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dezembro 19, 2006

Inscrições: Frieze Projects - The Cartier Award, Inglaterra

Frieze Projects - The Cartier Award
The Cartier Award inclui:
- residência de 3 meses em Gasworks de setembro a dezembro de 2007, inclusive a acomodação, e despesas de curso
- cstos de produção dos projetos £10,000
- pró-labore de £1,000

Inscrições até 5 de janeiro de 2007

Frieze Art Fair
New Address and Numbers
3-4 Hardwick Street
London EC1R 4RB UK
Tel +44 (0)20 7833 7270
Fax +44 (0)20 7833 7271
info@friezeartfair.com
www.friezeartfair.com/cartieraward


The Cartier Award for emerging artists living outside the UK is a major initiative by Frieze Projects, the curatorial programme of Frieze Art Fair, in collaboration with Gasworks and sponsored by Cartier.

Artists are invited to propose a new work to be realised at Frieze Art Fair 2007 which will be produced under the auspices of Frieze Projects.

Projects may take the form of site-specific installation; performance; film; video and print work.

The Cartier Award includes:
- 3 month residency at Gasworks from mid September to mid December 2007 including accommodation, per diems and travel expenses
- Project production costs of up to £10,000
- An artist's fee of £1,000

The Cartier Award selection committee 2007 is:
Kitty Anderson (Associate Curator, Frieze Projects)
Hervé Chandes (Director, Cartier Foundation for Contemporary Art, Paris)
Mia Jankowicz (Residency Coordinator, Gasworks)
Matthieu Laurette (Artist)

The Cartier Award is open to non UK based artists within 5 years of graduating from an undergraduate or postgraduate degree.

Please visit http://www.frieze.com for more details and access to the online application form. The deadline for applications is Friday 5 January 2007.

Gasworks is a contemporary arts organisation in South London housing 12 artists' studios and presenting a programme of exhibitions, residencies, international fellowships and educational projects.

Cartier has a long-standing relationship with contemporary art. Twenty two years ago the company established the Cartier Foundation for Contemporary Art in Paris - a unique example of corporate patronage for contemporary art.

Cartier is the Associate Sponsor of Frieze Art Fair supporting Frieze Projects and the Cartier Award.

The directors of Frieze Art Fair recently announced the appointment of Neville Wakefield as curator of Frieze Projects at Frieze Art Fair.

Neville Wakefield is an independent curator, critic and editor based in New York. He most recently curated Defamation of Character, an international group exhibition on show until January 2007 at MOMA/PS1 in New York. Earlier this year he co-founded and co-produce Destricted, a series of films about the presentation of sexuality in art.

Posted by João Domingues at 10:18 AM

dezembro 18, 2006

Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, São Paulo

Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais
Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações culturais ligadas às diversas linguagens artísticas, consagradas ou não, relativas a artes e humanidades ou a temas relevantes para o desenvolvimento cultural e a formação para a cidadania cultural no Município. O valor máximo destinado a cada projeto será de R$ 18 mil

Inscrições 4 de janeiro a 2 de fevereiro de 2007

Locais de inscrição:
Secretaria Municipal de Cultura
Av. São João, 4736º andar, Centro, São Paulo
11-3334-0001 ramal 1956

Casa de Cultura Tremembé
Rua Maria Lopes Azevedo, 190
11-6991-4291

Casa de Cultura Chico Science
Av. Tancredo Neves 1265, Moinho Velho, Ipiranga
11-6969- 7066

Casa de Cultura da Penha
Largo do Rosário 20 - 3º andar, Penha
11-296-6172

Biblioteca Milton Santos
Av. Aricanduva 5777, Aricanduva
11-6726-4882

Casa de Cultura Manoel Cardoso De Mendonça
Praça Francisco Ferreira Lopes 434, Santo Amaro
11-5522-8897

Casa de Cultura M'boi Mirim
Rua Inácio Dias da Silva s/nº, M'Boi Mirim
11-5514-3408

Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil / Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro
Rua Arsênio Tavolieri 45, Jabaquara
11-5011-2421

Espaço Cultural Tendal da Lapa
Rua Constança 72, Lapa
11-3862- 1837

CEU Butantã
Núcleo de Cultura
Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia 1700, Butantã
11-3732-4550

Horário de inscrição: segunda a sexta, 14-18h
Informações: 11-3334 0001, ramal 1956 ou www.prefeitura.sp.gov.br/cultura


Edital de chamamento de projetos para o Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO através da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, faz saber que estarão abertas no período de 04 de janeiro a 02 de fevereiro de 2007,as inscrições para o Programapara a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI, criado pela lei municipal 13540/03e regulamentado pelo decreto 43823/03, com o objetivo de apoiar financeiramente, por meio de subsídio, atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do Município de São Paulo, desprovidas de recursos e equipamentos culturais.


I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, sem fins lucrativos, que tenham domicílio ou sede no Município de São Paulo há no mínimo 2 (dois) anos, que desenvolvam ações culturais ligadas às diversas linguagens artísticas, consagradas ou não, relativas a artes e humanidades ou a temas relevantes para o desenvolvimento cultural e a formação para a cidadania cultural no Município.

