Página inicial

Cursos e Seminários

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
Cursos e Seminários:
Arquivos:
As últimas:
 

outubro 30, 2006

Simpósio Internacional Fiat 30+ no TUCA, São Paulo

Simpósio Internacional Fiat 30+
Palestrantes: Andrea Semprini, Giorgetto Giugiaro, Fiore Mangone, Ivan Izquierdo, João Antonio Zuffo, Lucas Bambozzi, Matthew Fuller, Nelson Brissac Peixoto, Ray Kurzweil, Steve Dietz e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses

7 e 8 de novembro, 9h30-18h30

TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Rua Monte Alegre 1024, Perdizes, São Paulo - SP
11-3670-8453
Inscrições exclusivamente pelo site www.simposiofiat30mais.com.br
Realização: TV Cultura
Organização: Fiat Automóveis
Conselho científico: João Batista Ciaco e Giselle Beiguelman (concepção e coordenação geral), Abel Reis, Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Lucia Santaella, Paula Perissinoto

Simpósio Internacional Fiat 30+

Como parte das comemorações dos 30 anos da Fiat no Brasil, realizado pela TV Cultura e organizado pela Fiat Automóveis, o Simpósio Internacional Fiat 30+ reunirá, em São Paulo, os nomes mais representativos das tendências culturais, científicas e mercadológicas: Andrea Semprini, Giorgetto Giugiaro, Fiore Mangone, Ivan Izquierdo, João Antonio Zuffo, Lucas Bambozzi, Matthew Fuller, Nelson Brissac Peixoto, Ray Kurzweil, Steve Dietz e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses.

A série de debates transdisciplinares discute as perspectivas do futuro, a partir de temas centrais para a compreensão de nossa contemporaneidade: arte digital, design e marcas, mobilidade, memória, relações homem/máquina e território.

De formato inovador, o Simpósio é conduzido por um conselho científico composto por expoentes do meio acadêmico, cultural e empresarial brasileiro: João Batista Ciaco e Giselle Beiguelman (concepção e coordenação geral), Abel Reis, Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Lucia Santaella e Paula Perissinoto.

Simpósio Internacional Fiat 30+ - Programação:
7 de novembro, terça-feira
9h30 Abertura

10-12h Design/Marcas
Palestrantes: Andrea Semprini (FR) e Fiore Mangone (BR)
Mediação: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (BR)
A consolidação da era do CGC (Consumo Gerado pelo Consumidor) e a emergência do Universal Plug and Play modificam as noções de design de produto e de marca. Como pensar as marcas no âmbito da universalização dos sistemas e dos equipamentos? O futuro do design é o branding ou a arte?

Andrea Semprini - professor universitário, semioticista, consultor da Lancôme, YSL, entre outras marcas. Ele também lança no Brasil, A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da marca na sociedade contemporânea, pela editora Estação das Letras, dia 6 de novembro, na Livraria da Vila, em São Paulo.
Fiore Mangone - tem 13 anos de experiência na área de Telecomunicações, em particular na área Celular (mobilidade) e atua na de Desenvolvimento de Novos Negócios junto à Nokia no Brasil.

14-16h Território
Palestrantes: Nelson Brissac Peixoto (BR) e Matthew Fuller(UK)
Mediação: Lucrécia Ferrara (BR)
A globalização engendrou novos conceitos territoriais, a partir de uma intensa reorganização produtiva e espacial, gerando topografias mutantes e relações mediadas pela conectividade. Esse horizonte demanda novas estratégias políticas, sociais e estéticas?
Nelson Brissac Peixoto - filósofo, criador e coordenador do Projeto Arte/Cidade.
Mathew Fuller - artista, crítico e professor de Mídias Digitais do Goldsmith College.

16h30-17h30 Homem/Máquina
Palestrante: Ray Kurzweil
Ray Kuzweil é o mais importante pesquisador e cientista na área da Inteligência Artificial, reflete sobre quais são as perspectivas do futuro da tecnologia e suas possíveis implicações para a sociedade, em um contexto em que a Nanotecnologia e a Inteligência Artificial não só apontam para a fusão de homens e máquinas, mas para extensões da vida humana no corpo maquínico. As transformações tecnológicas contemporâneas sinalizam uma era em que seria possível aos homens transcender a biologia?
Autor de centenas de artigos e diversos livros que se tornaram best-seller, Kurzweil falará ao público brasileiro de seu escritório em Massachusetts, via teleportec, com transmissão em vídeo 3D, em tempo real, o único conferencista no mundo que tem este equipamento.

