Página inicial

Salões & Prêmios

 


novembro 2013
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquise em
salões & prêmios:

Arquivos:
As últimas:
 

agosto 22, 2006

Chamada para textos e artigos: Musas 3 - Revista Brasileira de Museus e Museologia

Musas 3 - Revista Brasileira de Museus e Museologia

Envio de textos e artigos até 7 de setembro de 2006

Coordenação Técnica do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan
Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa 16/sala 701, Centro, Rio de Janeiro - RJ 20030-120
21-2220-8485 ou ct.demu@iphan.gov.br


Embora voltada para os museus e a museologia, Musas é uma revista que procura ampliar o debate essa área e outras correlatas, a partir de diferentes perspectivas e de visões interdisciplinares. Portanto, além de artigos, estamos recebendo para o nosso terceiro número resenhas de livro e de exposições, depoimentos, estudos técnicos, entrevistas, poesias, crônicas, ensaios e quaisquer outras formas de expressão inéditas - ou seja, que ainda não tenham sido divulgadas por meio de outras publicações. Podem ser acrescidas imagens ao material enviado, que incluem ilustrações, desenhos e fotografias.

Os textos deverão ser enviados até o dia 7 de setembro para o e-mail ct.demu@iphan.gov.br ou para a Coordenação Técnica do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa 16/sala 701, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20030-120), no formato Word, com os arquivos titulados da seguinte maneira: NOME DO AUTOR - TIPO DE TEXTO (artigo, poesia etc.) - MUSAS3. Não será aceito qualquer tipo de material enviado após a data estipulada. A primeira página do texto deve conter apenas seu título, o nome do(s) autor(es), o endereço completo para correspondência, o e-mail e o telefone (com o código da cidade).

Uma vez enviados, os textos serão submetidos a aprovação pelo conselho editorial. Os originais só serão devolvidos aos autores se for feito um pedido à equipe. Além disso, a revista não pagará direitos autorais aos autores, relacionados às vendas da publicação.

Se o texto for aprovado, a equipe poderá fazer alterações na sua estrutura, como a substituição, a inclusão e a exclusão de títulos, subtítulos e legendas, bem como retirar informações que estejam incompletas ou incorretas. No caso da necessidade de modificações substanciais, a equipe entrará em contato com os autores. Ressalta-se que as idéias desenvolvidas nos textos são de responsabilidade integral dos autores.

Se o texto não for aprovado para a publicação, a equipe entrará em contato com os autores, explicitando os critérios de seleção. Neste caso, os autores poderão enviar os textos para outras publicações, caso desejarem.


FORMATAÇÃO DOS TEXTOS:

Os autores devem colocar, na segunda página dos textos, TÍTULO, NOME DO AUTOR, NOTA BIOGRÁFICA, RESUMO (necessário apenas para artigos) e PALAVRAS-CHAVE (necessárias apenas para artigos), nesta mesma ordem.

- A nota biográfica é uma pequena biografia do autor, que deve privilegiar sua formação, suas áreas de interesse e seus projetos atuais. Ela deve ser enviada em até 5 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 cm.
- O resumo deve privilegiar as informações mais importantes do texto, de modo que ofereça uma visão geral do assunto ao leitor. O resumo não deve ser feito a partir da cópia integral de determinadas partes do texto. O resumo deve ser enviado em até 10 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 cm.
- As palavras-chave são os termos que representam uma síntese das idéias principais do artigo. Devem ser enviadas cerca de cinco palavras-chave para cada artigo.
- Os textos devem ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, formato carta, espaço 1,5 cm entre linhas.
- Os textos devem ter entre 2 e 15 páginas (cerca de 4 mil a 30 mil caracteres com espaço).


ESTILO:

- A linguagem dos artigos deve ser colocada de maneira simples e coloquial, evitando academicismos.
- Faça um esquema do artigo antes de escrevê-lo, de modo a organizar suas idéias.
- Seja claro, direto e conciso, evitando a repetição desnecessária de informações.
- Procure desenvolver uma idéia central no texto, evitando fugir de seus objetivos principais.
- Escreva um título que seja adequado e sintético com relação às idéias principais do texto.
- Evite usar jargões e siglas peculiares, mas, se estritamente necessário, explicite o que os termos referidos significam para o leitor comum.
- Cada parágrafo deve conter uma mesma idéia central. Evite parágrafos longos.
- Procure usar subtítulos (mas não em excesso) para simplificar a leitura do texto. Não inicie o texto com um subtítulo. Evite usar subtítulos como "introdução", "conclusão" ou "conclusões finais".
- Releia o artigo e faça uma correção ortográfica com o auxílio do Word após escrevê-lo.


NOTAS DE RODAPÉ:

O uso de notas explicativas deve ser evitado ao máximo. As notas devem apenas complementar informações estritamente necessárias. Por esse motivo, a equipe poderá retirar notas de rodapé que forem consideradas excessivas para os textos.

As notas de rodapé devem ser escritas em Times New Roman 10, com espaço simples entre linhas, no final de cada página do texto.


TABELAS E GRÁFICOS:

A publicação tem preferência por não publicar tabelas e gráficos. No lugar desses recursos, prefira dispor as mesmas idéias no corpo do texto.


