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junho 30, 2006

Resultados Programa Petrobras Cultural

Resultados Programa Petrobras Cultural

Conheça a relação dos projetos contemplados na Seleção 2005/2006 do Programa Petrobras Cultural

Em sintonia com o compromisso assumido pelo Governo Federal de defender e valorizar a cultura brasileira, de produzir e difundir os bens culturais, democratizando o acesso a esses bens, a Petrobras criou, em 2003, o Programa Petrobras Cultural, que baliza as ações de patrocínio em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira.

Garantir o acesso democrático ao patrocínio cultural, por meio do lançamento anual de seleções públicas de projetos, com processos transparentes e ampla divulgação em todo o país, é o principal compromisso do Programa Petrobras Cultural.

Embora os primeiros patrocínios culturais da Petrobras remontem ainda à década de 1980, foi a partir de 1995 que a Companhia passou a adotar uma ação mais estruturada nessa área, o que, em 2000, evoluiu para o lançamento de seleções públicas de projetos, por meio de Programas segmentados. Assim surgiram o Programa Petrobras Artes Visuais, o Programa Petrobras Cinema, o Programa Petrobras Artes Cênicas, e o Programa Petrobras Música. Em 2003, esses programas segmentados foram consolidados no Programa Petrobras Cultural, o primeiro plano integrado de patrocínio da Petrobras, ora em sua terceira edição. Na mesma ocasião, foram também integradas as ações de patrocínio cultural da Petrobras holding e da Petrobras Distribuidora.

O Programa Petrobras Cultural conta com três consultores, presentes desde seu lançamento: Jurema Machado (Patrimônio), José Miguel Wisnik (Música) e José Carlos Avellar (Cinema). A formulação das seleções públicas de projetos lançadas a cada edição do Programa Petrobras Cultural é feita em articulação com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria Geral da Presidência da República (SECOM), que, juntamente com os três consultores do Programa e com os representantes da Petrobras holding e da Petrobras Distribuidora, constituem o Conselho Petrobras Cultural, responsável também pela deliberação final quanto aos projetos contemplados em cada edição.

Esta terceira edição do Programa Petrobras Cultural envolve verba total de R$ 62 milhões, sendo R$ 46,5 milhões destinados à Seleção Pública de projetos e R$ 15,5 milhões a iniciativas culturais contempladas por Escolha Direta do Conselho Petrobras Cultural.

Escolha direta

O Programa Petrobras Cultural destina 25% de sua verba total a iniciativas culturais convidadas diretamente pelo Conselho Petrobras Cultural.

São os seguintes os projetos que receberão o patrocínio da Petrobras em 2006 nesta categoria:
Restauro do Museu Nacional de Belas Artes (RJ)
Restauração cinema / Nelson Pereira dos Santos (RJ)
Samba de Roda do Recôncavo Baiano / candidato a Patr. Imaterial UNESCO (BA)
Teatro Oficina (SP)
Cisne Negro (SP)
Quasar Cia de Dança (GO)
Giramundo Teatro de Bonecos (MG)
Cena 11 (SC)
Cazumbá (MA)
Ói nóis aqui traveiz (RS)
Intrépida Trupe - 20 anos (RJ)
Cia dos Comuns: um teatro negro brasileiro (RJ)
Afroreggae (RJ)
Teatro de Anônimo (RJ)
Cine PE - Festival do Audiovisual (PE)
Mostra de Cinema de Tiradentes (MG)
Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo (CE)
Festival de Belém do Cinema Brasileiro + Itinerância (PA)
Jornada Internacional de Cinema da Bahia (BA)
Vitória Cine Vídeo (ES)
Festival Guarnicê de Cinema (MA)
Goiânia Mostra Curtas (GO)
FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul (SC)
Recine - Mostra de Cinema de Arquivo (RJ)
Festival de Cinema de Natal (RN)
Curta-SE - Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (SE)
Festival de Cinema Brasileiro de Natal (RN)
Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo - Cinesul (RJ)
Mostra de Cinema de Ouro Preto (MG)
VideoBrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica (SP)
Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (MT)
Mix Brasil - Festival da Diversidade Sexual (SP)
Festival Brasileiro do Cinema Universitário (RJ)
CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre (RS)
Festival do Cinema Infantil de Florianópolis (SC)
Mostra Internacional do Filme Etnográfico (RJ)
Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino (RJ)
Jornada Nacional de Cineclubes (NAC)
Revelando Brasis (circulação) (NAC)
Escola Portátil de Música (RJ)
Mostra "Juventude, transformando com arte" (NAC)
Mostra Corumbá (Moinho Cultural) - dança e música (MS)
Cineclube ABD&C (RJ)
II Festival Internacional de Televisão
Goiânia em Cena (GO)
Festival de Dança de Joinville (SC)
Panorama RioDança (RJ)
Festival Mundial de Circo (MG)
Intercâmbio de Linguagens (Centro de Referência do Teatro Infantil) (RJ)
Centro Interativo de Circo (RJ)
Cena Contemporânea - Brasília (DF)
Festival de Dança de Recife (PE)
Festival de Recife do Teatro Nacional (PE)
Festival de Inverno de Campina Grande (PB)
Encontrarte - Encontro de Teatro da Baixada Fluminense (RJ)
Festival Nacional do Teatro Infantil de Blumenau (SC)
Festival de Dança Conexão Sul (PR, SC e RS)

A relação acima é complementada pelos projetos que são patrocinados pela Petrobras como projetos de Continuidade:

Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Museu Arqueológico do Xingó (SE)
Grupo Corpo (MG)
Grupo Galpão (MG)
Cia Deborah Colker de Dança (RJ)
Cia Armazém de Teatro (PR)
Ivaldo Bertazzo (SP)
Orquestra Petrobras Sinfônica + Orquestra Escola (RJ)
Teatro Rival BR (RJ)
Cinema Odeon BR (RJ)
Site OVERMUNDO (NAC)
Festival do Rio (RJ)
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (SP)
Anima Mundi (RJ/SP/DF)
Festival Internacional de Curtas de SP (SP)
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2006
Festival de Gramado + Cinevídeo (RS)
Festival de Brasília (DF)
É Tudo Verdade (RJ/SP/DF)
Porta Curtas Petrobras (NET)
Curta Petrobras às 6 (NAC)
Cine BR em Movimento (NAC)
Festival Int de Teatro de Palco & Rua de BH - FIT/BH (MG)
RioCenaContemporânea (RJ)
Festival de Teatro de Curitiba - FTC (PR)
Festival Internacional de Londrina - Filo (PR)
Porto Alegre em Cena (RS)
Festival Internacional de São José do Rio Preto (SP)
Festival de Circo do Brasil (PE)
Encontro de Culturas Populares da Chapada dos Veadeiros (GO)
Escola Nacional de Circo 2006 (RJ)
Dançando para não dançar 2006 (RJ)
Projeto Joaninha 2006 (SP)
Oficinas de hip hop + Prêmio Hutus 2006 (RJ)
Oficinas de Samba e Choro - AMC - Baixada Fluminense 2006 (RJ)
Oficinas Boi de Reis + Luteria - Felipe Camarão 2006 (RN)
Tangolomango - cultura, comunicação, cidadania 2006 (RJ)
Casa do Pontal - visitas guiadas para escolas públicas (RJ)
Centro Cultural Mangueira 2006 (RJ)
Portal Viva Favela 2006 (NET)
Ver Ciência (NAC)
Projeto Pixinguinha 2006 (NAC) / Salas Funarte (RJ,SP,DF)
Escola de Choro Raphael Rabello / Clube do Choro (DF)
Flautistas da Pro-Arte (RJ)
Festival de Música Colonial e Antiga de Juiz de Fora (MG)
Portal Literal (NET)
Salão do Livro para Crianças e Jovens (RJ)
Bienal de Arte de S. Paulo (SP)
Canal Contemporâneo (NET)
Seminários Adauto Novaes (2006/ O esquecimento da Política)

Posted by João Domingues at 3:25 PM

junho 29, 2006

Inscrições e informações para o artista: Fiat Mostra Brasil

Fiat Mostra Brasil
Categorias: obras prontas, projetos em desenvolvimento e projetos para criação do design gráfico e digital da Utopédia

Inscrições até 25 de agosto de 2006

Comissão de seleção: Eduardo de Jesus, Giselle Beiguelman, Járed Domício, Marcos Hill, Maria Ivone dos Santos, Marisa Mokarzel, Stéphane Huchet

Fiat Mostra Brasil
Caixa Postal 2036, Belo Horizonte - MG 30270-970
Informações: fiatmostrabrasil@respostafiat.com.br
www.fiatmostrabrasil.com.br
Fichas de inscrição e o regulamento on-line

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.


PRÊMIOS E GANHO PARA SELECIONADOS:
O parágrafo 3 do edital, "Da abrangência e pertinência da premiação" fala ao mesmo tempo de pró-labores e prêmios, gerando uma certa confusão, mas os valores citados demonstram que está se falando de um único pagamento, que ora é chamado de pró-labore e ora de prêmio.

- Serão selecionados 30 participantes, inscritos individualmente ou representando coletivo de criação, que receberão um pró-labore, em moeda corrente, no valor de R$ 12 mil, não importando o número de obras selecionadas.

- No total serão concedidos R$ 360 mil distribuídos em três modalidades de participação:
1. A) obras prontas - serão premiados 20 artistas
2. B) projetos a serem desenvolvidos ou concluídos - serão premiados 8 projetos, que terão acesso a uma verba adicional de montagem, no valor de, no máximo, R$ 5 mil
3. C) projetos para criação do design gráfico e digital da Utopédia (enciclopédia de catalogação do conteúdo do projeto on-line "Fiat 30 Anos") - serão premiados 2 projetos (um digital e outro impresso, de artistas distintos)

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Cada artista selecionado ainda receberá uma cota de 5 DVDs e 5 catálogos que documentam o projeto
- Os custos de transporte, hospedagem e alimentação para os participantes selecionados não residentes na cidade de São Paulo serão de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora

GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM

CUSTOS OPERACIONAIS:

INSCRIÇÃO:
- 1 portfólio de no máximo, 10 páginas, contendo cópia dos comprovantes dos dados citados no currículo, tais como certificados, folders, convites, matérias de jornais e revistas, catálogos, etc.
- O participante que inscrever obras bidimensionais terá que anexar aos documentos necessários, o memorial descritivo de cada obra com 1 fotografia. Para obras tridimensionais, instalações, performances e intervenções, serão permitidas até 3 fotos por obra e/ou documentação em DVD. Obras inscritas em categorias que necessitem de suporte digital, deverão ser enviadas em DVD, CD-rom, URL.
- Na apresentação de projetos a serem desenvolvidos ou concluídos, o envio do projeto deverá incluir, além dos itens acima, um kit de demonstração (em DVD, CD ou web site.
- Na apresentação de projeto para criação e produção da Utopédia, os projetos devem ser enviados na forma de bonecos, contendo layout e pelo menos 3 verbetes baseados no conteúdo em vídeo, áudio e texto do site www.fiat30anos.com.br

DEVOLUÇÃO DOS MATERIAIS ENVIADOS
- Não serão devolvidos os materiais enviados, tais como fotos, Compact Discs (CDs), DVD's, Clippings, portfólios e documentos necessários à inscrição

TRANSPORTE
- O envio e devolução das obras selecionadas são de inteira atribuição dos selecionados, responsabilizando-se a Comissão Organizadora apenas pelo seu recebimento, acondicionamento, montagem e desmontagem.

