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janeiro 25, 2007

Inscrições e informações para o artista: UniversidArte XV, Rio de Janeiro

UniversidArte XV
Fotografia, escultura, objeto, pintura, gravura, desenho, instalação, videoarte, performance e outras mídias

Inscrições até 24 de março de 2007

UniversidArte XIV
21-2503-7052 ou universidarte@estacio.br
www.estacio.br/site/universidarte
Envio de material: Casa das Artes da Universidade Estácio de Sá
Rua Vitor Konder 124, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
21-2495-3557
UniversidArte XV: maio a setembro de 2007


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS:
- A mostra conferirá dois prêmios: O Prêmio UniversidArte, no valor de R$ 1,5 mil, ao artista escolhido em eleição pelos corpos docente, discente e administrativo. Paralelamente, um júri formado por diretores de centros culturais e críticos de arte indicará o ganhador do Prêmio Universidade Estácio de Sá, no valor de R$ 3,5 mil

GANHO PARA SELECIONADOS: o júri selecionará 10 artistas para exposição no ano de 2008

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: nenhuma

GANHO PARA INSCRITOS: Participação na Galeria Virtual do UniversidArte


CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- currículo em Word (.doc) e três imagens digitalizadas (em jpg - 72 dpi )

ENTREGA E DEVOLUÇÃO DAS OBRAS:
-Os trabalhos expostos deverão estar em condições apresentáveis (moldura,chassis, passpartout, etc.) e deverão ser entregues com etiquetas de identificação coladas no verso, com nome do artista e do título da obra, devidamente embalados com plástico bolha.
- As obras deverão ser retiradas até dia 15 de novembro

SEGURO DAS OBRAS, EQUIPAMENTOS ESPECIAIS, PERFORMANCE:
- A UniversidArte não realiza contrato de seguro para os trabalhos expostos nas unidades da Universidade
- Equipamentos especiais necessários à apresentação (TV,DVD,VHS) deverão ser fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.
- Os artistas que apresentarem performance arcarão com todas as suas despesas e os horários de exibição serão acertados com a comissão organizadora


Informamos aos interessados que estão abertas, até o dia 24 de março de 2007, as inscrições para a, os campi da Universidade Estácio de Sá com grande mostra de artes visuais, possibilitando um intenso convívio dos alunos, professores, funcionários e visitantes com a arte contemporânea.

A mostra conferirá dois prêmios: O Prêmio UniversidArte, no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), ao artista escolhido em eleição pelos corpos docente, discente e administrativo. Paralelamente, um júri formado por diretores de centros culturais e críticos de arte indicará o ganhador do Prêmio Universidade Estácio de Sá, no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), e selecionará 10 artistas para exposição no ano de 2008.

Cada artista poderá inscrever-se com até dois trabalhos que sejam adequados aos espaços dos campi da Universidade Estácio de Sá (fotografia, escultura, objeto, pintura, gravura, desenho, instalação, videoarte, performance e outras mídias). Todos os trabalhos deverão ser entregues, até 24 de março de 2007, na Rua Vitor Konder, 124 - Barrinha.

Convidamos os artistas a enviarem, pelo e-mail acervo.universidarte@estacio.br, currículo em Word (.doc) e três imagens digitalizadas (em jpg - 72 dpi ) para participarem da nossa Galeria Virtual no site da UniversidArte (http://www.estacio.br/site/universidarte).
Mais informações pelos telefones : (0XX21) 2503 7078/7326 e a partir de 2 de fevereiro :2495 3557 .

Importante:
I - Serão aceitas inscrições individuais e/ ou coletivas em todos os campos das artes visuais.

II - A UniversidArte não realiza contrato de seguro para os trabalhos expostos nas unidades da Universidade e se declara isenta de qualquer responsabilidade na hipótese de furto, extravio e eventuais danos ocasionados aos respectivos trabalhos.

III - Os trabalhos expostos deverão estar em condições apresentáveis (moldura,chassis, passpartout, etc.) e deverão ser entregues com etiquetas de identificação coladas no verso, com nome do artista e do título da obra, devidamente embalados com plástico bolha.

