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outubro 30, 2017

Residência Artística Internacional OCA - Selecionados

Programa pioneiro da UnB aproxima as artes das Américas
Residência artística terá Brasília como tema principal

A Casa da Cultura da América Latina lançou na quarta-feira (25) uma residência artística pioneira em Brasília. Seis artistas de países latino-americanos foram selecionados entre mais de 120 inscritos de toda a América Latina – Colômbia, Guatemala, México e Peru, além do Brasil. Os artistas vão passar um mês experimentando a cidade de Brasília, investigando seus aspectos sociais e culturais, e pesquisando sobre a capital que é símbolo do modernismo brasileiro. O objetivo é aproximar as artes e os artistas desse espaço diverso, e que os artistas apresentem, ao final de um mês, suas vivências nessa residência.

Segundo o diretor da Casa da Cultura da América Latina, ligada ao Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, Alex Calheiros, esse programa foi pensado para que os artistas possam ter contato com o cenário artístico e cultural da cidade, incentivando a troca de visões e experiências, mas, sobretudo, como proposta de “revitalização do Setor Comercial Sul, uma região onde prevalece prédios comerciais e órgãos públicos, com pouca vida noturna ou cultural”.

Os artistas vão ser acompanhados por curadores de Brasília e produtores da CAL UnB, entre eles estudantes da Universidade. Vão visitar os edifícios mais célebres da capital federal, mas também as cidades satélites e ter contato com a população.

A proposta de imersão dos artistas em Brasília vai além da visão mais conhecida da capital. Propomos visitas por lugares inesperados, longe das imagens dos cartões postais, para que os artistas conheçam as várias Brasílias.

Na programação, está previsto o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco, cuja localização geográfica derivaria de uma visão do santo, durante o século XIX sobre o local da terra prometida. Os residentes também devem visitar o setor residencial projetado por Lúcio Costa, em sua expressão mais conservada: a quadra modelo (308 Sul), onde está a “Igrejinha” de Niemeyer e o espelho de água de Burle Marx, escondido entre os prédios. Para além dos limites do plano piloto, os residentes devem conhecer o Vale do Amanhecer em Planaltina, que foge da efervescência da cidade, mas que carrega uma carga mística inusitada. Ainda em Planaltina, a pedra fundamental marca o centro do país, no ponto mais elevado do Morro do Centenário. A proposta é ter uma visão em todas as direções. Brasília é a capital, símbolo de centralidade e unicidade, mas de fato, espaço de diversas realidades.

O programa também prevê palestras com artistas locais e nacionais. No dia 1º de novembro, o grupo vai conhecer de perto o Empreza, grupo composto de artistas de Goiânia, Brasília, São Paulo e Rio, que fará um serão de performances na Casa da Cultura da América Latina. No final do mês, a artista paulista Carmela Gross e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha são os convidados para uma conversa na Cal UnB. Todos os eventos são abertos ao público e gratuitos.

A residência tem duração de 4 semanas. Na primeira semana, os artistas circularão pela cidade, conhecendo pontos turísticos e espaços públicos em geral, além da Universidade. A segunda e terceira semanas estão reservadas para que produzam no ateliê que a Cal UnB oferece. Na quarta e última semana, haverá palestras e um ateliê aberto ao público para que conversem com os artistas. O programa de residência artística OCA conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), SESC-DF, e também o apoio de todas as embaixadas da América Latina e Caribe.


O lançamento oficial da Residência Artística Internacional OCA foi às 15 horas desta quarta-feira, 25 de outubro, no Anfiteatro 9 do ICC Sul.

A comissão de seleção do programa OCA é composta pelos curadores Ana Avelar e Renata Azambuja e pelos artistas Gregório Soares, Elder Rocha e Gisel Carriconde. Foram selecionados os seguintes artistas:

Cecilia Vilca Ocharan - Peru
Esvin Alarcón Lam - Guatemala
Ismael Arturo Rodríguez Moreno - México
Jordi Tasso Melo (estudante) - Brasil
Maria Alejandra Rojas Arias (estudante) - Colômbia
Sergio Camilo Pinzón Herrera – Colômbia

Foram ainda convidados artistas de Brasília para acompanharem as atividades. São eles: Cecilia Bona, Gustavo Silvamaral, Thiago Pinheiro e Katalina Leão.

Posted by Patricia Canetti at 2:54 PM

outubro 25, 2017

Edital | Open Call: Abre Alas 14 | 2018 - Inscrições

É com muita alegria que A Gentil Carioca abre seu Edital para o ABRE ALAS 14 | 2018, com o objetivo de lançar e apostar em artistas de vários estados do Brasil e do exterior, mediante envio de propostas de acordo com este Edital.

Inscrições até até 3 de novembro de 2017

A Gentil Carioca
Rua Goncalves Ledo 11, 17 sobrado, Rio de Janeiro, RJ 20050-020
55-21-2222-1651

EDITAL ABRE ALAS 13 | 2017

OPEN CALL ABRE ALAS 13 | 2017 (English version)

É com muita alegria que A Gentil Carioca lança seu Edital para o ABRE ALAS 13 | 2017, com o objetivo de lançar e apostar em artistas de vários estados do Brasil e do exterior, mediante envio de propostas de acordo com este Edital.

1 – DAS INSCRIÇÕES:

1.1 – Encontram-se abertas, no período de 31 de outubro 30 de novembro de 2016, as inscrições para artistas e/ou coletivo de artistas interessados em expor suas propostas nos espaços da A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro;

1.2 – As propostas serão avaliadas e selecionadas por curadores convidados pela A Gentil Carioca.; data de divulgação dos artistas selecionados: até 12 de Dezembro de 2016;

1.3 – Poderão inscrever-se artistas brasileiros ou estrangeiros;

1.4 – As inscrições são gratuitas e serão feitas mediante o envio de Portfólio (digital) contendo documentação abaixo relacionada. Enviar a documentação exclusivamente para o e-mail: agcabrealas13@gmail.com

1.4.1 – Proposta de exposição, sucinta e objetiva, e com especificação das obras que comporão a exposição, descrição dos equipamentos utilizados ou de materiais específicos no caso de instalações ou obras multimídia;

1.4.2 – Currículos artísticos, atualizados e resumidos, do artista e/ou de todos os artistas participantes.

1.4.3 – Endereço, telefone e/ou e-mail para contato;

1.4.4 – Projeto detalhado para o caso de instalações;

1.4.5 – O formato dos portfolios deverão ser em .pdf, com no máximo 10 imagens;

2 – DAS PROPOSTAS

2.1 – Os artistas poderão inscrever-se em quaisquer categorias de produção artística, desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da galeria;

3. DA SELEÇÃO

3.1 – Apenas as propostas aprovadas serão comunicadas aos selecionados por email;

3.2 – As propostas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: agcabrealas13@gmail.com

4 – DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 – Serão selecionados até 20 artistas e/ou coletivos;

5. DOS ARTISTAS SELECIONADOS

5.1 – Abertura 21 de janeiro de 2017 18h às 22h

5.2 – Período da exposição: de 23 de janeiro até 18 de fevereiro de 2017;

5.3 – O projeto não inclui pró-labore para os artistas, que são responsáveis pela produção, transporte e embalagem de suas próprias obras;

5.4 – A A Gentil Carioca oferece montadores, festa de abertura, catálogo colorido e divulgação na imprensa;

5.5 – As obras poderão ser comercializadas. Em caso de venda, 50% será para o artista e 50% para a A Gentil Carioca;

5.6 – Depois de selecionadas, as obras deverão ser entregues na A Gentil Carioca, em perfeitas condições, no prazo a ser informado;

5.6.1 - O transporte das obras para entrega e retirada, será de total responsabilidade do artista, assim como qualquer outro transporte necessário para colocação/ retirada da obra no espaço da A Gentil Carioca.

