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junho 26, 2009

63º Salão Paranaense - Inscrições e informações para o artista

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR, realizará o 63º Salão Paranaense em sua edição bienal. Com o propósito de mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea, o 63º Salão Paranaense será composto por: seis artistas nacionais convidados e vinte e um artistas de participação espontânea.

Inscrições para participações espontâneas até 29 de julho de 2009, 18h

63º Salão Paranaense - 2009
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Rua Des. Westphalen 16, Curitiba - PR
CEP 80010-110

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

GANHO PARA SELECIONADOS: Prêmio Participação de R$ 8.000,00 (oito mil reais), hospedagem e alimentação por 05 dias, sendo 04 dias para montagem dos trabalhos e 01 dia para participação no Seminário Análise da Arte Contemporânea. Apenas os artistas convidados receberão passagens. Do valor do prêmio serão deduzidos os encargos legais. As despesas com o transporte das obras serão da inteira responsabilidade dos artistas ou de seus patrocinadores.

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO: preparação e entrega ou envio postal de portfólio contendo currículo do proponente, nome e endereço completo, telefone, e-mail, cópia da cédula de Identidade ou documento equivalente se estrangeiro, conta bancária e fotos (15 x 20) das obras, com especificações técnicas no verso. Proposta(s) de instalação ou obra tridimensional, deverão conter o projeto, planta, descrição, relação dos materiais, instruções de montagem e equipamentos utilizados (inclusive o seu funcionamento). A(s) proposta(s) de vídeo-arte deverão ser enviadas em DVD ou CD-ROM com 02 cópias.

DEVOLUÇÃO: Para a devolução do portfolio deverá ser enviado envelope pré-selado com valor
suficiente de remessa.


EDITAL - 63º SALÃO PARANAENSE

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR, realizará o 63º Salão Paranaense em sua edição bienal.

Com o propósito de mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea, o 63º Salão Paranaense será composto por:
Seis Artistas Nacionais Convidados
Vinte e um Artistas de Participação Espontânea

O Comitê Curatorial constituído por 05 críticos e curadores fará a indicação dos 6 artistas convidados e selecionará, entre aqueles que enviarem propostas espontâneas, 21 artistas para participarem do 63º Salão Paranaense.

Propostas de Artistas interessados na Participação Espontânea, serão recebidas até as 18 (dezoito) horas do dia 29 (vinte e nove) de julho de 2009. Propostas entregues após esta data não serão recebidas pelo Comitê.

As propostas deverão ser enviadas via postal ou entregues pessoalmente, em forma de portfolio, para:
63º Salão Paranaense - 2009
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Rua Des. Westphalen nº16 80010-110 Curitiba/PR

No portfolio deverá constar o currículo do proponente, nome e endereço completo, telefone, e-mail, cópia da Cédula de Identidade ou documento equivalente se estrangeiro, conta bancária e fotos (15 x 20) das obras, com especificações técnicas no verso. Proposta(s) de instalação ou obra tridimensional, deverão conter o projeto, planta, descrição, relação dos materiais, instruções de montagem e equipamentos utilizados (inclusive o seu funcionamento).

A(s) proposta(s) de vídeo-arte deverão ser enviadas em DVD ou CD-ROM com 02 cópias.

Equipamentos e materiais necessários à apresentação da obra deverão ser providenciados pelo artista, que também se responsabilizará pela sua manutenção – voltagem em Curitiba é de 110 volts.

Não será permitido o uso de material deteriorável e/ou que prejudique as instalações físicas do Museu.

A efetivação da inscrição se dará automaticamente após o recebimento do portfolio, desde que esteja de acordo com o edital.

O envio do portfolio implica na plena concordância do artista com os termos do edital.

Para a devolução do portfolio deverá ser enviado envelope pré-selado com valor suficiente de remessa.

As imagens das obras selecionadas poderão ser usadas pelo MAC/PR para divulgação do Salão.

O Comitê Curatorial se reunirá em Curitiba nos dias 29, 30 e 31 de julho, ocasião em que listará os 6 Artistas Convidados e selecionará as 21 Propostas de Participação Espontânea.