REFERÊNCIA A AUTORES E CITAÇÕES NOS ARTIGOS:

As referências a idéias de autores deverão ser colocadas no corpo do texto, entre parênteses, com o sobrenome do autor em caixa alta e baixa, o ano da publicação e as páginas. Exemplo: (Soares, 2000, p. 231-232). Se houver mais de uma referência do mesmo autor, publicada no mesmo ano, diferenciar os títulos com letras minúsculas ao lado. Exemplo: (Soares, 2000a) e (Soares, 2000b).

As citações com menos de três linhas devem ser colocadas entre aspas, no corpo do texto.

As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com espaço 4 e escritas em Times New Roman 11.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

As referências bibliográficas dos autores citados deverão ser colocadas no final no artigo, segundo as normas da ABNT. Serão aceitas no máximo oito referências bibliográficas por artigo. As referências devem ser dispostas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome dos autores.

Exemplos de referências bibliográficas:

Livro (sobrenome em caixa alta, primeiro nome do autor em caixa alta e baixa, ano em que foi escrito, título em itálico [subtítulo sem itálico], cidade, editora, ano). Exemplo:

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997.

Artigo de livro (sobrenome em caixa alta, primeiro nome do autor em caixa alta e baixa, título entre aspas, palavra In [sem itálico], título do livro em itálico, nome do coordenador ou do organizador entre parênteses, cidade, editora, ano). Exemplo:

KAPP, Silke. "Por que teoria crítica da arquitetura? - Uma explicação e uma aporia". In: MALARD, Maria Lúcia (org.). Cinco textos sobre arquitetura. Belo Horizonte, UFMG, 2005, p. 115-167.


Artigo de revista ou periódico (sobrenome em caixa alta, primeiro nome do autor em caixa alta e baixa, título sem aspas, nome da revista em itálico, número [n.], volume [v.], cidade, editora, páginas [p., e não pp.], mês abreviado [se houver] e ano da edição entre parênteses). Exemplo:

LEITÃO, Cândido de Mello. Papel educativo do Museu Nacional de História Natural. Revista Nacional de Educação, Rio de Janeiro, ano 1, n. 2, p. 83-86, 1932.


Artigo de jornal (sobrenome em caixa alta, primeiro nome do autor em caixa alta e baixa, título do artigo entre aspas, nome do jornal em itálico, cidade, data, editoria, página). Exemplo:

FREITAS, Fernanda. "Areia suja: comissão vai pedir ajuda ao MP". O Globo, Rio de Janeiro, 24 jun. 2006. Rio, p. 15.


Tese ou dissertação acadêmica (sobrenome em caixa alta, primeiro nome do autor em caixa alta e baixa, título em itálico [subtítulo sem itálico], tipo de trabalho [Tese de doutorado ou Dissertação de mestrado], nome da faculdade, nome da universidade, cidade, ano). Exemplo:

MIRANDA, Rose Moreira de. Informação e sites de museus de arte brasileiros: representação no ciberespaço. (Dissertação de mestrado). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.


Artigos da internet (sobrenome em caixa alta, primeiro nome do autor em caixa alta e baixa, título do artigo entre aspas (ou do artigo em itálico), nome do site sem itálico nem aspas, ano da edição, endereço e data do último acesso). Exemplo:

ALVES, Castro. Navio negreiro. Virtual Book, 2000. Disponível em:
. Último acesso em: 10 jan. 2002.

Observações:

1 - Em livros com mais de um autor, deve-se separar os nomes com ponto-e-vírgula. Exemplo:

GONZALES, Lélia; HALSENBAG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

2 - Em livros com mais de três autores, colocar o nome do primeiro, seguido da expressão et al. Exemplo:

MUÑOZ, Emílio de Haro et al. Previna a cegueira: informações sobre a prevenção da cegueira. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2002.

3 - Na citação de diversas obras de um mesmo autor, não repetir seu nome nas referências posteriores à primeira, e sim colocar um traço sublinear de cinco toques.


IMAGENS:

Poderão ser enviadas, a título ilustrativo, fotografias, desenhos e quaisquer outros tipos de imagem. O material enviado só será utilizado se as imagens tiverem boa qualidade técnica e estética para a publicação. As fotografias em papel podem ser enviadas até o dia 15 de agosto para o Departamento de Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (endereço acima). Para as imagens digitais, são necessárias as seguintes características:

1 - Na hora de fotografar, configurar as câmeras digitais para a melhor resolução possível, ou
seja, quanto mais pixels e quanto menos se compactar no formato jpg, melhor;

2 - As fotos escaneadas devem ter resolução de no mínimo 600 ppi (dpi) e ser salvas no
formato tif;

3 - Ao enviar as imagens, colocá-las em arquivos separados, e não dentro do corpo do texto;


Observações:

- As imagens da internet não têm qualidade para impressão gráfica, assim
como os formatos de arquivo gif, jpg, bmp;

- Para capturar alguma imagem diretamente da tela do computador, trocar a resolução de tela para 1024 x 768 pixels.

- Só serão aceitas imagens que não tenham problemas com direitos autorais. No caso de imagens não realizadas pelo próprio autor, entrar em contato com as instituições responsáveis para conseguir a sua autorização.

- Informar a procedência de todas imagens enviadas. Em um arquivo separado, colocar os créditos das imagens e suas respectivas legendas, de acordo com a ordem que aparecem no texto.

- As legendas devem ser curtas, diretas e escritas no formato Times New Roman 11, em itálico.

