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outubro 28, 2009

Seminário Depois do Muro: a geopolítica das artes, Recife

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco promove entre os dias 09 e 11 de novembro de 2009 o Seminário Internacional Depois do Muro: a geopolítica das artes. Busca-se fazer um breve balanço das transformações e impactos sofridos pelo sistema das artes a partir da reconfiguração política, territorial e econômica pós-guerra fria. O evento pretende, portanto, tomar como ponto de partida a ruína do marco simbólico que dividia o mundo e orientava modos de posicionamento das macroestruturas e não engrossar o coro das comemorações do vigésimo aniversário da efeméride. O Seminário Depois do Muro está dividido em três mesas com os temas: A Geopolítica das Artes, Arte e Reposicionamentos Políticos e Arte no contexto Neoliberal. Participarão pesquisadores, artistas, curadores e críticos, deslocando o foco das análises para as relações entre arte, política e economia, ressaltando, sobretudo, o campo artístico como um importante vetor da sociedade capaz de gerar transformações ou impulsionar permanências. As palestras serão realizadas na Sala Aloísio Magalhães, sempre às 14h30, na Fundação Joaquim, no Bairro do Derby, na cidade do Recife. O evento é aberto ao público e serão disponibilizadas 100 vagas. As inscrições serão online a partir do dia 03 de novembro no site www.fundaj.gov.br.

09 a 11 de novembro de 2009
Serão disponibilizadas 100 vagas.
As inscrições são online no www.fundaj.gov.br, a partir de 01 de novembro.

Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
Espaço Cultural Mauro Mota - Coordenação de Capacitação e Difusão Científico Cultural-CGCADIF
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3073-6659/3073-6670 ou cadif@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br
Público-alvo: artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.

Programação:

09 de novembro (Segunda-Feira)
Mesa 1: A geopolítica das artes: Busca atualizar a discussão levantada no início dos anos 1990 por importantes críticos e curadores sobre um reposicionamento da produção artística latino-americana.

14h30 - Palestras: Moacir dos Anjos (Brasil) e Nelson Herrera Ysla (Cuba)

17h - Coffee break

17h30 - Rodada de debate

19h - Coquetel de Abertura do Superflex

10 de novembro (Terça-feira)
Mesa 2: Arte no contexto neoliberal: Pretende-se discutir o que significa mercado internacional, em que medida este mercado de fato abarcou as regiões emergentes e qual o status da produção artística com o capitalismo tardio.

14h30 - Palestras: Marko Stamenkovic (Sérvia), Ana Letícia Fialho (Brasil) e Alexandre Melo (Portugal)

17h - Coffee break

17h30 - Rodada de debate

11 de novembro (Quarta-feira)
Mesa 3: Arte e reposicionamentos políticos: Busca lançar uma reflexão sobre as possibilidades de posicionamento político na contemporaneidade. Pretende-se fazer um balanço crítico do que de fato se passou nas últimas duas décadas, destacando as reflexões a respeito da arte dos anos 1980 e atualmente, na perspectiva de artistas e críticos.

14h30 - Palestras: Ricardo Basbaum (Brasil), Ligia Nobre (Brasil) e Laymert Garcia dos Santos (Brasil)


Sobre os Palestrantes:

Moacir dos Anjos (Recife- Brasil)
Foi diretor geral do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) de Recife, entre 2001 e 2006, e membro da equipe de coordenação curatorial do programa Itaú Cultural Artes Visuais, de 2001 a 2003. Em 2009 foi nomeado curador da Bienal de Artes de São Paulo 2010. Já foi co-curador da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e curador da bienal Panorama da Arte Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre outros projetos de curadoria realizados destacam-se individuais de Rosângela Rennó e Cildo Meireles e coletiva de Ernesto Neto e Rivane Neuenschwander. Seus ensaios e textos críticos já foram publicados em livros, catálogos e revistas. É autor de “Local/Global: arte em trânsito” (2005). Desde 1989, atua como pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, órgão vinculado ao Ministério da Educação brasileiro.