8 de novembro, quarta-feira
10-12h- Memória
Palestrantes: Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses (BR) e Ivan Izquierdo (BR)
Mediação: Lucia Leão (BR)
A digitalização do conhecimento permitiu uma ampliação, sem precedentes, na circulação de informações, mas maximizou a economia da obsolescência programada. Que tipos de estratégias de preservação da memória - cultural e pessoal - podem ser elaboradas?
Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses - arqueólogo, professor titular de história antiga da USP, ex-diretor do MAE e do Museu Paulista.
Ivan Izquierdo - neurocientista, diretor da Academia Brasileira de Ciência e professor da PUC-RS (Porto Alegre).

14-16h - Mobilidade
Palestrantes: João Antonio Zuffo (BR) e Giorgetto Giugiaro (IT)
Mediação: Paula Perissinotto (BR)
A cultura da mobilidade aponta para a incorporação do padrão de vida nômade, transformando os meios de transporte em veículos de comunicação. Como isso afeta o design, a produção de novos materiais? Quais são seus impactos sociais, econômicos e comportamentais?
João Antonio Zuffo - criador e diretor do LSI/USP, professor titular de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Poli - USP
Giorgetto Giugiaro - criador do Palio da Fiat, referência mundial na área automobilística, eleito "Designer de Carros do Século" (1999), entre inúmeros outros prêmios e condecorações.

16h30-18h30h - Arte Digital
Palestrantes: Steve Dietz (EUA) e Lucas Bambozzi (BR)
Mediação: Lucia Santaella (BR)
A arte digital confunde-se com os equipamentos em que é disponibilizada e se realiza pela interpenetração das comunicações com as ciências e as novas tecnologias. Como isso afeta as relações entre as práticas artísticas, o mercado e as instituições?
Steve Dietz - crítico e curador de novas mídias, fundador da Galleria 9 do Walker Art Center e diretor artístico do Zero/One San Jose
Lucas Bambozzi - artista multimídia, documentarista e curador.

Posted by João Domingues at 2:57 PM

outubro 25, 2006

Seminário O código da Visualidade Brasil / América Latina no Santander Cultural, Porto Alegre

Seminário O código da Visualidade Brasil / América Latina

21 a 23 de novembro de 2006, 18-21h

Santander Cultural
Rua Setembro 1028, Porto Alegre - RS
www.santandercultural.com.br
Inscrições: poart04@santanderbanespa.com.br
Informações: 51-3287-5876
Coordenação: Adélia Borges
Parceria: Museu da Casa Brasileira - SP
Apoio: Unisinos, AP Design

O seminário é coordenado por Adélia Borges, jornalista especializada em design, colaboradora de publicações nacionais e internacionais, curadora e diretora geral do Museu da Casa Brasileira, de São Paulo, uma das mais significativas instituições voltadas à arquitetura e design no Brasil. "O título da mostra remete diretamente à questão da identidade: quem somos, o que queremos, para onde vamos. O seminário enfoca o código da visualidade brasileira, sem congelá-la no passado, mas trazendo-a para o presente. A reflexão central é o que se faz ou se pode fazer com esse código na contemporaneidade, especialmente no campo da visualidade e do design", diz Adélia Borges, coordenadora do seminário. A iniciativa estimula a reflexão sobre os rumos do design brasileiro e latino-americano hoje.

Programação:
21 de novembro, terça-feira
Como nos vemos - nossos espelhos
Janete Costa - Arte, artesanato e design: fronteiras
Lélia Coelho Frota - Do chão coletivo à feição autoral
João de Souza Leite - O estilingue de Aloisio Magalhães

22 de novembro, quarta-feira
O que fazemos hoje com nossas heranças
Laura Novik, Santiago - Design & artesanato latino-americano: uma profunda e silenciosa (r)evolução
Alejandro Sarmiento, Buenos Aires.
Adélia Borges, São Paulo.

