Página inicial

Cursos e Seminários

 


março 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

março 26, 2020

Curso online: Temas da arte contemporânea com Tiago Mesquita

Neste curso, estudaremos episódios decisivos da produção artística feita depois da II Guerra Mundial. Reunidas em pequenos núcleos temáticos, muitas vezes ligados a episódios da história social, as aulas têm alguma independência. Cada uma trata de um artista ou um acontecimento que sintetize questões importantes de um debate estético das artes plásticas entre 1950 e 2010.

Professor: Tiago Mesquita

Sempre às quintas-feiras, das 20h às 22h40

Google Hangouts
Os alunos terão cópias digitais dos slides e dos principais textos depois de cada encontro.
O pagamento é mensal, de R$ 330,00.

PROGRAMA

1) 05/03

AULA INTRODUTÓRIA: A mudança de sentido da obra de arte na sociedade de consumo. A modificação das vanguardas no século XX.
A imagem fotográfica como contraponto à imagem da arte: Eugene Delacroix e Eugene Durieu. Gustave Courbet e a fotografia. Édouard Manet e os impressionistas. O pictorialismo na fotografia. Sociedade de Consumo e Industria cultural. A arte no Pós Guerra.
Textos: DUBOIS, Philippe: O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução: Marina Appenzeller, Campinas, Papirus, 1993.
KRAUSS, Rosalind: “Os espaços discursivos da fotografia” em O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davee. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
SCHARF, Aaron: Art and photography. Penguin Books, 1979. (A primeira edição é de 1969).

PRIMEIROS ANOS DA HEGEMONIA DOS ESTADOS UNIDOS

2) 12/03
Robert Rauschenberg, Cy Twombly e o expressionismo abstrato. As fotografias de Aaron Siskind como contraponto.
Texto: CROW, Thomas: The long march of pop: art, music and design, 1930 – 1995, New Haven, Yale University Press, 2015.

3) 19/03
Jasper Johns e a colagem.
Texto: STEINBERG, Leo: “Jasper Johns: os sete primeiros anos de sua arte” em Outros Critérios. São Paulo Cosac Naify, 2008.

4) 26/03
Andy Warhol e a pop. A pop inglesa, James Rosenquist, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Ed Ruscha.
Textos: DANTO, A.C.: Andy Warhol. São Paulo, Cosac Naify, 2012.
CROW, Thomas: The long march of pop: art, music and design, 1930 – 1995, New Haven, Yale University Press, 2015.

5) 02/04
Andy Warhol, cinema, fotografia, mídia.
Textos: CRIMP, Douglas: Our kind of movies. Cambridge, MIT Press, 2014.
GIDAL, Peter: Blow Job. Londres, Afterall Books, 2008

6) 09/04
Philip Guston, Frank Stella, Ellsworth Kelly, Peter Bradley, Brice Marden e algumas respostas da pintura nos Estados Unidos nos anos 1950 e 1960.
Texto: ROTH, Philip: Desenhos de Guston. Em Entre nós: um escritor e seus colegas falam de trabalho. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

A RECONSTRUÇÃO DA EUROPA OCIDENTAL E A GUERRA FRIA

7) 16/04
Yves Klein e Piero Manzoni e o novo realismo na Europa
Textos: LOPES TORRES, Fernanda: “Yves Klein, Ícaro do modernismo” (na revista Ars, volume 11, número 21, 2013)
BOIS, Yve-Alain: A relevância de Klein hoje (revista Ars, ano 7, número 15)

8) 23/04
O grupo Fluxus, a arte e os meios de comunicação de massa.
Arte e mídia na América Latina.
Textos: HUYSSEN, Andreas: “De volta para o futuro: Fluxus contextualizado” em Memórias do modernismo. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ.
HOME, Stewart: O Assalto à Cultura, capítulos 09 e 10. São Paulo, Conrad.

9) 30/04
Joseph Beuys, Wolf Vostell, Grupo Zero, Grupo Cobra e a ideia de vanguarda no pós-guerra europeu.
Texto: DE DUVE, Thierry: Joseph Beuys: O último dos proletários.

10) 07/05
Gerhard Richter e o meio de arte alemão dos anos 1960. Otto Steinert, Joseph Beuys, Grupo Zero, o realismo socialista. Sigmar Polke, Blinky Palermo, Isa Genzken e o Realismo capitalista.

11) 14/05
Gerhard Richter e a pintura de imagens. Convenção, acervo e fotografia.
(Estudaremos também, o contexto intelectual de Dusseldorf).
Textos: JEAN-FRANÇOIS CHEVRIER: “Between the fine arts and the media (the German Example: Gerhard Richter)” (1992) em IWONA BLAZWICK E JANNA GRAHAM: Atlas, the reader (2003)
T.J. CLARK: “Grey panic” (2011) na London Review of Books de 17/11/2011
GERTRUDE KOCH: “The Richter Scale of Blur” (1992) BENJAMIN BUCHLOH (org.): Gerhard Richter (OCTOBER FILES).

