Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:
Arquivos:
As últimas:
 

abril 26, 2012

Arte moderna e contemporânea: transformações e permanências com Paulo Sérgio Duarte no Polo de Pensamento Contemporâneo (POP), Rio de Janeiro

Arte moderna e contemporânea: transformações e permanências

Ministrante: Paulo Sérgio Duarte

O objetivo do curso é introduzir diferentes passagens do campo moderno ao contemporâneo nas artes visuais, apresentando transformações e permanências na hipermodernidade. Será enfatizada uma perspectiva histórica na qual a arte atual tanto rompe quanto intensifica a interação com valores modernos.

Em seis aulas, o diretor do Centro Cultural Candido Mendes, escritor e crítico de arte Paulo Sérgio Duarte discute com uma perspectiva histórica assuntos como a desmaterialização do objeto de arte, faz releituras de Duchamp, analisa a arte na passagem dos “hippies” aos “yuppies” e disserta sobre o fim da arte como resistência à indústria do entretenimento, entre outros temas.

3 de maio a 14 de junho de 2012
6 aulas; quintas-feira, 19h30-21h30
Valor: duas parcelas de R$250,00

POP – Polo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2286-3299 / 3682 ou contato@polodepensamento.com.br
http://www.polodepensamento.com.br


Programação:

3 de maio
A hegemonia cultural atravessa o Atlântico: os limites do moderno no segundo pós-guerra. De Cézanne e o cubismo ao expressionismo abstrato. A grande aventura de uma pintura no espaço americano.

10 de maio
Releituras de Duchamp e do dadaísmo na Pop americana. O minimalismo: a elisão do campo semântico e o positivismo lógico.

17 de maio
A desmaterialização do objeto de arte. A dilatação do campo da experiência artística e os limites da instituição expostos pelas novas investigações. O pano de fundo histórico da arte como crítica da arte. A arte conceitual.

24 de maio
A modernidade brasileira: do arquipélago ao continente. O caráter experimental das passagens do moderno ao contemporâneo no Brasil. A interação entre arte e política sem fórmulas ideológicas. A poética da reflexão.

31 de maio
A arte na passagem dos “hippies” aos “yuppies”. A arte povera. O neoexpressionismo alemão e a Transavanguardia italiana. O neoconservadorismo e suas manifestações na arte. O “fim da história”, “o fim da arte” e o “fim da modernidade”.

14 de junho
O fim da arte como último reduto de resistência à indústria do entretenimento. A arte contemporânea como a commodity por excelência. Generosidade poética em situação adversa: exemplos contemporâneos. A arte e o embaralhamento das fronteiras entre cultura e natureza em face dos progressos da engenharia genética.


Sobre o ministrante
Paulo Sérgio Duarte é crítico, professor de história da arte e pesquisador da Universidade Candido Mendes na qual dirige o Centro Cultural Candido Mendes. Publicou, entre outros, Arte Brasileira Contemporânea – um prelúdio (2008), A Trilha da Trama e outros textos sobre arte (2004), Carlos Vergara (2003), Waltércio Caldas (2001) e Anos 60 – Transformações da arte no Brasil (1998).


Posted by Guilherme Nicolau at 5:40 PM

O Processo Criativo Módulo 2: Workshop de pensamento criativo e conceitualização - com Charles Watson na EAV, Rio de Janeiro

O Processo Criativo Módulo 2: Workshop de pensamento criativo e conceitualização

Ministrante: Charles Watson

25 a 27 de maio de 2012


EAV–Parque Lage
Jardim Botânico 414, Rio de Janeiro - RJ
O Processo Criativo
21-2553-3748 / 9224
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net

Desde 2004 recomendado como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte pela University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications.

Curso interdisciplinar dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas ideias seja fundamental.

O workshop completo de palestras de O Processo Criativo consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo ao longo de quatro dias consecutivos. Os módulos são administrados separadamente ao longo de um ano, completando um total de 48 horas e assim cobrindo a maioria dos aspectos desse vasto assunto. Amplamente ilustrado com textos, vídeos e exercícios, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. E que, entendendo os mecanismos que podem limitar a criatividade, podemos desenvolver melhores estratégias para, ludicamente, contornar essas tendências.