23 de novembro, quinta-feira
O DNA brasileiro no mundo
Nelson Petzold, Porto Alegre - Inventiva Brasil
Angela Hirata, São Paulo - O caso Havaianas

Posted by João Domingues at 1:33 PM | Comentários (1)

Fórum Cultural Mundial 2006, Rio de Janeiro e Salvador

Fórum Cultural Mundial 2006
Linhas temáticas: Cultura e Cidadania, Economia Criativa, Direitos sobre Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias, Direitos Culturais, Cultura da Paz, Culturas e Globalização, Diálogos Sul-Sul, Hegemonia e Diversidade, Cultura e Desenvolvimento, Democratização das Comunicações, Intercâmbio Cultural, Mobilidade para as Artes e os Artistas, Culturas Indígenas, Desenvolvimentos Culturais Locais

25 de novembro a 31 de novembro de 2006

Rio de Janeiro - RJ

1º a 3 de dezembro de 2006

Salvador - BA

www.forumculturalmundial.org

fcm@forumculturalmundial.org

Convenção Global:
Identidade, Diversidade e Desenvolvimento temas que ocupam hoje o centro das discussões em torno das Artes e da Cultura no mundo, são as palavras-chave da edição 2006 do Fórum Cultural Mundial.

Essas três grandes linhas temáticas ocuparão o centro da Convenção Global, a grande tribuna de debates do FCM. A partir delas, as conferências, palestras, oficinas e painéis programados pela edição 2006 do Fórum e conduzidos por especialistas e estudiosos de diversos cantos do planeta, abordarão questões mais específicas, tais como: Cultura e Cidadania, Economia Criativa, Direitos sobre Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias, Direitos Culturais, Cultura da Paz, Culturas e Globalização, Diálogos Sul-Sul, Hegemonia e Diversidade, Cultura e Desenvolvimento, Democratização das Comunicações, Intercâmbio Cultural, Mobilidade para as Artes e os Artistas, Culturas Indígenas, Desenvolvimentos Culturais Locais

Posted by João Domingues at 1:26 PM | Comentários (1)

outubro 24, 2006

Cursos virgilio b_arco

Cursos virgilio b_arco
Artes visuais, Fabio Miguez, Felipe Cohen, Rodrigo Andrade, Paulo Monteiro, Sergio Romagnolo, Laura Vinci.
Cinema e Video: Suzana Amaral, Wagner Morales.
Musica e Canto: Madalena Bernardes, Wilton Sukorki, Eduardo Agni.
Artes Cênicas: Gero Camilo, Denise Stoklos, Otávio Donasci.
História da Arte: Thais Rivitti, Daniela Maura Ribeiro

Inscrições abertas

Galeria Virgilio - virgilio b_arco
Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto 426, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3062-9446 / 11-3061-2999 ou contato@barcovirgilio.com.br
www.barcovirgilio.com.br

O novo espaço multimidia de São Paulo visa aproximar o público em geral interessados em desenvolver e aprofundar temáticas e questões atuais do cenário contemporâneo através de diversas abordagens artísticas como cinema, artes visuais e cênicas, música, vídeo, canto, filosofia, psicanálise, performance e história da arte. Com o objetivo de promover uma excelência em ensino, transmissão e produção de saber, o b_arco oferece cursos regulares, eventos semanais, debates e eventuais workshops ministrados por artistas e profissionais renomados em suas áreas de trabalho.

Cursos em andamento:
Artes plásticas

Desenho (preparatório para vestibular)
Representação, Pensamento, Síntese
Felipe Cohen
Segundas, tarde

Desenho
Desenvolvimento da Percepção e Linguagem Visual
Rachel Magalhães
QUIntas, tarde

Atelier de Pintura
Fábio Miguez
Quarta, tarde
Quinta, noite

Acompanhamento de Projetos
Laura Vinci
Quarta, noite

Pintura na Arte Contemporânea
Rodrigo Andrade

Pintura Contemporânea
Paulo Monteiro

Desenho de Perspectiva e em 3D
Sergio Romagnolo

Ilustração para crianças
Estela Sokol

Historia da arte

Entendimento da Arte Contemporânea
Thais Rivitti
Quintas, tarde


Teatro

Interpretação para Teatro
Do Universo Subjetivo à Palavra
Juliana Galdino
Segundas, noite

