Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

julho 22, 2015

10ª edição do ON-OFF (live image) no Itaú Cultural, São Paulo

AGENDA SP Hoje 23/07 às 20h @ Itaú Cultural: 10ª edição do ON_OFF - Re-signagens audiovisuais, curadoria de Lucas...

Posted by Canal Contemporâneo on Quinta, 23 de julho de 2015

Com performances inéditas, ON_OFF 2015 depura o essencial do cinema

Em uma mescla de tecnologia que depura o essencial do cinema esta edição traz quatro noites de apresentações e duas tardes com workshop; os artistas convidados são o duo canadense Alexandre Burton e Julien Roy,do estúdio de criação Artificiel, dedicado a produzir projetos artísticos por meio de tecnologias digitais, o uruguaio residente no Brasil Fernando Velázquez, a dupla de brasileiros que vivem em Londres Tetine, formada por Bruno Verner e Eliete Mejorado, e os paulistas Mirella x Muep; a curadoria é do artista e pesquisador de cinema e videoarte Lucas Bambozzi

10ª edição do ON_OFF: Re-signagens audiovisuais, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, SP - 24/07/2015 a 26/07/2015

Na 10ª edição do ON_OFF, o Itaú Cultural traz uma programação mais compacta e totalmente focada na busca do essencial nas obras de live image. Sob o título Re-signagens audiovisuais, os trabalhos apresentados, de 23 a 26 (quinta-feira a domingo), arriscam indícios de uma nova configuração do cinema ao vivo, em diálogo com experiências que retomam elementos essenciais da imagem e do som Tetine criou o projeto The 4th World, especialmente para esta edição. Fernando Velázquez traz o desconhecido Reino. Mirella x Muep realizam duas performances, sendo a última também inédita. Desta vez, cabe a POWEr, do duo canadense Artificiel, despersonificar o artista no palco.

Mais uma vez, a curadoria é do artista e pesquisador de cinema e videoarte Lucas Bambozzi, o qual tem uma visão clara da evolução e das buscas deste gênero artístico que trabalha com a experimentação das mesclas sonoras e visuais. “Pensei nesta programação como uma busca do essencial que desemboca na codificação da luz, na manipulação da energia elétrica”, conta ele.

Uma obra emblemática da manipulação da eletricidade é POWEr, da dupla do Artificiel, que se apresenta na primeira noite, dia 23, quinta-feira às 20h. A despersonificação do artista se dá com o palco vazio. Usando como instrumento uma grande bobina de Tesla, modulada por sinais de áudio, arcos elétricos são gerados e transformados em um processo audiovisual manipulado em tempo real. A eletricidade é usada como um material primordial, em diferentes intensidades, levando a um acontecimento intrinsecamente sinestésico. A obra provoca uma experiência no espectador que vê, a partir de uma faísca capturada em plena descarga, o acender e o apagar daquilo que é a essência fundamental dessas artes: a eletricidade.

Mirella x Muep – ela, artista multimídia e designer de luz; ele, músico, compositor e engenheiro de som – se apresentam na sexta-feira, 24, em performance dupla: às 20h, Branco, e às 20h40 (intervalo de 10 minutos entre uma e outra), Chumbo, esta inédita. O duo, selecionado no programa do Itaú Cultural Rumos Cinema e Vídeo 2012/2014, se apropria de conceitos do audiovisual expandido e das instalações nas artes visuais, utilizando técnicas de artes cênicas para desenvolver narrativas diferenciadas de imersão.

Neste trabalho, os artistas buscam na luz e na sombra a essência da imagem, em uma narrativa audiovisual criada a partir de luz e som. A dupla paulista encerra, assim, a sua Trilogia das Cores– entendidas como não cores: Branco, Cinza e, agora,Chumbo. Para eles, a 'não cor', pode possuir em si todo o espectro visível e invisível desembocando em uma espécie de contra-narrativa tradicional. “É um diálogo direto, não existe o vídeo ou imagem em movimento propriamente dita”, observa Bambozzi. “O que temos ali é a essência do cinema de onde você retira tudo mas continua sendo cinema, a pulsação da luz continua tocando e emocionando o espectador.”

A noite de sábado, 25, a partir das 20h, é de Fernando Velázquez. Este artista multimídia uruguaio que vive em São Paulo, inclui em suas obras vídeos, instalações, objetos e performances audiovisuais. No ON_OFF, apresenta o inédito Reinos. Em uma espécie de laboratório montado no palco, ele explora por meio de câmeras de alta resolução, microscópio, lentes e outras próteses visuais, como a manipulação de imagens via código (software), o universo do reconhecimento de padrões aplicado aos reinos mineral, vegetal e animal, segundo classificação de Lineu no Século XVIII.

“Nessa apresentação, Velázquez questiona o digital e as respostas são parte integrante da performance”, observa Bambozzi. “O meio, em suas linguagens limítrofes, busca escapar de categorias estanques, produzindo sentido justamente em sua ecologia de signos.”