1.1. Não poderão concorrer os órgãos públicos da Administração Direta ou Indireta federal, estadual ou municipal, bem como funcionários públicos municipais ou contratados para prestação de serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura, ainda que executados em outras Secretarias, membros da Comissão de Avaliação, seus parentes em primeiro grau e cônjuges.

1.2. Cada proponente ou grupo poderá ter somente um projeto selecionado.

1.3. Cada proponente e cada integrante de grupo somente poderão integrar a ficha técnica de um projeto.

2. Os projetos serão selecionados pela Comissão de Avaliação de Propostas do Programa VAI, conforme art 5º da Lei nº 13.540/03 e art 8º do decreto 43823/03.

2.1. A seleção buscará contemplar projetos de todas as regiões do Município, desde que estejam de acordo com os critérios relacionados no item 3 deste edital, respeitado o valor total dos recursos orçamentários destinados ao Programa.

2.2. A Comissão poderá deixar de utilizar todos os recursos previstos para o Programa se julgar que os projetos apresentados não atendem aos objetivos previstos na referida lei.

3. A Comissão Julgadora avaliará os projetos que integrarão o Programa VAI e o montante de recursos que cada um deve receber como apoio financeiro, observados os seguintes critérios:
I - atendimento aos objetivos estabelecidos na Lei nº 13.540, de 2003;
II - mérito das propostas;
III - clareza e coerência;
IV - interesse público;
V - custos;
VI - criatividade;
VII - importância para a região ou bairro da cidade;
VIII - proposta de devolução pública, nos termos do parágrafo únicodo art 5º do Decreto 43823/03.

3.1. Terão prioridade as propostas culturais de caráter coletivo que estejam em andamento e necessitem de recursos para seu desenvolvimento e consolidação.

4. O valor máximo destinado a cada projeto será de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), a ser repassado por meio de depósito em conta bancária do proponente, exclusiva para o projeto, em até 03 (três parcelas), a critério da Comissão de Avaliação e de acordo com o cronograma de atividades.

5. O prazo de execução dos projetos será de até 8 meses,sendo a liberação da primeira parcela do subsídio prevista para o mês de maio de 2007.

II. DAS INSCRIÇÕES

6. Os projetos deverão ser apresentados em 2 (duas) vias, de igual teor e conteúdo, não encadernadas, acondicionadas em envelopes, contendo as seguintes informações:

I. Ficha-síntese, com dados do proponente e do projeto (anexos 1 ou 2)
I.I. é obrigatório o preenchimento de todos os campos da ficha-síntese, em especial o que se refere aos integrantes do projeto;
II - dados cadastrais do proponente, a serem preenchidos também no corpo do projeto:
a) Pessoa física:
- nome
- número do documento de identificação e do Cadastro de Pessoa Física - CPF do proponente,
- endereço,tele11-e e-mail do proponente;
- currículo completo do proponente (incluindo escolaridade e filiação) e resumido de cada um dos demais integrantes do grupo;
- declaração, sob as penas da lei, de que reside na cidade de São Paulo há mais de 2 (dois) anos; (anexo 3)

b) pessoa jurídica:
- nome da pessoa jurídica;
- número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ e do Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM
- endereço e tele11-da sede;
-nome do representante legal;
-número do documento de identificação e do Cadastro de Pessoa Física - CPF do representante legal;
-endereço,tele11-e e-mail do representante legal;
-nome, endereço e tele11-de uma pessoa para contato ou do responsável técnico pelo projeto;
-histórico de atuação da entidade,curriculum completo do responsável técnico (incluindo escolaridade e filiação) e resumido de cada um dos demais integrantes do grupo envolvido com o projeto;
- declaração, sob as penas da lei, de que tem sede na cidade de São Paulo há mais de 2 (dois) anos; (anexo 4)

III - dados do projeto:

a) nome do projeto;
b) data e local da realização;
c) tempo de duração;
d) custo total do projeto;
e) objetivos a serem alcançados;
f) plano de trabalho explicitando seu desenvolvimento e duração;
g) carta de autorização do responsável pelo espaço onde será desenvolvido o projeto;
h) ficha técnica do projeto, relacionando as funções a serem exercidas e o nome de artistas e técnicos que forem participar do projeto;
i) informações complementares que o proponente julgar necessárias para a avaliação do projeto;
j) quando o projeto envolver produção de espetáculo, exposições, filme, edição de livros, revista, publicações em geral, apresentar também:
j.1) argumento, roteiro ou texto;
j.2) autorização do detentor dos direitos autorais;
j.3) proposta de encenação;
j.4)-. concepções de cenários, figurinos, iluminação, música etc., quando prontas na data da inscrição;
j.5) compromisso de realização a preços populares, discriminando o período das apresentações e o preço dos ingressos, quando não resultarem em evento gratuito. Neste caso, deverá incluir no mínimo 10% (dez por cento) de seus produtos ou ações como devolução pública, sob forma de ingressos, doação para escolas e bibliotecas, entre outros.
k) orçamento total do projeto, em que poderão ser incluídas, entre outras, as seguintes despesas:
- recursos humanos e materiais necessários;
- material de consumo;
- locação de espaço e equipamentos;
- compra de equipamentos;
- custos de manutenção e administração de espaço;
- custo de produção;
- material gráfico e publicações;
- divulgação;
- pesquisa e documentação;
- despesas bancárias (tarifas de manutenção e CPMF);
- encargos sociais (pessoa jurídica)

6.1. É vedada a aplicação de recursos do Programa VAI em projetos de construção ou conservação de bens imóveis.

