRJ e pesquisador do Núcleo N-Imagem e do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento (ECO/UFRJ). Publicou recentemente os livros Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias e O que se vê, o que é visto: uma experiência transcinemas. Coordena o projeto Midiateca da ECO/UFRJ, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e é pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes, ICA/UFC.

Luiz Fuganti –filósofo, autor do livro ‘Saúde, Desejo e Pensamento’ e de diversos artigos em livros e revistas. É também fundador da ONG Escola Nômade de Filosofia, instituição contemplada com os prêmios ‘Cultura Viva’ e ‘Cultura e Pensamento’. Idealizador de projetos culturais fomentados pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, também estabelece parcerias com o Ministério da Saúde.

Pedro Celedón Bañados (Chile) – Doutor em História da Arte Contemporânea. Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Tem desenvolvido a sua vida profissional na Espanha, França e Chile. Atualmente é professor na Escola de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica do Chile, na Escola de Teatro da Universidade Finis Terrae e assessor permanente do grupo Teatrocinema. Possui publicações no Chile, Cuba, Bélgica, Espanha, França e México.

OFICINEIROS

Cesar Baio - mestre (2007) e doutor (2011) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisas na área de cinema, vídeo e arte e tecnologia. Nesse período foi bolsista Capes e CNPq. Entre 2009 e 2010, realizou estágio de pesquisa no Vilém Flusser Archive at the Berlin University of the Arts (UDK). Possui formação nas áreas de Eletrônica e Comunicação Social. Seu interesse está voltado para a imagem e os aparatos tecnológicos de mediação. Seu trabalho têm sido elaborado crítica e poeticamente por meio de textos publicados em livros, artigos, seminários e também de instalações audiovisuais, obras interativas, intervenções urbanas e vídeos. Entre 2011 e 2012 foi selecionado para o programa de residência do festival Transmediale: In/Compatible, em Berlim. Em 2012 foi um artista orientador para o programa Residência em Sete, do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Entre seus projetos artísticos mais recentes estão Dance Everywhere (2012) e Horizontes Invisíveis (2010-2011) e Sophie (2010).

Galciani Neves – é curadora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com uma pesquisa sobre os processos de criação de livros de artista. Foi editora do site da 29ª Bienal de São Paulo, fez relatos críticos da mostra e produziu conteúdo para a Fundação Bienal de São Paulo entre 2010 a 2013. Atualmente, é professora da FAAP e uma das críticas do Paço das Artes e realiza atividades de acompanhamento processual de artistas. Acaba de realizar uma pesquisa de doutorado que envolve crítica de arte e escritos de artista.

Ícaro Lira – Nasceu em Fortaleza, Ceará, Brasil, 1986.Artista Visual, Editor e Investigador, com pesquisa desenvolvidano âmbito do Documentário Experimental.Estudou Cinema e Vídeo e Montagem e Edição de Som, pelo Institutode Cinema Darcy Ribeiro-RJ e na Escola de Artes Visuais do ParqueLage-RJ, participou dos Programas Fundamentação e Aprofundamento.
Recentemente ganhou o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio do IPHAN–MINC e o Prêmio de Residência Artistica da Fundação Joaquim Nabuco e CCBNB.
Participou de diversas residências de Arte no Brasil e na América Latina como do Capacete Entretenimentos, Terra uma, Nuvem, La Ene(Argentina) e Atelier Subterrânea entre outras.
Atualmente desenvolve pesquisa no Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará com Investigação sobre os Campos de Concentração no Ceará. Em 2014 além de uma exposição individual no Paço das Artes-SP e uma Coletiva no Paço Imperial-RJ vai Participar da 3 Bienal daBahia com pesquisa Sobre Canudos e Antonio Conselheiro.
http://cargocollective.com/icarolira

Jarbas Jácome – Músico potiparapernambaiano, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2007. Desde 2003 desenvolve o software livre ViMus que utiliza em instalações interativas e apresentações audiovisuais tendo exibido em eventos nacionais e internacionais como FILE, Emoção Art.ficial, Arte.Mov, Festival Contato (São Carlos), Festival Continuum (Recife), FAD (Belo Horizonte), Festival Internacional de La Imagen (Manizales, Colômbia) e Extraordinary Sculptures (Taipei, Taiwan). Desde 2011, é professor assistente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, Bahia. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo.

Milena Szafir - considerada uma das pioneiras no Brasil em “vj’ing/ live cinema” e realizadora da 1a webTV móvel (live streaming via celulares). Premiada em diversos festivais ao longo destas útimas décadas, coordenou o Prêmio Internacional de Audiovisual Interativo [EuroITV 2010-2013]. Em 2011 expôs seu vídeo-interativo (“YouToRemix”) também junto a Mostra Internacional 3M de Arte Digital e recebeu pelo conjunto de sua obra o Prêmio Sérgio Motta em Arte e Tecnologia. Mais em:http://www.manifesto21.tv

Pedro Celedón Bañados (Chile) – Doutor em História da Arte Contemporânea. Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Tem desenvolvido a sua vida profissional na Espanha, França e Chile. Atualmente é professor na Escola de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica do Chile, na Escola de Teatro da Universidade Finis Terrae e assessor permanente do grupo Teatrocinema. Possui publicações no Chile, Cuba, Bélgica, Espanha, França e México.

Walmeri Ribeiro - Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Artes pela UNICAMP, é professora adjunta do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará – ICA|UFC e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes (ICA|UFC). Sua pesquisa atual debruça-se sobre às relações entre corpo, imagem e performance. Escreveu e publicou diversos artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior e está prestes a lançar o livro “Poéticas do ator no cinema brasileiro contemporâneo”(Intermeios, 2014). Entre suas produções artísticas mais recentes estão a performance e videoinstalação “Deserts” apresentada no Month of Performance Art|Berlin (Berlin, 2013). “Desdobramentos” apresentada nas Oficinas culturais do Estado de São Paulo (São Paulo, 2012); a instalação performática “Frágil” apresentada no SESC-SP e no Festival internacional de cultura digital (MAM-RJ); a instalação interativa “Sophie”, criada em parceria com Cesar Baio, exibida no Festival internacional de Campos do Jordão (São Paulo, 2010) e Festival de arte e tecnologia (Curitiba, 2011).

Posted by Patricia Canetti at 9:51 AM