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abril 27, 2020

Chamada Aberta Internacional: MAM Rio busca profissional para a nova Diretoria Artística

No dia 3 de maio de 2020, data em que o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) celebrará seus 72 anos, será aberta uma chamada internacional sul-americana para o novo cargo de Diretoria Artística da instituição. A chamada integra as ações de reposicionamento do museu, que está sob nova gestão desde janeiro, liderada pelo diretor-executivo Fabio Szwarcwald. O MAM Rio conta com um dos mais importantes acervos de arte moderna e contemporânea da América Latina, com cerca de 15 mil obras.

É parte da transformação do MAM Rio atrair profissionais que, com suas experiências e conhecimentos, contribuam para a construção de novas formas de atuação, pautadas por valores inclusivos em favor de um pensamento coletivo. O objetivo é promover o trânsito entre as diversas expressões artísticas, eliminando fronteiras e gerando integração entre gêneros e programas poéticos.

A nova Diretoria Artística substituirá o atual curador de artes visuais do MAM Rio, o crítico de arte, professor e curador Fernando Cocchiarale. Com 10 anos de dedicação à curadoria do museu, seu acervo e as exposições da arte contemporânea, Cocchiarale é parte da escrita afirmativa da instituição, desempenhando papel de grande importância no campo ampliado dos exercícios curatoriais, com seus desdobramentos e articulações.

Para o cargo de Diretoria Artística, o MAM Rio busca profissional de nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que tenha visto de residência e trabalho no Brasil ou cidadania de um dos países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai). O contrato de trabalho será pelo prazo mínimo de dois anos, com possibilidade de renovação.

A Direção Artística será responsável pela Curadoria de Artes Visuais, pela gestão das coleções, além de ser responsável por áreas que abrangem desde as exposições até iniciativas e eventos dos departamentos de cinema, documentação e educação; além da parceria com a Residência Artística Internacional Capacete, que terá suas atividades, agenda e processos de pesquisa integrados ao MAM Rio.

Observando o compromisso da atual gestão com a transparência, a seleção terá duas etapas de avaliação por dois comitês distintos. Os nomes dos integrantes serão divulgados junto com o resultado ao final do processo. O primeiro comitê, deliberativo, será formado por membros da equipe do museu e outros profissionais com competências em diferentes áreas, e será responsável pela seleção final. Já o segundo grupo, formado por representantes do setor cultural, entre eles artistas, curadores e lideranças de organizações do setor museológico, contribuirá com o aconselhamento e dará parecer sobre as candidaturas finalistas. A combinação de visões garante maior amplitude de repertórios e a seleção dos nomes do comitê técnico consultivo segue o critério principal de não gerar conflito de interesses ou escolhas em benefício próprio. O detalhamento de todo o processo estará disponível no website do museu (www.mam.rio) a partir de 3 de maio.

O MAM Rio preza pela garantia da privacidade dos participantes no processo. Por isso, todos os envolvidos na produção ou seleção de candidatos assinarão um termo em que as partes concordam em observar a confidencialidade das informações.

“Nossa proposta de uma chamada aberta é divulgar a iniciativa a um número maior e mais diversificado de profissionais com a possibilidade de contribuir com a visão de um museu contemporâneo, aberto, sustentável e solidário que queremos construir junto com os artistas, a sociedade e os públicos do MAM Rio”, menciona Fábio Szwarcwald, Diretor Executivo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Para participar, os candidatos deverão encaminhar suas propostas a partir do próximo dia 3 de maio, de acordo com as regras e os critérios que serão divulgados no website do museu (www.mam.rio). O prazo final de recebimento será 24 de maio 7 de junho de 2020, às 23:59 (horário de Brasília).

Com essas diretrizes, o MAM Rio amplia suas bases de diálogo e experimentação, honrando a longa e ousada trajetória que marca a instituição, uma das mais sólidas referências em arte moderna e contemporânea da América Latina.

Confira o cronograma previsto* da convocatória:

3 de maio - Anúncio da chamada aberta
24 de maio - Encerramento das inscrições
25 de maio a 1 de junho - Análise das inscrições
1 de junho - Contato com os cinco selecionados para agendamento de entrevistas
5 de junho - Anúncio da finalização da primeira etapa
8 a 12 de junho - Entrevista online com os cinco selecionados da primeira etapa
Até 3 de junho - Prazo para as inscrições dos projetos na segunda etapa
06 a 10 de julho - Análise dos projetos da segunda etapa
13 a 17 de julho - Entrevistas com selecionados da segunda etapa
20 a 24 de julho - Análise final
27 de julho - Divulgação do resultado

* O cronograma acima é estimado e pode sofrer alterações de modo a seguir os prazos necessários para a realização de cada etapa. O MAM Rio divulgará pelo website eventuais atualizações de cronograma.

Sobre o MAM Rio

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), fundado em 1948, é voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura. Seu acervo de cerca de 15 mil obras forma uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina. O museu realizou inúmeras exposições que marcam até hoje as expressões e linguagens das artes visuais e abrigou múltiplos movimentos artísticos brasileiros.

O MAM Rio é uma instituição cultural constituída como uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, apoiada por pessoas físicas e por empresas, que tem atualmente a Petrobras, o Itaú e a Ternium como mantenedores por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Grupo PetraGold como patrocinador.