6.2. Os bens móveis adquiridos por pessoa física, com os recursos do Programa VAI, que não forem imprescindíveis à continuidade do projeto, a critério da Comissão de Avaliação, deverão ser doados à Municipalidade de São Paulo ou a entidade sem fins lucrativos cujo estatuto contenha a finalidade de promoção da cultura e o patrimônio tenha destinação pública em caso de dissolução.

6.3. A Comissão de Avaliação poderá solicitar outras informações, se entender necessário.

III. DA COMISSÃO

Para selecionar os projetos, será nomeada pelo Secretário Municipal da Cultura uma comissão avaliadora formada por 8 (oito) membrostitulares e 8 (oito) suplentes a teor do que dispõe o art. 5 lei 13540/03 e art.8 do Decreto 45823/03.

7. A Comissão de Avaliação decidirá, no âmbito de sua competência e nos termos da Lei nº 13.540, de 2003, sobre casos não previstos neste edital.

8. A Comissão de Avaliação é soberana, não cabendo recurso hierárquico de suas decisões.

9. Em até 5 (cinco) dias após a Comissão dar conhecimento ao Secretário Municipal de Cultura da avaliação realizada, os inscritos serão notificados de seu resultado pelo Diário Oficial do Município e terão o prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação, para manifestar, por escrito, se aceitam ou desistem de participar do Programa.

9.1. A falta de manifestação por parte do interessado será considerada como desistência do Programa.

9.2.Em caso de desistência ou do não cumprimento do prazo estabelecido no item 10.1 para entrega de documentação e abertura de conta corrente, a Comissão de Avaliação terá o prazo de 5 (cinco) dias para escolher novos projetos.

9.3. A Comissão, a seu critério, poderá não selecionar novos projetos em substituição aos desistentes.

IV. DA CONTRATAÇÃO

10. Após a divulgação dos resultados, os responsáveis pelos projetos selecionados deverão apresentar os seguintes documentos para a formalização da concessão do subsídio:

I - proponente pessoa física:
a) cópias do Cadastro de Pessoa Física e documento de identificação;
b) declaração de que não possui débitos com a Prefeitura do Município de São Paulo (modelo fornecido pela SMC);
c) declaração do proponente de que conhece e aceita incondicionalmente as regras do Programa VAI e que se responsabiliza por todas as informações contidas no projeto e pelo cumprimento do respectivo plano de trabalho (modelo fornecido pela SMC);
d) comprovante de domicílio na cidade de São Paulo no ano de 2005 e atual;
e) autorização para crédito em conta corrente bancária aberta pelo proponente especialmente para os fins do Programa. (modelo fornecido pela SMC);

II - proponente pessoa jurídica:
a) cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ;
b) cópia da inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM;
c) Certidão Negativa de Débitos - CND/INSS;
d) Certidão de Regularidade Fiscal - CRF/FGTS;
e) cópia de Certidão Negativa de Tributos Municipais;
f) contrato social ou estatuto social atualizado;
g) ata de eleição da diretoria;
h) cópias do Cadastro de Pessoa Física e documento de identificação do responsável legal da empresa;
i) declaração do proponente de que conhece e aceita incondicionalmente as regras do Programa VAI e que se responsabiliza por todas as informações contidas no projeto e pelo cumprimento do respectivo plano de trabalho (modelo fornecido pela SMC);
j) comprovante de sede na cidade de São Paulo há, no mínimo, 2 (dois) anos;
l) autorização para crédito em conta corrente bancária aberta pelo proponente especialmente para os fins do Programa (modelo fornecido pela SMC);

10.1. O prazo para entrega dos documentos e abertura de conta será de 10 dias úteis a contar da manifestação de interesse no Programa, após o qual o proponente será desclassificado e substituído, a critério da Comissão de Avaliação.

V. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

11. Os responsáveis pelos projetos selecionados deverão prestar contas durante e ao final do projeto, sobre os aspectos culturais e a utilização dos recursos, conforme normatização do Programa.A liberação das parcelas está condicionada à análise e aprovação destes documentos por parte da Coordenação do Programa e Comissão de Avaliação.

12. A não aprovação da prestação de contas do projeto sujeitará o proponente a devolver o total das importâncias recebidas, acrescidas da respectiva atualização monetária, em até 30 (trinta) dias da publicação do despacho que as rejeitou.

12.1. Na hipótese prevista no item 12 a não devolução da importância no prazo e forma assinalados caracterizará a inadimplência do proponente, que fica impedido de encaminhar novos projetos ao Programa VAI, firmar contratos com a Municipalidade ou receber qualquer apoio dos órgãos municipais, até quitação total do débito.

13. O beneficiário do Programa VAI deverá fazer constar em todo o material de divulgação do projeto aprovado os seguintes dizeres: "Realização: Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo - VAI".

14. A Secretaria Municipal de Cultura fará acompanhamento e avaliação sistemáticos do Programa, especialmente quanto a resultados previstos e efetivamente alcançados, custos estimados e reais, e a repercussão da iniciativa na comunidade ou localidade.