Voz em Movimento
Madalena Bernardes

O Toque Físico como Perfomance Interativa
Otávio Donasci


Filosofia

Pensando com Espinosa: Filosofia, Arte e Vida
Rogério da Costa

Audiovisual

Godard é Simples, Está Tudo Ali
Todo Documentário é Mentiroso
Wagner Morales

Considerações Sobre o Flagrante Fotográfico
Daniela Maura Ribeiro

A Composição Temporal
Wilson Sukorski

Posted by João Domingues at 12:06 PM

outubro 6, 2006

Curso Uma teoria da arte hoje, com Thierry de Duve, no MAMAM, Recife

Curso Uma teoria da arte hoje, com Thierry de Duve

Inscrições abertas

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM
Rua da União 88, Recife - PE
81-3232-2188 / 1694 ou silvia@mamam.art.br
Preço: R$ 100
Vagas: 70
Realização: Samamam, MAMAM, Prefeitura de Recife, Fundação Joaquim Nabuco
Uma teoria da arte hoje, com Thierry de Duve: 5 a 9 de novembro de 2006, 19h

O crítico de arte e historiador belga Thierry de Duve estará no Recife para apresentar o curso Uma Teoria da Arte Hoje. Durante os encontros, De Duve apresentará uma revisão radical das principais questões da arte moderna e contemporânea, sob a ótica dos movimentos artísticos, da crítica e da história da arte, das formas de circulação e das convenções artísticas, com o objetivo de discutir as possibilidades de uma teoria da arte na contemporaneidade. A teoria estética de Kant, as obras de Duchamp, Magritte e Broodthaers, as convenções artísticas como pactos sociais, a invenção da não-arte e as condições das práticas artísticas na atualidade são alguns dos temas em destaque.

Thierry De Duve é crítico de arte, professor do departamento de Artes Plásticas da Universidade de Lille, França, e autor dos livros Kant After Duchamp e Voici - 100 ans d'art Contemporain, entre vários outros.

Programa:
5 de novembro: A Mensagem de Duchamp: arte sem estética versus estética sem arte
6 de novembro: O salão dos recusados: uma breve história da arte na França e a invenção da não-arte
7 de novembro: A Estética revisitada: o senso comum e a função social da arte
8 de novembro: A instituição artística revisitada: Broodthaers, Magritte e Duchamp
9 de novembro: Sobre a autonomia da arte e outros mitos modernistas

Posted by João Domingues at 10:37 AM

outubro 5, 2006

Workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade 2007/1 26ª edição

Workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade 2007/1 26ª edição

Inscrições abertas

Atelier
Rua Mundo Novo 1045, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
21-2553-3748 / 21-2554-8890 ou wats352@attglobal.net
Professor: Charles Watson (Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage)
Duração: 5 semanas
Vagas: 20
Procedência & Propriedade 2007/1: 5 de janeiro a 9 de fevereiro de 2007

O workshop Procedência & Propriedade é um curso intensivo que usa o desenho como seu principal veículo. O Desenho é visto como meio de construir idéias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las. A proposta de imersão durante cinco semanas resulta em um volume de produção normalmente equivalente a um ano de trabalho. O curso é concebido para artistas plásticos, arquitetos, programadores visuais, designers e para todos cujo trabalho depende de inteligência visual.

Desde 2004) recomendado pelo University of the Arts, Londres e suas escolas de arte afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Comunications - como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte.

1) Histórico
O workshop Procedência & Propriedade, ao longo de suas 25 edições nos últimos 12 anos, tem exercido importante papel na formação de diversos profissionais não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outros estados brasileiros. Originalmente concebido para um grupo de alunos de pintura, hoje destina-se a artistas plásticos, arquitetos, programadores visuais, designers e a todos cujo trabalho depende de inteligência visual.
Desde 1994, tendo recebido cerca de 400 participantes, o curso vem evoluindo e expandindo-se de acordo com o aperfeiçoamento de sua filosofia, que visa cada vez mais enfatizar a importância do trabalho contínuo e concentrado. Para tanto, dispõe de um atelier de 115m2, disponível com exclusividade para o workshop, onde é possível colocar em prática essa proposta.

2) Objetivos
A tarefa de concentrar tempo contínuo de atividade e foco inteligentemente direcionado gera uma surpreendente produção, particularmente importante para a formação de vocabulário plástico, assim como para a reciclagem de processos de trabalho, valendo-se do ambiente reflexivo e questionador do curso.
Evidências sugerem que, com freqüência, fracassamos nas tentativas de resolver problemas, não porque sejam insolúveis, mas sim por desistirmos prematuramente. Todos temos um ponto a partir do qual paramos de trabalhar ou investir, um limiar que não costumamos ultrapassar, entre a desistência e uma nova região extremamente fértil. Às vezes, esse limiar se forma por cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza, ou medo de errar, e assim sucumbimos, já frustrados, ou com a sensação de que poderíamos ter ido além ou feito melhor.
Procedência & Propriedade é um curso que simula uma situação de intenso foco de energia sobre uma área de problema, sem distrações, e mostra os inevitáveis resultados e surpresas que aguardam quem participa desse processo.

