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julho 3, 2007

Espaço do Olhar: Cursos 2º Semestre de 2007 - Tomie Ohtake, São Paulo

Espaço do Olhar
Cursos 2º Semestre de 2007 - Tomie Ohtake

Inscrições abertas

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações: 11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br

Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.

O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender aquele já especializado em arte, além de oferecer cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.

Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.


Curso do 2º semestre de 2007:
Cursos especiais
Charles Watson
O processo criativo
workshop sobre o pensamento criativo
Público-alvo: artistas, designers, arquitetos, publicitários e interessados em processos de geração de novas idéias.
Duração: 20 horas - quatro dias
Período: 20 a 23 de setembro
Horário: quinta e sexta, 19-22h; sábado e domingo, 10-18h
Vagas: 50
Preço: R$ 350


A qualidade da informação oferecida é infra-estrutural, interdisciplinar e reveladora dos mecanismos que limitam nossas possibilidades criativas. Acreditou-se, sempre, que a geração de idéias e a conseqüente solução de conflitos/problemas insolúveis fossem produzidas apenas por indivíduos excepcionais, gênios. O workshop mostra de forma clara como esta afirmação é apenas um mito. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso aponta que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades de criação, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.

Milton Cipis e Ricardo Ohtake
Experimentando o design gráfico
Público-alvo: iniciantes e interessados em design gráfico
Duração: 2 meses
Período: 13 de agosto a 24 de setembro
Horário: segundas, 20-22h
Vagas: 25
Preço: R$ 150
O curso, voltado para iniciantes e interessados em artes gráficas, propicia a experimentação na área da comunicação visual, por meio de exercícios e discussões capazes de aprofundar o pensamento sobre o design.

Carlos Fajardo
A arte bidimensional contemporânea
Público-alvo: profissionais, estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 2 meses
Período: 6 de agosto a 24 de setembro
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Preço: R$ 250 / mês
Curso prático cujo objetivo é produzir um debate sobre os modos de produção bidimensional atuais, utilizando como instrumento crítico o meio fotográfico. A fotografia é usada como produtora de imagens e não como suporte técnico, portanto não exige nenhuma habilitação especial.

Marieta Ferber
Panorama do design - design no século xx
Público-alvo: interessados em geral.
Duração: 3 meses
Período: 7 de agosto a 23 de outubro
Horário: terças, 9-12h
Vagas: 20
Preço: R$ 250 / mês
O curso apresenta os expoentes do design e suas principais obras em alguns setores, como mobiliário residencial e urbano, objetos, cenários e projetos gráficos, contornando os movimentos culturais vigentes. Por meio de projeções, textos e discussões, as aulas teóricas fundamentam os exercícios práticos. O foco está nas vanguardas européia (Dadaísmo e Surrealismo), no Construtivismo Russo, além de De Stijl, Bauhaus, Modernismo, Pós-Modernismo, Pop Art e produção contemporânea.

Montagem
Pablo Vilar - Estúdio Guaiamum
Curso de montagem
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 10 de agosto a 23 de novembro
Horário: sextas, 10-13h
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
De perfil profissionalizante, o curso proporciona conhecimentos práticos e teóricos sobre o trabalho de montagem de exposições de Arte. Por meio de exemplos práticos e imagens, pretende colaborar na formação de novos montadores, ou simplesmente orientar profissionais de outras áreas a solucionar assuntos ligados à montagem. Para isso, trata desde noções básicas de cuidados e manuseio, até o uso correto de ferramentas e outros recursos básicos.

Ilustração
Odilon Moraes e Fernando Vilela
A imagem narrativa e ilustração de livros
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 7 de agosto a 27 de novembro
Horário: terças, 18h30-21h30
Vagas: 30
Preço: R$ 150 / mês
O foco é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio de discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações, como a pintura com aquarela e algumas formas de gravura (monotipia, carimbo), entre outras técnicas. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.

