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março 5, 2010

Processo Seletivo 2010 Mestrado e doutorado em artes visuais da UFRGS, Rio Grande do Sul

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - INSTITUTO DE ARTES

EDITAL - Processo Seletivo 2010
MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna pública a abertura do Processo Seletivo, de 15 de março a 28 de abril de 2010, para ingresso na Turma 7 do Curso de Doutorado e a Turma 18 do Curso de Mestrado, nas Áreas de Concentração de Poéticas Visuais e de História, Teoria e Crítica da Arte, com início em agosto de 2010, seguindo o seguinte cronograma:

Inscrições no local: 15 de março a 28 de abril de 2010

Instituto de Artes da UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos 248, 3º andar, sala PPGAV, Porto Alegre - RS
51-3308-4313 / 4314 ou ppgavi@ufrgs.br
www.artes.ufrgs.br
Recebimento de inscrições na secretaria do PPGAV

1º ETAPA – Dossiê: 07/06/2010 divulgação dos aprovados na primeira etapa;

2º ETAPA – Prova:
10/06/2010 realização da prova doutorado para os aprovados na primeira etapa - dados divulgados no mural da Secretaria do PPGAV;
11/06/2010 realização da prova mestrado para os aprovados na primeira etapa - dados divulgados no mural da Secretaria do PPGAV;
21/06/2010 divulgação dos aprovados na segunda etapa e agendamento das entrevistas;

3º ETAPA – Entrevista: 21/06 a 24/06/2010 realização das entrevistas - dados divulgados no mural da Secretaria do PPGAV;
DIVULGAÇÃO DE APROVADOS 29/06/2010: 29/06/2010 divulgação do resultado final;
Encaminhamento de recursos: Até 01/07/2010;
Resultado de recursos: Até 12/07/2010.

Prazo de vigência deste edital: até 12 de agosto de 2010.

Normas Gerais de Inscrição:
Documentação exigida para inscrição:
- Ficha de inscrição preenchida (anexo 1);
- Cópia autenticada do diploma de Curso de Graduação;
- Cópia autenticada do diploma de Curso Mestrado para o Doutorado;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
- Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Mestrado para o Doutorado;
- Cópia da Carteira de Identidade;
- Curriculum Vitae, impresso a partir da Plataforma Lattes;
- Uma (01) foto 3x4;
- Portfólio para a área de concentração em Poéticas Visuais e textos (escritos previamente, publicados ou não) para área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte;
- Anteprojeto de pesquisa;
- Carta de motivação para candidatar-se ao Curso;
- Comprovante de pagamento de taxa de inscrição;

Portfólio:
O portfólio dos candidatos em Poéticas Visuais deve ser apresentado em formato A4, contendo entre doze (12) e quinze (15) fotos relativas à produção artística recente. Poderão ser incluídos textos de sua autoria. Não serão aceitos slides. Vídeos só serão aceitos para projetos em vídeo ou performance. Os vídeos devem ser apresentados em CD ou DVD. Devem conter entre três (03) e cinco (05) trabalhos completos ou amostras parciais de trabalhos, não ultrapassando o tempo máximo total de 10 minutos.

Carta de motivação:
A carta de motivação, de uma (01) página, apresenta breve relato sobre sua experiência profissional, produção e/ou publicações, objetivos profissionais e motivos que o levam a candidatar-se ao Curso. Se desejar, na carta de motivação, o candidato poderá indicar até três (03) nomes, de possíveis orientadores (anexo 2).

Anteprojeto de pesquisa:
O anteprojeto de pesquisa deverá conter no máximo doze (12) páginas, incluindo bibliografia de no máximo duas (02) páginas. Roteiro: Título e delimitação do Tema; Apresentação e Justificativa; Marco(s) teórico(s) e metodológicos; Objetivo(s) Geral(is) e Específicos; Plano de Trabalho; Cronograma; Bibliografia.

Número de vagas:
O número de vagas para o curso de Mestrado é 10 (dez), distribuídas entre orientadores das seis linhas de pesquisa, podendo ser ampliado.
O número de vagas para o curso de Doutorado é 10 (dez), distribuídas entre orientadores das seis linhas de pesquisa, podendo ser ampliado.
O preenchimento das vagas obedecerá aos interesses das linhas de pesquisa, dos professores orientadores e a ordem de classificação dos candidatos.
O Programa não se compromete com o preenchimento total das vagas.

Taxa de inscrição:
A taxa de inscrição de R$150,00 (cento e cinqüenta reais) em depósito identificado através de Guia de Recolhimento da União (anexo 3).
O pedido de isenção da taxa de inscrição poderá ser feito de 1º de março a 25 de março de 2010 através de formulário próprio (anexo 4) entregue à Secretaria do Programa.
A Comissão de Pós-Graduação julgará os pedidos de isenção e divulgará a decisão do PPGAV no dia 08 de abril de 2010, da qual não caberá recurso.

