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fevereiro 6, 2018

Programa Pontes do Oi Futuro e British Council - Inscrições

O Programa Pontes visa à concessão de aporte financeiro a festivais brasileiros para a realização de residências de criadores britânicos, com o objetivo de construir redes internacionais efetivas e trocas artísticas consistentes e que, necessariamente, resultem em trabalhos públicos originais.

Inscrições até 28 de fevereiro de 2018

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE RESIDENCIA ARTÍSTICA 2018/2019
PROGRAMA PONTES

O Oi Futuro e o British Council tornam público que receberão inscrições para o processo de seleção do Programa Pontes.

O Programa Pontes visa à concessão de aporte financeiro a festivais brasileiros para a realização de residências de criadores britânicos, com o objetivo de construir redes internacionais efetivas e trocas artísticas consistentes e que, necessariamente, resultem em trabalhos públicos originais.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. E promove a cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove, apoia e desenvolve ações inovadoras e colaborativas nas áreas de cultura, educação, inovação social e esporte para melhorar a vida das pessoas e da sociedade.

O Programa Pontes permitirá manter o compromisso, de ambas as organizações, de fomentar os festivais brasileiros, reconhecendo a sua importância na dinâmica das cidades e no fomento à criação artística contemporânea, sempre promovendo:

- a troca entre artistas, criadores e gestores locais;
- o acesso do público a artistas internacionais;
- oportunidades de formação técnica e artística;
- o desenvolvimento de redes de conhecimentos;
- o intercâmbio cultural global.

Período das inscrições: 30/01/2018 a 28/02/2018.

A seleção tem por objetivo o investimento e apoio a propostas apresentadas por festivais que envolvam os seguintes parâmetros:

- Festivais que recebam artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) e que estejam aptos a oferecer oportunidades de conexão com agentes locais;

- Artista/grupo britânico comprometido com o tempo necessário para a residência e que, necessariamente, esteja disposto a experimentar, criar e registrar o processo (beneficiando-se profissionalmente dessa experiência)

- Festivais que proponham atividades relacionadas a essa residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas e a comunidade locais

- Propostas que considerem os desafios da criação artística cocriada, o desenvolvimento da capacitação local em determinada área da produção cultural, maior compreensão das questões, conceitos e temas que podem ser abordados em torno da igualdade, inclusão e produção criativa no Reino Unido e no Brasil

- Fomentar a criação e produção de obras artísticas originais, necessariamente, abertas ao público

- Promover oportunidades de cocriação, gerando, inclusive, interações que se caracterizem na participação ativa do público

- Estimular a circulação da produção artística e cultural brasileira e britânica

- Acessibilidade como premissa, voltada para a ampliação de um público diverso e o mais irrestrito possível

Resultados esperados: os artistas convidados deverão realizar a residência artística no Brasil pelo período mínimo de duas semanas. Espera-se que o mesmo mergulhe no cotidiano local, conheça pessoas, visite lugares e compartilhe sua experiência através de discussões, registros e eventos informais e formais, durante o período da residência. Através dessas atividades, também espera-se engajar artistas, pensadores, gestores professores, estudantes e a comunidade local em um diálogo positivo e estimulante que possibilite um processo colaborativo e de cocriação.

1. APRESENTAÇÃO

1.1. A realização do processo de seleção desta chamada pública é de responsabilidade do OI FUTURO, inscrito no CNPJ sob o nº 04.256.109/0001-45, com sede na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, na Rua Dois de Dezembro, nº 63 e da Associação Conselho Britânico, inscrita no CNPJ sob no. 19.783.812/0001-89, com sede à Rua Ferreira de Araújo, nº 741 - 3º andar | São Paulo, SP

1.2. O processo desta chamada pública tem como objetivo selecionar 10 festivais brasileiros, sem restrição de linguagem artística, a ser realizado em qualquer parte do território nacional, e que se enquadrem nas condições e exigências estabelecidas nessa chamada pública.

1.4 O valor total disponibilizado para a presente chamada pública é de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

1.3 Cada festival contará com o aporte de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) para realizar a residência. O valor deverá contemplar os custos de: passagem aérea, hospedagem, visto de trabalho, transporte local, per diem/cache, registro do processo, criação e produção da obra original pública do artista/grupo britânico.

1.4 Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta.

1.5 As residências e seus resultados públicos deverão ser realizadas até 31 de março de 2019.

2. CONDIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO

2.1. A participação no processo de seleção desta chamada pública é gratuita.

2.2. O processo de seleção desta chamada pública será divulgado pelo site www.oifuturo.org.br.

2.3. Estão aptos a participar desta chamada pública somente proponentes Pessoa Jurídica cuja atividade fim seja referente à área cultural do produto principal apresentado na proposta.

IMPORTANTE: os projetos selecionados serão contratados sob o mesmo CNPJ inscrito na chamada pública.

2.3.1. As inscrições deverão ser feitas pelo representante legal do Proponente ou por alguém por ele expressamente autorizado.

2.4. O preenchimento das condições e requisitos do Proponente será verificado por ocasião da divulgação dos selecionados e dos procedimentos para recebimento do aporte financeiro, mediante a entrega de documentos que serão, no momento adequado, solicitados pelo OI FUTURO.

2.5. Não poderão ser aceitos como Proponentes do processo de seleção pessoas jurídicas que possuam empregados do OI FUTURO, das empresas Oi e da ASSOCIAÇÃO CONSELHO BRITANICO entre seus sócios e/ou dirigentes.

2.6. A seleção do projeto não implica automaticamente sua contratação, tampouco a obrigação de patrocínio.

2.7. Os projetos selecionados não poderão, em hipótese nenhuma, ser patrocinados por concorrentes diretos ou indiretos das empresas Oi.

2.8. Serão aceitos projetos ou proponentes de todo o território brasileiro.

2.9. A inscrição tem caráter de adesão do Proponente, de forma irrevogável e irretratável, a todas as regras desta chamada pública.

2.10. A participação no processo de seleção desta chamada pública importa na responsabilização pessoal e intransferível dos Proponentes e/ou seus representantes legais, pela veracidade das informações fornecidas.

3. INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições estarão abertas das 10h (horário de Brasília) do dia 30 de janeiro de 2018 até 17h (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2018.

3.2. As inscrições SOMENTE poderão ser feitas pelo site www.oifuturo.org.br.

3.2.1. Acessando o site referido, o interessado deverá preencher a inscrição.

3.2.2. Preenchida completamente a ficha de inscrição, ela deverá ser enviada eletronicamente pelo próprio site. Nessa ficha podem ser anexados arquivos com limite máximo de 10MB.

3.2.3. As avaliações serão baseadas nos dados e informações apresentados na ficha de inscrição.

3.2.4. ATENÇÃO: a participação somente será validada quando o participante receber uma mensagem “seu projeto foi inscrito com sucesso”.

3.3. As informações fornecidas na inscrição serão utilizadas para eventuais envios de comunicações importantes e outras que sejam julgadas necessárias pela comissão organizadora. Durante a etapa de avaliação o OI FUTURO e o BRITISH COUNCIL poderão solicitar ao Proponente qualquer tipo de esclarecimento complementar, através do endereço eletrônico cadastrado ou telefone cadastrado na ficha de inscrição. A inexistência destes dados, ou a impossibilidade de comunicação pelos organizadores, será de responsabilidade exclusiva do Proponente.

3.4. O Proponente deverá ser o único responsável pela autoria do projeto inscrito e será responsável, inclusive judicialmente, no caso de qualquer questionamento que diga respeito ao projeto e às informações prestadas ao OI FUTURO e o BRITISH COUNCIL. Por autoria do projeto, se entende a titularidade dos direitos relativos ao projeto e, conforme o caso, incluindo a obtenção das eventuais autorizações e cessões de direitos de terceiros.

3.5. A titularidade dos direitos autorais deverá, obrigatoriamente, permitir que tais direitos autorais possam ser cedidos, exclusivamente ou não, a terceiros, sem qualquer limitação quanto a seu uso, conforme avaliação de conveniência dos Proponentes.

3.6. O OI FUTURO e o BRITISH COUNCIL se eximem de qualquer responsabilização caso ocorram problemas técnicos, elétricos, eletrônicos ou de acesso, ou não previstos e que possam, temporária ou definitivamente, impedir o processo de inscrição desta chamada pública.

