Página inicial

Salões & Prêmios

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
salões & prêmios:

Arquivos:
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
dezembro 2016
novembro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
maio 2016
abril 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
julho 2004
junho 2004
maio 2004
As últimas:
 

janeiro 23, 2012

Prix Ars Electronica 2012 - Inscrições e informações para o artista

Prix Ars Electronica 2012

From its very inception in 1987, the Prix Ars Electronica is an open platform for various disciplines at the intersection of art, technology, science and society. The event calls for entries in seven categories, including a youth competition.

Inscrições até 2 de março de 2012

Prize money (total): € 117.500

Prix Ars Electronica 2012
0043-732-7272-58
info@prixars.aec.at
www.aec.at/prix/en/

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA SELECIONADOS:
- 6 Golden Nicas
- 12 Awards of Distinctions
- [the next idea] voestalpine Art and Technology Grant
- up to 70 Honorary Mentions

REGULAMENTO

Since 1987, the Prix Ars Electronica has served as an interdisciplinary platform for everyone who uses the computer as a universal medium for implementing and designing their creative projects at the interface of art, technology and society.

The Prix Ars Electronica, the Ars Electronica Festival, the Ars Electronica Center – Museum of the Future and the Ars Electronica Futurelab are the four divisions that comprise the Ars Electronica Linz GmbH, whose specific orientation and long-term continuity make it a unique platform for digital art and media culture.

The competition is organized by the Ars Electronica Linz GmbH and ORF’s Upper Austria Regional Studio in collaboration with the OK Center for Contemporary Art and the Brucknerhaus Linz, and the prizes are awarded during the Ars Electronica Festival each year. The Prix Ars Electronica is one of the most important awards for creativity and pioneering spirit in the field of digital media.

The event calls for entries in seven categories, including a youth competition. And since internationally renowned artists from over 70 countries also participate in the Prix Ars Electronica, it has established itself as a barometer for trends in contemporary media art.

With 48,939 entries since 1987 and prize money in 2011 totalling 117,500 Euros, the competition offers the largest cash purse for cyberarts worldwide. Each year, six Golden Nicas, twelve Awards of Distinction and approximately 70 Honorary Mentions as well as a grant for the category [the next idea] voestalpine Art and Technology Grant are presented to participants.

Since media art is such a highly dynamic field, criteria for the categories have to be constantly modified and adjusted to societal and technological developments, and so updated to meet new demands.

The Prix Ars Electronica calls for entries and awards prizes in the following categories:

Computer Animation / Film / VFX
Interactive Art
Digital Musics & Sound Art
Hybrid Art
Digital Communities
u19–Create Your World
[the next idea] voestalpine Art and Technology Grant

The call for the Prix Ars Electronica goes out every year in December, submissions are accepted up into March. International juries select the winners for each category in April.

Events of the Prix Ars Electronica during the Ars Electronica Festival

During the Ars Electronica Festival in September, the Golden Nicas, Awards of Distinction and Honorary Mentions are awarded with pomp at the Ars Electronica Gala.
The winners of the Golden Nicas and Awards of Distinction are also invited to present their projects at the Prix Ars Electronica Forums which are held over a number of days.

The Ars Electronica Festival presents the CyberArts Exhibition annually as one of its main shows. It showcases a selection of winning projects of the latest Prix Ars Electronica. The Museum of the Future, on the other hand, devotes a special exhibition for an entire year to the projects from the youth competition “u19–Create Your World”.

Formatted specially for the Festival, the award-winning works from the category “Computer Animation / Film / VFX” are shown at the Ars Electronica Animation Festival with the Electronic Theatre.

The “Digital Musics & Sound Art” winners present their works in the form of concerts conceived as part of the programme of Ars Electronica Nightlines.

Documentation
Information about the prize-winners and their projects as well as the jury statements are published each year in the CyberArts catalogue (which includes a DVD) and is distributed worldwide by Hatje Cantz Verlag.
Details on prize-winners, winning projects and jury statements since the competition was established in 1987 can also be found in the Prix Ars Electronica’s large online archive.

Prix Ars Electronica is organized by Ars Electronica Linz GmbH and ORF Upper Austria in collaboration with Brucknerhaus Linz and OK Center for Contemporary Art. Prix Ars Electronica is made possible through the support of the City of Linz and the Province of Upper Austria. The competition is sponsored by voestalpine. Special thanks to BFI, Liwest Kabelmedien GmbH, KulturKontakt Austria, Pöstlingberg Schlössl, Casinos Austria, Sony DADC and Linz AG.