IV - Os trabalhos remetidos pelo Correio deverão vir registrados, incluindo a autorização preenchida que se encontra no site da UniversidArte, com envelope selado e sobrescrito para devolução. Os trabalhos deverão chegar até dia 24 de março; portanto, deverão ser postadas antes desta data .

V - Trabalhos que exijam salas, instalações e montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica do local.

VI - Alterações físicas no espaço de exposição, para a exibição do trabalho, serão reconstituídos pelo artista.

VI - Os artistas que apresentarem performance arcarão com todas as suas despesas e os horários de exibição serão acertados com a comissão organizadora.

VII - Equipamentos especiais necessários à apresentação (TV,DVD,VHS) deverão ser fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.

VIII - Não serão aceitos trabalhos que interfiram na integridade física e ideológica do local ou do público.

IX - As obras deverão ser retiradas até dia 15 de novembro.

Posted by João Domingues at 2:33 PM

janeiro 22, 2007

Inscrições e Informações para o profissional - Projeto Amplificadores 2007 para Curadoria - Museu Murilo La Greca, Recife

Projeto Amplificadores 2007 para Curadoria

Inscrições até 9 de março de 2007

Comissão de seleção: Daniela Labra (RJ), Moacir dos Anjos (PE), Rodrigo Braga (PE)

Fundação de Cultura da Cidade do Recife - Museu Murilo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 366, Parnamirim, Recife - PE 52060-030
81-3232-4276 ou murillolagreca@gmail.com
Inscrições no museu: segunda a sexta-feira, 9-12h e 14-17h

A Fundação de Cultura da Cidade do Recife, através do Museu Murillo La Greca estará recebendo inscrições para a seleção de exposições coletivas a partir de curadorias a serem realizadas nas salas de exposições temporárias.

O Projeto Amplificadores de Artes Visuais pretende ser um espaço de exposições e discussões da produção atual, apontar novos profissionais, oferecer um lugar para o artista exercitar esse olhar e, sobretudo, discutir questões curatoriais.


Informações para o profissional sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIO: a exposição, para os selecionados

GANHO PARA SELECIONADOS: Os projetos selecionados de curadorias receberão um cachê de de R$ 2,2 mil, sendo deduzidos os impostos cabíveis

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
O Museu Murilo LaGreca - MMLG, oferece:
Auxílio na montagem e desmontagem das obras e um trabalho de Mediação Cultural, de origem educativa, realizada durante toda a mostra; material gráfico de divulgação e coquetel de abertura; texto crítico para cada exposição (Projeto Jovem Crítica); trabalho de Mediação Cultural durante toda a mostra

GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM


CUSTOS OPERACIONAIS:

INSCRIÇÃO:
- O material de inscrição deve conter fotos, coloridas ou P/B, indicando o nome do autor, título da obra (quando houver), data, técnica ou materiais utilizados, dimensões e outros dados considerados necessários pelo proponente; apresentar uma proposta de curadoria em até três laudas

TRANSPORTE E SEGURO:
- O Museu Murillo La Greca não assumirá custos com o transporte, hospedagem e alimentação.
- Cabe ao curador providenciar o seguro, se for de seu interesse.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
- Equipamentos especiais necessários à apresentação (TV, DVD, VHS e outros) deverão ser fornecidos pelos curadores, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.

DEVOLUÇÃO PARA NÃO-SELECIONADOS:
- Os dossiês não classificados serão devolvidos apenas se fornecido envelope pré-selado com o mesmo valor da encomenda enviada. Os dossiês dos proponentes selecionados não serão devolvidos e ficarão arquivados no Museu Murillo La Greca

Edital

INSCRIÇÕES

Art. 1º O Projeto Amplificadores de Artes Visuais se destina a selecionar Artistas Visuais e Curadores para mostras coletivas a serem realizadas nas salas de exposições temporárias e áreas externas ao museu.