3.7. O preenchimento da inscrição é uma formalidade que garante a justa participação dos Proponentes que preencham os pré-requisitos desta chamada pública e não há um modelo certo, adequado ou exato que tenha sido adrede preparado.

3.8. IMPORTANTE: Os projetos deverão contemplar no seu orçamento, passagem aérea, hospedagem, custos de visto de trabalho caso seja necessário, transporte local, per diem/cache, registro do processo (fotográfico e videográfico), apresentação pública da atividade. Demais custos como aluguel de espaço de trabalho, equipe técnica para operação e manutenção de equipamentos, cenografia, sonorização, projeção, iluminação, comunicação/divulgação também podem ser incluídos desde que respeitado o limite do aporte (R$50.000,00).

3.9. O resultado do processo de seleção será divulgado, em data a ser definida pelo OI FUTURO e o BRITISH COUNCIL, em seu site www.oifuturo.org.br e APENAS para os projetos selecionados, mediante contato telefônico ou outra forma de comunicação.

3.10. Para suporte à pesquisa curatorial, os seguintes links oferecem um panorama do cenário artístico britânico:

http://design.britishcouncil.org
http://creativeconomy.britishcouncil.org
http://music.britishcouncil.org/resources
http://visualarts.britishcouncil.org
http://literature.britishcouncil.org/writers
http://theatreanddance.britishcouncil.org/artists-and-companies
http://film.britishcouncil.org/directors-directory

4. PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO

4.1. A seleção dos projetos será realizada por uma comissão de seleção (“Comissão de Seleção”) composta por profissionais do OI FUTURO e do BRITISH COUNCIL.

4.1.1. Não poderão integrar a Comissão de Seleção sócios e/ou associados e/ou dirigentes de Proponentes e seus parentes até 2º grau.

4.2. Para fins de realização da fase de seleção, a Comissão levará em conta os seguintes critérios:

4.2.1 Alinhamento aos eixos e diretrizes desta chamada pública.
4.2.2 Carta de intenção assinada pelo artista britânico/grupo convidado.
4.2.3 Compatibilidade entre proposta, orçamento e tempo de execução.
4.2.4 Capacidade técnica, financeira e operacional do proponente.

4.3. A decisão final da Comissão de Seleção é soberana, não cabendo recurso.

5. CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DO APORTE FINANCEIRO

5.4. Perderá o direito ao aporte financeiro o Proponente selecionado que não apresentar, no prazo estipulado, toda a documentação solicitada.

5.5. Ao OI FUTURO e ao BRITISH COUNCIL é garantido o direito de cancelar ou paralisar os processos de financiamentos relativos a projetos que se encontrem envolvidos em questionamentos legais relacionados à sua autoria e/ou o controle das pessoas jurídicas Proponentes.

5.6. O Proponente deverá apresentar as cartas de anuência dos principais membros do projeto.

6. CONCESSÃO DO APORTE FINANCEIRO

6.1. O aporte financeiro será concedido mediante celebração de Contrato, a ser firmado entre o Proponente e OI FUTURO.

6.2. Os recursos financeiros concedidos serão depositados no prazo a ser informado pelo OI FUTURO, em conta corrente específica, vinculada ao projeto selecionado, após recebimento e aprovação de toda a documentação solicitada.

6.3. Caso seja constatada alguma divergência nas informações prestadas pelo Proponente selecionado, o pagamento ficará sobrestado até que tal divergência seja regularizada.

6.4. O Proponente selecionado compromete-se a não promover alterações no formato, local, duração, frequência, programação e na ficha técnica sem a prévia e formal anuência do OI FUTURO e do BRITISH COUNCIL.

6.5. No valor do aporte estão incluídos todos os custos diretos e indiretos do projeto selecionado, sua administração, imprevistos, encargos fiscais, sociais e previdenciários, sem a estes se limitarem, não sendo devido pelo OI FUTURO e pelo BRITISH COUNCIL mais nenhum valor, sob nenhuma hipótese, seja a que título for.

6.6 A seleção do projeto não garante o aporte e não indica a concordância com todas as condições apresentadas originalmente pelo Proponente, inclusive no que concerne aos aspectos financeiros.

6.7. O Proponente selecionado compromete-se, caso haja necessidade, a obter os demais recursos necessários para a realização do Projeto, sendo-lhe expressamente vedada a obtenção de recursos provenientes de empresas concorrentes das empresas Oi.

6.11 Em todos os materiais de divulgação produzidos pelos projetos selecionados deverão ser inseridas as marcas do OI FUTURO e do BRITISH COUNCIL, com a chancela de “realização Programa Pontes”.

6.12 A aprovação do material de divulgação do projeto deverá ser chancelada pelo OI FUTURO e pelo BRITISH COUNCIL.

7. PRESTAÇÃO DE CONTAS

7.1. Os projetos contemplados deverão prestar contas a partir da apresentação de relatório de impacto das atividades a ser enviado ao Oi Futuro e ao British Council contendo os seguintes itens obrigatórios:

- Registro fotográfico
- Registro videográfico
- Número de público impactado (reuniões, visitas, workshops, apresentações, etc)

7.2. Atender, na condição de único e exclusivo responsável pelos devidos relatórios de execução e entrega, todos os questionamentos e exigências que forem formulados pela auditoria do OI FUTURO e do BRITISH COUNCIL.

8. CONDIÇÕES GERAIS

8.1. A classificação indicativa das obras exibidas é de responsabilidade do Proponente do projeto. Obs.: conforme guia prático de classificação indicativa publicado pela Secretaria Nacional de Justiça (disponível no endereço http://justica.gov.br/seus-direitos/classificacao).

8.2. Os Proponentes selecionados assumem total e exclusiva responsabilidade direta ou regressivamente, única e exclusivamente, pela contratação de todos os serviços e da mão de obra necessária à realização do projeto, independentemente do fato de ser ou não executores diretos, sendo de sua exclusiva responsabilidade o pagamento de tais serviços e mão de obra, além do pagamento de encargos trabalhistas, fiscais e sociais devidos em decorrência da execução do projeto, bem como de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados pela sua participação no presente processo de seleção.

8.3. Os Proponentes selecionados, desde já, autorizam a cessão e transferência, sem nenhum direito a remuneração adicional além do valor do aporte financeiro, nem limitação de tempo ou de número de vezes, no Brasil ou no exterior, o direito de utilizar, apenas sem fins comerciais, imagens e sons captados do projeto diretamente pelo OI FUTURO e pelo BRITISH COUNCIL, ou por terceiros por eles indicados, ou ainda as imagens e sons do projeto diretamente captados pelo Proponente ou por terceiros por ele indicados ou autorizados, podendo o OI FUTURO e o BRITISH COUNCIL deles dispor, para uso único e exclusivo em materiais de divulgação.

8.4. Serão desclassificados e excluídos do processo de seleção:

8.4.1. Proponentes que não preencham os quesitos de inscrição.
8.4.2. Proponentes que cometerem qualquer tipo de fraude.

8.5. Quaisquer dúvidas, divergência ou situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e decididas pelo OI FUTURO e pelo BRITISH COUNCIL, cuja decisão é soberana e irrecorrível.

8.6. O OI FUTURO e o BRITISH COUNCIL se reservam o direito de, a seu exclusivo critério, alterar os termos desta chamada pública, informando previamente os participantes do processo de seleção, através de avisos no site www.oifuturo.org.br, sempre se pautando pela legalidade e respeito aos participantes.

8.7. Todo e qualquer ato, contrato ou compromisso firmado pelo Proponente, para fins de participação neste Processo de Seleção ou de execução do Contrato, é de sua única e exclusiva responsabilidade.

8.8. Fica eleito o Foro Central da Cidade do Rio de Janeiro como competente para resolver quaisquer controvérsias relativas ou decorrentes desta chamada pública, com renúncia expressa a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

Fonte: Regulamento

Publicado por Patricia Canetti às 12:04 PM


janeiro 31, 2018

Bienal de Arte Digital 2018 - Simpósio e Performances

Bienal de Arte Digital, no Centro Cultural Oi Futuro, apresenta simpósio e performances internacionais na primeira semana

Apreciar a intensa relação entre instrumentos musicais e os movimentos corporais é uma das propostas das performances da primeira edição da Bienal de Arte Digital, apresentada pelo Centro Cultural Oi Futuro, entre os dias 5 de fevereiro e 18 de março. Na primeira semana, o evento, que reúne as exposições de obras nacionais e internacionais com o tema linguagens híbridas, contará também com simpósio (nove debates) e quatro performances. “Corpus Nil”, obra performática do italiano Marco Donnarumma que mostra as transformações do corpo a partir de ritmos sonoros, será apresentada ao público na noite de quinta-feira, 8 de fevereiro. Antes dele, outros artistas brasileiros - André Damião, Duo Lumina e Bella - fazem suas intervenções no Centro Cultural Oi Futuro Flamengo (programação das performances completa abaixo).