5.6.2 – Após o período de desmontagem, as obras deverão ser retiradas em até 10 dias. Após esse período, A Gentil Carioca não se responsabiliza por seu armazenamento;

5.6.3 – Caso o artista solicite o envio das obras via correio, os valores de postagem serão de responsabilidade do mesmo;

6. DO ESPAÇO DE EXPOSIÇÕES

6.1 – A galeria fica aberta de segunda a sexta, das 12h às 19h, sábados com agendamento.

Posted by Patricia Canetti at 5:40 PM

outubro 23, 2017

6º Prêmio Marcantonio Vilaça no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça - TCU, Brasília

Pela segunda vez, o Centro Cultural do Tribunal de Contas da União acolhe itinerância do principal prêmio das artes visuais brasileiras. Além dos premiados, o artista Sérvulo Esmeraldo é o homenageado do ano com uma exposição com 11 artistas, integrando a exposição do ‘Projeto Arte e Indústria’.

Quem acompanha o ambiente das artes visuais no Brasil sabe: ser premiado no Prêmio Marcantonio Vilaça é um presente para qualquer artista. Além de valores em dinheiro, os vencedores veem suas obras circularem por todas as regiões do País, recebem acompanhamento de crítico ou curador durante um ano e, de quebra, inserem o nome na seleta lista dos ganhadores de uma das mais relevantes e prestigiadas premiações da arte brasileira. A partir de agora, o público de Brasília vai poder conhecer os eleitos da sexta edição do Prêmio. O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça do Tribunal de Contas da União (TCU) recebe, de 24 de outubro a 22 de dezembro, a exposição dos escolhidos pelo 6º Prêmio Marcantonio Vilaça.

Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a mostra não vem sozinha. Além dos trabalhos dos cinco laureados - Daniel Lannes (Rio de Janeiro), Fernando Lindote (Santa Catarina), Jaime Lauriano (São Paulo), Pedro Motta (Minas Gerais) e Rochelle Costi (São Paulo) - o Prêmio traz a terceira edição do ‘Projeto Arte e Indústria’, exibindo a obra do grande artista cearense Sérvulo Esmeraldo, homenageado desta edição, em diálogo com 11 artistas contemporâneos. Um passeio pela arte contemporânea brasileira, por suas reflexões, provocações e surpresas.

O PRÊMIO - O Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Um dos mais tradicionais e respeitados do País – apontado por muitos como a principal premiação do campo das artes visuais brasileiras – o Prêmio foi criado em 2004. Ao longo de seis edições, já premiou 30 artistas e três curadores.

A cada edição, o prêmio contempla cinco artistas, que recebem bolsa para o desenvolvimento de projetos e têm a produção acompanhada por um crítico ou curador de arte. Ao fim dessa etapa, as obras criadas são reunidas em exposições itinerantes e, posteriormente, doadas ao acervo de instituições culturais. A partir da 5ª edição (2015-2016), curadores também passaram a receber premiação, conquistando uma bolsa para organizarem uma exposição.

PROJETO ARTE E INDÚSTRIA – Em paralelo à exposição do Prêmio, é realizado, desde 2014, o ‘Projeto Arte e Indústria’, que está em sua terceira edição. Segundo o curador Marcus de Lontra Costa, o Projeto deseja homenagear artistas cujos processos de criação estão relacionados à produção industrial. Depois de Abraham Palatnik e Amélia Toledo, desta vez o destaque será o escultor, gravador, ilustrador e pintor Sérvulo Esmeraldo, cuja obra reflete a simbiose entre a arte e a indústria. O caráter concretista do trabalho do artista e a utilização de materiais industriais aliados à luminosidade, humor e leveza típicos dos trópicos e tão presentes em seus trabalhos explicitam o pensamento ousado e criativo tão necessário à inovação e desenvolvimento da indústria.

EXPOSIÇÃO A INTENÇÃO E O GESTO – Formada pelas obras de Sérvulo Esmeraldo (falecido em fevereiro último) em diálogo com trabalhos de onze artistas contemporâneos - Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchôa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.

OS ARTISTAS VENCEDORES DO 6º PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA

DANIEL LANNES (Niterói, 1981) – Vive e trabalha no Rio de Janeiro. É Mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio. Já realizou individuais no Rio de Janeiro (em espaços como o MAM – Museu de Arte Moderna) e São Paulo. Em coletivas, seus trabalhos também puderam ser vistos em Brasília e na Califórnia/EUA. Premiado com o prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012, indicado ao PIPA em 2011 e 2012, tem obras em coleções públicas de espaços como o MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro e o MAM-Rio.

FERNANDO LINDOTE (Santana do Livramento/RS, 1960) – Vive e trabalha em Florianópolis. Antes de se dedicar às artes visuais, atuou como cartunista e chargista de jornais diários do sul do País. Desde então, faz uso de diversas linguagens em seu trabalho – instalações, performances, pintura, fotografia, vídeo, desenho e escultura. Já expôs individualmente em espaços de prestígio como a Galeria Flávio de Carvalho (São Paulo), Centro Cultural Banco do Brasil-Rio de Janeiro, Instituto Tomie Ohtake (SP), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, dentre outros.

JAIME LAURIANO (São Paulo, 1985) – Vive e trabalha em São Paulo. Graduado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, desenvolve trabalhos que examinam as estruturas de poder contidas na produção da História, revelando as relações violentas entre as forças de poder e controle e os sujeitos sociais. Suas obras utilizam desenho, panos, plantas, objetos diversos, dentre muitos outros materiais. Recentemente, realizou individuais no Centro Cultural Banco do Brasil-Rio de Janeiro, Centro Cultural São Paulo e SESC/SP. Já expôs também em coletivas no Mali e no MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro, dentre outras. Tem obras em coleções públicas da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MAR.

PEDRO MOTTA (Belo Horizonte, 1977) – Vive e trabalha entre Belo Horizonte e São João Del Rei. Bacharel em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, usa a fotografia como suporte para seus trabalhos – o artista desenha e manipula digitalmente as imagens. Em 2013, recebeu o principal prêmio da fotografia de Portugal, o “BES Photo”, 2013, quando seu trabalho foi exposto no Museu Coleção Berardo, em Lisboa. Realizou individuais em São Paulo, Montevideo/Uruguai e Belo Horizonte. Publicou os livros “Temprano”, Funarte, 2010 e “Paisagem Submersa”, Cosac Naify, 2008.

