Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

maio 11, 2019

Bárbara Wagner & Benjamin de Burca / Jesse Wine no Fortes D’Aloia & Gabriel - Escritório Lisboa, Portugal

A Fortes D’Aloia & Gabriel inaugura em 14 de maio a segunda exposição do seu Escritório Lisboa, em paralelo à feira ARCO na cidade. A mostra estabelece um diálogo entre as fotografias da dupla Bárbara Wagner & Benjamin de Burca e as esculturas em cerâmica do inglês Jesse Wine. As obras inéditas orbitam em torno do corpo como tema, ainda que sob abordagens distintas: de um lado, Wagner & de Burca estão centrados no ‘corpo popular’ e suas estratégias de subversão e visibilidade; de outro, Wine apresenta um corpo fragmentado em pés, mãos e cabeças que interpretam de forma subjetiva o comportamento humano.

As fotografias de Wagner & de Burca integram a série Swinguerra (2019), criada especialmente para o Pavilhão do Brasil na 58ª Bienal de Veneza. O trabalho foi desenvolvido em estreita colaboração com grupos de dança da periferia do Recife, acompanhando sua intensa rotina de ensaios para competições em torno de ritmos como a swingueira, o brega e o batidão do maloka. Tratam-se de fenômenos muito populares na região, cujas origens remontam às tradições culturais do país, mas que operam em um circuito fora do mainstream. Em meio às atuais tensões políticas sobre direitos de grupos marginalizados – em especial, negros, mulheres e transgêneros, como muitos dos personagens em cena –, a dança torna-se plataforma de questões como integração social e autorrepresentação. Diante da câmera, os jovens dançarinos performam a si mesmos, revelando o conhecimento que trazem em seus corpos.

Nos trabalhos de Jesse Wine, o aspecto responsivo da argila é testado de diversas formas em um processo aberto à experimentação e ao acaso. Nunca usando moldes e empregando uma ampla gama de técnicas de queima e esmaltagem, o artista dá aos métodos tradicionais da cerâmica uma abordagem fresca e muito particular. Em We all are, act accordingly (2018), por exemplo, Wine manipula cor e textura do revestimento com pó de ferro, atribuindo uma aparência de madeira à superfície da escultura. As representações do corpo em suas obras – muitas vezes através de fragmentos em contornos cartunescos – transitam entre o autorretrato e a abstração. Em How can something so old, be so wrong? (2019) e You Have a New Memory II (2019), cabeças repletas de moedas ou de areia repousam sobre formas ambíguas, algo entre casas e montanhas, indicando uma narrativa onírica. Ao longo de seus empenhos, Wine desperta a argila como um corpo vivo e autônomo.

Sobre os artistas

Bárbara Wagner (Brasília, 1980) e Benjamin de Burca (Munique, 1975) vivem no Recife, onde trabalham em parceria desde 2011. Além de Swinguerra, a Representação Oficial do Brasil na 58ª Bienal de Veneza, a dupla também está em cartaz no Pérez Art Museum (Miami) e no Stedelijk Museum (Amsterdã). Suas exposições recentes incluem individuais em: Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo, 2018), Wexner Center for the Arts (Columbus), AGYU (Toronto, 2018), MOCAD (Detroit, 2017). Entre as coletivas, destaque para as participações em: FRONT International (Cleveland, 2018); Corpo a Corpo, IMS (São Paulo, 2017, e Rio de Janeiro, 2018); Berlinale Shorts (Berlim, 2017, 2018 e 2019, quando venceram o prêmio especial do júri); Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, 2017 e 2013); Prêmio PIPA, MAM (Rio de Janeiro, 2017), ocasião na qual foram anunciados vencedores do prêmio; Skulptur Projekte (Münster, 2017); Bienal de São Paulo (2016); Histórias da Infância, MASP (São Paulo, 2017); 36. EVA International (Limerick, 2014); Biennale Arts Actuels (Reunião, 2013); Suas obras estão presentes em coleções como: MASP (São Paulo), Pinacoteca de São Paulo (São Paulo), Instituto Moreira Salles (São Paulo, Rio de Janeiro), Kadist Art Foundation (Paris), Museum Het Domein (Sittard, Holanda), PAMM (Miami), CIFO (Miami), entre outras.

Jesse Wine (Chester, Inglaterra, 1983) vive e trabalha em Nova York. Suas exposições individuais recentes incluem: Prosper, Phantom Limb, Simone Subal Gallery (Nova York, 2017); Young man red, Gemeentemuseum Den Haag (Haia, 2016); Working title, not sure yet, Mary Mary (Glasgow, 2016); BIG PICTURES, Limoncello Gallery (Londres, 2015). Entre as coletivas, destacam-se: Hot Pot. Further Thoughts on Earthy Materials, GAK (Bremen, 2018); Opening Night, Carpintaria (Rio de Janeiro, 2017); Regarding George Ohr: Contemporary Ceramics in the Spirit of the Potter, Boca Raton Museum of Art (Flórida, 2017); Powerhouse Commission, Battersea Power Station, CASS Sculpture Foundation (Londres, 2017); That Continuous Thing: Artists and the Ceramics Studio, 1920 – Today, TATE St Ives (Cornwall, 2017); Jesse Wine | Peter Voulkos, Parrasch Heijnen (Los Angeles, 2017); Sludgy Portrait of Himself, Museum of Cambridge (Cambridge, 2017); Looking North, Walker Art Gallery (Liverpool, 2017); Paul Heyer, Jeanette Mundt, Jesse Wine, Andrea Rosen Gallery (Nova York, 2016); Luster – Clay in Sculpture Today, Fundament Foundation (Tilburg, 2016).

Sobre o Escritório Lisboa

Comemorando um ano de existência, o Escritório Lisboa da Fortes D’Aloia & Gabriel é localizado em um charmoso prédio pombalino no coração do Chiado, no mesmo endereço onde funcionava o Consulado Geral do Brasil em Portugal. O espaço amplia a atuação internacional da galeria, que desde 2001 promove o vigor e a qualidade da arte brasileira no mundo, e sinaliza um gesto de maior proximidade a artistas, curadores, colecionadores e colegas europeus. Sediada no Brasil, a Fortes D’Aloia & Gabriel mantém ainda espaços expositivos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em paralelo à mostra Bárbara Wagner & Benjamin de Burca / Jesse Wine, uma seleção de obras dos artistas representados também estará em exibição no Escritório Lisboa. Os destaques incluem: Ernesto Neto, tema de uma retrospectiva atualmente em cartaz na Pinacoteca de São Paulo; Erika Verzutti, que apresentou neste ano uma grande individual no Centre Pompidou em Paris; Leda Catunda, destaque da última Bienal de São Paulo; fotografias icônicas de Robert Mapplethorpe; e obras recentes dos portugueses Julião Sarmento e João Maria Gusmão & Pedro Paiva.

Posted by Patricia Canetti at 4:40 PM