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fevereiro 21, 2006

Inscrições: Cursos Primeiro Semestre de 2006 no Tomie Ohtake, São Paulo

Cursos Primeiro Semestre de 2006 - Tomie Ohtake
Professores: Agnaldo Farias, Bruno Dunley, Mariana Galender, Mariana Serri, Danilo Blanco, Dudi Maia Rosa, Edith Derdyk, Fernando Vilela, Flávia Ribeiro, Lucas Bambozzi, Márcia Pastore, Márcia Xavier, Marieta Ferber, Marina Saleme, Noemi Jaffe, Odilon Moraes e Fernando Vilela, Peter Pal Pelbart, Rafael Campos Rocha, Rubens Espírito Santo, Walkiria Barone

Inscrições abertas

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações: 11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br

Cursos Primeiro Semestre de 2006 - Tomie Ohtake

Ponto de encontro: prática artística para adultos e crianças
Cláudio Cretti - Coordenação Geral
Bruno Dunley, Mariana Galender, Mariana Serri
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: março a junho
Horário: sábados, das 15h às 17h
Vagas: 15
Gratuito
A Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, a fim de proporcionar um encontro entre adultos, crianças e adolescentes, oferece atividades que possam gerar produções criativas. Estimulando um diálogo entre as diferenças por meio de modalidades artísticas, os encontros, sempre aos sábados, das 15h às 17h, incluem visitas às exposições e atividades práticas no ateliê. Os grupos podem ser agendados ou formados espontaneamente.

Pintura
Fernando Vilela
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 6 de março a 26 de junho de 2006
Horário: segundas, das 18h30 às 21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150 /mês
O foco deste curso é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e tela para pintura a óleo, a têmpera e acrílica.
As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas pinturas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando um breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.

Leitura, discussão e oficina de criação de contos. a narrativa do mínimo
Noemi Jaffe
Público-alvo: estudantes de letras, escritores em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 6 de março a 26 de junho de 2006
Horário: segundas, das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
A partir da leitura de contos significativos da literatura universal, o curso aborda a maneira como objetos e acontecimentos mínimos do cotidiano podem se tornar fonte de questionamentos essenciais para o indivíduo. A seleção dos contos não segue um roteiro cronológico ou geográfico, mas justamente o critério de pequenos eventos que geram grandes narrativas. Durante as aulas, além da análise e interpretação do material lido, também há uma oficina de criação de contos, cujo produto final será uma pequena edição conjunta dos textos selecionados pelos alunos.
Seleção de contos:
- A Morte do Funcionário, de Anton Tchekhov;
- Uma Mensagem Imperial, de Franz Kafka;
- Graffiti, de Julio Cortazar;
- Tentação, de Clarice Lispector;
- Uns Braços, de Machado de Assis;
- A Cobra, de William Saroyan.

Entre ser um e ser mil: o livro-objeto e suas possibilidades poéticas)
Edith Derdyk
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 6 de março a 26 de junho 2006
Horário: segundas, das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
Livro de artista, livro-objeto, obra-livro são experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro. O livro, tal como o reconhecemos hoje em sua forma, função e realidade tecnológica, sinaliza um outro território poético quando se pensa nele como suporte experimental. As possibilidades formais desenham um arco extenso de experimentações, congregando o conhecimento artesanal aos processos industriais, potencializando a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais e literários, multiplicando a descoberta de estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
O enunciado "entre ser um e ser mil" atualiza igualmente uma reflexão sobre o modo de produção do livro-objeto, que originariamente se apresenta como objeto único e, simultaneamente, quando posto em perspectiva de escala industrial, contém a possibilidade da multiplicação sem perder a natureza singular de sua poética.
A partir de exemplos de alguns artistas que ingressaram neste campo de experiências, tais como Artur Barrio, Waltércio Caldas, Mira Schendel, Julio Plaza, Flavia Ribeiro, Artur Matuck, Lygia Pape, Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Joseph Beuys, Sol Le Witt, Anselm Kiefer e outros, pode-se folhear, desfolhar e entreabrir um leque de possibilidades poéticas.


Linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço
Edith Derdyk
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 7 de março a 20 de junho de 2006
Horário: terças, das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
A partir de questões referentes ao potencial expressivo e construtivo da linha, abordando sua natureza espaço-temporal, este curso focaliza o desenho e suas possibilidades poéticas, seja no espaço bidimensional, seja no tridimensional.
O entorno, a paisagem (cultural/natural), a topografia, a fisicalidade do espaço, as geometrias espaciais, a expressão gráfica dos fenômenos materiais, a compreensão da linha como extensão do corpo e como força geradora da linguagem (duração, extensão, ritmo, tensão, forma, construção, direção, matéria) são alguns de nossos pressupostos para a formalização de proposições gráficas amparadas por material iconográfico que dinamizam e ampliam o nosso repertório visual. Cada participante pesquisa seus gestos e procedimentos que melhor possam expressar a conquista de uma poética pessoal.