SEGURO E EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
- O edital não faz referência.


Fiat abre seleção nacional de arte contemporânea

A FIAT Automóveis comemora 30 anos no Brasil propondo um olhar sobre o futuro da arte contemporânea. A empresa lança amanhã, dia 27, o edital do projeto Fiat Mostra Brasil, uma seleção nacional de artes visuais que distribuirá R$ 360 mil em prêmios. O período de inscrições é de 27 de junho a 11 de agosto. Serão escolhidos 30 artistas, cujas obras provoquem reflexão e discussão sobre os caminhos da criação artística brasileira.

Integrado à política da Casa Fiat de Cultura, braço cultural da Fiat no Brasil, o projeto pretende dar espaço à criação livre, descomprometida com rótulos e tendências, representando também um investimento na formação de público para as diversas manifestações da arte contemporânea.

"O projeto reafirma o compromisso da empresa com uma visão dinâmica da cultura brasileira. Nos seus 30 anos de Brasil, a Fiat apostou no novo, na realidade do amanhã, e foi essa visão de futuro que lhe garantiu e garantirá a liderança que obteve junto ao público do país", diz José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura. "Os grandes nomes da arte do passado permaneceram porque, no seu tempo, foram inovadores e ousaram ir além de seus contemporâneos", acrescenta.

Um dos pontos altos do projeto é o site interativo www.fiatmostrabrasil.com.br, que entra no ar hoje, dia 26, com o objetivo de proporcionar ao público contato com os artistas e suas obras e provocar discussões sobre as artes visuais brasileiras (http://www.fiatmostrabrasil.com.br//pt-br/blogs/index.jsp). Também conterá as fichas de inscrição e o regulamento para a seleção (http://www.fiatmostrabrasil.com.br//pt-br/inscricoes/index.jsp), que estarão disponíveis apenas na internet.

As obras escolhidas farão parte de uma exposição a ser realizada no Instituto Europeu Design, em São Paulo, no final do ano, integrando as ações de encerramento das comemorações dos 30 anos da Fiat no Brasil. A divulgação nacional dos trabalhos, das reflexões e propostas geradas pelo projeto será garantida ainda pelo lançamento de um documentário e de um catálogo contendo as obras, depoimentos dos artistas e textos de especialistas em arte, que serão distribuídos gratuitamente em todo o país. A Mostra conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio da TV Cultura, uma das realizadoras do projeto.

Os trabalhos serão selecionados pelos curadores e especialistas em arte Eduardo de Jesus, Giselle Beiguelman, Járed Domício, Marcos Hill, Maria Ivone dos Santos, Marisa Mokarzel e Stéphane Huchet. "A busca por uma forma coerente de incentivo à produção artística tem sido o desafio de muitas premiações, concursos e mostras de arte. O Fiat Mostra Brasil apresenta um desses possíveis caminhos, onde os artistas envolvidos terão seus processos de criação observados e estimulados", comenta Járed Domício. (http://www.fiatmostrabrasil.com.br/pt-br/curadores/index.jsp)

O edital de seleção está aberto a todos os artistas brasileiros, com mais de 18 anos, que tenham realizado uma mostra individual ou coletiva nos últimos cinco anos. A seleção abrange as categorias desenho, colagem, gravura, pintura, escultura, objeto, fotografia, arte digital, vídeo-arte, web-arte, arte wireless (com ou para celulares), body-arte, performance, plotters, instalação áudio e vídeo, site specifics, instalação e intervenção urbana.

Os trabalhos podem ser inscritos nas modalidades: obras prontas, com tema livre; projetos a serem desenvolvidos ou concluídos, que podem ser inspirados ou não nos depoimentos e visões de futuro que vêm sendo coletados no site www.fiat30anos.com.br, e projeto para criação e produção da Utopédia (enciclopédia das utopias e depoimentos de visões do futuro colhidos no site www.fiat30anos.com.br, cujo lançamento, em dezembro, encerrará a comemoração de 30 anos da Fiat no Brasil), nas versões impressa e eletrônica.


Edital Edição 2006

REGULAMENTO
1 - DOS OBJETIVOS:
Contemplando as mais diversas manifestações das artes visuais e tecnológicas brasileiras, o projeto Fiat Mostra Brasil, integrado à política cultural da Casa Fiat de Cultura, tem como principal objetivo potencializar a criação artística contemporânea brasileira. Deste modo, o projeto quer valorizar propostas que, de alguma maneira, propiciem reflexões e projeções sobre possíveis caminhos das artes visuais no Brasil. A visibilidade da mostra será garantida por uma exposição que possibilitará o acesso público às obras selecionadas, além de contar com um site interativo que divulgará, em âmbito global, conteúdos, processos e resultados angariados. O projeto pretende igualmente investir na formação de público para as artes visuais brasileiras, através de uma ampla divulgação das obras de cada artista, por meio de um catálogo e de um documentário formatado para DVD, ambos a serem distribuídos em âmbito nacional.

2 - DA ORGANIZAÇÃO:

A organização e realização do projeto FIAT MOSTRA BRASIL estão sob a responsabilidade da CRIA! CULTURA Produção e Desenvolvimento Artístico Ltda, com sede à Rua Pouso Alto 252-A, Serra, CEP 30240-180, Belo Horizonte - MG e TV Cultura - Fundação Padre Anchieta - Centro Paulista de Rádio e TV Educativas - Rua Cenno Sbrighi,378, Água Branca, CEP 05036-900, São Paulo - SP, assim denominadas como sendo a Comissão Organizadora que empreenderá a gestão de todas as etapas do projeto. Isto incluirá o estabelecimento dos prazos e condições necessárias para o cumprimento das regras expostas neste Regulamento, assim como a indicação dos profissionais que constituirão a Comissão de Seleção.

Este projeto é patrocinado pela FIAT AUTOMÓVEIS S.A..

3- DA ABRANGÊNCIA E PERTINÊNCIA DA PREMIAÇÃO:

Poderá inscrever-se no projeto FIAT MOSTRA BRASIL qualquer profissional das áreas de artes visuais e tecnológicas, individualmente ou representando grupo de criação, nas categorias de: desenho, colagem, gravura, pintura, escultura, objeto, fotografia, arte digital, videoarte, web-arte, arte wireless, body-arte, performance, plotters, instalação áudio e vídeo, site-specific, instalação e intervenção urbana.

Serão selecionados 30 (trinta) participantes, inscritos individualmente ou representando coletivo de criação, que receberão um pró-labore, em moeda corrente, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), não importando o número de obras selecionadas. Os prêmios serão concedidos após escolha pela Comissão de Seleção e montagem da Mostra. No total serão concedidos R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) distribuídos em três modalidades de participação:

1. A) obras prontas.
2. B) projetos a serem desenvolvidos ou concluídos.
3. C) projetos para criação do design gráfico e digital da Utopédia (enciclopédia de catalogação do conteúdo do projeto on-line "Fiat 30 Anos").

- Na modalidade "A", serão premiados 20 (vinte) artistas.

- Na modalidade "B", serão premiados 8 (oito) projetos que terão acesso a uma verba adicional de montagem, administrada pela Comissão Organizadora, no valor de, no máximo, R$ 5.000,00 (cinco mil reais) com o objetivo de suportar custos necessários à execução da obra.

- Na modalidade "C", serão premiados 2 (dois) projetos (um digital e outro impresso, de artistas distintos).

- Cada artista selecionado ainda receberá uma cota de 05 (cinco) DVDs e 5 (cinco) catálogos que documentam o projeto, de um total de 3.000 unidades produzidas de cada produto, que serão distribuídos nacionalmente.

Sobre os valores descritos nas modalidades acima incidirão e serão descontados, no ato do pagamento, todos os impostos e tributos previstos na legislação vigente.

4 - DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas a partir do dia 27 de junho até o dia 11 de agosto de 2006 seguindo as instruções que se seguem.

4.1. CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA A INSCRIÇÃO:

- Ser brasileiro ou possuir nacionalidade brasileira (naturalizado).

- Possuir, em seu currículo, pelo menos uma mostra individual ou uma coletiva, realizadas nos últimos 5 anos.

- No caso de trabalhos coletivos, a inscrição deverá ser feita em nome de apenas um representante. Entretanto, todos os integrantes do grupo deverão atender a todas as condições descritas neste regulamento.

- Ser maior de 18 (dezoito) anos.

- Realizar o preenchimento completo da "Ficha de Inscrição" disponível no site www.fiatmostrabrasil.com.br no período de dia 27 de junho até o dia 11 de agosto de 2006. A inscrição somente será validada se for enviada à Comissão Organizadora, impreterivelmente até o dia 11 de agosto de 2006, incluindo cópia impressa da "Ficha de Inscrição" preenchida e assinada, acompanhada dos documentos necessários especificados no próximo item.

- O não cumprimento de qualquer uma das condições prévias constantes neste regulamento desclassificará de imediato o participante.

4.2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO:

Juntamente com a "Ficha de Inscrição" preenchida corretamente, o participante deverá enviar os seguintes documentos para análise da Comissão de Seleção:

- 01 (Uma) cópia da carteira de identidade e CPF.

- 01 (Uma) cópia de comprovante de endereço do candidato (tal como conta de luz, água, telefone fixo ou celular, guia de IPTU, DUT, etc), datado de pelo menos 03 (três) meses anteriores ao mês de junho de 2006.

