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novembro 30, 2006

Concurso para Professor substituto Instituto de Artes - UERJ, Rio de Janeiro

Seleção para professor substituto Instituto de Artes - UERJ
Disciplinas: História da Arte, Historiografia da Arte, Teoria e Estética

Inscrições de 4 a 22 de dezembro de 2006 e 2 a 26 de janeiro de 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria da Graduação do Instituto de Artes
Rua São Francisco Xavier. 524, Sala 11006 - Bloco E - 11º andar, Rio de Janeiro - RJ
21-2587-7491 ou artdep@uerj.br
Segunda a sexta, 8-12h

Documentos:
- Formulário de inscrição
- Currículo Lattes em 2 vias, sendo uma via documentada

Seleção:
- Análise do currículo
- Entrevista

Entrevistas: 29, 30 e 31 de janeiro de 2007

Posted by João Domingues at 12:20 PM

Inscrições Programa de Patrocínios Oi Futuro

Programa de Patrocínios Oi Futuro

Inscrições até 12 de dezembro de 2007

Informações e Inscrições: www.telemar.com.br

O Oi Futuro abriu, no último dia 6, as inscrições para o programa de patrocínios culturais incentivados 2007. Ao longo deste ano, a empresa incentivou as mais variadas manifestações artísticas nas áreas de teatro, literatura, música e cinema, incluindo festivais e feiras, totalizando investimentos da ordem de R$ 20 milhões.

Dentre os projetos patrocinados pela Telemar que mais se destacaram em 2006, estão o Cinema no Rio, tela itinerante que aportava nas cidades ao longo do Rio São Francisco; o III Intercâmbio de Linguagens para Crianças, que aconteceu no Rio de Janeiro; o reaparelhamento do laboratório de informática do Núcleo de Arte e Tecnologia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais.

A inscrição dos projetos só poderá ser feita pela internet, no endereço www.telemar.com.br (link: patrocínios culturais). É necessário que estejam inseridos nas Leis de Incentivo à Cultura. O programa valoriza iniciativas originais, de novos talentos e de grupos e companhias com trajetórias reconhecidas e que apostam na interseção de linguagens, na valorização da diversidade brasileira e na democratização do acesso à cultura. Em março de 2007, o Oi Futuro, responsável pela gestão do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, anunciará os projetos selecionados.

Posted by João Domingues at 11:18 AM

novembro 15, 2006

Selecionados I LOVE MY GIF! - Festival de gifs animados

Selecionados I LOVE MY GIF! - Festival de gifs animados
Primeiro lugar: Claudio Bueno & Gunter [webartE]
Adriano Casanova [caí]
Cláudia Barbisan [de lírio]
Fernando Weno [escape]
Joao Penoni [acroGRAFIA FOTObacia]
Marcio Shimabukuro [ untitled]
Monike Dias [objpqno007fev06.gif]
Rachel Castro [CRAZY_CUMBUCA]
Ricardo Van Steen [poesia]
Vera Bighetti [sem título]

Comissão de seleção: Helga Stein, Lucas Bambozzi, Priscila Arantes

www.arteaosvivos.com.br/selecionados
Realização: Arte ao(s) vivo(s)
Promoção: Canal Contemporâneo, Prêmio Sergio Motta, Fusionáudio, Galeria POP, Curso de Pós-Graduação em Mídias Interativas do SENAC

Posted by João Domingues at 1:50 PM

novembro 9, 2006

Selecionados Temporada de Projetos 2007-2008 no Paço das Artes, São Paulo

Selecionados Temporada de Projetos 2007-2008 Paço das Artes
Alan Fontes (Belo Horizonte/MG)
Alice Shintani (São Paulo/SP)
Camila Sposati (São Paulo/SP)
Camille Kachani (São Paulo/SP)
Débora Bolsoni (São Paulo/SP)
Diego Belda (São Paulo/SP)
Egidio Rocci (São José dos Campos/SP)
Fabio Morais (São Paulo/SP)
Henrique Oliveira (São Paulo/SP)
Jorge Menna Barreto (São Paulo/SP)
Jurandy Valença (São Paulo/SP)
Luiz Roque (Porto Alegre/RS)
Maria Nepomuceno (Rio de Janeiro/RJ)
Milena Travassos (Fortaleza/CE)
Nelson Crespo (Londres/Inglaterra)
Pedro Palhares Fernandes (São Paulo/SP)
Rachel Rosalen (São Paulo/SP)
Tony Camargo (Curitiba/PR)
Curadorias eleitas: assinadas por Gabriel Menotti (Vitória/ES) e Kiki Mazzucchelli (Londres/Inglaterra).

Comissão de seleção: Ivo Mesquita, Kiko Goiffman e Jurandir Muller (Paleo TV), Vitória Daniela Bousso, Diretora do Paço das Artes, Juliana Monachesi, Cauê Alves e Daniela de Castro e Silva (grupo de críticos da instituição)

Paço das Artes
Av da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3813-3627 / 3031-0682 ou pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br
www.pacodasartes.sp.gov.br


Em sua 6ª edição, a Temporada de Projetos do Paço das Artes recebeu um total de 437 propostas provenientes das mais diversas localidades do país. O programa , que este ano completou dez anos, segue abrindo espaço para a produção artística emergente, bem como para a reflexão que a acompanha. Os 20 selecionados - entre artistas e jovens curadores - serão contemplados com uma mostra no Paço das Artes a ser realizada no próximo biênio, acompanhada de um catálogo com textos escritos pelo grupo de críticos da instituição. Paralelamente, estão previstas exposições de artistas convidados pelo programa.