3) com ênfase nos seguintes tópicos:
• percepção de problemas visuais: aprender a ler, perceber e decodificar os problemas visuais propostos por uma pintura, um desenho, uma escultura, um filme, uma instalação etc;
• articular e trabalhar problemas visuais: aprender a verbalizar (traduzir em palavras ou textos) um problema visual de forma a abordar mais objetivamente um universo que habitualmente descrevemos com meios subjetivos;
• desenvolvimento de critérios pessoais: desenvolver rigor e independência na capacidade de criticar, avaliar e redirecionar seu próprio trabalho;
• desenvolvimento de linguagem pessoal: adquirir, através dos exercícios propostos, um vocabulário visual e pessoal apoiado na disciplina e na intensa produção;
• desenho como ferramenta: aprender a utilizar o desenho como meio de construir idéias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las;
• limites: reconhecer que a presença de limites, e não a sua ausência, é pré-requisito para a formação de novas idéias e soluções criativas;
• flexibilidade: alertar para as eventuais modificações naturais do processo (desenho ou pintura), e organizar novas estratégias compatíveis com a situação emergente;
• entender uma linguagem: contextualizar situações visuais formadas por vocabulários formais (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio);
• manipular linguagem: aplicar, na prática do próprio trabalho, na articulação de idéias e na consciência de outras linguagens, o vocabulário adquirido, produzindo uma linguagem particular ou pessoal;
• disciplina: seguir os prazos propostos, praticar a concentração e a continuidade no trabalho;
• foco: delimitar áreas de ação e direcionar os investimentos de energia;
• independência: adquirir capacidade de se auto-impor tarefas, planejar processos de trabalho, tornar-se consciente de suas próprias limitações tanto na leitura visual quanto na prática.

4) Metodologia
Ao longo do período de cinco semanas, será exigido de cada participante a permanência mínima de seis horas diárias, durante seis dias por semana. Tal investimento de tempo ininterrupto propicia uma mudança de atitude no confronto com nossos próprios limites, provocando o surgimento de novas e surpreendentes respostas. As primeiras duas semanas são dedicadas a constantes exercícios, alguns cronometrados, até que o aluno alcance um patamar a partir do qual começa a formar seu próprio critério . O processo todo é documentado em DVD, cujas fitas são usadas durante o workshop como apoio didático, tanto para avaliação de estratégias individuais, como para levantamento de fatores compositivos.

5) Vídeos e palestras
Além da parte prática, o workshop será complementado com sessões de vídeo, exibindo entrevistas e depoimentos sobre a vida, obra, e processo criativo de artistas e cientistas de notável contribuição para o pensamento humano, particularmente aqueles para quem a visualização ou o desenho têm sido importantes métodos de articulação de idéias. Na área da ciência: Buckminster Fuller, David Bohm, Richard Feynman, Roger Penrose. Nas artes: Jackson Pollock, Willem de Kooning, Francis Bacon, Robert Rauschenberg, Marcel Duchamp, Marina Abramovitch, Frank Stella, Schnabel, Frida Kahlo, Richard Long, Bill Viola, Elizabeth Murray, David Hockney, Picasso, Howard Hodgkin, John Cage.
Semanalmente, haverá palestras de artistas, teóricos ou cientistas, discorrendo sobre a importância da visualização no processo de concepção de novas idéias.

6) Jantares
Como meio de ritualizar o término de uma semana de trabalho, aos sábados, quatro pessoas do grupo oferecem um jantar para os demais. Esse evento propicia um momento de descanso, relaxamento e diversão, antes do início da nova semana.

7) Contato com participantes anteriores
Caso informações adicionais se mostrem necessárias, serão fornecidos números de telefone de participantes de workshops anteriores, para que o interessado possa entender melhor a dinâmica do curso.

8) Alojamento
Para residentes fora do estado do Rio de Janeiro, podemos oferecer alojamento durante o período do curso. A acomodação pode ser em quarto simples ou duplo. Há também uma cozinha exclusiva para os integrantes do curso. Uma ampla videoteca de mais de 300 filmes sobre arte e pensamento criativo ficará disponível durante todo o período do workshop assim como uma grande quantidade de catálogos sobre arte contemporânea.