Os Artistas Convidados e os de Participação Espontânea receberão o Prêmio Participação de R$ 8.000,00 (oito mil reais), hospedagem e alimentação por 05 dias, sendo 04 dias para montagem dos trabalhos e 01 dia para participação no Seminário Análise da Arte Contemporânea. Apenas os artistas convidados receberão passagens. Do valor do prêmio serão deduzidos os encargos legais.

As despesas com o transporte das obras serão da inteira responsabilidade dos artistas ou de seus patrocinadores.

O Comitê Curatorial poderá indicar entre as obras participantes, aquelas que passarão a incorporar o acervo do MAC/PR, desde que haja plena concordância do artista. Essa doação implicará em todo o equipamento e material que as compuserem, além da cessão de direitos autorais.

Os artistas participantes deverão enviar as obras para o endereço do MAC/PR.

Após o término do evento, a devolução será feita com frete a pagar no endereço designado pelos artistas.

Os que desejarem retirar pessoalmente as obras terão o prazo de 10 dias, quando então cessará a responsabilidade do Museu sobre as mesmas.

Cronograma e Informações:
Recebimento das propostas: até 29 de julho de 2009
Reunião do Comitê Curatorial: 29, 30 e 31 de julho
Comunicação aos artistas selecionados: 07 de agosto
Divulgação na mídia: a partir de 10 de agosto
Recebimento das obras: até 13 de outubro
Abertura do Salão: 29 de outubro às 18:30 horas no MAC/PR
Seminário : 30 de outubro às 18 horas no Auditório Brasílio Itiberê – SEEC
Encerramento do Salão: 1º de março de 2010

63º SALÃO PARANAENSE - 2009
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Rua Des. Westphalen, 16 80010-110 Curitiba/PR
(41) 3323-5328 3323-5337
mac@pr.gov.br

Posted by Ana Maria Maia at 5:15 PM

junho 18, 2009

Premiados e selecionados do Prêmio Energias na Arte

Premiadas: Carla Chaim (1º lugar), Ana Luiza Flores (2º lugar) e Ana Elisa Egreja (3º lugar)

Selecionados: Ana Sario (São Paulo – SP); Ana Elisa Egreja (São Paulo – SP); Ana Estaregui (São Paulo – SP); Ana Luiza Flores (Volta Redonda – RJ); André Sztutman (São Paulo – SP); BonGiovanni (Porto Alegre – RS); Camila Nassif (São Paulo – SP); Carla Chaim (São Paulo – SP); Flávia Junqueira (São Paulo – SP); Flora Rebollo (São Paulo – SP); Gustavo Nóbrega (São Paulo – SP); Iuri Casaes (Rio de Janeiro – RJ); Jardineiro André Feliciano (São Paulo – SP); Luar Maria (Rio de Janeiro – RJ); Lucas Arruda (São Paulo – SP); Luciana Paiva (Brasília – DF); Marcela Tiboni (São Paulo – SP); Renata De Bonis (São Paulo – SP); 3D (coletivo – Fernanda Barreto, Fernanda Zerbini e Leca Kanawati / São Paulo – SP).

A comissão julgadora foi composta por João Pinharanda, critico português, pela diretora do setor educativo do Instituto Tomie Ohtake Stela Barbieri, por Eduardo Brandão, sócio/diretor da Galeria Vermelho, pelo artista Rubens Espírito Santo, pela artista Chiara Banfi – vencedora do Prêmio realizado em 2004, e presidida por Agnaldo Farias, curador e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, por ocasião da seleção final ocorrida no dia 6 de maio de 2009. Segundo o júri, as obras escolhidas se destacaram pela diversidade e originalidade, critérios que melhor encampam o escopo do Prêmio, voltado ao incentivo da arte emergente do nosso país.

Carla Chaim, Ana Luiza Flores e Ana Elisa Egreja, no dia 16 de junho, o Prêmio Energias na Arte, na abertura da exposição dos 19 trabalhos selecionados, em cartaz até dia 19 de julho no Instituto Tomie Ohtake. As três finalistas terão sua produção acompanhada por críticos durante um ano, cabendo à primeira colocada uma bolsa de dois meses no Banff Centre, no Canadá, à segunda uma viagem de 15 dias aos Estados Unidos, pelo programa Dynamics Encounters, e à terceira cursos no Instituto Tomie Ohtake. O Prêmio Energias na Arte é uma parceria entre o Instituto EDP (ligado à empresa do Grupo EDP Energias do Brasil) e o Instituto Tomie Ohtake, que retoma assim seu programa dedicado a estimular a produção contemporânea entre o público universitário.