Artistas Selecionados
Alan Fontes (Belo Horizonte/MG)

Alan Fontes exibirá a instalação A Casa. O trabalho recria, nos mínimos detalhes, uma casa comum, com sala, copa, quartos e banheiro. A diferença é que, nesse espaço, apenas as pinturas são coloridas. Todos os móveis e objetos dos diferentes cômodos - retratados fielmente pelas telas - são em tons de cinza. A obra discute questões como a pintura no espaço e o diálogo da tradicional técnica com outras linguagens.

Alice Shintani (São Paulo/SP)

Alice Shintani vem trabalhando com pintura desde 2000. Realizadas em grande formato, com resina acrílica e pigmentos industriais, suas telas investigam as possibilidades e limitações da tradicional técnica na contemporaneidade. É uma amostra de seus trabalhos recentes que a artista apresentará no Paço das Artes dentro da Temporada de Projetos 2007-2008.

Camila Sposati (São Paulo/SP)

A proposta de Camila Sposati para a Temporada de Projetos 2007-2008 é apresentar uma amostra da série Rescue Smoke, na qual a artista vem trabalhando há alguns anos. São imagens que retratam paisagens variadas - de uma praia ou floresta a uma rua movimentada - alteradas por rajadas de fumaça colorida que se expandem no ar.

Camille Kachani (São Paulo/SP)

Camille Kachani mescla referências e procedimentos próprios da pintura, do desenho e da fotografia. Selecionado pela Temporada de Projetos 2007-2008, o artista exibirá a série Golem, imagens realizadas com pelúcia sobre lona de caminhão, que recriam objetos familiares e banais como uma caixa de sabão em pó, uma kombi e um carrinho de pipoca.

Débora Bolsoni (São Paulo/SP)

A proposta de Débora Bolsoni para a Temporada de Projetos 2007-2008 é apresentar a performance Epitáfio para Isopor, composta por sete cenas que serão acompanhadas pelo público por meio de um libreto. A performance será realizada na abertura da mostra e resultará em instalação homônima, que será exibida ao longo do período expositivo.

Diego Belda (São Paulo/SP)

Ao projetarem-se, literalmente, para fora do quadro, as pinturas de Diego Belda atualizam a discussão sobre os limites do espaço pictural. Realizadas com materiais diversos, como feltro, plástico, acrílico e fórmica, suas obras transitam entre a pintura e a escultura. São esses trabalhos que o artista apresentará no Paço das Artes dentro da Temporada de Projetos 2007-2008.

Egidio Rocci (São José dos Campos/SP)

A proposta de Egidio Rocci para a Temporada de Projetos 2007-2008 é apresentar cerca de oito obras provenientes de duas séries que o artista vem desenvolvendo paralelamente: Junções e Movimento. Enquanto na primeira ele trabalha com fusões entre dois ou mais objetos; na segunda, apresenta móveis em cujo interior acontecem movimentos mecânicos circulares.

Fabio Morais (São Paulo/SP)

Fabio Morais apresentará uma série de textos/performances adesivados à parede para serem lidos/assistidos pelo público. Intitulada O Performer, a exposição é inspirada em livro homônimo escrito pelo artista, que apresenta uma antologia de 21 performances realizadas por um personagem fictício.

Henrique Oliveira (São Paulo/SP)

O artista dará continuidade à série Tapumes, que vem desenvolvendo desde 2005. Trata-se de grandes instalações, realizadas com madeiras coloridas, velhas e descascadas, que revestem paredes e se projetam no espaço, formando volumes generosos, ora pontiagudos, ora arredondados.

Jorge Menna Barreto (São Paulo/SP)

A proposta de Jorge Menna Barreto para a Temporada de Projetos 2007-2008 é exibir Butter Architecture. Realizado em 2006, o vídeo apresenta duas figuras femininas sentadas em um banco de praça e iluminadas por um holofote. O detalhe é que as personagens estão sobre um tablete de manteiga. Ou seja: à medida em que o tempo passa, o cenário começa a derreter e a se mover, enquanto as duas figuras permanecem congeladas.

Jurandy Valença (São Paulo/SP)

Para a Temporada de Projetos 2007-2008, o artista apresentará o projeto Biblioteca Particular. Trata-se de uma série de fotografias em que o artista se apropria de capas de livros encontrados em sebos ou antiquários, sempre com capas de tecido e com figuras ou palavras impressas em alto relevo.

Luiz Roque (Porto Alegre/RS)

A formação de uma nuvem dentro de outra é o mote de Projeto Vermelho, trabalho que Luiz Roque propõe para a Temporada de Projetos 2007-2008. Realizada com o recurso cinematográfico da câmera 16 mm, a videoinstalação retrata paisagens tomadas por nuvens reais e artificiais.

Maria Nepomuceno (Rio de Janeiro/RJ)

Para a Temporada de Projetos 2007-2008, a artista apresentará a mostra Expansão. Trata-se de um recorte da pesquisa que vem realizando desde 2003, quando começou a construir suas "esculturas moles", peças elaboradas com contas coloridas e cordas espiraladas.

Milena Travassos (Fortaleza/CE)

A artista apresentará uma série de trabalhos, entre instalações e videoinstalações, que integram a pesquisa Um Lugar fora Dele. Trata-se de uma investigação que tem como linhas de referência questões como a transparência, o corpo e a idéia de descontextualização.

Nelson Crespo (Londres/Inglaterra)

Intitulado Sans Papier , o projeto de Nelson Crespo desenvolve-se em torno da problemática da condição nômade pós-moderna. Trata-se de um conjunto de pinturas que abordam noções como as de viajante, passageiro e fugitivo. O ponto de partida para a criação das imagens é o arquivo de fotografias do artista.