O edifício onde o MAM Rio funciona desde 1958 é reconhecido internacionalmente como um marco da arquitetura moderna mundial, projetado pelo arquiteto franco-brasileiro Affonso Eduardo Reidy, também autor da passarela de pedestres que liga o museu ao centro histórico do Rio de Janeiro e do urbanismo do Parque do Flamengo, onde o museu está situado. Os jardins do MAM e do Parque são de autoria de Roberto Burle Marx, considerado o maior paisagista do século 20, inventor do paisagismo moderno.

O MAM Rio abrigou parte considerável dos movimentos artísticos brasileiros de vanguarda, como o Grupo Frente (1954), o Neoconcretismo (1959), a Nova Objetividade Brasileira (1967), o Cinema Novo (anos 1960), o Cinema Marginal (anos 1970), o curta-metragismo e o documentarismo independente (anos 1970-1980) e o Cinema Experimental Contemporâneo (anos 2000).

Foi também no MAM Rio que dezenas de eventos e exposições seminais da arte moderna e contemporânea brasileira ocorreram, entre elas a I Exposição Neoconcreta (1959), Opinião 65 (1965), Opinião 66 (1966), Nova Objetividade Brasileira (1967), Salão da Bússola (1969), Salões de Verão (1969/74) e Arte Agora III – América Latina: geometria sensível (1978).

Desde janeiro de 2020, o Diretor Executivo Fábio Szwarcwald assumiu uma nova gestão no MAM Rio, com o apoio do Conselho e demais áreas do museu, integrando novos profissionais aos quadros e dando início a um processo de profunda transformação institucional com ideias inovadoras e novos fluxos de trabalho.

As ações do processo de transformação buscam coerência com o projeto original do museu, pautado pelo tripé arte-educação-cultura que serão desenvolvidos por meio da reabertura do Bloco Escola, da parceria com a Residência Artística Internacional Capacete e outras diretrizes de renovação sendo implementadas nas áreas educativa, curatorial, cinemateca, comunicação e, também, nas parcerias com empresas e apoiadores do museu.

O MAM Rio realizará ações que buscam ampliar o relacionamento com a cidade do Rio de Janeiro, com as artes e a sociedade integradas à sua marcante trajetória de experimentação e ousadia, e também ao papel contemporâneo dos museus.

Posted by Patricia Canetti at 12:39 PM

abril 21, 2020

Arte como respiro - Artes Visuais do Itaú Cultural - Inscrições

Artes Visuais é a terceira área de expressão artística contemplada por Arte como respiro: múltiplos editais de emergência do Itaú Cultural

ACESSE O RESULTADO: Esta edição recebeu 8.707 inscrições, das quais foram escolhidos 140 trabalhos da categoria Produção Artes Visuais e 60 da categoria Série Fotográfica.

Continuamente conectado com este momento e com o intuito de apoiar artistas durante o período de suspensão social, a organização abre as inscrições para projetos de artes visuais, depois de ter lançado os editais emergenciais para artistas das áreas de artes cênicas e de música.

Na segunda-feira, dia 20 de abril, dando continuidade ao Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, que tem lançado um edital por semana desde o início do mês, o site do Itaú Cultural abre inscrições para projetos de artes visuais, nas categorias: Produção Artes Visuais e Série Fotográfica. As inscrições para este edital serão encerradas às 23h59 (horário de Brasília) da quarta-feira, dia 22 de abril e devem ser feitas acessando o site www.itaucultural.org.br.

Em conexão com o amplo movimento espontâneo de criação online no meio artístico, neste momento, Arte como respiro foi iniciado com o fomento para cênicas, seguido de música. A organização prevê, ainda, contemplar outras áreas de expressão artística, que estão sendo definidas. Assim, a instituição segue com a sua proposta de acolher os artistas obrigados a atuar isoladamente e sem remuneração, neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19.

“Optamos por essas categorias porque percebemos que são focos de atuação contemporânea”, explica Sofia Fan, gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. “Nosso intuito é estimular os artistas a refletirem e expressarem, por meio de seus trabalhos, como seguem produzindo neste período de suspensão social em que o isolamento, além de tudo, traz limitações e como as superam”, continua ela para concluir que este é um momento de reflexão sobre um período histórico para o qual o edital busca dar apoio e difusão.

A equipe de produtores dos núcleos de Artes Visuais, Acervo e Comunicação do Itaú Cultural selecionará 120 projetos – até 80 na categoria Produção Artes Visuais e até 40 na categoria Série Fotográfica – considerando critérios subjetivos poéticos, aderência ao tema proposto, período de produção das obras e seus registros e a narrativa da edição/série. Os selecionados receberão valor bruto de R$ 3 mil reais como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais da obra. Os contemplados serão informados por e-mail até o dia 18 20 de maio (aviso de adiamento do resultado).

As categorias

Na categoria Produção Artes Visuais podem ser inscritos trabalhos em quaisquer áreas deste segmento, desde que reflitam sobre temas ligados ao período de suspensão social – as limitações provocadas pelo confinamento, de que modo os artistas continuam suas produções, o que estão produzindo neste momento histórico e como o isolamento social afeta o processo e o resultado para a produção da obra. Estes trabalhos devem estar finalizados e não serão aceitas obras em produção, inacabadas, interrompidas ou em desenvolvimento. Elas podem, no entanto, ser realizadas por mais de um autor, desde que o inscrito seja um deles.