Posted by Ananda Carvalho at 7:21 PM | Comentários(1)

junho 16, 2009

Seleção de curador para Frieze Foundation: Frieze Projects, Frieze Film and The Cartier Award

Since the inaugural Frieze Art Fair in 2003, Frieze Foundation has pursued an ambitious curatorial programme, inviting artists to respond specifically to the fair context. Frieze Projects, the critically acclaimed programme of artists commissions, has realised 56 new works by established and emerging artists from around the world, including Ceal Floyer, Jeppe Hein, Mike Nelson, Paola Pivi, Richard Prince, Martha Rosler and Mario Garcia Torres.

Job title: Curator, Frieze Foundation

Requirement: Part time, initially for one year, from 1 November 2009. Based in London.

Salary: Dependent on role and experience.

To apply, please send your CV and a covering letter to cv@frieze.com, putting 'Curator' in the subject field.

Deadline: 24 July 2009

The job requires:

An understanding of the complexities of commissioning and producing site-specific projects;

An understanding of the opportunities and parameters the Fair context provides;

The ability to commission a relevant programme of artists' projects and to manage that process from start to finish;

An informed perspective and strong network of relationships with both emerging and established artists and the curatorial field worldwide;

A strong track-record in critical writing and editorial skills;

The ability to work with the existing Foundation team and Frieze Art Fair staff;

The initiation and maintenance of ongoing relationships with a range of collaborating institutions, public funding bodies and corporate sponsors;

The skill to support applications for major funding grants;

The ability to work to deadlines and within budgets.

Interviews will be held in London.

For further information on Frieze Projects please visit http://www.friezefoundation.org/

Posted by Ananda Carvalho at 3:16 PM

junho 10, 2009

II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas - Inscrições e informações para o profissional

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Coordenação Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural- CGCADIF, realiza o II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas. Constitui objeto do concurso a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas variados que versem sobre Arte e Mundo após a crise das utopias, tema escolhido nesta 2ª edição. O tema lançado pretende ser ao mesmo tempo objeto e circunstância para discussões mais específicas a serem desenvolvidas e apresentadas.

Os três primeiros trabalhos considerados vencedores do concurso receberão prêmio individual em moeda nacional nos valores brutos de 30 mil reais, para o primeiro lugar; 20 mil reais, para o segundo; e 10 mil reais, para o terceiro.

Inscrições até 18 de setembro de 2009

Fundação Joaquim Nabuco – Diretoria de Cultura
Rua Henrique Dias 609, Derby – Recife - PE
CEP: 52.010-100
81-3073-6659/6660
www.fundaj.gov.br
Segunda a Sexta, 9-12h e 14-17h

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões e Prêmios.

PRÊMIOS
Primeiro lugar: o valor bruto de R$ 30. 000.00 (trinta mil reais)
Segundo lugar: o valor bruto de R$ 20.000.00 (vinte mil reais)
Terceiro lugar: o valor bruto de R$ 10.000.00 (dez mil reais)

CUSTOS OPERACIONAIS - INSCRIÇÃO

Ensaios:

Os ensaios deverão ter uma extensão entre 25 e 35 laudas (incluindo notas e referências bibliográficas) e deverão ser apresentados em folhas tamanho A4, fonte “Times New Roman” tamanho 12, com espaço entre linhas de um e meio. As páginas dos textos deverão estar numeradas. Os textos deverão estar impressos em apenas uma face do papel;

Os ensaios poderão conter fotografias, imagens, tabelas de dados, desenhos, figuras e mapas;

Os ensaios devem ser apresentados em 4 (quatro) vias, que serão distribuídas aos membros da Comissão Julgadora, além de uma cópia em CD, texto em arquivo PDF.