ROCHELLE COSTI (Caxias do Sul/RS, 1961) – Vive e trabalha em São Paulo. Fotógrafa e artista multimídia, formada em Comunicação Social pela PUC/Rio Grande do Sul, no início da carreira atuou como fotógrafa de teatro e música e, posteriormente, trabalhou com fotografia editorial. A partir de então, começou a desenvolver projetos pessoais, utilizando a fotografia em objetos e instalações. Seus trabalhos já foram expostos em espaços prestigiados como a Bienal Internacional de São Paulo (1998) e a Bienal de Havana (em 1997 e 1999). Em 1997, recebeu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte e, em 2000, a Bolsa de Artes da Fundação Vitae.

O HOMENAGEADO

SÉRVULO ESMERALDO (Crato/CE, 1929 – Fortaleza/CE, 2017) – Escultor, gravador, ilustrador, pintor, que começou sua trajetória pela xilogravura. Na década de 1950, trabalhou como gravador e ilustrador para o jornal Correio Paulistano. Em 1956, funda o Museu da Gravura, na cidade do Crato, Ceará. Em 1957, apresenta uma exposição individual no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Já na ocasião, suas obras revelavam, segundo o crítico de arte Frederico Morais, um interesse maior pela forma do que pelo tema. Sérvulo já iniciava seu caminho em direção à abstração. Progressivamente, irá se voltando para a produção construtiva e as formas irregulares. Ainda em 1957, vai para Paris estudar. Vive na França até o ano de 1978. Lá, começa a trabalhar com gravura em metal. Em meados da década de 1960, integra-se ao movimento da arte cinética, realizando a série Excitáveis, com quadros e objetos movidos pela eletricidade estática.

Ao retornar ao Brasil, fixa-se em Fortaleza e começa a trabalhar com chapas de aço laqueado, produzindo esculturas com planos dobrados e pintados. Em 1978, cria a Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, na capital cearense, da qual foi curador de 1986 a 1991. Em 1981, realiza uma série de peças brancas em que inscreve formas geométricas vazadas. Na década de 1990, entre outros trabalhos, faz relevos em que sulca linhas rigorosas em superfícies bidimensionais de aço. Em 2001, radicaliza esse princípio. Trabalha com linhas regulares de aço, com as quais desenha formas geométricas tridimensionais no espaço.

Em 2011, a Pinacoteca do Estado faz uma retrospectiva de seu trabalho. A obra de Sérvulo Esmeraldo integra o acervo dos principais museus do país, além de coleções públicas e privadas.

MARCANTONIO VILAÇA – A personalidade que dá nome ao prêmio nasceu em Recife, em 30 de agosto de 1962. Em 1992, inaugurou em São Paulo a galeria Camargo Vilaça, com a sócia Karla Meneghel, que acabou se tornando a mais importante referência para a arte brasileira nos anos 1990 e promovendo a projeção internacional da arte contemporânea brasileira. Marcantonio Vilaça morreu precocemente no dia 1º de janeiro de 2000, aos 37 anos de idade, em Recife. Como reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados à cultura, o governo brasileiro outorgou-lhe (post mortem) a mais alta condecoração do país, a Ordem do Rio Branco.

Posted by Patricia Canetti at 12:13 PM

outubro 4, 2017

Temporada de Projetos 2018 - Inscrições

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – lança a convocatória da Temporada de Projetos 2018. O júri selecionará um projeto curatorial e nove trabalhos artísticos, que serão expostos em datas e local a serem definidos pelo Paço das Artes, atualmente sediado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na av. Europa, 158 – Jardim Europa.

Inscrições prorrogadas até 18 de outubro de 2017

Paço das Artes @ MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa. São Paulo, SP

CONVOCATÓRIA PARA O PROGRAMA
TEMPORADA DE PROJETOS 2018

A Temporada de Projetos do Paço das Artes, um dos programas mais importantes da instituição, abre a Convocatória 2018. A Temporada é um espaço aberto às produções artísticas e curatoriais emergentes e à consequente reflexão crítica que as acompanha. Os selecionados receberão um Prêmio de Participação. O programa também disponibiliza ajuda de custo aos selecionados residentes fora do Estado de São Paulo, dentro do território nacional. Além disso, a Temporada de Projetos conta com a publicação de um catálogo com imagens e textos críticos de todos os projetos apresentados.

Para 2018, serão realizados 9 (nove) exposições individuais e 1 (um) projeto de curadoria selecionados entre os inscritos.

INSCRIÇÕES DE 8 DE AGOSTO A 30 DE SETEMBRO DE 2017 (NOTA SOBRE PRORROGAÇÃO)

REGULAMENTO

A Associação do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura, sociedade civil sem fins lucrativos, no exercício das atribuições, conforme Estatuto Social registrado no 1º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo, torna pública a presente Convocatória, válida para todo o território nacional, e disposições abaixo estabelecidas:

I DO OBJETO

1.1. O objeto desta Convocatória é a seleção de projetos visando ao estímulo, à reflexão e à produção de artistas e curadores emergentes, no sentido de fomentar a diversidade das linguagens artísticas em suas variadas formas de manifestação, possibilitando, através de apoio financeiro, a realização de exposições em espaço a ser definido pelo Paço das Artes, localizado temporariamente no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), na Av. Europa 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP.

II DAS CONDIÇÕES

2.1. Estão habilitadas a participar desta Convocatória pessoas físicas envolvidas com as artes visuais, considerando:

a) Pessoa Física: indivíduos ou representantes de grupo de artistas maiores de 18 (dezoito) anos.

2.2. Os candidatos devem ser brasileiros natos ou residir no Brasil há mais de cinco anos e possuir RNE.

2.3. É vedada a inscrição de membros do júri e da comissão organizadora, funcionários, servidores, prestadores de serviços ligados diretamente à Associação e membros do Conselho de Administração e seus parentes de até 3º grau.

2.4. Todas as ações propostas e produtos gerados nesta Convocatória deverão ser oferecidos ao público.

2.5. A presente Convocatória contemplará 9 (nove) projetos individuais em espaço coletivo e 1 (um) projeto de curadoria.

2.5.1. Entendido que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, o (a) proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão desenvolvidas em seu projeto, podendo direcioná-las a qualquer público, observado o caráter exclusivo da obra para a Temporada de Projetos 2018, e considerando que as mesmas serão expostas em local público de livre acesso.

2.5.2. O (A) proponente deverá considerar os resultados do projeto como contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Deverão ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização de seus resultados à sociedade.

2.6. O (A) proponente poderá inscrever até 3 (três) projetos, podendo ser selecionado apenas 01 (um), seja o mesmo individual ou em grupo. Caso deseje inscrever mais do que um projeto, o (a) proponente deve fazer uma ficha para cada proposta e enviá-las separadamente.

2.6.1. O (A) proponente deverá formatar o seu projeto obedecendo às exigências desta Convocatória, podendo escolher qualquer temática ou proposta que considere de interesse para as artes visuais.

III DA INSCRIÇÃO/REGULAMENTO

3.1. As inscrições serão gratuitas, realizadas no período de 8 de agosto a 30 de setembro de 2017 (NOTA SOBRE PRORROGAÇÃO), devendo ser enviadas pelo correio ou feitas diretamente no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), onde o Paço das Artes está localizado, contendo os itens necessários para efetivar a inscrição e as demais exigências constantes desta Convocatória.

