Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

abril 13, 2007

4ª Edição do Curso de Captação de Recursos - Articultura no Maria Antonia, São Paulo

4ª Edição do Curso de Captação de Recursos - Articultura

Inscrições abertas

Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-32557182 / Fax 11-32553140 ou imprensama@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Inscrições: 11-6818-5020, 14-18h
www.articultura.com.br
Período: 21 de maio a 17 de setembro de 2007
Horário: segundas, 19-22h
Preço: R$ 2.2 mil até 20 de abril; R$ 2.5 mil entre 21 de abril e 4 de maio; R$ 2.8 mil a partir de 5 de maio
O valor da inscrição inclui material didático com os conteúdos apresentados, textos de referência bibliográfica e certificado de conclusão e dá direito a dois manuais de patrocínio da Articultura em PDF

Projetos e instituições sociais, culturais, ambientais, esportivas, de comportamento e entretenimento aprenderão como planejar e implementar estratégias de captação de patrocínio e de outras fontes de financiamento

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Curso de Captação de Recursos para projetos e instituições sociais, culturais, ambientais, esportivas, de comportamento e entretenimento, realizado pela Articultura, a primeira consultoria do país especializada em modelos sustentáveis para projetos e instituições. O curso oferece capacitação profissional em planejamento e implementação de estratégias de captação de recursos com foco no patrocínio empresarial e investimento social privado, abordando também as demais fontes de financiamento: editais, fundações, licenciamento de marcas e doações pessoais.

O curso é indicado para realizadores de projetos e gestores de instituições sociais, culturais, ambientais, esportivas, de comportamento e entretenimento, e demais profissionais envolvidos na captação de recursos. As aulas têm três horas de duração e ocorrem uma vez por semana, totalizando carga de 54 horas-aula, em 18 semanas. O início do curso será no dia 21 de maio, no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo.

As aulas serão ministradas pelos especialistas Yacoff Sarkovas, presidente da Articultura e da Significa, Sharon Hess, diretora geral da Articultura e Sheila Saraiva, coordenadora sócio-ambiental da Significa. Contará também com convidados especiais como Clélia Maury, diretora de marketing e captação de recursos do Greenpeace, Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento cultural do Instituto Votorantim, e Ana Moura, diretora de marketing do Hiléa.

As vagas da primeira, segunda e terceira edições se esgotaram antecipadamente, com a participação de quase três centenas de alunos, que avaliaram o curso com nota máxima.

Conteúdo especializado para projetos e instituições

Em sua 4a edição, o conteúdo do curso de captação foi revisado, atualizado e ampliado, e traz duas grandes novidades. Inicialmente focado na área cultural, passa a abranger também a social, ambiental, esportiva, de comportamento (moda/estilos de vida) e entretenimento. Mantém seu foco na captação do patrocínio empresarial e investimento social privado, mas passa a abordar também as outras fontes de financiamento disponíveis: editais, fundações, licenciamento de marcas e doações pessoais.

As primeiras aulas apresentarão as diversas fontes de financiamento e abordarão o tema posicionamento e comunicação para projetos e instituições. "Para a obtenção de recursos, a primeira reflexão que se deve fazer é sobre o reconhecimento do projeto ou instituição junto aos diversos públicos. Não há estratégia de captação que viabilize um projeto sem posicionamento sólido, atuação coerente e percepção positiva junto ao público final, empresas, imprensa e outros públicos estratégicos", explica Sharon Hess, diretora geral da Articultura.

As aulas seguintes abordam em profundidade a captação de patrocínio e investimento social privado, focos do curso. Contemplam aulas teóricas, apresentando conceitos e motivações empresariais para o patrocínio, e aulas práticas, em que as ferramentas de captação são apresentadas e aplicadas em exercícios realizados e discutidos em classe. "Queremos que o aluno saia do curso entendendo a lógica de investimento das empresas e pronto para apresentar uma proposta que atenda à expectativa empresarial", afirma Sharon. Serão abordadas questões referentes à Comunicação Empresarial, Responsabilidade Social e Atitude de Marca; Planos de Cotas e benefícios; Precificação; Seleção de empresas potenciais patrocinadoras; Materiais de captação e Propostas; Processos e Estratégias de Captação.

As aulas finais abordam cada uma das demais fontes de financiamento disponíveis - editais, fundações, licenciamento de marcas e doações pessoais, apresentadas por especialistas e atuantes nas áreas. "Entender que cada fonte de recurso opera com uma lógica diferente é fundamental para ser bem sucedido no processo de captação junto a cada uma das fontes. Na aula sobre doações pessoais, por exemplo, abordaremos as motivações de um indivíduo para a doação, processos de relacionamento da instituição com os doadores e de fidelização", conta Sharon.

Experiência teórica e prática

Desenvolvido em nível de pós-graduação pela Articultura em 2003 e integrado ao MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, o curso passou também a ser ministrado de forma autônoma em 2004, em São Paulo. Seu conteúdo foi extraído dos 21 anos de experiência da Articultura em estratégias de patrocínios e investimentos de empresas e pessoas em projetos e instituições. Entre outras realizações pedagógicas, a Articultura concebeu o Seminário Interativo de Patrocínio Cultural, ministrado para mais de 40 instituições, no Brasil e no exterior, como a FGV, USP, UFB, PUC, ESPM, ADVB, Sebrae, CCBB, CEF, M&M, as Redes Colômbia, Brasil e Latino-Americana de Promotores Culturais e diversas secretarias de cultura do País. A Articultura também é a idealizadora do seminário Com:Atitude, evento de referência sobre ações de marca nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva, de entretenimento e comportamento, hoje realizado pela Significa.

A Articultura planeja e gerencia modelos sustentáveis para diversos projetos e instituições. Tem em sua carteira clientes como Osesp, Perc Pan, Canal Futura, Brasil+500 Mostra do Redescobrimento, Bienal do Mercosul, Carnaval Multicultural do Recife e principais ações comemorativas aos 450 Anos de São Paulo.

A 4a edição do Curso de Captação de Recursos tem o apoio do Centro Universitário Maria Antônia e a promoção da rádio Eldorado.

Posted by João Domingues at 12:05 PM