Posted by João Domingues at 11:23 AM

agosto 21, 2006

Inscrições: Arts Writers Grant Program

Arts Writers Grant Program

Inscrições até 18 de setembro de 2006

Creative Capital | Andy Warhol Foundation
Arts Writers Grant Program
65 Bleecker Street, 7th Floor
New York, NY 10012
www.artswriters.org

Initiated by the Andy Warhol Foundation for the Visual Arts and administered by Creative Capital, The Creative Capital | Andy Warhol Foundation Arts Writers Grant is a three-year pilot program designed to support critical writing on contemporary visual art through project-based grants issued directly to individual authors. The first program of its type, it was founded in recognition of both the financially precarious situation of arts writers and their indispensable contribution to a vital artistic culture. Through awards for books, articles, and work in new and alternative media, The Creative Capital | Andy Warhol Foundation Arts Writers Grant aims to honor and encourage:

• Writing about art that is rigorous, passionate, eloquent, and precise

• Writing about art in which a keen engagement with the present is infused with an appreciation of the historical

• Writing about art that is neither afraid to take a stand, nor content to deliver authoritative pronouncements, but seeks rather to pose questions and generate new possibilities for thinking, seeing, and making

• Writing about art that is sensitive to both the importance and difficulty of situating aesthetic objects within their broader social and political contexts

• Writing about art that does not dilute or sidestep complex ideas but renders accessible their meaning and value

• Writing about art that challenges creatively the limits of existing conventions, without valorizing novelty as an end in itself

Approximately twenty grants will be awarded per annual cycle, ranging from $3,000-$50,000. Art historians, artists, critics, curators, journalists, and practitioners from other fields that engage contemporary visual art and culture are welcome to apply. [We regret that due to legal constraints, we are only able to accept applications from U.S. citizens, permanent residents of the United States, and holders of 0-1 visas.]

The Creative Capital | Andy Warhol Foundation Arts Writers Grant will open for online submissions on August 14, 2006. The deadline for grant applications is September 18, 2006.

Posted by João Domingues at 12:35 PM

agosto 11, 2006

SPA 2006: Envio de propostas para trabalho artístico num Prédio do começo do século XX, Recife

Semana de Artes Visuais do Recife - SPA 2006
Prédio do começo do século XX recebe o SPA 2006

Envio de propostas para trabalho artístico

Inscrições abertas

Escritório do SPA
Pátio de São Pedro, casa 11, Recife - PE
81-3232-2844
Segunda a sexta, 10-17h
www.recife.pe.gov.br/spa2006
Veja fotos e planta baixa do prédio

Prédio no bairro do Recife Antigo, com influência da arquitetura Neoclássica, é escolhido para abrigar trabalhos de artistas plásticos que integrarão a 5º edição da Semana de Artes Visuais do Recife - SPA 2006.

O antigo prédio, na Praça Arsenal de Marinha, construído pela empresa inglesa Great Western, foi erguido, provavelmente, em 1908 e por mais de seis décadas funcionou como sede da empresa inglesa de telégrafos Western Telegraph Company Limited.

Entre 11 e 16 de setembro, servirá como uma espécie de porto de concentração e irradiação de experiências artísticas, recebendo exposições, performances e intervenções, inseridas na programação do SPA 2006.

Quer participar?

Entre em contato com a produção do SPA e faça sua proposta. Não é preciso inscrição nem projeto detalhado, apenas verificar a viabilidade de sua idéia junto à organização do evento.

Posted by João Domingues at 3:51 PM

Resultados 6° Salão de Arte do SESC Amapá

Resultados 6° Salão de Arte do SESC Amapá
Selecionados:
Adalberto Alves (BA), Algacir Almeida (PR), Alice Shintani (SP), Carol Seiler (SP), Cleantho Viana (RJ), Cristina Pereira (SP), Daniel Belion (RJ), Daniel Fernando (MG), Elaine Souza (AP), Euzebio Zloccowick (CE), Flavia Henlor Yue (SP), Flavia Mielnik (SP), Jô Medeiros (MS), José de Quadros (SP), José de Vasconcelos (AP), Leonardo Rodrigues (SP), Lourenço Favari (SP), Luiz Flavio (MG), Lynn Carone (SP), Marcio Fonseca (RJ), Marcio Monteiro (RJ), Maria Carolina de Melo (MG) , Mariana Camargo (RS), Milton Jeron (SP), Renato Amui Palis (MG), Ricardo Davino (SP), Roberto Barbi (SP), Sergio Torres (RJ), Vitor Luis de Souza (PA), Werley Oliveira (PA)

Premiados:
Prêmio Aquisitivo:
Flávia Mielnik (SP) / Desenho
Lídia Leal (AP) / Performance

Prêmio Incentivo Referência Especial do Grupo Curador:
Cristine Viecilli Leone (SP) / Vídeo-instalação

Prêmio Incentivo:
Alexandre Pereira (AP) / Pintura
Charles Klitzke (PR) / Intervenção-instalação
Sylvana Corrêa Cardoso (RJ) / Objeto
Maria Cherman (RJ) / Desenho
Elieni Tenório Soares (PA) / Objeto
Norma Mobilon (SP) / Gravura
Fernando Nogueira (SP) / Objeto
Ivana de Souza Soares (RJ) / Fotografia
Alessandra Cestac (SP) / Intervenção Urbana
Melissa Baibery (PA) / Fotografia

15 de setembro a 31 de outubro de 2006

SESC Amapá
Rua Jovino Dinoá 4311,Beirol, Macapá - AP
96-3214-1323, cultura@ap.sesc.com.br ou artesplasticas@ap.sesc.com.br
www.ap.sesc.com.br