Ação Educativa
Ponto de encontro: prática artística para adultos e crianças
Educadores do Instituto Tomie Ohtake:
Matheus Leston
Thiago Lisboa
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 11 de agosto a 17 de novembro
Horário: sábados, 15-17h30
Vagas: 15
Preço: gratuito

A Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake a fim de proporcionar um encontro entre adultos, crianças e adolescentes, oferece atividades que possam gerar produções criativas. Estimulando um diálogo entre as diferenças por meio de modalidades artísticas, os encontros, sempre aos sábados, das 15h às 17h, incluem visitas às exposições e atividades práticas no ateliê.

História da Arte
Agnaldo Farias
Oito encontros sobre a arte contemporânea
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 14 de agosto a 02 de outubro
Horário: terças, 14h30-17h
Vagas: 30
Preço: R$ 250 / mês
Pensado como desdobramento do curso anterior - Introdução à arte contemporânea -, esta etapa aborda, em cada encontro, dois a três artistas nacionais e internacionais. O elenco é escolhido em função do caráter significativo de suas obras que, por sua vez, são analisadas a partir de suas peculiaridades, aproximações e contrastes com outras poéticas.

Agnaldo Farias
Introdução à arte moderna - 1ª. parte
Escolas, tendências e teorias dos clássicos e românticos até o abstracionismo
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 14 de agosto a 2 de outubro
Horário: terças, 20-22h
Vagas: 30
Preço: R$ 250 / mês

Introdução às questões gerais da Arte Moderna
A polaridade entre Clássicos e Românticos
O Impressionismo - O que junta e o que separa Manet, Monet, Van Gogh, Gauguin e Cézanne?
O Impressionismo - O que junta e o que separa... (parte 2)
Expressionismos - Da angústia alemã à celebração da vida em Matisse
O que torna notável a escultura de Rodin, Rosso e Brancusi?
Picasso, o Cubismo e o mundo sob novos pontos de vista
Os mestres da abstração - Kandinsky, Mondrian e Malevich


Cláudio CRETTI e Bruno Dunley
Aproximações com a arte contemporânea brasileira
Público-alvo: jovens artistas, professores e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 9 de agosto a 25 de outubro
Horário: quintas, 14-17h
Vagas: 30
Preço: R$ 150 / mês
O curso tem como eixo a produção da arte brasileira nos últimos 50 anos, os desdobramentos do primeiro modernismo brasileiro e os acontecimentos decorrentes do concretismo e do neoconcretismo presentes nas produções dos anos 60 aos nossos dias. As aulas são expositivas, com o auxílio de imagens e textos e diante das próprias obras, durante visitas às exposições do Instituto Tomie Ohtake. A intenção é estabelecer relações entre obras e artistas, refletindo sobre contradições e semelhanças e a inserção da arte na vida contemporânea.

Gravura
Claudio Vasques
(técnico de gravura de Tomie, Volpi e Ianelli, entre outros)
Gravura em metal e outras modalidades
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte e interessados em geral.
Duração: 2 meses
Período: 10 de agosto a 05 de outubro
Horário: sextas, 9-12h ou 14-17h
Vagas: 15
Preço: R$ 150 / mês
A finalidade do curso é mostrar aos participantes algumas possibilidades gráficas, fazendo com que obtenham resultados práticos e uma visão da arte de gravura em metal. O objetivo é despertar o gosto pela experimentação e a busca de novos caminhos da expressão artística. Entre as técnicas, as Diretas - ponta-seca, buril, mezzotinta (os alunos farão suas gravuras em ponta-seca, bem como a impressão); as Indiretas - água-tinta, água forte e sucre (teoria e prática); e outras modalidades, como o processo Goetz (carborundo) e impressão natural de "Paolo Bocone". Aos alunos que participaram dos primeiros módulos, será dada continuidade ao processo de aprendizagem, com acompanhamento personalizado para orientá-los na busca de uma forma pessoal de expressão.