VI. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15. Após a formalização do subsídio, aSecretaria Municipal de Cultura divulgará em seu site e no Diário Oficial da Cidade o prazo para retirada dos projetos não selecionados. Findo este prazoos projetos serão incinerados.

16. A lei e o decreto relativos ao programa encontram-se no site www.prefeitura.sp.gov.br/cultura Maiores informações podem ser obtidas pelos interessados junto à coordenação do Programa, 11-3334 0001, ramal 1956.

17. Locais de inscrição: os interessados deverão inscrever-se nos locais abaixo discriminados, de 2ª a 6ª feira, das 14:00 às 18:00 horas.

CENTRO
Secretaria Municipal de Cultura
Av. São João, 473 - 6º andar
Tele11-3334-0001 ramal 1956

ZONA NORTE

Casa de Cultura Tremembé
Rua Maria Lopes Azevedo, 190 - 11-6991 4291

ZONA SUDESTE
Casa de Cultura Chico Science
Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho - Ipiranga - 11-6969 7066

ZONA LESTE
Casa de Cultura da Penha
Largo do Rosário, 020 - 3º andar - Penha- 11-296 6172

Biblioteca Milton Santos
Av. Aricanduva, 5777 - Aricanduva - 11-6726 4882

ZONA SUL
Casa de Cultura Manoel Cardoso De Mendonça
Praça Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro - 11-5522 8897

Casa de Cultura M'boi Mirim
Rua Inácio Dias da Silva, s/nº - M'Boi Mirim - 11-5514 3408

Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil/Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro
Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara - 11-5011 2421

ZONA OESTE
Espaço Cultural Tendal da Lapa
Rua Constança, 072 - Lapa - 11-3862 1837

CEU Butantã
Núcleo de Cultura
Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700 - Butantã- 11-3732 4550

ANEXO 1 - FICHA SÍNTESE para Pessoa Física

Local de inscrição: _____________________________________ N°. de inscrição: ________
Nome do projeto: _________________________________________________________________
Nome do proponente: _____________________________________________________________
Telefone: Res.: ________________ Cel.: ________________ E-mail: ______________________________

Idade (em anos): _____
Trabalha atualmente: () Sim () Não
Estuda atualmente: () Sim () Não
Grau de escolaridade:
() Ensino Fundamental () Ensino Médio () Ensino Superior () Pós Graduação

Subprefeitura e bairro de residência do proponente:
Bairro: __________________________________ Subprefeitura: __________________________

Local de desenvolvimento do projeto (tipo de local, endereço):
() Órgão Publico. Qual? _____________________ () Sede de Entidade. Qual? ___________________
() Praça/Parque. Qual? _______________________ () Outros. Quais? ___________________________
Endereço: ________________________________________________ N° ________
Bairro: __________________________________ Subprefeitura: __________________________

Nome e idade dos integrantes do grupo executor do projeto:
1 - ________________________________________________________________ Idade: _____
2 - ________________________________________________________________ Idade: _____
3 - ________________________________________________________________ Idade: _____
4 - ________________________________________________________________ Idade: _____
5 - ________________________________________________________________ Idade: _____
6 - ________________________________________________________________ Idade: _____
7 - ________________________________________________________________ Idade: _____
8 - ________________________________________________________________ Idade: _____
10 - _______________________________________________________________ Idade: _____

Público principal a ser beneficiado pelo projeto:
Faixa Etária: () 07 aos 12 () 13 aos 17 () 18 aos 24 () 25 aos 29 () acima de 30

Assinale até três principais linguagens abordada(s) no projeto:
() Artes Plásticas/Visuais/ Fotografia/Artesanato
() Canto
() Cinema e Vídeo
() Circo
() Cultura Tradicional
() Dança
() Hip-Hop (MC, DJ, Break, Grafite)
() Jornal
() Livro e Literatura
() Multimídia
() Música
() Rádio
() Teatro
() Outros. Quais? __________________________

Assinale até três principais ações previstas no projeto:
() Circulação
() Exibição/Distribuição
() Exposição
() Oficina/Curso/Workshop
() Pesquisa e Documentação
() Produção de Espetáculo
() Produção de Evento
() Produção de Filme
() Outros. Quais? __________________________

Custo total do projeto: R$ __________________

Tempo de desenvolvimento do projeto (meses): __________________

É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO COMPLETO DESTA FICHA

ANEXO 2 - FICHA SÍNTESE para Pessoa Jurídica

Local de inscrição: _____________________________________ N°. de inscrição: ________
Nome do projeto: _________________________________________________________________
Nome da entidade: _____________________________________________________________
Nome do representante legal: ________________________________________________________
Telefones: Sede: _______________ / ________________ Representante legal: __________________
E-mail: ___________________________________

Tempo de existência com CNPJ (em anos): _____
Áreas de atuação da entidade:
() Assistência Social
() Comunicação
() Cultura
() Direitos Humanos
() Educação
() Juventude
() Política Urbana
() Saúde
() Outros, Quais? _______________________________________________________________

Possui outras formas de apoio/financiamento? () Sim () Não- Se SIM, preencha o campo abaixo:
() Órgão Público, Qual? _________________________________________________________________
() Iniciativa Privada, Qual? _______________________________________________________________

