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junho 28, 2005

61° Salão Paranaense - Inscrições

61° Salão Paranaense

Inscrições até 10 de setembro de 2005

Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MAC/PR
Rua Desembargador Westphalen, 16, 80010-110, Curitiba - PR
41-222-5172 / 323-5337 / 323-5328 ou mac@pr.gov.br
www.pr.gov.br/mac


61° SALÃO PARANAENSE - Edital

O Salão Paranaense é um certame oficial de artes visuais do Estado do Paraná, instituído pelo Decreto nº 2.004 de 23 de setembro de 1944, que visa incentivar a produção artística contemporânea. É o evento mais tradicional promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o único Salão ininterrupto e o mais antigo do país. O Salão Paranaense é uma vitrine de tendências da arte, ao mesmo tempo que incentiva a produção artística contemporânea.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná MAC/PR realizará, nesse ano, o 61º Salão Paranaense que, em sua nova configuração, torna-se bienal.

Caracterizando-se pela valorização da arte contemporânea, o Salão Paranaense será dividido em 3 segmentos a saber:

* Artistas nacionais convidados (10)

* Artistas do Mercosul convidados (6)

* Participação espontânea (10)

Um comitê curatorial constituído por sete críticos e curadores fará a indicação dos 10 artistas convidados e escolherá, entre aqueles que enviarem propostas espontâneas, 10 artistas para participarem do 61º Salão Paranaense.

A escolha dos artistas convidados do Mercosul, dois da Argentina, dois do Uruguai e dois do Paraguai, será feita pelos Ministérios da Cultura de cada país, através de indicação de seus críticos de arte.

Os artistas interessados na participação espontânea deverão enviar sua proposta em forma de portfolio para o MAC/PR , Rua Des. Westphalen n° 16, CEP 80010-110 Curitiba - PR, até o dia 10 de setembro de 2005.

No portfolio deverá constar o currículo do proponente, endereço completo, telefone, e-mail, nome do banco, n° de agência e conta corrente e fotos (15 x 20) das obras, com especificações técnicas no verso. Se a proposta for de instalação ou obras tridimensionais, o portfolio deverá ser apresentado com projeto, plantas, planejamento, descrição e relação de material a ser utilizado, além de, no mínimo, 4 fotos de diferentes ângulos.

As propostas de vídeo arte deverão ter uma duração máxima de 3 minutos em fita VHS ou CD. No caso de fita VHS, enviar 2 cópias que deverão ter a proposta repetida até o final de sua duração.

O comitê curatorial deverá se reunir em Curitiba, nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2005, ocasião em que apresentará a lista dos 10 artistas convidados e escolherá as 10 propostas de participação espontânea.

Os artistas participantes nos segmentos convidados nacionais e participação espontânea receberão um prêmio de participação no valor de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), passagens e hospedagem em Curitiba por 5 dias, sendo 4 dias para montagem dos trabalhos e um dia para participação no Seminário de Análise Crítica da Arte Contemporânea.

O transporte das obras será por conta dos artistas.

No caso dos artistas participantes do Mercosul, além do prêmio de participação, receberão hospedagem e alimentação em Curitiba, por 5 dias. As despesas de passagem e transporte de obras correrão por conta do artista, de patrocinadores ou do governo de seu país.

Os artistas serão informados do endereço para onde as obras deverão ser enviadas.

Não será permitido o uso de material deteriorável ou que prejudique as instalações físicas dos espaços expositivos.

Equipamentos de multimídias e outros recursos técnicos necessários à apresentação da obra serão providenciados pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a manutenção dos mesmos, lembrando que a voltagem nas dependências do MAC/PR é de 110 volts.

As imagens das obras a serem utilizadas para o catálogo serão as mesmas enviadas pelos artistas, devendo portanto, ser de boa qualidade e incluir o crédito do fotógrafo.

O artista que tiver patrocinador poderá incluir a logomarca do mesmo em sua página no catálogo do Salão.

Cronograma
Recebimento de propostas: até o dia 10/09/05.
Reunião do Comitê Curatorial: dias 21/ 22 e 23/09/05.
Comunicação aos artistas: até 01/10/05.
Divulgação: a partir de 05/10/05
Recebimento dos trabalhos: até 02/12/05.
Montagem da exposição: a partir do dia 05/12/05.
Inauguração do Salão: 15/12/05, às 19 horas.
Seminário : dia 16/12/05 às 10 horas.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Rua Westphalen, 16 CEP: 80010-110 Curitiba - PR
Fones: (41)3222-5172 ou 3323-5337 ou 3323-5328
Site: www.pr.gov.br/mac
E-mail: mac@pr.gov.br

Posted by João Domingues at 12:36 PM | Comentários(3)

Selecionados no 15º VideoBrasil

Selecionados no 15º VideoBrasil

Associação Cultural VideoBrasil
Av. Imperatriz Leopoldina 1150, São Paulo - SP
11-3645 -0516 ou info@videobrasil.org.br

A comissão de seleção do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil acaba de escolher os 130 trabalhos em vídeo, CD, DVD-ROM e web que integrarão a mostra competitiva Panoramas do Sul. Selecionados entre 652 obras de 41 países, eles revelam a riqueza da produção da América Latina, Caribe, Europa Oriental, África, Ásia, Oriente Médio e Austrália, marcada pelo compromisso com a pesquisa e pela liberdade no uso das linguagens eletrônicas. Para contemplar a heterogeneidade desse painel, a mostra competitiva se divide em três recortes. Estado da Arte reúne exemplos de maturidade artística no uso das mídias eletrônicas; Investigações Contemporâneas, obras que testam conceitos de forma instigante; e Novos Vetores, os primeiros insights de autores nascidos depois de 1975. Para cada segmento, o festival concederá um prêmio em dinheiro e um prêmio residência em uma instituição na Europa ou no Brasil.

Cada recorte será exibido ao longo de uma das três semanas do 15º Videobrasil, que acontece entre 6 e 25 de setembro no SESC Pompéia, em São Paulo. O grupo carioca Chelpa Ferro faz uma das performances programadas para o evento, que tem patrocínio do SESC São Paulo.
Veja os selecionados e publique seu comentário no Salões & Prêmios

Selecionados

Estado da Arte

9 Years Later
06'00", Dima El-Horr, Líbano, 2004, Vídeo

A Árvore de Mel
Loop 08'19", Regina Vater, Brasil-RJ, 2005, Vídeo

A Space of Time
Diego Bonilla, México, 2004, CD-ROM

Air Berlin
Loop 02'24", Cristian Alexa, Romênia, 2004, Vídeo

Andén 6
10'35", Silvia Rivas, Argentina, 2004, Vídeo

Background to a Seduction
20'10", Gregg Smith, África do Sul, 2004, Vídeo

Banhos I
04'18", Louise Ganz, Brasil-MG, 2004, Vídeo

BMG-8970
Loop 03'46", Lea Van Steen e Raquel Kogan, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Bodyweave
Lali Krotoszynski, Brasil-SP, 2005, CD-ROM

Bugiganga
04'22", Marcelo Braga de Freitas, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Centroamerica Now
06'00", Regina Aguilar, Honduras, 2004, Vídeo

Concerto para Clorofila
06'00", Cao Guimarães, Brasil-MG, 2004, Vídeo

Concrete Walls
14'05", Edgar Endress, Chile, 2005, Vídeo

Cross
loop 11'40", Carlos Nader, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Delirium
06'02", Ethem Ozguven, Turquia, 2005, Vídeo