A imagem narrativa e ilustração de livros
Odilon Moraes e Fernando Vilela
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: de 7 de março a 20 de junho de 2006
Horário: terças, das 18h30 às 21h30
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês
O foco deste curso é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio da discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações, como a pintura com aquarela e algumas formas de gravura (monotipia, carimbo), entre outras técnicas. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.

Desenho/Espaço
Flávia Ribeiro
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 9 de março a 29 de junho de 2006
Horário: quintas, das 19h às 22h
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
Neste curso o desenho é abordado a partir das suas relações com o espaço, por meio de exercícios de desenho de observação e comentários dos trabalhos produzidos em classe, análise de textos e da obra de vários artistas.
As aulas são estruturadas a partir dos seguintes tópicos:
.O olhar e o espaço
.O espaço no desenho/o desenho no espaço
.O espaço no desenho do século XX

Marchetaria: a arte de juntar pedaços
Danilo Blanco
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 13 de março a 5 de junho de 2006
Vagas: 20
Horário: segundas, das 15h às 18h
Valor: R$ 150/mês
Direcionado para os iniciantes desta prática, o método de revestimento é utilizado como base e introdução ao Programa de Marchetaria Maciça ou Estrutural, a ser trabalhado com sobras de madeira. Todas as atividades têm como principal objetivo incentivar o aluno a tomar decisões, estimulando a criatividade e a originalidade, instrumentos fundamentais para a composição dos trabalhos e formação de um estilo próprio. Os alunos vivenciam gradualmente o método de revestimento através de exercícios práticos e têm a possibilidade de treinar diversas aplicações e acabamentos.

Teoria da Arte Contemporânea
Rubens Espírito Santo
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 13 de março a 5 de junho de 2006
Horário: segundas, das 19h30 às 21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
1) O Espaço ético e o Espaço estético
2) O Espaço total na pintura de Jessica Stockholder
3) Qual é o Espaço Livre dentro do espaço administrado. (Bram Van Velde)
4) O Lugar do Espaço Teórico dentro da produção Contemporânea

Arte Brasileira - do Modernismo até o presente
Agnaldo Farias
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 14 de março a 30 de maio de 2006
Horário: terças, das 14h30 às 17h
Vagas: 30
Valor: 220
1. Modernismo
A tensão entre a pesquisa plástica e o desejo de construção de uma identidade nacional
Trajetórias independentes
2. As Correntes Abstratas
Os Museus de Arte Moderna e a Fundação Bienal de São Paulo
Informalismo X Abstracionismo Geométrico
Concretos e Neoconcretos
3. Os anos 60
O ingresso na contemporaneidade
Cinema novo, Tropicalismo e desbunde
Dos "Bichos" ao "Porco Empalhado" e à "Nova Objetividade Brasileira"
4. Os anos 70
Os debates e as trincheiras da produção experimental
As pesquisas com as novas mídias
5. A Geração 80
A volta da pintura - Rebeldia ou nostalgia?
O debate sobre o pós-modernismo
A Bienal de 85 e o peso do curador
6. Anos 90 em diante
A fragmentação de poéticas
Do corpo como espaço de ações artísticas às tecnologias digitais (fotografia e vídeo)
A arte entendida como espetáculo

Subjetividade contemporânea
Peter Pal Pelbart
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 14 de março a 30 de maio de 2006
Horário: terças, das 18h30 às 20h30
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês
A partir de conceitos colhidos em Espinosa, Nietzsche, Bergson, Foucault, Deleuze e outros, trata-se de repensar a subjetividade no contexto contemporâneo. Os autores evocados serão abordados de maneira introdutória, e apenas na medida em que possam iluminar a dimensão polifônica e processual da subjetividade na atualidade.

E-Arte
Lucas Bambozzi
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 14 de março a 30 de maio de 2006
Horário: terças, das 19h às 22h
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
E-ARTE aborda a produção audiovisual e artística voltada para a Internet. Os cursos, divididos em blocos, são constituídos por módulos temáticos que envolvem tanto aspectos da história recente da rede, como recursos e possibilidades técnicas típicas da produção autoral deste meio.
Estão previstos comentários teóricos, discussões sobre o potencial expressivo, social e político das novas mídias, bem como apresentações comentadas de trabalhos nacionais e internacionais em várias vertentes.
Daniel Sêda e Giselle Beiguelman são os convidados que participam das discussões específicas sobre arte na Internet. Usando seus trabalhos como modelo de referência, o conceito de blogs e os processos colaborativos com os novos sistemas de comunicação móvel e sem fio são apresentados e analisados pelos artistas.

Panorama do design - design no século xx
Marieta Ferber
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 14 de março a 30 de maio de 2006
Horário: terças, das 15h às 18h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
O curso apresenta os expoentes do design e suas principais obras em algumas vertentes como o desenho de mobiliário residencial e urbano, de objetos, de cenários e gráfico, contornando os movimentos culturais vigentes no século XX. Por meio de projeções, alguns textos e discussões, as aulas teóricas incentivam reflexões e os exercícios em aulas práticas. A idéia é focar a prática do design na vanguarda européia - Dadaísmo e Surrealismo, no construtivismo Russo, De Stijl, Bauhaus, movimento Moderno na Europa e no Brasil, Pop e Pós-Moderno.