Subprefeitura e bairro de localização da entidade:
Bairro: __________________________________ Subprefeitura: __________________________
Local de desenvolvimento do projeto (tipo de local, endereço):
() Órgão Publico. Qual? _______________________ () Sede de Entidade. Qual? ___________________
() Praça/Parque. Qual? _______________________ () Outros. Quais? ___________________________
Endereço: ________________________________________________N° _______
Bairro: __________________________________ Subprefeitura: __________________________

Nome e idade dos integrantes do grupo executor do projeto:
1 - _______________________________________________________________ Idade: _____
2 - _______________________________________________________________ Idade: _____
3 - _______________________________________________________________ Idade: _____
4 - _______________________________________________________________ Idade: _____
5 - _______________________________________________________________ Idade: _____

Público principal a ser beneficiado pelo projeto:
Faixa Etária: () 07 aos 12 () 13 aos 17 () 18 aos 24 () 25 aos 29 () acima de 30

Assinale até três principais linguagens abordada(s) no projeto:
() Artes Plásticas/Visuais/ Fotografia/Artesanato
() Canto
() Cinema e Vídeo
() Circo
() Cultura Tradicional
() Dança
() Hip-Hop (MC, DJ, Break, Grafite)
() Jornal
() Livro e Literatura
() Multimídia
() Música
() Rádio
() Teatro
() Outros. Quais? __________________________

Assinale até três principais ações previstas no projeto:
() Circulação
() Exibição/Distribuição
() Exposição
() Oficina/Curso/Workshop
() Pesquisa e Documentação
() Produção de Espetáculo
() Produção de Evento
() Produção de Filme
() Outros. Quais? __________________________

Custo total do projeto: R$ __________________

Tempo de desenvolvimento do projeto (meses): __________________

É OBRIGATÓRIO O PREENCHIMENTO COMPLETO DESTA FICHA
ANEXO 3 - DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/PESSOA FÍSICA

D E C L A R A Ç Ã O

Eu, _____________________________________________________________________,
(Nome da pessoa física)

RG __________________________, CPF ____________________, declaro, sob as

penas da lei, para fins de seleção do Programa VAI, que resido no município de São Paulo

há mais de 2 (dois) anos.


São Paulo, _____ de _____________________ de 2007


______________________________________________
(assinatura)

Posted by João Domingues at 4:49 PM

Premiados 13º Salão da Bahia

Premiados 13º Salão da Bahia
Claudia Medeiros Cardoso - São Paulo, SP
Danilo Barata - Salvador, BA
Denise Gadelha - Porto Alegre, RS
Maria Nepomuceno - Rio de Janeiro, RJ
Marcus André - Rio de Janeiro, RJ
Rodrigo Godá - Goiânia, GO

Prêmio Gilberto Chateaubriand: Sandro Gomide - Trindade, GO

Comissão de premiação: Chico Liberato, Gilberto Chateaubriand, Heitor Reis, Paulo Sergio Duarte, Raul Córdula

Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Contorno s/nº, Solar do Unhão, Salvador - BA
71-329-0660 ou salao@mam.ba.gov.br
www.mam.ba.gov.br
13º Salão da Bahia: 7 de dezembro de 2006 a 3 de fevereiro de 2007

Posted by João Domingues at 11:38 AM

dezembro 12, 2006

Selecionados - MAMAM no PÁTIO 2007, Recife

Selecionados - MAMAM no PÁTIO 2007

Categoria exposição:
Carla Zaccagnini (SP)
Débora Bolsoni (SP)
Laura Belém (MG)
Lívia Flores (RJ)

Categoria performance:
Amanda Melo (PE)
Cinthia Marcelle (MG)
Daniela Mattos (RJ)
Grupo Empreza (GO)

Comissão de seleção: Cristiana Tejo, Luísa Duarte e Rodrigo Moura

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM
Pátio de São Pedro casa 11, Recife - PE
81-3232-2844/3423-2095 ou patio@mamam.art.br
www.mamam.art.br

Selecionados - MAMAM no Pátio 2007

O MAMAM no PÁTIO é uma unidade do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) localizada no Pátio de São Pedro, centro histórico do Recife. Sua missão é a de ser um espaço institucional de experimentação nas artes visuais e de reflexão crítica sobre os seus desenvolvimentos contemporâneos.

Reunida nos dias 6 e 7 de dezembro, a comissão de seleção formada pelos críticos e curadores Cristiana Tejo, Luísa Duarte e Rodrigo Moura indicou 8 artistas (4 para exposições e 4 para performances) para integrar a programação do MAMAM no PÁTIO em 2007. A seleção foi feita entre 106 candidatos inscritos através de edital.

A programação de 2007 contará ainda com mais uma exposição e mais uma performance de artistas convidados pelo MAMAM.

