Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

março 21, 2007

Curso Arte e Cultura no Brasil - anos críticos: 1958-1972, com Felipe Scovino, Frederico Coelho e Paulo Sergio Duarte no Candido Mendes - Ipanema, Rio de Janeiro

Arte e Cultura no Brasil - anos críticos: 1958-1972
Professores: Felipe Scovino, Frederico Coelho e Paulo Sergio Duarte

Inscrições abertas

Universidade Candido Mendes
Rua Joana Angélica 63 Andar P Sala AC05, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
21- 2523-4141
Duração: oito aulas
Horário: terças, 19h30-21h30
Início: 10 de abril de 2007
Preço: R$ 240; em duas parcelas de R$ 120 (a primeira na inscrição, a segunda até 15 de maio)

Análise crítica, por meio de fontes primárias, dos fatos mais relevantes no campo cultural e artístico brasileiro entre a segunda metade da década de 1950 e o início da década de 1970. Serão analisados a crise do moderno no Brasil, os movimentos de vanguarda nas Artes Visuais, o Cinema Novo e o Cinema Marginal, o movimento da contracultura em seus diferentes campos, o Tropicalismo e o legado desta tradição na contemporaneidade.
O curso também contará com a exibição de filmes e documentação visual.

1ª Aula - Manifestos das vanguardas dos anos 50 (Concreto, Musica Nova, Neo-Concretos e Ruptura)/ Revitalização da imprensa (Correio da Manhã, Suplemento Dominical, Última Hora) / Revitalização da UFBA: irradiações da vanguarda no Brasil/ Passagem do figurativismo para a abstração/ Grupo Frente.

2ª Aula - Criação do MAM e os seus ateliês/ Bienal de São Paulo/ Bossa Nova / Retomada do cinema nacional com Nelson Pereira dos Santos / Os ensaios críticos de Paulo Emilio Sales Gomes e Alex Vianny / Nelson Rodrigues no Teatro.

3ª Aula - Revista Civilização Brasileira / O surgimento do CPC / A canção engajada (sambas de protesto) / Teatro Opinião e de Arena: o teatro engajado / Cinema Novo (Cinco Vezes Favela, debates sobre o cinema novo versus CPC) / Surge Glauber Rocha e Deus e o Diabo na Terra do Sol / A representação do "povo" nas artes brasileiras (neorealismo, leituras da arte internacional no Brasil)

4ª Aula - Nova crítica de arte (Gullar/Pedrosa) / Tendências de uma Arte participativa (opart e os concretos paulistas/ arte cinética/ Clark / Oiticica / Pape) / Bichos e Parangolés

5ª Aula - Festivais da canção / Surge a MPB / O tropicalismo musical / O pensamento tropicalista (Rogério Duarte, José Celso Martinez, José Agripino de Paula, Torquato, HO et ali) / Teatro da agressão (os casos de Plinio Marcos e Nelson Rodrigues) / Primeiras fissuras no Cinema Novo: surgem os marginais.

6ª Aula - A Arte em transformação: Opinião 65/ Nova Objetividade Brasileira, 1967 (manifesto) / Salão da Bússola / Nova figuração e a nova crítica: Frederico Morais, Ronaldo Brito, Paulo Sérgio Duarte / Grupo Rex e a herança dadaísta nas Artes Visuais Brasileiras/ O caso do "porco empalhado" de Nelson Leirner/ A imprensa e o design: Pasquim e imprensa alternativa / Fundação da Embrafilme e a crise no grupo do cinema novo.

7ª Aula - Início dos anos 70: fechamento completo do regime / Os novos suportes e os filmes de artista / A interdisciplinaridade de áreas nas artes: Oiticica, Antonio Manuel, Antonio Dias e Lygia Pape/ O conceito de arte-vida: Barrio e Cildo Meireles como estudos de caso/ A cultura Marginal: música, poesia, literatura, imprensa / Torquato e a geléia geral no UH / Exílios.

8ª Aula - Considerações finais sobre o painel crítico nos anos 70


Professores:
Felipe Scovino é doutorando em Crítica e História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curador da Associação Cultural "O Mundo de Lygia Clark" e professor do Instituto de Artes da UERJ. Mestre em História da Arte (EBA/UFRJ) e bacharel em História (IFCS/UFRJ). Já publicou resenhas nos jornais O GLOBO, Jornal do Brasil, na revista Arte & Ensaios da UFRJ e no catálogo Lygia Clark: da obra ao acontecimento (Musée des Beaux-Arts, Nantes, 2005 & Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006). Sua área de pesquisa é arte contemporânea brasileira.

Frederico Coelho trabalha desde 2001 como pesquisador do Núcleo de Estudos Musicais, vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Candido Mendes - NUM/CESAP-UCAM. Mestre em História Social pelo IFCS/UFRJ, atualmente faz o Doutorado em Literatura Brasileira na PUC-RJ. Já publicou artigos em revistas como Estudos Históricos, Sibila, Errática, Acervo, Margens e Grumo. Publicou em 2006 com Santuza Naves e Tatiana Bacal o livro A MPB em Discussão, pela editora UFMG.