Devastation
05'45'', Mania Akbari, Irã, 2005, Vídeo

Divide
22'15", John Gillies, Austrália, 2004, Vídeo

Exodus - Wanita Yang Berlari
29'55", Sherman Ong, Indonésia, 2003, Vídeo

Five Pictures of a Seated Woman
14'02", Iván Marino, Argentina, 2005, Vídeo

Fortune Teller (November)
Loop 05'00", Bogdan Perzynski, Polônia, 2004, Vídeo

Four Scenes: In Translation
07'00", Hamdi Attia, Egito, 2004, Vídeo

Grandparents Bed, from the Series "Oblivion Strategies"
Loop 04'20", Neli Ruzic, Croácia, 2005, Vídeo

In This House
30'00'', Akram Zaatari, Líbano, 2004, Vídeo

Lo Sublime / Banal
12'30", Graciela Taquini, Argentina, 2004, Vídeo

Lonesome
03'12", Simone Michelin, Brasil-RJ, 2004, Vídeo

O Tempo não Recuperado
Lucas Bambozzi, Brasil - SP, 2004, DVD-Rom

Otolith
18'31", The Otolith Group, Índia, 2003, Vídeo

Out of Place
20'01", Claudia Aravena Abughosh, Chile, 2005, Vídeo

Plano-(Con)Seqüência
06'24", Rodrigo Minelli Figueira, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Roupa de Tirar Retrato
02'55", Sergio Roizenblit, Brasil-SP, 2004, Vídeo

SARS
04'11", Liu Wei, China, 2003, Vídeo

Scenes from a Shanghai Hotel
12'25", Geoffrey Weary, Austrália, 2005, Vídeo

Senhora Liberdade
18'06", Caco Souza, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Sertão de Acrílico Azul Piscina
27'25", Karin Ainouz e Marcelo Gomes, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Somewhere Between Here and There - Narrativas Contadas Narrativas Vividas
Alicia Felberbaum, Argentina, 2005, Net

Space
12'00'', Barak Reiser, Alemanha/Israel, 2004, Vídeo

Território Vermelho
12'00", Kiko Goifman, Brasil-SP, 2004, Vídeo

The Elephant Cage
12'23", Marcia Vaitsman, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Themes
28'26", Dan Boord e Luis Valdovino, Argentina, 2004, Vídeo

Trap
03'20", Khaled D. Ramadan, Líbano, 2004, Vídeo

Übergang
11'27", Hugo Fortes, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Una Mancha en el Agua
16'23", Pablo Romano, Argentina, 2005, Vídeo

Vacio 24'01", Gabriela Golder, Argentina, 2005, Vídeo

Versão Composta
Loop 29'36", Raquel Garbelotti e Rubens Mano, Brasil-SP, 2004, Vídeo


Investigações Contemporâneas

7 Lindos Pratos
03'08", Erika Fraenkel, Brasil-RJ, 2004, Vídeo

ANTONIOD
05'25", Carlos Magno, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Artifícios do Olhar
19'58", Joacélio Batista e Pablo Lobato, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Baile
02'45", Inês Cardoso, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Caos.Ticante
Loop 16'31", Nivaldo Pereira de Godoy Junior e Panais Bouki, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Culpa y Penitencia
02'38", Rosario Jiménez Gili, Chile, 2003, Vídeo

Dentro do Movimento
13'49", Chico de Paula e Patrícia Werneck, Brasil-MG, 2004, Vídeo

Escuta
13'26", Patricia Franco, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Espectro
Loop 04'51", Rita Meireles, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Estrategia para Corromper la Sombra
05'25", Debbie Grimberg e Pablo Ribot, Colômbia, 2004, Vídeo

Filmes de Bolso para Viajantes - Volume 001
09'39", Juliana Mundim, Brasil-SP, 2003, Vídeo

Fim das Utopias 98/xp
08'54", Carlo Sansolo, Brasil-RJ, 2005, Vídeo

Fora [do Ar] - Kit para Terceiros Socorros
05'24", Raquel Stolf, Brasil-SC, 2003, Vídeo

Freon
06'20", Mihai Grecu e Thibault Gleize, Romênia, 2004, Vídeo

From
17'04", Elisa Gomes, Brasil-SP, 2003, Vídeo

Goebbel's Pupils
02'00", Adán Durán Vásquez e Sumugan Sivanesan, Austrália, 2005, Vídeo

Juego en el Parque
03'38", Jorge Alban Dobles, Costa Rica, 2004, Vídeo

La Progresion de Las Catastrofes
07'25", Gustavo Galuppo, Argentina, 2004, Vídeo

Landscape Theory
03'55", Roberto Bellini, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Luciérnaga Sonora
Eduardo Arauz, Horacio e Julia Masvernat, Argentina, 2004, CD-ROM
Man.Road.River.
09'46", Marcellvs L., Brasil-MG, 2004, Vídeo

Matching Four with Twelve: Orchestrating Apollo
09'17", Jamsen Law, Hong Kong, 2005, Vídeo

Montevideoaki
05'16", Octavio Iturbe, Uruguai, 2005, Vídeo

moZaico de voSes
Martha Carrer Cruz Gabriel, Brasil-SP, 2004, Net

Mystic Dramatic Corporative
04'45", Ilian Gonzalez e Maurycy Gomulicki, México, 2004, Vídeo

New York & Chewing Gum
04'04", Günes Sinasi, Turquia, 2004, Vídeo

Objetos Ansiosos
Loop 07'29", Ricardo Cristofaro, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Occhio per Occhio
10'06", Leandro HBL, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Omolu Não É São Lázaro
02'31", Flávio Lopes, Brasil-BA, 2003, Vídeo

Openminded
03'36", Blaz Erzetic, Eslovênia, 2005, Vídeo

Os Peixes Também Morrem sem Anzol
03'53", Ivan Morales Jr, Brasil-SP, 2004, Vídeo

P2F1ªPTRISTE
Loop 24'43", UDDQEM, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Paisagem em Fuga: Apreensão
Loop 06'00", Glaucis de Morais, Brasil-RS, 2004, Vídeo

Pentimenti
08'39", Carol Saquel, Chile, 2004, Vídeo

Perhappiness
Loop 22'00", Carolina Gonçalves, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Red Exp: Dance with Miss Betty No. 1
Loop 15'25", Matej Ocepek, Eslovênia, 2005, Vídeo

Regulating the Watch
29'54", Marcello Mercado, Argentina, 2005, Vídeo

Roger
04'20", Federico Lamas, Argentina, 2004, Vídeo

Several Inadequate Things To Say and Do, March 19, 2004
17'07", Jeremiah Day e Nesrine Khodr, Líbano, 2004, Vídeo

St. Motherfucking Maxims Day
17'00", Ed Young e Max Raffard, África do Sul, 2004, Vídeo

The Golden Virus
Calin Man, Romênia, 2004, Net

Top Light and the Haunted Man
12'04", Sagi Groner, Israel, 2004, Vídeo

Transflexio the Exeption Proves the Rule
06'28", Edina Cecilia Horvah, Hungria, 2004, Vídeo

Tríptico: Estudo para Auto-Retrato 1
Loop 09'00", Luiz Duva, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Vende-se Este Rio
06'34", Marcos Costa, Brasil-PE, 2004, Vídeo


