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julho 19, 2018

43° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo - Selecionados e premiados

Comissão de Seleção e Premiação: Carla Chaim, José Augusto Ribeiro e Nilton Campos

Artistas selecionados

Alice Freire (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Ana Júlia Vilela (De Belo Horizonte-MG, vive e trabalha em Pelotas-RS)
Andre Barion (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Angela OD (Do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Bruno Ferreira (De Mogi-Mirim-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Carlos Pileggi (De São Paulo, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Carolina Cordeiro (De Belo Horizonte-MG, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Daniel Antônio (De Divinópolis-MG, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Elizabeth Dorazio (De Araguari-MG, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Gustavo Aragoni (De Osasco-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
João Trevisan (De Brasília-DF, vive e trabalha em Brasília-DF)
Marc do Nascimento (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Marcella Moraes (Do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Maria Eduarda Rezende (De São José dos Campos-SP, vive e trabalha em Jacareí-SP)
Renan Marcondes (De São Bernardo do Campo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Renato Leal (De Santos-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Roberta Tassinari (De Florianópolis-SC, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Rodrigo Arruda (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Simone Cupello (De Niterói, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Simone Fontana Reis (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Virgilio Neto (De Brasília-DF, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Vitor Iwasso (De Botucatu-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)

Artistas premiados / Prêmios Aquisitivos ao Acervo MARP, no valor de R$ 8.500,00 cada

Ana Júlia Vilela (De Belo Horizonte-MG, vive e trabalha em Pelotas-RS)
Angela OD (Do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Renan Marcondes (De São Bernardo do Campo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)

Observação
Os prêmios SARP são de incentivo e contemplam o retorno dos três artistas premiados para a realização de mostras individuais simultâneas, no MARP, em abril de 2019.

Publicado por Patricia Canetti às 4:43 PM


julho 17, 2018

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça - Artistas premiados

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, agora em sua sexta edição, busca identificar, premiar e promover trajetórias artísticas, estimulando a produção contemporânea nacional e provocando a interação dessa produção com o desenvolvimento econômico e social do país.

A iniciativa é uma homenagem da indústria nacional a Marcantonio Vilaça, um dos principais responsáveis pela institucionalização e projeção internacional da arte contemporânea nacional. Colecionador e galerista, Marcantonio foi reconhecido como a principal referência do mercado latino-americano de arte nos anos 1990. E é em coerência com essa história que o prêmio se constitui uma ferramenta de apoio à difusão e à articulação da produção artística brasileira em toda a sua força e variedade expressiva.

Em suas cinco edições já foram premiados 25 artistas e dois curadores, cujas produções e reflexões percorreram todo o Brasil. A cada edição, o prêmio contempla cinco artistas, cujo trabalho é acompanhado por um crítico ou curador de arte. A partir da última edição (2015-2016), além de divulgar as obras dos artistas selecionados na mostra de abertura, a premiação também passou a reconhecer a trajetória de curadores, que recebem apoio para viabilização de uma exposição de sua autoria.

Esta sexta edição do Prêmio contou com a participação de 637 artistas e curadores de todas as regiões do Brasil, numa representação abrangente e concreta da diversidade de produções e trajetórias do cenário artístico contemporâneo brasileiro, um painel simbólico das diferentes realidades nacionais, de suas reflexões e inquietações diante do nosso tempo.

O júri de seleção foi composto pelos curadores Cauê Alves, Jailton Moreira, Marcelo Campos, Moacir dos Anjos e Marcus de Lontra Costa, além de dois vencedores de edições anteriores –Divino Sobral, curador vencedor da quinta edição do Prêmio, e Lúcia Laguna, artista vencedora da segunda edição do Prêmio. Em suas análises, o grupo buscou responder a esse quadro complexo e diferenciado, refletindo nas suas decisões a diversidade estética e a variedade de suportes e técnicas representadas nos portfólios examinados e privilegiando a pesquisa, a inquietação e a criatividade que embasam a ação da arte da nossa época.

Os cinco artistas – Daniel Lannes, Fernando Lindote, Jayme Lauriano, Pedro Motta e Rochelle Costi – indicados pelo júri de premiação, composto pelos curadores Paulo Herkenhoff, Ricardo Rezende e Wagner Barja, além da artista Anna Bella Geiger e pelo curador do Prêmio, Marcus de Lontra Costa, compõem esta itinerância da exposição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, que recebe também a mostra Verzuimd Braziel (Brasil Desamparado), resultado da proposta do curador Josué de Matos, vencedor do prêmio de curadoria. Em virtude da indiscutível importância do acervo desta instituição, o curador premiado decidiu ampliar a sua mostra estabelecendo um instigante diálogo entre os tempos e reflexões propostos pelas obras contemporâneas selecionadas e as peças exibidas pelo Museu.

Depois de passar por Goiânia, Fortaleza, e agora Rio de Janeiro, essas mostras seguirão para a cidade de Florianópolis, contribuindo assim para o principal objetivo do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas: valorizar a produção de arte contemporânea brasileira, difundindo-a pelas regiões do país, com o intuito de contribuir efetivamente para a formação cultural de diversas parcelas da sociedade brasileira.

