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setembro 22, 2020
Nuno Ramos Online Viewing na Fortes D’Aloia & Gabriel
A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de apresentar a exposição virtual Nuno Ramos com obras inéditas, trabalhos recentes e uma importante seleção histórica do artista. O projeto não se propõe a substituir a experiência sensorial, mas usar da perspectiva extensiva que o ambiente digital proporciona para investigar a diversidade de sua prática — pintura, escultura, instalação, desenho, performance e literatura.
No intuito de apresentar um olhar panorâmico de sua obra, a escolha dos trabalhos foi feita em conjunto com o artista. Estão contemplados desenhos da série I AM, produção deste ano ainda inédita, Marcha à Ré, performance comissionada pela 11ª Bienal de Berlim realizada em parceria com o Teatro da Vertigem, 2020, sua individual HOUYHNHNMS, na Estação Pinacoteca, 2015, além da exposição Morte das Casas, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, 2004, entre outros. Trechos dos livros O Pão do Corvo, 2001, e Cujo, 1993, permeiam o Online Viewing que é também entrecortado por ensaios críticos de Lorenzo Mammi e Alberto Tassinari.
Nuno Ramos nasceu em 1960, em São Paulo, onde vive e trabalha. Suas exposições individuais recentes incluem: Sol a pino, Fortes D'Aloia & Gabriel | Galeria (São Paulo, 2019); O Direito à Preguiça, CCBB (Belo Horizonte, 2016); O Globo da Morte de Tudo, em parceria com Eduardo Climachauska, SESC Pompeia (São Paulo, 2016); HOUYHNHNMS, Estação Pinacoteca (São Paulo, 2015); Ensaio Sobre a Dádiva, Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, 2014); Anjo e Boneco, Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, 2013); Fruto Estranho, MAM Rio (Rio de Janeiro, 2010). Destacam-se ainda suas participações na Bienal de São Paulo (2010, 1994, 1989 e 1985) e na Bienal de Veneza (1995). Sua obra está presente em renomadas coleções institucionais como: Tate Modern (Londres), Walker Art Center (Minneapolis), Inhotim (Brumadinho), MAC-USP (São Paulo), MAM-SP (São Paulo), entre outras.
Fortes D’Aloia & Gabriel is pleased to present a virtual solo exhibition of Nuno Ramos with unpublished and recent works, as well as an important historical selection by the artist. The project does not attempt to replace the richness of sensory experience, but to employ the digital platform in investigating and better understanding the diversity of Ramos's practice - painting, sculpture, installation, drawing, performance and literature.
In order to present a panoramic overview of the whole, the choice of works was made with the artist. Among the featured pieces is the brand new drawing series I AM, and Marcha à Ré, a performance commissioned by the 11th Berlin Biennial (2020) held in collaboration with Teatro da Vertigem. Other notable moments include his solo show HOUYHNHNMS, Estação Pinacoteca (2015), and the exhibition Morte das Casas, at Banco do Brasil Cultural Center (2004). Excerpts from the artist's literary output, particularly O Pão do Corvo (2001), and Cujo (1993), permeate the Online Viewing.
Nuno Ramos was born in 1960, in São Paulo, where he lives and works. Recent solo exhibitions include Sol a pino, Fortes D'Aloia & Gabriel | Gallery (São Paulo, 2019); The Right to Laziness, CCBB (Belo Horizonte, 2016); O Globo da Morte de Tudo, a two-person project with Eduardo Climachauska, SESC Pompéia (São Paulo, 2016); HOUYHNHNMS, Estação Pinacoteca (São Paulo, 2015); Essay on the Gift, Iberê Camargo Foundation (Porto Alegre, 2014); Anjo e Boneco, Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, 2013); Strange Fruit, MAM Rio (Rio de Janeiro, 2010). Ramos has taken part in the following noteworthy group shows: Bienal de São Paulo (2010, 1994, 1989 and 1985) and in the Venice Biennal (1995). The artist's work is present in renowned institutional collections such as Tate Modern (London), Walker Art Center (Minneapolis), Inhotim (Brumadinho), MAC-USP (São Paulo), MAM-SP (São Paulo), among others.
OVR: Luisa Strina em Basel e Latitude Art Fair 2020
Basel viewing room online: It’s easy to tell the depth of a well
Preview
23 a 24 de setembro
Aberto ao público
24 a 25 de setembro
A Galeria Luisa Strina tem o prazer de reunir no viewing room de Basel obras recentes de Anna Maria Maiolino, Clarissa Tossin, Laura Lima e Leonor Antunes, entre outros. Em sua maioria produzidos durante o período de isolamento social, os trabalhos aludem ao momento presente, mas guardam cada um a marca autoral do pensamento destes artistas, com um predomínio, no conjunto, de uma manualidade delicada e materialidade etérea. Uma frase geralmente conhecida apenas por cientistas e engenheiros de áudio, nosso título faz referência às tecnologias que tornam exposições como esta possível e sua subjacente poesia constitutiva. Art|Basel inaugura em breve sua segunda feira de arte exclusivamente virtual, dedicada a obras produzidas em 2020.
A galeria participa do evento online, e também disponibiliza o preview da feira em um viewing room próprio, que você já pode acessar neste link.
Anna Maria Maiolino
Clarissa Tossin
Laura Lima
Leonor Antunes
Marcius Galan
Matias Duville
Pedro Reyes
Latitude Art Fair 2020: Do telex à vertigem
Preview
23 de setembro
Aberto ao público
24 a 27 de setembro
A seleção de trabalhos da Galeria Luisa Strina para a feira de arte on-line promovida pelo Latitude na plataforma do Artsy conta a história dos momentos mais marcantes da arte brasileira por meio de obras dos artistas que são ou foram representados pela galeria ao longo de sua trajetória de 45 anos de aposta na experimentação de ponta e no conceitualismo dos criadores brasileiros.
Trata-se, aqui, de uma história dinâmica, em que o sistema de comunicação popular nos anos 1980 (o telex) dá título a uma obra de 2019, de Caetano de Almeida, enquanto a vertigem que caracteriza nossos dias comparece em uma pintura gestual característica dos anos 1980, de Artur Barrio. Neste vaivém das narrativas constantemente reescritas da arte e da história do Brasil, incluímos uma reflexão sobre a sociedade brasileira nos anos 1950 e 1960, proposta em obra recente de Beto Shwafaty, ao lado de um desenho processual de Laura Lima que só estará finalizado em 2064.
No arco histórico sintetizado nesta seleção de obras, não podíamos deixar de incluir características fundamentais da arte dos anos 1990 e 2000, presentes na participação de Edgard de Souza e Emmanuel Nassar nesta mostra on-line, que foram representados pela galeria justamente durante esse período, marcado pela tematização da intimidade, dos afetos, assim como pela intersecção de arte popular e erudita, implodindo de vez esta dicotomia.
Finalmente, para destacar o mais importante da produção dos anos 2010, escolhemos obras de Thiago Honório, emblemáticas do que se convencionou chamar “arte relacional”, conceito que o artista leva às últimas consequências confundindo ateliê e corpo, a performatividade do operário com a do artista, espaço público e privado. As novas vertigens escancaradas pela delicadeza de Honório completam o loop que reencontra Barrio no início desta história.
O preview pode ser acessado em nosso viewing room neste link a partir de segunda-feira, 21 de setembro.