Posted by João Domingues at 12:13 PM

agosto 8, 2006

Inscrições e informações para o artista: Telemig Celular arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias

Telemig Celular arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias

Inscrições até 6 de setembro de 2006

Comissão de seleção: Giselle Beiguelman, Eder Santos, Marina Person, Patrick Lichty (EUA) e Lassi Tasajärvi (Finlândia)

Inscrições por correio: Mostra Competitiva arte.mov
Rua Timbiras 138 / 304, Belo Horizonte - MG - 30140-060
31-3225-3828
www.telemigcelular.com.br/artemov
Realização: Associação do Audiovisual Paulista e a Telemig Celular
Telemig Celular arte.mov: 4 a 7 de outubro de 2006, no Conservatório da UFMG


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS:
1º Lugar: R$ 6 mil
2º Lugar: R$ 4 mil
3º Lugar: R$ 3 mil
4º Lugar: R$ 2 mil
Júri Popular: R$ 1 mil
(dos valores dos prêmios mencionados acima serão descontados todos os impostos incidentes)

GANHO PARA SELECIONADOS:
- Os dez selecionados receberão um aparelho celular Nokia modelo N90

GANHO PARA INSCRITOS: nenhum

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO POR CORREIO:
- Para envio pelo correio: serão aceitos trabalhos enviados por meio de Sedex com Aviso de Recebimento (AR), nos formatos MiniDV NTSC ou CD/DVD data (arquivos 3GP, AVI, MPEG 4 ou Quicktime) ou DVD vídeo NTSC.

DEVOLUÇÃO DOS DOSSIÊS
- Não há especificações no edital

CONTEÚDOS ON-LINE
- as obras selecionadas serão disponibilizadas, sem direito a remuneração, pelo prazo de 01 (um) ano, para fins de sua visualização no site do Festival e no site www.telemigcelular.com.br/cultura, bem como para fins de seu oferecimento para download gratuito, via Wap, em aparelhos celulares de clientes da operadora


EDITAL

Telemig Celular arte.mov
Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis

• Arte: materialização, visualização ou representação de sentimentos, emoções, atitudes e valores.
• Mov: abreviatura de "movie" (filmes, cinema, audiovisual), de movimento (dinamismo, deslocamento, mobilização).

O Telemig Celular arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis tem por objetivo integrar conceitos de arte e da imagem em movimento aos recursos das tecnologias caracterizadas pela mobilidade e conectividade. O projeto reúne mostras de produções artísticas e audiovisuais de diversos pontos do globo. O objetivo é estimular a criação de uma comunidade interessada na reflexão e estruturação do atual cenário de convergência entre arte e tecnologia.

O Telemig Celular arte.mov é um festival voltado a estudantes, artistas, realizadores profissionais ou amadores de cinema e vídeo atentos ao recursos da tecnologia mobile para distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais e artisticamente expressivos.

As inscrições para a Mostra Competitiva arte.mov são gratuitas e podem ser realizadas até 06 de setembro de 2006, através de ficha de inscrição que deverá ser preenchida em concordância com os itens constantes deste Regulamento

Regulamento

1) O Telemig Celular arte.mov é organizado pela Associação do Audiovisual Paulista através de curadores e produtores associados, com patrocínio da Telemig Celular.

2) Podem inscrever-se obras audiovisuais criadas por brasileiros ou estrangeiros, com duração entre trinta segundos e dois minutos, concluídas no período 2005/2006 e realizadas em quaisquer tipos de mídia ou suporte na captação das imagens, preferencialmente produções realizadas por e/ou para aparelhos celulares, handhelds ou computadores de mão. Cada proponente poderá inscrever quantas obras forem de seu interesse, desde que as referidas obras sejam de sua própria autoria.

3) A relação dos trabalhos selecionados pela comissão de organização do festival, será divulgada no site www.artemov.net até o dia 25 de setembro. Os trabalhos participarão da Mostra Competitiva arte.mov, integrante do evento Telemig Celular arte.mov, que acontecerá no período de 4 a 7 de outubro de 2006 na cidade de Belo Horizonte/MG. Dentre os trabalhos selecionados, serão eleitos pelo júri oficial do Festival até 10 (dez) finalistas para receberem 01 (um) aparelho celular - conforme especificado no item 6 abaixo - e para concorrerem aos prêmios em dinheiro previstos neste Regulamento.

4) Para efetuar a inscrição, o interessado deve acessar a ficha online, preencher todos os campos obrigatórios e encaminhar os trabalhos conforme orientação descrita no item 5 abaixo.