Informações gerais:
As inscrições serão efetuadas pelo próprio candidato ou por seu procurador legal (mediante procuração registrada em cartório).
Candidatos que realizarem inscrição via correio deverão encaminhar fotocópia da Carteira de Identidade autenticada em cartório. As inscrições por correio devem ser enviadas via encomenda rápida até o último dia do período de inscrições, valendo a data do carimbo postal. Não serão aceitas inscrições via Internet e fax. Não serão aceitas inscrições com documentação original.
Não serão consideradas as inscrições fora destas normas, a falta de quaisquer documentos exigidos invalida a inscrição.
Os candidatos não aprovados têm trinta (30) dias a contar da data de divulgação do resultado final para retirar a documentação, após este prazo o Programa não se responsabilizará pelo material entregue.
Os resultados das etapas do processo seletivo serão divulgados no mural da Secretaria do PPGAV e no site do Instituto de Artes http://www.artes.ufrgs.br conforme o cronograma de seleção.
Processo Seletivo:
O processo de seleção será efetuado por uma Comissão de Seleção, composta de membros do Corpo Docente Permanente e presidida pelo Coordenador do curso ou seu representante.
A Comissão de Seleção deverá acompanhar todo o processo de seleção e proceder à avaliação dos documentos apresentados, das provas e entrevistas realizadas.
A Comissão de Seleção é soberana nas suas decisões quanto à admissão e eventual recomendação para nivelamento.
O processo de seleção consta de três (03) etapas, todas eliminatórias, sendo selecionados apenas os candidatos com aprovação em todas as etapas:
- Análise do dossiê apresentado no momento da inscrição;
- Prova escrita de conhecimento;
- Entrevista com a Comissão de Seleção.
Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem a nota mínima 7,00 (sete).
A bibliografia indicada para a prova escrita de conhecimento em História, Teoria e Crítica da Arte é de referência. O candidato poderá escolher outros autores não mencionados, dentre especialistas reconhecidos.
Após cada etapa eliminatória, os candidatos terão 02 (dois) dias úteis para formalizarem pedido de recurso.

Critérios de Avaliação - Dossiê
- Adequação da pesquisa à área de concentração e à linha de pesquisa (anexo 5);
- Relevância e consistência da pesquisa proposta;
- Relevância e consistência da produção artística e/ou teórica do candidato;
- Experiência anterior em atividades vinculadas à pesquisa ou ao ensino superior;
- Adequação do projeto ao tempo de realização do curso (24 meses no mestrado e 48 meses no doutorado).

Critérios de Avaliação - Prova escrita
- Conhecimento substantivo e atualizado no campo da História, Teoria e Crítica da Arte,
- Capacidade de aprofundamento e síntese;
- Pertinência às questões propostas;
- Articulação entre autores e conceitos;
- Clareza das idéias e estruturação da argumentação.

Critérios de Avaliação - Entrevista
- Bases conceituais do projeto e suas referências;
- Clareza, coerência e objetividade nas respostas;
- Condições do candidato para cumprir as exigências e prazos.



Bibliografia de referência:
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, G.C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BERTOLI, Mariza; Stigger, Verônica (orgs.) Arte, Crítica e Mundialização. São Paulo: ABCA, 2008. (Col. Crítica de Arte).
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2009.
BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (orgs.) O meio como ponto zero. Metodologia da Pesquisa em Arte. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
BRITTO, Ronaldo. Neoconcretismo: Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo. Rio de Janeiro: Funarte, 1985.
CATTANI, Icleia (org.) Mestiçagens na Arte Contemporânea. Porto Alegre: EDUFRG, 2007.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______ . Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIARELLI, Tadeu. A arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999.
CHIPP, Herschel. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte. São Paulo: Odysseus/Edusp, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. A ideologia do espaço de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DUBOIS, P. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.
FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (orgs.) Imagem e Conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006. (Col. Texto & Arte, nº17).
FARIA, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002.
______ . (org) Icleia Cattani. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2004. (Col. Pensamento Crítico, nº3).
FERVENZA, Hélio. O + é deserto. São Paulo: Escrituras, 2003.
FERREIRA, Glória (org.) Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2006. (Col. Pensamento Crítico).
______ . (org.) Escritos de artistas 1960/1970. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
GOMES, Paulo (org.) Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica. Porto Alegre: Lathu Sensu, 2007.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTOS, Alexandre; SANTOS, Maria Ivone dos (orgs.) A Fotografia nos processos artísticos Contemporâneos. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura e UFRGS, 2004.
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
SYLVESTER, David. Sobre Arte Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
WOOD, Paul et alii. Modernismo em Disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
ZIELINSKY, Mônica (org.) Fronteiras. Arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

Revistas:
Porto Arte. Porto Alegre. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.
Arte & Ensaio. Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.
ARS. São Paulo. Departamento Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP.
Conccinitas. Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.

Posted by Ana Elisa Carramaschi at 5:37 PM