3.2. As inscrições poderão ser realizadas diretamente no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) aos cuidados do Núcleo de Projetos do Paço das Artes, de terça a sexta-feira, no período das 12h às 20h. No caso de inscrições enviadas pelos Correios, será considerada a data de postagem.

3.3. Os participantes que realizarem a entrega do projeto via Correios e desejarem receber o comprovante devem fazer o envio na modalidade de carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), até a data de postagem informada nesta Convocatória (item 3.1.).

3.3.1. O comprovante de Aviso de Recebimento dos Correios, documentando a entrega do projeto ao Paço das Artes no MIS, servirá como comprovante de inscrição.

3.3.2. O projeto completo deve estar contido em envelope A4 ou embalagem apropriada de mesmo tamanho, identificado com o nome do artista/curador, para o seguinte destinatário:

Paço das Artes no MIS / Núcleo de Projetos
Temporada de Projetos 2018
Av. Europa 158
Jardim Europa, São Paulo-SP, CEP 01449-000

3.4. Na hipótese de inscrição de propostas de grupo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, sendo ele identificado como proponente e os demais como anuentes.

3.5. A Associação não se responsabiliza por projetos extraviados, não entregues no endereço e postados fora do prazo determinado nesta Convocatória.

3.6. O projeto deverá ser entregue na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementação posteriores à entrega.

Os projetos apresentados deverão ser de caráter contemporâneo e exclusivo para a Temporada de Projetos 2018.

3.8. A Associação não se compromete a devolver os projetos não aceitos.

3.9. O projeto de artista poderá ser apresentado por artista individual ou por grupo de artistas (representado por um dos integrantes do grupo).

3.10. O projeto de curadoria poderá incluir obras de, no máximo, 7 (sete) artistas.

3.11. Não serão aceitas inscrições de artistas/curadores que participaram das edições de 2016 ou de 2017 da Temporada de Projetos.

IV DO PROJETO

4.1. Os projetos para exposições individuais ou de grupos e de curadoria deverão conter, na forma impressa:

a) ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada (disponível no site www.pacodasartes.org.br);

b) texto conceitual explicativo da proposta, com objetivo e justificativa do projeto;

c) memorial descritivo técnico com 1 (uma) lauda (1.000 caracteres sem espaço);

d) currículo resumido do artista/curador;

e) cronograma de execução (tempo necessário para realização da obra/projeto);

f) registro de imagens a cores em papel ou CD devidamente identificados (não serão consideradas imagens em slide). As imagens devem estar acompanhadas de nome do artista, título e data da obra, técnica e dimensões;

g) orçamento detalhado do projeto, incluindo especificações dos materiais necessários e relação dos equipamentos que serão utilizados para a montagem. A não apresentação desse item exclui automaticamente o projeto da seleção;

h) no caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitos somente DVDs editados ou demo com tempo máximo de duração de 5 (cinco) minutos.

V DO PRÊMIO

5.1. Os projetos de artistas selecionados para exposição receberão a quantia de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) a título de Prêmio de Participação para Exposição.

5.1.1. O pagamento do Prêmio de Participação será realizado durante o período da exposição.

5.1.2. No caso de projeto de grupo, o pagamento no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) será feito ao seu representante.

5.2. O projeto de curadoria selecionado receberá a quantia de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) a título de Prêmio de Participação para Curadoria. Os artistas participantes da curadoria receberão a quantia de 1.300,00 (um mil e trezentos reais) a título de Prêmio de Participação para Exposição.

5.3. Casos omissos em relação ao projeto de curadoria serão analisados pelo júri e pela direção.

VI DA SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada por comissão julgadora composta por até 7 (sete) críticos convidados pela Associação, selecionados entre nomes renomados e jovens críticos.

6.2. São critérios gerais norteadores da avaliação dos projetos a serem contemplados pela presente Convocatória:

a) qualidade e excelência dos projetos;

b) qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual;

c) clareza do memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta;

d) viabilidade do cronograma proposto;

e) adequação orçamentária do projeto ao orçamento da Temporada de Projetos 2018, que prevê até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a produção das obras dos projetos selecionados. O orçamento da produção será administrado pelo Paço das Artes. Não estão inclusos nesse valor os itens 5.1, 5.2 e 7.1 (c, d, e, f, g, h, i). 6.3. Além de nove projetos de artistas e de um projeto de curadoria, a comissão deverá selecionar três projetos suplentes, sendo dois de artistas e um de curadoria.

6.4. Ocorrendo desistência ou impossibilidade de contratação por parte de algum selecionado, será chamado o primeiro suplente da lista.

6.5. A comissão de seleção é soberana, não cabendo veto ou recurso às suas decisões.

6.6. O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.pacodasartes.org.br.

VII DAS OBRIGAÇÕES

7.1. À Associação cabem as seguintes obrigações:

a) para projetos individuais e em grupo: destinar um espaço expositivo de até 80 m² (oitenta metros quadrados);

b) para projeto de curadoria: destinar um espaço expositivo de até 80 m² (oitenta metros quadrados);

c) imprimir materiais gráficos a critério da Associação, tais como convite e/ou programação visual;

d) divulgar as exposições por meio de assessoria de imprensa;

e) elaborar texto crítico para exposições individuais ou em grupo (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador);

f) incluir textos e imagens das mostras no site www.pacodasartes.org.br;

g) elaborar catálogo, que poderá ser coletivo, composto por textos institucionais, textos críticos e imagens;

h) preencher laudo técnico com as condições das obras na chegada e na saída do espaço expositivo do Paço das Artes;

i) O artista/curador selecionado residente em outro Estado será contemplado com passagem aérea (ida e volta dentro do território nacional), hospedagem e ajuda de custo por até 5 (cinco) dias, de acordo com procedimento padrão da Associação.

OBSERVAÇÕES: No caso de projeto apresentado por grupo, somente serão disponibilizados os itens acima para um representante. Não estão previstos custos de passagem aérea, hospedagem e traslados para os artistas participantes do projeto de curadoria selecionado.

OBSERVAÇÕES:

a) o espaço expositivo destinado a cada projeto selecionado poderá sofrer alterações para adequar-se ao programa de exposições da Associação.

b) a escolha dos autores dos textos críticos, textos institucionais e verbetes críticos fica a critério da Associação.

c) os conteúdos e formatos do convite, catálogo e/ou programação visual ficam a critério da Associação (qualquer material impresso específico deverá ser submetido à aprovação institucional e deverá constar no projeto).

d) caso o artista obtenha apoio, a Associação poderá oferecer inserção do logo no painel de entrada do Paço das Artes, mediante análise e prévia aprovação da direção.

7.2. Ao artista/curador cabem as seguintes obrigações:

a) assinar contrato com a Associação, sob pena de cancelamento da exposição;

b) responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte (entrega e retirada no local) e ao seguro das obras a serem expostas;

c) retirada da(s) obra(s), ao término do período de desmontagem da mostra, de acordo com o cronograma estipulado pela Associação;

d) fornecer comprovantes das licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais relacionados às obras de terceiros a serem utilizadas na(s) obra(s) expostas;

e) estar presente na abertura da Temporada de Projetos 2018, e durante a montagem de seu projeto, salvo motivo de força maior; f) entregar material (projeto, memorial, biografia, ficha técnica, verbetes, imagens) para divulgação e realização do catálogo de acordo com o cronograma estipulado pela Associação;

g) comunicar por escrito à Associação eventuais mudanças de endereços, inclusão de apoiadores e outras informações relevantes;

h) observar as normas e procedimentos próprios da Associação;

i) participar do encontro com artistas, grupo ou curador(a) em data programada pela Associação junto ao Núcleo Educativo do Paço das Artes.