Dudi Maia Rosa
Monotipia
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 9 de agosto a 29 de novembro
Horário: quintas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
A monotipia é a técnica que proporciona contato alternativo com questões da pintura. A simplicidade de sua fatura permite a livre experimentação de composições formais e cromáticas e encaminha os resultados para discussões diretas. Cabe ao aluno trazer os materiais trabalhados no curso: vidro ou acrílico; tinta a óleo; pincéis; papel tipo vergê; estopa e querosene para limpeza. O espaço, no caso da monotipia, é considerado pela própria realidade do suporte e revelado pelo tamanho do papel da impressão. Um espaço não representativo e sem virtualidade, mas carregado de imaginação.

Pintura
Fernando Vilela
Pintura - módulo I
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 6 de agosto a 19 de novembro
Horário: segundas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
O foco é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e telas para pintura a óleo, a têmpera e acrílica. As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas telas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.

Marina Saleme
Pintura e seu processo criativo
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 8 de agosto a 24 de outubro
Horário: quartas, 14-17h
Vagas: 15
Preço: R$ 150 / mês
Potencializar o processo criativo é o objetivo deste curso para os interessados na pintura como linguagem e pensamento. Por meio de aulas práticas, em ateliê, e com propostas coletivas, são abordados os fundamentos da pintura como cor, espaço, figura, fundo, figuração e abstração. A idéia é explorar as diferentes possibilidades dos materiais, técnicas e suportes, conforme o projeto e o interesse de cada aluno, enfatizando assim a criação e a expressão individual. Livros e catálogos de artistas selecionados são apresentados no início das aulas para dialogar com cada proposta de trabalho e também proporcionar ao grupo um panorama visual da pintura contemporânea e as eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.

Paulo Pasta
Pintura: prática e reflexão
Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 4 meses
Período: 8 de agosto a 21 de novembro
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 25
Preço: R$ 150 / mês
A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.

Marco Giannotti
Novas perspectivas - indagações sobre a pintura contemporânea
Público-alvo: profissionais, estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 2 meses
Período: 7 de agosto a 25 de setembro
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
Refletir sobre a produção pictórica moderna e contemporânea tendo em vista as grandes transformações ocorridas a partir do modernismo é o fundamento desta proposta. O fio condutor para esta análise é a discussão sobre as diferentes possibilidades espaciais que se abrem para a situação atual. O contato com textos e depoimentos de artistas e críticos visa proporcionar ao aluno novos critérios para avaliar a sua produção recente.

Desenho
Flávia Ribeiro
Desenho: investigações
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 7 de agosto a 27 de novembro
Horário: terças, 14-17h
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
A linha, com sua origem no movimento, lida com a superfície, composição e construção de espaços através do gesto. A linha corta, justapõe, invade, separa, circula, questiona, atravessa, constrói, informa, criando novas relações que nos levam a olhar e pensar de maneiras diferentes as coisas do mundo.
O desenho amplia o vocabulário expressivo nos dando consciência de como pensamos, sentimos e agimos nesse fazer; como um lápis ou outra ferramenta qualquer se torna extensão de nosso olho, da nossa mão, do nosso próprio corpo. O objetivo deste curso é a conscientização do olhar e ampliação de suas potencialidades, e, através do desenho de observação, incentivar o aluno não só a produzir, como também a pensar questões relativas a essa linguagem.

Edith Derdyk
O corpo da linha
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 7 de agosto a 27 de novembro
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 15
Preço: R$ 150 / mês
O curso focaliza a experiência da passagem da linha sobre o plano (desenho e fotografia) para a sua projeção e concreção no espaço (escultura e instalação). A partir da colocação de proposições, amparadas por amplo material iconográfico que dinamiza a compreensão da produção contemporânea, cada participante pesquisa materiais e procedimentos que possam melhor responder tais propostas, seguidas de orientação individual e discussão coletiva dos resultados. Serão abordados os temas:
1. A gramática da linha: a linha e seus papéis
2. A mão, o gesto, o instrumento, a matéria: a linha como extensão do corpo
3. A linha como força geradora nas diversas linguagens
4. A linha e o fator temporal: duração, extensão, ritmo
5. A linha e o fator espacial: tensão, forma, construção, direção
6. O corpo da linha: suas matérias, seus imaginários, seus sentidos

Escultura
Artur Lescher
Escultura: o suporte informado
Público-alvo: estudantes de artes plásticas e arquitetura
Duração: 3 meses
Período: 8 de agosto a 24 de outubro
Horário: quartas, 9-12h
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
Com atividades teóricas e práticas é discutida a utilização de materiais cotidianos como suporte de um objeto de arte, provocando reflexão sobre procedimentos e meios para a produção do trabalho plástico e possibilidades de instauração de uma poética. Mediante exercícios específicos, são apresentadas questões como: o suporte informado, a construção tridimensional, a elaboração do discurso visual e a situação do objeto no espaço relacionado.