Idea & Concept
Idea: Hannes Leopoldseder
Concept: Christine Schöpf, Gerfried Stocker

Head of Department Festival Ars Electronica/Prix Ars Electronica: Martin Honzik
Organization Prix Ars Electronica: Romana Leopoldseder
info@prixars.aec.at
0043-732-7272-58


Posted by Cecília Bedê at 10:12 AM | Comentários(1)

File 2012 / Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - Inscrições e informações para o artista

File 2012 / Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

De 06 de janeiro a 29 de fevereiro de 2012 interessados em exibir trabalhos na exposição do FILE 2012 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica poderão inscrever seus projetos. A décima terceira edição do FILE São Paulo acontece na Galeria de Arte do Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso entre os meses de julho e agosto.

Inscrições até 29 de fevereiro de 2012

As inscrições devem ser realizadas pela internet através do website file.org.br

Preenchimento e envio da Ficha de Inscrição online.

FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Rua Dona Veridiana 521/06, São Paulo - SP
fileinfo@file.org.br
http://filefestival.org

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA SELECIONADOS:

- Participar das exposições do FILE

CUSTOS OPERACIONAIS:

- Todos os trabalhos deverão estar disponíveis para consulta online através de vídeo. No caso específico de trabalhos realizados para a internet, deverá ser indicado o endereço online do trabalho.

- As cópias das obras (doravante denominadas "trabalhos") deverão ser enviadas à Organizadora, em caso de trabalhos de vídeo e música, através de um link para download que deverá ser indicado na Ficha de Inscrição

- Os participantes desde já autorizam a Organizadora, de modo gratuito, definitivo, universal e irrevogável, a utilizar os trabalhos por eles produzidos para fins de participação no FILE, bem como seu nome, sua imagem e som de voz, em todo e qualquer tipo de publicidade, veiculada através das mídias eletrônica, digital e/ou impressa.

FILE 2012 | REGULAMENTO GERAL

Estão presentes neste regulamento os termos e condições que regem a participação nas exposições do FILE a serem produzidas pelo FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (doravante denominado "Organizadora")

Recomendamos a leitura, com a máxima atenção, de cada item dos termos e condições que seguem, sendo que sua aceitação integral é essencial para a participação das exposições do FILE.

1 DA EXPOSIÇÃO

1.1 O FILE é promovido pela empresa FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, sediada na capital do estado de São Paulo, na Rua Dona Veridiana, 521/06, inscrita no CNPJ sob o nº 03659709/0001-91, dotada de caráter exclusivamente cultural, não existindo qualquer modalidade que envolva sorte.

2 DAS CATEGORIAS

2.1 O FILE conta com as seguintes categorias específicas:
a. Sonoridade Eletrônica: Por sonoridade eletrônica entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito dos sons, tendo portanto uma abrangência maior que o âmbito da música e abertas às possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: Performance Sonora, Instalações Sonoras, Arte Sonora, Música Genética, Música Biológica, Música Eletrônica Erudita, Música Pop-Eletrônica, Dramaturgia Radiofônica, Rádio Arte, Paisagem Sonora, Robótica Sonora, Vídeo Música, Poesia Sonora, entre outros.

b. Arte Interativa: Por artes interativas entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito da arte que utilizam mídias interativas e que levam em consideração a intersecção entre arte, ciência e tecnologia, bem como as possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: instalações, performances, projetos de internet, realidade virtual, realidade aumentada, mesas multitoques, objetos digitais, projeções outdoors, projetos para celulares, grafites eletrônicos, vrml, entre outros.

c. Linguagem Digital: Por linguagem digital entendem-se todas as pesquisas e experiências no amplo âmbito da multiplicidade das disciplinas que utilizam mídias digitais, bem como as possíveis transversalidades entre elas, sendo: Jogos Digitais (em todas as suas modalidades), Animações (em todas as suas modalidades), Cinema Digital, Maquinemas, Vídeo Digital, Arquitetura Digital, Moda Digital, Design Digital, Robótica, Vida Artificial, Arte Biológica, Arte Transgênica, Arte Software, Novas Interfaces, Second Life Performances, Animes, Hipertextos, Roteiros Não Lineares, Inteligência Artificial, Fotografias-Panoramas Digitais, Linguagem de Programação, Poesia Digital, Dança Digital, entre outros.