Pedro Palhares Fernandes (São Paulo/SP)

A proposta do artista é apresentar o projeto Quadratura, uma instalação sonora composta por uma rede de canos de PVC suspensos no ar por cabos de aço. Com comprimentos e diâmetros variados, as estruturas criarão diferentes sons pelo espaço expositivo do Paço das Artes. O trabalho parte do conceito de "paisagem sonora", desenvolvido por Murray Schafer.

Rachel Rosalen (São Paulo/SP)

A artista apresentará a videoinstalação "07 Ensaios sobre a Crueldade", que aborda o imaginário da guerra e as relações entre erotismo e violência. Em uma sala escura, dois projetores exibirão os sete ensaios produzidos por Rachel, todos eles tendo a Alice de Lewis Carrol como personagem principal.

Tony Camargo (Curitiba/PR)

Múltiplo, Tony Camargo transita pela pintura, pelo desenho e pela fotografia, além de realizar objetos. Sua proposta para a Temporada de Projetos 2007-2008 é apresentar uma amostra de seu trabalho recente em pintura.

CuradoriaS SelecionadAs
Cine Falcatrua (Vitória/ES)
Festival-Dispositivo é uma mostra audiovisual aberta, que apresentará "takes" (cenas filmadas sem interrupção) realizados por artistas, cineastas, estudantes e amadores. O material será enviado à equipe de curadores e então selecionado para ser apresentado em telas, como se fossem quadros de uma exposição. Festival-Dispositivo é o terceiro de uma série de festivais de cinema organizados pelo grupo de artistas Cine Falcatrua.

Kiki Mazzucchelli (Londres/Inglaterra)

Rádio-Museu é uma emissora de rádio temporária que funcionará no espaço expositivo do Paço das Artes, ao longo de três semanas, com uma programação diária de duas horas de duração. Artistas, críticos e curadores serão convidados a participar do projeto utilizando-se desse meio.

Posted by João Domingues at 11:13 AM

novembro 7, 2006

Inscrições e informações para o artista: FotoCross, Rio de Janeiro

FotoCross
No ato da inscrição o participante receberá uma lista de 8 temas a serem desenvolvidos. Os fotógrafos terão que ilustrar cada tema com uma ou mais fotografias. As 36 fotografias de cada participante com câmera digital e os filmes de 36 poses deverão ser entregues operados ainda no sábado, até as 22h

Inscrições dia 25 de novembro, sábado, a partir das 10h
Realização das imagens dia 25 de novembro, sábado, até as 22h

Santa Teresa
Endereço da inscrição: Chave Mestra
Rua Monte Alegre 277, Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ
21-2507-5352 / 2509-5037 ou contato@chavemestra.com.br
www.chavemestra.com.br
Horários: 25 de novembro, sábado de 10 às 22h
Exposição e premiação: 3 de dezembro, domingo, 19h. Casarão da UNEI. Rua monte Alegre, 294. Santa Teresa
Taxa de inscrição:R$ 20; se o inscrito operar câmera com filme, este deverá pagar antecipadamente sua revelação e digitalização, ao custo de R$ 10


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS: Será premiado o melhor trabalho em cada um dos 8 temas desenvolvidos - totalizando 8 prêmios - podendo um só concorrente acumular dois ou mais prêmios. Além dos 8 prêmios, serão atribuídos um número indefinido de menções honrosas. O prêmio para cada tema varia de R$150 a R$450, dependendo do número de inscrições

GANHO PARA INSCRITOS: Pelo menos uma foto de cada concorrente será selecionada para exibição na noite de premiação.

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO: Taxa de inscrição:R$ 20; se o inscrito operar câmera com filme, este deverá pagar antecipadamente sua revelação e digitalização, ao custo de R$ 10

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS
- Os negativos das fotografias não selecionadas, poderão ser retirados no local da inscrição a partir do dia da premiação. Este material estará disponível para retirada até 90 (noventa dias) decorridos à data da premiação. Depois deste prazo as que não forem retiradas serão inutilizadas. As imagens selecionadas que tenham sido feitas em filme, terão seus negativos retidos pela Chave Mestra por um período de 30 dias para escaneamento em resolução de impressão, estando disponíveis para retirada somente após este prazo.


Regulamento do FotoCross 2006

1. Da inscrição
1.1 - Qualquer pessoa poderá participar, menor ou maior de idade. O concorrente deverá se inscrever na sede da Chave Mestra - Rua Monte Alegre, 277 - a partir das 10hs do dia 25/11/2006, sábado. A Taxa de inscrição é de R$20,00. Se o inscrito operar câmera com filme, este deverá pagar antecipadamente sua revelação e digitalização, ao custo de R$10,00. Nesta edição do FotoCross não serão vendidos filmes.

2. Da competição
2.1 - No ato da inscrição o participante receberá uma lista de 8 temas a serem desenvolvidos. Os fotógrafos terão que ilustrar cada tema com uma ou mais fotografias. As 36 fotografias de cada participante com câmera digital e os filmes de 36 poses deverão ser entregues operados ainda no sábado, até as 22 h. Os fotógrafos que tiverem realizado imagens digitais descarrega-las-ão em um computador no local da inscrição, até o número máximo de 36 fotos.

2.2 - A ordem das fotografias não terá que obedecer a ordem dos temas. Entretanto o júri terá total liberdade para interpretar para qual tema se afina o conteúdo de cada imagem;

3. Do Julgamento
3.1 - As imagens serão julgadas individualmente dentro de cada tema, porém o júri pode considerar duas ou mais imagens como uma sequência ou conjunto e assim selecioná-las e/ou premiá-las como um único trabalho.

3.2 - Os filmes serão revelados e as imagens escaneadas em alta resolução - gravadas em cd - sendo juntadas às obtidas por câmera digital. As fotos serão julgadas por um júri formado por 3 pessoas de notório conhecimento nas áreas de fotografia, artes plásticas e comunicação. Durante apreciação das imagens pelo júri as mesmas serão identificadas apenas por números. Desta maneira os nomes dos autores ficarão ocultos.

