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abril 28, 2006

Inscrições e informações para o artista: 6° Salão de Arte do SESC Amapá

Inscrições e informações para o artista: 6° Salão de Arte do SESC Amapá
Fotografia, Escultura, Objeto, Pintura, Gravura, Desenho, Instalação, Vídeo Arte, Áudio-Intalação, Performance e Intervenção Urbana

Inscrições de 2 de maio a 21 de julho de 2006

SESC Amapá, Centro de Atividades Araxá, Seção Artística Cultural
Rua Jovino Dinoá 4311,Beirol, Macapá - AP 68902-030
96-3214-1323, cultura@ap.sesc.com.br ou artesplasticas@ap.sesc.com.br
www.ap.sesc.com.br
Segunda a sexta, 8-12he 14-18h
6° Salão de Arte do SESC Amapá: 15 de setembro a 31 de outubro de 2006


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS:
1ª Categoria: Um prêmio aquisitivo no valor de R$ 3,5 mil
2ª Categoria: Um prêmio aquisitivo no valor de R$ 3,5 mil
Premio Incentivo: Dez prêmios incentivo no valor de R$ 600

GANHO PARA SELECIONADOS: A exposição, sem pró-labore

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Todos os participantes selecionados para a exposição no 6º SALÃO DE ARTES DO SESC receberão certificados

GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
O Portifólio deverá ser apresentado no formato A4 (21 x 29,7 cm) e deverá conter currículo artístico, fotocópias e/ou fotografias (aconselha-se entre 18x24 e 20x25 cm). Fitas de vídeo, DVD e CDs só serão aceitas para inscrições nas categorias vídeo arte, audio-instalação, intervenção urbana e/ou performance, no formato VHS, MP3, e DVD.

TRANSPORTE, DEVOLUÇÃO:
- Artistas residentes fora de Macapá deverão enviar seus trabalhos por conta própria
- O artista deverá encaminhar imediatamente, pelo correio, e-mail ou fax, aviso de recebimento (AR), o recibo de depósito na conta do SESC Amapá, correspondente ao valor do frete pago, garantindo assim, a devolução. Expirados os prazos estabelecidos no item anterior, SESC Amapá reserva-se o direito de incorporá-las ao acervo da Galeria Antônio Munhoz Lopes.

MATERIAIS ESPECIAIS:
- Cabe ao artista o fornecimento dos equipamentos necessários à apresentação das obras

SEGURO:
- Recomenda-se aos artistas que, se julgar necessário, efetuem o seguro de suas obras

DEVOLUÇÃO DE PORTFOLIO PARA SELECIONADOS E NÃO-SELECIONADOS:
É imprescindível o envio de um envelope já sobrescritado, com os selos referentes ao valor de carta registrada, juntamente com a inscrição, para que seja feita a devolução do portifólio, em caso de não seleção. O não envio do envelope implicará na não devolução do portifólio.

DEVOLUÇÃO DE OBRAS DOS SELECIONADOS:
- As obras selecionadas serão retiradas até 24 de novembro de 2006. Expirados os prazos estabelecidos no item anterior, SESC Amapá reserva-se o direito de incorporá-las ao acervo da Galeria Antônio Munhoz Lopes.

REGULAMENTO DO 6º SALÃO DE ARTE DO SESC AMAPÁ


O Serviço Social do Comércio - SESC/AP, através da Galeria Antônio Munhoz Lopes, realizará no período de 15/09 a 31/10/2006 o 6° SALÃO DE ARTE DO SESC AMAPÁ, com o intuito de apresentar trabalhos de artistas, empenhados no desenvolvimento de novas linguagens na produção visual do país.

1. OBJETIVOS:
1.1 Incentivar a produção e a expressão criadora dos artistas visuais atuantes no Brasil.

1.2 Apresentar trabalhos desenvolvidos em FOTOGRAFIA, ESCULTURA, OBJETO, PINTURA, GRAVURA, DESENHO, INSTALAÇÃO, VÍDEO ARTE, ÁUDIO-INTALAÇÃO, PERFORMANCE E INTERVENÇÃO URBANA, selecionados de acordo com as qualidades das obras em consonância com sua contemporaneidade.