Novos Vetores

02. Conjunto Residencial
05'05", Adams Teixeira de Carvalho e Olívia Brenga Marques, Brasil-SP, 2005, Vídeo

17 Life Fables
Charly Braun e Matias Guisado, Brasil-SP, 2003, CD-ROM

88 de 14.000
Loop, Alice Miceli, Brasil-RJ, 2004, Vídeo

A Fluo Dança!
03'16", Gabriel Menotti, Brasil-ES, 2003, Vídeo

Algo Pasa en Potosí
Loop 08'03", Victoria Sayago, Argentina, 2005, Vídeo

Alugo-me
Loop 28'06", Fernanda Goulart, Brasil-MG, 2003, Vídeo

Anatomia de una Mariposa
05'35", Adriana Bravo e Andrea Robles, México, 2004, Vídeo

Aristocrata Clube
27'10", Aza Pinho e Jasmin Pinho, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Barrueco
04'34", Ayrson Heraclito e Danillo Barata, Brasil-BA, 2004, Vídeo

BoomBanner.net
Fred Paulino, Brasil-MG, 2005, Net

Derivado da Minha Beleza
08'00", Fernanda Gomes e Luciana Barros, Brasil-MG, 2004, Vídeo

Ding Dong
02'13'', Alfred Muchilwa e Samuel "Tuf" Mulokwa, Quênia, 2004, Vídeo

Ecossistema da Spiderrr
04'00", Anaisa Franco, Brasil-SP, 2003, Vídeo

Entre-Quando
06'30", Alexandre Braga Brandão e Laura Pacheco Coutinho, Brasil-MG, 2005, Vídeo

Exu - A Boca que Tudo Come
05'03", Liana Cunha e Samanta Pamponet, Brasil-BA, 2003, Vídeo
Gota
Loop 01'24", Juan Gilberto Esparza Gonzalez, México, 2003, Vídeo

Hablar de Sueños
08'33", Joana Oliveira, Brasil-MG, 2003, Vídeo
I'm Just Playing a Bit
Loop 01'41", Eva Kozma, Hungria, 2005, Vídeo

Le Collier
09'52", Ana Sokolova, Bielorrúsia, 2004, Vídeo

Letter to My Father (Standing by the Fence)
14'20", Carlos Motta, Colômbia, 2005, Vídeo

LoopLoop
02'15", Victor-Hugo Borges, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Lucharemos Hasta Anular la Ley
09'31", Sebastian Diaz Morales, Argentina, 2004, Vídeo

Mira
08'46", Enrique Ramírez, Chile, 2004, Vídeo

Mutilaciones
03'16", Luciana Sario e Manuel Mingo, Argentina, 2005, Vídeo

Nos Roban el Agua
07'54", Alvaro Covarrubias e Hernan Apablaza, Chile, 2005, Vídeo

O Fim do Homem Cordial
02'40", Daniel Lisboa, Brasil-BA, 2004, Vídeo

O Vingador do Futuro
Daniel Maia Carvalho dos Santos, Mauris Henrique Poggio dos Santos, Rafael Henrique Barbosa de Sousa, Renata Luciane Tonezi Deformes e Ritiane de Cássia Rodrigues da Silva, Brasil-SP, 2004, CD-ROM

Operação Cavalo de Tróia
30'57", Axel Weisz, Laura Taffarel e Thiago Villas Boas, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Paralisis
02'12", Gabriel Acevedo Velarde, México, 2005, Vídeo

SCI FI Punk Projects
05'28", Paulo Vilela e Pedro Vilela, Brasil-MG, 2004, Vídeo

Supercollider
Loop 03'33", Rick Silva, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Tabla de Documentos
Loop 12'00", Christian Parsons e Marcos Medici, Argentina, 2005, Vídeo

The Fall
04'08", Mel O'Callaghan, Austrália, 2004, Vídeo

Títere
01'45", Mariana Martins de Camargo, Brasil-SP, 2004, Vídeo

Trópico de Capricórnio
29'49", Kika Nicolela, Brasil-SP, 2005, Vídeo

Un Cercle Autour du Soleil
15'19", Ali Cherri, Líbano, 2005, Vídeo

Uyuni
08'08", Andres Denegri, Argentina, 2005, Vídeo

Visitações
04'33", Luis Gustavo Meneguim, Marcelo Pereira Seixas, Melina Novaes, Pedro Germani e Teresa Stiwer, Brasil - SC, 2005, Vídeo

Vue Panoramique
12'22", Bouchra Khalili, Marrocos, 2005, Vídeo

WA Tambourro Tokyo Tonight
Loop 08'15", Ziad Antar, Líbano, 2004, Vídeo

Wahu
01'30", Dorothy Migade e Nathan Mpangala, Uganda/Tanzânia, 2004, Vídeo

Posted by João Domingues at 11:10 AM | Comentários(1)

junho 21, 2005

Intercampos: Programa de análise e desenvolvimento de projetos no campo visual para teóricos e artistas

Convocação
Intercampos: Programa de análise e desenvolvimento de projetos no campo visual para teóricos e artistas

Inscrições até 4 de julho de 2005

Espacio Fundación Telefónica
Arenales 1540, Buenos Aires - Argentina
5411-4333-1300 / 1301
espaciofundacion@telefonica.com.ar
www.fundacion.telefonica.com.ar/espacio
Vagas limitadas

Leia o edital abaixo

Veja o formulário de inscrição

A cargo de: Dino Bruzzone, Patricia Hakim y Victoria Noorthoorn
Coordinação-Geral: Patricia Hakim
Profesores convidados: Carlos Basualdo, Ticio Escobar, Lucas Fragasso, Luis Camnitzer, Andrea Guinta, Horacio González, Artur Lesher y Justo Pastor Mellado, entre otros.

Taller teórico-práctico dirigido a estudiantes, artistas visuales, fotógrafos, diseñadores, arquitectos, investigadores, teóricos y toda persona interesada en desarrollar su proyecto en el campo artístico bajo un abordaje integrador.

Agosto/Noviembre 2005

Vacantes limitadas - participación gratuita

Bases e inscripción: www.fundacion.telefonica.com.ar/espacio


Fecha de realización: Del 2 de agosto al 29 de noviembre.
Días: Martes de 9 a 13 Hs.
Inscripción: Hasta el 4 de julio.
Entrevistas a candidatos preseleccionados: Del 11 al 15 de julio.
Comunicación de la selección final: 20 de julio.
Intercampos
Programa de análisis y desarrollo de proyectos dentro del campo visual para teóricos y artistas
La Fundación Telefónica ofrece hasta 25 becas para participar en su programa Intercampos, un taller teórico-práctico sobre análisis y profundización en el desarrollo de proyectos de los artistas e investigadores participantes.
El taller está dirigido a artistas visuales, estudiantes, fotógrafos, diseñadores, arquitectos, investigadores y profesionales que estén desarrollando tareas de investigación y reflexiones teóricas en torno a los problemas del campo artístico y a toda persona interesada en desarrollar su proyecto bajo un abordaje integrador.
El mismo se realizara en el Espacio Fundación Telefónica (Arenales 1540, Capital Federal), entre los días 2 de agosto y 29 de noviembre de 2005.
Las becas otorgan el derecho a asistir a las clases en forma gratuita (cuyo régimen será una vez por semana, los días martes de 9 a 13 horas, con algunas jornadas extendidas hasta las 16 horas) y de recibir material didáctico.
La Fundación Telefónica evaluará la posibilidad de una ayuda económica en concepto de viáticos para traslados de artistas y teóricos, que acrediten fehacientemente que residen en el interior del país, en los casos que fuera necesario.

REGLAMENTO GENERAL

1. Las becas que otorga la Fundación Telefónica (la "Fundación") tienen por objeto acompañar el desarrollo de proyectos artísticos y teóricos dentro del campo visual como resultado de un trabajo de seguimiento continuo y semanal con los tutores.