Documentação:

Comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil;

Currículo resumido do concorrente, com no máximo duas laudas;

Cópias autenticadas da Cédula de Identidade e do CPF;

Certidão conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União;

Declaração formal e expressa de que o ensaio apresentado é inédito, informando estar de acordo com as disposições deste Edital e com as decisões da Comissão Julgadora, quanto aos resultados da seleção.

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS: Não

Edital

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, dentro do Programa do Governo Federal Gestão da Política de Educação e da ação Estudos e Pesquisas Socioeducativas, por meio da Coordenação – Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, torna pública a realização do II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas, destinado a selecionar e premiar três textos inéditos, resultantes de pesquisa inédita e original sobre seu tema, com o objetivo de estimular e divulgar investigações centradas em aspectos diversos da produção artística e cultural contemporânea, que se regerá pelas normas da Lei nº. 8.666 de 21 de junho de 1993, com as alterações subseqüentes e às estabelecidas neste Edital, na forma que se segue.

CAPÍTULO I
DO OBJETO:

Art. 1º - Constitui objeto do II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas diversos que versem sobre o tema escolhido nessa edição do concurso.

CAPÍTULO II
DO TEMA E CONTEÚDO:

Art. 2º - A temática a ser desenvolvida pelos trabalhos inscritos será “ARTE E MUNDO APÓS A CRISE DAS UTOPIAS”

Parágrafo Primeiro: O tema lançado pretende ser ao mesmo tempo objeto e circunstância para discussões mais específicas a serem desenvolvidas e apresentadas. Os conceitos de arte, mundo, crise e utopias, plenos de significados históricos e políticos nos últimos vinte anos devem ser postos em movimento, desnaturalizados por pesquisas temáticas e teóricas.

Parágrafo Segundo: Os ensaios concorrentes deverão conter:

I. Discussões aprofundadas sobre a interação complexa do campo artístico (cinema, artes plásticas, música, literatura, etc.) com as mudanças socioeconômicas e políticas;

II. Pesquisas que mostrem a especificidade das experiências estéticas na América do Sul, particularmente no Brasil;

III. Análises que discutam teoricamente a temática e/ou historicizem práticas artísticas e posicionamentos de diferentes sujeitos do campo das artes (artistas plásticos, cineastas, literatos, músicos, curadores, críticos, galeristas, editores, produtores) frente à configuração de novas políticas culturais;

IV. Relação com a temática expressa;

V. Originalidade do tema e/ou abordagem;

VI. Consistência na argumentação, clareza e correção lingüística;

VII. Apresentação, nas citações, transcrições, notas e observações, de referências completas das fontes e bibliografia consultadas.

CAPÍTULO III
DO PRAZO E DA FORMA DE INSCRIÇÃO

Art. 3º - As inscrições para o concurso são gratuitas e deverão ser realizadas pelos concorrentes ou seus procuradores, no período de 10 de junho até 18 de setembro de 2009, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no seguinte endereço:

Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Cultura
Rua Henrique Dias, 609, Derby-Recife-PE
CEP: 52. 010- 100 Tel. (81) 3073- 6659

Parágrafo Primeiro: As inscrições poderão ser enviadas via Sedex, dirigido à Coordenadora Geral de Capacitação e Difusão Científico e Cultural, da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, e postadas até o último dia estabelecido para as inscrições.

Parágrafo Segundo: Não serão aceitas inscrições que não cumpram com as exigências contidas neste Edital, nem as apresentadas fora do prazo nele estabelecido.

Parágrafo Terceiro: Os procuradores dos concorrentes deverão apresentar procuração pública ou particular, com firma reconhecida, nominal contendo os poderes específicos para a representação.

CAPÍTULO IV
DA HABILITAÇÃO/ CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

Art. 4º - Podem participar pessoas físicas residentes no Brasil que apresentem uma pesquisa original na área temática do concurso, qualquer que seja seu nível de formação profissional, experiência de investigação e âmbito de trabalho ou ação, incluindo investigadores, profissionais dedicados ao trabalho aplicado ou artistas.

Parágrafo Único: Cada concorrente só poderá inscrever um ensaio.