3.3 - O júri poderá não considerar um vencedor em um ou mais temas.

4. Da premiação
4.1 - Será premiado o melhor trabalho em cada um dos 8 temas desenvolvidos - totalizando 8 prêmios - podendo um só concorrente acumular dois ou mais prêmios. Além dos 8 prêmios, serão atribuídos um número indefinido de menções honrosas.

4.2 - Pelo menos uma foto de cada concorrente será selecionada para exibição na noite de premiação.

4.3 - O anúncio dos vencedores se dará durante a projeção das imagens selecionadas, no dia 03/12/2006, domingo, às 19 hs, no casarão da UNEI, Rua Monte Alegre 294, bem como a entrega dos prêmios.

4.4 - O prêmio para cada tema varia de R$150,00 a R$450,00, dependendo do número de inscrições, conforme tabela anexa.

5. Termos gerais
5.1 - Membros e funcionários da ENTIDADE PROMOTORA, bem como patrocinadores do FotoCross, poderão participar, porém sem receber qualquer prêmio ou menção, limitando-se a terem imagens selecionadas para a projeção.

5.2 - As imagens selecionadas poderão ser usadas para promover outros eventos realizados pela Chave Mestra e o FOTOCROSS. Não haverá, de forma alguma, utilização comercial das imagens. Caso haja terceiros interessados em adquirí-las, o(s) autor(es) das mesmas será(ão) imediatamente contatado(s) pela Chave Mestra, que não participará desta negociação.

5.3 - Os negativos das fotografias não selecionadas, poderão ser retirados no local da inscrição a partir do dia da premiação. Este material estará disponível para retirada até 90 (noventa dias) decorridos à data da premiação. Depois deste prazo as que não forem retiradas serão inutilizadas. As imagens selecionadas que tenham sido feitas em filme, terão seus negativos retidos pela Chave Mestra por um período de 30 dias para escaneamento em resolução de impressão, estando disponíveis para retirada somente após este prazo.

5.4 - O concorrente estará aceitando automaticamente os termos deste regulamento à sua simples inscrição, não cabendo qualquer tipo de recurso quanto à decisão do júri. Em relação aos casos não abordados aqui, a organização do FotoCross terá a palavra final.


Valor do Prêmio
Nº de participantes: Prêmio
até 169: 150,00
de 170 a 199: 200,00
de 200 a 224: 275,00
de 225 a 249: 300,00
de250 a 299: 350,00
de 300 a 349: 400,00
350 ou mais: 450,00

Posted by João Domingues at 12:24 PM

Inscrições e informações para o artista: Programa Anual de Exposições Centro Cultural São Paulo 2007

Programa Anual de Exposições Centro Cultural São Paulo 2007

Inscrições até 24 de novembro de 2006

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo - SP 01504-000
11-3383-3402 / 3452
www.centrocultural.sp.gov.br

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS: são quatro prêmios aquisitivos no valor de R$4 mil cada

GANHO PARA SELECIONADOS: a exposição, com pró-labore de R$ 1.5 mil

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: nenhuma

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- documentação fotográfica (suporte em papel) em cores de no mínimo 5 (cinco) trabalhos recentes; documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos ou impressos em geral

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS
- Os portafólios de todos os artistas inscritos, selecionados ou não, estarão à disposição dos artistas na Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo a partir de 10 de janeiro de 2007 e deverão ser retirados, impreterivelmente, até 30 de março de 2007. Após essa data o material será reciclado. A devolução de portafólio por correio, somente será realizada se o participante anexar envelope adequado, preenchido e selado com o correspondente valor de envio

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS, TRANSPORTE, SEGURO DAS OBRAS
Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:
- Fornecer equipamentos e materiais especiais eventualmente previstos, e não disponíveis no Centro Cultural São Paulo.
- Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pela Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo.
- Responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte e ao seguro das obras a serem expostas.


Programa Anual de Exposições 2007 - Edital

1. Estarão abertas, de 18 de setembro a 24 de novembro de 2006, as inscrições para o programa de exposições 2007, da Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo.

2. Os artistas interessados deverão inscrever-se mediante o envio de portafólios e preenchimento da ficha de inscrição, disponível no Centro Cultural São Paulo ou no site www.centrocultural.sp.gov.br.

2.1. Os portafólios deverão conter:

2.1.1. Documentação fotográfica (suporte em papel) em cores de no mínimo 5 (cinco) trabalhos recentes, sendo imprescindível que cada uma das fotos seja identificada (nome do artista, data, título, dimensões da obra e demais dados que se julguem necessários).

2.1.2. Documentação sobre a obra do artista, como catálogos, textos ou impressos em geral, não sendo este item condição obrigatória para o artista inscrever-se no programa de exposições a que se refere este Regulamento.

2.3. Curriculum Vitae (contendo identificação, formação artística e atividades culturais), com endereço, telefone e e-mail para contato.

2.2. Os portafólios não deverão exceder o formato A4 (21,0cmx29,7cm)

2.3. Não serão aceitas obras para efeito de inscrição.

2.4. O material especificado deve estar contido em envelope ou embalagem apropriada com o nome do artista, devendo ser dirigido a
Divisão de Artes Plásticas
Centro Cultural São Paulo
Programa Anual de Exposições 2007
Rua Vergueiro, 1000
CEP 01504-000 - São Paulo - SP

2.5. Os portafólios poderão ser enviados pelo correio, com ficha de inscrição preenchida, com data de postagem até 24 de novembro de 2006, inclusive.

2.6. Os artistas que queiram inscrever-se diretamente na Divisão de Artes Plásticas, deverão se dirigir ao Centro Cultural São Paulo, de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 17h, no endereço especificado no item 2.4.