OBSERVAÇÃO:

a) A Associação não se responsabiliza por danos ocorridos às obras expostas ou possíveis remontagens das mesmas durante o período da mostra.

VIII DA MOSTRA

8.1. As mostras dos artistas selecionados serão organizadas de acordo com programação, cronograma e orçamento definido pela Associação no decorrer do ano de 2018.

8.2. Os artistas realizarão exposições individuais paralelas em espaço coletivo.

IX DA DIVULGAÇÃO

9.1. A divulgação dos selecionados deverá ocorrer em novembro de 2017 por meio do site do Paço das Artes (www.pacodasartes.org.br). Os artistas e o curador selecionados serão notificados por e-mail e/ou telefone.

9.2. O resultado da seleção também será divulgado para a imprensa.

X DOS DIREITOS AUTORAIS E DO DIREITO DE IMAGEM

10.1. Pela adesão à presente Convocatória, o(a) candidato(a) inscrito(a) que venha a ser selecionado(a) autoriza a Associação e o Governo do Estado de São Paulo a utilizar imagens da produção artística das etapas do projeto em mídia impressa ou eletrônica, para divulgação dos projetos.

10.2. As instituições que constam do item acima poderão, ainda, autorizar a utilização dessas imagens, cujos direitos são ora cedidos a terceiros, para fins educacionais e de divulgação, sem comercialização.

10.3. É responsabilidade do artista ou curador selecionado obter licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais incidentes sobre as obras de terceiros a serem utilizadas na sua obra. As referidas licenças de direitos deverão ser colocadas à disposição da Associação, devidamente assinadas e com firma reconhecida, conforme modelo que será disponibilizado, sob pena de desclassificação. Em caso de contestação, o artista se tornará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas e/ou instituições vinculadas ao Paço das Artes de qualquer responsabilidade.


XI DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

11.1. As logomarcas da Associação e do Governo do Estado de São Paulo deverão obrigatoriamente ser fixadas em todas as peças gráficas de divulgação dos projetos selecionados, sob as chancelas “Apresenta” e /ou “Realização”, de forma padronizada, devendo ser aprovados pela Associação antes de sua veiculação.

11.2. Caso a obra seja produzida com apoio financeiro da Associação, deverá trazer sempre que for exposta as logomarcas da Associação e do Governo do Estado de São Paulo, sob a chancela de “Apoio”. A aplicação da logomarca deverá ser aprovada pela Associação antes da sua veiculação.

XI DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O ato de inscrição implica a automática autorização, por parte do artista/curador selecionado, de gravação de sua imagem e voz, bem como a posterior utilização institucional, sem limitação de prazo e território, para as finalidades a que se propõe esta Convocatória.

12.2. Os esclarecimentos referentes à Temporada de Projetos serão prestados pelo telefone (11) 2117-4777 (Ramais 412 e 413), de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, ou pelo e-mail: temporadadeprojetos@pacodasartes.org.br.

12.3. O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com todos os termos desta Convocatória, e a inobservância das normas estabelecidas implica o indeferimento da inscrição do projeto.

12.4. Casos omissos serão definidos pela comissão de seleção e pela diretoria da Associação dos Amigos do Paço das Artes.

DOWNLOADS
Ficha de inscrição
Convocatória Temporada de Projetos 2018

Posted by Patricia Canetti at 6:55 PM

outubro 2, 2017

20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil - obras e programação

A partir do dia 3 de outubro, a cidade de São Paulo será palco de debates acerca da produção cultural do Sul Global em meio ao 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que nesta edição espelha, de modo panorâmico e poético, as inúmeras crises que têm desafiado a sociedade contemporânea. Além da exposição dos trabalhos selecionados, o Festival também será marcado por performances e programas públicos que, juntos, ocuparão diversos espaços do Sesc Pompeia até janeiro de 2018.

ARTISTAS E SUAS OBRAS

Alia Farid Abdal e Jesus ‘Bubu’ Negrón | Kuwait / Porto Rico
Mezquitas de Puerto Rico – Rio Piedras | Bidimensional / Tapeçaria
Mezquitas de Puerto Rico – Hatillo | Bidimensional / Tapeçaria
Mezquitas de Puerto Rico – Ponce | Bidimensional / Tapeçaria
Mezquitas de Puerto Rico – Santo Domingo | Bidimensional / Tapeçaria

Alyona Larionova | Rússia / Reino Unido
Across Lips | Videoinstalação 1 canal

Ana Elisa Egreja | Brasil, São Paulo
Poça II / Sala de jantar | Bidimensional / Pintura
Closet / Revoada | Bidimensional / Pintura

Ana Mazzei | Brasil, São Paulo
A barra de ballet está livre | Instalação
Speech about the Sun | InstalaçãoAna Vaz | Brasil, Distrito Federal / França
Há terra! | Vídeo cinema
Amérika: Bahía de las Flechas | Videoinstalação 1 canal

Andrés Padilla Domene | México / França
Ciudad Maya | Videoinstalação 1 canal

Bárbara Wagner e Benjamin de Burca | Brasil, Pernambuco e Alemanha
Faz que vai | Videoinstalação 1 canal

Cristiano Lenhardt | Brasil, Rio Grande do Sul
Pau-Bonito | Instalação
Jornais | Bidimensional / Pintura

Daniel Monroy Cuevas | México
New Frontier | Videoinstalação 1 canal

Débora Mazloum | Brasil, Rio de Janeiro
Jardim de Aclimatação XXI | Instalação

Elizabeth Vásquez Arbulú | Peru
Historia del Cosmos | Videoinstalação 2 canais
Elvis Almeida | Brasil, Rio de Janeiro
Sem Título | Videoinstalação 1 canal
Sem Título | Videoinstalação 1 canal

Emo de Medeiros | França / Benin
Kaleta/Kaleta | Performance / Videoinstalação multicanal
Vodunaut #009 (Hyperfielder) | Tridimensional
Vodunaut #010 (Hyperspacer) | Tridimensional
Vodunaut #011 (Hyperceiver) | Tridimensional

Engel Leonardo | República Dominicana
Pisos | Tridimensional

Felipe Esparza Pérez | Peru
Cautivos | Videoinstalação 1 canal
Soga de Muerto | Videoinstalação 1 canal
Pawqartampu | Videoinstalação 1 canal

Filipa César | Portugal / Alemanha
Transmission from the Liberated Zones | Videoinstalação 1 canal
Luta ca caba inda | Performance

Graziela Kunsch | Brasil, São Paulo
Ensaio Ilú Obá De Min | Videoinstalação 1 canal
Escolas | Videoinstalação 1 canalHaig Aivazian | Líbano
Not Every Day Is Spring | Vídeo cinema