Art. 5º - A inscrição dos ensaios, efetuada via Sedex, deve ser encaminhada para o endereço indicado no Art. 3º deste Edital, devendo constar no Sedex a ficha de inscrição e mais dois envelopes lacrados:

I- Um envelope destinado ao Ensaio, em quatro vias impressas e uma em CD, arquivo PDF, sem identificação do candidato;

II- Um envelope destinado à Documentação de Habilitação, que será aberto ao término do prazo de inscrições para conferência da documentação.

§ 1º Só serão encaminhados à Comissão Julgadora os ensaios que estiverem de acordo com as especificidades deste artigo.

§ 2º A ficha de inscrição deverá ser apresentada fora dos dois envelopes lacrados.

Art. 6º - Serão consideradas habilitadas as pessoas físicas que apresentarem a seguinte documentação:

I- Comprovante de que reside há pelo menos dois anos no Brasil;

II- Currículo resumido do concorrente, com no máximo duas laudas;

III- Cópias autenticadas da Cédula de Identidade e do CPF;

IV- Certidão conjunta da Receita Federal e Dívida Ativa da União;

V- Declaração formal e expressa de que o ensaio apresentado é inédito, informando estar de acordo com as disposições deste Edital e com as decisões da Comissão Julgadora, quanto aos resultados da seleção.

Parágrafo Único – Os documentos dos itens constantes nesse artigo deverão ser apresentados por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente.

Art. 7º – Este Regulamento está disponível no endereço constante no Art. 2º e no site da Fundação Joaquim Nabuco, www.fundaj.gov.br.

§ 1º – O ato de inscrição implica a aceitação pelo concorrente de todas as condições constantes neste Edital, podendo a inscrição ser impugnada em qualquer fase da seleção, se for constatada qualquer irregularidade ou desconformidade com a Lei e/ou com o presente Edital.

§ 2º – Serão eliminadas as inscrições de concorrentes nas quais figurem funcionários e empregados da Fundação Joaquim Nabuco, membros e consultores da organização do concurso e membros da Comissão de Seleção, seus parentes em 1° grau de consangüinidade ou afinidade dos supracitados e pessoa jurídica de direito público, podendo a inscrição ser impugnada em qualquer fase do concurso.

CAPÍTULO V
DA PREMIAÇÃO

Art. 8º - Os 3 (três) primeiros trabalhos considerados vencedores do II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas receberão prêmio em moeda corrente nacional.

Parágrafo Primeiro: À FUNDAJ é concedido, para fins acadêmicos e de formação, o direito da publicação e/ou divulgação dos trabalhos apresentados, mesmo os que não lograrem premiação.

Parágrafo Segundo: O prêmio individual para os trabalhos vencedores distribui-se da seguinte forma:
Primeiro lugar: o valor bruto de R$ 30. 000.00 (trinta mil reais)
Segundo lugar: o valor bruto de R$ 20.000.00 (vinte mil reais)
Terceiro lugar: o valor bruto de R$ 10.000.00 (dez mil reais)

Parágrafo Terceiro: No caso de publicação dos ensaios, a inscrição no concurso implica a cessão de todos os direitos autorais para a instituição promotora do certame.

Parágrafo Quarto: No caso de ensaios com mais de um autor, é necessário indicar o responsável pelo recebimento do prêmio.

CAPÍTULO VI
DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 9º - Os trabalhos deverão ser apresentados na forma seguinte:

I- Os ensaios deverão ter uma extensão entre 25 e 35 laudas (incluindo notas e referências bibliográficas) e deverão ser apresentados em folhas tamanho A4, fonte “Times New Roman” tamanho 12, com espaço entre linhas de um e meio. As páginas dos textos deverão estar numeradas. Os textos deverão estar impressos em apenas uma face do papel;

II- Os ensaios poderão conter fotografias, imagens, tabelas de dados, desenhos, figuras e mapas;

III- Com o propósito de facilitar sua leitura, os textos deverão estar alinhados em formato “justificado” e as margens devem ser de 3 cm esquerda e superior e 2,5 cm direita e inferior;

IV- Na primeira página de cada exemplar do Ensaio deverá estar incluído: 1) O título do mesmo, 2) um pseudônimo que identificará ao/a autor/a para os propósitos do concurso, 3) um resumo de não mais de 250 palavras, e 4) O índice de conteúdos, o qual deverá detalhar as seções ou subtítulos do ensaio e os respectivos números de página;

V- Os ensaios devem ser apresentados em 4 (quatro) vias, que serão distribuídas aos membros da Comissão Julgadora, além de uma cópia em CD, texto em arquivo PDF.