Posted by João Domingues at 12:29 PM

dezembro 9, 2006

Agendamento de pauta de apresentação, ensaio e desenvolvimento de projetos no Centro Coreográfico de Dança, Rio de Janeiro

Agendamento de pauta de apresentação, ensaio e desenvolvimento de projetos no Centro Coreográfico de Dança

Envio de propostas até 19 de janeiro de 2007

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino 115, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
21-2570-1247 / 2268-7139 ou ccoreografico@uol.com.br
O material deverá ser entregue pessoalmente na recepção ou enviado pelo correio

Agendamento de pauta de apresentação, ensaio e desenvolvimento de projetos no Centro Coreográfico de Dança

Informamos que até o dia 19 de janeiro de 2007, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estará recebendo projetos de Companhias, Grupos, Artistas Independentes e Instituições de Dança interessados em agendamento de pauta para apresentação, ensaio e desenvolvimento de projetos no Centro Coreográfico, durante o primeiro semestre de 2007.

Preferencialmente, as solicitações deverão contemplar os projetos que serão desenvolvidos pelo CENTRO COREOGRÁFICO no primeiro semestre de 2007, nos quais possam ser inseridas:

1 - Corpo Coletivo
A partir de 12/02/2007 à 08/07/2007: projeto de residências para artistas e companhias cariocas. Para as companhias/artistas escolhidos serão cedidos horários nos estúdios do Centro Coreográfico para ensaios e desenvolvimento de seus projetos.

2 - Temporada de espetáculos - de Março à Julho:

Os espetáculos do CENTRO COREOGRÁFICO ocorrem de quinta a domingo em seus diferentes espaços cênicos. Procuramos oferecer uma programação variada, que introduza a platéia a diferentes estilos e possibilite a ampliação do conhecimento sobre dança e a troca de informação entre artistas.

As Companhias, grupos e artistas que se apresentarem no CENTRO COREOGRÁFICO deverão oferecer pelo menos uma sessão gratuita à tarde (espetáculo ou ensaio geral) para alunos da Rede Municipal de Ensino e Projetos Sociais apoiados pelo Centro Coreográfico.

Horários das apresentações: Loft - 19h; Espaço Cênico: 20h

3 - Arte Viva:
Projeto de apresentação de Instalações coreográficas, exposições e performances que enfatizem o diálogo inter-artes. Estes trabalhos serão apresentados na Galeria ou no Loft do CCO.
Horário das apresentações: Galeria - 19h30; Loft 18:30hs

4 - Carrossel:
Projeto que apresenta crianças dançando para crianças.

O projeto difunde e faz dialogar o trabalho de dança realizado nas escolas do município e em projetos de dança e inclusão social patrocinados pela Prefeitura, com trabalhos de dança realizados por escolas particulares e academias.

5 - Concertos de Ballet:
Projeto que apresenta espetáculos de Ballet, ressaltando seus processos de criação e aprendizado. Os espetaculos acontecem a tarde, visando a inclusao do público jovem e de terceira idade.

6 - Quinta Jovem:
Apresentações de trabalhos de dança criados por jovens coreógrafos (de 14 a 20 anos).

7 - Palco Contemporâneo:
Projeto que reune espetáculos de investigação sobre linguagens contemporânea de dança.

8- Universidança:
Apresentação de monografias e teses sobre dança e movimento.

Documentos necessários:

1) Carta de solicitação dirigida a Sra. Regina Miranda, Diretora Artística do CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, indicando, se possivel, datas alternativas e explicitando os motivos de solicitação deste espaço para a realização do projeto. Caso tenha preferência por um dos espaços do Centro, favor explicitar, com justificativa. Se for do seu interesse, favor especificar em qual dos projetos do CENTRO COREOGRÁFICO deseja ser incluído.

2) Projeto, portfólio, clipping e vídeo da companhia, artista ou grupo. Favor explicitar o número de pessoas, se possível com os respectivos nomes, que estariam trabalhando no espaço no período solicitado. Em caso de solicitação de sala de ensaio informar os dias e horários que deseja utilizar. Enviar telefones de contato, email e endereço para correspondência.

3) Proposta de divulgação: informações sobre os meios de comunicação utilizados para difundir seu espetáculo. Deverá fazer parte da proposta o prévio comprometimento do artista, companhia ou grupo de incluir com destaque o nome do Centro em seu material de divulgação. Todos os materiais de divulgação devem ser previamente aprovados pelo Centro Coreográfico.

Os projetos e solicitações de pautas para apresentação ou ensaio serão examinados por uma comissão composta pela Direção do CENTRO COREOGRÁFICO, membros de seu Conselho Consultivo e por um representante da classe. Serão levados em consideração: a qualidade da proposta artística, sua relevância em relação à política cultural desenvolvida pelo Centro, adequação aos espaços disponíveis e justificativa do projeto em relação ao uso deste equipamento público de cultura.

Informamos que os projetos/criações/pesquisas desenvolvidos no CENTRO COREOGRÁFICO procuram contemplar possibilidades de inclusão e acesso ao bem cultural.

Os projetos e/ou pautas com início em Março terão prioridade nas respostas.

NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS ENVIADOS POR E-MAIL.