Hellen Ascoli | Guatemala
Objetos Específicos 1 y 2 | Instalação

Ícaro Lira | Brasil, Ceará
Museu do Estrangeiro | Ação com público / Instalação

Jaime Lauriano | Brasil, São Paulo
O Brasil | Vídeo instalado
Morte súbita | Videoinstalação 1 canal

Jiwon Choi | Coreia do Sul / Estados Unidos
Parallel | Vídeo cinema

Karo Akpokiere | Nigéria
Zwischen Lagos und Berlin | Instalação / Desenho

Kavich Neang | Camboja
Kong Bei | Vídeo cinema

Köken Ergun | Turquia
Aşura | Videoinstalação 3 canais

La Decanatura | Colômbia
Centro Espacial Satelital de Colombia | Videoinstalação 1 canal

Louise Botkay | Brasil, Rio de Janeiro
Vai e vem | Videoinstalação 3 canais

Mabe Bethônico | Brasil, Minas Gerais
Histórias minerais extraordinárias | Performance

Manuela de Laborde | México
As Without so Within | Videoinstalação 1 canal

Mariana Portela Echeverri | Portugal / Reino Unido
Orgy Mathematics | Instalação

Mariana Rodríguez | Argentina / México
¿Por qué disparan? | Vídeo instalado

Miguel Penha | Brasil, Mato Grosso
Cipó | Bidimensional / Pintura
Cipó azul | Bidimensional / Pintura

Mona Vatamanu & Florin Tudor | Romênia
Copacul lui Gagarin | Videoinstalação 1 canal

Monira Al Qadiri | Senegal / Kuwait
Spectrum 1 | Tridimensionais / Instalação
OR-BIT 1 | Tridimensionais / Instalação

Natasha Mendonca | Índia
Ajeeb Aashiq | Vídeo cinema
Trance | Vídeo instalado

Pakui Hardware | Lituânia
Lost Heritage | Instalação

Pedro Barateiro | Portugal
The Current Situation | Instalação com vídeo
The Sad Savages | Performance

Quy Minh Truong | Vietnã
Vuon Bau Xanh Tuoi | Vídeo cinema

Rafael Pagatini | Brasil, Espírito Santo
Bem-vindo presidente! | Instalação / Gravuras
DOPS | Instalação / Fotografias

Rodrigo Hernández | México
Shikantaza | Bidimensional

Roy Dib | Líbano
Beit El Baher (The Beach House) | Vídeo cinema
Here and There – São Paulo Edition | Performance

Sammy Baloji | República Democrática do Congo / Bélgica
Pugulume | Videoinstalação 3 canais

Sasha Litvintseva | Rússia / Reino Unido
Exile Exotic | Videoinstalação 1 canal
Evergreen | Vídeo cinema

Seydou Cissé | Mali / França
Faraw ka taama | Vídeo cinema

Thando Mama | África do Sul
Desolation I-V | Videoinstalação 5 canais
Of Nationhood | Videoinstalação 1 canal

Tatewaki Nio | Japão / Brasil
Neo-andina | Bidimensional / FotografiaThiago Martins de Melo | Brasil, Maranhão
bárbara baraclava | Videoinstalação 1 canal

Viktorija Rybakova | Lituânia
Swivel Doors | Tridimensional

Von Calhau! | Portugal
EULUSIONISMO ANTILUSIONISTU | Videoinstalação 1 canal
Tau Tau | Performance

Ximena Garrido-Lecca | Peru / México
Contornos | Videoinstalação 1 canal
La trama | Tridimensional


PROGRAMAÇÃO

SEMANA DE ABERTURA | 3 A 8 DE OUTUBRO

3 DE OUTUBRO | TERÇA-FEIRA
20h | CONVIVÊNCIA | HALL DO TEATRO | RUA CENTRAL | OFICINAS DE CRIATIVIDADE
Abertura da Exposição PANORAMAS DO SUL
20h | RUA CENTRAL
Performance HERE AND THERE – SÃO PAULO EDITION, ROY DIB (Líbano)
21h30 | COMEDORIA
Performance THE BLACK MAMBA – NATASHA MENDONCA E SUMAN SRIDHAR (Índia). 75’

4 DE OUTUBRO | QUARTA-FEIRA
13h, 15h, 17h, 19h | AUDITÓRIO
Programa de vídeo 1 (75’50”)
15h | GALPÃO VB
Visita guiada à exposição AGORA SOMOS TODXS NEGRXS?, com SOLANGE FARKAS e DANIEL LIMA | Lançamento do programa AMIGOS VIDEOBRASIL
18h | OFICINAS DE CRIATIVIDADE
Ativação de MUSEU DO ESTRANGEIRO, ÍCARO LIRA
16h às 19h | RUA CENTRAL
Performance HERE AND THERE – SÃO PAULO EDITION, ROY DIB (Líbano)
20h30 | COMEDORIA
Performance LUTA CA CABA INDA, FILIPA CÉSAR (Portugal) e SANA N’HADA (Guiné-Bissau). 90’

5 DE OUTUBRO | QUINTA-FEIRA
13h, 15h, 17h, 19h, 21h | AUDITÓRIO
Programa de vídeo 2 (66’20”)
16h às 19h | RUA CENTRAL
Performance HERE AND THERE – SÃO PAULO EDITION, ROY DIB (Líbano)
20h30 | TEATRO
Performance TAU TAU, VON CALHAU! (Portugal). 50’

6 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
13h, 15h, 17h, 19h, 21h | AUDITÓRIO
Programa de vídeo 3 (63’)
20h30 | ESPAÇO EXPOSITIVO | CONVIVÊNCIA
Narrativa performada HISTÓRIAS MINERAIS EXTRAORDINÁRIAS, MABE BETHÔNICO. 90’

7 DE OUTUBRO | SÁBADO
12h, 16h | AUDITÓRIO
Programa de vídeo 4 (75’)
14h, 18h | AUDITÓRIO
Programa de vídeo 5 (75’)
15h | CONVIVÊNCIA
Performance KALETA/KALETA, EMO DE MEDEIROS (Benin/França). 45’
17h | DECK
Lançamento COINCIDÊNCIA - Programa Pro Helvetia para a América do Sul
20h30 | AUDITÓRIO
Performance TRISTES SELVAGENS, PEDRO BARATEIRO (Portugal). 90’

8 DE OUTUBRO | DOMINGO
10h, 12h, 14h, 16h, 18h | AUDITÓRIO
Programas de vídeo 1, 2, 3, 4 e 5
15h | ESPAÇO EXPOSITIVO | CONVIVÊNCIA
Performance KALETA/KALETA, EMO DE MEDEIROS (Benin, França). 45’
18h | TEATRO
Premiação


AULAS ABERTAS E CONVERSAS

OUTUBRO

14 DE OUTUBRO | SÁBADO
15h | AUDITÓRIO
Aula aberta e visita guiada com a curadora ANA PATO | REINVENÇÃO E RESISTÊNCIA | convidado MÁRCIO SELIGMANN-SILVA