2. Los aplicantes se comprometen a asistir al taller, realizar los trabajos solicitados, participar de sus procesos, y exponer los resultados del trabajo durante el taller y como parte del cierre, tal como se describe en los contenidos del programa. Si por algún motivo el aplicante no puede cumplir con estos requisitos (salvo en casos de incumplimiento involuntario) se recomienda a los interesados desistir de su aplicación, ya que las vacantes para el taller son reducidas.

3. Cuando —a juicio exclusivo de la Fundación— se cumplen los compromisos recíprocos adquiridos por las partes, tras la aceptación del aplicante y su participación en todas las etapas del taller, se considerará terminada la relación de la Fundación con el beneficiario y extinguidos todos los derechos y obligaciones recíprocos.

4. La Fundación no asume ninguna responsabilidad por los trabajos o estudios de sus beneficiarios, ni por los resultados o las consecuencias de ellos.

5. Cuando —a juicio exclusivo de la Fundación— se produjese incumplimiento de los compromisos asumidos por el beneficiario, por razones de negligencia, falta de dedicación u otras causas imputables a este, y que podría haber evitado, la Fundación quedará liberada sin más, e íntegramente, de todas las obligaciones contraídas. Los mismos criterios rigen para el caso de demoras injustificadas en la iniciación del taller, así como en la ejecución de cualquiera de sus etapas o pasos técnicos o administrativos.

6. Todo beneficiario se obliga a informar sin demoras a la Fundación acerca de cualquier cambio que se produjere en las circunstancias por las cuales se le otorgó la beca, o en las condiciones de su ejecución, con el fin de que se proceda a los ajustes del caso.

7. Todo beneficiario se compromete a mencionar el apoyo recibido de la Fundación Telefónica en cualquier publicación donde se citen sus antecedentes y/o los estudios o tareas realizados. Queda expresamente prohibido usar el logotipo y/o el isotipo de la Fundación, salvo autorización expresa de esta en tal sentido. Dado que la Fundación no otorga premios, no corresponde emplear la frase Premio Telefónica. La Fundación tampoco concede auspicios ni patrocinios, por lo que esos términos no se habrán de usar. Asimismo, todo beneficiario autoriza a la Fundación a mencionar y difundir su nombre y publicar su imagen y/o la de su obra.

8. Toda circunstancia no prevista en este reglamento será resuelta por la Fundación, cuyas decisiones a este respecto, así como las relacionadas con la interpretación de este documento y con la adjudicación de becas, serán definitivas e inapelables.

INSTRUCCIONES PARA LA APLICACIÓN
1. Podrán presentarse a la convocatoria los individuos o grupos de hasta 3 personas, argentinas y extranjeras mayores de 18 años, que cumplan con los requisitos establecidos en esta convocatoria.

2. La fecha límite para la aplicación es el día 4 de julio de 2005 inclusive. No se aceptarán aplicaciones ni documentos adicionales después de esa fecha.

3. Las presentaciones se realizarán mediante el Formulario de Aplicación que puede obtenerse en el sitio web del Espacio Fundación Telefónica, área de Cursos, en www.fundacion.telefonica.org.ar/espacio

4. Las presentaciones deberán estar completas en todos sus puntos e incluir:
a) Datos personales y Currículum Vitae
b) i) Artistas: Imágenes de obras o trabajos realizados durante los últimos 3 años, en formatos impreso, digital (formato jpg. o tif.) o audiovisual (máximo: 15 imágenes);
ii) Teóricos o investigadores: Artículos, textos en proceso, o proyectos
(presentaciones preferentemente sintéticas dentro de lo posible)
c) Un breve texto describiendo las intenciones del artista o teórico.
d) Opcional: Presentación de un proyecto en proceso, el cual se describirá en un máximo de 2 carillas A4 cuerpo 12.

5. Este material podrá enviarse personalmente o por correo a Programa Intercampos, Espacio Fundación Telefónica, Arenales 1540. Buenos Aires; debidamente identificado con el nombre del postulante.

6. Fundación Telefónica podrá requerir mayor información en caso que lo considere necesario.

7. La presentación de una aplicación implica la aceptación plena y sin reservas de las bases de la convocatoria y del reglamento correspondiente.

8. Las aplicaciones serán evaluadas por Dino Bruzzone, Patricia Hakim y Victoria Noorthoorn sobre la base del material recibido.

9. Las personas o grupos seleccionados para participar del taller serán notificados a partir del 20 de julio de 2005.

DINÁMICA DEL PROGRAMA
El formato del Programa Intercampos es el de un taller teórico-práctico que incluye el seguimiento continuo de los proyectos de los participantes, así como clases teóricas sobre las distintas problemáticas del arte actual en general y de los proyectos presentados en particular. El seguimiento de los proyectos a lo largo del cuatrimestre estará a cargo de los tutores Dino Bruzzone, Patricia Hakim y Victoria Noorthoorn. Las clases teóricas estarán a cargo de los profesionales invitados Carlos Basualdo, Andrea Giunta, Ticio Escobar, Lucas Fragasso, Horacio González, Artur Lescher, Justo Pastor Mellado, Luis Camnitzer, y de Victoria Noorthoorn.

Las clases se darán los días martes de 9.00 a 13.00 hs. con algunas jornadas extendidas hasta las 16.00 hs. Durante este lapso, se intercalarán los encuentros de tipo práctico con las clases teóricas.

Se propone que el participante profundice en la comprensión de su propio trabajo, ya sea artístico-práctico o teórico, y lo articule en relación al arte contemporáneo actual, a través de clases y diálogos en donde el campo teórico y el empírico de los participantes se fortalezca con los conocimientos y experiencia de los profesionales.

A su vez se buscará el fortalecimiento del vínculo entre los pares, ayudando a descubrir los factores comunes que hay en cada uno y las diferencias con los otros. Donde el debate ocasionado por la pluralidad de ideas tiene una exención particular, generando un clima de trabajo que obrará de energía en la labor en grupo.

Todos los trabajos serán analizados y estudiados por los tutores del Programa, quienes realizaran la selección preliminar de candidatos y luego actuarán como referentes durante el cuatrimestre.

Posted by João Domingues at 5:17 PM

Revelando Conteúdo Livre - Open Content Scan

Revelando Conteúdo Livre - Open Content Scan

O projeto Revelando Conteúdo Livre (Open Content Scan) pretende fazer uma pesquisa de projetos de conteúdo livre de todo o mundo. Conteúdo Livre é definido como qualquer recurso de informação que permite com que terceiros não somente usem material, mas também o modifiquem e transformem.

O objetivo deste projeto é prover uma visão geral de várias áreas em que projetos de conteúdo livre são ativos, e serve como um diretório de projetos de conteúdo livre. Na primeira fase do projeto, nós colecionaremos informação de projetos baseados em um relatório de pesquisa do estado da arte de conteúdo livre. Esse relatório será publicado no segundo semestre de 2005. Em uma segunda fase, este recurso será aberto para que se torne também conteúdo livre.