- 01 (Um) currículo resumido de, no máximo, 01 (uma) página, corpo 12, apresentando formação e trajetória profissional do participante ou de seu grupo.

- 01 (Um) portfólio de no máximo, 10 (dez) páginas, contendo cópia dos comprovantes dos dados citados no currículo, tais como certificados, folders, convites, matérias de jornais e revistas, catálogos, etc.

4.3. SOBRE AS MODALIDADES DE INSCRIÇÃO:

As modalidades de participação e inscrição são 03 (três):

1. a) obras prontas.

2. b) projetos a serem desenvolvidos ou concluídos.

3. c) projetos para criação do design gráfico e digital da Utopédia (enciclopédia de catalogação do conteúdo do projeto on-line "Fiat 30 Anos").

Os participantes poderão inscrever-se em todas as modalidades. Porém, somente uma das inscrições será selecionada, de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Seleção.

a) Apresentação de obras prontas:

- Serão aceitas inscrições de no mínimo 01 (uma) e no máximo 10 (dez) obras por artista inscrito.

- Para esta modalidade não haverá tema previsto, sendo ,então, uma modalidade de tema livre.

- O participante que inscrever obras bidimensionais terá que anexar aos documentos necessários, o memorial descritivo de cada obra com 01 (uma) fotografia. As fotos deverão ter o formato 15 x 21cm e serem coladas, separadamente, em folha de papel A4 branca. O verso de cada folha deverá conter as seguintes informações: Nome do autor; título da obra (se houver); técnica utilizada; dimensões; cálculo aproximado da área a ser ocupada pela obra; ano de execução da obra.

- Para obras tridimensionais, instalações, performances e intervenções, serão seguidas as mesmas observações acima, porém, serão permitidas até 03 (três) fotos por obra e/ou documentação em DVD.

- Obras inscritas em categorias que necessitem de suporte digital, tais como videoarte, web arte, arte digital, instalação áudio e vídeo, site-specific e performance, deverão ser enviadas em mídia mais adequada à sua compreensão, tais como DVD, CD-rom, URL (no caso de trabalhos de web arte ou para os casos de arte wireless que demandem "download" de conteúdo para dispositivos móveis).

- As obras desenvolvidas para suportes e interfaces digitais, como as discriminadas acima, devem impreterivelmente trazer informação sobre os plug-ins, resolução e outros requisitos técnicos para sua correta visualização.

b) Apresentação de projetos a serem desenvolvidos ou concluídos

- Os inscritos na modalidade projetos a serem desenvolvidos ou concluídos poderão basear seus projetos nos depoimentos, textos e vídeos, em seu conjunto ou individualmente, contidos no site www.fiat30anos.com.br , "A Fiat Convida Você a Pensar no Futuro".

- Para inscrição nesta modalidade os inscritos deverão apresentar (nesta respectiva ordem):

1. - 01 (um) memorial descritivo que defenda conceitualmente sua idéia em no máximo uma página.

2. - 01 (um) texto descritivo do trabalho em folha A4, de até 10 (dez) páginas contendo: desenho esquemático em escala, incluindo planta baixa, quando for o caso; descrição de equipamentos necessários, programa ou suporte em que a obra deve ser aberta e técnicas utilizadas; pessoal técnico e operacional; detalhamento da montagem; previsão de orçamento; enfim, listagem minuciosa de todas as necessidades para a realização do projeto.

- No caso de projetos que utilizem suportes ou interfaces digitais, o envio do projeto deverá incluir, além dos itens acima, um kit de demonstração (em DVD, CD ou web site), contendo simulação do projeto (se for instalação interativa) ou exemplos das rotinas de programação e ou navegação que serão desenvolvidas e finalizadas até 15 dias antes do início da Mostra, previsto para novembro de 2006.

- Os projetos para Internet, celular, CD-ROM e DVD não precisam ser acompanhados de descrição da montagem, desenho esquemático em escala, e planta baixa, mas é fundamental que contenham todos os requisitos técnicos necessários para sua visualização e funcionamento.

- Os participantes selecionados nesta modalidade "b" deverão desenvolver ou concluir seus projetos, no prazo máximo de 15 dias anteriores à abertura da Mostra. Neste caso específico, serão garantidas, pela Comissão Organizadora, passagens, alimentação e estadia aos selecionados que não residirem em São Paulo, SP.

c) Apresentação de projeto para criação e produção da Utopédia:

Nesta modalidade serão selecionados projetos para a edição da Utopédia, uma enciclopédia de utopias e visões do futuro colhidos através de depoimentos, textos e vídeos do website www.fiat30anos.com.br. A Utopédia marcará o encerramento das atividades de comemoração de 30 anos da Fiat no Brasil. O proponente poderá participar de duas categorias diferentes:

- 1. Desenvolvendo uma proposta de identidade visual (capa, contracapa e miolo) de um livro que será produzido artesanalmente e que contemplará o conteúdo disponível no site www.fiat30anos.com.br. Os projetos devem ser enviados na forma de bonecos, contendo layout e pelo menos 3 verbetes baseados no conteúdo em vídeo, áudio e texto do site www.fiat30anos.com.br. O projeto selecionado será produzido e editado pela Comissão Organizadora e distribuído, dentre outros, a todas as bibliotecas estaduais do País.

- 2. Desenvolvendo uma proposta de identidade visual da versão digital da Utopédia, concebida para a web, que contemple o conteúdo do site www.fiat30anos.com.br. Os projetos devem ser enviados em CD ou DVD contendo esquema de navegação, design previsto e pelo menos 3 (três verbetes) baseados no conteúdo em vídeo, áudio e texto do site www.fiat30anos.com.br.

- O conteúdo da Utopédia seguirá o modelo de organização em verbetes a partir dos depoimentos registrados no site www.fiat30anos.com.br, no link "um futuro, muitas visões", que possui possibilidade de navegação por vários macrotemas. Os depoimentos estão referenciados em verbetes que aparecem como título, já classificados em macrotemas, que aparecem como subtítulo. Caberá ao artista inscrito escolher livremente 3 verbetes e seus respectivos conteúdos e transformá-los numa proposta de identidade visual para as categorias descritas nos itens 1 e 2 acima.

- A Comissão de Seleção reserva-se ao direito de rejeitar propostas inadequadas aos objetivos propostos nesta modalidade. Caso nenhuma das propostas inscritas seja selecionada, a Comissão de Seleção convidará artistas externos ao quadro de inscrições para desenvolver os projetos. Neste caso automaticamente ampliam-se 2 (duas) vagas na modalidade "B", projetos a serem desenvolvidos ou concluídos.

4.4. SOBRE O ENVIO DE MATERIAL:

- Os documentos impressos em papel deverão ser encadernados em 01 (uma) única unidade, na seguinte ordem: "Ficha de Inscrição" como folha de rosto, seguida das cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, do currículo e do portfólio. Finalmente, serão anexadas as fotos das obras com o seu descritivo, caso a opção de inscrição seja na modalidade "a". No caso de inscrição nas modalidades "b" e "c", o que se segue ao portfólio será o projeto detalhado.

- Caso haja necessidade de acrescentar itens digitalizados (CDs e DVDs), os mesmos deverão ser envolvidos por folha plástica também fixada como última página da encadernação, acompanhados, no verso, da descrição dos requisitos técnicos que demandam para visualização e operação.

- O portfólio contendo fotos das obras poderá ser apresentado em formato digital, padronizado em Power Point ou slide show em Flash, html ou Apresentação PDF (PDF Presentation), em resolução 1024 x 768 px, gravados em CD, contendo todos os dados solicitados na versão impressa. Todos os demais documentos solicitados deverão ser apresentados conforme especificados no item 4.3 "a".

4.5 SOBRE A POSTAGEM

- Cada envelope deverá ser lacrado e identificado com o nome e endereço completo do participante.

- O envelope deverá ser enviado pelos Correios através de SEDEX ou Carta Registrada, para Fiat Mostra Brasil, Caixa Postal 2036, Belo Horizonte, MG - Cep 30270-970 até o dia 11/08/2006. Esta é a data final de postagem confirmada pelo carimbo dos Correios. Serão automaticamente excluídos os envelopes com a data da postagem posterior a este prazo, quando não mais serão aceitas inscrições sob nenhum pretexto.

- A boa qualidade do material enviado é fundamental para a eventual classificação do participante. No caso da opção digital, teste-o antes de enviá-lo. Material com má qualidade de visualização e/ou identificado incorretamente não será avaliado, sendo o participante imediatamente desclassificado. Cabe exclusivamente à Comissão de Seleção julgar a qualidade do material apresentado.

- Não serão devolvidos os materiais enviados, tais como fotos, Compact Discs (CDs), DVD's, Clippings, portfólios e documentos necessários à inscrição, ficando a Comissão Organizadora responsável por eliminá-los, armazená-los ou utilizá-los somente como base de consulta privada interna.

5 - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

- 5.1. A Comissão de Seleção será composta por profissionais de notória competência e experiência na área de artes visuais, gráficas e mídias digitais, sendo a mesma indicada e coordenada pela Comissão Organizadora.

- 5.2. As decisões da Comissão de Seleção são soberanas, não cabendo qualquer tipo de recurso contra os resultados por ela definidos.

- 5.3. A Comissão de Seleção escolherá 30 (trinta) participantes dentre todos os inscritos, sendo selecionados 20 (vinte) inscritos na modalidade "A" (obras prontas) e 08 (oito) inscritos na modalidade "B" (projetos a serem desenvolvidos ou concluídos) e 2 (dois) projetos da modalidade "C" (Utopédia - identidade visual de livro impresso artesanalmente e um livro digital, e-book).

- 5.4. Além dos 30 (trinta) selecionados, serão escolhidos mais 10 participantes suplentes, sendo 05 (cinco) com obras prontas e 03 (três) com projetos a serem desenvolvidos e 02 (dois) com projetos de Utopédia, na hipótese de desistência ou desclassificação de algum dos 30 primeiros selecionados.

- 5.5. Esta seleção será feita pela Comissão de Seleção que estabelecerá critérios internos baseados na qualidade e viabilidade de execução dos trabalhos propostos. A mesma se reserva o direito de escolher no mínimo 01 (uma) e no máximo 03 (três) obras de cada participante selecionado para a Mostra (exposição, site, catálogo e documentário).

