Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

junho 25, 2021

On the Shoulders of Giants na Nara Roesler NY, EUA

Nara Roesler Nova York orgulha-se em anunciar Sobre os ombros de gigantes [On the Shoulders of Giants], mostra coletiva com curadoria de Raphael Fonseca, um dos mais aclamados curadores emergentes de arte contemporânea, com abertura em 24 de junho de 2021.

[scroll down for English version]

Sobre os ombros de gigantes reúne artistas brasileiros de diferentes gerações, cujas produções investigam as relações e tensões presentes nas ideias de tempo e memória. A pluralidade do grupo de trabalhos apresentados, em diferentes linguagens e abordagens, permite uma visão ampliada sobre os temas, propondo uma diversidade de interpretações estéticas e conceituais. A exposição introduz abordagens contemporâneas que, ainda que nos possibilitam compreender como narrativas familiares e ancestrais caminham lado a lado com figuras presentes na elaboração de memórias coletivas.

A mostra reúne um variado grupo de artistas, em sua maioria fora da cena artística brasileira dominante, e que não são representados pela galeria Nara Roesler. A seleção de obras abrange práticas artísticas que recuperam narrativas esquecidas, abordando temas como indigenismo, raça e desigualdade. Nara Roesler se orgulha de promover a visibilidade de múltiplas vozes, trazendo à tona histórias significativas, tradicionalmente ausentes no debate brasileiro contemporâneo.

A exposição tem como premissa a máxima latina “nanos gigantum humeris insidentes”, que, em tradução para o português, gera a expressão que serve de título para a exposição. A frase, segundo o curador Raphael Fonseca, “aponta para o fato de que, para aprendermos algo no presente, precisamos nos colocar em diálogo com o passado e com os ‘gigantes’ que nos rodeiam.” Esses, por sua vez, são o enorme acervo que constitui nossa memória, ou tradição. Colocando-nos sobre seus ombros, conseguimos ter uma perspectiva ampliada sobre o que ficou para trás, assim como somos impelidos a moldar uma existência esclarecida e sensível dentro do que ainda está por vir.

A exposição traz trabalhos com artistas como Alan Adi, Gabi Bresola, Gustavo Caboco, Leila Danziger, Victor Galvão, André Griffo, Andrea Hygino, Randolpho Lamonier, Adriano Machado, No Martins, Virginia de Medeiros, Marta Neves, além do duo Amador and Jr. Segurança Patrimonial, que juntos nos levam a nos questionar qual engajamento desejamos ter com nossa própria memória, individual e coletiva. Sabendo que sua materialidade maleável é aquilo que constrói nossa identidade, pois acessando-a compreendemos de onde viemos, ao trabalhá-la ativamente podemos construir aquilo que pretendemos ser. Por outro lado, ao recuperar e valorizar as práticas tradicionais, podemos fortalecê-las ao longo das gerações, ao mesmo tempo que colocamos em primeiro plano o patrimônio anônimo, periférico e marginalizado. Sobre ombros de gigantes recorre à criação e elaboração de novas perspectivas, projeções e intenções para o amanhã, a partir de uma cuidadosa compreensão do passado.

A exposição faz parte do Roesler Curatorial Project, sob direção de Luis Pérez-Oramas, reafirma o compromisso da galeria com iniciativas inovadoras e experimentais, estimulando o diálogo entre diferentes agentes do circuito artístico.


Nara Roesler New York is proud to announce On the shoulders of giants, a group exhibition curated by Raphael Fonseca, one of Brazil’s most acclaimed emerging contemporary art curators, opening on June 24 2021.

On the shoulders of giants will showcase Brazilian artists from different generations, whose practices investigate the relations and tensions between ideas of time and memory. The plurality of the works presented will offer the opportunity to delve into an ample array of propositions on these themes, presenting different aesthetic and conceptual interpretations. The exhibition foregrounds contemporary engagements with popular and ancestral narratives, exploring how they coexist and intertwine with modern day contexts, in order to develop collective memory.

The exhibition brings together a varied group of artists, most of them from outside the mainstream Brazilian artistic scene, and neither represented by Nara Roesler gallery. The selection of works embraces artistic practices that address overlooked narratives by tackling subject-matters such as indigeneity, race, and inequality. Nara Roesler Gallery is proud to promote the visibility of multiple voices, bringing to the fore significant stories, traditionally absent in the Brazilian contemporary debate.

The title of the exhibition rests on the latin maxim ‘nanos gigantum humeris insidentes’. According to Fonseca, the premise ‘points to the fact that in order to learn in the present, we need to position ourselves in dialogue with the past and with its ‘giants’ that surround us.’, who offer an enormous inventory of memories and traditions. By placing ourselves on their shoulders, we are therefore able to achieve a more ample understanding of what has been, and strive to mold an informed and sensitive existence within what is yet to come.

Artists presented include works by artists such as Alan Adi, Gabi Bresola, Gustavo Caboco, Leila Danziger, Victor Galvão, André Griffo, Andrea Hygino, Randolpho Lamonier, Adriano Machado, No Martins, Virginia de Medeiros, Marta Neves, and Amador and Jr. Segurança Patrimonial, who together invite the audience to reflect upon what kind of collective and individual memory we might achieve. In knowing that the malleability of heritage is the basis of identity construction, we can actively seek it out, seeking to comprehend where we come from and what we intend to be. By recuperating and valuing traditional practices we are able to strengthen them across generations, while also foregrounding anonymous, peripheral and marginalized heritage. On the shoulders of giants, calls for the creation and elaboration of new perspectives, visions and intentions for tomorrow, coming from a careful discernment of the past.

On the shoulders of giants is part of the Roesler Curatorial Project, directed by Luis Pérez-Oramas, which asserts the gallery’s commitment to supporting innovative and experimental projects, stimulating the dialogue between different agents of the artistic circuit.

Posted by Patricia Canetti at 3:01 PM