Instalação
Laura Vinci
Instalação e o espaço contemporâneo
Público-alvo: artistas em formação
Duração: 4 meses
Período: 6 de agosto a 26 de novembro
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês
O curso tem como objetivo discutir e compreender o que é instalação e o espaço contemporâneo, por meio da reflexão e apreciação de obras atuais e da leitura de textos críticos e teóricos significativos. Além disso, é acompanhado de uma prática focada nos projetos individuais, proporcionando ao aluno um ambiente para o desenvolvimento e a elaboração de sua produção pessoal.

Fotografia
Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 1
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 8 de agosto a 21 de novembro
Horário: quartas, 9-12h
Vagas: 15
Preço: R$ 150 / mês
Introdução à fotografia, apresentando os equipamentos básicos e seus funcionamentos, além de habilitar os alunos a conhecer e se apropriar das diversas etapas do processo fotográfico, desde a captação até a ampliação da foto. Como estímulo à percepção visual da luz são apreciadas imagens significativas da história da fotografia. A fotografia é apresentada como linguagem expressiva inserida no contexto histórico, social e artístico contemporâneo. Além de aulas teóricas, são realizados exercícios práticos individuais e em grupo. Equipamento necessário: câmera fotográfica, preferencialmente com ajustes manuais.

Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 2
Público alvo: fotógrafos em formação e interessados em fotografia que dominem equipamento fotográfico de ajustes manuais.
Duração: 4 meses
Período: 7 de agosto a 27 de novembro
Horário: terças, 9-12h
Vagas: 15
Preço: R$ 150 / mês
Este curso visa estimular o desenvolvimento do "olhar fotográfico". Como estímulo ao desenvolvimento da linguagem pessoal, são analisadas, sob o ponto de vista estético, imagens e autores significativos da história da fotografia. As questões técnicas da foto colorida (tanto em película quanto digital), como teoria da cor, filtragem e fotometria avançada, também são abordadas. Partindo de exercícios individuais e coletivos, há ainda reflexões sobre a produção dos alunos.

Marcia Xavier
Fotografia: pensamento visual
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 8 de agosto a 24 de outubro
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 15
Preço: R$ 150 / mês
A fotografia hoje pode ser usada como a escrita, cujo vocabulário são as imagens. Sendo assim, a foto não é o resultado do nosso trabalho, mas a matéria e o objeto deste curso. O propósito é desenvolver e estimular projetos individuais que usam a fotografia como linguagem. As aulas buscam promover a pesquisa das diversas maneiras de se usar a imagem, por meio de exercícios práticos - colagem/fotomontagem, auto-retrato, uso do computador e máquina de xerox -, textos e projeções. O objetivo é traçar um caminho para cada tipo de abordagem e discutir em grupo a evolução de cada aluno, fazendo com que desenvolvam um diálogo estreito com suas respectivas obras.

Filosofia
Peter Pal Pelbart
O pensamento da atualidade II
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 9 de agosto a 25 de outubro
Horário: quintas, das 18h30 às 20h30
Vagas: 30
Preço: R$ 150 / mês
A partir de alguns filósofos contemporâneos, tais como Deleuze, Foucault, Agamben, Negri, trata-se de compor um panorama das questões candentes de nossa atualidade. São abordadas três temáticas principais: a do poder, a da subjetividade, e a da vida. O curso pode servir tanto de introdução aos autores mencionados, como de aprofundamento das problemáticas citadas. Pretende-se, com isso, iluminar o contexto presente a partir de uma filosofia voltada para o presente.

Posted by João Domingues at 12:06 PM