3 DAS INCRIÇÕES

3.1 Somente serão aceitas as inscrições realizadas pela internet através do website file.org.br.
3.2 Para a inscrição é necessário o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição online.

4 DO ENVIO DO TRABALHOS

4.1 Todos os trabalhos deverão estar disponíveis para consulta online através de vídeo. No caso específico de trabalhos realizados para a internet, deverá ser indicado o endereço online do trabalho.
4.2 As cópias das obras (doravante denominadas "trabalhos") deverão ser enviadas à Organizadora, em caso de trabalhos de vídeo e música, através de um link para download que deverá ser indicado na Ficha de Inscrição, observadas as seguintes regras:
a. Os materiais devem ser enviados nos seguintes formatos: WMV/WMA, ASF, RM/RA, MOV, MPG/MPEG, AVI ou MP4.
- Cada participante poderá enviar até 3 propostas de trabalhos que tenham sido realizados nos últimos 3 anos (2009, 2010, 2011) para o FILE 2012.
- Deverá ser enviada, no ato da inscrição e no respectivo campo da Ficha de Inscrição, a documentação descritiva do trabalho, assim como a biografia do participante, grupo e demais componentes.
- No caso de Instalações, Performances e Projetos de Arte Pública, deverá ser enviado, no respectivo campo da Ficha de Inscrição, um Rider Técnico, ou seja, um pdf com a descrição detalhada do trabalho, informações sobre os equipamentos necessários, requisitos de espaço físico, forma de interação, o papel dos participantes em relação à interface de interação, quaisquer ilustrações ou esboços, necessidades de transporte e demais detalhes que sejam importantes para a compreensão da proposta na sua totalidade.
- Deverá ser informado, no respectivo campo da Ficha de Inscrição, um endereço na rede, URL, na qual estará disponível para download ao menos uma imagem em alta resolução (14,8 x 21 cm, 300 dpi) do trabalho inscrito, em formato TIFF ou JPEG. Essa imagem será utilizada para divulgação do trabalho e o FILE não se responsabiliza por sua reprodução a partir das publicações do festival. Caso as imagens devam ser creditadas a alguém, tais créditos deverão ser especificados pelo participante no ato da Inscrição.
- No caso de trabalhos exclusivamente sonoros, deverá ser enviado um link no qual haja um trecho (extratos) com até 5 minutos de duração disponível online. Esses trechos editados podem servir como um remix comprimido de diferentes áreas musicais de várias composições, ou o participante pode simplesmente escolher uma fatia representativa contínua.
- Caso o trabalho seja interativo, deverá estar disponível online um vídeo adicional com um tour virtual através do trabalho, exemplificando a interface interativa.
4.3 Ficha de Inscrição - O participante autoriza o FILE à exibição dos trabalhos inscritos no ato do envio da Ficha de Inscrição.
- Em caso de trabalho realizado por mais de uma pessoa, apenas uma pessoa será responsável pela Ficha de Inscrição. Os demais integrantes e/ou colaboradores deverão ser indicados no respectivo campo da Ficha da Inscrição, assim como o nome do grupo e as biografias respectivas. O FILE não se responsabiliza por incluir na sua exposição e/ou publicações os dados que não tenham sido fornecidos na Ficha de Inscrição pelo participante responsável.

5 DA SELEÇÃO

5.1 Os trabalhos serão analisados por uma comissão avaliadora interna, a qual selecionará os trabalhos que farão parte da exposição do FILE. Caso haja prêmio, os trabalhos serão analisados por outra comissão avaliadora, composta por profissionais da área convidados, que será divulgada publicamente.
5.2 A notificação sobre a seleção será realizada pela equipe do FILE para cada participante individualmente, através do e-mail especificado na Ficha de Inscrição, assim como qualquer contato posterior.

6 DA RESPONSABILIDADE DO PARTICIPANTE

6.1 O participante será o único responsável pela autenticidade dos dados fornecidos, pela autoria e/ou pelo conteúdo dos trabalhos enviados, sendo, portanto, o único responsável por tais criações, respondendo civil e criminalmente pela prática de plágio ou qualquer outro ato que lese direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem. É de total responsabilidade do participante o uso de imagens de terceiros que venham a constar no conteúdo dos trabalhos enviados.