2.7. Informações gerais sobre o programa de exposições a que se refere este Regulamento poderão ser obtidas, no mesmo horário e local, pelo telefone 3383 3452, ou no site www.centrocultural.sp.gov.br.

2.8. Os portafólios de todos os artistas inscritos, selecionados ou não, estarão à disposição dos artistas na Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo a partir de 10 de janeiro de 2007 e deverão ser retirados, impreterivelmente, até 30 de março de 2007. Após essa data o material será reciclado.

2.9. Devolução de portafólio por correio, somente será realizada se o participante anexar envelope adequado, preenchido e selado com o correspondente valor de envio (O Centro Cultural São Paulo não se responsabiliza por eventuais diferenças de valor do frete - não serão aceitos cheque postal ou o dinheiro)

3. Os portafólios serão examinados e selecionados por comissão designada, devendo ser composta de três profissionais convidados da área de artes visuais e pela diretoria da Divisão de Artes Plásticas.

3.1. O critério de avaliação do júri tem em consideração a relevância, da proposta do artista inscrito, no quadro da produção artística contemporânea.

4. Os resultados serão divulgados - na imprensa, no site do Centro Cultural São Paulo e no Diário Oficial da Cidade de São Paulo - a partir de 10 de janeiro de 2007.

5. Disposições gerais sobre o programa de exposições:

5.1. O programa 2007 será organizado da seguinte maneira:

5.1.1. Os artistas selecionados serão divididos em grupos que realizarão exposições individuais simultâneas, no decorrer do ano de 2007. O período de permanência das exposições de cada grupo será divulgado oportunamente.

5.1.2. Ficará a cargo da Divisão de Artes Plásticas a organização dos grupos, nas datas a serem estipuladas.

5.2. O programa de exposições inclui a apresentação de artistas convidados pela Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo.

5.3. Ficará a cargo da Divisão de Artes Plásticas a decisão final sobre a distribuição do espaço entre os artistas.

5.4. O número de obras a serem expostas de cada artista não será necessariamente o mesmo para todos nas exposições.

5.5. A entrega e a retirada das obras deverão ser efetuadas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pela Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo.

6. Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:

6.1.Fornecer equipamentos e materiais especiais eventualmente previstos, e não disponíveis no Centro Cultural São Paulo.

6.2. Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estabelecidos oportunamente pela Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo.

6.3. Responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte e ao seguro das obras a serem expostas.

6.4. Entregar fotos e material para divulgação e para a peça gráfica referente à exposição, estipulados e segundo modelo a ser fornecido pela Divisão de Artes Plásticas.

6.5. Assinar termo de compromisso com a Divisão de Artes Plásticas quando for por ela solicitado.

7. À Divisão de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo caberá:

7.1. A divulgação de todas as mostras previstas no Programa de Exposições.

7.2. A produção do convite, e postagem do mesmo, e de folder para cada artista.

7.3. A montagem e desmontagem das exposições.

7.4. Prover as condições técnicas necessárias à produção das mostras a que se refere este Regulamento.

7.5. No período de realização das mostras individuais, a ser definido pela Divisão de Artes Plásticas, cada artista selecionado participante receberá um cachê de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Desta quantia são descontados os impostos incidentes.

7.6. O artista selecionado deverá fornecer a documentação requerida pelo Centro Cultural São Paulo.

8. O Centro Cultural São Paulo concederá quatro prêmios aquisitivos no valor de R$4.000,00 (quatro mil reais) cada, totalizando R$16.000,00 (dezesseis mil reais), a serem distribuídos a quatro artistas selecionados do Programa de Exposições/2007. Desta quantia são descontados os impostos devidos.

8.1. A seleção para a premiação será feita entre os trabalhos apresentados nas mostras individuais simultâneas.

8.2. A seleção dos premiados será realizada pela diretoria da Divisão de Artes Plásticas, pelo júri de seleção e pelo grupo de críticos que acompanharão a produção individual dos artistas selecionados ao longo do ano de 2007.

8.3. A votação deverá ser realizada após a inauguração da última mostra do ano, quando tiverem sido apresentados todos os trabalhos dos artistas.

8.4. Será facultativo ao artista a aceitação do prêmio, podendo recusá-lo se considerar o valor ou as condições impróprias para aquisição de sua obra. Nesse caso será premiado o artista suplente.

8.5. O artista premiado deverá estar de acordo com o termo de aquisição e apresentar memorial poético (conceituação) e memorial técnico-descritivo.

8.6. O Centro Cultural São Paulo terá direito de reprodução sobre as imagens das obras adquiridas, desde que em publicações culturais. Reproduções em produtos comerciais deverão ser autorizadas pelos artistas, oportunamente.

8.7. As obras adquiridas por meio da premiação serão incorporadas ao acervo da Pinacoteca Municipal.

9. Os valores dos cachês aos artistas selecionados e dos prêmios aquisitivos, de que tratam os itens 7.5 e 8. será pago durante o ano de vigência do referido programa - 2007.

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção do Centro Cultural São Paulo, ouvida a Divisão de Artes Plásticas.

11. O ato de inscrição do artista no Programa de Exposições implica em plena e expressa aceitação das normas constantes deste Regulamento.