Art. 2º Podem inscrever-se artistas e curadores brasileiros e estrangeiros, desde que residentes no Brasil.

Art. 3º As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 13h e das 14h às 18h, no Museu Murillo La Greca, (rua. Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 - Parnamirim. CEP 52060-030, Recife-PE. Tel/fax (81) 32324276, ou pelo correio com data de postagem até 09/03/2007.

Art. 4º O curador ou artista deverá conceber e organizar uma exposição coletiva, desde que o proponente assuma o compromisso de envolver critérios de concepção, significação e relação entre os trabalhos escolhidos, especificando o conceito ou abordagem da exposição coletiva da sua proposta apresentada. Fica franqueada a participação do curador como um dos artistas participantes da mostra coletiva, se assim o desejar.

Art. 5º Os artistas e curadores poderão inscrever 01 (um) projeto de exposição coletiva adequado aos espaços oferecidos pelo museu.

Art. 6º A inscrição implica na automática e plena concordância das normas estabelecidas neste regulamento.

SELEÇÃO

Art. 7º A seleção dos trabalhos será feita pelo exame de dossiê, por comissão composta por 03 membros, designados pela Gerência do Museu Murillo La Greca, sendo soberanas as suas decisões.

PROPOSTA DE CURADORIA

Art. 8º O dossiê para PROPOSTA DE CURADORIA deve seguir as seguintes especificações:
I - ter formato máximo de 21 x 29 cm A4;
II - enviar todo material em envelope com o nome completo do proponente (Projeto Amplificadores - 2007);
III - conter fotos, coloridas ou P/B, indicando o nome do autor, título da obra (quando houver), data, técnica ou materiais utilizados, dimensões e outros dados considerados necessários pelo proponente;
IV - apresentar uma proposta de curadoria em até três laudas;
V - no caso de instalações ou obras não convencionais, o dossiê deve permitir o entendimento claro das propostas apresentada, através de texto do curador ou artista, com especificações de manuseio e montagem;
VII - conter um resumo curricular de cada artista selecionado;
VIII - conter dados curriculares, identificação e dados pessoais com endereço completo, telefone, fax e e-mail;
IVX - ficha de inscrição preenchida e assinada.

Art. 9º A seleção será feita através das fotos e projetos. Não serão aceitas obras no ato da inscrição.

Art. 10º Os proponentes selecionados serão comunicados por correspondência, e-mail ou telefone em até 3 (três dias) após a seleção.

Art.11º Os projetos selecionados de curadorias receberão um cachê de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais), sendo deduzidos os impostos cabíveis.

Art.12º O Museu Murillo La Greca - MMLG, oferece, auxílio na montagem e desmontagem das obras e um trabalho de Mediação Cultural, de origem educativa, realizada durante toda a mostra.

Parágrafo único: Todos os custos aqui não especificados ficam, como regra geral, a cargo do artista e/ou grupo expositor.

Art. 13º Os dossiês não classificados serão devolvidos apenas se fornecido envelope pré-selado com o mesmo valor da encomenda enviada. Os dossiês dos proponentes selecionados não serão devolvidos e ficarão arquivados no Museu Murillo La Greca.

EXPOSIÇÕES

Art. 14º As exposições serão realizadas no período de abril a novembro de 2007 com datas a serem definidas juntamente com os selecionados, após a divulgação da seleção.
§ Caberá à Coordenação do Museu Murillo La Greca - MMLG, de comum acordo com os proponentes selecionados, o plano de execução e montagem das exposições.

TRANSPORTE

Art. 15º Os trabalhos deverão chegar ao Museu Murillo La Greca com uma antecedência mínima de 07 (sete) dias para residentes em Recife e 10 (dez) dias para os selecionados de outros estados, antes da abertura da exposição.

Art. 16º Os curadores ou artistas selecionados deverão retirar seus trabalhos em até 07 (sete) dias após o término da exposição. A não observância deste prazo permitirá ao Museu Murillo La Greca, adotar as providências que melhor lhe aprouver.