Posted by João Domingues at 12:05 PM

dezembro 5, 2006

Inscrições Programa de residências Residência EL BASILISCO/CAPACETE em Buenos Aires 2007

Programa de residências Residência EL BASILISCO/CAPACETE em Buenos Aires 2007

Inscrições até 10 de janeiro de 2007

Informações e Inscrições: capacete@capacete.net ou www.capacete.net/residencia_inscricao.asp
Duração: 2 meses

Sobre o CAPACETE

O CAPACETE foi fundado em 1997 no Rio de Janeiro. Suas múltiplas atividades vêm refletindo o compromisso com projetos de longo-prazo, independente e flexível, capaz de responder à inquietações do contexto de produção, circulação e recepção de arte. O CAPACETE dedica-se à pesquisa, à organização e à disponibilização de documentação sobre processos estéticos, culturais, políticos realizados localmente ou no Brasil e América do Sul por artistas brasileiros e estrangeiros.

É de fundamental interesse representar e possibilitar uma continuidade não somente de linguagem, como servir de plataforma na construção do próprio histórico do artista, documentando sua produção e trazendo-a ao alcance do público.

O agenciamento é o seu próprio conteúdo

O CAPACETE entretenimentos se propõe a viabilizar e agenciar produções que explodem com a idéia do referencial de uma sede fixa. O interesse é o espaço entre a galeria e a cidade como histórico urbano, em suas múltiplas manifestações.

Esta agenda é desenvolvida através de diversas estratégias entre os quais o programa de residências, fixa e móvel.

O CAPACETE entretenimentos visa incentivar novas formas de pensar dentro do contexto artístico, deslocando-o na direção dos muitos centros da metrópole; aos lugares e experiências, que conhecemos; quanto ao lugar e experiência que nos iludem

As residências

Em 2000 foi criada a primeira Residência de Artistas em Santa Teresa que funcionou como ponto de partida para diversos programas de residentes. Dentro deste programa destaca-se a parceria com o governo francês (Consulado francês no Rio de Janeiro), o governo finlandês (FRAME e HIAP), a Japan Foundation, EXO (São Paulo) e diversos programas de outros países, os quais possibilitaram a vinda de mais de 70 artistas que realizaram seus projetos no Brasil em colaboração direta com o CAPACETE. No mesmo período foi possível colaborar com residências no exterior com 14 artistas brasileiros. A residência móvel no projeto ROAD (http://www.capacete.net/road.asp) foi iniciado em 2004.

CAPACETE integra o artista visitante à comunidade artística local e facilita aspectos logísticos de seu projeto.

A importância de programa de residência ainda não consta de modo abrangente dentro da agenda cultural no contexto brasileiro e sul americano, portanto, desde o início o CAPACETE tenta construir um programa de residência para brasileiros e artistas de outros países da América Latina.

É com muito prazer que anunciamos os novos residentes brasileiros e sul americanos que farão parte constante de nossa programação. As inscrições para uma bolsa-residência junto ao EL BASILISCO em Buenos Aires é também uma novidade tanto quanto a colaboração com LUGAR A DUDAS de Cali na Colômbia. Em ambos os casos, este é fruto de um trabalho iniciado há 3 anos e que só agora podemos anunciar.

A importância de residências é vital para o sistema de arte de uma cidade do porte do Rio de Janeiro. O CAPACETE tenta construir mecanismos que possam tornar este programa mais democrático visto que a maior parte dos artistas foram convidados diretamente através de suas fundações ou pelo próprio CAPACETE. Sublinhamos que o CAPACETE é um organismo privado e sem fins lucrativos.

Posted by João Domingues at 11:41 AM

dezembro 1, 2006

Inscrições e informações para o artista: Exposições Temporárias - Museu Victor Meirelles, Florianópolis

Exposições Temporárias - Museu Victor Meirelles

Inscrições até 15 de dezembro de 2006

Comissão de seleção: Fernando Lindote, Charles Narloch, Raquel Stolf

Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles 59, Florianópolis - SC
48-3222-0692 ou victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
Terça à sexta-feira, 13-18h

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS: nenhum

GANHO PARA SELECIONADOS: a exposição, sem pró-labore

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: nenhuma

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- dossiê, no formato A4, contendo: projeto da exposição (concepção, descrição, características específicas), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS:
- os projetos não selecionados pela Comissão deverão ser retirados no Museu Victor Meirelles até 15 de março do próximo ano. Para que os projetos não selecionados sejam devolvidos pelo correio, deverá ser encaminhado um envelope subscrito e selado, no valor correspondente ao envio da inscrição. Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do MVM.

TRANSPORTE, SEGURO DAS OBRAS, EQUIPAMENTOS ESPECIAIS,:
- é responsabilidade do artista providenciar e arcar com os custos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras, bem como os materiais e equipamentos específicos para montagem caso não sejam disponíveis no Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles, vinculado a 11ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / SC, lança anualmente o Edital Exposições Temporárias, com o intuito de promover a reflexão e a difusão da produção contemporânea de artes visuais. Além do espaço dedicado a exposição de obras da sua coleção, o Museu possui também uma sala para realização de exposições temporárias, que visa contribuir para o debate, formação e referência sobre arte para a comunidade.

A partir de 2007, o Museu Victor Meirelles passará por um período de transformação, com a implantação do Projeto de Revitalização e Ampliação do Museu Victor Meirelles. Neste período de transição serão selecionadas apenas duas exposições, através deste Edital. As demais exposições, dependendo das condições técnicas no período em que o Museu estará em obras, contarão com obras de acervos institucionais e/ou artistas convidados, que realizarão exposições no espaço interno ou no Largo Victor Meirelles.