Nelson Herrera Ysla (Havana - Cuba)
É crítico de arte, curador, poeta. Graduado de Arquitecto en la Universidad de La Habana. Arquiteto graduado na Universidade de Havana. En la actualidad se desempeña como Especialista Principal del Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam y Curador de la Bienal de La Habana. Atualmente atua como Senior Fellow, Centro Wilfredo Lam Contemporary Art e curador da Bienal de Havana. Profesor de diseño. Professor de design. Durante años realizó investigaciones en el campo de la comunicación masiva y el diseño industrial en el Instituto de la Demanda Interna (1973-1980). Durante anos, realizou pesquisas no campo da comunicação de massa e desenho industrial no Instituto de Demanda Interna (1973-1980). Jefe del Departamento de Promoción y Exposiciones de la Dirección de Artes Plásticas y Diseño del Ministerio de Cultura (1980-1984). Chefe de Promoção e de Exposições da Direcção de Arte e Design, do Ministério da Cultura (1980-1984). Colaborador de las revistas Casa de las Américas, La Gaceta de Cuba, Arte Cubano, Art Nexus, Atlántica, ArtesenSantoDomingo, Universidad de Antioquia, Unión, entre otras publicaciones. Colaborador da revista Casa de las Américas, La Gaceta de Cuba, Cuba, Art Nexus, Atlântico ArtesenSantoDomingo, Universidade de Antioquia, da União, entre outras publicações. En 1984, comisario de Cuba a la 41ª Bienal de Venecia y en 1985, invitado al Festival Noches Poéticas de Struga, Yugoslavia. Em 1984, foi curador de Cuba para a 41ª Bienal de Veneza e em 1985 convidou o Struga Poesia noites de festa, Jugoslávia.
En 1995 y 1996 ofreció ciclos de conferencias y cursos de postgrado sobre Arte Latinoamericano en la Facultad de Bellas Artes de la Universidad Politécnica de Valencia, España, y en este último año participó en Oracle XIII, evento organizado por el South East Museum of Photography, Daytona, la Florida. Em 1995 e 1996, deu palestras e cursos de pós-graduação em Arte Latino-americana na Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, e no ano passado participou no Oracle XIII, organizado pelo Sudeste Museum of Photography, Daytona, na Flórida. En 1997 fue invitado al 1er Coloquio sobre Bienales y Salones de Arte en América, en la ciudad de Valencia, Venezuela. Em 1997 ele foi convidado para a 1 ª Bienal Simpósio sobre Salões de Artes e na América, na cidade de Valência, Venezuela. En 1998 impartió conferencia en el Simposium Internacional El Caribe postmoderno en la Universidad de Georgia, Atlanta, USA. Em 1998, lecionou no Simpósio Internacional Caribe pós-moderna na Universidade da Geórgia, Atlanta, E.U.A.. En 1999 ofreció ciclo de conferencias en diversas universidades de Guatemala y en el Festival de Cultura PAIZ de esa nación centroamericana. Em 1999, série de palestras oferecido em várias universidades da Guatemala e do Festival Cultura Paiz dessa nação centro-americana.
Ha participado en diversos Paneles Internacionales y Mesas Redondas sobre Bienales de Arte en Argentina, Alemania, Italia, Ecuador y Brasil. Participou em vários painéis e mesas-redondas sobre a Bienal Internacional de Arte, na Argentina, Alemanha, Itália, Equador e Brasil. Ha curado más de 30 exposiciones de arte cubano en el país y fuera, así como una sostenida curadoría internacional de la Bienal de La Habana desde su segunda edición en 1986. Ele tem curado mais de 30 exposições de arte cubana no país e no estrangeiro, bem como curador internacional sustentado da Bienal de Havana desde sua segunda edição em 1986. >En 1992 obtuvo el premio al Mejor Crítico de Arte Latinoamericano, conferido por la Sección Argentina de la AICA. Em 1992, ele recebeu o prêmio de Melhor Crítico de Arte da América Latina, Argentina conferido pela secção da AICA. En 1999 le fue conferida la Distinción por la Cultura Nacional, por el Ministerio de Cultura de la República de Cuba. Em 1999, foi atribuída a distinção Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura da República de Cuba. Director del Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam, 1999-2001. Director, Centro de Arte Contemporânea Wilfredo Lam, 1999-2001. Director de la Séptima Bienal de La Habana, 2000.