5) Pode-se optar pelo envio online ou pelos serviços de correio:

a) Para envio online: serão aceitos arquivos com menos de 8Mb, resolução mínima de 128 x 96 pixels e máxima de 720 x 480 pixels. Os arquivos podem ser gerados nos formatos 3GP, AVI, MPEG 4 ou Quicktime. A inscrição será feita no site do Festival, através do preenchimento e da aceitação eletrônica da ficha online. O envio dos arquivos pelo modo online deverá ser realizado até as 23:00 horas do dia 06 de setembro de 2006,

b) Para envio pelo correio: serão aceitos trabalhos enviados por meio de Sedex com Aviso de Recebimento (AR), nos formatos MiniDV NTSC ou CD/DVD data (arquivos 3GP, AVI, MPEG 4 ou Quicktime) ou DVD vídeo NTSC, acompanhados da ficha de inscrição gerada no ato da inscrição e do respectivo número do protocolo eletrônico. O candidato deverá imprimir, assinar e enviar esta ficha como comprovante de sua inscrição, juntamente com os materiais, para o seguinte endereço:

Mostra Competitiva arte.mov
Rua Timbiras 138 / 304
Belo Horizonte - MG - CEP 30140-060
Telefax (31) 3225.3828

Todos os materiais relativos à inscrição efetuada, tais como fitas, CD's, DVD's ou fotos devem ser identificados com o número de protocolo eletrônico gerado. Os trabalhos e a ficha de inscrição deverão ser postados até o dia 06 de setembro de 2006, não sendo aceitos materiais e inscrições postados após referida data. Os materiais enviados não serão devolvidos.

6) Os proponentes que houverem inscrito os 10 (dez) trabalhos finalistas receberão aparelhos telefônicos Nokia modelo N90. Será doado 01 (um) único aparelho celular por cada uma das obras finalistas, independentemente da quantidade de autores e profissionais envolvidos com cada obra. O proponente que inscreveu uma das obras finalistas será convidado a participar da Mostra Competitiva arte.mov em Belo Horizonte, nos dias 04 a 07 de outubro de 2006. Se o proponente residir no Brasil e fora de Belo Horizonte/MG, as despesas de viagem, hospedagem e alimentação serão pagas pela organização do evento.

7) Premiação:

a) Uma comissão de especialistas nacionais e internacionais - Júri Oficial - selecionará, dentre as 10 (dez) obras finalistas, as 04 (quatro) melhores. Os proponentes que inscreveram as obras vencedoras receberão os seguintes prêmios em dinheiro:

1º Lugar: R$ 6.000,00 (seis mil reais);
2º Lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
3º Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais);
4º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais).

b) Haverá ainda a votação, realizada pelo Júri Popular, da melhor obra dentre as 10 (dez) finalistas, a ser realizada por qualquer pessoa no site do Festival, entre os dias 25 de setembro e 06 de outubro de 2006. Para tanto, as referidas obras estarão disponíveis no site para visualização a partir do dia 25 de setembro, o que fica autorizado por todos os proponentes com o ato da inscrição. O grande vencedor indicado pelo Júri Popular receberá o prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), o qual poderá ser cumulativo aos prêmios acima indicados, se uma mesma obra for vencedora tanto na opinião do Júri Oficial quanto na do Júri Popular.

8) Dos valores dos prêmios mencionados acima serão descontados todos os impostos incidentes, conforme legislação brasileira.

9) Não recairão à Associação do Audiovisual Paulista e/ou à Telemig Celular, na qualidade de patrocinadora do projeto, quaisquer responsabilidades pela repartição do valor recebido como prêmio, entre a pessoa que inscreveu uma obra vencedora e terceiros detentores de direitos sobre a mesma.

10) É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente que inscrever a obra audiovisual na Mostra Competitiva arte.mov, a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, conexos e de imagem envolvidos na obra inscrita, cabendo exclusivamente ao mesmo obter o devido consentimento para utilizar, veicular e disponibilizar - para os fins previstos nos itens 13 e 14 abaixo - a obra audiovisual contendo nome, imagem, obras e interpretações de terceiros, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se for o caso.

11) Os créditos completos, com a menção do nome de todos os envolvidos (outros autores/diretores, roteiristas/argumentistas, autor da trilha sonora, animadores, elenco, pessoas retratadas), deverão estar inseridos na própria obra audiovisual inscrita e/ou ser discriminados nos campos correspondentes da ficha de inscrição.

12) O proponente que inscrever uma obra audiovisual na Mostra Competitiva arte.mov exime, desde já, a Associação do Audiovisual Paulista e a Telemig Celular, na qualidade de patrocinadora do projeto, de quaisquer responsabilidades relativamente aos direitos autorais - patrimoniais e morais -, conexos e de imagem envolvidos na obra audiovisual inscrita.

13) A Associação do Audiovisual Paulista repassará aos proponentes das 10 (dez) obras finalistas, um Termo de Autorização para ser preenchido e assinado por cada proponente, autorizando, sem direito a remuneração, que as obras finalistas sejam disponibilizadas, pelo prazo de 01 (um) ano, para fins de sua visualização no site do Festival e no site www.telemigcelular.com.br/cultura, bem como para fins de seu oferecimento para download gratuito, via Wap, em aparelhos celulares de clientes da Telemig Celular, obedecendo-se, nesse caso, as regras normais de uso da rede da operadora. Caberá exclusivamente à Associação do Audiovisual Paulista e à Telemig Celular, no entanto, decidir quais obras efetivamente serão disponibilizadas nas condições previstas neste item. A assinatura de referido Termo de Autorização pelos proponentes das 10 (dez) obras finalistas é condição indispensável para a entrega dos aparelhos celulares e para recebimento das premiações.

14) Todos os que se inscreverem e forem selecionados para a Mostra Competitiva arte.mov, independentemente de figurarem entre os 10 (dez) finalistas, podem optar por disponibilizar seus trabalhos nos termos previstos no item anterior, desde que assinalem o respectivo item da ficha de inscrição - item facultativo - e enviem, por correio, ao endereço mencionado na letra "b" do item 5 deste Regulamento, o respectivo Termo de Autorização, devidamente preenchido e assinado. Caberá exclusivamente à Associação do Audiovisual Paulista e à Telemig Celular, no entanto, decidir quais obras efetivamente serão disponibilizadas nas condições do item 13 deste Regulamento.