7 AUTORIZAÇÕES DE USO - PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITOS AUTORAIS E CONEXOS

7.1 Os participantes desde já autorizam a Organizadora, de modo gratuito, definitivo, universal e irrevogável, a utilizar os trabalhos por eles produzidos para fins de participação no FILE, bem como seu nome, sua imagem e som de voz, em todo e qualquer tipo de publicidade, veiculada através das mídias eletrônica, digital e/ou impressa, incluindo: revistas, cartazes, emissoras de televisão e rádio, internet e qualquer outro tipo de mídia e/ou peças promocionais, da forma que a Organizadora entender conveniente, sem que haja incidência de qualquer ônus para a Organizadora.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A Organizadora, a qualquer momento, poderá a seu exclusivo critério complementar e/ou modificar parcial ou totalmente o presente documento. Todas as modificações ou complementos serão levados ao conhecimento de todos através de publicação no site file.org.br, sendo que somente serão colocados em prática tais mudanças ou complementos após transcorridas 24 (vinte e quatro) horas de sua publicação no site.
8.2 A decisão da comissão avaliadora é soberana, não cabendo nenhum recurso.
8.3 No caso de prêmio, é proibida a participação de pessoas jurídicas, de funcionários das empresas envolvidas no concurso cultural, bem como de quaisquer outras pessoas que participarem da organização desse concurso.
8.4 Com o preenchimento da Ficha de Inscrição online, os participantes concordam tacitamente com todas as regras deste regulamento, bem como com a utilização de seus nomes, imagens, vozes e fotos para divulgação do resultado da seleção, inclusive para utilização em propagandas, exposições, sem qualquer ônus adicional para a Organizadora, ou terceiros indicados pela mesma, pelo prazo legal de proteção dos direitos autorais.
8.5 A participação neste processo seletivo é GRATUITA. Os participantes não estão sujeitos a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada.
8.6 Todas as dúvidas e/ou questões surgidas do presente processo seletivo serão solucionadas pela Organizadora, considerando sempre as normas de proteção ao consumidor em vigor. Das decisões da Organizadora não caberá nenhum tipo de recurso.

FICHAS DE INSCRIÇÃO:
[Clique no nome da categoria na qual deseja inscrever seu trabalho para abrir a respectiva ficha de inscrição.]

SONORIDADE ELETRÔNICA

ARTE INTERATIVA

LINGUAGEM DIGITAL

SYMPOSIUM

WORKSHOP

Posted by Cecília Bedê at 9:51 AM | Comentários(1)

janeiro 19, 2012

Abre Alas 8 - Selecionados

Abre Alas 8

Comissão de seleção: Daniela Labra, Marcelo Campos e Alexandre Vogler

ARTISTAS SELECIONADOS

1. Adriano Costa, SP
2. Alexandra Urban, Polônia
3. Alexandre Brandão, MG
4. Amadeo Azar, BS
5. Amanda Mei, SP
6. AoLeo, RJ
7. Arte S.A., Umbigo Group, RJ
8. Arthur C. Arnould, RJ
9. Bete Esteves, RJ
10. Carlos Nunes, SP
11. Celina Portella, RJ
12. Chico Fernandes, RJ
13. Fabio Tremonte, SP
14. Franciane Junqueira, RJ
15. Francilins Castilho, BH
16. James Aisen, Australia
17. Kristofer Peauteau, FI/RJ
18. Lilian Maus, RS
19. Maíra das Neves, RJ/SP
20. Marcelo Amorim, SP
21. Marcio Vilela, Lisboa
22. Margit Leisner, PR
23. Maria Mattos, RJ
24. Marina de Botas, CE
25. Paula Huven, BH/RJ
26. Polyana Morgana, DF
27. Raphael Escobar, RJ
28. Renato Bezerra, RJ
29. Romy Potcztaruk, RS
30. Sergio Fernandes, Lisboa
31. Sofia Cesar, RJ
32. Ulisses Lociks, AL
33. Walter Gam, BH
34. Wilbor, Wilson Domingues, RJ
35. Yara Pina, GO

A Comissão de seleção de projetos da mostra Abre Alas 8, composta por Daniela Labra, Marcelo Campos e Alexandre Vogler, reuniu-se por 4 dias no início de Dezembro e selecionou 35 artistas de diversas regiões do Brasil e de outros países.