- 5.6. Uma vez definido o resultado, a Comissão Organizadora se compromete a comunicá-lo aos participantes selecionados, por telegrama e/ou e-mail, até o dia 31 de agosto de 2006.

- 5.7. Após receber o telegrama e/ou e-mail, o participante selecionado deverá confirmar sua participação junto à secretária executiva do projeto, enviando um e-mail para fiatmostrabrasil@respostafiat.com.br ou um telegrama para Fiat Mostra Brasil, Caixa Postal 2036, Belo Horizonte, MG - Cep 30270-970 até o dia 06 de setembro de 2006, sob pena de desclassificação a critério da Comissão Organizadora. Os selecionados receberão, no endereço definido na ficha de inscrição, um termo de formalização da participação no projeto, bem como as instruções da produção.

6 - DO ENVIO, MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO E DEVOLUÇÃO DAS OBRAS:

- 6.1. O projeto FIAT MOSTRA BRASIL realizará uma mostra coletiva com as obras selecionadas na cidade de São Paulo-SP, com amplo acesso ao público e divulgação nacional.

- 6.2. O envio e devolução das obras selecionadas são de inteira atribuição dos selecionados, responsabilizando-se a Comissão Organizadora apenas pelo seu recebimento, acondicionamento, montagem e desmontagem.

- 6.3. Maiores detalhes sobre o envio e devolução das obras, bem como a sua guarda pela Comissão Organizadora serão fornecidos após a confirmação de participação dos selecionados.

- 6.4. Cabe à Comissão Organizadora, e somente a ela, definir o melhor projeto cenográfico para a montagem das obras recebidas.

- 6.5. Os participantes selecionados comprometem-se a permanecer em São Paulo por, pelo menos, 5 (cinco) dias consecutivos ou alternados durante o período de realização da mostra, objetivando a participação em entrevistas, reuniões, palestras, debates, premiações ou atividades promocionais a serem desenvolvidas.

- 6.6. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação para os participantes selecionados não residentes na cidade de São Paulo serão de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora, durante todo o período de suas permanências em todas as fases do projeto.

7 - DA DIVULGAÇÃO:

- 7.1. Haverá divulgação nacional de todas as etapas do presente projeto, bem como a criação e manutenção de um site durante toda a sua existência, onde todas as obras selecionadas estarão disponíveis para apreciação do público em geral.

- 7.2. Um documentário em DVD será produzido pelo projeto, registrando as obras selecionadas, seus autores e a Mostra, além de um programa especial na TV Cultura de São Paulo. 3000 (três mil) cópias do documentário serão distribuídas gratuitamente em todo o país a entidades de caráter educacional e cultural. A Comissão Organizadora poderá comercializar o referido documentário após ou concomitantemente com esta tiragem.

- 7.3. Será gerado um catálogo, com tiragem de 3000 cópias, contendo todas as obras e artistas selecionados pelo projeto FIAT MOSTRA BRASIL, assim como textos elaborados pelos integrantes da Comissão de Seleção.

- 7.4. Todos os selecionados deverão estar disponíveis para coletivas de imprensa, entrevistas individuais e depoimentos para vídeo institucional, site do projeto, catálogo, documentário e programas especiais da TV Cultura.

8 - DOS DIREITOS DE IMAGEM, AUTORAIS E CONEXOS:

- 8.1. Ao aceitar os termos deste Regulamento, o participante declara a originalidade e titularidade das obras. O participante deverá ser titular do direito de licenciar, sem exclusividade, os direitos patrimoniais das obras para os fins previstos neste projeto, sob pena de desclassificação em qualquer fase do processo, sem prejuízo da adoção das medidas judiciais cabíveis. A Comissão Organizadora será isenta de quaisquer responsabilidades, cível ou criminal, resultante de falsa imputação, pelo participante, de autoria, titularidade ou originalidade das obras eventualmente apuradas.

- 8.2. Na eventualidade de o participante individual ou grupo selecionado utilizar obras artísticas, tais como músicas, obras literárias, lítero-musicais, vídeos, etc, das quais não sejam os autores, para composição da obra selecionada, será indispensável a apresentação de documento escrito hábil (Contrato de Cessão de Direitos Autorais ou conexos; autorização para utilização de imagem ou instrumento similar) que os autorize a utilizar referidas obras para os propósitos do projeto FIAT MOSTRA BRASIL, isentando a Comissão Organizadora de quaisquer responsabilidades civil e/ou criminal eventualmente apuradas.

- 8.3. Os participantes selecionados firmarão com a Comissão Organizadora um CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS/ CONEXOS e AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE IMAGEM, por meio do qual autorizarão que as imagens, sons e textos apresentados e coletados ao longo de todo o desenvolvimento do projeto possam ser utilizadas, em caráter irrevogável e irretratável, e por tempo indeterminado em todo o território nacional e fora dele.

- 8.4. O contrato acima mencionado será enviado pela Comissão Organizadora aos participantes selecionados, por correio, com Aviso de Recebimento, A.R., no endereço constante na "Ficha de Inscrição", tão logo seja publicada a relação dos selecionados.

- 8.5. O referido contrato outorgará à Comissão Organizadora a exclusividade dos direitos para elaboração, gravação e publicação do DVD, catálogo, Utopédia e outros produtos e materiais de divulgação do projeto Fiat Mostra Brasil (doravante designados apenas "MATERIAIS"), autorizando assim, a exploração e divulgação completa dos MATERIAIS, consideradas sua reprodução, transmissão, retransmissão, distribuição, comunicação ao público, veiculação em qualquer tipo de mídia e por qualquer meio ou processo existente (cinema, televisão de canal aberto, televisão por assinatura - "Pay TV", televisão a cabo ou satélite, "pay per view", "home vídeo", CD Rom, DVD - imagem e som, Internet e demais processos multimídia) e sua execução pública comercial ou não, em locais públicos ou privados de freqüência coletiva, tais como aeronaves, navios, embarcações, plataformas de petróleo, trens, metrôs, e quaisquer outros meios de transporte, e em todos os demais locais de freqüência coletiva a que faz referência o parágrafo 3º do artigo 68 da Lei de Direitos Autorais Brasileira, Lei 9.610, de 19/02/1998.

- 8.6. Por meio do presente regulamento e do CONTRATO, a ser assinado para produção do DVD, do catálogo e da Utopédia, a Comissão Organizadora poderá ainda, com exclusividade, autorizar ou proibir a utilização dos referidos produtos, no território nacional ou fora dele, independentemente da aquiescência posterior dos selecionados do projeto FIAT MOSTRA BRASIL.

9-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

- 9.1. O ato da inscrição dos participantes implica no cumprimento e na aceitação integral de todos os termos do regulamento, valendo como contrato de adesão.

- 9.2. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de, a qualquer tempo, desclassificar o concorrente que não cumprir qualquer uma das disposições deste, em todas as suas etapas, incluindo o desrespeito às datas e horários para as apresentações ou entrevistas e envio de dados e materiais solicitados, com o ressarcimento pelo concorrente dos danos causados à Comissão Organizadora.

- 9.3. A Comissão Organizadora não admitirá agente, empresário, marchand ou quaisquer outros intermediários em seu relacionamento com os participantes do presente projeto, em todos os assuntos ligados, direta e/ou indiretamente, ao projeto FIAT MOSTRA BRASIL, no presente e no futuro, tendo como único interlocutor o participante inscrito no projeto.

- 9.4. Prazos e locais pré-definidos neste regulamento poderão ser alterados a critério da Comissão Organizadora sem prejuízo de informação aos inscritos ou selecionados.

- 9.5. Os casos omissos no presente regulamento serão solucionados pela Comissão Organizadora, tendo como critério a equivalência dos mesmos direitos a todos os concorrentes, não cabendo qualquer recurso contra suas decisões.

Posted by João Domingues at 11:07 AM | Comentários(1)

junho 24, 2006

Inscrições: AsoloArtFilmFestival 06

AsoloArtFilmFestival 06
Competition Announcement: Design, Films on Art, Artists' Lives, Films on The Architecture, Productions, Videoart - Computer Art

Inscrições até 30 de junho de 2006

AsoloInternationalArtFestival
Foresto Vecchio 8 31011 Asolo (TV) - Itália
+39-0423-1995235 ou info@asolofilmfestival.it
www.asolofilmfestival.it
AsoloInternationalArtFestival: 30 de Setembro a 8 de outubro de 2006


AsoloInternationalArtFestival
RULES

Only works made after January 1st 2004 are eligible for the competition.
The works must fall into one of the above 6 sections, which must be indicated on the entry form. The Selection Committee reserves the right to move a work to another section should it thinks the work would better fit in a different sector from the one the artist submitted to.

To enter the competition the following are necessary:
· An entry form with all the parts filled in;
· Two copies of the work (PAL standard) in VHS or DVD;
· A short biography and essential filmography of the film-maker(s);
· A synopsis of the work in Italian or English;
· At least two slides or JPEG images of different frames or stills of the work, with the authorization to broadcast them on television and publish them in the press, or otherwise use them to promote the festival;
· The work script either of dialogue or commentary in Italian or English;
· List of original and non-original sound tracks.

This material must be prepared and submitted by the participants, and sent in by July 30th 2006. If works arrive after that date, the postmark will be considered as proof of their having been sent in time. Should the material submitted be incomplete, the organizing committee will decide whether the work is eligible for the competition, and its decision will be final.
The materials submitted will not be returned but kept as documentation in the festival archive. One of the works copies will be part of the A.I.A.F International Mediateca , created with the purpose to make the material available for studying and consulting to both Universities, Schools and worldwide students, and also to the promotion of the festival.


The required materials must be sent to the following address:
AsoloArtFilmFestival,
Foresto Vecchio, 8,
31011 Asolo (TV) Italy.

A special committee will be set up to make a preliminary selection of the works submitted.
At least 30 days before the festival opening date, the film-makers or producers whose works have been chosen will be informed that they have been accepted for the competition. They must submit a copy of the master transferred to Betacam SP or DVD. If this copy is not in Italian it must be subtitled in this language. If these subtitles are missing, when required, the contestant will automatically be excluded from the competition. The copies of the chosen works must reach the organizing body of the festival before and no later than September 15th 2006, otherwise they will be excluded. These copies will not be returned but will be kept in the festival archive.