Marcus de Lontra Costa
Curador da 6a edição do Prêmio Marcantonio Vilaça

Publicado por Patricia Canetti às 1:34 PM


julho 12, 2018

Galerias de Arte UFF Edital 2019 - Inscrições

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018
PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF LEUNA GUIMARÃES DOS SANTOS E DO ESPAÇO UFF DE FOTOGRAFIA PAULO DUQUE ESTRADA DO CENTRO DE ARTES UFF

O Centro de Artes UFF faz saber aos interessados que estarão abertas, de 18 de junho de 2018 a 31 de agosto de 2018, as inscrições para apresentação de propostas para exposições de artistas ou grupos artísticos interessados em expor seus trabalhos a fim de integrar o calendário da Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada, no período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020.

1. OBJETO

A presente Chamada Pública tem por objetivo selecionar projetos de artistas ou grupos artísticos interessados em integrar o calendário de exposições da Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada, no período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020. As exposições são produzidas pela Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF e tem como objetivo principal promover e divulgar a produção de arte contemporânea, com vistas a fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e experimentações de linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte.

2. INSCRIÇÕES

2.1. O período de inscrições para apresentação das propostas é de 18 de junho de 2018 a 31 de agosto de 2018.

2.2. O presente edital destina-se a artistas, interessados em expor seus trabalhos na Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos e no Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada.

2.3. As inscrições deverão ser feitas mediante o encaminhamento de propostas acompanhadas dos seguintes documentos e informações:

2.3.1. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO preenchido e enviado, via on-line, pelo proponente, representante ou curador, caso exista;

2.3.2. Currículo(s) e/ou portifólio(s) do(s) artista(s);

2.3.3. Projeto expográfico e descritivo da exposição, contendo imagens dos trabalhos a serem expostos e/ou descrição dos trabalhos que tenham mídias alternativas, suas características técnicas e o detalhamento da estrutura e do material necessário para sua montagem.

2.4. O envio das propostas deverá ser feito via on-line ou pelos Correios. Não serão aceitas inscrições, nem entrega de propostas no local.

2.5. No FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO existe a opção de envio do material através do Link de acesso às propostas para seleção.

2.6. Após preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO o proponente receberá um e-mail de confirmação com o número da inscrição que deverá ser, obrigatoriamente, identificado na proposta enviada. Esse e-mail será enviado pela Divisão de Artes Visuais em até 5 (cinco) dias úteis ao e-mail informado no formulário.

2.7. Serão desclassificadas as inscrições que não cumpram o limite da data de envio, dia 31/08/18, conforme o cronograma no item 5.

2.7.1. As propostas enviadas pelos Correios deverão ser postadas para o seguinte endereço:
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CENTRO DE ARTES UFF
DIVISÃO DE ARTES VISUAIS
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói – RJ
CEP 24220-001

2.8. Em caso de inscrição de um grupo artístico (coletiva) o formulário de inscrição deve conter os dados de apenas um proponente, mas o projeto deverá conter as informações de todos os artistas que o compõem;

2.9. As propostas encaminhadas não poderão ser alteradas quando da realização da exposição.

2.10. Os projetos enviados pelos Correios deverão ser reproduções dos trabalhos. Não serão aceitos trabalhos originais na seleção. No caso de mídias como vídeo, poderão ser enviados em DVD ou pen drive.

2.11. O termo de participação consta nos anexos do Edital (ANEXO I) apenas para que os candidatos tenham conhecimento do seu conteúdo, não sendo necessário o seu preenchimento nesse momento.

2.12. Não serão analisados projetos cuja inscrição estiver incompleta.

3. SELEÇÃO

3.1. Os projetos serão avaliados por uma Comissão de Seleção designada pelo Centro de Artes UFF, composta por membros de representação no campo das artes. Sua composição será divulgada ao fim do processo de seleção, no site do Centro de Artes UFF. A missão da Comissão será a de analisar as propostas apresentadas e definir quais projetos atenderam às exigências deste Edital e na sequência definir o cronograma anual das exposições.

3.2. A Comissão de Seleção poderá propor exposições coletivas a partir da escolha de projetos individuais, e propor a inclusão de projetos individuais em projetos coletivos, desde que assim defina.

3.3. Os projetos serão analisados de acordo com critérios de contemporaneidade, qualidade técnica e/ou pertinência conceitual, relevância e viabilidade da proposta.

3.4. Os materiais dos projetos não selecionados deverão ser retirados impreterivelmente pelos proponentes (ou por portador, com a sua autorização por escrito) no período de 15 de outubro de 2018 a 16 de novembro de 2018, no horário de 14h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e recessos), na Secretaria do Centro de Artes da UFF. Após essa data, o material será descartado pelo Centro de Artes da UFF.

4. RESULTADO

O resultado será divulgado no site do Centro de Artes UFF (www.centrodeartes.uff.br/edital/) conforme cronograma do item 5.

A seleção e as decisões da Comissão de Seleção serão tomadas de forma soberana e definitiva, não cabendo nenhum tipo de recurso.

5. CRONOGRAMA

Publicação do Edital - 18/06/2018
Período de inscrição - 18/06/2018 a 31/08/2018
Avaliação dos trabalhos - 03/09/2018 a 05/10/2018
Divulgação do resultado no site do CEART - 08/10/2018

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. O Centro de Artes UFF se compromete com a cessão do espaço, serviço de montagem e iluminação da exposição, divulgação, produção visual do convite virtual, produção visual e impressão do folder. Outros materiais e serviços, coquetel de inauguração (não obrigatório) e demais custos serão por conta do proponente.