CAPÍTULO VII
DO JULGAMENTO

Art. 10º - O julgamento competirá à Comissão Julgadora, designada por ato do Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, ou a quem este delegar, soberana em suas decisões, a ser composta por até 4 (quatro) profissionais e 1 (um) secretário.

Art. 11º - Os membros da Comissão Julgadora serão profissionais de reconhecida produção intelectual e/ou artística no campo da cultura contemporânea e um integrante da Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural.

Art. 12º - A decisão de mérito da Comissão Julgadora é soberana e definitiva, somente cabendo recurso ao Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, no prazo de 10 (dez) dias, a contar da data da decisão da comissão julgadora, na hipótese de infringência das normas deste Edital.

Parágrafo Único: A Comissão julgadora poderá reduzir o número de vencedores, inclusive a 0 (zero), caso os trabalhos não atendam aos critérios estabelecidos no Edital.

CAPÍTULO VIII
DO RESULTADO

Art. 13º - A decisão da comissão julgadora, proclamando os vencedores do Concurso, será publicada no Diário Oficial da União.

Parágrafo Único: A lista dos ensaios premiados será também amplamente divulgada por meio do portal da FUNDAJ e nos principais jornais de Pernambuco.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 14º - As inscrições obedecerão os seguintes critérios:

I. Somente serão consideradas inscrições que estejam em estrita conformidade com as normas estabelecidas neste Edital.

II. A documentação recebida no ato da inscrição não será devolvida.

III. Não serão aceitas solicitações de inscrições ou envio de documentação por e-mail ou outra forma que não a especificada neste Edital.

IV. Os ensaios premiados deverão ser apresentados em eventos recomendados ou promovidos pela FUNDAJ junto à sociedade, instituições de pesquisa e de artes de Pernambuco e de outros estados.

V. Os vencedores se disponibilizarão a contribuir com os cursos ou palestras promovidos pela FUNDAJ, a pedido desta instituição.

VI. Para os efeitos deste edital entende-se que o ensaio é um estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. Não dispensa o rigor lógico e a coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele devem se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade.

Posted by Ananda Carvalho at 5:03 PM

junho 9, 2009

Chamada de artigos: Revista Concinnitas nº 15 do Instituto de Artes da UERJ

Concinnitas é uma publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1996 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES).

Envio de artigos até 2 de agosto de 2009
Resultado em 15 de setembro
Publicação em dezembro

Revista Concinnitas
Instituto de Artes UERJ
Rua São Francisco Xavier 524, Pavilhão João Lyra Filho, 11 andar, bloco E, sala 11.007
Maracanã, Rio de Janeiro - RJ CEP 20.550-013
21-2587-7985 ou concinni@gmail.com
www.concinnitas.uerj.br

Normas para publicação:
1. O texto deve ser inédito (nas línguas português ou espanhol);
2. O texto será submetido a avalição de um consultor membro do conselho editorial ou de um consultor ad-hoc (peer review);
4. O autor é responsável pelo conteúdo do texto e deve garantir exclusividade até o recebimento do parecer do conselho editorial;
5. O autor de texto publicado deve cumprir um período de 2 anos para nova submissão de proposta;
6. O autor deve transferir os direitos autorais do texto para a revista Concinnitas imediatamente após a aprovação;
7. O texto aprovado e publicado não poderá ser republicado em um período de até 2 anos;
8. O texto aprovado será divulgado no site (www.concinnitas.uerj.br > arquivo > artigos em espera). Aqueles não publicados imediatamente após aprovação, poderão ser publicados na edição seguinte, conforme autorização do autor;
9. A seleção dos textos de cada publicação será feita pelo conselho editorial, baseando-se na aprovação e na data de recebimento;
10. Somente os textos que cumprirem as normas de publicação serão avaliados;
11. Os artigos e entrevistas devem ter até 40.000 caracteres sem espaço, editados em word, sem hifenação, sem tabulação de parágrafo e com entrelinha dupla;
12.As resenhas devem ter até 10.000 caracteres sem espaço, editadas em word, sem hifenação, sem tabulação de parágrafo e com entrelinha dupla;
13.O texto deve ser enviado por e-mail (concinni@gmail.com);
14.A folha de rosto deve conter:
- nome do autor com a vinculação profissional e/ ou universitária
- e-mail e endereço pessoal ou profissional
- título em português e inglês (até 6 palavras)
- resumo em português e inglês (até 500 caracteres sem espaço)
- 3 palavras-chave em português e inglês
14. Currículo resumido em forma de texto (até 500 caracteres sem espaço);
15. As notas devem vir no final do texto, numeradas em algarismos arábicos;
16. O texto deve conter bibliografia seguindo as normas da ABNT;
17. Devem ser enviadas até 3 imagens por e-mail (concinni@gmail.com), com legendas e não devem ser inseridas no corpo do texto (com indicação de posicionamento);
18. As imagens devem ser digitalizadas e enviadas por e-mail (concinni@gmail.com) em formato jpg, colorida, 300dpi, tamanho mínimo 12 x 18cm.