PINTURA: PRÁTICA E REFLEXÃO
PAULO PASTA
Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 3 meses
Período: de 15 de março a 31 de maio de 2006
Horário: quartas, das 19h às 22h
Vagas: 25
Valor: R$ 150/mês
A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.

A metamorfose da imagem
Márcia Xavier
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 15 de março a 31 de maio de 2006
Horário: quartas, das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
Um curso sobre o percurso da fotografia nas artes plásticas.
Aulas práticas (6) e teóricas (6) intercaladas:
Teóricas, com projeção de imagens e texto:
· Vanguardas (Russa, Dada, Surrealismo)
· Pop Arte e Arte Conceitual
· Auro retrato (Cindy Sherman, John Coplans e Ana Mendieta)
· Fotografia Moderna brasileira
· Fotografia Contemporânea brasileira
Práticas, exercícios baseados nas aulas teóricas.

Pintura e seu processo criativo
Marina Saleme
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 15 de março a 31 de maio de 2006
Horário: quartas, das 14h às 17h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
Potencializar o processo criativo é o objetivo deste curso para os interessados na pintura como linguagem e pensamento. Por meio de aulas práticas, em ateliê, e com propostas coletivas são abordados os fundamentos da pintura como cor, espaço, figura, fundo, figuração e abstração. A idéia é explorar as diferentes possibilidades dos materiais, técnicas e suportes, conforme o projeto e o interesse de cada aluno, enfatizando assim a criação e a expressão individual. Livros e catálogos de artistas selecionados são apresentados no início das aulas para dialogar com cada proposta de trabalho e também proporcionar ao grupo um panorama visual da pintura contemporânea e as eventuais relações com trabalho que o aluno pretenda realizar.

Curso de monotipia
Dudi Maia Rosa
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 16 de março a 1 de junho de 2006
Horário: quintas, das 18h30 às 21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
A monotipia é uma técnica que proporciona um contato alternativo com questões da pintura. A simplicidade de sua fatura permite uma livre experimentação de composições formais e cromáticas e encaminha os resultados para discussões diretas. Os materiais trabalhados no curso cabem ao aluno trazê-los: vidro ou acrílico; tinta a óleo; pincéis; papel tipo vergê; e estopa e querosene para limpeza.
O espaço, no caso da monotipia é considerado pela própria realidade do suporte e revelado pelo tamanho do papel da impressão. Um espaço não representativo e sem virtualidade, mas carregado de imaginação.

Curso de escultura
Márcia Pastore
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 16 de março a 1 de junho de 2006
Horário: quintas, das 19h às 22h
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
Esse curso discute a escultura a partir de sua relação com o espaço. O objetivo é a experimentação em ateliê, por meio de exercícios práticos que estimulam o desenvolvimento da habilidade seletiva e crítica a partir da observação. Inclui comentários e debates sobre os artistas que problematizaram, sobretudo, a questão do espaço em sua obra.

História da Arte Moderna e Contemporânea - uma introdução
Rafael Campos Rocha
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 16 de março a 1 de junho de 2006
Horário: quintas, das 14h30 às 17h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
O curso procura esclarecer ao interessado os aspectos e as intenções da arte contemporânea por meio de sua história. Do modernismo de Manet até os dias de hoje, são analisados os principais artistas, suas contribuições e o seu significado dentro do contexto cultural e histórico. As aulas são expositivas, com o auxílio de imagens das principais obras e de um resumo da aula com bibliografia usada pelo professor.
O desenvolvimento das diversas noções de espaço, que acompanham as relações materiais que as criaram, é abordado no curso como parte fundamental para o desenvolvimento das próprias linguagens artísticas do século XIX até a arte contemporânea.

Aula 1- Manet e a vida moderna.
Aula 2 - O impressionismo de Monet a Cézanne
Aula 3 - O expressionismo e Matisse
Aula 4 - Picasso e o modernismo
Aula 5 - Vertentes da pintura abstrata: Kandinsky, Malevich e Mondrian
Aula 6 - O expressionismo abstrato: de Pollock a Barnett Newmann
Aula 7 - Arte pop
Aula 8 - Instalação e o Minimalismo
Aula 9 - Arte brasileira dos anos 30 e 40
Aula 10 - Concretismo e Neoconcretismo: o Brasil dos anos 50
Aula 11 - Joseph Beuys e a arte européia dos anos 60
Aula 12 - Pós-modernismo e neo-expressionismo: Um ensaio da arte atual

Tardes de arte
Walkiria Barone
Público-alvo: crianças a partir de 5 anos
Duração: 3 meses
Período: de 16 de março a 1 de junho de 2006
Horário: quintas, das 14h às 17h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
Em um espaço especial, durante três horas, são experimentadas várias técnicas, em seqüências dinâmicas e interativas. O curso inclui Modelagem - argila,massinha ou legumes -, Desenho de Observação, intercalados com História da Arte, e a partir destas informações referenciais chega-se à Pintura (gauche sobre canson) ou à Colagem (com papéis, tecidos, objetos). Cada aluno recebe acompanhamento individual em todas as atividades.

Posted by João Domingues at 4:32 PM