Paulo Sergio Duarte é crítico de arte, professor-pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP - da Universidade Candido Mendes e diretor do Centro Cultural Candido Mendes. É autor de livros e ensaios sobre arte moderna e contemporânea, entre eles: A Trilha da Trama e outros textos sobre arte [Rio de Janeiro: Funarte, 2004]; Carlos Vergara [Porto Alegre: Santander Cultural, 2003]; Waltercio Caldas [São Paulo: Cosac & Naify, 2001] e Anos 60 - Transformações da Arte no Brasil [Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998].


BIBLIOGRAFIA:

BARRIO, Artur. Manifesto. In: BARRIO, Artur. Barrio. Rio de Janeiro: Funarte, 1978, p. 5.

BRITO, Ronaldo. As ideologias construtivas no ambiente cultural brasileiro. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 303-310.

BRITO, Ronaldo. Análise do circuito. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 261-268.

CAMPOS, Augusto. "A Explosão de Alegria Alegria". In: Estado de São Paulo, 25 de novembro de 1967.

CORDEIRO, Waldemar; CHAROUX, Lothar et alli. Manifesto ruptura. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 69.

CORDEIRO, Waldemar. O objeto. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 74-75.

_______. Ruptura. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 100-102.

COSTA, Armando; PONTES, Paulo; VIANNA FILHO, Oduvaldo; BOAL, Augusto. Opinião. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 57-59.

DE LEMOS, Tite. A guinada de José Celso. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 45-50.

DIAS, Antonio et alli. Declaração de princípios básicos da vanguarda. In: FElRREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 149-150.

DUARTE, Paulo Sérgio. Modernos fora dos eixos. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 128-134.

ESCOSTEGUY, Pedro Geraldo. No limiar de uma nova estética. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 137-138.

GOMES, Paulo Emílio Salles. A criação de uma consciência cinematográfica nacional. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 71-84.

GULLAR, Ferreira et alli. Manifesto neoconcreto. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 80-84.

GULLAR, Ferreira. Teoria do Não-objeto. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 85-94.

JABOR, Arnaldo. "Debaixo da Terra". O Pasquim, n. 131, 4-10 de janeiro de 1972, pp.12-14.

LEITE, Sebastião Uchoa. "Cultura popular: Esboço de uma resenha crítica" in: Revista Civilização Brasileira. Ano I - N. 4, setembro de 1965

MANIFESTO MÚSICA NOVA. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 33-35.

MARTINS, Carlos Estevam. Anteprojeto do Manifesto do CPC. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 67-79.

MEIRELES, Cildo. Inserções em circuitos ideológicos. In: MEIRELES, Cildo. Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Funarte, 1981, p. 24.

MILLIET, Sérgio. Entre o abstrato e o figurativo. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 45-46.

MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente: o corpo é o motor da obra. In: BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções e estratégias. Rio de Janeiro: Rios ambiciosos, 2001, p. 169-178.

MOTTA, Nelson. "Cruzada Tropicalista", in: Última Hora, 5 de fevereiro de 1968. (Carlos Calado - Tropicália)

NETO, Torquato. "Torquatália III", 1968. in: Os Últimos Dias de Pauperia. Rio de Janeiro; Max Limonada, 1982.

OITICICA, Hélio. Cor, tempo e estrutura. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 268-272.

_______. Situação da vanguarda no Brasil. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 31.

_______. Situação da vanguarda no Brasil (propostas 66). In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 147-148.

_______. "O Sentido de Vanguarda do grupo baiano". In: Correio da Manhã, 1968, Rio de Janeiro.

"Que caminho seguir na música popular brasileira". Mesa Redonda publicada na Revista Civilização Brasileira n°7, edição de maio de 1966.

OPINIÃO, Grupo. O teatro, que bicho deve dar? In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 37-39.

PEDROSA, Mário. Paulistas e cariocas. In: AMARAL, Aracy. Projeto construtivo brasileiro na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro, MAM; São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1977, p. 136-138.

_______. Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 143-145.

_______. Do porco empalhado ou os critérios da crítica. In: FERREIRA, Glória. Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 207-210.

REX TIME. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 80-93.

ROCHA, Glauber. "Estética da Fome". In: Revista Civilização Brasileira, n°3, Julho de 1965.

_______. ROCHA, Glauber. "Tropicalismo, Antropologia, Mito, Ideograma" (1969). In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra, 1981.

SGANZERLA, Rogério. O bandido da luz vermelha. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 1. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 18-19.

VIANY, Alex. O velho e o novo. In: ARANTES, Otilia; FAVARETTO, Celso; JÚNIOR, Matinas Suzuki. Arte em revista. Ano 1. Número 2. São Paulo: Centro de Estudos de Arte Contemporânea, 1979, p. 56-69.

Posted by João Domingues at 11:06 AM