Promovida pelo Festival de Arte Digital (FAD), a Bienal inicia o simpósio no dia 5, às 10h30m com palestra de abertura de Roberto Guimarães e Alberto Saraiva (Oi Futuro) e de Tadeus Mucelli (FAD/Bienal). Em seguida, palestra magna de Diana Domingues, pesquisadora pioneira no Brasil nos estudos da relação entre arte e ciência, às 10h30m, abordando arte e tecnociência; Ivan Henriques, artista-cientista brasileiro radicado na Holanda, que às 14h30m vai detalhar a importância de seu mais recente experimento, “Caravel”, uma escultura cinética capaz de produzir energia a partir da fotossíntese de bactérias anaeróbicas; e 15h30m, apresentação do INT – Instituto Nacional de Tecnologia com a presença de seu diretor. A escultura de Ivan Henriques, desenvolvida em parceria com a Universidade de Gante (Bélgica), permanecerá exposta na Bienal até 18 de março, junto às outras exposições selecionadas (confira a lista abaixo). À noite, é a vez da primeira performance do evento, com NARVA 2, do brasileiro André Damião, no átrio externo.

Para participar do simpósio, o público precisa se inscrever, também gratuitamente, no endereço: www.bienalartedigital.com/inscricao-simposio. Ao longo da primeira semana do evento, o programa educativo também realizará oficinas relacionadas com as artes tecnológicas. As inscrições das oficinas devem ser feitas através do site no endereço: www.bienalartedigital.com/inscricao-oficina. As inscrições via site não garantem a participação. É preciso aguardar o contato por e-mail da produção confirmando a participação.

PROGRAMAÇÃO DE SIMPÓSIOS E PERFORMANCES

SIMPÓSIOS

Segunda-feira - 5 fevereiro
10h - Abertura: Roberto Guimarães, Alberto Saraiva (Oi Futuro) / Tadeus Mucelli (FAD/Bienal de Arte Digital)
10h30m - Palestra Magna: Diana Domingues (BRA)
14h -Ivan Henriques (BRA)

Terça-feira - 6 fevereiro
9h30m

Joe Davis - MIT (EUA)
Bernardo Carvalho - UFRJ (BRA)

14h30m
Guto Nobrega - UFRJ (BRA)
Daniel Cruz - U.Chile (CHL)
Soliman Lopez - ESAT (ESP)

PERFORMANCES

Segunda-feira - 5 fevereiro
19h45h - NARVA 2 - André Damião (BRA)

Terça-feira - 6 fevereiro
20h - DUO Lumia - DUO Lumia (BRA)

Quarta-feira - 7 fevereiro
20h - UN - Bella (BRA)

Quinta-feira - 8 fevereiro
20h - CORPUS NIL - Marco Donnarumma (ITA)

Publicado por Patricia Canetti às 9:18 AM


janeiro 28, 2018

Arte Londrina 7 - Inscrições

De 12 de março a 25 de junho, estarão abertas as inscrições para o edital Arte Londrina 7, que recebe propostas em todas as linguagens. Em curadoria compartilhada entre Clarissa Diniz (MAR –RJ) e Danillo Villa (DAP-PR), serão analisados os trabalhos enviados através de dossiê digital e investigadas as predominâncias ou proximidades conceituais para se constituir as exposições que acontecerão no espaço da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina – PR, entre 2018 e 2019.

O Arte Londrina está em sua sétima edição e teve Felipe Scovino, Ricardo Basbaum, Cauê Alves, Beatriz Lemos, Paulo Miyada, Emanuel Franco, e Ricardo Rezende em suas edições anteriores. Tem funcionado como espaço de discussão sobre a recente produção de arte no país. A flexibilidade a respeito do número de exposições geradas na seleção, permite uma ampla percepção dos diálogos sugeridos pelas obras.

ARTE LONDRINA 7

DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS
CASA DE CULTURA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O Arte Londrina 7 pretende apresentar, incentivar e divulgar a recente produção de arte contemporânea, trazendo para a cidade artistas cujos trabalhos reflitam sobre meios e mecanismos de produção de sentido na atualidade. Os curadores analisarão os trabalhos enviados (através de dossiê digital), investigando predominâncias ou proximidades conceituais para constituirem as exposições que acontecerão entre 2018/18.

1.2 O Arte Londrina 7 é promovido pela Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Os trabalhos selecionados serão expostos nas dependências da Divisão de Artes Plásticas. Interessados em conhecer o espaço (planta e fotos), visitar o site: www.uel.br/cc/dap.

1.3 A primeira exposição tem abertura prevista para o dia 12 de outubro de 2018, com horário a definir e poderá ser vista de segunda à sexta feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 na Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura UEL, localizada à Av. Juscelino Kubitschek, 1973, Vila Ipiranga, Londrina PR.

2 INSCRIÇÕES

2.1 Podem inscrever-se, gratuitamente, para o Arte Londrina 7, artistas brasileiros, naturalizados e estrangeiros.

2.2 Os artistas poderão inscrever-se nas categorias: DESENHO, PINTURA, GRAVURA, ESCULTURA, OBJETO, FOTOGRAFIA, INSTALAÇÃO, VÍDEO, PERFORMANCE, BEM COMO SUAS DERIVAÇÕES E ENTRE-CRUZAMENTOS.

2.3 A inscrição poderá ser feita do dia 12 de março ao dia 25 de junho de 2018 apenas através de envio de dossiê digital para o e-mail dapartelondrina@gmail.com, assunto: INSCRIÇÃO ARTE LONDRINA 7

2.4 DOCUMENTOS PARA A SELEÇÃO

2.4.1 O dossiê digital deverá ser enviado em formato PDF tamanho A4 e deve apresentar, na ordem proposta, os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição preenchida, assinada e digitalizada (ficha ao final deste arquivo).

b) Imagens digitalizadas (300 dpi) de até 5 trabalhos que irão concorrer a seleção, contendo no lado inferior direito identificação respeitando a seguinte ordem:
- nome do artista.
- título do trabalho
- ano de execução.
- material utilizado.
- dimensões.

c) Imagens de até 5 outros trabalhos que não concorrerão ao edital mas que identifiquem a trajetória do artista.

d) Currículo resumido em texto corrido (5 linhas em média), que contenha nome artístico, formação, principais exposições e prêmios, e-mail e contatos telefônicos ativos.

e) Para performances e vídeos, deverão ser enviados links de acesso para a visualização dos mesmos e que não expirem antes da seleção (evitar Wetransfer).

f) Texto sobre o conjunto dos trabalhos que concorre ao edital, com no máximo 30 linhas, com seus autores identificados, tratando da produção em termos gerais.

2.5 O conjunto de trabalhos poderá ser integral ou parcialmente aceito para a exposição.

2.6 Os Membros da Comissão de Seleção e Premiação e Coordenação da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura de Londrina não poderão inscrever-se como concorrentes no edital.

2.7 VÍDEOS

2.7.1 Equipamentos e acessórios necessários para a apresentação de vídeos ou obras com especificidades de montagem e funcionamento, deverão ser fornecidos pelo artista, caso contrário, o trabalho não será exposto e o artista estará fora da mostra.

2.8 INSTALAÇÕES

2.8.1 Para se inscrever na categoria instalação, o artista deverá enviar em seu dossiê digital, projeto gráfico (desenhos) ou fotos da maquete, acompanhado de memorial descritivo.

2.8.2 Sendo classificada para a mostra, a montagem e desmontagem da instalação é de responsabilidade do autor ou seu representante, inclusive no que concerne a equipamentos, acessórios e despesas de segurança e montagem.

2.9.3 O espaço disponível para cada instalação será de aproximadamente 16 (dezesseis) metros cúbicos, devendo ocupar no máximo 2,5 x 2,5 x 2,5 m.

2.9.4 A expografia das exposições será definida pelos curadores, considerando o recorte curatorial e os espaços disponíveis na Divisão de Artes Plásticas.