A special Jury consisting of five members, chosen by the A.I.A.F. Chairman among leading international experts in the field, may be flanked by a representative of the A.I.A.F. as a member by right. The Jury will award the works eligible for the competition the following prizes:

· GRAN PREMIO ASOLO FOR THE BEST COMPETING FILM

· GRAN PREMIO ASOLO FOR THE BEST FILM ON ART

· PREMIO ASOLO FOR THE BEST ARTIST'S LIFE

· PREMIO ASOLO FOR THE BEST FILM ABOUT ARCHITECTURE

· PREMIO ASOLO FOR THE BEST FILM ABOUT DESIGN

· PREMIO ASOLO FOR THE BEST VIDEOART AND COMPUTER ART WORK

· PREMIO ASOLO FOR THE BEST PRODUCTION MADE BY FILMS SCHOOLS, HIGHER EDUCATION COURSES, UNIVERSITIES

· PREMIO GIAN FRANCESCO MALIPIERO FOR THE BEST SOUND TRACK

The Jury is also authorized to mention other worthwhile competing works. The Jury's decisions are final.
All contestants will receive a participation certificate.

By taking part in the competition, the owners of the copyright of the selected works freely authorize the inclusion of short sequences of their works. They would last no more than two minutes in TV news and other programs in order to promote the festival. They also freely authorize non-commercial screenings of their works.

The organizing body of the festival will take due care of the copies of the works submitted, but assumes no responsibility for eventual damages either during transportation or at the festival venues.

Any disputes will be settled in the Law-Court in Treviso.
Taking part in the competition implies acceptance of the rules.

Personal data will be treated according to the legislative decree of the Italian Law N° 196 of 30.06.2003 about Privacy and subsequent modifications and integrations.


Asolo, February 2006


ASOLOARTFILMFESTIVAL

SCHEDA DI PARTECIPAZIONE 2006/ENTRY FORM 2006
(da compilare in tutte le sue parti /Please fill in all parts of the form)

Titolo/Title:

Anno di produzione/ Year of production:

Contrassegnare la sezione in cui si iscrive l'opera/Please mark the section in which your work is to be included:
¨ Film sull'Arte/Films on Art
¨ Biografie d'Artista/Artists' Lives
¨ Film sull'architettura/ Films on architetture
¨ Film sul design/ Films on design
¨ Videoarte e Computer Art/Videoart - Computer art
¨ Produzioni sperimentali realizzate da Scuole di Cinema riconosciute, Istituti Superiori Specializzati, Università./ Experimental Productions made by recognized film schools, specialized higher education institutes and universities.


Regista/Film director:

Indirizzo/Address:

Tel: Fax:

E-mail:

Produzione/Production company:

Indirizzo/Address:

Tel: Fax:

E-mail:

Distribuzione/ Distribution Company (if any)________________________________

Indirizzo/Address:

Tel: Fax:

E-mail:

Sceneggiatura/Script:

Testo/Commentary:

Attori/Actors:

Fotografia/Photography:

Montaggio/Editing:

Musica/Music:

Durata/Length:____________ □ Colore/Colour:____________ □ BN/Black & White:_________

Formato originale/ Original format: □ 16mm.;____□ 35mm.;____□ Betacam SP;____□ DVD___
altro/ other:_______________

Audio originale:__________□ Ottico________□ Magnetico__________□ Doppia banda___________□ Dolby

Original audio:___________□ Optical______ □ Magnetic___________□ Double band____________□ Dolby

Lingua dei dialoghi e del commento/Dialogue or commentary language:

Sottotitoli in italiano/Italian subtitles: □ SI/ YES □ NO/NO

Il film ha partecipato ad altri festival?/ Was the film shown at other festivals?
□ SI/ YES □ NO/ NO

Se sì, specificare quali/ If so, please specify which one(s):

Il sottoscritto dichiara di aver preso visione del regolamento del festival e di accettarlo integralmente/The undersigned declares he/she has read the festival rules and agrees to abide by them all.


I dati personali verranno trattati secondo quanto previsto dalla legge del 30/06/2003 n°196 e successive modificazioni ed integrazioni./ Italian law of privacy n. 196/03.
I materiali inviati non saranno restituiti, ma verranno conservati presso l'archivio del Festival a scopo di documentazione, mentre una copia di ciascuna delle opere pervenute andrà ad incrementare la mediateca internazionale dell'A.I.A.F. istituita sia in favore delle Università, delle scuole e degli studenti con precisi fini didattici e di studio, sia per la promozione delle iniziative del festival stesso.

The materials submitted will not be returned but kept as documentation in the festival archive.
One of the works copies will be part of the A.I.A.F International Mediateca , created with the purpose to make the material available for studying and consulting to both Universities, Schools and worldwide students, and also to the promotion of the festival.

Firma del produttore o del proprietario dei diritti/Signature of the producer or owner of the copyright:

Data/Date:


Direzione/Director - Organizzazione/Organization:


AsoloArtFilmFestival: Foresto Vecchio, 8 - 31011 Asolo (TV) Italia;
Tel. +39 0423 1995235 - +39 0423 5236;
www.asolofilmfestival.it ; e-mail: info@asolofilmfestival.it

Posted by João Domingues at 4:52 PM

junho 21, 2006

Inscrições e informações para o artista: Projeto Atos Visuais 2006 na Funarte, Brasília

Projeto Atos Visuais 2006

Inscrições até 10 de julho de 2006

Coordenação da Funarte em Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural Lote 02, Brasília - DF 70.070-350
61-3223-2441/ 3226-9228/ 3223-5513 ou artesvisuaisbrc@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br/editais
Segunda a sexta, 10-12h e 14-18h


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.


PRÊMIOS:
- sem premiação

GANHO PARA SELECIONADOS: A exposição, com pró-labore de R$ 1 mil. deduzidos os impostos obrigatórios

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Cabe à Funarte: fornecer os convites para as exposições; preparar um catálogo com texto de apresentação redigido por um dos membros da Comissão de Seleção ou alguém por ela indicado, abrangendo todas as exposições.

CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- Os dossiês devem conter fotos, coloridas ou PB, no tamanho 20 x 25cm (tamanho aconselhável, não obrigatório), ou VHS, ou DVD, em conjunto com as propostas de desenvolvimento do trabalho.

TRANSPORTE, EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
- Cabe aos artistas pagar as despesas de molduras, embalagem e transporte das obras (ida e volta) e fornecer equipamentos especiais (TV, DVD, VHS e outros), permanecendo o artista e/ou grupo responsável pelos mesmos
- Os artistas e/ou grupos que por ventura utilizarem transportadora para entrega das obras, deverão apresentar comprovante do contrato da transportadora, para a sua devolução após o término da exposição.
- A Funarte não se responsabilizará por eventuais danos causados a obra, durante o percurso do transporte, cabendo ao artista e/ou grupo providenciar o seguro, se for de seu interesse.

DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
- O dossiê deve ser enviado em envelope com nome completo do artista e/ou grupo e escrito: SELEÇÃO PROJETO ATOS VISUAIS 2006. Os dossiês remetidos pelos Correios deverão ser registrados ou, se possível, enviados por SEDEX, e incluir um envelope já sobrescrito com nome e endereço completo para devolução, juntamente com vale-postal (em anexo, separadamente sem colar) no valor de carta registrada (peso máximo: 500g) ou de Sedex (para os dossiês que excederem o peso de 500g);

EDITAL


O Presidente da Fundação Nacional de Arte - Funarte, órgão do Ministério da Cultura, no uso das suas atribuições que lhe confere o inciso V, artigo 14 do Estatuto aprovado pelo Decreto n° 5.037 de 07/04/2004, publicado no DOU de 08/04/2004, resolve tornar público que se encontram abertas de 09/06/2006 a 10/07/2006 as inscrições para artistas e/ou grupos que queiram participar do PROJETO ATOS VISUAIS 2006, de artes visuais, que constará de exposições coletivas e/ou individuais a serem realizadas na Galeria Fayga Ostrower e na Galeria Marquise (jardins e marquise) da Coordenação da Funarte em Brasília, localizada no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília - DF, com os trabalhos selecionados.
As propostas para a Galeria Marquise (jardins e marquise) poderão incluir obras de materiais sólidos permanentes, perecíveis ou temporários, com tempo de exposição relativo à sua resistência ao ar livre. Estes espaços estão disponíveis em planta baixa e fotografia no site: www.funarte.gov.br/editais

OBJETIVO
Art. 1º - Selecionar artistas e/ou grupos para exposições coletivas e/ou individuais no ano de 2006, em datas a serem marcadas, após a divulgação do resultado da seleção.
Parágrafo Primeiro: A divulgação dos selecionados dar-se-á através de Portaria, publicada no Diário Oficial da União e no site www.funarte.gov.br
Parágrafo Segundo - As exposições deverão contemplar artistas inscritos em todo o território nacional, para que se obtenha um panorama abrangente da produção contemporânea na área de artes visuais, cabendo à Comissão de Seleção, em conjunto com a Funarte através do Centro de Artes Visuais e da Coordenação da Funarte em Brasília, a programação das propostas selecionadas.

DAS INSCRIÇÕES
Art. 2º - Não poderão se inscrever artistas e/ou grupos que tenham participado do PROJETO ATOS VISUAIS 2004-2005.

Art. 3º - Poderão se inscrever artistas e/ou grupos de todo o Brasil e estrangeiros domiciliados no país há mais de 3 (três) anos, ainda que não tenham realizado qualquer exposição.

Art. 4º - Para inscrição, todo proponente deverá estar com o CPF atualizado e situação fiscal regularizada junto à Receita Federal do Ministério da Fazenda. Anexar ao dossiê 1 (uma) cópia da certidão negativa conjunta (consultar no site www.receita.fazenda.gov.br ).

Art. 5º - As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 18h, na Coordenação da Funarte em Brasília - Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural Lote 02 (atrás da Torre de TV), CEP 70.070-350, Brasília - DF, fones/fax: (61) 3223 2441/ 3226 9228/ 3223 5513; ou pelos Correios com data de postagem até 30/06/2006 (para carta registrada) e até 10/07/2006 (para Sedex).

Art. 6º - Os artistas e/ou grupos poderão inscrever até 3 (três) trabalhos ou projetos que se adequem aos espaços da Galeria Fayga Ostrower e da Galeria Marquise (jardins e marquise), conforme plantas e fotos disponíveis no site: www.funarte.gov.br/editais .