A seleção foi marcada pelo grande ...numero de projetos inscritos, mais de 350 proponentes, e pelo significativo numero de artistas de outros países. Atestou-se, com isso, a relevante qualidade da jovem produção nacional, a diversidade de linguagens apresentada e o profissionalismo que gradativamente tem caracterizado e fortalecido o circuito de arte brasileiro.

Certamente a qualidade dos projetos propostos possibilitaria a realização de uma mostra maior; porém, por razões obvias de limitação de espaço, chegou-se a esse numero de expositores divididos nas duas filiais da
galeria – Centro e Lagoa.

A Comissão de seleção e A Gentil Carioca agradecem a confiança e o empenho de todos artistas. Em janeiro os aristas selecionados receberão um email da comissão de seleção, com maiores informações.

Posted by Cecília Bedê at 12:40 PM

Programa de Fotografia 2012 e 2013 do CCSP - Selecionados

Programa de Fotografia 2012 e 2013 do CCSP

Curadoria de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo acaba de divulgar a lista de selecionados para o Programa de Fotografia 2012 e 2013 do Centro Cultural São Paulo. Dos 257 portfólios avaliados, 13 trabalhos
foram selecionados, sendo nove artistas para exposições individuais e quatro fotógrafos para mostras coletivas que acontecerão no decorrer de 2012 e 2013, conforme a programação da curadoria de Artes Visuais.

Júri: Augusto Ribeiro, Mônica de Oliveira Caldiron, Domingos Tadeu Chiarelli, Ronaldo Entler e Mauro de Paiva Restiffe.

SELECIONADOS
Individuais

Ana Beatriz Elorza
Beatriz Toledo
Breno Rotatori
Dirnei Prates
Gordana Manic
Marcelo Tinoco
Raquel Uendi Matusita
Sofia Borges
Vicente de Mello

Coletiva

Felipe Braga
Letícia Ramos
Lívia Aquino
Maura Grimaldi

Realizado pelo Centro Cultural São Paulo entre 1997 e 2000, retomado em 2007 e apresentado na Galeria Olido, o Programa de Fotografia é agora reativado mantendo o objetivo de privilegiar o debate sobre a fotografia, propondo um mapeamento da produção fotográfica a fim de abrir espaço e possibilitar o acesso do público a obras representativas das vertentes no cenário contemporâneo.

Artistas consagrados pelo público e crítica especializada também participarão do programa, em paralelo à mostra dos novos fotógrafos. Ao final da mostra serão concedidos aos selecionados três prêmios aquisitivos, cujas obras serão incorporadas ao acervo da Coleção de Arte da Cidade.

Posted by Cecília Bedê at 11:41 AM

janeiro 18, 2012

Edital 2012 Galeria da FAV - Inscrições e informações para artistas e curadores

Edital 2012 Galeria da FAV

A Galeria de Artes da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – Espaço Antônio Henrique Peclát - comunica que, durante o período de 10/01/2012 a 15/02/2012 estarão abertas as inscrições para o Programa de Exposições de 2012- 2013, para artistas e curadores interessados em participar do calendário de exposições.

Inscrições até 15 de fevereiro de 2012

Galeria da FAV - Edital 2012
Universidade Federal de Goiás, Goiania – Go
62-3521-1445 ou editalgaleriadafav2012@gmail.com
www.fav.ufg.br/galeriadafav

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

GANHO PARA SELECIONADOS

- Expor na galeria em espaço físico acima descrito, com paredes brancas.

- Convites, folders e outros materiais, nos formatos já definidos pela Galeria (criação, produção e envio).

- Divulgação junto a Comunidade Universitária, na imprensa local e na internet.

- Montagem e desmontagem da exposição.


CUSTOS OPERACIONAIS

- Inscrição com envio da proposta e portifólio via correio

Selecionados
- Fornecer as imagens das obras digitalizadas em 300 DPIs, textos digitados e ceder os direitos dos mesmos para divulgação em impressos, imprensa e demais mídias.

- Entregar na Galeria a(s) obra(s), acordo a com proposta apresentada, com cinco (5) dias úteis de antecedência. Retira-la(s) no prazo máximo de 15 dias após o encerramento da exposição, respeitando o seu horário de funcionamento.