3 SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

3.1 Para que seja selecionada a proposta deverá estar em acordo com os termos do regulamento.

3.2 Não serão aceitas propostas depois da data estipulada no regulamento para envio dos dossiês digitais.

3.3 A Comissão de Seleção será composta por dois membros, de reconhecido mérito e notório saber no campo das artes, indicados pela Divisão de Artes Plásticas.

3.4 A seleção será feita em uma única etapa ao final do recebimento das inscrições.

3.5 DOCUMENTOS PARA OS SELECIONADOS

a) Os artistas selecionados deverão reenviar as imagens dos trabalhos selecionados em alta resolução (com pelo menos 30x20 cm e resolução mínima 300 dpi).

b) enviar texto específico sobre os trabalhos selecionados (até 15 linhas), com autores identificados.

3.6 Prêmios poderão ser atribuídos desde que instituídos pela iniciativa privada, ou pela Universidade Estadual de Londrina, com aquiescência da Divisão de Artes Plásticas.

3.7 Os artistas premiados receberão os respectivos prêmios na solenidade de abertura da exposição para a qual foi selecionado.

3.8 Menções honrosas poderão ser atribuídas conforme julgamento da Comissão de Seleção.

3.9 Casos omissos serão resolvidos pela Divisão de Artes Plásticas em acordo com a Comissão de Seleção.

3.10 As decisões da Comissão de Seleção em quaisquer circunstâncias, serão soberanas.

3.11 Os artistas selecionados serão notificados via contato telefônico/e-mail e publicação no site: www.uel.br/cc/dap.

4 ENVIO DOS TRABALHOS

4.1 As obras selecionadas, bem como os equipamentos necessários para seu funcionamento, após contato telefônico/e-mail e definição de datas, deverão ser enviadas para:
DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS
CASA DE CULTURA/UEL
AV. JK, 1973
LONDRINA - PR
CEP: 86020 001

4.2 Caso haja desrespeito aos prazos acordados, a obra estará fora da mostra.

4.3 A contratação de transportadoras e as despesas com transporte (envio, devolução e seguro) são de responsabilidade do artista.

4.4 A Divisão de Artes Plásticas não se responsabilizará por danos ou extravios no transporte dos trabalhos, devendo cada artista providenciar o seguro de seu trabalho caso julgue necessário.

4.5 Informações gerais podem ser obtidas em horário comercial pelo telefone (43) 3322 6844.

5 DIREITO DE USO DAS IMAGENS

5.1 Ao inscrever-se para a mostra, o artista aceita ceder os direitos de divulgação das imagens de seus trabalhos para confecção de peças publicitárias que serão usadas exclusivamente para a divulgação do evento.

6 DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 O artista deverá comunicar, ao órgão promotor, eventuais mudanças de e-mail, telefones e endereço.

6.2 Ocorrendo falhas técnicas, não eliminadas em 24 (vinte e quatro) horas pelo artista ou seu representante e que impeçam a boa exposição do trabalho, esse será retirado da exposição, não podendo vir a ser remontado.

6.3 Ao assinar, digitalizar e enviar a ficha de inscrição o artista declara aceitar todas as normas estabelecidas neste regulamento.

6.4 A Divisão de Artes Plásticas oferece: divulgação do evento nos meios de comunicação local e correio virtual; organização, montagem e desmontagem da exposição (salvo trabalhos que necessitem de procedimentos e profissionais não disponívies no quadro de funcionários da DaP).

6.5 A Divisão de Artes Plásticas não aceita, em hipótese alguma, doações de obras após o término das exposições.

7 DEVOLUÇÃO DOS TRABALHOS

7.1 Nenhum trabalho selecionado poderá ser retirado antes do encerramento da mostra.

7.2 A Divisão de Artes Plásticas não se responsabilizará caso aconteça algum incidente que danifique qualquer trabalho durante a exposição.

7.3 Os trabalhos deverão ser retirados em até 10 dias após o término da exposição da qual o artista participará, na Divisão de Artes Plásticas, Av. Jk. 1973, ou através de transportadoras contratadas e pagas pelos artistas.

7.4 Os trabalhos não retirados pessoalmente somente serão devolvidos mediante prévio contato do artista com transportadora de sua escolha, para que a mesma retire os trabalhos no local, dentro do prazo estipulado, com o frete já pago pelo artista, ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução.

7.5 Os trabalhos não retirados nos prazos estabelecidos serão descartados.

7.6 Cessa a responsabilidade da Divisão de Artes Plásticas no momento em que os trabalhos forem entregues aos artistas, aos seus representantes, às transportadoras ou ao correio.

8 CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES: 12 de março a 25 de junho de 2018.

SELEÇÃO: 18 a 21 de julho de 2018.

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: 23 a 27 de julho de 2018.

A ABERTURA DA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO: 12 de outubro de 2018.

VISITAÇÃO: Segunda à sexta das 08 às 12h e das 14 às 18h.

LOCAL DAS EXPOSIÇÕES:

DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS
AV. JUSCELINO KUBITSCHEK, 1973
JARDIM IPIRANGA
LONDRINA - PR.

Fonte: Arte Londrina 7

Publicado por Patricia Canetti às 12:11 PM


janeiro 24, 2018

Convocatória Pivô Pesquisa - Inscrições

Últimas semanas de inscrição para o programa de bolsas de residência do Pivô Pesquisa para artistas não residentes em São Paulo, maiores de 20 anos de idade e que contem com, no mínimo, 3 anos de experiência trabalhando como artistas visuais. Serão selecionados 4 artistas para uma residência de 3 meses no Pivô.

Inscrições até 1 de fevereiro de 2018, às 16h do dia (horário de Brasília)

Os projetos devem ser enviados para o e-mail editais@pivo.org.br com o assunto “CONVOCATÓRIA PIVÔ PESQUISA”. Demais dúvidas, queira, por gentileza, entrar em contato por esse mesmo e-mail.

EDITAL - CONVOCATÓRIA DE BOLSA-RESIDÊNCIA PARA O PROGRAMA PIVÔ PESQUISA 2018 (English version)

I - SOBRE O PIVÔ

Nos últimos 5 anos o PIVÔ ARTE E PESQUISA (“Pivô”; “Instituição”), uma instituição sem fins lucrativos, se consolidou como um importante espaço institucional de arte contemporânea em São Paulo. Desde o início, o Pivô nasceu como um espaço de arte autônomo e sem fins lucrativos, que dedica mais atenção às particularidades de cada projeto e propicia possibilidades de atuação mais flexíveis aos artistas e pesquisadores convidados.

Assim, um dos diversos objetivos do Pivô, assim como do programa Pivô Pesquisa é construir um espaço de criação e interlocução entre diversos agentes da cena artística contemporânea brasileira e internacional; um ponto de encontro e um espaço em que arte é feita, além de exibida.

O Pivô, portanto, apoia todas as etapas de um projeto artístico: desde a concepção até o seu período visível, seu programa articula-se através de uma combinação de exposições, projetos específicos, workshops e residências artísticas.

A Instituição ocupa um espaço de 3500m², que ficou inoperante por cerca de 20 anos, no icônico edifício Copan, projeto de Oscar Niemeyer no coração do centro da Cidade de São Paulo. As particularidades arquitetônicas e contextuais desse endereço são um ponto importante para os projetos gerados ali e marcam o ativo envolvimento do Pivô no movimento de retomada do Centro da Cidade de São Paulo a partir do vetor cultural.

II - SOBRE O PROGARAMA PIVÔ PESQUISA

O programa Pivô Pesquisa é um dos eixos centrais da Instituição. Focado principalmente na prática de ateliê e acompanhamento de projetos, o programa tem como objetivo criar um ambiente de experimentação em que o tempo da criação individual é respeitado ao mesmo tempo em que o artista se abre para interlocuções frequentes com curadores, o público e os demais participantes do programa.

III – OBJETO DA CONVOCATÓRIA

III.1. Constitui objeto desta convocatória uma chamada internacional para inscrição e seleção de Projetos de Residência, nos termos deste edital. Com base nos Projetos de Residência analisados, o Pivô selecionará 4 (quatro) artistas para uma residência artística com duração de 3 (três) meses, com início previstos para o dia 26 de março de 2018 e término em 26 de junho de 2018 (“Residência”) e contemplará cada artista selecionado com uma “bolsa-residência” vinculada ao programa Pivô Pesquisa, cujos benefícios estão definidos no item IX deste Edital.