Outra dupla, Tetine, encerra a programação, às 19h do dia 26, domingo. O trabalho de Bruno Verner e Eliete Mejorado pode ser definido por uma necessidade de seus integrantes em traduzir os eventos da vida em imagens pessoais, texturas sonoras, atmosferas e estados psicológicos, por meio do uso de desempenho corporal, dispositivos eletrônicos, gravações de voz e projeções.Com The 4th World, desenvolvido especialmente para o ON_OFF, evoca as promessas de futuro que permeiam o imaginário ligado às tecnologias, pensando a imagem e o som a partir de conceitos que geram intercâmbios para alimentar e conduzir tanto um como outro. Aqui, todos os elementos tendem a ser desconstruídos, em termos de sons e de imagens. “Em um cenário eco-catastrófico, em situações de precariedade, toma lugar a impossibilidade de ‘troca’ afetiva, cultural, psicológica, linguística ou emocional”, escreve o curador.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23, quinta-feira, às 20h
Artificiel, com POWEr

Dia 24, sexta-feira
Mirella x Muep, com Branco, às 20h, e Chumbo, às 20h40

Das 14h às 18h
Workshop com Artificiel – Alexandre Burton e Julien Roy

Dia 25, sábado, às 20h
Fernando Velázquez, com Reinos

Das 14h às 18h
Workshop com Tetine – Bruno Verner e Eliete Mejorado

Dia 26, domingo, às 19h
Tetine com The 4th World

WORKSHOPS

Além das apresentações, o público pode ainda participar dos workshops que acontecem nos dias24, sexta-feira, com Alexandre Burton e Julien Roy, do Artificiel, e no sábado, 25, com Bruno Verner e Eliete Mejorado, do Tetine. Em ambos os dias, as oficinas são das 14h às 18h. Ainda há vagas para o total de 25 para cada dia.

Alexandre Burton e Julien Roy demonstram o funcionamento de POWEr e de outros projetos de sua autoria, baseados na indução elétrica e no sampleamente sonoro e visual de uma grande bobina de Tesla – um transformador de alta voltagem inventado por Nicola Tesla em 1891 quando buscava a transmissão de energia elétrica sem uso de fios. Os artistas utilizam o equipamento como um instrumento musical para produzir ritmos e pulsações audiovisuais a partir de raios elétricos e arcos voltaicos.

Em seu workshop Bruno Verner e Eliete Mejorado conversam sobre o percurso da banda e sua atuação nas fronteiras entre artes visuais, cinema e música. A partir de comentários em torno de apresentações audiovisuais realizadas anteriormente, em colaborações com artistas como Sophie Calle, Jarbas Lopes e Helena Ignez, o foco principal do encontro é a elaboração do projeto The 4th World, que estreia no ON_OFF deste ano.

Dias 24 e 25 de agosto (sexta-feira e sábado)
Sala Vermelha (25 vagas)
Duração: cerca de 4 horas
Entrada franca; Faixa etária: Livre
Inscrições pelos telefones 11-2168-1777 e 2168-1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Dia 24, sexta-feira, das 14h às 18h
Com Artificiel

Dia 25, sábado, das 14h às 18h
Com Tetine

SOBRE OS ARTISTAS

Artificiel (Montreal, Canadá): Estúdio de criação dedicado a produzir projetos artísticos através de tecnologias digitais. As obras têm diferentes formatos, de instalação a performances, apresentados na forma de exposições, espetáculos para palcos ou intervenções para locais específicos. Os projetos geralmente integram elementos e linguagens típicas de arte sonora, artes visuais, design de software e hardware, sempre levando em conta o contexto em que são apresentados.

Mirella X Muep (São Paulo): Mirella Brandi é artista multimídia e designer de luz. Muepetmo é músico, compositor e engenheiro de som. Desde 2006, exploram juntos, por meio da imagem e do som, as capacidades narrativas e de transformação perceptiva de instalações e performances imersivas. O duo se apropria de conceitos do cinema expandido e das instalações imersivas nas artes visuais, utilizando técnicas de artes cênicas para desenvolver narrativas diferenciadas de imersão.

Fernando Velázquez (Uruguai/São Paulo): Artista multimídia uruguaio que vive em São Paulo. Suas obras incluem vídeos, instalações, objetos e performances audiovisuais. Doutorando em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, expõe ativamente no Brasil e no exterior com destaque para exposições como a Bienal do Mercosul e a Bienal de Tessalônica em 2009. Obteve diversos prêmios como o Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2009 (Brasil) e 2008 Culturas (Madrid, Spain). Ministra cursos e workshops em arte tecnologia e audiovisual em universidades e instituições públicas e privadas. Suas obras e performances audiovisuais trazem para o campo da arte algoritmos típicos dos laboratórios de computação.

Tetine (São Paulo/Londres): O duo Tetine é formado por Bruno Verner e Eliete Mejorado. Formado em 1995 em São Paulo, e desde 2000 estabelecidos em Londres, o grupo desenvolve projetos musicais e audiovisuais a partir do uso de sons, tecnologia, cultura pop, arte performática, política do corpo, elementos autobiográficos e situações que se lançam ao acaso. O trabalho do Tetine pode ser definido por uma necessidade de seus integrantes em traduzir os eventos da vida em imagens pessoais, texturas sonoras, atmosferas e estados psicológicos, através do uso de desempenho corporal, dispositivos eletrônicos, gravações de voz e projeções.

Posted by Patricia Canetti at 4:15 PM