Ricardo Basbaum (Rio de Janeiro - Brasil)
É professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj. Artista multimídia, professor, curador, crítico. Entre 1985 e 1987, faz o curso de especialização em história da arte na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Faz sua primeira exposição individual em 1988, no Centro Cultural Cândido Mendes - CCCM, Rio de Janeiro. Trabalha como artista residente na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp em 1987, e inicia, em 1989, o projeto NBP - Novas Bases para a Personalidade, realizando experiências com objetos, textos, instalações, diagramas e desenhos. Em 1991, coordena o Núcleo Teórico e o Núcleo Intermídia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage. Na mesma época, forma o grupo Visorama, com artistas plásticos cariocas. Em 1994 obtém o título de master of arts in fine arts no Goldsmith's College, University of London, Inglaterra. Conclui mestrado em comunicação e cultura na UFRJ em 1996. Entre 1999 e 2003, coordena a Agora - Agência de Organismos Artísticos

Ligia Nobre (São Paulo- Brasil)
É mestre em História e Teoria da arquitetura pela Architectural Association School of Architecture (Londres). Foi co-fundadora/diretora da Exo experimental org. (2002 a 2007), plataforma cultural sem fins lucrativos baseada em São Paulo. Promoveu pesquisas e projetos experimentais nas áreas de urbanismo, artes visuais e dimensões políticas, através de publicações, seminários, workshops, exposições e residências de artistas. É professora convidada do curso de especialização em arquitetura na Universidade Mackenzie, além de atuar como consultora e coordenadora de projetos de arquitetura, urbanismo e artes visuais. Foi também residente nos anos de 2006-2007 (arquitetura/urbanismo) na Akademie Schloss Solitude em Stutgart, e participou de cursos e seminários sobre os projetos da EXO em Valparaíso, São Paulo, Stutgart, Novi Sad e Zagreb.

Laymert Garcia dos Santos (São Paulo-Brasil)
Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Paris VII, Laymert Garcia dos Santos é professor titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP e do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Possui pós-doutorado pela Universidade de Paris VII (1986), pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2005) e pós-doutorado pela St. Antony's College - Oxford University (1993) . Atualmente é bolsista de pesquisa individual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Conselheiro do CNPC do Ministério da Cultura. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Planejamento, Tecnologia.

Ana Letícia Fialho (São Paulo - Brasil)
É critica de arte independente, pesquisadora especialista em inserção da arte brasileira e latino-americana nos circuitos internacionais. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) , mestrado em Sciences du Langage pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2001) , doutorado em Sciences de l'Art et du Langage pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2006) e mestrado-profissionalizante em Gestion Culturelle et Développement de Projets pela Universite Lumiere Lyon 2 (2000) . Atualmente é Assistente de pesquisa da Professor Ignacy Sachs. Tem experiência na área de Museologia , com ênfase em Gestão de Museus. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas culturais, Modernismo, arte brasileira, Museus na França.