15) A Mostra Competitiva arte.mov poderá eventualmente figurar em festivais e outros eventos no Brasil ou no exterior, o que fica autorizado por todos os proponentes que preencherem o campo específico previsto na ficha de inscrição.

16) Os casos omissos desse Regulamento serão decididos pela Associação do Audiovisual Paulista.

17) O ato de inscrição importa na concordância do proponente com todas as disposições do presente Regulamento.

18) Para maiores esclarecimentos os interessados deverão entrar em contato com a organização da Mostra Competitiva arte.mov, pelo e-mail festival@artemov.net ou no telefone (31) 3225-3828.

Belo Horizonte, 30 de junho de 2006

Posted by João Domingues at 3:08 PM

agosto 7, 2006

Selecionados Semanadas SPA 2006, Recife

Selecionados Semanadas SPA 2006, Recife

Comissão de seleção: Maurício Castro, Maria do Carmo Nino, Luiz Camillo Osório

Inscrições:
Museu de Arte Moderna Aloísio
Rua da União, 88, Boa Vista, Recife - PE

Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim, Recife - PE
www.recife.pe.gov.br/spa2006
Semana de Artes Visuais do Recife: 10 a 16 de setembro de 2006

Semanadas de Incentivo à Produção

Tudo que é sólido desmancha no ar - Flávia Pinheiro (PE)

Sinopse: A intervenção busca dialogar com a contemporaneidade concretizada na utilização/não utilização dos espaços urbanos enquanto espaços coletivos.

Doce Arte - Janaina Barros (PE)

Sinopse: A obra consiste em fabricar bolos coloridos e recheados - performance - dispô-los numa grande mesa forrada com toalha branca e guardanapos carimbados onde um garçom servirá gratuitamente.

Local: MAMAN do Pátio de São Pedro, no encerramento do SPA 2006.

Exposição de pintura - Adélia Klinke (RS)

Sinopse: Desenhos realizados sobre papel com diversos materiais, tais como, tinta acrílica, tinta aquarela, lápis aquarelado, bastão de nanquim, bastão de aquarela, dentre outros. As questões que marcam o trabalho são: construção de campos de cores que se confrontam e se sobrepõem, uso de linhas que delimitam e consolidam o espaço e o resgate da memória de algo visto e observado.
Local: Edifico Western, Praça do Arsenal - Recife Antigo

Gravura - Rodrigo Lourenço (RS)

Sinopse: Fixação de 150 pôsteres impressos a partir de três matrizes de xilogravura e serigrafia em locais públicos e privados na cidade do Recife.

A casa do bicho - Soraya Fonseca (PE)

Sinopse: Ocupação de uma das três jaulas dos macacos do Parque 13 de maio no horário em que estes animais são recolhidos para serem alimentados (8:30 às 14:30h) no dia 12 de setembro.

Será posta uma placa informativa na frente da jaula contendo: o nome do animal: BICHO HOMEM; espécie .....;curiosidades da raça...; entre outras coisas. Na jaula o 'bicho' terá um pote de moedas, um espelho e um pedaço de tecido, instigando os transeuntes, questionando lugares e situações de ocupação, passividade e atividade da raça, semelhanças e diferenças com outros bichos . etc.
Local: Parque 13 de Maio, centro do Recife.

Cromossoma - Soma3 Design (PE)

Sinopse: Um zine dedicado a fazer arte com expressão gráfica, que será publicado e distribuído durante o SPA 2006.
Local: Edifico Western, Praça do Arsenal - Recife Antigo.

Ação performática s/ título - Bruna Rafaella (PE)

Sinopse: Cinco placas de espelho de variadas dimensões será arremessadas do primeiro edifício do edifício requisitado para a realização da ação. Após o choque de cada placa no chão, atores irão aplaudir em intervalos e intensidades variados. O som será captado e reproduzido em cd (cinqüenta unidades).
Local: Edifico Western, Praça do Arsenal - Recife Antigo.

Olho Mágico - Tereza Neuma (PE)

Sinopse: Rádio novela transmitida em uma rádio FM na cidade do Recife durante o SPA 2006, com enxertos de trotes telefônicos via celular.

Semanadas de Incentivo à Produção
Fusão - Gregório Vieira (PE)

Sinopse: Divulgação de produções gráficas existentes no Recife e criação de circuito com artistas de outros estados através da publicação de 500 revistas Fusão e edição especial da revista para o SPA 2006, produzida pelos artistas Gregório Vieira e Henrique Koblitz, sendo distribuídas gratuitamente nas ruas e espaços envolvidos com o evento, bem como bibliotecas públicas.

Experimentos Gramíneos 1 - Maicyra Leão (DF)

Sinopse: Vestida com uma roupa construída a partir de pedaços de grama artificial, a performer coloca-se deitada num pequeno gramado próximo a uma área de circulação intensa de pessoas.

Habitat: Pro labore: Labor Adictu 1 - Shima (PE)

Sinopse: A performance Labor Adictu 1 traz as discussões em torno do trabalho e seus núcleos interligados, de um personagem viciado em trabalho. Divide-se em dois rituais: ritual da imagem e ritual do espaço nos quais não há contato direto com o público.

