Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

outubro 22, 2013

Artista Convidado do Ateliê de Gravura: Shirley Paes Leme na Iberê Camargo, Porto Alegre

Shirley Paes Leme participa do Programa Artista Convidado Ateliê de Gravura

Artista reconhecida no cenário nacional e internacional recebe o público no dia 24, às 19h, para falar sobre sua trajetória e apresentar as gravuras em metal criadas na Fundação Iberê Camargo

Na próxima semana, a Fundação Iberê Camargo traz a Porto Alegre a artista Shirley Paes Leme para participar durante cinco dias do Programa Artista Convidado Ateliê de Gravura. Escultora, gravadora, desenhista e professora de pensamento rizomático, é reconhecida no Brasil e no exterior por suas exposições coletivas e individuais de desenhos, intervenções, performances e instalações. Seu trabalho, que muitas vezes une o antigo ao moderno e contemporâneo e tenta reter o volátil, o efêmero, já ganhou destaque nas bienais de Lausanne (na Suíça), da Polônia, de La Habana (em Cuba), do Mercosul (em Porto Alegre), e de São Paulo. Para conhecer melhor esta importante artista brasileira, que completa 40 anos de produção em 2014, a dica é reservar duas horas na agenda na quinta-feira (24 de outubro) para ouvir palestra e conhecer com exclusividade as gravuras em metal criadas por Shirley ao lado do artista Eduardo Haesbaert, coordenador do projeto e do Acervo da Fundação Iberê Camargo.

Em setembro, ensaios e críticas sobre o seu trabalho ganharam as páginas de um livro que leva o seu nome e foi organizado pelo diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Tadeu Chiarelli. Ela encerra 2013 com uma mostra na galeria Art Basel, em Miami, no mês de dezembro. Entre suas mais recentes exposições individuais estão “Ambulantes: Estructura-Acción”, Intervenção Urbana, Cidade do México, (México, 2008); “Endless End (Fim sem Fim)”, Sesc, (São Paulo, 2008); “Desenho: Atitude”, Nara Roesler Galeria de Arte, (São Paulo, 2007); “Água Viva, Museu Vale”, (Vitoria, E.S, 2012); “Incerto limite”, Galeria Bolsa de Arte, (Porto Alegre, RS, 2013) e “Silencioso e incerto”, Galeria Matias Brotas, (Vitoria, ES, 2013).

Shirley Paes Leme é goiana e trabalha e vive em São Paulo. Inicia em 1975 sua formação artística no curso de Belas-Artes da UFMG, e é aluna de Amílcar de Castro. Entre 1981 e 1986 viaja para diversos países, estudando na Universidade do Arizona em 1983 no Instituto de Arte de San Francisco e University of California at Berkeley, em 1984. Em 1986, obtém o título doutora em Belas Artes na JFK University, Berkeley. Foi Bolsista Fubright de 1983 a 1986. Foi professora titular na Universidade Federal de Uberlândia até 2002. Atualmente é professora do curso de Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo. Executa gravuras, desenhos, objetos, performance, intervenções e instalações. Recebe vários prêmios nos principais Salões Brasileiros e Americanos.

Exposições individuais no Brasil e no exterior
Água Viva, Museu Vale, (Vitoria, E.S.)2012; Incerto limite, Galeria Bolsa de Arte,( Porto Alegre, R.G.S) 2012. InOut: a contiguous experience. Instalação, artista convidada Bienal Zero, UFMG, Belo Horizonte, MG, 2010; Obra. Rua Joaquim Antunes, 1069, São Paulo, SP, Brasil, 2009; Cem/sem zero. Intervenção urbana, Porto Alegre, RS, Brasil, 2009; Horas. Galeria do IAV, Goiânia, 2010; Desenho: atitude. Nara Roesler Galeria de Arte, São Paulo, Brasil, 2007; Pulsante. Arte em Dobro Galeria, Rio de Janeiro, Brasil, 2005; Peso – Leveza. Intervenção pública, Passa Quatro, MG, Brasil, 2004; Desenhos e vídeo na Galerie Jaspers em Munique, Alemanha, 2003; Desenhos. Galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre, 2003; Desenhos e Objetos. Referência Galeria de Arte, Brasília, DF, 2002; Correr o Risco. Galeria Baró Sena, São Paulo, SP, Brasil, 2002; Galeria Celma Albuquerque, Belo Horizonte, Brasil, 2000; Referência Galeria de Arte, São Paulo, Brasil, 2000; Memória. Galeria Kunsthaum, Berlim, Alemanha, 1999; Desenhos. Galeria Barsikow, Barsikow, Alemanha 1999; Objetos-Instalações. Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa, MG, 1999; Fim de Festa. Vídeo Instalação na Oficina Oswald de Andrade, São Paulo, 1999; Shirley Paes Leme. Valú Ória Galeria de Arte, São Paulo, Setembro de 1998; São. Galeria Xico Stockinger e Fogo Fel Galeria Sotéro Cosme, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998; Pela Fresta. Galeria da Oficina Cultural, Uberlândia, Minas Gerais, 1998; Todo. Galeria Jaspers, Munique, Alemanha, 1997; Desenhos e objetos. Galeria Kultur VortOrt, Berlim, Alemanha, 1997;Dois Artistes Brasiliens. Galeria Debret, Paris, França, 1996; Flame. Galeria do Brasilian American Cultural Institute Washington, EUA, 1996.

Coletivas
I Internacional do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, 2007; Black and White, Galeria Haim Chanin, New York, USA, 2006; Paralela - XXVII Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2005; I Bienal Internacional de Arte al Aire Libre, Caracas-Venezuela, 2005; A Choice Haim Chanin Fines Arts Gallery, New York, USA, 2005; Still Life – Natureza Morta, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 2004; 8th International Shoebox Sculpture, Mac Nider Art Museum/Mason City, Iowa, USA, 2003; IV Bienal Barro de América, Galeria Marta Traba de Arte Latino Americana, SP, Brasil, 2001; Paralela - Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2004; Still life – Natureza Morta, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Brasil, 2004; II Bienal de Desenho Brasileiro Contemporâneo- Deslizamento e Distensões, Fundação Espaço Cultural da Paraíba, 2004; The 8th international Shoebox Sculpture exhibition, University of Hawaii Art Gallery, Honolulu, Hawaii, USA, 2003; Shoe Box, Kaohsiung Museum of Fine Arts, Kaohsiung, Taiwan, 2003; Contemporáneos Brasileños Centro de Arte Contemporâneo Wifredo Lam. Habana, Cuba. Nefelibatas, MAM, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2002; Faxinal das Artes, Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, Brasil, 2002; Tangenciando Amilcar, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil, 2002; V Bienal da Polônia, 1995; Deux Artistes Brésiliens: Amílcar de Castro de Shirley Paes Leme, Paris, 1996; Die Anderen Modernen, Casa das Culturas do Mundo, Berlin, 1997; Novos Valores da Arte Latino-Americana, no Museu de Arte de Brasília; V Bienal de Lausanne,1993.

Posted by Patricia Canetti at 8:30 PM