6.2. As exposições poderão ser individuais ou coletivas.

6.3. Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades: pintura, escultura, gravura, cerâmica, objeto, instalação, intervenção, vídeo, performance, entre outras variações, para os espaços da Galeria de Arte UFF e fotografia no Espaço UFF. Cada projeto permanecerá em exposição por, no mínimo, 30 dias.

6.4. Não existe quantidade mínima ou máxima de trabalhos a serem expostos. Recomenda-se que seja feito um layout da montagem de acordo com as plantas baixas das galerias, anexadas ao Edital.

6.5. Uma vez selecionado, o proponente deverá se comprometer com as normas e diretrizes para a realização da exposição previstas no Termo de Participação (ANEXO I), presente no Edital para ciência. Caso o proponente não cumpra os procedimentos previstos no Termo de Participação poderá ser substituído por outro, a ser indicado pela Comissão de Seleção;

6.5.1. O Centro de Artes UFF não disponibiliza materiais para a produção dos trabalhos a serem expostos, estes ficarão por conta do expositor;

6.6. Ficará a critério da Divisão de Artes Visuais, em acordo com o artista e a curadoria, a disposição e distribuição das obras nos espaços de exposições.

6.7. Todo o material para a montagem da exposição deverá ser entregue e retirado pelo responsável no Centro de Artes UFF aos cuidados da Divisão de Artes Visuais. O Centro de Artes não faz envio dos trabalhos pelos Correios ou outros meios de transporte. A entrega e retirada do material deverá ser realizada por transportadora, caso o responsável não possa estar presente.

6.8. No intuito de ampliar o acesso a espaços públicos de fomento à arte (Galeria de Arte UFF e Espaço UFF de Fotografia), os selecionados no Edital do ano de 2017 não poderão concorrer ao presente Edital, tanto em exposições coletivas como em individuais.

6.9. A confirmação da participação do projeto selecionado deverá ser feita com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da data prevista para sua inauguração mediante contato com a Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF e entrega do Termo de Participação devidamente assinado.

6.10. O agendamento das exposições ficará a critério da Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF.

6.11. O Centro de Artes da UFF não oferece pró-labore ou prêmio para os candidatos selecionados no Edital.

6.12. Esclarecimentos acerca do conteúdo desta Chamada Pública poderão ser obtidos através do e-mail editalgaleriauff@gmail.com

Niterói, 18 de junho de 2018.
Leonardo Caravana Guelman
Superintendente do Centro de Artes UFF

Publicado por Patricia Canetti às 7:40 PM


julho 11, 2018

Edital Paralelos Artes Visuais Funarte - Inscrições

O processo seletivo vai gerar cadastro reserva de projetos e programas, para realização nas galerias e espaços da entidade nas cidades de Brasília, São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). O edital é válido para todo o território nacional. Para este edital, não haverá prêmio em dinheiro ou transferência de recursos financeiros da parte da Funarte, devendo o proponente arcar com todo e qualquer custo de seu projeto/programa de ocupação, sem ônus para a Funarte.

Inscrições online até 16 de agosto de 2018, às 17 horas, pelo horário de Brasília

SOBRE O EDITAL

Segundo o texto do edital, são alguns exemplos de ações de ocupação: “mostras de pintura, escultura, desenho, gravura, objeto, fotografia e foto-linguagem, performance, intervenção e interferência artística, instalação, poema visual, poema objeto, livro de artista, vídeo-instalação, macro e multi-projeções de imagens e vídeos, design, arquitetura e urbanismo, artes gráficas, experimentações audiovisuais, experimentações e criação por meio de novas tecnologias, expressões virtuais, produções artísticas coletivas, resultados de residências artísticas, intercâmbio de produções visuais contemporâneas via internet, programas educativos infantis de multiexpressividade, programas de ciclos de debates e palestras sobre o campo das artes visuais para professores de artes, oficinas com resultados expositivos in loco ou espaços externos, interfaces das artes visuais com outros segmentos artísticos, interfaces das artes visuais com outras áreas do conhecimento científico, sócio-político, antropológico, meio-ambiente, arte popular e demais campos de atividade, oficinas de escritas, falas e curadorias de pensamento crítico e história da arte nas artes visuais, ações de livre expressão e temáticas livres com relação ao campo de expansão das artes visuais contemporâneas”.

Podem concorrer no processo seletivo pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural atuantes na área das Artes Visuais. As propostas podem ser inscritas em um de três módulos, cada um correspondente a uma cidade:

- Módulo 1: Atos Visuais Funarte Brasília – Espaços: Galeria Fayga Ostrower e Marquise/Entorno

- Módulo 2: Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo – Espaços: Galerias Flávio de Carvalho, Mario Schenberg, Centro de Convivência Waly Salomão e área externa

- Módulo 3: Funarte MG – Espaços: Galpão e área externa

Os proponentes podem optar pela ocupação de apenas um espaço ou de todos os espaços disponíveis no módulo escolhido.

As especificações técnicas e demais documentos que informam as características de cada espaço estão disponíveis na coluna da direita Arquivos relacionados.

As inscrições estão abertas 45 dias, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação da Portaria no Diário Oficial da União, ocorrida no dia 2 de julho de 2018. Assim, o prazo termina no dia 16 de agosto.

As inscrições deverão ser efetuadas somente através de formulários online, disponíveis nos links abaixo:

Formulário para pessoa física

Formulário para pessoa jurídica

As inscrições serão encerradas às 17 horas do último dia do prazo, pelo horário de Brasília.

