Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

dezembro 22, 2020

Nara Roesler inaugura novo espaço no Chelsea, EUA

NOVA YORK, EUA – Nara Roesler tem o prazer de apresentar Cross-Cuts, exposição em cartaz de 12 de janeiro a 13 de fevereiro de 2021 que se desdobra em cinco instalações diferentes e marca a inauguração do novo espaço da galeria no Chelsea, em Nova York. A mostra se estruturou a partir da riqueza e variedade que constituem o portfólio Roesler, destacando nove artistas significativos: Antonio Dias, Paul Ramirez Jonas, Berna Reale, Cristina Canale, Karin Lambrecht, Maria Klabin, Milton Machado, Artur Lescher e Tomie Ohtake.

[scroll down for English version]

“Cross-Cuts funciona como capítulos que enfocam um corpo específico na obra de cada artista, ou uma conversa entre dois ou três artistas. Acreditamos numa apreciação artística de mente aberta, capaz de descobrir por meio de justaposições relevantes, feitas de forma comparativa e analógica, novos significados que ampliem as ressonâncias estéticas e políticas”, afirma Luis Pérez-Oramas, Diretor Curatorial Sênior.

Cada uma das instalações que compõem a exposição aborda questões que dizem respeito à arte contemporânea no Brasil e nos Estados Unidos. O entrelaçamento entre arte e política nas práticas pós-conceituais é abordado nas pinturas de Antonio Dias em sua icônica série da década de 1970, The Illustration of Art. O diálogo sobre o significado social dos monumentos no espaço público e as políticas da violência se dá por meio de esculturas da série Ventriloquist (2013), de Paul Ramirez Jonas, e da documentação em vídeo e fotografia da performance Palomo (2013), de Berna Reale. A resiliência da pintura figurativa e pós-expressionista contemporânea evidencia-se nas obras de três pintoras brasileiras: as composições de Cristina Canale, entre o figurativo e o abstrato; a representação distintiva da figura e da paisagem em Maria Klabin; e a abstração imersiva multicolorida de Karin Lambrecht. A articulação entre escultura, arquitetura e paisagem no mundo pós-industrial pode ser verificada na escultura de gavetas de metal de Milton Machado, Pilha (2009), e na série Rios (2018-19), de Artur Lescher, com estruturas feitas com tiras de feltro ou aço. A unificação da escrita com a abstração está incorporada nas esculturas caligráficas, assim como nas pinturas em campos de cor e linhas, características da obra tardia de Tomie Ohtake.

Uma seleção de obras de outros artistas atualmente representados pela galeria também será exibida em uma sala adjacente. Ao lado desses trabalhos, haverá uma coleção de publicações, assim como de materiais digitais e impressos sobre a história, os artistas e o programa da galeria.

Fundada em 1989, Nara Roesler é uma das principais galerias brasileiras de arte contemporânea com espaços em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, esta última inaugurada em 2015. Representando grandes nomes da arte nacional e internacional que surgiram na década de 1950, assim como artistas proeminentes em meio de carreira e emergentes, a galeria tem defendido a prática de seus artistas através de um ambicioso programa de exposições e editorial, com iniciativas curatoriais independentes e apresentações em importantes feiras de arte internacionais.

Devido às circunstâncias impostas pelos protocolos de saúde relacionados à crise da Covid-19, a galeria será aberta a um número limitado de visitantes. Agendamentos com antecedência são incentivados, mas não obrigatórios.

Cross-Cuts
12 de janeiro a 13 de fevereiro de 2021

Datas específicas das instalações de Cross-Cuts:

Antonio Dias
12 a 16 de janeiro

Paul Ramirez Jonas e Berna Reale
19 a 23 de janeiro

Cristina Canale, Karin Lambrecht e Maria Klabin
26 a 30 de janeiro

Milton Machado e Artur Lescher
2 a 6 de fevereiro

Tomie Ohtake
9 a 13 de fevereiro


NEW YORK, USA – Nara Roesler is pleased to present Cross-cuts, an exhibition unfolding in five different installations to inaugurate the gallery’s new location in New York’s Chelsea neighborhood, on view January 12 through February 13, 2021. The show was envisioned as a means to focus on the richness and variety of the Roesler portfolio by highlighting nine significant artists: Antonio Dias, Paul Ramirez Jonas, Berna Reale, Cristina Canale, Karin Lambrecht, Maria Klabin, Milton Machado, Artur Lescher, and Tomie Ohtake.

“Cross-cuts proposes chapters focusing on a specific body of work by an individual artist or a conversation between two or three artists. We believe in an open-minded observation of art capable of discovering, through meaningful juxtapositions, in a comparative and analogical way, new meanings that could amplify their aesthetic and political resonance,” states Luis Pérez-Oramas, Senior Curatorial Director.

Each of the exhibition’s installations address outstanding issues that concern contemporary art in both Brazil and the United States. The intertwining of art and politics within post-conceptual practices is seen through the paintings of Antonio Dias and his iconic series The Illustration of Art, from the 1970s. The conversation around the social significance of monuments in public space and the politics of violence is examined through sculptures from Paul Ramirez Jonas’ Ventriloquists series (2013) and video and photographic documentation from Berna Reale’s Palomo (2013) performance. The resilience of figurative and post-expressionist contemporary painting is displayed through the works of three Brazilian painters: Cristina Canale’s compositions that embrace the figurative and the abstract; Maria Klabin’s distinct depiction of figure and landscape; and Karin Lambrecht’s multicolor immersive abstraction. The articulation between sculpture, architecture, and landscape in a post-industrial world is implied by Milton Machado’s steel metal drawer sculpture Stack (2009) and Artur Lescher’s Rivers series (2018-19) of works made with straps of felt or steel. The unification of writing and abstraction is embodied in the calligraphic sculptures and color field and line paintings of Tomie Ohtake’s landmark late body of work.

A selection of works by other artists currently represented by the gallery will also be shown in an adjacent gallery. Alongside these works will be a collection of publications and digital and print ephemera about the gallery’s history, artists, and program.

Founded in 1989, Nara Roesler is one of the leading Brazilian contemporary art galleries with locations in São Paulo, Rio de Janeiro, and New York, the latter of which debuted in 2015. Representing major Brazilian and international artists who emerged in the 1950s, as well as preeminent mid-career and emerging artists, the gallery has championed its artists’ practice through an ambitious exhibition and editorial program, independent curatorial initiatives, and presentations at major international art fairs.

Due to the circumstances imposed by the health protocols related to the Covid-19 crisis, the gallery will be open to a limited number of visitors. Advance appointments are encouraged but not required.

Cross-Cuts
January 12 – February 13, 2021

Specific dates of the installations that constitute Cross-Cuts:

Antonio Dias
January 12 - 16

Paul Ramirez Jonas and Berna Reale
January 19 - 23

Cristina Canale, Karin Lambrecht and Maria Klabin
January 26 - 30

Milton Machado and Artur Lescher
February 2 - 6

Tomie Ohtake
February 9 - 13

Posted by Patricia Canetti at 9:40 AM