Marko Stamenković (Sérvia)
É historiador da arte, crítico e curador. Mora em Belgrado (Sérvia e Montenegro). BA in Art Tem MA in Cultural Policy andmestrado em Política Cultural eCultural Management at the University of Arts in Belgrade (UNESCO Chair for Cultural Management and Cultural Gestão Cultural na Universidade de Artes em Belgrado (Cátedra UNESCO de Cultura e Gestão Cultural Policy in the Balkans, 2005). Política para os Balcãs, 2005). Since 2001 active in various international programs (Artists Space Gallery, New York; Desde 2001, está ativo em vários programas internacionais (Artists Space Gallery, Nova York; Guggenheim Collection, Venice; SKC Gallery, Belgrade). Guggenheim Collection, Veneza; SKC Gallery, em Belgrado). His research interests range from interdisciplinary analyses Seus interesses de pesquisa variam de análises interdisciplinares of contemporary visual arts and corporate cultures to cultural entrepreneurship and the business aspects of artdas artes visuais contemporâneas e culturas corporativas para o empreendedorismo cultural e os aspectos do negócio de arte management.gerenciamento. His current research revolves around the intersection of contemporary art and business, where theSua pesquisa atual gira em torno da intersecção da arte contemporânea e de negócios, onde o market is seen as a site of social and cultural events, which are determined by the social and cultural behavior of mercado é visto como um local de eventos sociais e culturais, que são determinadas pelo comportamento social e cultural dos consumers. consumidores. He is focused on themes that posit social campaigning, marketing and cultural entrepreneurship as the Ele é focado em temas de campanhas sociais que postulam marketing e empreendedorismo cultural, of art production; the economic aspects of the world of visual arts and cultural industries; the economy of art and da produção de arte, os aspectos econômicos do mundo das artes visuais e indústrias culturais; a economia da arte e dthe status of art market in the post-socialist Eastern European situation; cultural implications of EU enlargement;o status do mercado de arte em situação de pós-socialistas do Leste Europeu; implicações culturais do alargamento da UE; the status of curatorial practices in the postsocialist condition; methodologies in terms of organizing exhibitions and o estado das práticas curatoriais na condição pós-socialista; metodologias em termos de organização de exposições e cultural events in the context of globalization; and discursive projects dealing explicitly with political, social, and eventos culturais no contexto da globalização. Contact :

Alexandre Melo (Portugal)
É doutorado em Sociologia da Cultura pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa). Licenciado em Economia pelo ISE (Instituto Superior de Economia). Professor de Sociologia da Cultura e Arte Contemporânea no ISCTE.Colaboração regular na imprensa escrita, sobretudo no JL — Jornal de Letras, Artes e Ideias e no Expresso, de que é colaborador regular desde 1982. Na área especializada das artes plásticas colaborou, desde 1988, entre outras publicações, no diário El Pais e nas revistas internacionais Flash Art, Parkett e Artforum, desta última como colaborador regular. Dirigiu a revista cultural Belém.
Entre 1991 e 1995 foi responsável pelo magazine televisivo de artes plásticas Ver Artes na TV 2. Foi colaborador da SIC como crítico de arte. Na rádio, assina o Magazine de Artes da Antena 2. Curador da Colecção Banco Privado (em depósito no Museu de Serralves) e da Ellipse Foundation.Organizou várias exposições em Portugal e no estrangeiro, de entre as quais se destacam: Milano Europa 2000 — Fine Secolo. I Semi del futuro, comissário da participação portuguesa, PAC e Triennale di Milano, Milão, 2001; Arte Pop & Cia — Colecção Berardo, Sintra Museu de Arte Moderna, 2002; In Dreams — Cristina Iglesias, Douglas Gordon, Galeria Presença, Porto, 2002; Hollywood Boulevard — John Baldessari, Jack Pierson, Richard Prince, Galeria Presença, Porto, 2003; Grande Escala — Colecção Berardo, Centro das Artes, Calheta, 2004. Foi comissário de Portugal para a Bienal de Veneza 1997, com uma exposição de Julião Sarmento e para a Bienal de São Paulo 2004, com uma obra de Rui Chafes e Vera Mantero.Tem inúmeros textos publicados em monografias, volumes coletivos e catálogos de exposições realizadas em Portugal e no estrangeiro. Participou em inúmeros colóquios, congressos, encontros e conferências, em Portugal e no estrangeiro.

Posted by Ana Elisa Carramaschi at 5:06 PM