9) Horários
Durante o período do curso, o atelier estará aberto de segunda-feira a sábado, das 12:00h às 2:00h (14 horas diárias), podendo o aluno escolher o horário mais conveniente.

10) Matrícula
Os interessados devem entrar em contato pelos telefones a seguir. As vagas são limitadas a 20 participantes, a fim de proporcionar melhor assistência individual e facilitar o intercâmbio de informações.

Posted by João Domingues at 11:59 AM | Comentários (2)

outubro 3, 2006

Cursos do nat_eav no Parque Lage, Rio de Janeiro

Cursos do nat_eav
Professores: Bia Amaral, Denise Cathilina, Giodana Holanda, Graça Chagas, João Velho, Simone Michelin, Tina Velho

Inscrições abertas

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 / 21-2538-1091 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br

Cursos:
Laboratório de Pesquisas Gráficas e Digitais
Professor: Bia Amaral
Quinta-feira, 16-18h ou 19-21h

Navegações, textos e conversas
Professora: Giodana Holanda
Quinta-feira, 14-16h

Matriz Digital
Professor: Tina Velho
Segunda ou quarta-feira, 14-17h

Além do Bem e do Mal - sobre arte, ciência e tecnologia
Professor: Simone Michelin
Terça-feira, 14-17h

Imagem, tempo e movimento
Professor: João Velho
Quarta-feira, 19-22h

Fotografia Digital
Professor: Denise Cathilina
Terça-feira, 19-22h

Workshops:

Aspectos artísticos no design de jogos eletrônicos
Professora: Graça Chagas
19 e 26 de outubro, 20-22h

Fotografia expandida
Professora: Denise Cathilina
7 e 14 de outubro, 14-17h

Posted by João Domingues at 10:51 AM

Dynamic Encounters - Bienal de São Paulo 2006

Dynamic Encounters - Bienal de São Paulo 2006
Professores / palestrantes: Agnaldo Farias, Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake - SP; Charles Watson, Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - RJ; Eduardo Brandão, Diretor da Galeria Vermelho, professor de fotografia FAAP - SP; Franz Manata, Artista, professor da EAV Parque Lage, co-curador do MAM - RJ; Frederico Carvalho, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Luis Ernesto Moraes, Artista, professor da EAV Parque Lage

19 a 22 de outubro de 2006

Informações e inscrições: 21-2553-3748 / 9224 ou wats352@attglobal.net

O projeto Dynamic Encounters informa que fará sua edição nacional durante a 27ª Bienal de São Paulo. O Dynamic Encounters conduz grupos de pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos em arte.

No programa estão incluídas visitas a museus e galerias com o acompanhamento de professores que dão aulas e abordam de forma especulativa as obras vistas. Há também visitas a ateliês de artistas contemporâneos de renome internacional que mostram e discutem pessoalmente o seu trabalho.

Posted by João Domingues at 10:39 AM

outubro 2, 2006

submidialogia#2 em Olinda

submidialogia#2
4 dias de estudo e discussões sobre teorias e práticas de mí­dia digital brasileira

12 a 15 de outubro de 2006

Centro Luiz Freire
Rua 27 de janeiro 181, Cidade Alta, Olinda - PE

Mercado da Ribeira
Rua Bernardo Vieira de Melo s/nº, Cidade Alta, Olinda - PE

Casa da sogra
Rua 27 de janeiro 65, Cidade Alta, Olinda - PE

Cais do Parto
Rua Maria Ramos 1212, Bairro Novo, Olinda - PE

submidialogia@lists.riseup.net
http://submidialogia.descentro.org
Lista de discussão: http://lists.riseup.net/www/info/submidialogia
Programação completa: http://submidialogia.descentro.org/programa.html

submidialogia#2 em Olinda

Enfim, qual a IDÉIA que se têm sobre atuação nos meios mecânicos / eletrônicos / digitais brasileiros e internacionais? * "o que queremos, de fato, é que as idéias voltem a ser perigosas" -> http://submidialogia.descentro.org