Art. 7º - Os artistas e/ou grupos deverão apresentar suas propostas especificando o espaço que pretende utilizar (Galeria Fayga Ostrower ou Galeria Marquise).

Art. 8º - Para a Galeria Fayga Ostrower não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis e/ou que interfiram na integridade física do local ou do público. Para a Galeria Marquise (jardins e marquise) as propostas poderão incluir obras de materiais sólidos permanentes, perecíveis ou temporários, com tempo de exposição relativo à sua resistência ao ar livre. Estes espaços estão disponíveis em planta baixa e fotografia no site: www.funarte.gov.br/editais

Art. 9º - A Comissão Organizadora rejeitará as inscrições que não estejam de acordo com os termos deste edital, cuja inscrição implica na automática e plena concordância das normas estabelecidas neste edital.
Parágrafo Único - Os artistas e/ou grupos poderão consultar o edital pelo site www.funarte.gov.br , ou solicitá-lo por e-mail: artesvisuaisbrc@funarte.gov.br ou por telefone: (61) 3223-2441/3226-9228. Os artistas e/ou grupos residentes em outros Estados poderão retirá-lo nas respectivas Secretarias de Estado da Cultura e nas Secretarias Municipais de Cultura das Capitais, dentro do expediente normal destas instituições.

DA SELEÇÃO
Art. 10 - A seleção dos trabalhos será feita pelo exame de dossiê, por comissão composta por 3 (três) membros, designados pela Funarte, sendo soberanas as suas decisões.
Parágrafo único - Caberá à Comissão de Seleção definir o número de exposições em cada espaço.

Art. 11 - O dossiê deve obedecer às seguintes especificações:
I - ter formato máximo de 21 x 33cm (ofício) e estar inserido numa pasta;
II - ser enviado em envelope com nome completo do artista e/ou grupo e escrito: SELEÇÃO PROJETO ATOS VISUAIS 2006. Os dossiês remetidos pelos Correios deverão ser registrados ou, se possível, enviados por SEDEX, e incluir um envelope já sobrescrito com nome e endereço completo para devolução, juntamente com vale-postal (em anexo, separadamente sem colar) no valor de carta registrada (peso máximo: 500g) ou de Sedex (para os dossiês que excederem o peso de 500g);
III - conter fotos, coloridas ou PB, no tamanho 20 x 25cm (tamanho aconselhável, não obrigatório), ou VHS, ou DVD, em conjunto com as propostas de desenvolvimento do trabalho. Se desejar, o artista e/ou grupo poderá enviar também fotos dos seus trabalhos mais recentes para melhor análise pela Comissão de Seleção, especificando o trabalho que está sendo proposto para a mostra;
IV - indicar em todas as fotos, no verso, o nome do autor e a indicação das medidas. As fitas de VHS, DVD e todo o material devem também estar devidamente identificados;
V - no caso de instalações ou trabalhos de montagem complexa ou obras não convencionais, o dossiê deve permitir o entendimento claro das propostas apresentadas, através de texto do artista e/ou grupo com especificações de manuseio e montagem;
VI - conter dados curriculares restritos à formação artística e atividades culturais, identificação e dados pessoais com endereço completo, telefone, fax e e-mail;
VII - apresentar uma relação com as informações: autor, título, data, técnica ou materiais utilizados, dimensões (medida máxima na vertical x medida máxima na horizontal x profundidade) e outros dados julgados necessários pelo artista e/ou grupo;
VIII - ficha de inscrição preenchida, disponível no site www.funarte.gov.br/editais;

Art. 12 - Todos os artistas e/ou grupos selecionados receberão a importância de R$ 1.000,00 (hum mil reais), como prêmio, pagos até o final das exposições, deduzidos os impostos obrigatórios.

Art. 13 - A seleção será feita através das fotos, projetos, VHS e DVD. Não serão aceitas obras para a seleção.

Art. 14 - Todos os artistas e/ou grupos selecionados serão comunicados logo após a seleção.
§ 1º - Os dossiês dos artistas e/ou grupos selecionados ficarão sob a guarda da Funarte até o término do evento, sendo em seguida devolvidos pelos Correios;
§ 2º - Os artistas e/ou grupos não selecionados, que entregarem pessoalmente seus dossiês na Coordenação da Funarte em Brasília, deverão retirá-los no mesmo local e o restante deverá recebê-los pelos Correios, desde que mandem o envelope para devolução juntamente com vale-postal no valor de carta registrada (peso máximo: 500g) ou de Sedex (para os dossiês que excederem o peso de 500g), anexados separadamente (sem colar);
§ 3º - Os dossiês poderão ser mantidos pela Funarte até um ano após a data de início das inscrições, não se responsabilizando pelos mesmos após este prazo.

DAS EXPOSIÇÕES
Art. 15 - As exposições individuais e/ou coletivas serão realizadas no decorrer do ano de 2006, com datas a serem divulgadas após o resultado da seleção.
§ 1º - Caberá à Coordenação da Funarte em Brasília, de comum acordo com a Comissão de Seleção, o plano de execução da montagem das exposições, assim como a adequação do número de obras por artista e/ou grupo e sua disposição nos espaços da mostra (Galeria Fayga Ostrower e Galeria Marquise);
§ 2º - As dimensões dos trabalhos deverão levar em conta os espaços disponíveis na Galeria Fayga Ostrower (dimensões: 16,70 x 7,30 m e pé direito: 2,90 m - planta disponível no site da Funarte); e na Galeria Marquise (jardins e marquise - planta e fotos disponíveis no site da Funarte www.funarte.gov.br);
§ 3º - Os artistas poderão visitar o espaço das galerias no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (atrás da Torre de TV), Brasília - DF.

DO TRANSPORTE
Art. 16 - Os trabalhos deverão chegar à Funarte 7 (sete) dias antes da abertura da exposição.

Art. 17 - Os artistas e/ou grupos selecionados deverão retirar seus trabalhos até 05 (cinco) dias após o término da exposição. A não observância deste prazo permitirá à Funarte adotar as providências que melhor lhe aprouver.
Parágrafo único - Os artistas e/ou grupos que por ventura utilizarem transportadora para entrega das obras, deverão apresentar comprovante do contrato da transportadora, para a sua devolução após o término da exposição.

Art. 18 - A Funarte não se responsabilizará por eventuais danos causados a obra, durante o percurso do transporte, cabendo ao artista e/ou grupo providenciar o seguro, se for de seu interesse.

DA MONTAGEM
Art. 19 - Caberá exclusivamente à Comissão de Seleção e à Funarte o conceito de montagem e o local onde serão apresentados os trabalhos, exceto o(s) trabalho(s) que o artista e/ou grupo tenha especificado como fazê-lo, através do projeto de montagem, obedecendo ao detalhamento, a ser enviado juntamente com a documentação.

Art. 20 - A montagem será feita pela equipe da Funarte juntamente com os artistas e/ou grupos. As obras que não se enquadrarem nos suportes tradicionais serão montadas de acordo com os projetos enviados pelos artistas e/ou grupos. Trabalhos que exijam salas, instalações e montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica dos locais.

Art. 21 - Equipamentos especiais necessários à apresentação deverão ser fornecidos pelo artista e/ou grupo, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e manutenção dos mesmos.

DAS OBRIGAÇÕES DOS ARTISTAS
Art. 22 - Cabe aos artistas e/ou grupos selecionados:
I - assinar o Termo de Compromisso da exposição da qual participa;
II - comunicar, por escrito, eventuais mudanças de endereço à Coordenação da Funarte em Brasília;
III - entregar, nos prazos estipulados pela Funarte logo após a seleção, o material destinado à produção das peças gráficas (catálogo e convite) e divulgação, como fotos coloridas ou PB, que garantam melhor reprodutibilidade, com as especificações das fotos que serão destinadas ao convite, ao catálogo e à divulgação, acompanhadas de ficha técnica completa (nome, título, técnica, dimensões, ano), currículo resumido, e texto sobre o trabalho que será apresentado;
IV - autorizar por escrito a reprodução do material destinado à produção das peças gráficas para divulgação e promoção do projeto em todo e qualquer veículo de comunicação, bem como autorizar a veiculação de imagens das obras expostas e textos via Internet;
V - enviar, para as exposições coletivas e/ou individuais, os trabalhos apresentados no dossiê que foram indicados pela Comissão de Seleção, não sendo permitido substituí-los por obras com características diferentes;
VI - pagar as despesas de molduras, embalagem e transporte das obras (ida e volta) e fornecer equipamentos especiais (TV, DVD, VHS e outros), permanecendo o artista e/ou grupo responsável pelos mesmos;
VII - cumprir os prazos estipulados para a entrega das obras;
VIII - os artistas e/ou grupos selecionados não poderão retirar seus trabalhos antes do encerramento do evento;
IX - os vídeos (VHS, Pal-M ou NTSC) ou DVDs selecionados deverão ser repetidos até o final da fita (looping), a não ser que a proposta do artista exija forma de apresentação especial e esteja justificada no encaminhamento do projeto.

Art. 23 - A inscrição efetuada implica a plena aceitação de todas as condições nos termos deste edital.

DAS OBRIGAÇÕES DA FUNARTE
Art. 24 - Cabe à Funarte:
I - devolver os dossiês dos artistas e/ou grupos, em consonância com o art.11º - II deste edital;
II - devolver com frete a pagar, conforme artigos 17º e 22º - VI deste edital, as obras dos artistas selecionados residentes fora do Distrito Federal, nas mesmas condições de recebimento, ou seja, devidamente identificadas e adequadamente embaladas;
III - fornecer os convites para as exposições;
IV - preparar, segundo as disponibilidades orçamentárias, um catálogo com texto de apresentação redigido por um dos membros da Comissão de Seleção ou alguém por ela indicado, abrangendo todas as exposições.

Art. 25 - As decisões finais da Comissão de Seleção são irretratáveis e irrevogáveis.

Art. 26 - Os casos omissos e controversos serão resolvidos pela Funarte.