1.3 Difundir a produção cultural contemporânea na cidade de Macapá;

1.4 Difundir e registrar o trabalho dos artistas selecionados, através de um catálogo composto com as obras classificadas;

1.5 Promover intercâmbio e a troca de conhecimentos com a vivencia de arte no período da exposição;

1.6 Discutir o papel da arte e a busca de circuitos culturais alternativos na contemporaneidade.

2. PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão participar do 6° SALÃO DE ARTE DO SESC AMAPÁ, artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos. É vetada a participação de funcionários e estagiários do SESC Amapá.

2.2 É vetada a inscrição de artistas que participaram ou participarão de exposições coletivas ou individuais na Galeria Antônio Munhoz Lopes durante o ano em que ocorrer o 6ºSalão de Artes do SESC Amapá.

3. INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições para o 6° SALÃO DE ARTE DO SESC AMAPÁ são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente ou pelo correio, no período de 02 de maio a 21 de julho de 2006.

3.2 Cada artista terá direito, individualmente, de apresentar a quantidade de 01(um) até 03 (três) trabalhos em uma das seguintes categorias: FOTOGRAFIA, PINTURA, ESCULTURA, GRAVURA, OBJETO, DESENHO, podendo, no entanto participar de um trabalho coletivo em outra categoria, cabendo à Comissão de Seleção determinar quais deverão participar da mostra. Dípticos, trípticos e polípticos serão sempre considerados trabalhos únicos. Para inscrição em INSTALAÇÃO, VÍDEO ARTE, AUDIO-INSTALAÇÃO, PERFORMANCE E INTERVENÇÃO URBANA, serão aceitos até 02 (dois) trabalhos.

3.3 Para trabalhos realizados em grupo, um único representante deverá assinar a ficha de inscrição e representar o grupo no caso de seleção e/ou premiação, devendo os nomes dos demais integrantes constar em anexo com os respectivos currículos

3.4 O ato da inscrição implica em automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

3.5 A inscrição será feita em ficha própria, fotocópia ou impressão da versão divulgada na INTERNET, acompanhada de PORTIFÓLIO. É imprescindível o completo preenchimento da mesma, digitada ou em letra de forma legível. Só serão aceitas fichas de inscrição assinadas pelo próprio artista ou sob procuração lavrada em cartório. As fichas de inscrições incompletas, rasuradas ou sem assinatura serão invalidadas.

3.6 È imprescindível o preenchimento do campo: endereço de e-mail, para eventual contato com os artistas.

3.7 O PORTIFÓLIO deverá ser apresentado no formato A4 (21 x 29,7 cm) e deverá conter currículo artístico, fotocópias e/ou fotografias (aconselhamos entre 18x24 e 20x25 cm) dos trabalhos a serem apresentados e, não obrigatoriamente, texto sobre eles (máximo de uma lauda). Todas as fotos e/ou fotocópias das obras deverão estar separadas das informações pessoais do artista. Para possibilitar fácil manuseio durante a seleção. As mesmas deverão ter, no verso, etiquetas digitadas ou em letra de forma legível, contendo o nome do artista, o título e as dimensões do trabalho em centímetros, material e técnica utilizados e ano de execução. Não serão aceitos slides. Fitas de vídeo, DVD e CDs só serão aceitas para inscrições nas categorias VÍDEO ARTE, AUDIO-INSTALAÇÃO, INTERVENÇÃO URBANA e/ou PERFORMANCE, no formato VHS, MP3, e DVD.

3.8 Nas categorias INSTALAÇÃO, VÍDEO ARTE, ÁUDIO-INSTALAÇÃO PERFORMANCE e INTERVENÇÃO URBANA, são imprescindíveis o envio de projeto contendo conceito, esboço, memorial descritivo com as especificações do espaço a ser ocupado (dimensão, altura, número de paredes - planta baixa), indicação do número preciso de material e equipamento e com anotações dos procedimentos da montagem.

3.9 A comissão de seleção poderá solicitar material adicional aos inscritos.

3.10 O tema é livre;

3.11 As obras bidimensionais deverão ter, no máximo, 2 metros de altura por 1,5 metros de comprimento, no caso de somente um trabalho inscrito. Por questões de espaço expositivo, o conjunto de 03 obras bidimensionais inscritas não poderá ultrapassar 2 metros de altura por 2 metros de comprimento.

3.12 As instalações deverão ter no máximo 4 m (quatro metros) em cada uma das suas dimensões.

3.13 Vídeos Artes e áudio-Instalações deverão ter no máximo 05 (cinco) minutos de duração, devendo ser repetidos até o final da fita VHS, DVD ou CD para serem avaliados pela comissão de seleção. Caso selecionado, o artista enviará obrigatoriamente 02 (duas) cópias do trabalho para apresentação.