Existem duas formas de inscrição nesta categoria. Uma é para trabalhos realizados na linguagem audiovisual, como performances ou obras em videoarte finalizadas para visualização em plataforma de hospedagem aberta – Vimeo, Google Drive, YouTube, por exemplo. A outra é para obras realizadas em outros segmentos, como pintura, gravura, escultura, desenho.

Para a categoria Série Fotográfica devem ser enviados trabalhos fotográficos produzidos no período da quarentena e cujo tema seja isolamento social. As fotos devem ter sido feitas sob a perspectiva deste momento vivido atualmente. O trabalho inscrito deverá se caracterizar como uma série fotográfica e a pessoa que está realizando a inscrição deve ser o autor único da obra.

Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público de acordo com a agenda organizada pela equipe de artes visuais dentro do prazo de até seis meses, podendo ser alterado diante do quadro social referente à pandemia ou de necessidades da própria organização. Ficará a critério da instituição se a exibição será realizada em sua grade de programação virtual ou em outros canais de exibição.

Acessar edital online

Posted by Patricia Canetti at 12:52 PM

abril 12, 2020

“Pipa em Casa”, Apoio Emergencial aos Artistas - Inscrições

Vivemos hoje um momento extremamente difícil e totalmente imprevisto. O mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus e pede para que todos nós façamos o isolamento social. Neste período, ficar em casa é a melhor maneira de frear e combater a COVID-19.

Diante dessas circunstâncias, sabemos que para muitos artistas, além dos perigos à saúde, esta é um crise também do ponto de vista financeiro. Por isso, o Instituto PIPA decidiu destinar uma verba emergencial de R$50 mil para apoiar e incentivar os artistas. Todos os 480 nomes que já participaram de pelo menos uma edição do Prêmio PIPA (de 2010 a 2020 inclusive) podem se inscrever no edital do “PIPA em casa”. A partir do dia 10 de abril, haverá uma mostra virtual nos sites www.premiopipa.com e www.pipaprize.com com os trabalhos que estão sendo feitos durante o isolamento social. Ao final da exposição, dez artistas serão selecionados e receberão, cada um, R$5 mil. Infelizmente não é possível apoiar todos, mas será da soma de iniciativas independentes que encontraremos caminhos para enfrentar a crise.

O artista, na sua condição produtiva intermitente, é dos mais afetados em momentos de crise, especialmente quando toda “exposição” está interditada. O “PIPA em casa”, na medida de suas possibilidades, abre agora este edital para, de alguma forma, estar junto aos artistas. Sabemos que diante dessa crise a solidariedade e as ações de apoio à produção artística são fundamentais. Além disso, temos como propósito, com este suporte, estimular a discussão dos efeitos sociais causados pela pandemia e gerar um arquivo do que está sendo produzido durante a quarentena.

Todo artista que já participou do PIPA deve receber um email nesta sexta, dia 10. Caso queira confirmar a colaboração no “PIPA em casa”, é fundamental que o artista responda no email que concorda com os termos do edital, todos citados abaixo, e envie a obra até o dia 20. Se você faz parte desse grupo e não recebeu o email, por favor entre em contato com premiopipa@premiopipa.com.

PROJETO
Convidamos todos os artistas que participaram em pelo menos uma das edições do Prêmio PIPA (de 2010 a 2020 inclusive) a mostrar numa exposição virtual o que estão produzindo em casa.

APOIO EMERGENCIAL
O Instituto PIPA irá destinar uma verba de R$50 mil para doar para 10 artistas. Cada um receberá uma doação de R$ 5 mil.

INSCRIÇÕES
De 10 a 20 de abril.

SELEÇÃO
10 artistas serão selecionados pelo Conselho do PIPA para receber a doação deste apoio emergencial de R$5 mil.

TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS
Cada artista poderá enviar um trabalho produzido nesse período para ser apresentado em exposição virtual nos sites do PIPA.

> Os trabalhos devem ser apresentados em no máximo 3 imagens ou através de um vídeo com duração máxima de 3 minutos.

> Todas as mídias visuais podem ser representadas (pintura, escultura, colagem, grafite, objeto, fotografia, vídeo etc)

> Caso o artista sinta necessidade de dar algum esclarecimento ou situar o trabalho pode enviar um texto de até uma lauda.

PERÍODO DE SELEÇÃO
Apresentação dos trabalhos inscritos até o dia 20 de abril.

RESULTADO
O Conselho do PIPA escolherá os 10 artistas que receberão a doação de R$5 mil.
Todos os trabalhos enviados (seguindo os padrões exigidos) serão apresentados nos sites do Prêmio PIPA e do PIPA Prize.

ANÚNCIO DOS 10 ARTISTAS SELECIONADOS
Até 5 de maio.

Observações

> Os artistas participantes autorizam de forma inteiramente gratuita e incondicional, a inserção das imagens e vídeos enviados, por qualquer meio ou mídia, em toda a divulgação e materiais do Prêmio PIPA e Instituto PIPA.

> Os trabalhos a serem enviados devem ser de autoria própria do artista inscrito, não havendo qualquer violação à direitos autorais de terceiros.

> O artista participante deve assumir total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados pela sua participação no “PIPA em casa”.

> Se o artista quiser participar da exposição virtual “PIPA em casa” mas considere que no momento não precise deste apoio emergencial, é só indicar este desejo junto com o de acordo e será bem-vindx na exposição virtual com suas (até) 3 imagens.