O objetivo do edital é manter a ocupação dos espaços da Funarte dedicados às artes visuais, bem como promover programações que valorizem a diversidade e a liberdade das linguagens contemporâneas nesse campo, considerado como em expansão, “compreendendo múltiplas linguagens, ações, atividades e formas de expressão”.

Acesse o edital no link abaixo e na coluna da direita, Arquivos relacionados.

O Edital Paralelos Artes Visuais Funarte é realizado através do Centro de Artes Visuais da instituição.

Acesse o edital aqui

Mais informações através do e-mail: pav@funarte.gov.br

Publicado por Patricia Canetti às 1:28 PM


21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil - Convocatória

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo convidam artistas do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos povos originários de todos os países para participar da seleção de artistas para a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades imaginadas.

Inscrições online até 10 de agosto de 2018, às 18 horas (UTC−2)

Associação Cultural Videobrasil
Inscrições online

APRESENTAÇÃO

Com o dinamismo que o caracteriza, o Festival chega em 2018 a uma nova fase, com um novo nome: Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Sua 21ª edição se desdobra em três plataformas curatoriais: exposição + programa de filmes, programas públicos e publicação.

Pela primeira vez, a convocatória é publicada junto de um partido curatorial, que orientará o trabalho dos curadores na seleção dos artistas e na elaboração dos programas da 21ª Bienal. Comunidades imaginadas, título desta edição, é ponto de partida para investigar como as poéticas do Sul interpretam a onda nacionalista que vemos propagar-se pelo mundo e como artistas de comunidades sem Estado — sobretudo aqueles provenientes de povos originários — elaboram sua produção simbólica.

Além disso, os artistas selecionados pela convocatória serão acompanhados por artistas convidados pela equipe de curadores. Também oriundos do Sul, esses artistas poderão estabelecer pontos de diálogo com a investigação curatorial proposta. Todos os artistas poderão participar de uma ou mais plataformas curatoriais da edição, sem restrições.

As inscrições, abertas a obras em qualquer linguagem, são gratuitas e devem ser realizadas on-line. Cada usuário poderá inscrever até 05 (cinco) obras, que deverão ser enviadas simultaneamente. A inscrição em Autoria Individual não exclui a possibilidade de inscrição em Autoria Coletiva; basta criar usuários distintos.

As informações inseridas poderão ser salvas e editadas até o aceite do Termo de Compromisso e envio do formulário. Uma vez concluída a inscrição, será gerado um número de protocolo que deve ser guardado pelo artista ou representante do grupo. Um e-mail de confirmação com a ficha de inscrição será encaminhado ao usuário cadastrado.

CONCEITOS

Sul Global: Fazem parte dessa macrorregião os países da África, América Latina e Caribe, Ásia (com exceção do Japão), Europa Oriental (incluindo os Balcãs), Oriente Médio, Oceania e países da CPLP. Ciente do caráter transitório dessa noção, a Associação Cultural Videobrasil reavalia regularmente seu uso, incluindo nesta edição os povos originários de todos os países.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Fazem parte: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Obras: Ações com o Público, Artes Performativas, Colagem, Desenho, Escultura, Filme, Fotografia, Gravura, Instalação, Livro de Artista, Objeto, Peça Sonora, Pintura, Publicação, Tapeçaria, Vídeo e outros formatos.

PARTIDO CURATORIAL - COMUNIDADES IMAGINADAS

Em dezembro de 2017, a Organização Mundial do Comércio, reunida em Buenos Aires, lançou um comunicado em que criticava a “tendência a rejeitar o estrangeiro, o importado, rejeitar o global”, vista na política comercial dos EUA e de outros países associados à OMC. Em abril de 2018, palestinos prepararam uma grande manifestação contra os setenta anos de Israel e da Nakba, enquanto a Itália, a Inglaterra e outros países da Europa veem ressurgir movimentos que reivindicam a herança fascista do continente. Por todos os lados e a partir de diferentes matizes do espectro político, o nacionalismo retorna como tema-chave para a compreensão das disputas que moldam este nosso tempo, deixando no ar a pergunta sobre a duração e o alcance desse novo ciclo regressivo.

Nesse contexto, a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades imaginadas toma de empréstimo o título do clássico estudo de Benedict Anderson sobre o surgimento do nacionalismo para investigar como poéticas oriundas do Sul vêm elaborando o fenômeno. Interessa, no entanto, não nos atermos somente às comunidades imaginadas em torno de Estados-nação e à ressurgência do nacionalismo. Aqui, ultrapassando o partido de Anderson, é pertinente considerar também outras comunidades, criadas por imaginações distintas daquelas que fundaram os Estados nacionais.

Ao estabelecer um chão comum a todas as imaginações comunitárias, o partido curatorial da 21ª Bienal relativiza, por um instante, as antinomias que até hoje orientaram e fundamentaram as edições passadas do Festival, em nome de um exercício imaginativo de maior alcance. Assim como Pier Paolo Pasolini concebeu um Terceiro Mundo transnacional, que começava nas periferias de Roma e se estendia aos países então incluídos nessa categoria, aqui é possível incluir comunidades que existem às margens dos Estados-nação ou em suas brechas. Contemplamos, desse modo, comunidades de povos originários, organizadas sem ou contra um Estado; comunidades multiespécie, tal como imaginadas pelo perspectivismo ameríndio; comunidades religiosas ou místicas, concebidas a partir de compreensões transcendentes da existência; comunidades divididas por fronteiras desenhadas pelo colonialismo ou refugiadas de seus territórios originais por qualquer motivo; comunidades fictícias, ou utópicas, ou clandestinas, que gerem práticas políticas minoritárias, ou aquelas constituídas nos universos subterrâneos de vivências sexuais e corpos dissidentes, contra-hegemônicos ou não ocidentais.