- Fornecer equipamentos e materiais eventualmente previstos e não disponíveis na Galeria da FAV/UFG.

- Entregar as obras(s) embaladas, em material resistente, pois o mesmo será reutilizado para devolução.

- Providenciar o seguro das obras.

- Comparecer na abertura da exposição, no encontro com o artista e/ou outras atividades programadas.

- Arcar com as despesas de transporte das obras (envio e devolução) e responsabilizar-se por deixar o espaço da galeria nas condições encontradas (limpeza, restauro e pintura).

- Ao realizar exposição individual o artista deverá doar uma obra de sua autoria, que será incorporada ao acervo de arte da Galeria da FAV/ UFG.

Edital

A Galeria de Artes da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás – Espaço Antônio Henrique Peclát - comunica que, durante o período de 10/01/2012 a 15/02/2012 estarão abertas as inscrições para o Programa de Exposições de 2012- 2013, para artistas e curadores interessados em participar do calendário de exposições.

OBJETIVOS

1.1. Estabelecer-se como espaço para divulgação das artes visuais.
1.2. Contribuir para a formação estética e cultural dos indivíduos.
1.3. Estimular o debate e a reflexão sobre arte e movimentos artísticos e estéticos.
1.4. Incentivar a pesquisa em artes visuais.
1.5. Promover ações educativas visando a formação em arte.

DAS INSCRIÇÕES E DAS PROPOSTAS

2.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas mediante o envio pelo artista à Galeria de Artes da FAV/UFG, da ficha de inscrição, via email para: edital.galeriadafav@gmail.com, e da proposta e portifólio, via correio, no período de 10/01/2012 a 15/02/2012, em carta registrada ou por serviços de entrega expressa, postada dentro do período de inscrição constante do presente edital.
2.2. Os Portifólios deverão conter:
2.2.1. Documentação fotográfica, em cores, de no mínimo cinco (5) trabalhos, sendo imprescindível que cada uma das fotos seja identificada
(nome do artista, data, título, dimensões, técnica e demais dados necessários).
2.2.2. Documentação sobre as obras do artista, com catálogos, textos ou impressos em geral, não sendo este item condição obrigatória.
2.3. Não serão aceitas obras para efeito de inscrição.
2.4. O resultado da seleção será divulgado no site e por e-mails.
2.5. Os portifólios dos selecionados farão parte do acervo da Galeria da FAV. Os portifólios das propostas não selecionadas serão devolvidos aos inscritos via correio ou pessoalmente na secretaria da Galeria.
2.6. A Galeria da FAV/UFG rejeitará as inscrições que não estejam de acordo com os termos deste edital, cuja inscrição implica na automática e plena concordância das normas estabelecidas.
2.7. A inscrição se efetivará mediante entrega de toda a documentação constante do presente edital.
2.8. As propostas de exposição deverão conter:
2.8.1. Termo de Compromisso devidamente preenchido e assinado.
2.8.2. Cópia de RG e CPF, currículo e dados pessoais do(s) artista(s) e/ou curador (quando for o caso), endereço completo, telefone e e-mail para contato.
2.8.3. Portifólio apresentando a proposta (tamanho A4), contendo fotografias dos trabalhos (5, aproximadamente, no formato 15x 21 cm, fixadas sobre papel A4), documentação sobre a/as trajetória(s) artística(s) dos proponentes, cópias de catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral.
2.8.4 Sugestão de expografia tendo como base a planta baixa da galeria e com especificação das obras que comporão a exposição - a ser analisada pela coordenação - cronograma de montagem, descrição de equipamentos necessários ou de materiais específicos no caso de instalações ou obras multimídia.
2.8.5. Memorial descritivo da obra, croquis se necessário.
2.8.6. Envelope selado para devolução do portifólio.
2.8.7. As propostas poderão ser entregues pessoalmente na Galeria da FAV no horário de 08:00h às 13:00h, de segunda à sexta-feira, ou encaminhadas
por correspondência registrada e postada dentro do prazo especificado para inscrições, para o seguinte endereço:

Galeria da Faculdade de Artes Visuais
Universidade Federal de Goiás
Cx. Postal 131
CEP 74001-970 – Goiania – Go
Site: www.fav.ufg.br/galeriadafav
E-mail: edital.galeriadafav@gmail.com