Posted by João Domingues at 11:26 AM

novembro 2, 2006

Inscrições e informações para o artista: Programa de Exposições e Performances do MAMAM no Pátio 2007, Recife

Programa de Exposições e Performances do MAMAM no Pátio 2007
Serão selecionados 4 artistas para desenvolver projetos inéditos de exposição e 4 artistas para projetos de performance para o espaço do MAMAM no PÁTIO, bem como ministrar oficina prática ou teórica

Inscrições até 30 de novembro de 2006

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
aos cuidados da Secretaria da Sociedade dos Amigos do MAMAM
Rua da União 88, Boa Vista, Recife - PE 50.050-010
www.mamam.art.br
Segunda a sexta, 9-12h e 14-17h
Realização: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, Prefeitura da Cidade do Recife


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS: não há premiação

GANHO PARA SELECIONADOS: a exposição, com pró-labore de R$ 2.5 mil / a performance, com pró-labore de R$ 2 mil

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: o MAMAM se responsabiliza por:
- prover passagens aéreas, hospedagem e per-diem para os artistas selecionados residentes em outros Estados durante os períodos de realização dos trabalhos
- Disponibilizar R$ 3 mil para aquisição de materiais e serviços necessários à produção de cada exposição e R$ 1.5 mil para materiais e serviços necessários à produção de cada performance

APOIO TÉCNICO E MANUTENÇÃO DAS OBRAS: o MAMAM se responsabiliza por:
- oferecer apoio técnico aos artistas na montagem e desmontagem das exposições e realização das performances e garantir a manutenção dos trabalhos realizados durante o período da exposição

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum


CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
Portfólio gravado em cd-rom ou dvd, contendo entre dez e quinze imagens (ou, se for o caso, extratos de vídeos ou filmes de até 15 minutos de duração ou de textos de até 5 páginas) de obras realizadas pelo proponente, com as especificações técnicas de cada uma delas: título, técnica utilizada, dimensões ou duração e ano em que foram produzidas;
J) As inscrições efetuadas por meio de correio deverão ser encaminhadas com envelope subscrito e selado, no mesmo valor da remessa encaminhada para inscrição,

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS
As inscrições selecionadas não serão devolvidas
- As inscrições não selecionadas deverão ser retiradas até o dia 1° de fevereiro de 2007 na Secretaria da Sociedade de Amigos do MAMAM (endereço já citado).

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
- é de responsabilidade do artista Fornecer equipamentos e materiais previstos para a exposição ou performance não disponíveis no MAMAM no PÁTIO ou solicitar sua aquisição e/ou transporte através dos recursos especificados nos itens


OUTRAS INFORMAÇÕES:
EDUCATIVO
- Promover encontro dos artistas selecionados para realizar exposições com o setor educativo do MAMAM, para definir metodologia da mediação a ser desenvolvida com o público durante o período da exposição. Promover encontro dos artistas selecionados com grupo de "jovens críticos" visando, em parceria com o Centro de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a elaboração de texto crítico sobre a exposição ou performance.

PERMANÊNCIA E OFICINAS
- o artista selecionado para realizar exposição, deve permanecer 2 semanas no Recife e ministrar oficina para artistas e estudantes com duração mínima de 12 horas baseada no projeto a ser desenvolvido no MAMAM no PÁTIO.
- o artista selecionado para realizar performance, permanecer 1 semana no Recife e participar de debate aberto ao público sobre o seu trabalho.

PARECER
Será de responsabilidade da comissão de seleção emitir um parecer por escrito que justifique a escolha dos artistas, sendo este assinado por todos os seus integrantes


Programa de Exposições e Performances do MAMAM no Pátio 2007
Regulamento

capítulo 1 _ DO OBJETIVO
1.1 _ OBJETIVOS
A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, abrirá inscrições para a seleção de exposições e performances a serem realizadas no MAMAM no PÁTIO, unidade do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM, situada no Pátio de São Pedro, região central do Recife. Através dessa programação, se pretende estimular a produção e a difusão das artes visuais no âmbito do Município do Recife e consolidar o MAMAM no PÁTIO como um espaço institucional de experimentação nas artes visuais e de reflexão crítica sobre os seus desenvolvimentos contemporâneos, observando-se o seguinte:

•Serão selecionados 04 artistas para desenvolver projetos inéditos de exposição para o espaço do MAMAM no PÁTIO, bem como ministrar oficina prática ou teórica.
•Serão selecionados 04 artistas para desenvolver projetos inéditos de performance para o espaço do MAMAM no PÁTIO ou para o Pátio de São Pedro (logradouro público onde está situado o MAMAM no PÁTIO), bem como participar de debate sobre o seu projeto.
•A área total do MAMAM no PÁTIO é de 200 m2, divididos entre o térreo da casa onde está instalado (130 m2) e um mezanino de estrutura metálica (70 m2).

capítulo 2 _ DAS INSCRIÇÕES
2.1 Podem inscrever-se artistas brasileiros e estrangeiros, desde que residentes no Brasil.

2.2 As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 30 de outubro a 30 de novembro de 2006.

2.3 As inscrições devem ser encaminhadas ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), aos cuidados da Secretaria da Sociedade dos Amigos do MAMAM - Rua da União, 88, Boa Vista, Recife - PE, CEP 50.050-010, pessoalmente ou por correio segundo os critérios discriminados abaixo:
• Pessoalmente: no MAMAM, nos horários de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 30 de novembro de 2006.
• Por correio: nas correspondências devem constar a data de postagem até o dia 30 de novembro de 2006. Recomenda-se o envio por meio de serviços de entrega expressa para os artistas que postarem ao final do prazo regulamentar. Apenas serão aceitas as propostas recebidas, por via postal, até o dia 05 de dezembro de 2006.