Parágrafo único: O Museu Murillo La Greca não assumirá custos com o transporte, hospedagem e alimentação, devendo estes ficar a cargo do selecionado, quando e se necessário.

Art. 17º O Museu Murillo La Greca não se responsabiliza por eventuais danos causados às obras durante o percurso do transporte, cabendo ao curador providenciar o seguro, se for de seu interesse.

Art. 18º Cabe ao Museu Murillo La Greca zelar pelas obras expostas, adotando cuidados na montagem e medidas de segurança que garantam a integridade da mesma nas dependências do museu. No entanto, não se responsabilizará por eventuais danos causados por terceiros.

MONTAGEM EXPOSIÇÃO COLETIVA - CURADORIA

Art. 19º A montagem será feita pela equipe do Museu Murillo La Greca, em conjunto com o curador ou artista(s), que, sendo residente em Recife, deverá acompanhar a montagem. Os projetos selecionados de exposições dos curadores ou artista(s) que não residirem em Recife, serão montados de acordo com os projetos enviados pelos mesmos. Sendo permitido, porém, a sua participação e acompanhamento na montagem, se assim o desejar. Trabalhos que exijam salas, instalações e montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica e física do museu.
Art. 20º Equipamentos especiais necessários à apresentação deverão ser fornecidos pelos curadores, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.

OBRIGAÇÕES DOS CURADORES

Art. 21º Cabe aos curadores ou artistas selecionados:
I - assinar o Termo de Compromisso da exposição da qual é responsável;
II - comunicar, por escrito, eventuais mudanças de endereço à Coordenação do Museu Murillo La Greca, em Recife;
III - entregar, nos prazos estipulados pelo MMLG, logo após a seleção, o material destinado à produção das peças gráficas (banner e convite) e divulgação, como fotos coloridas ou P/B já digitalizadas em alta resolução, que garantam melhor reprodutibilidade. Especificar as fotos que serão destinadas ao material para divulgação, acompanhadas de ficha técnica completa (nome, título, técnica, dimensões, ano), currículo resumido de cada artista, e texto sobre o conjunto de trabalho que serão apresentados;
IV - autorizar por escrito (cada artista envolvido na exposição) a reprodução do material destinado à produção das peças gráficas para divulgação e promoção do projeto em todo e qualquer veículo de comunicação, bem como autorizar as imagens das obras expostas e textos via Internet;
V - enviar, para as exposições, os trabalhos apresentados no dossiê que foram indicados pela Comissão de Seleção, não sendo permitido substituí-los por obras com características diferentes;
VI - pagar as despesas de moldura, embalagem e transporte das obras (ida e volta) e fornecer equipamentos especiais (TV, DVD, VHS e outros), permanecendo o curador e/ou grupo responsável pelos mesmos;
VII - cumprir os prazos estipulados para a entrega das obras;
VIII - os curadores e artistas selecionados não poderão retirar os trabalhos antes do encerramento do evento;

OBRIGAÇÕES DO MUSEU MURILLO LA GRECA - MMLG

Art. 22º Cabe ao Museu Murillo La Greca - MMLG
I - fornecer texto crítico para cada exposição (Projeto Jovem Crítica);
II - fornecer material gráfico de divulgação (convite e banner);
III - fornecer coquetel de abertura (exclusivo para a abertura da mostra coletiva);
IV - fornecer trabalho de Mediação Cultural durante toda a mostra;
V - disponibilizar o espaço físico para as mostras selecionadas fornecendo planta baixa das salas de exposições temporárias;
VI - promover a divulgação da programação na imprensa local, na internet, na Agenda Cultural da Cidade do Recife bem como através de outras estratégias de divulgação ao alcance da PCR.

Art. 23º As decisões finais da Comissão de Seleção são irretratáveis e irrevogáveis.

Art. 24º Os casos omissos e controversos serão resolvidos pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife e Museu Murillo La Greca.