3.14 Performances deverão ter duração máxima de 15 (quinze) minutos. Sua gravação deverá ser repetida até o final da fita VHS, DVD ou Cd para avaliação da comissão de seleção. Caso selecionada o SESC Amapá e o artista estarão em comum acordo para definirem o período e os horários de apresentações durante o 6° Salão de Artes do SESC Amapá. Os artistas selecionados nessa categoria arcarão com todas suas despesas.

3.15 Não serão aceitas obras no ato da inscrição

3.16 Ao inscrever-se o artista está automaticamente conferindo ao SESC Amapá o direito de dispor de seus dados com finalidades exclusiva de difusão cultural em veículos da mídia impressa e eletrônica;

3.17 Só serão aceitas inscrições de trabalhos inéditos e produzidos a partir de 2003. Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que tenham participado ou venham a participar de outra mostra até o término do 6º Salão de Artes do SESC Amapá;

3.18 Não serão aceitos trabalhos em materiais deterioráveis que prejudiquem a apresentação das obras de outros participantes, ou ainda que comprometam a integridade física do local ou do público;

3.19 Fotos e vídeos que contenham imagens de pessoas deverão ser acompanhados de termo de responsabilidade, assinado pelo autor sobre a utilização da imagem;

3.20 Toda responsabilidade dos direitos autorais recairá sobre o artista.

3.21 É imprescindível o envio de um envelope já sobrescritado, com os selos referentes ao valor de carta registrada, juntamente com a inscrição, para que seja feita a devolução do portifólio, em caso de não seleção. O não envio do envelope implicará na não devolução do portifólio.

3.22 As inscrições deverão ser entregues diretamente no SESC Amapá, Centro de Atividades Araxá, Seção Artística Cultural, rua Jovino Dinoá, 4311, bairro do Beirol, Macapá-Amapá-Brasil, cep 68902-030, no horário das 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira. Telefones : (0xx96) 3214-1323 e-mail:cultura@ap.sesc.com.br / artesplasticas@ap.sesc.com.br, ou remetidas pelos sistemas expressos de postagem (como SEDEX, VASPEX, etc.). Estas inscrições remetidas por correio deverão vir registradas. Só serão aceitas inscrições com data de postagem até o dia 21 de julho de 2006. As inscrições que não cumprirem as condições estabelecidas nos itens anteriores serão rejeitadas pelo júri do Salão e desclassificadas automaticamente.

4. SELEÇÃO
4.1 Os trabalhos de seleção e premiação para o 6º SALÃO DE ARTES DO SESC AMAPÁ serão realizados por uma comissão de seleção composta por 03 (três) representantes de destaque no meio artístico cultural indicados pelo SESC Amapá.

4.2 Os integrantes da Comissão de seleção poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso extremo de impossibilidade de participação.

4.3 A apreciação será feita através das fotos ou fotocópias (categorias: fotografia, pintura, escultura, gravura, objeto, desenho) e em VHS, MP3 e DVD (categorias: instalação, vídeo arte, áudio instalação, performance), sendo o artista responsável pela qualidade da visualização das imagens.

4.4 Fica a critério da comissão de seleção a escolha dos trabalhos a serem selecionados para a exposição.

4.5 Serão selecionados trabalhos de até 20 (vinte) artistas e mais 10 (dez) artistas dentre os estabelecidos na região envolvendo os Estados de ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS PARÁ, RORAIMA, RONDONIA E TOCANTINS, salvo se número de inscrito dessa região for abaixo desta quantidade prevista ou não alçarem os critérios definidos pelo júri de seleção. Totalizando um máximo de até 30 artistas selecionados para integrarem o 6º Salão de Artes do SESC Amapá.

4.6 Será selecionado um total de até 55 trabalhos para comporem exposição.

4.7 Todos os participantes selecionados para a exposição no 6º SALÃO DE ARTES DO SESC receberão certificados.

4.7 Os trabalhos do júri de seleção e premiação serão realizados nos dias 07 e 08 de agosto de 2006 e o resultado será divulgado pela imprensa local e Internet www.ap.sesc.com.br. Os artistas selecionados serão comunicados nos três primeiros dias úteis após a seleção via telefone, e-mail e /ou correio;

4.8 Os trabalhos do júri de seleção e premiação serão realizados em caráter reservado;

4.9 Os Critérios de Seleção utilizados pela comissão julgadora serão definidos pela banca antes da avaliação dos portifólios e serão registrados em Mapas, e também em Ata, a qual ficará exposta no mesmo recinto da exposição após abertura do Salão.