Para participar, basta responder ao email com o edital. Se você é artista participante de alguma edição do PIPA e não recebeu esse email, entre em contato pelo premiopipa@premiopipa.com dizendo que está de acordo com todos os termos do edital acima juntamente com o seu trabalho anexado até o dia 20 de abril de 2020.

Posted by Patricia Canetti at 3:58 PM

Prêmio Pipa 2020 - Artistas indicados

Ao longo desta semana (de 30 de março a 3 de abril), publicamos diariamente boletins revelando, pouco a pouco, os artistas indicados à décima primeira edição do Prêmio PIPA. São ao todo 72 artistas, entre os quais 53 foram indicados pela primeira vez, que foram escolhidos pelo Comitê de Indicação.

Publicamos todos os nomes enviados pelos membros do Comitê de Indicação 2020. No entanto, apenas os artistas que assinarem o Termo de Compromisso e atenderem a todas as solicitações da Coordenação do PIPA dentro dos prazos informados, serão considerados Artistas Participantes e habilitados a concorrer ao Prêmio nas suas quatro categorias.

Confira a lista completa dos artistas indicados ao Prêmio PIPA 2020:

Adriano Costa (Indicado ao Prêmio PIPA 2012, 2013 e 2016)
Agrade Camíz
Alex Cerveny
Alexandre Canonico (Indicado ao Prêmio PIPA 2017)
Alice Lara
Ana Almeida
Ana Prata (Indicada ao Prêmio PIPA 2017, 2018 e 2019)
Ana Sario
Anna Costa e Silva (Indicada ao Prêmio PIPA 2018)
Antonio Tarsis
Bia Leite (Indicada ao Prêmio PIPA 2019)
Bira Carvalho
Bruno Rios
Carolina Cordeiro
Cecilia Lima
Clarissa Tossin
Claudio Cretti
Dalton Paula (Indicado ao Prêmio PIPA 2017 e 2018)
Dan Coopey
Davi de Jesus do Nascimento
Ding Musa (Indicado ao Prêmio PIPA 2012)
Eder Muniz (Calango)
Eduardo Montelli
Elias Maroso
Fernanda Gomes
Fernanda Grigolin
Flavia Bertinato
Flávio Cerqueira
Gabriela Mureb
Gê Viana (Indicada ao Prêmio PIPA 2019)
Guilherme Ginane
Hugo Houayek
Irmãs Brasil
Isael Maxakali
João Trevisan (Indicado ao Prêmio PIPA 2019)
José Diniz
Jota Mombaça
Junior Pimenta
Leandro Vieira
Leticia Bertagna
Letícia Lampert
Lucas Simões
Lyz Parayzo (Indicada ao Prêmio PIPA 2017)
Marc Davi
Marcelo Cipis (Indicado ao Prêmio PIPA 2013)
Marcelo Gandhi
Marcelo Pacheco
max wíllà morais
Maxwell Alexandre (Indicado ao Prêmio PIPA 2019)
Mayra Martins Redin
Paul Setúbal (Indicado ao Prêmio PIPA 2017 e 2019)
Paulo Nimer Pjota (Vencedor do PIPA Online 2014 e Indicado ao Prêmio PIPA 2014 e 2019)
Pedro Victor Brandão
Rafa Silvares
Ralph Gehre
Randolpho Lamonier (Indicado ao Prêmio PIPA 2018)
Raphael Escobar
Renata Felinto
Ricardo Reis (erre erre)
Rodrigo Braga (Finalista e Vencedor do PIPA Voto Popular Exposição 2012 e indicado ao Prêmio PIPA 2011, 2014 e 2015)
Rodrigo Bueno
Sallisa Rosa
Shevan Oliveira Lopes
Simone Barreto
Thiago Honório (Indicado ao Prêmio PIPA 2010)
Ton Bezerra
Ventura Profana
Waleska Reuter (Indicada ao Prêmio PIPA 2014)
Wellington Gadelha
Yiftah Peled
Yukie Hori
Yuri Firmeza (Indicado ao Prêmio PIPA 2011, 2012, 2013, 2016 e 2018)

Acesse a página do Prêmio Pipa para ver as páginas dos artistas que já participaram em outras edições

Posted by Patricia Canetti at 3:46 PM

abril 7, 2020

Secult lança Edital Emergencial da Cultura para o Espírito Santo - Inscrições

A seleção contemplará 300 prêmios divididos entre conteúdo digital e atividades depois do fim da pandemia do Covid-19.

Inscrições em dois períodos: de 8 a 20 de abril e de 20 de maio a 1 de junho de 2020 (até às 18h do último dia)

Sede da SECULT
Rua Luiz Gonzáles Alvarado 51, Enseada do Suá, Vitória, ES
27-3636-7115/7116 ou editaisfuncultura@secult.es.gov.br

Para amenizar os impactos do novo Coronavírus (Covid-19) no setor cultural, a Secretaria da Cultura (Secult) lança o primeiro edital da Cultura de 2020. Em caráter emergencial, a seleção contemplará 300 prêmios de R$ 1.200,00 divididos em propostas a serem realizadas on-line e apresentações presenciais após o fim do Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo. Os recursos são do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e farão parte de uma programação executada e divulgada pela Secult.