A primeira conferência Submidialogia, que aconteceu em Campinas - SP, em outubro de 2005, foi oriunda de uma cooperação entre Índia, Holanda e diversos grupos do Brasil, juntando projetos independentes, do terceiro setor, governamentais, artísticos e experimentais a uma rede internacional de colaboradores, buscando sobretudo trazer essas diferentes experiências para reconhecerem-se. Este ano, torna-se um festival aberto, com palestras, laboratórios de produção, transmissão de rádio fm, televisão e Internet e o delicioso bate-papo com cachaça entre tod@s submidiatic@s. Submidialogia vai agregar conversas, produção e aprendizado colaborativo, assim como música, rádio livre, vj e mídia independente. Estes são alguns dos gostinhos típicos que poderão ser apreciados - sem moderação - durante a segunda edição da conferência. Outra característica deste festival é investigar e instigar as possibilidades sociais, culturais e políticas da mídia digital, além de fomentar o diálogo (in)existente entre teoria - o âmbito das idéias, e a pratica - o âmbito das ações. Tanto tema quanto formato ainda estão em construção, mas pairam na convergência entre cultura, comunicação, resistência, re-significação, re-imagética, mídia, tecnologia, arte e táticas.

submidialogia#2 - Programação:

12 de outubro, quinta feira
Atividade Implementador@s Gesac
10h - Cais do Parto
oficina de rádio

14h01
Casa do Turista
+ Projeção de fotografias de comunidades indígenas da Bahia e Paraíba
+ Imagens do anti-leviatã
+ Mural ilustrativo de arte eletrônica, eventos de copyfight e ativismo
+ Publicações de festivais de midia tatica nacionais e internacionais

Abertura
14h04
Centro Luis Freire
Apresentação e ritual de abertura da conferência. Chegue, diga alô, pegue seu mapa e descanse da chegada!

Aproveita-se o momento para a apresentação dos grupos e pessoas e conversações entre os participantes. a idéia é de reconhecimento mútuo e uma aproximação antes do início dos painéis, assim como a construção coletiva da programação das oficinas e da mostra de vídeos.

16h30
Centro Luiz Freire
Grupos e coletivos de arte de Recife
proponente: H.D.Mabuse

17h46
Centro Luiz Freire
Emulando o circuito-cinematográfico
proponente: Cine Falcatrua

19h
Mercado da Ribeira
Show com Zé cafofinho e suas correntes

23h
Casa da sogra
Pela desabrigatoriedade do voto!
Vamos separar o joio do trigo!
VoteNulo ! - Traga panfletos, camisetas, bebidas e etc do seu canditado!
Seja criativo-- Recicle1Politico
Organização da oficina de voodoo global
+ som

13 de outubro, sexta feira
Atividade Implementador@s Gesa
10h02
Cais do Porto
oficina de rádio

10h03
Centro Luiz Freire - Jardin de Volts - Rua 27 de janeiro n.181, Cidade Alta, Olinda/PE
Oficinas
Laboratórios para cultivar nossos ingredientes num grande pomar, uma poética para conexão de nossos rizomas de redes de "seivas" em expansão: trocaremos sementes, plantaremos manifestos, colheremos frutos de simulacros, onde as pessoas poderao produzir midias livres. Muito mais que um espaco fisico, e um espaco de troca de conhecimentos em video, radio vandalismo, sons, depoimentos, barulhos, meios e logicas de programacao. Construa mimoSas, cozinhe dados crus, faca voce mesmo. É o local ideal também para a aragem coletiva e o semear de ações futuras entre meninas.

10h04
Centro Luiz Freire
Subjetividades e imaginários
Ativismo na mídia alternativa: institucionais X independentes
O memorável encontro sigiloso de Luther Blissett com Sub Marcos
Imagem e Política - morte e persistências do Leviatã. Imagens contra-hegemônicas ou anti-sistêmicas?
proponentes: Skarnio - (SC), TipuRi (SP) e Henrique Parra - Polart (SP)

14h07
Centro Luiz Freire
des).(centro
Tática de colaboração e vizinhança intergaláctica.
proponentes: Ricardo Ruiz (cidadao comum/ RN), Felipe Fonseca (metareciclagem / SP), Alexandre Freire (estúdio livre / SP), Chico Caminati (Subrádio / Campinas), Djahjah (Rádio Interferência, IP:/ / / RJ), Pajé Lara (Radio Muda / Campinas), Tatiana Wells (Midiatatica.org)

16h
Centro Luiz Freire
Pensando e fazendo cinema
Convivendo com um Cinema Livre (expandido e aos pedaços).
Exibição e propagação da informação produzida pelos movimentos populares: outras alternativas. Proponentes: Cine Falcatrua (ES) e Frame (Movimento Salve o VHS/ MG)

18h
Centro Luiz Freire
The read and write society
Em ingles.
Lawrence Lessig (icommons)

18h08
Casa do Turista
Mostra de vídeo auto-organizada
+ videos conversa
+ TRAGA E MOSTRE SEU VÍDEO!