IV – DOS REQUISITOS

IV.1 Poderão se inscrever na presente Convocatória pessoas físicas, maiores de 20 (vinte anos), brasileiras ou estrangeiras, residentes e domiciliadas fora da Cidade de São Paulo e que trabalhem profissionalmente como artistas visuais há pelo menos 3 (três) anos (“Proponentes”)

IV.2 Para fins do quanto previsto no item IV.1, no momento da inscrição no presente Edital, os Proponentes deverão apresentar ao Pivô comprovante de residência e documentos (ex: currículo e portfolio, clippings ou carta de recomendação) que demonstrem o seu tempo de atuação profissional como artistas visuais, sendo desde já certo que artistas em todos os estágios de carreira são elegíveis.

IV.3 Os Proponentes estrangeiros que forem participar do presente Edital são exclusivamente responsáveis por verificar todas e quaisquer questões relacionadas à necessidade de emissão de vistos e demais requisitos para sua viagem ao Brasil, incluindo eventuais custos decorrentes deste visto. Caso o Proponente seja selecionado pelo Pivô e falhe em emitir seu visto, o Pivô poderá automaticamente desclassificá-lo no caso de não atender a esta condição.

IV.4 O ato de inscrição implica que a Proposta de Residência inscrita seja de autoria e titularidade exclusiva do Proponente, sendo expressamente vedada a inscrição de Proposta de Residência de autoria e/ou titularidade de terceiros, sob pena de desclassificação automática do Proposta de Residência inscrito.

IV.5 O Proponente declara estar ciente de que, caso sua Proposta de Residência seja selecionada como uma das 4 (quatro) propostas vencedoras deste Edital a efetivação da seleção e da sua respectiva contratação para a realização da Residência será condicionada à licença dos direitos patrimoniais de autor sobre a Proposta de Residência e demais elementos que a constituem em favor do Pivô, e às condições de participação elencadas no item V deste Regulamento.

IV.6 O Proponente declara, desde já, que a Proposta de Residência, bem como todos os elementos que o compõe, a ser submetido junto ao Pivô é totalmente original e não constitui qualquer forma de adaptação de obras artísticas pré-existentes de terceiros, de qualquer natureza, tampouco constitui infração a quaisquer direitos de terceiros.

IV.7 Somente serão aceitas inscrições de pessoas físicas e não serão aceitos projetos de coletivos, os quais serão automaticamente desclassificados para fins do presente Edital.

V - DA INSCRIÇÃO, MATERIAIS E PRAZO

V.1 Para se inscrever no presente Edital, os Proponentes deverão enviar, até às 16:00hrs do dia 1º de Fevereiro de 2018 (horário de Brasília) um email para o endereço eletrônico editais@pivo.org.br, com o assunto “CONVOCATORIA PIVO PESQUISA” com os seguintes materiais para inscrição:

i. Formulário de Inscrição devidamente preenchido e no qual o Proponente deverá apresentar sua proposta de residência (“Proposta de Residência”), o qual encontra-se anexo ao presente Edital;

ii. Currículo e portfólio devidamente atualizado, com no máximo 15 imagens (arquivo em PDF até 10MB);

iii. Links para vídeos de trabalhos do artista proponente (no máximo 3);

iv. Quaisquer materiais que o Proponente julgue relevantes para comprovar atividade profissional (exemplo: clippings, textos críticos ou releases de exposições individuais todos compilados em um arquivo pdf de, no máximo, 10 páginas e que não exceda 10MB)

V.2 O prazo de inscrição poderá ser prorrogado a exclusivo critério do Pivô.

V.3 O Proponente é inteiramente responsável pelos dados apresentados e pelas obrigações assumidas, declarando assim estarem de acordo com os termos deste Edital.

V.4 Serão automaticamente desclassificados pelo Pivô os Proponentes que (i) apresentem portfólios que excedam 10mb ou não estejam no formato PDF; (ii) enviem emails com assunto diverso de “CONVOCATORIA PIVO PESQUISA”; (iii) enviem arquivos que não estejam anexados diretamente no corpo do email (não é permitido enviar por ferramentas de compartilhamento de arquivos); (iv) tenham participado do programa Pivô Pesquisa nos últimos 2 (dois) anos; (v) formulários de inscrição submetidos com informações incompletas ou preenchidos incorretamente; e (vi) propostas enviadas após as 16h do dia 1º de fevereiro de 2018.

V.5 O Pivô não se responsabiliza pela eventual falha no envio de mensagens devido ao excesso de informações transmitidas pelos usuários.

V.6. A não apresentação de qualquer dos documentos exigidos, ensejará a desclassificação automática do Proponente e seu respectiva Proposta de Residência.

VI - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO

VI.1 A seleção das Propostas de Residência será feita pelo Pivô, a seu livre e exclusivo critério, e será dividida em duas etapas:

a) 1ª Etapa: o Pivô organizará um comitê de seleção composto por dois curadores convidados, Camila Bechalany curadora do MASP e Bernardo de Souza, diretor da Fundação Iberê Camargo, além da equipe curatorial do Pivô, selecionada à exclusivo critério do Pivô (“Comitê de Seleção”). O Comitê de Seleção selecionará 8 (oito) Propostas de Residência, analisadas segundo critérios pré-estabelecidos pelo Pivô em conjunto com a equipe curatorial do Pivô, tais como relevância e coerência do corpo de trabalho, originalidade, pertinência e viabilidade de desenvolvimento da proposta e potenciais afinidades entre propostas.

b) 2ª Etapa: as Propostas de Residência dos Proponentes pré-selecionadas serão encaminhadas para um Comitê de Patronos do Programa Pivô Pesquisa, organizado pelo Pivô a seu livre critério, que escolherá os 4 (quatro) artistas Proponentes a serem contemplados com as bolsas de residência (“Proponentes Vencedores”).

VI.2 Além do Comitê de Seleção, o presente edital conta com um comitê de Indicação composto por profissionais de destaque na cena de arte contemporânea internacional que se comprometem a ampliar o escopo das inscrições nomeando artistas de contextos variados (“Comitê de Indicação”). O Comitê de Seleção não será informado sobre quem serão os artistas proponentes indicados pelo Comitê de Indicação até a divulgação do resultado do presente edital. O Comitê de Indicação é composto por João Mourão e Luis Silva (Kunsthalle Lissabon-Portugal),
Chris Sharp (Lulu-Mexico),
Samuel Leunberger (Salts- Suiça),
Alessio Antoniolli (Gassworks - LDN).

VI.3 O Comitê de Seleção poderá, caso julgue necessário, contatar os Proponentes finalistas por telefone e/ou email para fins de esclarecimentos adicionais sobre as Propostas de Residência submetidas pelos Proponentes. Caso o Proponente não responda ao contato do Comitê de Seleção dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da primeira tentativa de contato do Comitê de Seleção, o Proponente será automaticamente desclassificado.

VI.4 A decisão do Comitê de Seleção, do Comitê de Patronos e do Comitê de Indicação são soberanas, irrecorríveis e independentes, não podendo ser objeto de pedido de reconsideração pelos Proponentes.

VII - NOTIFICAÇÃO DO RESULTADO

VII.1 Os Proponentes Vencedores do presente Edital serão comunicados por email ou pelo telefone comunicado na ficha de inscrição e seus nomes serão divulgados nos canais de comunicação e website do Pivô (www.pivo.org.br).

VII.2 Na eventualidade de o Proponente Vencedor não responder ou não puder ser acessado em um período de 2 (dois) dias corridos após a primeira tentativa de contato pelo Pivô, esse será imediatamente desclassificado e substituído por outro candidato selecionado pelo Comitê de Seleção e Comitê de Indicação do Pivô.

VII.3 Todos os Proponentes finalistas e/ou os vencedores selecionados estão sujeitos à verificação de elegibilidade. Para serem verificados elegíveis ao recebimento do prêmio, notadamente, a Bolsa-Residência do programa Pivô Pesquisa, cada finalista e/ou os vencedores selecionados deverão continuar a obedecer aos Termos e Condições do presente Edital, cumprir os requerimentos e não ser desclassificado por quaisquer motivos. Proponentes não são ganhadores de nenhum prêmio, ainda que notificado sobre sua eventual vitória, exceto e até que sua elegibilidade tenha sido verificada.

VII.4 O resultado do Edital será divulgado até 24 de fevereiro de 2018.

VII.5 Os Proponentes Vencedores serão contatados para confirmar seu interesse na participação na Residência, para efetivação da formalização contratual para realização da Residência, conforme contratos a serem fornecidos pelo Pivô, assumindo suas respectivas obrigações.