4.10 Perderão automaticamente o direito à premiação, os artistas premiados, que por qualquer impossibilidade, não venham enviar suas obras em tempo hábil para a exposição. Neste caso, serão premiados os artistas indicados em lista suplementar, em ordem numérica, definida pela Comissão de Seleção.

4.11 Os portifólios selecionados passarão a fazer parte do cadastro de artistas do SESC Amapá.

5. TRANSPORTE

5.1 As obras selecionadas para o 6º SALÃO DE ARTES DO SESC AMAPÁ deverão ser entregues até 25 de agosto de 2006 em condições de exposição devidamente etiquetadas no verso contendo o nome do artista, titulo da obra, dimensão e valor.

5.2 Artistas residentes em Macapá e Distritos deverão entregar suas obras pessoalmente ou através de seus representantes legais.

5.3 Artistas residentes fora de Macapá deverão enviar seus trabalhos por conta própria, ao Serviço Social do Comércio no Amapá - Galeria Antônio Munhoz Lopes, CNPJ 03.593.251/0002-04. Acompanhados de nota fiscal avulsa (fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada Estado), em caso de envio por transportadora. Sendo opcional o acompanhamento da nota fiscal para trabalhos enviados via sedex.

5.4 Ocorrendo a remessa pelas formas indicadas no item anterior, o artista deverá encaminhar imediatamente, pelo correio, e-mail ou fax, aviso de recebimento (AR), o recibo de depósito na conta do SESC Amapá, correspondente ao valor do frete pago, garantindo assim, a devolução.

5.5 Fica, definido que o NÃO DEPOSITO do valor do frete de retorno implicará a NÃO DEVOLUÇÃO das obras, incorporando, o trabalho artístico ao acervo da Instituição.

5.6 Artistas selecionados, residentes fora de Macapá e Distritos, terão o prazo de até 31 de outubro de 2006, para a remessa do comprovante de depósito que garante a devolução das obras. Qualquer alteração do período será comunicada, antecipadamente, aos inscritos pela SESC Amapá - Galeria Antônio Munhoz Lopes.

5.7 As obras selecionadas serão retiradas até 24 de novembro de 2006. Expirados os prazos estabelecidos no item anterior, SESC Amapá reserva-se o direito de incorporá-las ao acervo da Galeria Antônio Munhoz Lopes.

5.8 Não serão de responsabilidade do SESC Amapá quaisquer danos causados às obras durante o transporte. Recomendamos que os trabalhos selecionados sejam acondicionados em embalagens resistentes (caixa de madeira, tubo PVC ou similares), se necessário, com instruções para re-embalagem anexadas, já que sua devolução será feita com reaproveitamento das mesmas embalagens.

5.9 As obras somente serão abertas pela comissão organizadora no primeiro dia de montagem da exposição. Verificado qualquer dano causado pelo transporte, será feito imediatamente o registro fotográfico. Sendo enviadas as informações aos artistas via e-mail e telefone.

6 PREMIAÇÃO
6.1 O 6º SALÃO DE ARTES DO SESC AMAPÁ distribuirá os seguintes prêmios:
1ª Categoria: (FOTOGRAFIA, ESCULTURA, OBJETO, PINTURA, GRAVURA e DESENHO). Um prêmio aquisitivo no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais)
2ª Categoria: (INSTALAÇÃO, VÍDEO ARTE, ÁUDIO-INTALAÇÃO, PERFORMANCE e INTERVENÇÃO URBANA). Um prêmio aquisitivo no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais)
Premio Incentivo: Dez prêmios incentivo no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais)

6.2 Após seleção, os artistas deverão encaminhar ao SESC Amapá as seguintes cópias: Carteira de Identidade e comprovante de residência. No caso dos artistas premiados, estes deverão enviar também cópia do CPF e PIS ou PASEP, indicando uma agência bancária e conta corrente ou poupança.

6.3 A Premiação será efetuada através de depósito em conta. Caso o artista não seja titular da conta corrente ou poupança o mesmo deverá enviar uma procuração registrada em cartório autorizando o depósito em conta de terceiros.