A pesquisa é coordenada pela openflows, com apoio da Open Society Foundation's Information Program. No Brasil o mapemaneto está sendo feito pelo site midiatatica.org

Se você conhece ou participe de algum projeto que tenha estas características por favor entre em contato com: conteudolivre@midiatatica.org

Posted by João Domingues at 4:51 PM

MADRIDprocesos/REDES - Inscrições de projetos

Inscrições de projetos
MADRIDprocesos/REDES

Inscrições até 30 de junho de 2005

AVAM-MADRIDprocesos, calle Mayor, nº 4, 4ª planta, despacho 10, 28013, Madri - Espanha
correo@avam.net

Informacões: RMS La Asociación: 00-34-91-524-02 19 ou rmsasociacion@yahoo.es

Convocatoria de Proyectos MADRIDprocesos/REDES

1. El objeto de esta convocatoria es la selección de un mínimo de ocho y un máximo de doce proyectos artísticos para su inclusión en MADRIDprocesos/REDES. Estos proyectos deberán adecuarse al tema propuesto por la dirección técnica y artística de MADRIDprocesos/REDES que toma la ciudad de Madrid como una red de redes en pleno proceso de transformación y como imagen de la sociedad que la ha producido. Así se valorará el proceso de producción, en definitiva de investigación, como elemento fundamental previo a la visualización de los trabajos artísticos.

2. Los proyectos seleccionados se desarrollarán del mes de junio al mes de noviembre de 2005 y deberán realizarse en la Comunidad de Madrid. La presentación de los mismos tendrá lugar en diciembre de 2005 en Madrid (lugar por definir).

3. Podrán presentar proyectos, de forma individual o colectiva, artistas de cualquier nacionalidad, sin límite de edad. Al menos el 50% de los artistas que se seleccionen serán madrileños o residentes en la Comunidad de Madrid en 2005.

4. Cada proyecto deberá incluir:
* Currículo con una extensión máxima de 4.000 caracteres y fotocopia del DNI (o documento equivalente) del autor o autores del proyecto.
* Descripción del proyecto con una extensión no superior a 5.000 caracteres. El proyecto deberá dar tanta importancia al proceso como a su resultado final.
* Un máximo de seis bocetos e imágenes del proyecto en formato jpg con una resolución de 72 ppp.
* Presupuesto estimativo y desglosado, detallando los conceptos que eventualmente pudieran contar con financiación propia.
* La dotación máxima para cada proyecto seleccionado es de 6.100 euros incluyendo en todos los casos los gastos de producción. Los honorarios del autor o autores serán de 3.000 euros. Incluyendo en todos los casos los impuestos legales vigentes.
* Los artistas residentes en la Comunidad de Madrid deberán presentar documento acreditativo.

5. Los proyectos deberán enviarse por correo electrónico a la dirección: correo@avam.net, antes del 30 de junio de 2005 (o por correo postal a AVAM-MADRIDprocesos, calle Mayor, nº 4, 4ª planta, despacho 10, 28013 Madrid). La fecha de la resolución de la convocatoria será el 12 de julio de 2005.

6. Se valorará: la implicación con asociaciones y redes locales, la insistencia en el valor del proceso, y tomar la ciudad como punto de interconexión.

7. El comité de selección estará integrado por RMS La Asociación, dirección técnica y artística de MADRIDprocesos/REDES.

8. Los autores de los proyectos seleccionados se comprometen a autorizar la reproducción y distribución de los proyectos en todas las actividades que se generen para la divulgación del programa MADRIDprocesos/REDES y se incorporarán al fondo documental y archivo público de AVAM y RMS La Asociación toda la documentación generada. Los proyectos y las obras seleccionadas serán propiedad de los autores.

9. La participación en esta convocatoria supone la plena aceptación de las bases.

rmsasociacion@yahoo.es

Posted by João Domingues at 4:37 PM

Rencontres Internationales Paris/Berlim - Inscrições

Chamada para inscrições
Rencontres Internationales Paris/Berlim

Inscrições até 30 de junho de 2005

Les Rencontres internationales Paris/Berlin
roARaTorio - 51
rue Montorgueil - 75002, Paris - França
info@art-action.org
http://art-action.org/en_info.htm

Categorias:
Cinema e vídeo:
Ficção:curta, média e longa, 16 mm, super 8 e vídeo
Experimental - 35 mm, 16 mm, super 8
Vídeo-arte / vídeo experimental - todos os formatos
Documentários - todos os formatos
Animação - todos os formatos

Multimídia:
Intervenção - performance
Instalação - som, vídeo e multimídia
On-line - net art, CD-rom
Trabalhos sonoros - experimental music, multimedia concert


Call for entries
Rencontres Internationales Paris/Berlin

Deadline for entries : 30th of June 2005

Les Rencontres internationales Paris/Berlin
roARaTorio - 51
rue Montorgueil - 75002, Paris - França
info@art-action.org
http://art-action.org/en_info.htm

In November 2005, the "Rencontres internationales Paris/Berlin" (Paris/Berlin international Meetings) will present in Paris an international programming focusing on film, video and multimedia, gathering works of artists and directors acknowledged on the international scene along with young artists and not much distributed directors. The festival aims at presenting those works to a broad audience, at decompartmentalizing the different circles of creation, at making their audiences communicate as well as creating new exchanges between artists, directors and professionals. The "Rencontres internationales Paris/Berlin", a non-profit-making event without competition, are supported by French, German and international cultural institutions. http://art-action.org/en_soutien.htm

Cinema and video cycles:
Fiction - short, medium and feature length - All film and video formats
Experimental Film - All film formats
Video art / Experimental video - All video formats
Animation movie - All formats
Documentary - All film and video formats

Multimedia cycles:
Performance art
Installation art
Net art, CD-rom
Sound work


Rencontres Internationales Paris/Berlin

Appel a proposition: 30th of June 2005

Les Rencontres internationales Paris/Berlin
roARaTorio - 51
rue Montorgueil - 75002, Paris - França
info@art-action.org
http://art-action.org/en_info.htm

Les Rencontres internationales Paris/Berlin présenteront à Paris en novembre 2005 une programmation internationale inédite consacrée aux nouveaux cinémas, à la création vidéo contemporaine et au multimédia, réunissant des œuvres d'artistes et de réalisateurs reconnus sur la scène internationale aux côtés de jeunes artistes et de réalisateurs peu diffusés. Les Rencontres internationales ont pour vocation de faire découvrir ces œuvres à un large public, de décloisonner les différents milieux de création et faire communiquer leurs publics, de susciter des échanges entre artistes, réalisateurs et acteurs de la vie artistique et culturelle. Les Rencontres internationales, événement non commercial et sans compétition, sont soutenues par des institutions culturelles françaises, allemande
s et internationales. http://art-action.org/fr_soutien.htm

Cycles films et videos:
Fiction / Court, moyen, long métrage - Tout support film et vidéo
Cinéma expérimental - Tout support film
Art vidéo / Vidéo expérimentale - Tout support vidéo
Film d'animation - Tout support film et vidéo
Documentaire - Tout support film et vidéo

Cycles multimedias:
Performance
Installation
Net art, CD-rom
Création sonore

Posted by João Domingues at 4:15 PM

junho 7, 2005

Quero ser amigo(a) da Lisette - Inscrições

Quero ser amigo(a) da Lisette
Uma homenagem bem humorada à curadora da 27° Bienal de São Paulo

Inscrições de 1º a 30 de junho de 2005

Casa da Xiclet
Rua Fradique Coutinho, 1855, Vila Madalena, São Paulo - SP
xiclet_assessoria@yahoo.com.br
mais informações: msn: adriana_xiclet@hotmail.com

Como se inscrever:
- artistas de SP - A Casa da Xiclet estará permanentemente aberta todas as quintas, 14-22h
- artistas fora de SP - A 'Casa da Xiclet' receberá inscrições por e-mail: xiclet_assessoria@yahoo.com.br

Taxa de inscrição:
até 15 de junho: R$ 60 para brasileiros, e o valor de 60,00 na moeda de origem do artista estrangeiro (se ganha em euro , paga em euro).
de 16 a 30 de junho: R$ 80 para brasileiros, e o valor de 80,00 na moeda de origem do artista estrangeiro (se ganha em euro , paga em euro).
Vc estará pagando pelos seguintes serviços: Espaco físico, flyer, divulgação - assessoria de imprensa, iluminacao e funcionarios da Galeria.