Podem participar artistas e técnicos tanto com projetos de apresentações quanto de capacitação na área de cultura. Todos os procedimentos serão simplificados, com o objetivo de dar uma resposta rápida ao setor cultural capixaba. O edital capixaba se destaca entre os demais em território nacional por possibilitar a inscrição de projetos de técnicos da cultura, como sonoplastas, iluminadores, fotógrafos, produtores e outros.

Com o cancelamento de eventos culturais em todo o Estado para evitar aglomerações, as apresentações on-line são uma saída para a atuação de profissionais da cultura. Já as apresentações posteriores ao Estado de Emergência são focadas em grupos mais vulneráveis, como os da cultura popular e o do circo, que têm menos acesso à internet ou dependem de apresentações presenciais em seu fazer artístico.

A seleção será exclusivamente on-line, em dois períodos: 150 prêmios com inscrições entre 8 e 20 de abril e a outra metade com inscrições entre 20 de maio e 1 de junho. Em cada período de inscrição, 50 prêmios vão para apresentações presenciais e 100 prêmios para apresentações on-line.

A divisão dos prêmios também se dá por municípios no eixo on-line: 60 para municípios de até 30 mil habitantes; 40 para municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes e 100 prêmios para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Quem pode se inscrever

Agentes culturais que moram há dois anos ou mais no Espírito Santo podem se inscrever no edital como Pessoa Física. Para a inscrição, é necessário ainda ter cadastro em seu nome na plataforma on-line Prosas.

É vedada a participação de Pessoas Jurídicas, membros da Comissão Julgadora, menores de 18 anos e funcionários da Secult, bem como de parentes de até segundo grau de funcionários da Secretaria ou membros da comissão.

Apresentações on-line

No eixo 1, “Propostas de Conteúdo Individual Transmitidas por Meio Audiovisual”, podem se inscrever projetos de apresentações on-line de teatro, contação de histórias, performance, circo, leitura dramática, música, sets de DJ e outros formatos artísticos, desde que apresentados individualmente.

O Eixo 1 também inclui atividades de formação, qualificação e capacitação na área cultural que podem ser transmitidas ao vivo ou ser gravadas. Na área de formação técnico-cultural podem caber propostas de formações técnicas para os diversos segmentos artísticos. O foco aqui são os trabalhadores da economia criativa que estão impedidos de trabalhar, devido à restrição na realização de eventos, de modo que podem ser propostas oficinas em todas as áreas artísticas, inclusive a técnica, como iluminação cênica, mixagem de som, produção e outros.

O texto do edital especifica ainda que é possível propor outras formas de apresentações on-line devidamente justificadas na inscrição. Todas as questões serão analisadas pela Comissão Julgadora, considerando as especificidades em cada fazer artístico.

Apresentações presenciais

No Eixo 2, Propostas Artísticas a Serem Executadas de Forma Presencial, podem se inscrever propostas de números circenses, esquetes teatrais, performances e outras formas de expressão artística que envolvam agentes culturais mais vulneráveis, na modalidade individual ou em dupla. Neste eixo também cabem propostas que possam contribuir para o conhecimento, a difusão e a valorização das diferentes manifestações culturais populares do Espírito Santo.

Atividades de formação, qualificação e capacitação no eixo presencial devem ter duração mínima de 60 minutos e máxima de 120 minutos. O conteúdo a ser abordado deve ser apresentado no ato da inscrição.

Leia o Edital na íntegra

Posted by Patricia Canetti at 10:27 AM

abril 6, 2020

BDMG Cultural Edital Redes de Conhecimento para Mina Gerais - Inscrições

O Edital Redes de Conhecimento é uma oportunidade para que profissionais do setor cultural residentes em Minas Gerais possam oferecer atividades formativas online durante os meses de abril e maio de 2020. Assim, o BDMG Cultural pretende contribuir para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial e para que circulem mais ofertas de qualidade para ampliação de conhecimento.

Inscrições até 8 de abril de 2020

BDMG Cultural
Rua Bernardo Guimarães 1600, Lourdes, Belo Horizonte, MG
bdmgcultural.mg.gov.br

EDITAL + RETIFICAÇÃO N. 1

1 Dos candidatos

1.1. Poderão se inscrever, gratuitamente, profissionais da área cultural de acordo com as seguintes categorias abaixo descritas:

- Gestores culturais – profissionais com expertise em gestão e produção cultural;

- Técnicos da cultura – profissionais de áreas técnicas tais como iluminação, montagem, cenografia, figurino, sonorização entre outros;

- Designers – profissionais do campo do design e da ilustração;

- Escritores – profissionais do campo da literatura e da escrita criativa;

- Artistas – profissionais que desenvolvam trabalhos com artes visuais, música, dança e artes cênicas;

- Fotógrafos e videomakers – profissionais com especialidade em produção de imagem;

- Historiadores e antropólogos – profissionais com pesquisa nas áreas de arte e cultura;

1.2. Somente serão aceitas inscrições de candidatos residentes em Minas Gerais.

1.3. Não poderão se inscrever parentes diretos de funcionários do BDMG Cultural.

1.4. Poderão se inscrever pessoas físicas e pessoas jurídicas.

2 Das inscrições

A inscrição deverá ser feita de 01 a 08 de abril de 2020, por meio do link disponível no site do BDMG Cultural, com o preenchimento do formulário online e anexados todos os documentos solicitados.

