Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
As últimas:
 

fevereiro 21, 2013

Especialização em Artes Visuais na Universidade Positivo, Curitiba

Corpo Docente: Ana Paula França, Cayo Honorato, Felipe Prando, Jorge Menna Barreto, Júnior Gabardo, Keila Kern, Martin Grossmann, Milla Jung, Regina Melim, Renato Bertão, Ricardo Basbaum

Coordenação: Felipe Cardoso de Mello Prando

Inscrições abertas - Período do curso: quinzenal, sextas, 19-22h50, sábados, 8h30-12h30 e 13h30-17h30 (450 horas)

Universidade Positivo - Secretaria de Pós-Graduação
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza 5300, Campo Comprido, Curitiba - PR
41-3317-3093
posgraduacao@up.com.br
Segunda a sexta, 8h30-21h, sábado, 8h30-12h

OBJETIVOS

  • Possibilitar reflexões sobre as Artes Visuais na sociedade contemporânea.
  • Proporcionar uma visão ampla do campo das Artes Visuais na contemporaneidade, por meio de conhecimentos em história da arte dos séculos XX e XXI, em linguagens visuais, práticas e projetos artísticos, curatoriais e de mediação, bem como o uso dos mecanismos das leis de incentivo.
  • Promover a compreensão dos diversos processos de trabalho que constituem o campo das Artes Visuais: proposição de trabalhos artísticos, proposição de trabalhos curatoriais, organização e montagem de exposições, realização de projetos editoriais e a elaboração e produção de projetos artísticos-culturais.
  • Oferecer ferramentas para o estabelecimento de projetos sustentáveis e para a negociação com instituições públicas (leis de incentivo) e artísticas (museus, centros culturais etc.).

PÚBLICO

O curso destina-se aos profissionais envolvidos com as Artes Visuais (artistas, curadores, educadores, produtores culturais, profissionais de museus e órgãos públicos culturais, editores); à capacitação de profissionais de nível superior graduados em Artes Visuais, Design, Jornalismo, Ciências Sociais, Administração, Economia, docentes interessados em aprofundar seu conhecimento na área, bem como outros profissionais de áreas afins.

TEMAS ABORDADOS NO CURSO

Museus e Instituições de Arte no Século XXI
Histórias das Exposições
Histórias da Arte do Século XX
Imagem e Novas Mídias
Arte e Esfera Pública
Publicações: livros de artistas
Processos de Criação em Artes Visuais
Práticas Curatoriais: a crítica institucional como prática
Ação e Mediação Cultural em Exposições
Design de Exposições
Publicações: projetos editoriais
Economia Criativa: elaboração e produção de projetos culturais
Seminários e Palestras
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

CORPO DOCENTE

Ana Paula França
Cayo Honorato
Felipe Prando
Jorge Menna Barreto
Júnior Gabardo
Keila Kern
Martin Grossmann
Milla Jung
Regina Melim
Renato Bertão
Ricardo Basbaum

COORDENAÇÃO

Felipe Cardoso de Mello Prando
Doutorando em Poéticas Visuais pelo PPGAV-ECA-USP, mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGAV-CEART-UDESC, desde 2012 é curador–associado do Fórum Permanente: Museus de Arte. Desde 2010 é professor de Fotografia no curso de Design (Projeto Visual e Moda) na Universidade Positivo. Entre os anos de 2005 e 2011 participou do Núcleo de Estudos da Fotografia, um espaço para produção e reflexão sobre imagem contemporânea. Em 2011, realizou a curadoria da exposição “Conversas”, no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba. Em 2012 foi contemplado pelo Editais “Ocupação de Espaços Expositivos” e “Bolsa Produção – Artes Visuais”, ambos pela Fundação Cultural de Curitiba. Em 2008, recebeu da Funarte o prêmio “Bolsa Estímulo à Criação Artística – Fotografia Contemporânea”. Em 2007 foi selecionado pela “X Salão Nacional Victor Meirelles – Museu de Arte de Santa Catarina”, e, no mesmo ano, contemplado pelo Edital “Bolsa Produção – Artes Visuais”, pela Fundação Cultural de Curitiba. Realiza exposições de trabalhos fotográficos desde 2005, já tendo exposto em várias cidades brasileiras, na Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela e Bélgica.

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$ 519,84.
O curso poderá ser pago em até 30 parcelas com o Financiamento Interno da Universidade Positivo (UP).

DESCONTOS

Ex-alunos da Universidade Positivo também têm descontos para os cursos de Especialização. Acesse a Portaria nº 29 de 30/09/2011, que estabelece as normas para a concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Posted by Patricia Canetti at 4:04 PM