VIII - DA BOLSA-RESIDÊNCIA:

VIII.1 A Bolsa-Residência, prêmio do presente Edital, será concedida pelo Pivô e incluirá:

a) Passagem aérea de ida e volta, quando a via terrestre não estiver disponível, em horários e datas a serem oportunamente definidas pelo Pivô;

b) Transporte entre aeroporto/rodoviária para a acomodação fornecida pelo Pivô e desta acomodação para aeroporto/rodoviária;

c) Hospedagem compartilhada em local a ser escolhido pelo Pivô, a seu livre critério;

d) auxílio alimentação e transporte no valor de R$400,00, por semana em que o artista estiver à disposição do Pivô participando do projeto Pivô Pesquisa – esse valor será entregue semanalmente aos artistas vencedores, mediante a entrega ao Pivô das notas/cupons ficais comprovando os gastos relativos à semana anterior;

e) Ateliê individual de até 32m2 localizado na sede do Pivô;

f) Acompanhamento curatorial da equipe do Pivô e de 2 curadores convidados;


g) Acesso à marcenaria e oficina do Pivô

h) Ensaio visual no blog do Pivô

VIII.2 Os valores referentes aos itens (a), (b) e (c), acima, serão administrados pela equipe do Pivô e os valores da ajuda de custo referidos no item (d) serão repassados aos Proponentes Vencedores semanalmente após a assinatura do contrato referido no item IX abaixo.

IX - RESPONSABILIDADES DO PROPONENTE

IX.1 Os Proponentes declaram-se cientes e de acordo, desde já, que caso sejam selecionados e contemplados com o prêmio bolsa-residência do Programa Pivô Pesquisa, deverão:

a) assinar contrato com Pivô prevendo os termos e condições de uso de espaço, da residência e licença de direitos de imagens;


b) Respeitar integralmente o regulamento interno do “PIVÔ ARTE E PESQUISA” a ser oportunamente fornecido pelo Pivô.

c) desocupar as instalações do espaço em que a residência objeto do presente Edital será realizada, promovendo a retirada de todos e quaisquer materiais e obras eventualmente expostas resultantes da residência às suas expensas;

d) desocupar, ao fim do período da residência, as acomodações fornecidas pelo Pivô e em que o Proponente estiver hospedado, sendo de responsabilidade do Proponente, durante sua estadia, conservar as acomodações nas mesmas condições em que a recebeu do Pivô, sendo responsável por eventuais danos causados à acomodação;

e) ceder e transferir ao PIVÔ, em caráter universal, total e definitiva, e se faz por prazo indeterminado, os direitos relativos às imagens decorrentes da Residência, incluindo todas as obras que eventualmente forem desenvolvidas decorrentes desta e que a integram, assim como qualquer de seus elementos, produzida especialmente para o Programa Pivô Pesquisa

f) frequentar o espaço do ateliê do Pivô e se envolver em atividades propostas durante o período da residência, notadamente:

• Participação em uma edição do Ateliê Aberto, evento em que o público é convidado a visitar o ambiente dos ateliês do Pivô Pesquisa, em data e horários a serem oportunamente definidos pelo Pivô;

• Colaboração ou menção na publicação semestral vinculada ao Programa Pivô Pesquisa.

• Participação em programa público (conversa, seminário, performance...) organizado pelo Pivô e vinculado ao Programa Pivô Pesquisa, em data e horários a serem oportunamente definidos pelo Pivô, a ser organizado e combinado junto aos curadores que acompanharão os Proponentes Vencedores durante a Residência;

• Desenvolvimento de conteúdo original para o Blog do Pivô (ensaio visual, escrito ou entrevista).

IX.2 Em atenção ao quanto disposto no item (f) acima, cada atividade acima descrita requer um tipo de envolvimento e não há qualquer requisito mínimo de frequência, no entanto, o não envolvimento completo com o ambiente do Pivô e suas atividades, a livre critério do Pivô, pode acarretar no cancelamento da participação do Proponentes Vencedor no programa Pivô Pesquisa, sem que isso implique qualquer multa e/ou ônus ao Pivô.

IX.3 Em atenção ao quanto disposto nos itens (a) e (b) acima, a não assinatura desse documento ou o descumprimento de qualquer regra assinalada no Regulamento Interno do Pivô acarretará o cancelamento imediato da participação do artista selecionado pelo Edital no programa Pivô Pesquisa, sem que isso implique qualquer multa e/ou ônus ao Pivô.

X - RESPONSABILIDADES DO PIVÔ

X.1 O Pivô se compromete a:

a. organizar e reservar as passagens e hospedagem dos Proponentes Vencedores do Edital, nos termos aqui previstos;

b. entregar aos artistas vencedores do Edital um ateliê livre, pintado e com mobiliário básico, o qual poderá, havendo necessidade e a livre critério do Pivô, ser compartilhado com outros artistas;

c. organizar e acompanhar todas as atividades envolvendo curadores convidados, publicações e programas públicos.

XI. DA ACEITAÇÃO EXPRESSA DO TERMO DE INSCRIÇÃO
XI.1 O ato de inscrição implica total anuência em relação ao presente Edital e a suas condições. Os Proponentes desde já declaram que leram, entenderam e compreenderam todos os termos deste Edital. Os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas serão analisados pelo Pivô e, sendo sua decisão soberana e irrecorrível, nos termos da cláusula XII.6 abaixo.
XII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
XII.1 Fica a exclusivo critério do Pivô excluir da presente convocação qualquer Proponente que apresente atitudes que fujam às regras estipuladas neste Edital ou que sejam ilícitas ou consideradas ofensivas aos costumes e à ética das empresas promotoras e/ou patrocinadoras do Programa Pivô Pesquisa.
XII.2 O Pivô se reserva o direito de, a qualquer tempo, alterar regras, condições, prazos e demais disposições do presente Edital, sem que para tanto incida em qualquer forma de penalização e/ou responsabilidade, a qualquer título.
XII.3 Todo e qualquer Proposta de Residência que não atender às especificações do presente Regulamento será automaticamente descartado pelo Pivô sem necessidade de aviso ou notificação prévia, não cabendo qualquer recurso e/ou reclamação da supramencionada decisão.
XII.4 O Proponente se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas em relação à sua participação no Programa Pivô e Pesquisa.
XII.5 Se qualquer informação fornecida por um Proponente for falsa, incorreta, desatualizada, incompleta ou caso o Comitê de Seleção tenha razões suficientes e passíveis de comprovação para acreditar que as informações prestadas por este sejam falsas, incorretas, desatualizadas ou incompletas, o respectivo Proponente e sua Proposta de Residência serão automaticamente desclassificados, sem prejuízo de responder pelas eventuais perdas e danos que causar ao Pivô e/ou a terceiros.
XII.6 As decisões do Pivô e dos Comitês que avaliarão as Propostas de Residência são soberanas e delas não caberá recurso.
XII.7 Fica eleito o Foro de São Paulo, Estado de São Paulo, para dirimir quaisquer litígios e/ou avenças oriundas do presente Edital, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
XII.8. Este edital é publicado em português e em inglês. Havendo divergência entre ambas as versões, a versão em português deverá prevalecer.

Publicado por Patricia Canetti às 11:02 AM


janeiro 19, 2018

Fundação Iberê Camargo lança edital para exposições

A Fundação Iberê Camargo – instituição cultural com sede em Porto Alegre/RS – está lançando um edital para a realização de exposições temporárias. O objetivo é oferecer aos artistas e curadores brasileiros e estrangeiros residentes no país uma alternativa para o desenvolvimento de suas atividades, de modo a garantir uma programação mais diversa e dinâmica à Fundação, articulada com a comunidade e às suas demandas e propostas artísticas.

Inscrições até 15 de fevereiro de 2018

Uma Comissão Julgadora, designada pela Fundação Iberê Camargo, vai avaliar e selecionar as propostas, tendo como critério a sua profundidade conceitual, a contemporaneidade do discurso, a excelência formal e sua coerência entre proposta e currículos dos integrantes do projeto. Serão selecionadas até duas propostas de exposição em 2018, em período a ser definido pela Fundação Iberê Camargo, com duração entre cinco e oito semanas cada uma, com ou sem curadoria. Os selecionados também receberão R$ 10.000,00 (dez mil reais) para custeio de despesas de execução.

