Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

janeiro 25, 2006

Inscrições 3ª Edição do Curso de Captação de Recursos à Cultura - Articultura

Inscrições 3ª Edição do Curso de Captação de Recursos à Cultura - Articultura

Inscrições abertas

Até 6 de fevereiro de 2006: preço promocional de R$ 1.6 mil (módulos básicos) e R$ 2 mil (curso completo)
7 a 20 de fevereiro de 2006: R$ 1.8 mil (módulos básicos) e R$ 2.2 mil (curso completo)
21 de fevereiro a 7 de março de 2006: R$ 2 mil (módulos básicos) e R$ 2.4 mil (curso completo)

Centro da Cultura Judaica - Auditório
Rua Oscar Freire 2.500 piso térreo, Estação Sumaré do Metro, São Paulo - SP
Inscrições: 11-6818-5020 ou cursos@articultura.com.br
www.articultura.com.br
Horário: terças, 19-22h
Período: 7 de março a 4 de julho de 2006
Apoio: Centro da Cultura Judaica
Promoção: O Estado de São Paulo, Rádio Eldorado, Canal Contemporâneo, Revista Marketing Cultural

O valor da inscrição inclui material didático com os conteúdos apresentados, textos de referência bibliográfica e certificado de conclusão e dá direito a dois manuais de patrocínio da Articultura em PDF


Articultura ensina técnicas de captação de recursos para projetos culturais não dependerem somente de incentivos fiscais

Um dos aspectos inovadores do Curso é o planejamento de programas de doações pessoais para a cultura, prática ainda restrita a projetos sociais no país

O patrocínio se desenvolve em todo o mundo, independente de estímulos fiscais. Englobando as áreas esportiva, social, ambiental e cultural, movimenta dezenas de bilhões de dólares por ano. No Brasil, já absorve 8% do orçamento de comunicação das empresas, o que correspondeu a R$ 3,2 bilhões, em 2005. Para atender a demanda crescente do mercado e a necessidade de especialização dos profissionais, a Articultura abriu as inscrições para a terceira edição do seu Curso de Captação de Recursos à Cultura, que terá início no dia 7 de março, no Auditório do Centro da Cultura Judaica, em São Paulo.

Desenvolvido com nível de pós-graduação pela Articultura em 2003, para ser integrado no MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, o Curso passou também a ser ministrado de forma autônoma em 2004. Na primeira e segunda edições, as vagas se esgotaram antecipadamente, com a participação de quase duas centenas de alunos. Nesta terceira edição, as aulas serão novamente ministradas pelos especialistas Yacoff Sarkovas e Sharon Hess, da Articultura, a primeira consultoria de patrocínios do país.

O Curso é voltado para produtores, promotores e administradores culturais; gestores de instituições culturais; profissionais de marketing cultural e profissionais especializados na captação de recursos. As aulas têm três horas de duração e ocorrem uma vez por semana, totalizando uma carga de 54 horas de aula, em 18 semanas.

Um dos aspectos inovadores do Curso é a aplicação, no campo cultural, de uma metodologia para o planejamento de programas de estímulo a doações pessoais, prática até então restrita a projetos sociais. "É necessário que as organizações culturais também aprendam a mobilizar os cidadãos para a sua sustentabilidade econômica", afirma Yacoff Sarkovas.

Dividido em dois módulos básicos e um módulo complementar opcional, específico sobre captação de doações pessoais, o curso abordará, de maneira teórica e prática, entre outros temas: fontes de financiamento à cultura; marca, comunicação e patrocínio empresarial; responsabilidade social e inclusão cultural; visão e percepção empresarial do patrocínio; cotas, reciprocidades e propostas de patrocínio; estratégias de prospecção de patrocinadores; tipos e casos de patrocínio cultural; estrutura de projetos para captação; conceitos de programas de doações pessoais; comunicação e formas de abordagem; banco de dados e sistemas de pagamento; e fidelização de doadores pessoais.

O conteúdo do Curso de Captação de Recursos à Cultura foi extraído dos 20 anos de experiência da Articultura em estratégias de patrocínios e investimentos de empresas e pessoas em projetos de interesse de seus públicos. Entre outras realizações pedagógicas, a Articultura concebeu o Seminário Interativo de Patrocínio Cultural, ministrado para mais de 40 instituições, no Brasil e no exterior, como a FGV, USP, UFB, PUC, ESPM, ADVB, Sebrae, CCBB, CEF, M&M, as Redes Colômbia, Brasil e Latino-Americana de Promotores Culturais e diversas secretarias de cultura do país; concebeu e realiza anualmente, em São Paulo, o Com:Atitude - Seminário Integrado de Patrocínio e Investimento Social, Cultural, Ambiental e Esportivo, o mais importante fórum sobre o tema, no Brasil.

A Articultura planejou e gerenciou quase uma centena de diretrizes, programas e ações para empresas como Bridgestone, Citibank, Natura, Pepsico, Philips, Microsoft, Santander, Sul América, Votorantim, entre muitas outras. Foi responsável por toda a reformulação da política de patrocínios da Petrobras, a maior patrocinadora brasileira, concluída em 2002. Também planejou os bem sucedidos sistemas de patrocínios da Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, da Bienal do Mercosul, do Carnaval Multicultural do Recife e das ações em comemoração aos 450 Anos de São Paulo.

Posted by João Domingues at 12:36 PM