2.4 Requisitos para inscrição:
A) Ficha de inscrição (anexa a este Regulamento) preenchida e assinada;B) Dados pessoais e biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone, fax, correio eletrônico, formação artística, principais exposições realizadas, prêmios;
C) Cópia da Carteira de Identidade ou, em casos de estrangeiro, de passaporte que evidencie estar em situação regular no país;
D) Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
E) Cópia de comprovante de residência ou declaração que comprove o endereço do artista inscrito;
F) Cópia de documento de inscrição do INSS ou PIS/PASEP;
G) Cópia do CIM (Cadastro de Inscrição Municipal) para os residentes no Recife;
H) Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos;
I) Portfólio gravado em cd-rom ou dvd, contendo entre dez e quinze imagens (ou, se for o caso, extratos de vídeos ou filmes de até 15 minutos de duração ou de textos de até 5 páginas) de obras realizadas pelo proponente, com as especificações técnicas de cada uma delas: título, técnica utilizada, dimensões ou duração e ano em que foram produzidas;
J) As inscrições efetuadas por meio de correio deverão ser encaminhadas com envelope subscrito e selado, no mesmo valor da remessa encaminhada para inscrição,
com vistas à posterior devolução do material;
K) As propostas que não estiverem de acordo com as exigências deste Regulamento não farão parte da seleção pretendida;
L) As inscrições selecionadas não serão devolvidas.

2.5 Não será aceita a entrega de obras originais na inscrição.

2.6 Não serão aceitas inscrições fora dos prazos acima mencionados.

2.7 Não serão aceitas inscrições realizadas por fax ou e-mail.

2.8 O ato de inscrição implica a automática e plena concordância das normas
estabelecidas neste Regulamento.

2.9 É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do artista inscrito a veracidade das informações por ele prestadas no ato da inscrição e a observância e regularidade de toda e qualquer questão concernente à Lei de Direitos Autorais (Lei Federal Nº 6.910/98) no que se refere à documentação encaminhada, bem como às obras realizadas no MAMAM no PÁTIO.

2.10 Não poderão se inscrever membros da comissão de seleção, membros da Sociedade de Amigos do MAMAM, funcionários dos órgãos da Prefeitura do Recife e parentes até o 3º grau dos membros da comissão de seleção.

2.11 As inscrições não selecionadas deverão ser retiradas até o dia 1° de fevereiro de 2007 na Secretaria da Sociedade de Amigos do MAMAM (endereço já citado).

capítulo 3 _ DA SELEÇÃO
3.1 A seleção dos artistas será realizada nos dias 06 e 07 de dezembro de 2006 através da análise de dossiês (itens a, b, h e i acima) por comissão composta por 3 membros especializados, convidados pelo MAMAM, sendo soberanas as suas decisões.

3.2 Será de responsabilidade da comissão de seleção emitir um parecer por escrito que justifique a escolha dos artistas, sendo este assinado por todos os seus integrantes.

3.3 Os integrantes da comissão de seleção poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação.

3.4 As decisões da comissão de seleção são irrevogáveis e irrecorríveis.

3.5 O resultado da seleção será formalmente comunicado aos selecionados em até 3 dias úteis após o julgamento, sendo em seguida divulgado através da imprensa.

3.6 As datas das exposições e performances serão agendadas pela Gerência de Serviços do MAMAM no PÁTIO, após a divulgação da seleção, observado o limite de dezembro de 2007 para realização de todas as exposições e performances selecionadas.

capítulo 4 _ DAS RESPONSABILIDADES
4.1 _ DO MAMAM
4.1.1 Designar os membros da comissão de seleção.

4.1.2 Prover passagens aéreas, hospedagem e per-diem para os artistas selecionados residentes em outros Estados durante os períodos de realização dos trabalhos: 2 semanas para os artistas selecionados para realizar exposições e 1 semana para os artistas selecionados para realizar performances.

4.1.3 Promover encontros dos artistas selecionados com o produtor do MAMAM, para definir necessidades operacionais da exposição ou performance.

4.1.4 Prover as condições necessárias à realização de oficina (prática ou teórica) do artista selecionado, direcionado a artistas e estudantes, em parceria com o Centro de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, observada a disponibilidade de equipamentos na instituição.

4.1.5 Realizar a seleção dos participantes das oficinas.

4.1.6 Prover plantas e fotografias do espaço expositivo do MAMAM no PÁTIO, bem como informações sobre o contexto histórico/urbano/social onde a instituição está instalada a cada artista selecionado.

4.1.7 Disponibilizar pagamento de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) a cada artista selecionado para realizar exposição e oficina, a título de cachê. Os valores pagos a título de cachê são fixos e não reajustáveis, sendo descontados todos os tributos cabíveis.

4.1.8 Disponibilizar pagamento de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a cada artista selecionado para realizar performance e participar de debate sobre o seu trabalho, a título de cachê. Os valores pagos a título de cachê são fixos e não reajustáveis, sendo descontados todos os tributos cabíveis.

4.1.9 Disponibilizar R$ 3.000,00 (três mil reais) para aquisição de materiais e serviços necessários à produção de cada exposição.

4.1.10 Disponibilizar R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) para aquisição de materiais e serviços necessários à produção de cada performance.

4.1.11 Oferecer apoio técnico aos artistas na montagem e desmontagem das exposições e realização das performances.

4.1.12 Garantir a manutenção dos trabalhos realizados durante o período da exposição. O MAMAM não se responsabiliza, entretanto, por danos causados aos mesmos por atos de vandalismo bem como por seu roubo, cabendo ao artista providenciar o seguro, se for de seu interesse.

4.1.13 Promover encontro dos artistas selecionados para realizar exposições com o setor educativo do MAMAM, para definir metodologia da mediação a ser desenvolvida com o público durante o período da exposição.

4.1.14 Promover encontro dos artistas selecionados com grupo de "jovens críticos" visando, em parceria com o Centro de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a elaboração de texto crítico sobre a exposição ou performance.

4.1.15 Publicar folder contendo imagens e textos que documentem todo o processo de participação do artista no MAMAM no PÁTIO (oficinas, debates, exposições, performances, projeto educativo, texto crítico).