Posted by Guilherme Nicolau at 5:18 PM

abril 16, 2012

Seminário Internacional O Porvir da Arte com Hervé Fischer no MAC USP, São Paulo

Seminário Internacional O Porvir da Arte

Ministrante: Hervé Fischer

Coordenação: Cristina Freire

7 a 11 de maio, 14-17h

Vagas limitadas – 40
Taxa de inscrição: R$ 50,00 (alunos do PGHEA e da Disciplina Teoria e Crítica da Arte Contemporânea estão isentos da taxa)

MAC USP - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Inscrições e informações
Secretaria Acadêmica do MAC USP
Rua da Praça do Relógio, 109A
11-3091-3559 ou cursosmac@usp.br

Programa
- Crise da Arte Pós-moderna
- Arte Digital frente às Belas Artes e às Belas Artes Digitais
- Arte Sociológica
- Arte e Filosofia
- Estética Interrogativa

Hervé Fischer é artista e filósofo, considerado o pai da multimídia no Canadá onde vive desde 1980. Foi professor de Sociologia da Cultura e da Comunicação na Sorbonne e o nome mais atuante e principal teórico do Coletivo de Arte Sociológica (1974-77). É autor de vários livros, entre eles Arte e Comunicação Marginal (1974), Teoria da Arte Sociológica (1976), A Sociedade no Divã (2007) e o mais recente O Porvir da Arte (2010).

Durante o Seminário Internacional será inaugurada a exposição Hervé Fischer no MAC USP – Arte Sociológica e Conexões, apresentando obras do artista na coleção do museu. Entre suas proposições destacam-se o projeto Higiene da Arte e a Farmácia Fischer. A exposição será acompanhada por uma publicação sob a coordenação da curadora Cristina Freire.

Posted by Cecília Bedê at 4:29 PM

abril 13, 2012

Ciclo de Conferência: A imagem-pensamento de Letícia Parente no CCBNB, Fortaleza

Ciclo de Conferência: A imagem-pensamento de Letícia Parente

Curadoria: André Parente, Solon Ribeiro e Yuri Firmeza

Participantes: Alexandre Veras (CE),André Parente (MG), Fernando Cocchiarale(RJ), Françoise Parfait (França), Marisa Florido (RJ), Solon Ribeiro (CE) e Yuri Firmeza (CE)

Serão quatro conferências acerca da artista Letícia Parente realizadas por críticos, curadores e artistas convidados a pensar a partir do que a obra de Letícia Parente faz pensar. Visa tratar, com envergadura crítica, da obra dessa artista e suas relações com o surgimento do vídeo e a experimentação desta linguagem por parte dos artistas na década de 1960 e 1970, sobretudo no Brasil.

Período: 8 e 9 de maio de 2012, 14-21h
Inscrições: 2 a 8 de maio de 2012 pelo email cultura@bnb.gov.br

Preço: gratuito

Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3108 ou jacquerlm@bnb.gov.br
www.ccbnb.art.br

Posted by Cecília Bedê at 3:04 PM

abril 12, 2012

Dynamic Encounters - Kassel-Amsterdam

Dynamic Encounters - Kassel-Amsterdam

Com Charles Watson, Fernando Cocchiarale, Frederico Carvalho, Jailton Moreira

Em 2012, ano em que o DYNAMIC ENCOUNTERS comemora seu 20º aniversário, faremos uma programação em Amsterdam e Kassel, onde acontecerá a 13ª edição da Documenta. Em Kassel, faremos 4 dias de palestras e discussões sobre arte na Documenta 13, um dos mais importantes eventos no calendário de arte internacional. Em Amsterdam, serão 6 dias de visitas a museus, galerias de arte e ateliês de artistas, com ênfase em arte contemporânea.

26 de junho a 9 de julho de 2012

Dynamic Encounters
212553-3748/9224/2223 0710
bcawats@attglobal.net
wats352@attglobal.net

Roteiro:

- DOCUMENTA 13 (KASSEL)
- RIJKSMUSEUM
Museu de Belas Artes
- STEDELIJK MUSEUM
Museu de Arte Moderna e Contemporânea
- VAN GOGH MUSEUM
- REMBRANDTHUIS
Casa de Rembrandt van Rijn
- M HKA (ANTUÉRPIA)
Museu de Arte Moderna e Contemporânea

Todas as aulas em português.
Programação sujeita a alterações
.

Sobre os participantes

CHARLES WATSON
Professor EAV-Parque Lage – RJ
FERNANDO COCCHIARALE
Professor da EAV-Parque Lage – RJ, Curador independente, Curador da Casa de Cultura Laura Alvim – RJ
FREDERICO CARVALHO
Professor da UFRJ
JAILTON MOREIRA
Professor e artista plástico – RS


Posted by Cecília Bedê at 11:22 AM