17h
Mercado da Ribeira
Apresentação musical
- Naurêa
- Originais do Sample versus Chambaril

Apresentação audiovisual
- Media Sana

14 de outubro, sábado
10h03
Centro Luiz Freire
Oficinas

Licenças livres
Generosidade intelectual, autoria e patentes. O que mais está envolvido? Relações entre global x local, produção cultural, biodiversidade e patentes farmaceuticas.
Proponente: H.D. Mabuse (re:combo/ PE)
Ronaldo Lemos (FGV/Creative Commons/ RJ) -confirmando
Djahjah (Rádio Interferência/ RJ)
Pajé (midiatatica.org/ Rádio Muda Campinas)
Caio Mariano (KCP Advogados/SP/Cultura Digital MinC) -confirmando
Thiago Novaes (radiolivre.org/ITI)

12h
Centro Luiz Freire
Sustentabilidade?
Conversa livre sobre a manutenção de espacos, acoes e vida saudavel. A participação de tod@s e necessaria para a mesa se realizar.

16h05
Centro Luiz Freire
O futuro depois do Software Livre
Pirataria, plataformas abertas, aplicativos web, usabilidade, códigos, economia
Proponente: H.D. Mabuse (re:combo/ PE)
Felipe Fonseca (Metareciclagem / SP)
Alexandre Freire (Estúdio Livre/ SP)
Pixies (CMI/DebianPE)
Felipe Machado (Estúdio Livre/ PE)
Birosca

18h06
Centro Luiz Freire
Linux@PE
Proponente: Felipe Machado (Estúdio Livre/ PE)
Pixies (CMI/DebianPE)

17h
Mercado da Ribeira
Apresentação musical
- Bongar
- Matema

Apresentação audiovisual
- Jean Habib vs Vj Palm vs Vj OS
- Processos imersivos: happening, performance, corpo e tecnologia. uma festa singular de viagens low tech subjetivas.
Fabiane Borges (Catadores de Historias/ SP), Ricardo Palmiere (Midia Kala/ SP) e quem mais quizer.

23h
Casa da sogra
voodoo global - pelo fim do monopolio da midia, magia negra pra cima dos globais!

15 de outubro, domingo
10h03
Centro Luiz Freire - Jardin de Volts - Rua 27 de janeiro n.181, Cidade Alta, Olinda/PE
Oficinas
Os frutos e as flores de um jardim. O que foi colhido durante os tres dias de encontros.

10h37
Centro Luiz Freire
Colaboração em projetos em rede
Proponente: Karla S. Brunet (BA)
Luciana Rabelo (Ventilador Cultural/ PE)
Jubinha (Sarava.org/ Campinas)

11h
Casa do Turista
Festival CortaCurtas

12h15
Centro Luiz Freire
Tecnologias de informação e comunicação em comunidades indígenas
Proponentes: Thaís Ribeiro (Intervozes/GESAC/ BA) e Renata Lourenco (GESAC/ BA)
Sergio Melo (GESAC/ BA)
Iranildo (Aldeia Cumaru/ PB)

15h02
Centro Luiz Freire
Um panorama de políticas públicas de acesso e produção digital no Brasil
Relevância, estado das coisas, experiências em campo e como dar certo.
Chico Caminati (subradio - Campinas)
Sérgio Melo (GESAC/ NE)
Ronaldo (Casas Brasil/ SE)
Thaís (GESAC/ BA)
Josiene Nascimento (Telecentro Educa Pipa/ RN)
Alê (Cultura Digital/ SP)
Wille (CMI/ SE)
Thiago Novaes (ITI/ BSB)

17h
Mercado da Ribeira - Quatro Cantos, Cidade Alta, Olinda/PE
Apresentação musical
- Alexmono
- Christopher 'the' Lover

Apresentação audiovisual
- Ruindow$ Media Player

21h
Casa da sogra/
Limpeza da casa. Xêros e defumadores!

Posted by João Domingues at 3:18 PM