4.1.16 Elaborar e enviar, para a mala direta eletrônica do MAMAM, release e convite das exposições e performances, bem como divulgá-las junto aos órgãos locais de imprensa escrita.

4.2 _ DOS ARTISTAS SELECIONADOS
4.2.1 Haver cumprido todos os requisitos de inscrição descritos no item 2.4 do Capítulo 2 deste Regulamento.

4.2.2 Fornecer à Gerência de Serviços do MAMAM no PÁTIO, com antecedência mínima de 4 semanas de seu início, proposta preliminar escrita de exposição ou performance a ser desenvolvida.

4.2.3 Fornecer equipamentos e materiais previstos para a exposição ou performance não disponíveis no MAMAM no PÁTIO (consultar a Gerência de Serviços do MAMAM no PÁTIO para conhecimento prévio dos equipamentos disponíveis) ou solicitar sua aquisição e/ou transporte através dos recursos especificados nos itens 4.1.9 e 4.1.10 acima descritos.

4.2.4 Se selecionado para realizar exposição, permanecer 2 semanas no Recife, no período imediatamente anterior à sua abertura ao público.

4.2.5 Se selecionado para realizar performance, permanecer 1 semana no Recife, no período imediatamente anterior à sua realização.

4.2.6 Se selecionado para realizar exposição, ministrar oficina para artistas e estudantes com duração mínima de 12 horas baseada no projeto a ser desenvolvido no MAMAM no PÁTIO.

4.2.7 Se selecionado para realizar performance, participar de debate aberto ao público sobre o seu trabalho.

4.2.8 Se selecionado para realizar exposição, discutir o projeto com o setor educativo do MAMAM, para definição de metodologia da mediação a ser desenvolvida com o público durante o período da exposição.

4.2.9 Discutir o projeto de exposição ou performance com crítico de arte indicado pelo MAMAM, de modo a subsidiá-lo de informações necessárias à elaboração de texto sobre o trabalho.

4.2.10 Conceder ao MAMAM o direito de uso de imagem da exposição ou performance apresentadas em meios impressos e/ou áudio-visuais.

capítulo 5 _ DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1 Não serão aceitos projetos de exposição ou performance que gerem algum tipo de risco por norma legal à comunidade, ou que possam comprometer o patrimônio ou a integridade física das pessoas.

5.2 Pela natureza dos projetos a serem desenvolvidos no MAMAM no PÁTIO, o MAMAM não arcará com transporte ou frete de obras ou de materiais utilizados pelo artista. Caso julgue essencial para a realização do seu projeto, o artista selecionado poderá utilizar para tal fim os recursos especificados nos itens 4.1.9 e 4.1.10 acima.

5.3 Após o término da exposição ou performance, o MAMAM não se responsabilizará pelas obras ou seus vestígios, reservando-se o direito de dispor dos mesmos como lhe aprouver.

5.4 O artista selecionado ficará obrigado a cumprir fielmente os termos deste regulamento de seleção.

5.5 Caberá à Gerência de Serviços do MAMAM no PÁTIO determinar as medidas a serem tomadas em caso de desistência de artista selecionado para realizar exposição ou performance.

5.6 A assinatura da ficha de inscrição implica a aceitação integral deste Regulamento.

5.7 Todos os custos não especificados neste Regulamento ficam, como regra geral, a cargo do artista selecionado.

5.8 Os casos omissos relativos a este Regulamento serão decididos pela Gerência de Serviços do MAMAM no PÁTIO e pela Direção do MAMAM.

Posted by João Domingues at 12:30 PM | Comentários(4)

novembro 1, 2006

Selecionados do 13º Salão da Bahia

Selecionados do 13º Salão da Bahia
Adriana Tabalipa de Paula - Rio de Janeiro
Ana Lúcia Mariz de Oliveira - São Paulo
Ana Maria Lima da Costa Soares - Rio de Janeiro
André Venzon - Porto Alegre
Claudia Medeiros Cardoso - São Paulo
Danillo Silva Barata - Salvador
David José Glat - Salvador
Denise Ruschel Gadelha - Porto Alegre
Edgar Duvivier - Rio de Janeiro
Eduardo de Azevedo Garcia - Rio de Janeiro
Erica Kaminishi - Curitiba
Fabiano Gonçalves Pereira - João Pessoa
Henrique de Souza Oliveira - São Paulo
Jorge Mascarenhas Menna Barreto - São Paulo
Julia Traub Csekö - Rio de Janeiro
Junior Tamutu Tutyia - Belém
Leonardo Azevedo Lopes Tepedino - Rio de Janeiro
Luiz Cláudio e José Hernrique - Salvador
Marcus André Ribeiro de S. e Silva - Rio de Janeiro
Maria Barreto Lynch de Araújo - Rio de Janeiro
Maria Nepomuceno Taborda - Rio de Janeiro
Osvaldo Ferreira de Carvalho - Rio de Janeiro
Paulo Soares Augusto - Uberlândia - MG
Pitágoras Lopes Gonçalves - Goiânia
Rachel Korman - Rio de Janeiro
Rodrigo Godá - Goiânia
Rodrigo Linares Pereira - Rio de Janeiro
Rodrigo Paiva e Ana Galvão - Contagem - MG
Sandro Gomide de Souza - Trindade - GO
Viviane Viriato Santos - Amargosa - BA

Comissão de seleção: Aguinaldo Coelho, Chico Liberato, Gilberto Chateaubriand, Heitor Reis e Paulo Sergio Duarte

Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão, Salvador - BA
71-329-0660 ou salao@mam.ba.gov.br
www.mam.ba.gov.br
13º Salão da Bahia: 7 de dezembro de 2006 a 3 de fevereiro de 2007

Posted by João Domingues at 12:47 PM