21 DE OUTUBRO | SÁBADO
15h | AUDITÓRIO
Conversa com artista | VÍTOR CÉSAR e FELIPE KAIZER

28 DE OUTUBRO | SÁBADO
15h | AUDITÓRIO
Conversa com artista | GRAZIELA KUNSCH

NOVEMBRO

4 DE NOVEMBRO | SÁBADO
15h | CONVIVÊNCIA
Narrativa performada HISTÓRIAS MINERAIS EXTRAORDINÁRIAS, MABE BETHÔNICO. 90`

11 DE NOVEMBRO | SÁBADO
15h | AUDITÓRIO
Aula aberta e visita guiada com o curador DIEGO MATOS | DA ARTE DE HOJE AO ESPAÇO CONSTRUÍDO: OUTRAS FORMAS E PRÁTICAS PARA ALÉM DO MODERNO | convidado GUILHERME WISNIK

18 DE NOVEMBRO | SÁBADO
14h | GALPÃO VB
Encontro com os artistas JAIME LAURIANO e THIAGO DE PAULA | IDENTIDADE NACIONAL COMO APAGAMENTO DE CULTURAS

DEZEMBRO

2 de DEZEMBRO | SÁBADO
15h | AUDITÓRIO
Conversa com artista | ANA ELISA EGREJA, ANA MAZZEI e TATEWAKI NIO
17h | AUDITÓRIO
Conversa com os curadores | SOLANGE FARKAS, ANA PATO, BEATRIZ LEMOS E DIEGO MATOS

JANEIRO

13 DE JANEIRO | SÁBADO
15h | ESPAÇO EXPOSITIVO + AUDITÓRIO
Aula aberta e visita guiada com a curadora BEATRIZ LEMOS | COSMOVISÕES | convidado WILBERT LOPEZ

14 DE JANEIRO | DOMINGO
15h | AUDITÓRIO
Conversa com Artista | ÍCARO LIRA e integrantes do MUSEU DO ESTRANGEIRO
18h | DECK
Apresentação da banda SATELLITE MUSIQUE (Haiti) e integrantes do MUSEU DO ESTRANGEIRO, de ÍCARO LIRA


PROGRAMAS DE VÍDEO

PROGRAMA 1 (1:15:50)

Seydou Cissé (Mali, 1981), Faraw ka taama, 2012
Vídeo, 11’, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

Quy Minh Truong (Vietnã, 1990), Vuon Bau Xanh Tuoi, 2016
Vídeo, 15’, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor e p&b, estéreo

Mona Vatamanu (Romênia, 1968) e Florin Tudor (Suíça, 1974), Copacul lui Gagarin, 2016
Vídeo, 22’50”, 1920 x 1080, 16:9, cor, PAL, estéreo

Sasha Litvintseva (Rússia, 1989), Evergreen, 2014
Vídeo, 27’, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

PROGRAMA 2 (1:06:20)

Kavich Neang (Camboja, 1987). Kong Bei, 2015
Vídeo, 20’20”, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

Haig Aivazian (Líbano, 1980), Not Every Day Is Spring, 2016
Vídeo, 46’, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

PROGRAMA 3 (1:02:41)

Ana Vaz (Brasil, 1986), Amérika: Bahía de las Flechas, 2016
Vídeo, 8’46”, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

Andrés Padilla Domene (México, 1986), Ciudad Maya, 2016
Vídeo, 24’, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

Jiwon Choi (Coreia do Sul, 1991), Parallel, 2017
Vídeo, 29’55”, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

PROGRAMA 4 (1:15:00)

Roy Dib (Líbano, 1983), Beit El Baher, 2016
Filme, 75’, 1920 x 1080, 16:9, PAL, cor, estéreo

PROGRAMA 5 (1:15:00)

Natasha Mendonca (Índia, 1978), Ajeeb Aashiq, 2016
Filme, 75’, 1920 x 1080, 16:9, cor, PAL, estéreo


Após a semana de abertura, os programas de vídeo serão exibidos nos seguintes horários, ao longo de todo o período da exposição:

terça-sábado: 12h: pgm 1 | 14h: pgm 2 | 16h: pgm 3 | 18h: pgm 4 | 20h: pgm 5
domingo: 10h: pgm 1 | 12h: pgm 2 | 14h: pgm 3 | 16h: pgm 4 | 18h: pgm 5


Programação completa: www.festivalsescvideobrasil.org.br/programacao


Agendamento de grupos para visitas: agendamento@pompeia.sescsp.org.br

Posted by Patricia Canetti at 7:04 PM

20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil - Panoramas do Sul no Sesc Pompeia, São Paulo

Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil chega a sua 20ª edição e se apropria do espaço arquitetônico do Sesc Pompeia


20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul from Videobrasil on Vimeo.

A partir do dia 3 de outubro, a cidade de São Paulo será palco de debates acerca da produção cultural do Sul Global em meio ao 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que nesta edição espelha, de modo panorâmico e poético, as inúmeras crises que têm desafiado a sociedade contemporânea. Além da exposição dos trabalhos selecionados, o Festival também será marcado por performances e programas públicos que, juntos, ocuparão diversos espaços do Sesc Pompeia até janeiro de 2018.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, com propostas de artistas provenientes de diferentes nações do Sul geopolítico, situa-se numa encruzilhada na qual o específico e o geral se encontram. Sob essa premissa, o Sesc realiza uma ação cultural afeita a experiências dedicadas a desfazer as amarras herdadas do passado colonial e contraídas de uma condição geopolítica periférica”. Miranda menciona a importância da parceria entre o Sesc e a Associação Cultural Videobrasil que, desde os anos 1990, “possibilita que esses cruzamentos entre as linhas de força locais e internacionais resultem na invenção de outros nós a partir do Sul”.

«Nestes tempos instáveis, quando disputas narrativas se acirram e reordenamentos sociopolíticos locais e globais tornam-se constantes, sempre sob o fantasma permanente de crise – econômica, ecológica ou cultural –, o conjunto de artistas selecionados traz à tona o desejo da arte em ampliar nossas concepções de mundo, englobando o estudo da vida, de nossas origens, da evolução do universo, das dinâmicas de grupos sociais ao longo da história, bem como da invenção de novas formas de fazer político», afirma Solange Farkas, curadora-geral do Festival e diretora do Videobrasil, entidade que, ao lado do Sesc São Paulo, assina a realização do evento.

«São práticas artísticas que borram as fronteiras entre as ciências e nos levam numa viagem sobre a origem da história, das sociedades e da Terra», completa Solange.

MOSTRA

Também focado na representatividade geopolítica da arte, o 20º Festival selecionou, para esta edição, trabalhos de 50 artistas, oriundos de 25 países. Desse total, 15 são brasileiros. Há ainda representantes da América Latina, África, Ásia e do Oriente Médio. Solange Farkas assina a curadoria-geral desta edição, ao lado de quatro curadores convidados: os brasileiros Ana Pato, Beatriz Lemos e Diego Matos, e o português João Laia. Juntos, os curadores analisaram aproximadamente 3.200 trabalhos, inscritos por 2 mil artistas, de 109 países.

A mostra do Festival traz vídeos, pinturas, instalações, esculturas, fotografias, gravuras e até mesmo plantas artificiais que formam um pequeno jardim de aclimatação. São trabalhos diversos que revelam uma multiplicidade de visões de mundo, criadas a partir de uma sociedade que parece pressentir seu próprio fim e, para evitá-lo, recorre a suas origens.