Posted by Ana Maria Maia at 7:10 PM

junho 3, 2009

5ª Mostra de Performances Verbo – Artistas selecionados e convidados

Artistas Selecionados
Ana Montenegro e Edgard Ulisses (Brasil) – A miragem do outro (2009)
Carlos Monroy (Colômbia) – Monroy’s performance service n º 1 / Senhor Kosuth, o que você faria? (2009)
Carolina Mendonça e Bruno Feira (Brasil) – Muro em diagonal / Metáforas com experiência concreta (2009)
Daniel Fagundes (Brasil) – A maldição de Ford – Homenagem a F? (2009)
Flydor Pavlov-Andreevich (Rússia) – Dead Radio
Gabriel Abrantes (Portugal) – Brasília, Amazônia, Túnel (2009)
Guilherme Peters (Brasil) – Tentativa de evocar o espírito de Joseph Beuys ao redor deste espaço (2009)
Laura Huzak Andreato (Brasil) – Delivery (2009)
Los Torrezinos (Espanha) – La cultura / El dinero
Nezaket Ekici (Turquia/Alemanha) – Permanent Words (2009)
Projeto Arac (Brasil) – Canned Attack (2008-2009)

Artistas Convidados
Anno Dijkstra (Holanda) – Body Hit (2001)
Nancy Mauro-Flude (Austrália/Holanda) – Paraphernalia: dances with her shadow (2009)
Les gens d’uterpan (França) – X-Event #2
Mauricio Ianês (Brasil) – Carta (2009)
Marco Paulo Rolla (Brasil) – Suando e Resistindo (2009)
Célio Braga e Rose Akras (Brasil/Holanda) – Similitude (2009)

Exibições de 6 a 11 de julho de 2009

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, Higienópolis, São Paulo – SP
11-3138-1520 ou info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
Realização: Galeria Vermelho, Centro Cultural São Paulo e Funarte


Sobre a Mostra

A Vermelho, o Centro Cultural São Paulo e a FUNARTE apresentam, de 6 a 11 de julho, de 2009, a quinta edição da mostra de performances VERBO.

Como ocorre desde o surgimento da mostra, em 2005, a Vermelho se alia a outras instituições da cidade de São Paulo para criar, durante uma semana, um panorama abrangente sobre a arte da Performance que inclui ações e instalações criadas por mais de 50 artistas brasileiros e de outros países como, Colômbia, Rússia, Portugal, Espanha, Holanda e Franca. O evento inclui também lançamentos de livros de artista, revistas e DVDs; oficinas de criação na área da performance, desenvolvidas em parceria com a FUNARTE, e a segunda edição do seminário VerboConjugado, no Centro Cultural São Paulo.

As ações que compõem a quinta edição da VERBO foram selecionadas através de uma analise minuciosa dos 320 projetos recebidos pela Vermelho, entre os meses de dezembro de 2008, e março de 2009. Deles, foram escolhidas 12 ações que junto a outros seis projetos de artistas convidados, compõem a programação de performances da mostra.

Posted by Ana Maria Maia at 4:34 PM