A Casa da Xiclet é um projeto que há quase 4 anos vem apostando na identificação, produção, promoção e divulgação de criadores emergentes na área da Arte Contemporânea Brasileira.O conjunto de várias perspectivas e a diversidade das propostas apresentadas serão associadas, espera-se, a geração de criativos do futuro.

EXPOSIÇÃO:
A exposição será no mês de agosto (vernissage na mesma data e horário que a Fortes Vilaça)

SELEÇÃO?
Os primeiros 20 inscritos serão os artistas selecionados,afinal a "Casa da Xiclet" é: SEM CU-RADORIA, SEM-JABÁ, SEM-JUROS, SEM-ENTRADA E SEM-PATROCINADOR. Mas trabalho ruím e feio não entra.

DIMENSÕES:
Os artistas poderão inscrever obra(s) que ocupe(m) o espaço máximo de 130x130cm para obras bidimensionais, de no máximo 130x130x130cm para obras tridimensionais.Também serão aceitos performances e vídeos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
portfólio contendo: 1 foto 3x4, dados do(s) artista(s), dados da(s) obra(s) e/ou projeto, memorial descritivo, técnica, materiais utilizados, dimensões, título, fotos (impresso e em CD).

Posted by João Domingues at 12:47 PM | Comentários(5)

junho 3, 2005

30° Salão de Arte de Ribeirão Preto - Inscrições

30° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

Inscrições até 12 de julho de 2005

MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Rua Barão do Amazonas 323, Ribeirão Preto-SP, 14010-120
16-635-2421 ou marp@cultura.pmrp.com.br
Informações: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h
www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br
Realização: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal da Cultura, Coordenadoria de Artes Visuais, MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Leia o edital e ficha de inscrição abaixo

EDITAL 2005

1. A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Coordenadoria de Artes Visuais, torna público que se encontram abertas de 27/05 a 12/07/05 as inscrições para o 30° SARP, a realizar-se de 12/08 a 18/09/05, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.

DAS INSCRIÇÕES
2. Podem inscrever-se no 30° SARP artistas de todo o Brasil e estrangeiros residentes no país há mais de três anos, mesmo que não tenham realizado nenhuma exposição individual.

2.1. As inscrições poderão ser feitas de 27/05 a 12/07/05 no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP, Fone (16) 635 2421. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente no MARP, de terça a sexta-feira das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas e também via correio (Sedex) atentando para data final de postagem - dia 12/07/05.

2.2. Serão aceitas inscrições individuais e coletivas em todos os campos das artes visuais.

2.3. As obras inscritas deverão ser recentes com produção a partir de 2003.

DA SELEÇÃO
3. A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas: pré-seleção - através de dossiês; e seleção e premiação - mediante as obras originais, que ainda poderão ser recusadas pela Comissão Julgadora caso não correspondam às fotos apresentadas no dossiê.

3.1. A pré-seleção será feita nos dias 16 e 17/07/05, através da apreciação de dossiês, por uma Comissão Julgadora designada pela Comissão Organizadora do 30° SARP. A seleção e premiação serão realizadas nos dias 30 e 31/07/05.

3.2. Os dossiês deverão obedecer as seguintes especificações:

3.2.1. Os dossiês deverão ser enviados em envelope ofício com o nome completo do remetente, endereçado ao MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP. Os artistas residentes fora do município de Ribeirão Preto deverão remeter também envelope avulso já sobrescrito para a devolução (não-selado), bem como o termo de compromisso devidamente preenchido e assinado.

3.2.2. Não serão aceitos dossiês maiores que o formato A4 ou ofício.

3.2.3. Os dossiês dos inscritos deverão conter fotos em cor, no formato igual ou superior a 13 x 18 cm de, no mínimo, 05 (cinco) trabalhos recentes do artista, com as identificações necessárias, tais como: nome do autor, título, ano de produção, técnica e dimensões das obras, colocadas na horizontal inferior das fotos. As fotos deverão ser enviadas em folhas soltas (não-encadernadas) para melhor apreciação do júri e não serão aceitas fotocópias coloridas.

3.2.4. Os dossiês da categoria instalação deverão conter memorial descritivo (texto, ilustrações, especificações e detalhamento da montagem ou maquete) e o artista poderá apresentar uma única proposta. Para seleção (30 e 31/07/05), o artista deverá montar a instalação com uma semana de antecedência e fornecer todo o material necessário. Na categoria performance, o artista deverá apresentar as cinco propostas em uma fita de vídeo VHS. Na categoria vídeo, o artista deverá enviar cinco propostas, e se o trabalho for pré-selecionado e tiver duração inferior ao tempo de duração total da fita, o mesmo deverá ser editado em loop, de maneira a preencher toda a fita e enviado para seleção e premiação.

3.2.5. Todos os dossiês deverão conter dados curriculares com a identificação do artista, formação artística e atividades culturais, endereço completo, telefone para contato e e-mail.

3.2.6. Apresentar documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos ou impressos em geral etc. Obs.: Este item não é condição obrigatória para o artista se inscrever no 30° SARP.

3.2.7. Caso os dossiês não correspondam às especificações anteriormente indicadas, poderão ser recusados.

3.3. Após a pré-seleção, baseada nos dossiês, todos os artistas pré-selecionados serão comunicados do resultado parcial do salão. Os artistas pré-selecionados deverão entregar as obras originais até 28/07/05, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Rua Barão do Amazonas, 323, Cep. 14010-120, Ribeirão Preto-SP, Fone (16) 635 2421. As obras originais passarão por nova seleção (podendo ainda ser recusadas) e premiação.

DA EXPOSIÇÃO
4. A exposição coletiva realizar-se-á de 12/08 a 18/09/05 e dela participarão os artistas selecionados no 30° SARP. Caberá à coordenação do 30° SARP, em comum acordo com a Comissão Organizadora, o plano de execução da montagem da mostra.

4.1. A Comissão Organizadora poderá propor e realizar exposições paralelas ao 30° SARP.
4.2. Os trabalhos selecionados que necessitem de equipamentos, como videocassete, DVD, monitor TV, som e outros, estes deverão ser fornecidos pelos artistas durante o período do salão, bem como a manutenção dos mesmos.

DAS OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES
5. Aos participantes caberão as seguintes obrigações:

5.1. Preencher e assinar o termo de compromisso da exposição (em anexo), que deverá ser remetido junto com o dossiê.

5.2. Entregar as obras e material informativo necessário dentro dos prazos estipulados pela Comissão Organizadora do 30° SARP.

5.3. Assumir as despesas referentes ao transporte de envio e retorno, embalagem e seguro das obras.

5.4. O participante deverá retirar as obras no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o término do salão, ou solicitar por escrito neste mesmo prazo, a devolução das obras com frete a cobrar. Terminado este prazo, o MARP estará isento de responsabilidade sobre as obras, dando-lhes o destino que lhe convier.

DAS OBRIGAÇÕES DO 30° SARP
6. Ao 30° SARP caberá:
6.1. Devolver pelo correio os dossiês dos artistas não-residentes em Ribeirão Preto.

6.2. Fornecer convite (informativo) e catálogo do evento.

6.3. Devolver com frete a pagar, as obras dos participantes que solicitarem a devolução, nas mesmas condições de recebimento, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após o término do salão.