Em todas as exposições serão desenvolvidas atividades educativas-culturais, visando uma aproximação mais enriquecedora do público com a obra de arte. Para tanto, os artistas selecionados serão convidados a participar do "Encontro com o Artista", um bate-papo informal com a comunidade, e também a doar uma obra à Associação Victor Meirelles, caso haja interesse em integrar o acervo do Museu.

Regulamento Edital Exposições Temporárias

1. Inscrições
As inscrições são abertas a todos os artistas e grupos de artistas brasileiros ou estrangeiros. As propostas devem ser adequadas às condições do Museu Victor Meirelles, levando em conta os aspectos técnicos e conceituais desta Instituição, bem como as especificidades do espaço físico disponível e o perfil do Programa de Exposições do Museu. Os interessados deverão enviar suas propostas para serem avaliadas por uma Comissão Consultiva, de reconhecida competência, atendendo às seguintes exigências:

1.1 Apresentar dossiê, no formato A4, contendo: projeto da exposição (concepção, descrição, características específicas), portfólio com documentação fotográfica ou fotocópia colorida dos trabalhos que serão expostos e identificação completa das obras (título, data, técnica, dimensões). Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação;

1.2 Incluir currículo e dados pessoais (endereço completo, telefone e e-mail para contato), além da documentação sobre sua trajetória artística (catálogos, convites, textos críticos ou impressos em geral);

1.3 Definir no projeto o plano e as instruções de montagem da exposição, bem como os materiais e equipamentos necessários para a montagem, respeitando as normas de conservação de obras de arte (ex: não utilização de fita adesiva para fixação das obras nos painéis). Não serão aceitos projetos que utilizem materiais que comprometam e/ou prejudiquem as instalações físicas dos espaços expositivos;

1.4 Encaminhar as inscrições, pessoalmente no Museu Victor Meirelles ou pelo correio, com data de postagem até o dia 15 de dezembro do ano corrente. O projeto deve estar contido em envelope ou embalagem apropriada, com o nome e endereço do artista, sendo dirigido a: Museu Victor Meirelles, Edital Exposições Temporárias, Rua Victor Meirelles, 59 Centro - CEP: 88010- 440 - Florianópolis/ SC;

1.5 Os projetos não selecionados pela Comissão deverão ser retirados no Museu Victor Meirelles até 15 de março do próximo ano. Para que os projetos não selecionados sejam devolvidos pelo correio, deverá ser encaminhado um envelope subscrito e selado, no valor correspondente ao envio da inscrição. Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do MVM.

2. Responsabilidades

2.1 Do Museu Victor Meirelles

2.1.1 Coordenar as exposições, planejar o cronograma e determinar o período da exposição, sendo que o artista poderá indicar o período de sua preferência;

2.1.2 Informar o resultado da seleção e do calendário de exposições através de comunicado individual via correio e publicação no site do MVM;

2.1.3 Executar a montagem e desmontagem da exposição e conservar as obras durante o período da exposição;

2.1.4 Imprimir e postar convites, de acordo com as condições técnicas e orçamentárias do Museu;

2.1.5 Divulgar a exposição na imprensa e no site do Museu, mediante release e material fotográfico;

2.1.6 Realizar coquetel de abertura;

2.1.7 Disponibilizar o espaço físico, no mínimo 3 dias antes da abertura, para a realização da montagem.

2.2 Do Artista

2.2.1 Entregar material fotográfico, currículo e texto de apresentação da exposição em meio digital (cd-rom ou email) no prazo estipulado de 45 dias antes da abertura da exposição. As imagens devem ser enviadas em arquivos de alta resolução e incluir créditos e ficha técnica;

2.2.2 Providenciar e arcar com os custos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras. O Museu não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras, devido à embalagem incorreta e transporte até o MVM;

2.2.3 Encaminhar as obras acondicionadas em embalagens resistentes, que possibilitem sua reutilização e garantam sua devolução nas mesmas condições de recebimento;

2.2.4 Providenciar os materiais e equipamentos específicos para montagem caso não sejam disponíveis no Museu Victor Meirelles;

2.2.5 Entregar o material a ser exposto no prazo de dez dias úteis antes da abertura da mostra com identificação completa das obras;

2.2.6 Conceder ao Museu o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgação e assinar o Termo de Responsabilidade para oficializar a exposição;

2.2.7 Retirar o material exposto no prazo de 5 dias úteis após o término da mostra.

3 Disposições Gerais

3.1 A inscrição implica na aceitação deste Regulamento;

3.2 O Museu permite a comercialização das obras expostas, mas não se responsabiliza pela mesma;

3.3 Casos omissos serão resolvidos pela diretoria desta instituição.

Ficha Técnica da Sala de Exposições Temporárias

Espaço físico com 42 m², pé direito com altura de 3,5 m.

Paredes e painéis pintados na cor branca, piso de madeira com três níveis.

7 (sete) painéis de mdf (fixos na parede)
total de 18,6 m lineares x 2,75 m de altura.

Sistema de iluminação halógena por spots: dicróica e palito.

Sistema de segurança, vigilância noturna e central de alarme.

Posted by João Domingues at 2:37 PM