12) 21/05
Ilyia e Emilia Kabakov e a União Soviética. A Guerra Fria na produção visual. Discutiremos a produção de Öyvind Fahlström. A produção artística na América Latina.
Textos: CURLEY, Jonathan: A ConspIracy of images.
TUPITSYN, Margarita: Moscow Vanguard Art (1922 – 1992).

BRASIL, ARTE DEPOIS DA DITADURA

13) 28/05
A arte no Brasil depois do golpe de 1964. Depois do neoconcretismo: Hélio Oiticica e Lygia Clark nos anos sessenta e setenta. O Cinema Marginal e as novas linguagens.
Textos: COELHO, Frederico: Livro ou livro-me
NAVES, Rodrigo: “Hélio Oiticica e Lygia Clark” em O vento e o moinho (2007).

14) 04/06
Lygia Pape e a geração AI 5.
Texto: OITICICA, Hélio: Esquema Geral da Nova Objetividade (1967) em O Museu é o mundo.
11/06: CORPUS CHRISTI

15) 18/06
Antonio Dias, Cildo Meireles, Artur Barrio e outros artistas dos anos setenta.

16) 25/06
Mira Schendel e outras questões contemporâneas brasileiras.
Textos: NAVES, Rodrigo: “Mira Schendel: O presente como utopia” e “Mira Schendel: pelas costas” em O vento e o moinho (2007).
OBJETO, ESCULTURA, SÉRIE, MINIMALISMO

17) 02/07
Minimalismo a diluição do sentido da obra no meio de Nova York
(Donald Judd, Robert Morris, Carl Andre, Sol LeWitt, Dan Flavin)
Textos: BATCHELOR, David: Minimalismo.
MEYER, James: Minimalism: art and polemics in the sixties.

18) 09/07
Agnes Martin, desenho e pintura

19) 16/07
Eva Hesse, Richard Serra, Robert Smithson e o pós-minimalismo
Textos: NAVES, Rodrigo: “Richard Serra: O desequilibrista” em O vento e o moinho (2007).
SMITHSON, Robert: “Entropy and the new monuments” em FLAM, Jack: Robert Smithson: Collected Writings”.

ARTE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

20) 06/08
Arte conceitual: arquivos, documentos, teoremas e testemunhos. A crítica ao objeto de arte como específico. As greves de artistas. A crítica institucional da arte no Atlântico Norte: Marcel Broodthaers, Daniel Buren, Michael Asher, Hans Haacke.
Textos: O’DOHERTY, Brian: No interior do cubo branco. São Paulo, Editora Martins Fontes.
BUCHLOH, Benjamin: “Conceptual Art 1962-1969: From the Aesthetic of Administration to the Critique of Institutions”, em Formalism and Historicity (2015).
ALBERRO, Alexandre: Conceptual Art and the politics of the publicity

21) 13/08
Bruce Nauman e os filmes em looping. Trataremos também da generalização da televisão, dos filmes Corações e Mentes, de Peter Davis e O ano do porco, de Emile De Antonio.
Textos: WAGNER, Anne M.: “Nauman’s Body of Sculpture”
BENETTI, Liliane: “Exercícios de contenção, saturação e reiteração” REVISTA ARS

22) 20/08
Dan Graham, a cultura de massa e a arte a partir da televisão.
Texto: GRAHAM, Dan: Rock my religion

23) 27/08
Arte e mídia na América Latina: Exposições no Brasil, Poesia visual, Tucuman Arde, Anabella Geiger, Letícia Parente, Regina Silveira,Carmela Gross,,Julio Plaza, Anna Maria Maiolino, Tucuman Arde, Centro de Arte y Comunicación, as experiências no México de1968 e do Peru.

REPENSANDO A IMAGEM FOTOGRÁFICA

24) 03/09
Jeff Wall e a fotografia para contemplação. A resposta ao sentido da fotografia na arte conceitual.
Textos: WALL, Jeff: “Marks of Indifference” e “Frames of Reference” em Selected Essays and Interviews. Nova York, The Museum of Modern Art, 2007.
FRIED, Michael: Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres, Yale University Press, 2008.

25) 10 e 17/09
A Escola de Dusseldorf de fotografia. Falaremos sobre artistas como Bernd e Hilla Becher, Thomas Ruff, Andreas Gurky, Candida Hoffer e Thomas Demand.
Texto: FRIED, Michael: Why photography matters as art as never before. New Haven e Londres, Yale University Press, 2008.

26) 24/09
Cindy Sherman, Louise Lawler, Sherrie Levine. Picture Generation e a fotografia midiática falsificada.
Textos: DOUGLAS CRIMP: “A atividade fotográfica no pós-modernismo” em As ruínas do museu. São Paulo, Martins Fontes.
ROSALIND KRAUSS: “Cindy Sherman: Untitled” (1993). Em Cindy Sherman (October Files). MIT Press.

27) 01/10
Thomas Hirshhorn, Alfredo Jaar, Doris Salcedo, Renata Lucas e novas maneiras de formalizar os conflitos políticos.
Texto: FOSTER, Hal: O complexo arte e arquitetura e Bad New Days.