Em seu livro, Anderson constata que “a condição nacional é o valor de maior legitimidade universal na vida política dos nossos tempos”. Tendo em vista essa afirmação, cumpre questionar-se sobre como operam as simbolizações nas margens dessa “legitimidade universal” política produzida pelas identidades nacionais. Se o partido do Sul trata de investigar a produção simbólica das margens dos discursos hegemônicos do poder, onde se situam as poéticas oriundas da margem da margem? Que centro de poder lhes serve como modelo? Almejam alcançá-lo, como algumas daquelas oriundas do Sul? Espelham-se em alguma história (da arte?), articulam formas de distinção? Em nome de que esses homens e mulheres continuam a simbolizar, a despeito de tudo? Que línguas e que linguagens a imaginação dessas comunidades sem Estado mobiliza? Sem abandonar a ambição panorâmica do evento nem seu habitual foco geopolítico, esta edição pretende alargar o repertório de questionamentos que orientam nosso trabalho, buscando, com isso, ampliar a diversidade das vozes que ouvimos.

REGULAMENTO
21ª BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL

1. DA CONVOCATÓRIA

A Associação Cultural Videobrasil, CNPJ 66.515.487/0001­-53, e o Sesc São Paulo, CNPJ 03.667.884/0001­20, tornam pública a abertura de inscrições de Artistas com vistas à seleção para participação na 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (Bienal), que acontecerá de 09 de outubro de 2019 a 02 de fevereiro de 2020, no Sesc 24 de Maio e no Galpão VB (São Paulo, Brasil).

2. DO OBJETO

Constitui o objeto deste edital a inscrição de Artista com Obra(s) de qualquer natureza, nascido/a ou radicado/a há mais de 05 (cinco) anos nos países do Sul Global e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de indivíduos integrantes de povos originários de todos os países. Estão excluídos artistas nascidos nos países listados no item 8.5. deste edital.

2.1. Artista ou Grupo
2.1.1. Serão aceitas inscrições realizadas por Artista ou Grupo de artistas (reunião de dois ou mais indivíduos, sem distinção entre dupla, trio, coletivo etc., a seguir simplesmente Grupo) nascidos/as ou radicados/as em países pertencentes ao Sul Global, países da CPLP e integrantes de povos originários.
2.1.2. No caso de Autoria Coletiva, pelo menos um/a Artista deve ser nascido/a ou radicado/a há mais de 05 (cinco) anos em um dos países contemplados por este edital. Será necessário definir um/a representante que será responsável pela interlocução junto à organização da Bienal. Caso o Grupo seja selecionado, é obrigatório que todos os integrantes assinem o contrato.
2.1.3. A inscrição em Autoria Individual não exclui a possibilidade de inscrição do/a mesmo/a Artista em Autoria(s) Coletiva(s), mediante a criação de usuários distintos.
2.1.4. A qualquer momento, poderá ser solicitado ao/à Artista ou Grupo provas da autenticidade de qualquer informação apresentada aos organizadores da Bienal, bem como documentos e comprovações do local e período de residência no endereço declarado na ficha de inscrição. A não apresentação desses documentos implicará a desqualificação da inscrição.
2.2. Obra(s)
2.2.1. Será(ão) aceita(s) Obra(s) sem restrição de linguagem, tema ou suporte, desde que inédita(s) na cidade de São Paulo. A(s) Obra(s) deverá(ão) permanecer inédita(s) em São Paulo até a inauguração da Bienal.
2.2.2. O/A Artista ou Grupo poderá submeter até 05 (cinco) Obras para participação em qualquer uma das plataformas curatoriais da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (exposição, publicação ou programas públicos). Fica a critério da Comissão de Seleção a escolha de uma ou mais Obra(s), assim como a plataforma na qual ela(s) será(ão) apresentada(s). No caso de inscrição de Obra(s) em vídeo, o/a Artista ou Grupo deverá disponibilizar cópia de exibição para atender aos itens 5.2. do edital.
2.2.3. É de única e exclusiva responsabilidade do/a Artista ou Grupo a titularidade dos direitos de propriedade intelectual e direitos de autor incidentes sobre a(s) Obra(s) indicada(s), inclusive no que diz respeito à imagem, som de voz e direitos autorais de terceiros.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. O prazo-limite para recebimento de inscrições é 10 de agosto de 2018, às 18 horas (UTC−2). Não serão aceitas inscrições concluídas após essa data.
3.2. O ato da inscrição implica a plena aceitação das normas constantes no presente edital. O não cumprimento das cláusulas deste edital poderá implicar a desclassificação do/a Artista ou Grupo.
3.3. As inscrições são gratuitas e realizadas unicamente pela internet, respeitando as orientações e etapas a seguir:

3.3.1. Cadastro
Para iniciar a inscrição, o/a Artista ou representante de Grupo deverá cadastrar um e-mail de usuário e senha na plataforma de inscrições da Bienal. Esses dados serão solicitados a cada vez que o/a Artista ou Grupo quiser acessar o formulário de inscrição.