6.4. O salão não se responsabilizará por danos que os trabalhos e equipamentos enviados venham a sofrer durante o transporte e o período de exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza.

PREMIAÇÃO
7. Serão outorgados 03 (três) prêmios aquisitivos, sendo que os três artistas premiados estarão automaticamente agendados para uma exposição (Individuais Simultâneas ou Coletiva) no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, no primeiro semestre de 2006.

7.1. Os três prêmios aquisitivos serão denominados da seguinte forma:
7.1.1. Prêmio Cidade de Ribeirão Preto (R$ 6.000,00)
7.1.2. Prêmio Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (R$ 6.000,00)
7.1.3. Prêmio Leonello Berti (R$ 6.000,00)

7.2. Dos valores dos prêmios acima, será retido na fonte o Imposto de Renda.

7.3. Os artistas premiados receberão os prêmios na abertura do salão.

7.4. A exposição dos premiados em 2006 contará com a execução de um convite (informativo da Coordenadoria de Artes Visuais), programação visual e divulgação. Caberá exclusivamente à Coordenadoria de Artes Visuais, a curadoria e elaboração do plano de montagem da exposição no Museu de Arte, assim como a programação visual e arte-final do material gráfico.

7.5. Poderão ainda ser conferidos outros prêmios, aquisitivos ou não.

7.6. Os prêmios aquisitivos passarão a integrar o acervo público municipal, sob a tutela do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Caberá ao poder público fazer o uso das imagens ou reprodução das mesmas, se julgar necessário, para fins institucionais ou não.

7.7. A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões. Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Organizadora.


TERMO DE COMPROMISSO

Nome____________________________________________________________________

Nome Artístico_____________________________________________________________

Data Nascimento_____________ RG___________________ CPF____________________

Endereço completo__________________________________________________________

Cidade___________________________________________ UF____ CEP_____________

DDD_____ Telefone____________ Fax___________ E-mail________________________


Declaro para os devidos fins, que estou ciente do regulamento do 30° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Nacional-Contemporâneo (Edital 2005) e comprometo-me a cumpri-lo na íntegra.

Data_______________________________

Assinatura_____________________________

Posted by João Domingues at 5:33 PM | Comentários(3)

Projeto Cultural do IAC de Artes Visuais 2005/2006 - Inscrições abertas

Projeto Cultural do Instituto de Arte Contemporânea - IAC 2005/2006 de Artes Visuais

Inscrições até 9 de junho de 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Pró-Reitoria de Extensão - Diretoria de Cultura
Instituto de Arte Contemporânea - IAC
Centro Cultural Benfica
Rua Benfica 157, Madalena, Recife - PE
81-3227-0657 ou iac@proext.ufpe.br
www.proext.ufpe.br

Leia o edital e ficha de inscrição abaixo

A Pró-Reitoria de Extensão através da Diretora de Cultura, da Universidade Federal de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, resolve tornar público que se encontram abertas de 09/05/2005 a 09/06/2005, as inscrições para artistas e/ou grupos que queiram participar do Projeto Cultural do Instituto de Arte Contemporânea - IAC 2005/2006 de artes visuais, que constará de exposições individuais e/ou coletivas a serem realizadas nas salas Baltazar da Câmara e Pequeno Formato, bem como nos espaços externos ao Instituto de Arte Contemporânea, localizado no Centro Cultural Benfica, na Rua Benfica, 157, Madalena, Recife-PE.

EDITAL

Entende-se por artes visuais propostas nas áreas de pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, intervenção, performance, vídeo, web arte e cyber arte, assim como hibridizações entre esses meios.

As propostas para os espaços externos poderão incluir obras de materiais sólidos, perecíveis ou temporários, com o tempo de exposição relativo à sua resistência ao ar livre. As fotografias e as plantas arquitetônicas das galerias podem ser requisitadas pelo e-mail iac@proext.ufpe.br.

INSCRIÇÕES
Art. 1º Podem inscrever-se artistas e/ou grupos brasileiros e estrangeiros. Não havendo qualquer tipo de restrição à origem dos artistas e/ou grupos, podendo estes até mesmo nunca ter realizado qualquer exposição.

Art. 2º As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Instituto de Arte Contemporânea | IAC (Rua Benfica, 157, Madalena. CEP 50720-001, Recife-PE. Tel. 3227 0657 Fax. 3445 6399), ou pelo correio com data de postagem até 09/06/2005.

Art. 3º O artista e/ou grupo deverá apresentar sua proposta especificando qual o espaço que pretende utilizar.

Art. 4º Os artistas e/ou grupos poderão inscrever 01 (um) projeto de exposição que se adeque aos espaços oferecidos, podendo, em caso de interesse, um artista enviar um projeto individual e um projeto em grupo, simultaneamente.

Art. 5º A inscrição implica na automática e plena concordância das normas estabelecidas neste edital.

SELEÇÃO
Art. 6º A seleção dos trabalhos será feita pelo exame de dossiê, por comissão composta por 5 membros, designados pela Diretoria de Cultura e pelo Instituto de Arte Contemporânea - IAC, sendo soberanas as suas decisões.

Parágrafo único. Caberá à Comissão de Seleção definir o número de exposições em cada espaço.

Art. 7º O dossiê deve seguir as seguintes especificações:
I - ter formato máximo de 21 x 33 cm (ofício);
II - enviar todo material em envelope com o nome completo do artista ou grupo e do (Projeto Cultural do IAC 2005/2006);
III - conter fotos, coloridas ou P/B, ou VHS, ou DVD, em conjunto com as propostas de desenvolvimento do trabalho. Se desejar, o artista e/ou grupo poderá enviar também fotos dos seus trabalhos mais recentes (dos últimos 3 (três) anos) para melhor análise pela Comissão de Seleção, especificando o trabalho que está sendo proposto para a mostra;
IV - indicar em todas as fotos o nome do autor e a indicação da horizontal superior. As fitas de VHS, DVD e todo o material devem estar devidamente identificados;
V - apresentar uma relação com as informações: autor, título, data, técnica ou materiais utilizados, dimensões e outros dados considerados necessários pelo artista e/ou grupo;
VI - no caso de instalações ou obras não convencionais, o dossiê deve permitir o entendimento claro das propostas apresentadas, através de texto do artista e/ou grupo com especificações de manuseio e montagem;
VII - conter dados curriculares, identificação e dados pessoais com endereço completo, telefone, fax e e-mail;
VIII - ficha de inscrição preenchida e assinada.

Art. 8º A seleção será feita através das fotos, projetos, VHS e DVD. Não serão aceitas obras para a seleção.

Art. 9º Todos os artistas ou grupos selecionados serão comunicados até 1 (um) semana após a seleção.