O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de março, por meio do site da Fundação Iberê e suas redes sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo email cultural.curadoria@iberecamargo.org.br.

Segundo Bernardo de Souza, curador da Fundação, o lançamento de um edital aberto para exposições na Fundação faz parte de um plano de reposicionamento institucional que prevê diversas ações: “queremos assumir uma postura de maior abertura, num esforço que inclui o desenvolvimento de uma programação mais propositiva e colaborativa”, afirma.

EDITAL PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 2018

A Fundação Iberê Camargo tem como finalidade preservar a obra e o pensamento do artista Iberê Camargo, além de fomentar o pensamento crítico e a discussão de temas que versem direta ou indiretamente sobre a arte moderna e contemporânea.

A Fundação Iberê Camargo tem como propósito apoiar, incentivar e garantir o acesso universal às diversas formas de expressão artística, respeitando valores tais como a igualdade, a ética e a diversidade, de forma a oferecer à sociedade uma programação diversificada e de alta qualidade.

A Fundação Iberê Camargo desenvolve extensa programação cultural e educativa, sendo um dos equipamentos culturais mais relevantes na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil, bem como um ícone mundialmente conhecido nos âmbitos cultural e turístico. O prédio que abriga a sua sede atual, inaugurado em 2008, foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, sendo reconhecido e premiado internacionalmente por sua importância arquitetônica.

A Fundação Iberê Camargo tem a satisfação de lançar o Edital para Concurso Cultural para Realização de Exposições Temporárias 2018, de acordo com o regramento a seguir. Confira os prazos, critérios de avaliação e seleção abaixo:

1 – DO EDITAL
1.1 - O presente Edital descreve as condições para apresentação e seleção de propostas para ocupação temporária da galeria de arte localizada no 4º andar do prédio da Fundação Iberê Camargo, entidade privada sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, RS, na Av. Padre Cacique, nº 2000, Bairro Praia de Belas, inscrita no CNPJ sob o nº 01.204.099/0001-06, em datas a serem oportunamente estabelecidas pela Fundação Iberê Camargo, mediante concurso cultural destinado à difusão da produção artística contemporânea.

1.2 – Além do direito de realizar exposição temporária na Fundação Iberê Camargo, a proposta selecionada receberá subvenção no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para custeio integral das despesas de execução da proposta, mediante apresentação de nota fiscal de prestação de serviço de curadoria ou criação artística, fornecido por pessoa jurídica com objeto social compatível com a prestação de serviços de curadoria ou criação artística supra mencionada.

1.3 - Este Edital tem caráter exclusivamente cultural e gratuito, não estando sujeito a qualquer espécie de álea ou sorte, nos termos do artigo 3º, inciso II, da Lei n.º 5.768/71, bem como do artigo 30 do Decreto nº. 70.951/72.

2 – DAS INSCRIÇÕES

2.1 A participação neste Edital é voluntária e totalmente gratuita, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto ou serviço, nem estando condicionada ao pagamento de qualquer valor.

2.2 O envio de proposta sujeita todos os proponentes às regras e condições estabelecidas neste Edital.

2.3 – As inscrições poderão ser feitas no período de 17 de janeiro de 2018 a 15 de fevereiro de 2018, mediante a entrega de proposta acondicionada num único envelope, remetido à Fundação Iberê Camargo via Correios (SEDEX, AR ou equivalente) ou entregue diretamente na sua sede, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.
2.3.1 - Na parte externa do envelope, devem constar as seguintes informações:
Edital para exposições temporárias 2018
Fundação Iberê Camargo
A/C Secretaria
Avenida Padre Cacique, 2000, Bairro Praia de Belas.
CEP 90.810-240 – Porto Alegre – RS

2.3.2 – O envelope da proposta deve conter, necessariamente, sob pena de eliminação:
2.3.2.1 – FICHA DE INSCRIÇÃO CONTENDO:
- DADOS DE CONTATO: Endereço, telefone e e-mail para contato do proponente;
- PROJETO: Projeto detalhado, com a especificação das obras que comporão a exposição, e, para o caso de instalações ou obras multimídia, a descrição dos equipamentos necessários ou de outros materiais específicos;
2.3.2.2 – PROPOSTA DE EXPOSIÇÃO: documento inédito, sucinto e objetivo, com extensão máxima de uma lauda tamanho A4, contendo apresentação clara da proposta expositiva, podendo ter anexados a ela outros documentos, tais como planta baixa com sugestão de expografia e/ou fotos que o artista considere importantes para a sua compreensão; projetos acima do limite de lauda serão desconsiderados;
2.3.2.3 – PORTFÓLIO: currículos artísticos, atualizados e resumidos, de todos os artistas proponentes e, se houver, do responsável pela mostra (organizador ou curador), e portfólio com cinco imagens de trabalhos realizados nos últimos dois anos e cinco imagens de outros trabalhos que sejam relevantes para a compreensão do percurso do artista (somente formato jpeg ou png, tamanho de no máximo 2MB por imagem); contendo a formação, relação de exposições individuais e coletivas, documentação fotográfica de trabalhos, bem como premiações (se houver). Poderão ser anexados textos críticos ou materiais de divulgação impressos, tais como: catálogos, matérias publicadas, convites de exposições anteriores, dentre outros;
2.3.2.4 - DOCUMENTOS SOCIAIS: Contrato social, alterações, estatutos e atas) atualizados e registrados, com objeto social compatível com a prestação de serviços de curadoria / produção artística.

2.4 – Poderão inscrever-se neste Edital:
2.4.1 - Artistas e/ou curadores brasileiros ou estrangeiros que tenham residência comprovada há mais de cinco anos no Brasil, que já tenham realizado, no mínimo, 01 (uma) exposição individual e/ou participado de 02 (duas) mostras coletivas, representados por pessoas jurídicas e entidades de natureza privada com sede no Brasil, com ou sem fins lucrativos, regularmente constituídas, inscritas nos órgãos competentes, com os documentos sociais (contrato social, alterações, estatutos e atas) atualizados e registrados, com objeto social compatível com a prestação de serviços de curadoria ou criação artística e sem quaisquer restrições para firmar contratos e emitir documentos fiscais; Exemplos: sociedades Ltda., Eireli, EPP, MEI, EI, organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), organizações não governamentais (ONGs), associações de amigos, associações civis, fundações privadas e similares, com conta bancária de titularidade da pessoa jurídica;

2.5 – Os participantes poderão propor quaisquer categorias de produção artística, desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da galeria;

2.6 – As propostas serão avaliadas e selecionadas por uma Comissão Julgadora designada pela Fundação Iberê Camargo.

2.7 – As obras integrantes de cada proposta deverão estar em perfeitas condições de exposição, cabendo ainda aos participantes providenciar o seu empréstimo, instalação, manutenção, remessa e devolução, bem como seguro das obras (se houver interesse).

2.8 - Não serão aceitas propostas que prejudiquem, comprometam ou ponham em risco a integridade física do local de exposição ou que causem qualquer dano à Fundação Iberê Camargo, às demais obras expostas ou ao público em geral.

2.9 – Após conclusão do processo de seleção, todas as demais propostas, mídias e documentação serão destruídas.

2.10 – Propostas enviadas fora do prazo não serão aceitas, sendo que a Fundação Iberê Camargo não se responsabiliza pela sua guarda ou devolução.

2.11 – Não serão admitidas candidaturas de pessoas vinculadas direta ou indiretamente à Fundação Iberê Camargo, conforme entendimento da Comissão Julgadora.

2.12 – Havendo divergências entre o projeto aprovado e o apresentado, a Fundação Iberê Camargo se reserva o direito de requerer as adequações necessárias ou de cancelar a exposição da proposta.

2.13 – As obras que integram a proposta selecionada deverão ser entregues pelo participante na sede da Fundação Iberê Camargo, em perfeitas condições, em prazo a ser combinado oportunamente, antes do início da montagem da exposição respectiva, e retiradas, impreterivelmente, até 02 (dois) dias úteis após o seu encerramento.

2.14 – A Fundação Iberê Camargo oferece, sem custos, ao participante selecionado, a entrega da galeria em perfeitas condições de uso, além de assessoria de imprensa, divulgação nas mídias e redes sociais, e impressão da programação visual.