As informações inseridas no formulário poderão ser salvas para preenchimento ou alteração da inscrição a qualquer momento. Após o aceite do Termo de Compromisso e o envio do formulário, não será possível realizar mudanças na ficha de inscrição.

3.3.2. Autoria
Dados do/a Artista ou Grupo deverão ser informados de acordo com os itens abaixo.
a) Dados pessoais do/a Artista ou representante do Grupo (nome, endereço, contatos).
b) Biografia resumida do/a Artista ou histórico do Grupo (máximo de 1000 caracteres com espaços), incluindo principais exposições, residências artísticas, prêmios, bolsas, presença em coleções, entre outros.
c) Currículo do/a Artista ou do Grupo (em formato PDF, TXT ou DOC, máximo de 2 MB). No caso de Grupo, é necessário anexar o currículo de cada integrante.
d) Portfólio do/a Artista ou do Grupo (ou seja, registros fotográficos, textos ou impressos em geral que documentem sua produção, em formato PDF ou DOC, máximo de 10 MB), assim como o portfólio de cada integrante, quando houver.
3.3.3. Dados da(s) Obra(s)
A(s) Obra(s) submetida(s) à seleção deverá(ão) ser acompanhada(s) de seus dados, mencionando suas especificidades e demais informações que auxiliem sua compreensão, de acordo com os itens abaixo:
a) Dados técnicos (título, série, país e ano de produção, tipo de Obra – categoria ou formato predominante).
b) Texto de apresentação (máximo de 1000 caracteres com espaços). É necessário informar aqui se a(s) Obra(s) foi(foram) apresentada(s) anteriormente, indicando local e ano de exposição.
c) Memorial técnico, incluindo proposta de montagem, especificidades de manuseio, manutenção e conservação, lista de equipamentos necessários para montagem, cenografia, desenho técnico, entre outros. No caso de performance(s) e Obra(s) em vídeo em que haja diálogos/letterings, é necessário incluir a transcrição dos mesmos em português, espanhol ou inglês.
Atenção:
I. É indispensável que Obras em vídeo e/ou peças sonoras apresentem links para os arquivos na íntegra em plataformas on-line como Vimeo (www.vimeo.com), YouTube (www.youtube.com) ou outras. Caso seja um link de acesso restrito, informar usuário e senha. Obras cujo idioma não seja português, espanhol ou inglês devem ser legendadas em inglês.
II. Os links devem permanecer disponíveis até março de 2019.
III. A Bienal se compromete a não divulgar ou repassar os links a terceiros durante o processo de seleção.
3.3.4. Materiais complementares
Documentos e/ou materiais ilustrativos complementares relevantes, tais como textos críticos ou registros de exposições anteriores de que a(s) Obra(s) tenha(m) participado, podem ser incluídos em formato DOC, TXT ou PDF na área reservada para Anexos.
Imagens complementares podem ser anexadas nos formatos JPG, PNG ou TIFF, com total máximo de 10 MB. As imagens devem ter, idealmente, dimensões entre 10 × 15 cm e 21 × 27 cm, com resolução de 300 dpi. No caso de série ou políptico, inserir uma seleção de imagens representativas.
Atenção:
I. O envio de materiais complementares não dispensa o preenchimento integral dos campos no formulário de inscrição.
II. Após o processo de seleção, os arquivos anexos de Artistas e Grupos não selecionados/as serão excluídos de qualquer banco de dados da Associação Cultural Videobrasil.
3.4. Confirmação da inscrição
3.4.1. Após o preenchimento de todos os campos, o/a Artista ou responsável pelo Grupo deverá aceitar o Termo de Compromisso para confirmar sua inscrição, implicando a concordância integral e irrestrita das condições estabelecidas neste edital.
3.4.2. Serão desconsideradas inscrições com campos de preenchimento incompletos ou em outro idioma que não português, espanhol ou inglês.
3.4.3. Cada inscrição gera um número de protocolo e um e-mail de confirmação, que devem ser guardados pelo/a Artista ou responsável pelo Grupo. Só serão considerados/as inscritos/as aqueles/as que possuírem esse número.
3.4.4. A Bienal não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, tais como falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferência de dados até a data-limite.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. A Comissão de Seleção da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil poderá selecionar até 50 (cinquenta) Artistas e Grupos para participação na Bienal. Sua decisão final é irrevogável, não cabendo recurso quanto ao resultado.
4.2. A Comissão de Seleção analisará as Obras considerando sua relação com o partido curatorial proposto para esta edição, além de sua viabilidade técnica e espacial.
4.3. O resultado da seleção será divulgado até 28 de fevereiro de 2019, nos sites da Associação Cultural Videobrasil e do Sesc São Paulo. Artistas ou Grupos selecionados serão notificados por e-mail.
4.4. A partir do anúncio dos selecionados, as Obras escolhidas não poderão ser expostas ou participar de qualquer outro evento na cidade de São Paulo até o término da Bienal. Cabe ao/à Artista ou Grupo a responsabilidade e controle sobre tais questões. O não cumprimento dos acordos determinados por este documento poderá implicar a desclassificação do/a Artista ou Grupo.