Posted by João Domingues at 4:07 PM

janeiro 11, 2007

Inscrições Programa Petrobras Cultural 2006/2007

Programa Petrobras Cultural 2006/2007
Categorias: Preservação e Memória; Formação; Produção e Difusão: Cinema; Música; Artes Cênicas, Literatura

Inscrições:
25 de janeiro: Festivais de Cinema e Manutenção de Grupos e Companhias de teatro e dança
29 de janeiro: Produção de filmes de longa-metragem, curta-metragem 35mm e mídias digitais
31 de janeiro: Memória das Artes, Patrimônio Imaterial e Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas e Criação Literária: ficção e poesia
2 de fevereiro: Educação para as artes: Materiais e Documentação, Educação para as Artes: Ações, Produção de Apresentações Inclusivas
5 de fevereiro: Gravação e circulação de música popular brasileira e erudita

Clique aqui para saber mais sobre as inscrições e ler os editais


Programa Petrobras Cultural 2006/2007

R$ 60 milhões destinados à seleção pública de projetos em diversos segmentos culturais e R$ 20 milhões a projetos convidados

Nesta edição, foram ampliados os valores de patrocínio. O Programa terá uma verba total de R$ 80 milhões. Desse valor, 75% (R$ 60 milhões) serão destinados à seleção pública de projetos em diversos segmentos culturais e 25% (R$ 20 milhões) a projetos convidados diretamente pelo Conselho Petrobras Cultural.

Outra novidade é a ampliação dos segmentos culturais que serão contemplados pelo Programa, com a criação de uma nova linha de atuação - Formação, ao lado das já existentes Preservação e Memória e Produção e Difusão.

A 1ª edição do Programa Petrobras Cultural (PPC) foi lançada em 2003. Desde então, anualmente, são realizadas novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional. A iniciativa baliza as ações de patrocínio da empresa em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira em sua diversidade étnica, regional e social.

As áreas de seleção pública que estão sendo abertas nesta edição são:

* Preservação e Memória

Memória das Artes - R$ 5 milhões
Patrimônio Imaterial - R$ 2 milhões
Apoio a museus, arquivos e bibliotecas - R$ 4 milhões

* Produção e Difusão

- Cinema

Produção de filmes de longa-metragem - R$ 21 milhões
Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema - R$ 1,6 milhão
Produção de filmes para mídias digitais- R$ 1,2 milhão
Difusão de filmes de longa-metragem - R$ 4 milhões
Festivais de cinema - R$ 2,5 milhões

- Música

Gravação e circulação de música popular brasileira - R$ 4,5 milhões
Gravação e circulação de música erudita - R$ 1,5 milhão

- Artes Cênicas

Manutenção de Grupos e companhias de teatro e dança - R$ 2,9 milhões

- Literatura

Criação literária: ficção e poesia - R$ 800 mil

* Formação

Educação para as artes: ações - R$ 3 milhões
Educação para as artes: materiais e documentação - R$ 3 milhões
Produção de apresentações culturais inclusivas - R$ 3 milhões

Posted by João Domingues at 1:16 PM

janeiro 10, 2007

Selecionados Programa de exposições 2007 Centro Cultural São Paulo

Selecionados Programa de exposições 2007 Centro Cultural São Paulo
Alice Shintani
Charles Klitzke
Daniel Lannes
Daniel Steegmann
Elke Barth
Felipe Cama
Georgina Nardi Vidal
Julina Morgado
Lulli
Marcelo Moreira Berg
Marcone Moreira
Marcos Olegário Pessoa G. de Matos
Osvaldo Carvalho
Raphael Franco
Reginaldo Pereira
Rodrigo Rosa
Rommulo Vieira Conceição
Sami Hassan AKL
Willian Toledo de Lima

Comissão de seleção: Guto Lacaz, Inês Raphaelian, Martin Grossmann, Paulo Climachauska, Rafael Vogt Maia Rosa

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo - SP
11-3383-3402 ou ccsp@prefeitura.sp.gov.br
www.centrocultural.sp.gov.br

Posted by João Domingues at 11:36 AM