Antonio Carlos Grassi
Presidente da Funarte


Posted by João Domingues at 12:45 PM

junho 15, 2006

Selecionados Concurso Foto+ 2006

Selecionados Concurso Foto+ 2006
Analu Nabuco, Alex Laurentino (Prêmio Hercule Florence), Alexandre Mascarenhas, Daniela Justus, Felipe Varanda, Frederico Dalton, Isabela Lira, Leonardo Bittencourt, Lícius da Silva, Osvaldo Carvalho

Comissão de seleção: Corinne Loisel, Claudia Tavares, Jean-Paul Lefèvre, Nadja F. Peregrino, Patricia Gouvêa

Organização: Ateliê da Imagem, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro

Todos os artistas ganharam uma bolsa de estudos em um dos cursos do Ateliê da Imagem e participarão de uma exposição coletiva em 2007 em local e período a ser definido.

O melhor projeto escolhido e ganhador do Prêmio Hercule Florence é de autoria de Alex Laurentino. O Prêmio Hercule Florence envolve uma viagem de intercâmbio artístico à França patrocinada pelo Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Este prêmio inclui passagens aéreas, ajuda de custo para estadia, transporte e alimentação e apoio no agendamento de encontros com profissionais da área de fotografia. O premiado tem direito ainda a uma bolsa em curso intensivo de francês na Aliança Francesa do Rio de Janeiro.

Posted by João Domingues at 9:57 AM

junho 14, 2006

Inscrições e Informações para o artista: Semanadas SPA de Estímulo às Artes Visuais, Recife

Semanadas SPA de Estímulo às Artes Visuais
Semana de Artes Visuais do Recife - SPA 2006

Inscrições até 21 de julho de 2006

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
a/c Secretaria da Sociedade dos Amigos do MAMAM
Rua da União 88, Boa Vista, Recife - PE
CEP 50.050-010
Segunda a sexta, 9-12h e 14-17h30
ou
Museu Murillo La Greca
Rua Leonardo Bezerra Cavalcante 366, Parnamirim, Recife - PE
CEP 52.060-030
Segunda a sexta, 9-12h e 14-17h30
www.recife.pe.gov.br/spa2006


Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS PARA SELECIONADOS:
- Bolsas de R$ 600, R$ 1 mil ou de R$ 1,5 mil

CUSTOS OPERACIONAIS:
- Apresentação (em formato A4 ou A3) contendo proposta descritiva e ilustrativa da ação; também será aceito material ilustrativo complementar, como croquis, esquemas gráficos, mapas; bem como curriculum vitae, portfólio, catálogos, folders e artigos em revistas ou jornais;

DEVOLUÇÃO PARA SELECIONADOS E NÃO-SELECIONADOS:
- Os projetos não selecionados deverão ser retirados até o dia 22 de setembro na Secretaria da Sociedade de Amigos do MAMAM; Os projetos enviados por Correio só serão devolvidos se for enviado outro envelope pré-selado com o mesmo valor para retorno

REGRESSO DAS OBRAS:
- É de responsabilidade do selecionado a retirada das obras

SEGURO, MANUTENÇÃO:
- A organização do evento não se responsabilizará pela segurança e manutenção dos trabalhos selecionados, nem por danos físicos ou morais que possam ocasionar aos participantes ou a terceiros

Regulamento

A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, em convênio com a Fundação de Cultura Cidade do Recife e apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, Instituto de Arte Contemporânea - IAC/UFPE, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães e Museu Murillo La Greca tendo em vista as comemorações da V Semana de Artes Visuais do Recife - SPA 2006, que ocorrerá entre os dias 10 e 16 de setembro de 2006, promoverá o III Concurso de Artes Visuais do Recife (Semanadas SPA), mediante as cláusulas estabelecidas no presente Regulamento.

Capítulo 1 - Do Objetivo

1.1 A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, em parceria com a Secretaria e Fundação de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife e apoio do Instituto de Arte Contemporânea - IAC/UFPE, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães e Museu Murillo La Greca, visando estimular as artes visuais no âmbito do Município do Recife, promoverá o III Concurso Público de Artes Visuais do Recife (Semanadas SPA), dentro das comemorações da V Semana de Artes Visuais do Recife - SPA 2006, concedendo prêmios aos artistas ou grupos inscritos e selecionados, nas modalidades Semanada de incentivo à produção e Semanada de incentivo à formação, observando-se o seguinte:

Semanada de Incentivo à Produção: promovidas por artistas individualmente ou por agrupamentos de artistas, para a produção de ações artísticas, tais como: exposições individuais ou coletivas, residência de artistas, intervenções urbanas, performances, instalações, exibição de vídeo-arte, pequenas publicações, fotografia, grafitti, quadrinhos, etc.

Semanada de Incentivo à Formação: para a realização de oficinas práticas e/ou teóricas em artes visuais.


Capítulo 2 - Dos Participantes

2.1 Poderão inscrever-se pessoa física ou grupo, responsável pela criação e execução de suas propostas artísticas ou pela realização das oficinas;

2.2 A inscrição de um grupo deverá ser feita por um de seus membros, ficando ele responsável por todas as negociações e contratos firmados entre o grupo e a organização do Evento;

2.3 É vetada a inscrição de artistas ou grupos selecionados na edição do SPA 2005, dos membros da organização do SPA , da Comissão de Seleção, ou dos funcionários dos órgãos da Prefeitura da Cidade do Recife.


Capítulo 3 - Das Inscrições

3.1 As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 03 de junho a 21 de julho de 2006.

3.2 As inscrições devem ser encaminhadas ao Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães aos cuidados da Secretaria da Sociedade dos Amigos do MAMAM (Rua da União, 88, Boa Vista, Recife - PE, CEP 50.050-010) ou Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim, Recife - PE, CEP 52.060-030), pessoalmente ou por correio, segundo os critérios discriminados abaixo:

Por Correio: Nas correspondências devem constar a data de postagem até o dia 21 de julho de 2006. Recomenda-se, portanto, o envio por meio de serviços de entrega expressa / SEDEX para os artistas que postarem ao final do prazo regulamentar. Apenas serão aceitas as propostas entregues pelos Correios até o dia 28 de julho de 2006.

Pessoalmente: no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães ou no Museu Murillo La Greca, nos horários de segunda a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17:30h, até o dia 21 de julho de 2006.

3.3 Não serão aceitas inscrições fora dos prazos acima mencionados;

3.4 Não serão aceitas inscrições realizadas por fax ou e-mail;

3.5 O ato de inscrição no processo seletivo implicará na aceitação pelo artista ou grupo de todas as condições deste Regulamento;

3.6 Ao inscrever-se, o artista ou grupo autoriza a Comissão Organizadora a reproduzir total ou parcialmente o material enviado (imagens e textos), bem como os resultados do trabalho, para utilização na divulgação do Evento;

3.7 É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do artista ou grupo inscrito a veracidade das informações por ele prestadas no ato da inscrição e a observância e regularidade de toda e qualquer questão concernente à Lei de Direitos Autorais (Lei Federal Nº 6.910/98) no que se refere à documentação encaminhada, bem como às obras inscritas e realizadas durante o Evento.


Capítulo 4 - Da Documentação

4.1 O interessado em concorrer às Semanadas de Incentivo à Produção deve encaminhar, no ato de solicitação de inscrição, as informações e os documentos abaixo indicados, reunidos em um único envelope lacrado e com a identificação do inscrito:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
b) Cópia da Carteira de Identidade ou em casos de estrangeiro, passaporte que evidencie estar em situação regular no país;
c) Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
d) Cópia de comprovante de residência ou declaração que comprove o endereço do artista inscrito;
e) Cópia do documento de Inscrição do INSS ou PIS/PASEP;
f) Cópia do CIM (Cadastro de Inscrição Municipal) para os residentes no Recife;
g) Apresentação (em formato A4 ou A3) contendo:
1. Proposta descritiva e ilustrativa da ação;
2. Também será aceito, na inscrição, material ilustrativo complementar, como croquis, esquemas gráficos, mapas; bem como curriculum vitae, portfólio, catálogos, folders e artigos em revistas ou jornais.


4.2 Os itens c, e e f poderão ser dispensados no caso de estrangeiro;

4.3 A exigência contida na letra f do item 4.1 é facultativa para qualquer proponente, no entanto, a sua não apresentação implicará na dedução de 5% do valor como imposto local;

4.4 No caso de inscrição realizada através de correio por artista estrangeiro que não esteja no Brasil, a documentação exigida neste capítulo, no que couber, será apresentada quando da sua chegada para participar do Evento;

4.5 Nos projetos de Semanadas de Incentivo à Formação (oficinas) deverão também constar as seguintes informações:
A) Proposta com ementa, objetivos, justificativa, programa e metodologia;
B) Descrição da infra-estrutura necessária ao local da Oficina;
C) Lista de material e equipamentos a serem utilizados.

4.6 As propostas de oficinas deverão prever o atendimento de, no mínimo, 10 (dez) alunos, com faixa etária a partir de 12 anos, e ter carga horária mínima de 20 horas. As oficinas deverão ser realizadas no período da manhã.

4.7 As propostas selecionadas deverão ser realizadas na cidade do Recife, durante a Semana do SPA, de 10 a 16 de setembro de 2006;

4.8 Os projetos não selecionados deverão ser retirados até o dia 22 de setembro na Secretaria da Sociedade de Amigos do MAMAM (endereço já citado);

4.9 Os projetos enviados por Correio só serão devolvidos se for enviado outro envelope pré-selado com o mesmo valor para retorno;

4.10 Não serão aceitos projetos de intervenções urbanas ou oficinas que gerem algum tipo de risco por norma legal à comunidade, ou que possam comprometer o patrimônio ou a integridade física das pessoas, e que impeçam o direito de ir e vir;

4.11 Os artistas ou grupos de artistas só poderão apresentar proposta para um tipo de Semanada de Incentivo à Produção de R$ 600,00 (seiscentos reais), de R$ 1.000,00 (mil reais) ou de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);

4.12 As propostas podem considerar a utilização de um prédio em desuso no centro da Cidade do Recife, a ser disponibilizado pela Coordenação do SPA, para a exibição de seus trabalhos ou a realização de intervenções / ocupações;

4.13 As propostas selecionadas que utilizarem outros espaços ou prédios públicos ou privados, que não os disponibilizados pela coordenação do evento, deverão apresentar os documentos da respectiva autorização;

4.14 A organização do evento não se responsabilizará pela segurança e manutenção dos trabalhos selecionados, nem por danos físicos ou morais que possam ocasionar aos participantes ou a terceiros;

4.15 É de responsabilidade do selecionado a retirada das obras;

4.16 O acesso às ações contempladas pela Semanada, deverá ser obrigatoriamente público e gratuito;

4.17 Não serão aceitas imagens em slides, disquetes ou CDs no ato de inscrição;

4.18 Os trabalhos cuja apresentação exijam fitas de vídeo (performance, vídeo-arte e/ou instalação) deverão ser encaminhados em uma fita VHS em linguagem NTSC ou em DVD, SVCD ou VCD com até 15 (quinze) minutos de duração. Trabalhos com duração superior deverão ser editados para até 15 (quinze) minutos;

4.19 Não será aceita a entrega de obras originais na inscrição.

4.20 Os projetos e os portfólios dos artistas selecionados ficarão na posse da organização do SPA e serão incorporados ao acervo da Biblioteca e Centro de Documentação de Arte Pintora Lígia Celeste, do MAMAM.