6.4 A Instituição SESC Amapá poderá efetuar o depósito da premiação até 02 (dois) meses após o termino da exposição.

6.5 Será realizada premiação simbólica aos artistas premiados que estiverem presentes durante a abertura da exposição, que ocorrerá no dia 15 de setembro às 20 horas.

7. MONTAGEM
7.1 Caberá exclusivamente a comissão de seleção do 6º SALÃO DE ARTE DO SESC AMAPÁ elaborar o plano de montagem, distribuição das obras na Galeria Antônio Munhoz Lopes e demais espaços propostos para a montagem de obras selecionadas.

7.2 A exposição será montada por equipe especializada. As obras que não se encontrarem nos suportes tradicionais serão instaladas de acordo com os projetos ou outras indicações fornecidas pelos artistas.

7.4 Trabalhos que exijam salas, instalações e montagens especiais só serão exibidos em espaços que tenham disponibilidade técnica e física.

7.5 As instalações, assim como as esculturas maiores de 2,0 m serão expostas em espaço aberto.

7.6 Informamos aos artistas que se inscreverem nas categorias de instalações e esculturas superiores a 2,0 m, que o espaço de exposição esta sujeito à ação do tempo: Sol, Chuva e Ventos fortes.

7.7 O SESC não se responsabiliza por danos causados pelos elementos mencionados no item anterior.

7.8 Artistas que inscreverem instalações ou trabalhos que devam ser montados no local da exposição, deverão anexar ao seu Projeto especificações claras sobre a montagem. Estas poderão ser utilizadas, também, para reprodução em catálogo, em caso de seleção. Esses artistas poderão, ainda, acompanhar a montagem de seu trabalho no local, em data a ser determinada pela Produção do Salão, desde que assuma todas as despesas.

8. CONSIDERAÇÕES GERAIS
8.1 As obras selecionadas não poderão ser retiradas antes do encerramento do Salão.

8.2 Recomenda-se aos artistas que, se julgar necessário, efetuem o seguro de suas obras.

8.3 Das decisões da comissão de seleção não caberá recurso.

8.4 Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela comissão de seleção responsável pela seleção e premiação do Salão.

8.5 Cabe ao artista: a apresentação dos trabalhos selecionados; o fornecimento dos equipamentos necessários à apresentação das obras, sendo de total responsabilidade do artista a orientação e o apoio logístico à operacionalização e à manutenção dos mesmos e envio das obras embaladas.

8.6 È obrigatório o envio de suportes para encaixe e fixação das obras que os necessitem.

8.7 Ocorrerá paralelamente ao período de exposição do 6º salão de Artes do SESC Amapá a exposição "Artista Homenageado", cujo objetivo é homenagear um artista amapaense em destaque no ano precedente ao Salão, definido pela comissão organizadora do Evento.

8.8 O artista homenageado receberá da Instituição SESC Amapá o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) e uma placa de homenagem com a logomarca do Salão como premiação simbólica pela contribuição ao desenvolvimento das Artes e Cultura no Estado do Amapá.

8.9 Os artistas selecionados que desejarem doar algum de suas obras à Instituição deverão enviar uma Declaração informando o Ato de doação e especificando detalhes da obra. Em contra partida o SESC Amapá enviará uma Carta de Agradecimento ao artista, por permitir que sua obra faça parte do acervo da Galeria Antônio Munhoz Lopes.


9. CRONOGRAMA

INSCRIÇÃO
02 de maio a 21 de julho de 2006
SELEÇÃO
07 e 08 de agosto de 2006
RESULTADO DA SELEÇÃO
09 de agosto de 2006
RECEPÇÃO DAS OBRAS
11 de agosto a 28 de agosto de 2006
MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
30 de agosto a 13 de setembro de 2006
ABERTURA
15 de setembro de 2006 às 20 horas
DURAÇÃO
15 de setembro a 31 de outubro de 2006
DESMONTAGEM DA EXPOSIÇÃO
01 a 10 de novembro de 2006
PRAZO FINAL PARA RETIRADA DAS OBRAS
24 de novembro de 2006
INFORMAÇÕES
Serviço Social do Comércio no Amapá
Galeria Antônio Munhoz Lopes
Rua Jovino Dinoá, 4311 Beirol tel. 55(02196) 214-1323.
Cep. 68902-030/ Macapá - Amapá - Brasil
e-mail: cultura@ap.sesc.com.br
artesplasticas@ap.sesc.com.br
www.ap.sesc.com.br

Posted by João Domingues at 10:34 AM