5. DA PARTICIPAÇÃO E CESSÃO DE DIREITOS DAS OBRAS SELECIONADAS

5.1. Disposições Gerais
5.1.1. Artistas ou Grupos selecionados receberão o valor bruto de R$ 2.750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais, sujeito à retenção de valores referentes a impostos e taxas, de acordo com a legislação brasileira vigente) a título de remuneração pela cessão de direitos da(s) Obra(s) selecionada(s) prevista no item 5.2.
5.1.2. O/A Artista ou Grupo garante a disponibilidade de sua(s) Obra(s) para a apresentação na Bienal, inclusive para a cessão de direitos prevista no item 5.2. abaixo relacionado, cabendo aos organizadores determinar as medidas a serem tomadas em caso de desistência.
5.1.3. Caso o/a Artista ou Grupo não seja detentor dos direitos patrimoniais da(s) Obra(s) selecionada(s), será imprescindível a apresentação da autorização de empréstimo assinada pelo/a proprietário/a da(s) mesma(s) para exibição durante o período da Bienal e posterior participação em itinerâncias, no caso de premiação.
5.1.4. No caso de Obras em vídeo, é obrigação do/a Artista ou Grupo selecionado/a a cessão de 01 (uma) cópia de exibição para apresentação durante a Bienal.
5.1.5. A organização da Bienal responsabiliza-se pelo transporte e seguro das Obras na modalidade “prego a prego”, além de zelar por sua integridade durante o período em que estiver em exposição.
5.1.6. É de responsabilidade do/a Artista ou Grupo indicar um único endereço para coleta da(s) Obra(s) dentro do prazo mencionado a seguir. Para coleta internacional, a(s) Obra(s) deve(m) estar disponível(eis) a partir de 01 de julho de 2019. Para coleta nacional, a(s) Obra(s) deve(m) estar disponível(eis) a partir de 01 de agosto de 2019. Quaisquer imprecisões no envio das informações ou inobservância dos prazos de transporte acarretará a desclassificação da(s) Obra(s) selecionada(s).
5.1.7. Cabe aos/às Artistas ou Grupos providenciar informações complementares para atender as demandas de produção de conteúdos e divulgação da Bienal, tais como entrevistas, fotos, imagens e depoimentos dentro do prazo/cronograma estipulado pela organização, no momento do anúncio dos/as selecionados/as.
5.1.8. Artistas ou Grupos selecionados serão convidados a participar da semana de abertura da Bienal, além de atividades dos Programas Públicos, debates e encontros, com passagens aéreas e hospedagem pagas pela organização da Bienal. As despesas decorrentes de emissão de passaporte e visto para entrada no Brasil ficarão sob única e exclusiva responsabilidade do/a Artista ou Grupo.
5.2. Da cessão de direitos de Obra ou registro de Obra para o Acervo Histórico Videobrasil e imagens do Artista ou Grupo
5.2.1. É obrigação irrevogável e irretratável dos/a(s) Artista(s) ou Grupo(s) a cessão de 01 (uma) cópia de exibição da(s) Obra(s) em vídeo selecionada(s) para a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil à Associação Cultural Videobrasil (Videobrasil). A(s) Obra(s) passará(ão) a integrar o Acervo Histórico Videobrasil, podendo a instituição utilizar a(s) Obra(s) para consulta, estudos e pesquisas em videoteca própria; divulgação e difusão da(s) Obra(s), de trechos, frames, fragmentos e imagens da(s) Obra(s), do/a Artista ou integrantes do Grupo da Bienal, em todo o país e no exterior, sem fins lucrativos, em contexto com seus princípios e finalidades, sempre vinculado à Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e mediante a anuência do/a(s) Artista(s) ou Grupos(s).
5.2.2. Todo e qualquer Registro de Obra (foto e videográfico) participante da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passará a fazer parte do Acervo Histórico Videobrasil, podendo a instituição utilizar o mesmo para consulta, estudos e pesquisas em videoteca própria; divulgação e difusão da(s) Obra(s), de trechos, frames, fragmentos e imagens da(s) Obra(s), do/a Artista ou Grupo e da Bienal, em todo o país e no exterior, sem fins lucrativos; bem como para Exibição Pública, em contexto com seus princípios e finalidades, sempre vinculado à Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

6. DA APRESENTAÇÃO DAS OBRAS SELECIONADAS

6.1. Cabe inteiramente à organização da Bienal, através de sua curadoria e direção artística, definir o modo de exibição das Obras, levando em consideração as especificações enviadas pelo/a Artista ou Grupo no momento da inscrição.
6.2. O(s) trabalho(s) selecionado(s) deve(m) estar completo(s) e acabado(s) para instalação, comprometendo-se o/a Artista ou Grupo a assumir toda a responsabilidade e os custos associados com sua produção. Configuram-se como exceções as Obras instalativas, de artes performativas e ações com o público.
6.3. Cabe à organização da Bienal realizar a montagem e desmontagem das Obras no espaço expositivo, de acordo com as instruções enviadas pelos/as Artistas ou Grupos durante a inscrição. Instruções complementares poderão ser solicitadas e deverão ser passadas com antecedência dentro do prazo estabelecido pela organização da Bienal.
6.4. Caso as informações sobre a(s) Obra(s) estejam incompletas ou sejam insuficientes para finalização de sua instalação, a Bienal reserva-se o direito de desclassificar o/a Artista ou Grupo.
6.5. Caso a presença do/a Artista ou Grupo seja imprescindível durante a instalação da(s) Obra(s) selecionada(s), tal necessidade deverá ser indicada no momento da inscrição.
6.6. No caso de propostas de artes performativas e ações com o público, sua inclusão na programação será definida pelos curadores e direção artística, após o anúncio dos/as selecionados/as.