2.15 – A Fundação Iberê Camargo não fornece apoio logístico ao proponente para transporte, montagem, desmontagem, publicações, coquetel, seguro, nem se responsabiliza por qualquer dívida contraída pelos artistas em virtude da realização do evento;

3 – DA SELEÇÃO

3.1 – Serão selecionadas até duas (2) propostas de exposição em 2018, em período a ser definido pela Fundação Iberê Camargo, com duração entre 5 (cinco) e 8 (oito) semanas cada uma, com ou sem curadoria.

3.2 – Serão selecionadas propostas adequadas física e conceitualmente ao espaço expositivo.

3.3 – Serão utilizados como critérios para a seleção: profundidade conceitual da proposta, contemporaneidade do discurso, excelência formal e coerência entre proposta e currículos, conforme livre apreciação da Comissão Julgadora.

3.4 – A Comissão Julgadora terá autonomia para sugerir alterações, condicionando a aceitação da proposta à sua adequação às sugestões formuladas.

3.5 – A(s) proposta(s) selecionada(s) será(ão) anunciada(s) na página da Fundação e em suas redes sociais em 15 de março de 2018, quando o(s) participante(s) respectivo(s) também será(ão) comunicado(s) por e-mail, sendo de inteira responsabilidade de cada participante a atualização de seu endereço eletrônico perante a Fundação Iberê Camargo.

3.6 – Da decisão tomada pela Comissão Julgadora não caberá recurso.

4 – DA RESPONSABILIDADE INTEGRAL E EXCLUSIVA DO PARTICIPANTE SOBRE A PROPOSTA

4.1 – O participante garante possuir todos os direitos e autorizações necessárias para implementação da proposta, inclusive junto a órgãos públicos, autores, titulares de direitos autorais ou proprietários de obras expostas.

4.2 – O participante selecionado assume integral responsabilidade sobre a proposta e sobre a sua execução, respondendo com exclusividade frente a quaisquer pleitos, ônus ou responsabilidades relacionadas com a mesma.

4.3 – Todas as despesas de desenvolvimento, produção e execução da proposta, inclusive transporte, seguro (caso necessário), montagem, manutenção (caso necessária), desmontagem, criação de programação visual e quaisquer outros custos relacionados à sua implementação e exposição são de exclusiva responsabilidade do participante selecionado, à exceção do custeio da subvenção prevista no item 1.2 acima, limitada a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

4.4 – O participante selecionado expressamente isenta a Fundação Iberê Camargo e se compromete a lhe manter indene de qualquer responsabilidade pela proposta, arcando inclusive com eventuais custas, despesas e honorários advocatícios em eventuais processos administrativos ou judiciais relacionados à proposta.

4.5 – Despesas com criação de programação visual da exposição (a qual deverá ser aprovada pela Fundação Iberê Camargo), seguro, montagem e desmontagem da exposição, manutenção das obras (caso necessário), retirada e transporte das obras. Caso haja a contratação de serviços de transportadora, a mesma deverá se responsabilizar pela embalagem das obras e quaisquer documentos oficiais que porventura se façam necessários.

4.6 – A Fundação Iberê Camargo isenta-se de qualquer responsabilidade sobre eventuais danos causados às obras ou a terceiros mediante a execução e exposição da proposta selecionada.

5 – DA SALA EXPOSITIVA

5.1 – A sala de exposições tem aproximadamente 335m² (trezentos e trinta e cinco metros quadrados), com paredes pintadas com tinta fosca branca e piso de madeira;

5.2 – Iluminação
5.2.1 – A iluminação da Fundação Iberê Camargo é difusa;
5.2.2 – A iluminação da Fundação pode ser ajustada de acordo com níveis estabelecidos no sistema de controle do espaço;
5.3 – Sonorização
5.3.1 – As salas expositivas da Fundação Iberê Camargo são interligadas; logo, o vazamento de som é um item fundamental a ser avaliado previamente pela Fundação, por ocasião da autorização de instalação de obras;

5.4 – Acesso de tomada
Todas as salas da Fundação Iberê Camargo contam com acessos de tomada 220v no piso (2 ou 3 tomadas por sala), podendo ser utilizados desde que respeitados os limites máximos de carga elétrica previstos em projeto;

5.5 – Mármores
Os mármores da Fundação Iberê Camargo não podem ser utilizados como espaço expositivo para colocação de obras, ponto de ancoragem, não podendo ser pintados e nem furados;

5.6 – Construções de cenografia
5.6.1 – A Fundação Iberê Camargo, por possuir as salas interligadas que permanentemente têm obras expostas, não permite diversas operações de construção no espaço a fim de evitar danos, assim sendo, não é permitido:
5.6.1.1- o uso de serras ou outros materiais que gerem fuligem;
5.6.1.2- o lixamento de madeira, gesso, pedra; etc.

5.7 – Pintura
5.7.1 – As paredes e os pisos dos espaços expositivos são entregues – sempre – sem aplicação nenhuma de adesivos (recorte ou plotagem); e sem furação nenhuma em gesso / paredes / piso;
5.7.2 – Permite-se a aplicação pontual de adesivo de recorte nas paredes como alternativa para pintura, sendo que, não podem ser utilizados adesivos superaderentes, que deixem resíduos de difícil remoção ou que precisem de produtos abrasivos, ou que deixem marcas irreversíveis; o referido adesivo deve ser totalmente retirado ao final da exposição, pelo proponente, às suas expensas.

5.8 – Piso
5.8.1 – Os pisos dos espaços expositivos e do átrio não possuem furação nem aplicação de adesivos (recorte ou plotagem); devendo ser observadas as seguintes restrições: o piso da Fundação Iberê Camargo não pode ser pintado, furado, nem lixado; é permitida a aplicação de adesivo, somente mediante autorização prévia e escrita da Fundação Iberê Camargo, sendo que, não podem ser utilizados adesivos superaderentes, que deixem resíduos de difícil remoção ou que necessitem do uso de produtos abrasivos, ou que deixem marcas irreversíveis; o adesivo deve ser totalmente retirado ao final da exposição, e aplicado no piso o selador/verniz do tipo SKANIA Best 20 fosco;

5.9 – A Fundação Iberê Camargo não disponibiliza molduras ou dispositivos para emoldurações; o mobiliário existente na galeria poderá ser usado na exposição, desde que previamente acordado com a direção da Instituição.

5.10 – A galeria recebe grupos de visitantes previamente agendados de quarta-feira a sexta-feira, e fica aberta ao público aos sábados e domingos, das 15h às 20h durante o período do horário de verão, e das 14h às 19h nos demais meses do ano;

5.11 – A galeria será entregue em condições ideais de exposição e os artistas deverão entregá-la, ao fim de sua apresentação, em iguais condições.

6 – ASSINATURA DOS CONTRATOS

6.1 - Os artistas e/ou curadores selecionados assinarão Contrato de Cessão de Uso de Espaço em prazo a ser oportunamente estabelecido pela Fundação Iberê Camargo. A ausência de formalização da cessão de uso de espaço inviabiliza a realização da proposta.

7 – DEMAIS CONSIDERAÇÕES:

7.1 – A inscrição no processo seletivo implica a licença não-exclusiva e sem limitação temporal, em favor da Fundação Iberê Camargo, para reprodução, edição, publicação, comunicação e exibição pública da exposição objeto da proposta, inclusive em mídias sociais e tradicionais, websites, em catálogos ou em outros meios, a critério da Fundação Iberê Camargo, por si ou por terceiros;

7.2 – As obras expostas na Fundação Iberê Camargo não poderão ser retiradas antes do término da exposição.

7.3 – Se as propostas apresentadas ficarem aquém do padrão de qualidade desejado pela Comissão Julgadora, a Fundação Iberê Camargo se reserva o direito de não selecionar qualquer candidato para realizar o programa em questão.

7.4 – Mais informações poderão ser obtidas junto à Fundação Iberê Camargo, pelo e-mail: cultural.curadoria@iberecamargo.org.br

7.5 – Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação Iberê Camargo.

7.6 – O presente Edital poderá ser alterado, suspenso ou encerrado a qualquer momento, mediante comunicação prévia pelos mesmos meios de divulgação do presente concurso.

7.7. Fica eleito o foro da Comarca de Porto Alegre para dirimir quaisquer disputas relacionadas a este Edital.

8 – ANEXOS

8.1 – Plantas da Galeria
- Planta Baixa
- Planta Elétrica
- Planta de Iluminação

8.2 – Ficha de Inscrição

8.3 – Imagens da galeria

Para regulamento, ficha de inscrição e outros materiais do edital, acesse: http://bit.ly/2mFaE0E

Publicado por Patricia Canetti às 2:02 PM