IMAGEM E HISTÓRIA

28) 08/10
Anselm Kiefer, a pintura de história e os paradoxos da pintura dos anos 1980. Baselitz, Basquiat, Schnabel, Transvanguarda Itaiana, Geração Oitenta e Casa 7.
Texto: ANDREAS HUYSSEN: “Anselm Kiefer: O terror da história, a tentação do mito” em: Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996

29) 15/10
A pintura como narrativa em Luc Tuymans.
Texto: PAULO PASTA, “O evento e a pintura” em A Educação Pela Pintura. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2012.

30) 22/10
Gabriel Orozco e a arte mexicana depois do terremoto.

TEXTO: OROZCO, Gabriel: Lecture (2001)

31) 24/10
Francis Alys, o situacionismo, e novos modos de arte radical.
Texto: DEBORD, Guy: A sociedade de espetáculo

QUESTÕES DE ÁFRICA E DA DIÁSPORA

32) 05/11
William Kentridge, o desenho e a história em meio ao conflito sul-africano.
Conversaremos sobre Wael Shawky, MEDU Art Ensemble, Dumille Feni,
Textos: CAMERON, Dan e CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn: William Kentridge. Londres, Phaidon Press, 1999.
TONE, Lilian: William Kentridge: fortuna. Instituto Moreira Salles, 2012.

33) 12/11
Kerry James Marshall, Harlem Renaissance, o debate racial nos Estados Unidos.
Durante a aula, pretendo mencionar algumas ideias do Harlem Renaissance, movimento Negritude, Frantz Fanon e W.B. Dubois.
Será a aula em que o modernismo afro-americano será pensado de maneira mais direta. Falaremos também de Wifredo Lam, Jacob Lawrence, Peter Bradley, Raymond Saunders, Alvin Loving, Fred Eversley, Betye Saar, Noah Purifoy e Chris Offili.

34) 19/11
Kara Walker e as imagens do passado escravista.
A produção será pensada em comparação com Abdias do Nascimento, Rosana Paulino, Victoria Santa Cruz, Pope. L, Jaime Lauriano, Adrian Piper, Senga Nengudi, Andres Serrano, Fred Wilson e Lorna Simpson.

35) 26/11
Representação e colonização.
El Anatsui, Ibrahim Mahama, Atlas Group, os conflitos e outras formas de repensar a nacionalidade.

NOVAS FORMAS DE EXPOSIÇÃO

36) 03/12
Anri Sala e a mudança de sentido das imagens. Os filmes para galerias de arte. Discutiremos trabalhos de Douglas Gordon, Pierre Huyghe, Tacita Dean, Philippe Parreno e Harun Farocki.
Texto: RANCIÉRE, Jacques: “Aquele que vem depois” em YOEL, Geraldo: Pensar o cinema. São Paulo, Cosac Naify, 2015.
37) 10/12
Os museus e a indústria do espetáculo desde a década de 1980.
(Estudaremos também os projetos dos chamados starchitects)
Texto: CHIN-TAO WU: Privatização da cultura. São Paulo, Boitempo Editorial, 2006.
38) 16/12
Questões sobre a produção brasileira recente.

INSCRIÇÕES

A inscrição é feita através de transferência bancária da primeira mensalidade. Pagamento comprovado, o convite para a aula é enviado ao aluno.
O valor da mensalidade é R$ 330,00 (favor enviar o comprovante).

Tiago dos Santos Mesquita
CNPJ.: 18.279.220/0001-61
Banco: Banco do Brasil
Ag.: 7003-3
C/C.: 6527-7

PROFESSOR

Tiago Mesquita atua como crítico de arte desde 1998. É Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) com uma tese sobre Andy Warhol e Gerhard Richter.

De 2000, até 2005, foi crítico do jornal Folha de São Paulo. Escreveu para Revista Bravo, Revista Reportagem, Revista Soma, Novos Estudos Cebrap e o jornal Público, de Lisboa, o caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo, revista Frieze e o site do Instituto Moreira Salles.

Para livros e publicações especiais, fez ensaios sobre Fábio Miguez, Paulo Monteiro, Nuno Ramos, Rodrigo Andrade, Cassio Michalany, Sérgio Sister, Franz Weissman, Amilcar de Castro, Germana Monte-Mór, Cristiano Lenhardt, José Bezerra, Andy Warhol.

Fez as curadorias das exposições Amilcar de Castro, Mira Schendel, Sergio Camargo, Willys de Castro, em parceria com o crítico de arte Rodrigo Naves, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e da exposição Imagem sobre imagem, de David Drew Zingg, no Instituto Moreira Salles. Organizou as exposições de Neves Torres e a de José Bezerra.

Leciona desde 2007. Já ensinou no Instituto Mariantonia, Casa do Saber, Fiam – Faam, Faculdade Belas Artes, Escola da Cidade, Instituto Itaú Cultural, e nas unidades do SESC Pompeia Consolação e Santos. Atuou como professor convidado no Instituto de Artes da Unesp e Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP).

Posted by Patricia Canetti at 9:08 AM