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setembro 16, 2019

Vera Chaves Barcellos na Bolsa de Arte, São Paulo

Mostra percorre 40 anos de pesquisa fotográfica na produção da artista gaúcha

A galeria Bolsa de Arte tem o prazer de apresentar Inéditos e Reciclados, uma exposição sobre a investigação fotográfica na produção da artista gaúcha Vera Chaves Barcellos. A mostra, que inaugura em 21 de setembro, das 11h às 16h, reúne seis grupos de trabalhos, exemplos da produção mais recente da artista, assim como trabalhos anteriores das décadas 1970 e 1980, revistos e apresentados de forma distinta.

Artista de grande importância para a história da arte contemporânea brasileira, o trabalho de Vera Chaves Barcelos tem como fio condutor a experimentação e a linguagem fotográfica, que ela usa como meio para investigar a imaginação, a memória e processos intelectuais de percepção. Nesta exposição, séries mais recentes se referem a alguns aspectos da história da arte moderna e da arquitetura, fazendo uma homenagem à fotografia analógica, pois muitas das obras representadas tiveram nesta sua origem.

Para Vera, que trabalha com o suporte há mais de 40 anos, seu interessa pela fotografia vai muito além do simples registro, considerando seu caráter diverso, suas possibilidade de manipulação, resinificação e os jogos visuais.

Em “Insignificados” (2018), Vera se apropria de uma coleção de imagens em PB reproduzindo objetos absolutamente banais. As imagens fazem referencia a um conto infantil do autor alemão Peter Bischsel, onde um individual solitário resolve trocar a denominação dos objetos do seu cotidiano. Por fim, ele acaba esquecendo todo o vocabulário original e termina não podendo mais de comunicar com os outros. A série resultou em um divertido jogo visual de estética pop, pelas cores vivas e pelo material, impresso sobre uma brilhante superfície acrílica.

Outro destaque da exposição é “Testare 1” (1974), na qual a artista revisita sua obra apresentada na representação brasileira da Bienal de Veneza, em 1976. A série de pequeno formato de fotografias analógicas acompanhadas de textos de psicologia projetiva agora são exibidas em grandes dimensões

A mostra se completa com as séries “Mies” (2019), onde Vera manipula imagens simétricas captadas com a câmera de seu celular; “ Q.T.M.D.L.C.?” (2018) (Quem tem Medo de Lygia Clark), obra criada em colaboração com o artista Flavio Pons, onde materiais descartados formam esculturas sem projeto prévio, mas que se assemelham com as obras da série “Bichos”, de Lygia Clark. Tais esculturas, ao contrário das obras referidas da artista mineira, não existem como objetos, já que são desfeitas a cada gesto de suas sucessivas configurações, somente existem como imagens. A artista exibe ainda “Zócalo” (2013), série na qual a artista manipula fotografias das ruínas astecas, cravadas no centro da Cidade do México.

Posted by Patricia Canetti at 12:03 PM