Acontecerá em três locais distintos: segunda-feira/11 set às 7h, quarta-feira/13 set às 14h e sexta-feira/15 set às 20h, em locais de razoável tráfego público.

Sagrado Coração de Izidorio - Izidorio Cavalcanti (PE)

Sinopse: Partindo do atelier do artista na Av. Guararapes no dia 13/09 às 10:30h, o artista caminhará pelo centro do Recife exibindo um coração aberto até chegar nas igrejas do entorno nos horários em que elas estejam abertas ao público dirigindo-se ao altar de cada uma delas.

Frontaria - Junior Pimenta (CE)

Sinopse: Intervenção em fachadas aplicando módulos pintados pelo artista sobre caixa de ovos.

Aula 1 Duchamp - Bruno Faria (SP)

Sinopse: Intervenção em loja de conserto de TV no centro da cidade de Recife. Trata-se de uma apropriação de um vídeo histórico sobre Marcel Duchamp que, além de uma entrevista com o artista, conta toda a sua trajetória nas artes. Este vídeo será exibido em vários televisores simultaneamente.

Lounge Áudio Visual - Glatt Fairy (PE)

Sinopse: Intervenção urbana no viaduto Ulisses Guimarães. Sobre o viaduto serão aplicados painéis com grafismo pintados à mão pelo artista retratando astros do rock, alto-falantes, teclados, mecânica, eletrônica, conexões, cabos de ligação.

Semanadas de Incentivo à Produção
Politicagem no Recife: Malysse e Novaes (SP)

Sinopse: Ao se candidatar a uma campanha artística, MALYSSE (20) contra NOVAES (07), colam em diversas paredes lambe-lambes para serem deixados na cidade durante o período pré-eleitoral, em diferentes bairros. Na construção visual do trabalho, as cores, as caretas, os gestos expressivos e os slogans invadem num instante a mente do público que, sem ter como reagir, fica sem saber escolher entre o candidato 07 e seu adversário 20.

InTransInto - Larissa Ferreira (BA)

Sinopse: Performance, vídeo e instalação. A obra situa-se na zona de diálogo entre dança, performance e vídeo. Utiliza-se a projeção de imagens por um VJ, propondo uma exploração de casualidade e instantaneidade na confluência entre corpo, arte e novas tecnologias.
Local: Edifício Western, Praça do Arsenal - Recife Antigo.

Face a Face - Kika Nicolela(SP)

Sinopse: Video-instalação que propõe a participação dos visitantes, que são gravados em vídeo respondendo cinco perguntas sobre amor. Após entrevistas diárias, o material será editado e a cada dia uma nova versão do vídeo é projetada. Uma obra de progresso, que não tem fim.
Local: Edifício Western, Praça do Arsenal - Recife Antigo.

Sonhos Explícitos: Virginia de Medeiros (BA)

Sinopse: A artista colherá relatos de sonhos eróticos de pessoas que circulam em diferentes contextos da cidade do Recife, cujo registro irá para um bando de áudio. Num outro momento, esses relatos vão ser editados e acrescidos de imagens visuais, resultando em uma série de vídeos. O carro da artista vai percorrer as ruas, infiltrando-se em diversos ambientes da cidade, aonde convidará as pessoas a participarem da obra, contando algum sonho erótico que tenham tido.

Mergulho: Camila Mello (RS)

Sinopse: Duas artistas do ateliê coletivo de Porto Alegre Mergulho, Camila Mello e Manuela Eichner se apropriarão da cidade como material de trabalho. Serão realizadas intervenções urbanas, produção de pequenas publicações como forma de documentação e comunicação de experiências, edições vídeos e montagens fotográficas, distribuição de fitas K7( gravações de conversas sobre arte contemporânea e sobre projetos instantâneos que não são realizados no ato da fala e publicações diárias das experiências do SPA no blog de discussão do coletivo Mergulho (www.corpoliquido.nafoto.net).

Invocação - Artérias II - Christina Machado

Sinopse: O trabalho parte da reprodução e da disseminação da imagem de um órgão do corpo humano - o coração - em cenários urbanos e logo em seguida, nos próprios transeuntes que, ao longo do evento, vivenciam aquela paisagem modificada. Nos dois primeiros dias de ação (11 e 12/09), corações impressos na dimensão de um lambe-lambe.
Local: Pátio de Santa Cruz e Pátio de São Pedro

Cinema Vertical - TV Primavera (PE)

Sinopse: Imagens projetadas formarão janelas uma sobre a outra, construindo uma grande imagem vertical, que em alguns momentos irão construir uma única imagem e em outros momentos exibirão imagens independentes. Cenas exibidas no primeiro quadro poderão aparecerem no segundo e no terceiro em momentos diferentes, criando em alguns momentos um ritmo de looping e construções de sentido.
Local: Realização de projeções na parede do Edf. Canadá, localizado na Conde da Boa Vista, 149 - Boa Vista, com imagens de 3 projetores instalados no Edf. Tabira, ao lado.

Revista Redes - Bruno Vieira (PE)

Sinopse: Proposta de publicação de uma revista chamada Redes (baseado no olhar de produções contemporâneas de iniciativa de um artista) que tem por objetivo apresentar, divulgar e fomentar imagens e textos de trabalhos inéditos de cinco artistas escolhidos, um de cada região (norte, nordeste, centro oeste, sudeste e sul) do país e imagens de obras de um artista já falecido em 2004, Silvio Tavares, que não está inserido em nenhum território.