O formulário possui os seguintes passos a serem preenchidos:

2.1. Ficha de inscrição com dados cadastrais e informações de contato.

2.2. Proposta resumida de um curso de, no mínimo, 2 videoaulas (até 2 mil caracteres) - com temática do curso, objetivos, proposta metodológica e descrição breve do conteúdo de cada aula.

2.3. Descrição do público-alvo do curso proposto, com indicação de faixa etária, necessidade ou não de formação anterior e requisitos.

Documentos a serem anexados:

2.3. Currículo ou portfólio em formato PDF (máximo 10 páginas)

2.4. Termo assinado com o de acordo com as condições tecnológicas mínimas necessárias para o desenvolvimento do conteúdo / vídeo;

2.5. Vídeo (teaser) de até 5 (cinco) minutos com a proposta do conteúdo a ser ministrado, disponibilizado em link privado nas plataformas Vimeo ou Youtube;

3 Da premiação

3.1. Cada selecionado(a) receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), com os descontos previstos em lei, que serão entregues após a disponibilização das 2 (duas) videoaulas, com as especificações definidas neste edital para o canal do YouTube do BDMG Cultural.

4 Da seleção

4.1. A seleção será realizada entre os dias 09 e 11 de abril, de maneira remota, por uma comissão formada por dois membros do BDMG Cultural e um membro externo à instituição.

4.2. Serão selecionados 20 projetos.

4.3. Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 14 de abril, por meio do site www.bdmgcultural.mg.gov.br, e redes sociais.

5 Dos vídeos e aulas

5.1. Os selecionados devem estar cientes do compromisso de disponibilizar a primeira aula na semana do dia 21 de abril e as demais em sequência, com interrupção máxima de 7 dias, até o dia 30 de maio.

5.2. As aulas devem conter no mínimo 20 minutos e no máximo 60 minutos de duração.

5.3. Os vídeos podem ser realizados com equipamento amador (celulares e filmadoras), desde que apresentem qualidade mínima para visualização e audição da aula ministrada. De acordo com o termo aqui disponibilizado.

6 Das obrigações do BDMG Cultural

6.1. Pagar nas datas previstas os valores de cada prêmio, por meio de transferência bancária eletrônica, para a conta corrente declarada pelo premiado.

7 Das Disposições Gerais

7.1 O ato da inscrição do concorrente importa, para todos os efeitos, em sua expressa aceitação do presente edital, termo de responsabilidade pela fidelidade das informações fornecidas ou que venha a apresentar, além de autorização para a promoção e publicidade da Rede de Conhecimento e Cultura, incluindo, nesta autorização, o nome e a imagem do concorrente.

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 1, DE 03 DE ABRIL DE 2020

Retifica o edital Redes de conhecimento do BDMG Cultural

A Diretoria do INSTITUTO CULTURAL BANCO DE DESENVOVLIMENTO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais, torna pública a seguinte retificação ao Edital supracitado, cujas alterações estão a seguir elencadas:

I - INCLUIR no item 1 do EDITAL REDES DE CONHECIMENTO DO BDMG CULTURAL, de 2 de abril de 2020, o seguinte subitem:

1.5 Não serão aceitas inscrições do mesmo candidato como pessoa física e pessoa jurídica, sob pena de desclassificação; O candidato somente poderá concorrer neste edital em uma destas categorias.

II - INCLUIR no item 4 do EDITAL REDES DE CONHECIMENTO DO BDMG CULTURAL, de 2 de abril de 2020, os seguintes subitens:

4.4 As propostas serão avaliadas pela comissão a partir dos seguintes critérios:

- Adequação da documentação e dos quesitos do edital;
- Pertinência do conteúdo proposto com o edital;
- Currículo dos proponentes;
- Qualidade da proposta apresentada;
- Qualidade mínima para visualização e audição da aula ministrada;

O BDMG Cultural buscará, ainda, a diversidade de temas no conjunto das 20 propostas a serem selecionadas.

4.5 Serão desclassificadas todas as propostas que contenham itens resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou gênero.

FONTE: Edital, Retificação, Formulário, Termo de Aceite e Tire suas Dúvidas

Posted by Patricia Canetti at 10:41 AM

abril 5, 2020

3º Prêmio seLecT Arte e Educação - Inscrições

O Prêmio seLecT de Arte e Educação foi criado para valorizar e incentivar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, grupos de estudo, projetos artísticos colaborativos e iniciativas inovadoras e experimentais que favoreçam os diálogos e os vínculos entre arte e educação. Serão concedidos dois prêmios de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para as categorias Artista e Formador, para projetos realizados em todo o território nacional no biênio 2018/2019, e um prêmio para a nova categoria Camisa Educação.

Inscrições até 30 de junho de 2020

A categoria Artista contempla autores de obras artísticas cuja proposta ou foco de pesquisa envolvam estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico e/ou as relações entre o indivíduo e seu meio social. A categoria Formador contempla professores, agenciadores, mediadores ou instituições responsáveis por projetos comprometidos com uma pedagogia para as artes, assim como com o empreendimento de modelos inovadores de educação da arte ou pela arte. A categoria Camisa Educação abre a oportunidade de enviar propostas para uma nova edição do projeto homônimo realizado pela galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro. O escolhido terá sua camiseta produzida pela galeria e lançada no ABRE ALAS em 2021.