«O espectro de observação do artista ganha alterações diversas de escala diante do lugar que o cerca: dos micro-organismos até o âmbito do cosmos, das ações no campo da micropolítica às mobilizações em massa. As vozes simbolicamente vindas de outros lugares de partida que antes estavam à margem agora procuram qualificar uma nova ordem, diversa ao império moderno, às grandes narrativas históricas que deixaram um legado traumático e ao cientificismo de outra hora que nos fez crer na onipotência do homem e sua tecnologia», destacam os curadores.

As obras foram organizadas de acordo com seis eixos: Cosmovisões (Origens; Ritos e Cosmogonias; Ciências e Cosmologias); Ecologias (Natureza, Terra e Fungos; Catástrofes, Crises e Novas Consciências); Reinvenção da Cultura (Técnicas, Apropriações e Representações); Políticas de Resistência (Urbanidade, Corpos e Afetos); Histórias Invisíveis (Memória e Micro-história); e, por fim, Outros Modernismos (Outros Espaços e Outras Paisagens).

EXPOGRAFIA

Em 2017, o Sesc Pompeia reunirá todas as atividades do Festival. Antes concentrada na Área de Convivência do local, a exposição tomará não só este espaço, mas também o Hall do Teatro e as ruas internas – vias que cortam o equipamento cultural e as Oficinas. Será construído um Auditório, que receberá ainda os Programas de Vídeos, mostras montadas com obras que exigem exibição em sala de cinema.

O projeto expográfico do 20º Festival é assinado pelo arquiteto André Vainer. A direção de arte, assim como o projeto gráfico da edição, é de autoria de Vitor César, arquiteto e artista que possui um trabalho de pesquisa sobre noções de espaço público em práticas artísticas.

Além da exposição propriamente dita e do programa de vídeo, a programação do 20º Festival conta ainda com Performances, atividades de Programas Públicos (como encontros e conversas com participantes do Festival) e Oficinas, além de ações educacionais para grupos e famílias, coordenadas pela arte-educadora Vera Barros. Estão previstas ainda visitas mediadas por curadores e convidados.

CATÁLOGO ENCICLOPÉDICO

Com um projeto gráfico que recria elementos tradicionais das enciclopédias, servindo-se não só de textos, mas também de imagens, ilustrações, mapas e gráficos, o catálogo do 20º Festival amplia o contato do público com o contexto e os conceitos articulados pelas obras selecionadas, convidando o público a repensar criticamente as disciplinas e as categorias que vêm normalizando as formas de experimentar e compreender o mundo.

Integrando arte, cultura, astronomia, biologia, história e geografia, de modo a tornar ainda mais evidente o rompimento das fronteiras entre arte e ciência, o catálogo enciclopédico lista, em ordem alfabética, os artistas e suas obras, intercalando-os com outros tipos de verbetes, designados como “palavras-chave”, “países” e “regiões” de origem e residência dos autores – verbetes estes que conceituam o Sul geopolítico e sua produção.

PREMIAÇÃO

Nesta 20ª edição, o Festival oferecerá aos artistas participantes do Brasil e do exterior três Prêmios de Aquisição, no valor de R$ 25 mil cada, para as obras em vídeo que passarão a integrar o Acervo Sesc de Arte.

A fundação Ostrovsky Family Fund (O.F.F.), reconhecida pelo incentivo a iniciativas artísticas progressistas e independentes, oferecerá a um dos selecionados um prêmio no valor de R$ 25 mil para o trabalho de arte com imagem em movimento mais inovador. O reconhecimento será atribuído pelo próprio júri de premiação do Festival.

Serão ainda concedidos cinco prêmios de residências artísticas, cada um deles oferecido por um júri internacional específico, de instituições parceiras do Festival. São elas Ujazdowski Castle Centre for Contemporary Art, da Polônia; Kyoto Art Center, do Japão; Residência Vila Sul, do Goethe-Institut, em Salvador, Bahia; Wexner Center for the Arts, dos Estados Unidos; e a Pro Helvetia, da Suíça. Os artistas premiados serão anunciados no dia 8 de outubro, em cerimônia no Teatro Sesc Pompeia.

Neste ano, Flávia Ribeiro assina a escultura-troféu destinada aos artistas premiados pelo 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Convidada, a artista plástica concebeu uma peça que, em sua visão, sintetiza o valor da diversidade cultural tão presente no Festival. Nesta edição, o troféu ganha forma de um pequeno pássaro, criado em bronze banhado a ouro, acrescido de veludo. “As aves migram, voam muitas vezes de um país a outro, percorrendo longas distâncias. Relaciono isso ao fato de o Festival receber obras e artistas de várias partes do mundo, um trânsito entre culturas tão diversas”, afirma Flávia.

Autora de uma obra que contempla pesquisas no campo da escultura, gravura e livros de artista, Flávia tem no desenho o impulso para sua criação. Para a artista, é por meio desta linguagem técnica específica que são elaboradas questões a serem investigadas no processo de seu trabalho.

Com a criação do troféu para a 20ª edição do Festival, a artista se une ao seleto grupo de figuras que conceberam a peça em edições anteriores, tais como Efrain Almeida, Tunga, Rosângela Rennó, Luiz Zerbini e Erika Verzutti, entre outros.

CURADORIA

Solange Oliveira Farkas é curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil. Criou o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil em 1983 e foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia entre 2007 e 2010. Participou como curadora convidada da 10ª Bienal de Charjah (Emirados Árabes Unidos, 2011), 16ª Bienal de Cerveira (Portugal, 2011), 5ª Videozone – International Video Art Biennial (Israel, 2010), FUSO – Mostra Anual de Videoarte (Portugal, 2011-2014 e 2017) e 6º Festival Internacional de Vídeo de Jacarta (Indonésia, 2013). Integra o Comitê de Premiação do Prince Claus Fund Award 2017 e o conselho consultivo do espaço de arte Pivô, em São Paulo. Em 2017, foi contemplada com o Montblanc Arts Patronage Award, prêmio da fundação alemã destinado a profissionais com trajetória de destaque no apoio ao desenvolvimento das diversas expressões artísticas e culturais.

Ana Pato é curadora, pesquisadora e doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Foi curadora-chefe da 3ª Bienal da Bahia (2014) e diretora de projetos da Associação Cultural Videobrasil (2000-2012). É autora do livro Literatura Expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster (2012).

Beatriz Lemos é curadora especializada em artes e redes digitais. Mestra em história social da cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), coordena o selo de publicações Sismos Editorial e é idealizadora da plataforma on-line Lastro. Entre 2015 e 20016, integrou o programa Curador Visitante, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Diego Matos é pesquisador, professor e curador. É mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e curador assistente do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2013). Entre 2014 e 2016, coordenou o Núcleo de Arquivo e Pesquisa da Associação Cultural Videobrasil.

João Laia é escritor e curador. Realizou curadorias para instituições como Moderna Museet, Estocolmo; Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa; Videoex, Zurique; Delfina Foundation e Whitechapel Gallery, ambas em Londres; e Parque Lage, Rio de Janeiro. Contribui para veículos internacionais como Frieze, Mousse, Flash Art, Terremoto e Público.

Posted by Patricia Canetti at 6:46 PM