Art. 10º A seleção do artista e/ou grupo implica na automática concordância com as condições estabelecidas pelo Departamento de Cultura.
I - uma vez selecionado, o artista deverá enviar ao Instituto de Arte Contemporânea - IAC, com exatos dois meses de antecedência (sessenta dias), 5 (cinco) imagens digitalizadas do seu trabalho ou outras imagens que ele julgar importantes e 01 (um) texto crítico sobre o trabalho a ser apresentado com aproximadamente 2 (duas) laudas e de 800 (oitocentos) a 1000 (um mil) palavras (de autoria própria do artista ou de autoria de outros).
II - uma vez selecionado, o material a ser exposto deverá estar no Instituto de Arte Contemporânea - IAC 10 (dez) dias antes da abertura da exposição, para a montagem da mesma. O artista residente em Recife deve acompanhar a montagem, e o artista não residente em Recife deverá enviar as especificações necessárias para a montagem, também 10 (dez) dias antes da abertura da exposição.
III - uma vez selecionado, o artista deverá concordar com o ciclo de aprofundamento teórico proposto pelo Instituto de Arte Contemporânea - IAC, que inclui conversa com o artista e uma palestra sobre seu trabalho, cujo palestrante será indicado pelo próprio artista. No caso se artista e/ou grupo não residente em Recife, este deverá indicar alguém, na cidade, capaz de problematizar aspectos de seu trabalho.
IV - os artistas e/ou grupos que inscreverem suas propostas para execução em 2005/2006 devem estar cientes de que não haverá cachê, e de que o Instituto de Arte Contemporânea - IAC, oferece como regra geral aos artistas e/ou grupos expositores, 500 (quinhentos) convites, 100 (cem) cartazes e 1000 (hum mil) folders, cuja conformação visual e conteúdo ficam a cargo do artista e/ou grupo expositor, e o projeto gráfico das peças em conjunto com o Bureau de Design da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco, bem como a postagem dos convites e a divulgação nos meios midiáticos da cidade do Recife.
V - o Instituto de Arte Contemporânea - IAC, oferece, também, auxílio da montagem e desmontagem das obras e um trabalho de Mediação Cultural, de origem educativa, realizada durante toda a mostra.
Parágrafo único. Todos os custos aqui não especificados ficam, como regra geral, a cargo do artista e/ou grupo expositor. A Diretoria de Cultura e o Instituto de Arte Contemporânea - IAC não se responsabilizam pela comercialização das obras expostas.

Art. 11º Os dossiês dos artistas e/ou grupos ficarão sob a guarda do Instituto de Arte Contemporânea - IAC, não havendo devolução do material enviado.

EXPOSIÇÕES
Art. 12º As exposições serão realizadas no decorrer de 2005/2006, com datas a serem divulgadas quando do decorrer da seleção.
§ Caberá à Coordenação do Instituto de Arte Contemporânea - IAC, de comum acordo com os artistas e/ou grupos selecionados, o plano de execução e montagem das exposições, assim como a adequação do número de obras por artista e/ou grupo e sua disposição nos espaços da mostra (galeria e espaços externos).
§ As dimensões dos trabalhos deverão levar em conta o espaço disponível na galeria e na área externa.

TRANSPORTE
Art. 13º Os trabalhos deverão chegar ao Instituto de Arte Contemporânea - IAC 10 (dez) dias antes da abertura da exposição.

Art. 14º Os artistas e/ou grupos selecionados deverão retirar seus trabalhos até 5 (cinco) dias após o término da exposição. A não observância deste prazo permitirá ao Instituto de Arte Contemporânea adotar as providências que melhor lhe aprouver.
Parágrafo único. O Instituto de Arte Contemporânea não assumirá custos com o transporte, devendo estes ficar a cargo do artista, quando necessário.

Art. 15º O Instituto de Arte Contemporânea não se responsabiliza por eventuais danos causados à obra, durante o percurso do transporte, cabendo ao artista e/ou grupo providenciar o seguro, se for de seu interesse.

MONTAGEM
Art. 16º Caberá ao Instituto de Arte Contemporânea e ao artista e/ou grupo o conceito de montagem e o local onde serão apresentados os trabalhos.

Art. 17º A montagem será feita pela equipe do Instituto de Arte Contemporânea - IAC, em conjunto com os artistas e/ou grupos, que, sendo residentes em Recife, deverão acompanhar a montagem. As obras dos artistas que não residirem em Recife serão montadas de acordo com os projetos enviados pelos artistas e/ou grupos. Trabalhos que exijam salas, instalações e montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica dos locais.

Art. 18º Equipamentos especiais necessários à apresentação deverão ser fornecidos pelos artistas e/ou grupos, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.

OBRIGAÇÕES DOS ARTISTAS
Art. 19º Cabe aos artistas e/ou grupos selecionados:
I - assinar o Termo de Compromisso da exposição da qual participa;
II - comunicar, por escrito, eventuais mudanças de endereço à Coordenação do Instituto de Arte Contemporânea - IAC, em Recife;
III - entregar, nos prazos estipulados pelo Instituto de Arte Contemporânea, logo após a seleção, o material destinado à produção das peças gráficas (folder, cartaz e convite) e divulgação, como fotos coloridas ou P/B, que garantam melhor reprodutibilidade, com as especificações das fotos que serão destinadas ao material para divulgação, acompanhadas de ficha técnica completa (nome, título, técnica, dimensões, ano), currículo resumido, e texto sobre o trabalho que será apresentado;
IV - autorizar por escrito a reprodução do material destinado à produção das peças gráficas para divulgação e promoção do projeto em todo e qualquer veículo de comunicação, bem como autorizar as imagens das obras expostas e textos via Internet;
V - enviar, para as exposições coletivas e/ou individuais, os trabalhos apresentados no dossiê que foram indicados pela Comissão de Seleção, não sendo permitido substituí-los por obras com características diferentes;
VI - pagar as despesas de moldura, embalagem e transporte das obras (ida e volta) e fornecer equipamentos especiais (TV, DVD, VHS e outros), permanecendo o artista e/ou grupo responsável pelos mesmos;
VII - cumprir os prazos estipulados para a entrega das obras;
VIII - os artistas e/ou grupos selecionados não poderão retirar seus trabalhos antes do encerramento do evento;
IX - os vídeos (VHS - Pal-M ou NTSC) ou DVDs selecionados deverão ser repetidos até o final da fita (looping), com formato de no máximo 10 (dez) minutos, a não ser que a proposta do artista exija forma de apresentação especial e esteja justificada no encaminhamento do projeto.
X - Doação de uma das obras expostas para o acervo de Arte Contemporânea que será incorporada ao Acervo Museológico da Universidade Federal de Pernambuco.

Art. 21º. A inscrição efetuada implica a plena aceitação de todas as condições nos termos deste edital.

OBRIGAÇÕES DO INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA - IAC
Art. 22º Cabe ao Instituto de Arte Contemporânea - IAC
I - fornecer todo o material de divulgação na quantidade já especificada;
II - fornecer trabalho de Mediação Cultural durante toda a mostra;
III - disponibilizar o espaço para palestras ou cursos de aprofundamento das questões da exposição.

Art. 23º As decisões finais da Comissão de Seleção são irretratáveis e irrevogáveis.

Art. 24º Os casos omissos e controversos serão resolvidos pelo Departamento de Cultura e Instituto de Arte Contemporânea - IAC.

DA PROGRAMAÇÃO
I - A programação anual do IAC será complementada por projetos especiais, escolhidos pela Diretoria de Cultura e Coordenação do IAC, com artistas convidados, cursos, oficinas e palestras.

Solange Coutinho
Diretora de Cultura


FICHA DE INSCRIÇÃO

Número de inscrição (preenchimento pelo IAC):
Nome completo (responsável pelo Projeto):

Rua/Avenida:
No.: Apto.: Bairro:
Cidade: UF:
CEP: Fone(s): e-mail:
CPF: RG:

Data e local de nascimento:

Estou ciente e de acordo com os termos estabelecidos neste edital
(EDITAL | PROEXT | Diretoria de Cultura | IAC 2005/2006),

Assinatura do artista (ou responsável pelo grupo de artistas)


Recebemos a proposta do artista
Recife,______de ____________________de 2005
Responsável pelo recebimento/instituição:

Assinatura

Posted by João Domingues at 4:56 PM