FIC-SCI - Grilowsky (PE)

Sinopse: Uma publicação cujo produto final é um cd-book, um conto acompanhado por uma trilha sonora para a leitura. A ficção científica se passa num tempo além do longe distante! Cenas intrigantes de teletransportação, emulação, guerras bacteriológicas e nucleares, desilusões amorosas e violência formam o mote deste conto orgânico, radical e instigante. A trilha sonora vem como um aditivo sensorial ampliando a percepção para uma transposição imagética/sonora da palavra e ilustração lúdica da obra.

Mundo Lambe - Roda de Fogo (PE)

Sinopse: Intervenção urbana, tendo a xilogravura com base, apresentada como linguagem popular para uma melhor comunicação atrativa com o público, o projeto apresenta suas produções nas ruas em grafite, lambe-lambe, colagens e poesia visual.

Neutralidade - RE:Combo (PE)

Sinopse: Construção de um ambiente onde será trabalhado o conceito da falta de neutralidade, através da criação de um grande "jogo" de tabuleiro, uma área pública onde quem passar pode facilmente deixar interferências "penduradas" na rede formada pelos barbantes. Você pode "passear" pelas áreas, mas a movimentação é prejudicada o que diminui sua velocidade de acesso, da mesma forma, alguns conteúdos ficam distantes e outros são mostrados com má qualidade.
Local: Edifício Western, Praça do Arsenal, Recife Antigo.

Galo da Madrugada - Gabriel Mascaro (PE)

Sinopse: O anúncio de um falso acontecimento público através das rádios comunitárias da Boa Vista revelam para a cidade o surgimento de um outro Galo da Madrugada no SPA das artes. O projeto reúne intervenção urbana, música eletroacústica, radiofonia e documentário audiovisual.
Local: Rádios comunitárias do bairro da Boa Vista.

Bolsas de Incentivo à Formação
Artes Visuais e Cidadania - Fabiana Santos (RJ)

Sinopse: Reflexão teórica sobre a relação arte/política na contemporaneidade, dentro do contexto brasileiro, levando em consideração os fatores históricos que contribuíram para desenhar a situação atual.
Local: Instituto de Arte Contemporânea - IAC / UFPE

Ambientes sonoros imersivos, uma perspectiva de uso e criação sonora nas artes plásticas

Thelmo Cristovam (PE)

Sinopse: A partir de uma perspectiva de criação, lado a lado com a experiência, discussão e interação, a oficina trabalhará com a exploração do meio ambiente sonoro, ou ambiente acústico total, com suas características intrínsecas de potencial como fonte de material sonoro para criação de "novos mundos sonoros" e de seu uso em projetos de artes plásticas. Será desenvolvida exclusivamente através dos materiais sonoros obtidos nas gravações de campo, gravações estas feitas pelos próprios alunos, contando com orientação técnica, sendo estas as únicas fontes sonoras usadas.
Carga horária: 20 horas/aula
Público-alvo: Interessados nas áreas de desenho sonoro para vídeo e cinema, espacialização sonora de instalações artísticas e arquitetônicas, trilhas sonoras pra vídeo, vídeo-arte, teatro e espetáculos de dança, performances, instalações urbanas e in site. Artistas de todas as áreas.
Pré-requisitos: Capacidade de concentração, disposição para ficar em silêncio, gostar de sons e música, conhecimentos iniciais em computação, curiosidade, boa capacidade de abstração, interesse em arte experimental, dedicação.
Quantidade: 10 alunos
Local: Escola Kabum de Arte e Tecnologia.

Xilogravura e Monotipia - Flávia Yue (SP)

Sinopse: Estimular a produção de xilográfica através de apresentação de um procedimento pouco conhecido e pouco praticado no Brasil: a técnica japonesa de impressão com tinta à base d´água. A técnica sugere trabalho misto de pintura e gravura, pois permite experimentar a agilidade do golpe de pincel, a movimentação na aplicação/mistura da cor e o caráter duro da linha gravada.
Carga horária: 20 horas/aula
Público-alvo: estudantes e adultos interessados,
Quantidade: 25 alunos
Local: Instituto de Arte Contemporânea - IAC / UFPE.

Posted by João Domingues at 1:38 PM

Resultado Bolsa Iberê Camargo 2006

Resultado Bolsa Iberê Camargo 2006

Residência artística no espaço El Basilisco
Iara Freiberg (SP)

Residência artística no Art Institute of Chicago
Wagner Malta Tavares (SP)

Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo
Laura Huzak Andreato (SP)

Destaque na Revista Digital do Site
Bruno Vieira (PE)
Fabrício Carvalho (MG)
Ivan Martins Henriques (RJ)
Letícia de Brito Cardoso (RS)
Marcelo Solá (GO)
Matheus Rocha Pitta (RJ)
Patricia Osses (SP)
Rommulo Conceição (RS)
Rosana Monnerat (SP)
Tatiana Blass (SP)

Comissão de seleção: Cauê Alvez, Esteban Alvarez, Félix Bressan, Fernando Lindotte

A Bolsa Iberê Camargo 2006 vai levar dois artistas visuais para uma residência no exterior. As inscrições foram realizadas até junho deste ano. Ao se inscrever, os participantes puderam optar em desenvolver um projeto em uma temporada de três meses no Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos, ou em uma temporada de dois meses no espaço El Basilisco, em Buenos Aires, na Argentina. Neste ano, foram mais de 300 inscritos.

Posted by João Domingues at 10:44 AM