As inscrições acontecem a partir de 2 de abril de 2020 e encerram-se em 30 de junho de 2020, às 23h59. Os projetos inscritos serão analisados por um Júri de três integrantes, presidido pela professora, artista e pesquisadora Giselle Beiguelman. Os responsáveis pelos 10 (dez) projetos finalistas serão convidados a realizar uma apresentação no Seminário de Arte e Educação, que acontece Itaú Cultural, durante os dias 14 e 15 de setembro de 2020.

O anúncio dos 3 (três) projetos premiados será feito em cerimônia no Itaú Cultural, em 15 de setembro de 2020.

Regulamento

I. DAS OBRAS E PROJETOS CONCORRENTES

1. O 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação (2020) promovido e organizado pela Acrobática Editora Ltda-EPP, editora da revista seLecT, será outorgado a obra ou projeto realizado no biênio 2018-2019 – entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019, por instituições brasileiras e autor(es) brasileiro(s), nato(s) ou naturalizados, com sede ou residência permanente no Brasil.

1.1 Entende-se por obra ou projeto pertinente ao escopo deste prêmio toda proposta artística, em qualquer linguagem, meio e formato, cujo foco de pesquisa envolva estratégias de formação e mediação socioeducativas.

1.2 Entende-se por projeto os planos de trabalho, processos e formulações comprometidos com uma pedagogia para as artes e com propostas de modelos inovadores em educação da arte ou pela arte.

2. As obras ou projetos poderão ser inscritos por responsável ou pelo autor até 30 de junho de 2020, às 23h59.

2.1 A pessoa responsável pela inscrição assume, no ato da inscrição, total responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas, bem como pela absoluta conformidade entre a obra ou projeto inscrito e este Regulamento.

2.2 A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, significa plena aceitação, pelo solicitante ou por quem o represente, dos termos deste Regulamento.

2.3 Ao inscrever obras ou projetos de terceiros, o responsável pela inscrição:

2.3.1 Declara que o/a autor/a concorrente está ciente da inscrição.

2.3.2 Assume a responsabilidade, nos termos da lei, pela originalidade, autenticidade e autoria do material que, em qualquer categoria, dispute o prêmio, não respondendo a Comissão Organizadora ou os jurados por reclamações de terceiros, sob qualquer título e a qualquer tempo.

2.4 As obras ou projetos coletivos deverão ser inscritos por apenas um dos autores.

3. As obras ou projetos deverão ser inscritos em apenas uma das categorias a seguir relacionadas e descritas:

II. CATEGORIAS CONTEMPLADAS PELO PRÊMIO SELECT DE ARTE E EDUCAÇÃO E SUA DESCRIÇÃO

3.1 ARTISTA
Será premiado um artista ou autor de obra artística ou projeto cuja proposta ou foco de pesquisa envolva estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico e/ou as relações entre o indivíduo e seu meio social.

3.2 FORMADOR
Será premiado um professor/ agenciador/ formador/ coletivo ou instituição responsável por obra ou projeto comprometido com uma pedagogia para as artes, assim como com o empreendimento de modelos inovadores de educação da arte ou pela arte.

3.3 CAMISA EDUCAÇÃO

3.3.1. Será selecionado um projeto para impressão em camiseta, que inclua a palavra Educação. O proponente deve enviar a Arte Final por meio de link de compartilhamento do Dropbox, Google Drive ou similar, em um arquivo de no máximo 20MB, em arquivo rasterizado, JPG ou PNG, com resolução mínima de 2000 pixels e 150 dpi, ou em arquivo vetorizado, AI, PSD ou PDF.

3.3.2. As dimensões possíveis dependem do tipo de impressão, que pode ser sublimática, em tecido sintético, e compreender toda a camisa, ou pode ser em Silk Digital, nos tamanhos "70 x 50 cm", "42 x 29,7 cm" (A3), "29,7 x 21 cm" (A4) ou "10 x 15 cm".

3.3.3. O finalista, selecionado pelo Júri do prêmio, terá sua camiseta produzida pela galeria A GENTIL CARIOCA, e lançada no evento ABRE ALAS 17, promovido pela galeria, no dia 30 de janeiro de 2021.

4. No caso de a Comissão Organizadora e/ou de o Júri levantar dúvidas quanto ao pertencimento e pertinência de uma obra ou projeto à categoria na qual ela foi inscrita, caberá à Comissão Organizadora a palavra final, que poderá acarretar na desclassificação da obra.

III. DAS INSCRIÇÕES

5. As inscrições devem ser feitas segundo os procedimentos a seguir descritos:

5.1 Preenchimento completo da ficha de inscrição disponível no site www.premio-select.com.br

5.1.1 As inscrições serão gratuitas.

5.1.2 As obras ou projetos precisam ser enviados pelo proponente na forma de apresentações em vídeo, com 5 minutos de duração e um anexo de dez (10) slides em formato PDF.

5.1.3 Os vídeos devem estar disponíveis no YouTube ou Vimeo e os proponentes devem submeter no formulário de inscrição a URL dos vídeos. Recomenda-se que os vídeos sejam enviados com senha de acesso exclusivo ao Júri.

5.1.4 Apresente claramente a sua obra ou seu projeto. Ninguém será selecionado pela qualidade técnica, artifícios de linguagem ou habilidade de edição, mas sim pelo conteúdo. Seja objetivo e fale pausadamente.

