Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
As últimas:
 

julho 23, 2009

Cursos e palestras no CCSP, São Paulo

Desenho: Linha e pensamento com Ana Teixeira e Fernanda Chieco; Xilogravura: Manchete & Poesia com Otávio Zani; O Corpo na Arte - a performatividade do corpo humano com Fernanda Borges; Oficina de desenho com modelo vivo com Denise B. Brogiolo, Gisella G. Bertini e Maria Marta Keppler; Papo de artista - acompanhamento de processo em artes visuais com Débora Bolsoni; Cotidiano e Produção Social do Espaço a partir de Lefebvre: contribuições aos estudos da paisagem com Euler Sandeville Jr. e Maria Cecília Machado Angileli

Inscrições de 4 a 7 de agosto de 2009

Centro Cultural São Paulo
Divisão de Ação Cultural e Educativa
Rua Vergueira 1000, Paraíso, São Paulo - SP
11-3397-4036
www.centrocultural.sp.gov.br036
Terça a sexta, 10-19h

Programação

Desenho: Linha e pensamento com Ana Teixeira e Fernanda Chieco

Este curso propõe apresentar o desenho como uma experiência possível. Proporcionará aos participantes um contato lúdico e reflexivo com o desenho, tanto por meio da prática quanto da teoria. As aulas passarão em revista as produções de artistas como Paul Klee, René Magritte, Joseph Beuys, Willian Blake, Debret, entre outros, provocando reflexões e discussões sobre a prática do desenho na contemporaneidade. (30 vagas).

Público: interessados em geral a partir de 14 ano.

Período da oficina:de 20/8 a 15/10 - quintas, das 14h às 17h - Sala Zero e Sala de Oficinas 2

obs.: Os materiais com os quais serão realizados os trabalhos deverão ser providenciados pelos próprios participantes, de acordo com suas possibilidades.

Xilogravura: Manchete & Poesia com Otávio Zani

A partir da prática da xilogravura pretende-se promover uma reflexão crítica sobre a dinâmica da comunicação, presente nas ruas da cidade, por meio de diversos suportes impressos: jornais, revistas, outdoors, mala-direta, fôlderes, cartões, etc. Com estes impressos, previamente coletados pelos participantes da oficina, serão produzidas pequenas publicações. (25 vagas).

Público: interessados em geral a partir de 14 anos

Período da oficina: de 11/8 a 6/10 - terças, das 10h às 13h - Espaço Oficinas

obs.: Os materiais com os quais serão realizados os trabalhos deverão ser providenciados pelos próprios participantes, de acordo com suas possibilidades.

O Corpo na Arte - a performatividade do corpo humano com Fernanda Borges

O objetivo é favorecer o aluno a compreender as características performativas do corpo humano. Para tanto, serão relacionados os conceitos de performatividade e de antropofagia, em aulas teóricas com apresentação de alguns trabalhos artísticos pertinentes. (30 vagas) - Público: interessados em geral a partir de 14 anos.

Período da oficina: de 11/8 a 6/10 - terças, das 19h às 22h - Sala de Oficinas 2

Oficina de desenho com modelo vivo com Denise B. Brogiolo, Gisella G. Bertini e Maria Marta Keppler

Espaço aberto de livre expressão, usando como meio o desenho de observação da figura humana. O aluno deverá trazer seu próprio material. (40 vagas por turma).

Período da oficina: até 11/12 - quartas, das 14h30 às 16h30

Debates e palestras

13 e 27/8

Papo de artista - acompanhamento de processo em artes visuais com Débora Bolsoni (artista plástica) - No dia 27 participação de Fernanda Albuquerque (curadora de Artes Visuais do Centro Cultural) Encontros quinzenais para análise e discussão de trabalhos e processos artísticos em desenvolvimento. Destina-se a artistas em formação ou profissionais que procuram interlocução para exercer suas pesquisas em artes visuais.

Público: artistas e interessados em arte contemporânea.

Quintas, das 19h às 21h - Sala Zero - Piso Flávio de Carvalho

13/8 a 10/9

Cotidiano e Produção Social do Espaço a partir de Lefebvre: contribuições aos estudos da paisagem com Euler Sandeville Jr. (professor da FAU/USP e PROACAM/USP) e Maria Cecília Machado Angileli (doutoranda FAU/USP)

Conversas em roda sobre opções teórico-metodológicas adotadas em estudos culturais das paisagens, à luz das contribuições de Henri Lefebvre, sobre a produção social do espaço e o cotidiano. A cidade, com suas desigualdades, demanda ao pesquisador formas de conhecer-atuar que exigem o confronto de contribuições teóricas com procedimentos experienciais e tensões entre aspectos particulares da vida urbana e aspectos estruturais da sociedade. Para tanto, os participantes devem ler previamente uma seleção de textos em português indicada em www.aion.org.br. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa - Paisagem, Cultura e Sociedade da FAU/USP, de Aion Poéticas da Paisagem, segundo a proposta Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento (www.espiral.org.br). (20 vagas)

Público: pesquisadores de pós-graduação e graduação e profissionais interessados em uma reflexão teórico-crítica sobre os estudos da cidade.

Quintas, das 16h às 18h - Sala Zero - Piso Flávio de Carvalho (Sala de Oficinas 2), e sextas, das 14h30 às 16h30 (Espaço Oficinas)

Posted by Ananda Carvalho at 7:10 PM