7. DA PREMIAÇÃO

Em busca de fortalecer sua presença institucional na cena artística do Sul e reafirmar seu papel como fomentadora dessa cena, a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil oferecerá sete prêmios, concedidos por um júri internacional constituído por renomados profissionais dos circuitos artísticos do Sul. Os artistas selecionados serão consultados oportunamente sobre seu interesse em participar da premiação.
• Prêmio Estado da Arte – Prêmio em dinheiro no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais, sujeito a tributação de acordo com a legislação brasileira vigente) para a melhor participação de Artista ou Grupo.
• Prêmios Sesc de Arte Contemporânea – Dois prêmios de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais, sujeito a tributação de acordo com a legislação brasileira vigente) serão atribuídos aos/às dois/duas Artistas ou Grupo de artistas brasileiros/as cujas obras mais se destaquem nesta edição. Uma obra de cada premiado/a passará a integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira.
• Prêmios de Residência Artística – Três prêmios serão oferecidos para jovens artistas em instituições parceiras do Programa de Residências Videobrasil. Jovem artista é aquele cuja primeira participação em exposições coletivas ou individuais tenha acontecido há não mais de dez anos. Caso o/a Artista ou Grupo não tenha interesse em receber o prêmio de residência, essa informação deve constar na ficha de inscrição.
• Prêmio O.F.F. – Um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais, sujeito a tributação de acordo com a legislação brasileira vigente), oferecido pelo Ostrovsky Family Fund para um/a artista com investigação original sobre a imagem em movimento.
7.1. Prêmios de Residência Artística
7.1.1. Os Prêmios de Residência Artística, com duração de 08 (oito) semanas e apoio para a produção de uma obra inédita, deverão ser usufruídos nos dois anos posteriores ao fim da 21ª Bienal (janeiro 2019-setembro 2020). Passagem aérea, acomodação e per diem estão incluídos. Cada premiado/a deverá providenciar e arcar com as despesas de passaporte e visto.
7.1.2. No caso da premiação de Grupo de artistas, deverá ser indicado/a somente um/a representante para usufruir do Prêmio de Residência Artística.
7.2. Das Obras produzidas durante residências artísticas
7.2.1. Toda(s) (as) Obra(s) produzida(s) durante a residência artística deve(m) incluir os créditos abaixo, mencionados em cartela exclusiva (no caso de vídeo), na legenda de parede e em publicações vinculadas ao evento em que a(s) Obra(s) estiver(em) sendo exibida(s). Os créditos devem vir acompanhados dos logos da Associação Cultural Videobrasil e da instituição de residência artística em que a(s) Obra(s) for(em) desenvolvida(s).

Esta Obra foi realizada durante Residência Artística concedida pela 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

7.2.2. No caso de Obra(s) em vídeo, essa(s) passará(ão) automaticamente a integrar o Acervo Histórico Videobrasil e o acervo da instituição de residência, com cessão e usos relacionados no item 5.2.

7.2.3. No caso de Obra(s) em outro suporte que não o vídeo, o Registro da(s) Obra(s) (indicações de montagem, documentação foto e videográfica etc.) passará a integrar o Acervo Histórico Videobrasil, com cessão e usos relacionados no item 5.2.
7.3. Prêmios Especiais
A organização da Bienal poderá atribuir, em parceria com outros colaboradores, Prêmios Especiais, que serão divulgados posteriormente.

7.4. Troféu Panoramas do Sul
7.4.1. Artistas ou Grupos premiados receberão o Troféu Panoramas do Sul, desenvolvido por um renomado artista brasileiro.
7.4.2. No caso da premiação de Grupo de artistas, será concedido apenas um troféu por Grupo.
7.5. Disposições Gerais
7.5.1. O resultado da premiação será divulgado em cerimônia durante a semana de abertura da Bienal.
7.5.2. As Obras premiadas deverão ficar à disposição da organização para participar da Itinerância 21ª Bienal nas unidades do Sesc no interior do estado e/ou no Galpão VB, pelo período de um ano, a partir do término da Bienal. As Obras premiadas serão mantidas e conservadas pela organização da Bienal em condições compatíveis com suas necessidades técnicas.

8. IMPEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

É vedada a participação de:
8.1. Funcionários e estagiários do Sesc São Paulo e da Associação Cultural Videobrasil e seus parentes (cônjuges, companheiros, dependentes, parentes até terceiro grau e afins).
8.2. Integrantes da Comissão Curadora e seus parentes (cônjuges, companheiros, dependentes, parentes até terceiro grau e afins).
8.3. Pessoas físicas ou jurídicas contratadas para a realização da Bienal.
8.4. Obras produzidas durante Prêmios de Residências Artísticas concedidos nas edições passadas do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.
8.5. Artistas e integrantes de Grupos nascidos e residentes nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Islândia, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Reino Unido, República da Irlanda, São Marino, Suécia, Suíça e Vaticano, configurando-se essa a exceção mencionada no item 2 deste edital.
Atenção: inscrições de pessoas impedidas segundo os critérios anteriores serão invalidadas em qualquer fase da seleção.


Para iniciar sua inscrição, faça um novo cadastro ou use um já existente no campo acima.

Publicado por Patricia Canetti às 9:16 AM