2.9. Nas propostas de vídeo-arte, vídeo-instalação e computação deverão constar um termo no qual o artista proponente se compromete a fornecer e dar manutenção a todos os equipamentos que for usar na sua mostra.
2.10. Os trabalhos cujas apresentações exijam fitas de vídeo (performance, vídeo-arte e/ou instalação) deverão ser encaminhados em fita VHS em
linguagem NTSC ou em DVD.
2.11. As propostas de performance selecionadas acontecerão na parte interna ou externa da Galeria, dependendo da proposta e poderão ser concomitantes com a abertura das exposições ou não.
2.12. Havendo divergência entre o projeto aprovado e o apresentado, a coordenação da galeria se reserva o direito de aprovar ou recusar o mesmo.
2.13. Casos omissos serão analisados pelo Conselho Curatorial da Galeria.

DAS EXPOSIÇÕES

3.1. As exposições serão classificadas como individuais ou coletivas.
3.2. Cada exposição terá duração máxima de 30 dias.
3.3. Na abertura das exposições individuais ou coletivas haverá encontros com artistas e/ou curadores ou oficinas.

DA SELEÇÃO

4.1. As propostas serão analisadas por uma comissão indicada pelo Conselho Curatorial da Galeria (professores, artistas e críticos).
4.2. A seleção somente será realizada por meio de fotos, projetos, DVDs, não sendo aceitas obras originais ou maquetes para essa finalidade

DA GALERIA

5.1. Da localização: A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG localiza-se no prédio da Faculdade de Artes Visuais no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás – Goiânia.
5.2. Espaço Físico: A Sala Expositiva tem 100 metros quadrados de área, com pé direito de 5 metros, adequadamente iluminada. A planta baixa
encontra-se disponível no site da Galeria.

COMPETE A GALERIA DA FAV/UFG

6.1. Disponibilizar o espaço físico acima descrito, com paredes brancas.
6.2. Impressão de convites, folders e outros materiais, nos formatos já definidos pela Galeria (criação, produção e envio).
6.3. Divulgação junto a Comunidade Universitária, na imprensa local e na internet.
6.4. Envio de convites virtuais.
6.5. Montagem e desmontagem da exposição.

COMPETE AO ARTISTA

7.1. Fornecer as imagens das obras digitalizadas em 300 DPIs, textos digitados e ceder os direitos dos mesmos para divulgação em impressos, imprensa e demais mídias.
7.2. Entregar na Galeria a(s) obra(s), acordo a com proposta apresentada, com cinco (5) dias úteis de antecedência. Retira-la(s) no prazo máximo de 15 dias após o encerramento da exposição, respeitando o seu horário de funcionamento.
7.3. Fornecer equipamentos e materiais eventualmente previstos e não disponíveis na Galeria da FAV/UFG.
7.4. Entregar as obras(s) embaladas, em material resistente, pois o mesmo será reutilizado para devolução.
7.5. Providenciar o seguro das obras.
7.6. Comparecer na abertura da exposição, no encontro com o artista e/ou outras atividades programadas.
7.7. Arcar com as despesas de transporte das obras (envio e devolução) e responsabilizar-se por deixar o espaço da galeria nas condições encontradas
(limpeza, restauro e pintura).
7.8. Aceitar as condições e os termos deste Edital.
7.9. Indicar o período preferencial para realização da exposição:
-Segundo semestre de 2012
-Primeiro semestre de 2013
-Segundo semestre de 2013

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

8.1. Serão aceitas propostas contemporâneas de artistas e/ou curadores brasileiros e/ou estrangeiros maiores de 18 anos, nos seguintes campos de atuação das artes visuais: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Performance, Arte Computacional, Vídeo/Arte e outras.
8.2. Cada artista expositor terá direito a uma cota de convites e folders.
8.3. Ao realizar exposição individual o artista deverá doar uma obra de sua autoria, que será incorporada ao acervo de arte da Galeria da FAV/ UFG.
8.4. No caso de exposição coletiva, o coordenador da galeria juntamente com a curadoria da exposição, escolherão a obra a ser doada ao acervo da Galeria.
8.5. A Galeria da FAV/UFG não efetua e nem se responsabiliza por transações comerciais durante as exposições.

CONTATO

Secretária
Rejane Ribeiro

(62) 3521 1445
Email:www.fav.ufg.br/galeriadafav
editalgaleriadafav2012@gmail.com

Posted by Cecília Bedê at 4:34 PM