5.1.5 Anexos com mais de dez slides e em formatos que não sejam PDF e com mais de 5 Mb serão desconsiderados.

5.1.6 Não serão aceitos materiais adicionais enviados pelos Correios. Caso a Comissão Organizadora receba materiais adicionais, ela não se comprometerá com a devolução.

5.1.8 Obras ou projetos inscritas que não atenderem ao que dispõem o Regulamento e a ficha de inscrição serão desclassificadas.

6. As inscrições realizadas pelo site www.premio-select.com.br serão automaticamente confirmadas.

IV. DA COMPOSIÇÃO DO JÚRI E DO SISTEMA DE SELEÇÃO

7. A cada edição, a Comissão Organizadora do Prêmio seLecT de Arte e Educação constituirá:

7.1 Um Presidente do Júri

7.2 Uma Comissão de Seleção composta de quatro (4) integrantes: o Presidente do Júri, dois representantes do setor (especialistas das áreas de arte e educação) e um representante do Prêmio seLecT de Arte e Educação.

7.3 Uma Comissão de Premiação, que será integrada por quatro (4) integrantes: o Presidente do Júri, um representante do setor (especialista das áreas de arte e educação), um representante do Prêmio seLecT de Arte e Educação e um representante do Itaú Cultural. O Presidente do Júri não vota, a não ser em casos de impasse nas decisões do Júri.

8. O julgamento das obras ou projetos inscritos em cada categoria será realizado em três fases:

8.1 Na primeira fase, as obras inscritas em cada categoria serão conhecidas, analisadas e discutidas de forma coletiva pelo corpo de três (3) jurados da Comissão de Seleção, e o Presidente do Júri, durante reuniões realizadas em julho/agosto de 2020. O Presidente da Comissão não vota, a não ser em casos de impasse nas decisões do Júri.

8.1.2 Cabe à Comissão de Seleção realizar a pré-seleção de trinta (30) projetos – dez (10) de cada categoria – dentre todos os inscritos.

8.2 Na segunda fase, as obras pré-selecionadas pela Comissão de Seleção serão conhecidas, analisadas e discutidas de forma coletiva pelo corpo de três (3) jurados da Comissão de Premiação e o Presidente do Júri, durante reuniões realizadas em agosto de 2020.

8.2.2 Cabe à Comissão de Premiação realizar a seleção de dez (10) obras/projetos finalistas – cinco (5) na categoria Artista e cinco (5) na categoria Formador; e de um projeto finalista da categoria Camisa Educação.

8.2.2.1 O anúncio das dez (10) obras ou projetos finalistas será feito no site www.premio-select.com.br em agosto de 2020.

8.3 Na terceira fase, os responsáveis pelas dez (10) obras ou projetos finalistas serão convidados a realizar uma apresentação no 3º Seminário seLecT de Arte e Educação, que terá lugar na Sala Multiuso do Itaú Cultural, em São Paulo, em 14 e 15 de setembro de 2020.

8.3.1 O(s) concorrente(s) ao prêmio deverão comparecer ao Seminário no Itaú Cultural para uma apresentação de 20 minutos de seus trabalhos. Na etapa de apresentação no Seminário e na cerimônia de premiação, o Prêmio cobrirá as despesas relativas à passagem área, ou rodoviária, e duas noites de hospedagem em São Paulo para um (1) propositor por projeto, caso este não seja natural da cidade.

8.3.2 Cabe à Comissão de Premiação acompanhar as apresentações.

8.3.3 Cabe à Comissão de Premiação reunir-se após o primeiro dia de seminário, em 14 de setembro de 2020, e deliberar sobre as duas (2) obras ou projetos vencedores do 2º Prêmio seLecT de Arte e Educação, nas categorias Artista e Formador.

V. DA PREMIAÇÃO

9. As obras ou projetos vencedores em primeiro lugar de cada categoria (Artista, Formador e Camisa Educação) serão conhecidas no final do segundo dia de seminário, durante a cerimônia de premiação.

9.1 A obra ou projeto vencedor em primeiro lugar de cada categoria (Artista e Formador) receberá, além de certificado, um prêmio no valor bruto de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), sendo deduzidos os encargos legais.

9.2 No caso de obras ou projetos em coautoria, o prêmio em dinheiro será dividido pelos membros da equipe, grupo ou coletivo.

9.3 Todas as obras ou projetos finalistas receberão um certificado de premiação ou de finalista do Prêmio.

V. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10. Membros da Comissão Organizadora e da Comissão Selecionadora, bem como membros da diretoria, funcionários e prestadores de serviços da Acrobática Editora Ltda-EPP, editora responsável pela publicação da revista seLecT, assim como membros do Júri e patrocinadores não podem concorrer ao Prêmio seLecT de Arte e Educação.

11. As eventuais falhas e omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora e pela Curadoria do Prêmio seLecT de Arte e Educação.

12. Desde que respeitados os itens da COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES JULGADORAS E DO SISTEMA DE SELEÇÃO, as decisões dos seus membros são definitivas e irrecorríveis, não havendo reavaliação ou revisão de resultados.

13. Informações complementares poderão ser obtidas pelo site www.premio-select.com.br e pelo e-mail premio.select@gmail.com.

Paula Alzugaray
Curadora do Prêmio seLecT de Arte e Educação

Posted by Patricia Canetti at 12:40 PM