Capítulo 5 - Da Comissão de Seleção

5.1 A seleção dos trabalhos será realizada nos dias 31 de julho a 02 de agosto de 2006, em etapa única - através da análise das propostas inscritas - por uma Comissão de Seleção composta por um número ímpar de membros especializados, a ser convidada pela Organização do evento;

5.2 A comissão terá como atribuições examinar as propostas inscritas e escolher os artistas ou grupos que serão contemplados com as Semanadas SPA;

5.3 Os integrantes da Comissão de Seleção poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação;

5.4 Os critérios adotados, bem como a justificativa para a escolha dos artistas ou grupos selecionados, serão objeto de reunião da Comissão de Seleção, tendo sua fundamentação registrada em ata;

5.5 Os artistas ou grupos selecionados serão formalmente comunicados pela Comissão Organizadora.

Capítulo 6 - Das Semanadas SPA

6.1 Cada artista ou grupo de artistas selecionados para a Semanada de Incentivo à Produção, receberão, a título de estímulo, valores unitários de R$ 600,00 (seiscentos reais) ou R$ 1.000,00 (mil reais) ou R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);

6.2 A quantidade de propostas selecionados para cada um dos valores supracitados será determinada pela comissão julgadora, de acordo com a quantidade e qualidade de projetos recebidos, respeitando-se o teto de R$ 30.000,00 para o estímulo à produção;

6.3 Cada artista ou grupo selecionado para a Semanada de Incentivo à Formação receberá, a título de estímulo à realização de oficina, o valor unitário de R$ 2.000,00 (dois mil reais), respeitando-se o teto de R$ 6.000,00;

6.4 A comissão de seleção indicará propostas para suplência que podem vir a substituir propostas, no caso de desistência dos selecionados;

6.5 O material e/ou equipamentos utilizados nas ações e oficinas ficarão sob responsabilidade do proponente, que deverá listar previamente suas necessidades no projeto. O local de realização poderá ser negociado, junto à coordenação do SPA, em função de cada necessidade e dentro das possibilidades do evento.

6.6 As Semanadas serão pagas em duas parcelas, 50 % logo após a divulgação do resultado, e os 50% restantes, ao final da semana do evento;

6.7 Para o recebimento da segunda parcela do pagamento das Semanadas de Incentivo à Produção será exigida a entrega de um registro em foto ou vídeo da ação selecionada. Para Semanadas de Incentivo à Formação será exigida a entrega da lista de freqüência dos alunos;

6.8 O valor das Semanadas é fixo e não reajustável, sendo descontados todos os tributos cabíveis;

6.9 A divulgação dos artistas ou grupos selecionados será feita no dia 04 de agosto de 2006 através da imprensa local, e no site www.recife.pe.gov.br/spa2006;

6.10 Caberá à Comissão Organizadora determinar as medidas a serem tomadas em caso de desistência do artista ou grupo selecionado durante o evento;

6.11 Os artistas residentes em outros estados poderão obter, junto à produção do evento e no site, informações mais detalhadas que possibilitem o melhor dimensionamento do seu projeto.


Capítulo 7 - Das Disposições Finais

7.1 Mais informações referentes à Semanada SPA poderão ser obtidas no site www.recife.pe.gov.br/spa2006 ou pelo telefone (81) 3232.4467;

7.2 O artista ou grupo selecionado ficará obrigado a cumprir fielmente os termos deste regulamento de seleção;

7.3 A assinatura da ficha de inscrição implica na aceitação integral deste Regulamento;

7.4 As decisões das comissões são soberanas e irrecorríveis;

7.5 Os casos omissos relativos a este Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Evento.


Fernando Duarte da Fonseca
Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife

Lucia Roberta Santos
Presidente da Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães


CRONOGRAMA
Inscrições: 03 de junho a 21 de julho.
Julgamento para a seleção dos trabalhos: 31 de julho a 02 de agosto.
Divulgação do resultado: 04 de agosto.
Realização do SPA: 10 a 16 de setembro de 2006.

Posted by João Domingues at 12:17 PM

junho 13, 2006

Inscrições: Programa Cultura e Pensamento 2006

Programa Cultura e Pensamento 2006
Temas: Biopolítica e tecnologias; Populações e territórios; Estado-nação; Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade

Inscrições até 14 de julho de 2006

Informações: 71-3245-1472 / 3247-8178 ou info@culturaepensamento.com.br
www.cultura.gov.br/culturaepensamento
Realização: Ministério da Cultura (MinC)
Coordenação técnica: Fapex
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Ministério da Educação (MEC), Sesc São Paulo, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)


Programa Cultura e Pensamento 2006

O Programa Cultura e Pensamento objetiva apoiar as esferas públicas de debate e circulação de idéias em torno de uma agenda contemporânea, colaborando para o desencadeamento de processos novos que fortaleçam e ampliem os espaços de reflexão da sociedade brasileira, espaços de formulação de projetos sustentáveis para o desenvolvimento humano, econômico, social e cultural. Um desenvolvimento que tenha na cultura e na educação o seu eixo focal e estratégico.

O Programa é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), conta com a coordenação técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), o patrocínio da Petrobras e a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Sesc São Paulo e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Neste ano, Cultura e Pensamento irá fomentar a realização de projetos de debates em torno de quatro linhas temáticas, selecionadas por terem marcado a produção universitária brasileira, seu meio editorial, pautas críticas da imprensa, manifestações de grupos culturais e de organizações sociais:

a) Biopolítica e tecnologias: padrões contemporâneos de dominação, propriedade, poder e controle;
b) Populações e territórios: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura;
c) Estado-nação, esse obscuro objeto do desejo: desventuras e possibilidades para os Estados nacionais na virada do século;
d) Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade.

Textos dissertativos detalhando as linhas temáticas encontram-se no portal do programa www.cultura.gov.br/culturaepensamento.

Seleções Públicas

Como ação central do programa, no intuito de estimular o debate em torno destes relevantes temas, serão promovidas seleções públicas em três modalidades: debates presenciais, debates em periódicos impressos e debates em periódicos eletrônicos. A possibilidade de uma chamada pública é inovadora por permitir a multiplicidade de propostas e de curadorias num campo em que os princípios de transparência e o espírito de iniciativa e cooperação devem ser absolutamente valorizados.

Para propor projetos de debates presenciais é necessário, no mínimo, um curador, responsável pelo conteúdo e pela seleção dos convidados, e uma entidade de natureza cultural, científica, educacional ou de pesquisa, responsável pela parte técnica e operacional. Para participar, os proponentes deverão escolher em que linha temática sua discussão se enquadrará. Serão aprovados quatro projetos, um em cada linha temática, para cada um dos quais serão destinados até R$ 170 mil.

Simultaneamente, o programa Cultura e Pensamento 2006 convida a participar publicações acadêmicas e culturais de todo o Brasil através das Seleções Públicas de Periódicos Impressos e Eletrônicos.

Poderão propor projetos nesta segunda modalidade - debate em periódicos impressos - revistas ou jornais que tenham vinculo com ong's, entidades de ensino, institutos ou grupos de pesquisa, departamentos universitários, outros grupos acadêmicos, instituições culturais, ou apresentem perfil editorial acadêmico e/ou cultural e que já estejam em circulação. A proposta deverá ser realizada em conjunto com editores, responsáveis pelo conteúdo editorial do projeto. As abordagens específicas deverão abordar no mínimo duas das linhas temáticas. Serão aprovados seis projetos para cada um dos quais serão destinados até R$ 27,5 mil.

Já os projetos de debate em periódicos eletrônicos, podem ser apresentados por um editor em conjunto com uma pessoa física ou jurídica que detenha o direito de uso do domínio web do Periódico Eletrônico. Os projetos apresentados nesta modalidade também devem escolher pelo menos duas Linhas Temáticas para o seu debate. Nesta modalidade serão selecionados cinco projetos, para cada um dos quais serão destinados até R$ 14 mil.

As inscrições estarão abertas até 14 de julho, e podem ser realizadas exclusivamente no portal www.cultura.gov.br/culturaepensamento, que funcionará como uma base de acesso às informações sobre o Programa. O resultado dos projetos selecionados está previsto para agosto.

Os projetos selecionados deverão ser realizados entre outubro e dezembro, e devem visar alcance nacional, contemplando, inclusive, regiões menos desenvolvidas do País no roteiro dos eventos presenciais, proporcionando uma maior difusão do debate público em todo território brasileiro. Para tanto, os projetos de debate presenciais deverão ser realizados em, no mínimo, duas cidades de diferentes regiões do País, sendo que os debates realizados em uma destas cidades serão transmitidos ao vivo para as instituições que aderiram previamente a Rede Cultura e Pensamento.

Rede Cultura e Pensamento

Uma das principais ações para ampliar o alcance dos debates fomentados é a articulação da Rede Cultura e Pensamento. Todas as instituições e entidades que demandarem a transmissão dos debates presenciais tornam-se integrantes da Rede Cultura e Pensamento. A formação da rede constitui-se numa malha de intercâmbio sendo um foco de atuação das políticas públicas de debate do Governo Federal junto aos meios universitários, educacionais, segmentos sociais e culturais do País. Os pontos que formam a rede terão acesso completo às transmissões do debate, a impressos de divulgação, e a outros instrumentos de participação oferecidos pelo programa. A transmissão ao vivo dos debates será viabilizada com o suporte técnico da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP e conta com o apoio da Secretaria de Ensino Superior do MEC, além de diversos outros parceiros.

Projetos Convidados

Outras iniciativas, oriundas de grupos de trabalho consolidados, foram também incorporadas à agenda do Programa, complementando o elenco de suas ações combinadas para o ano corrente. O primeiro é o seminário Brasil como Enigma, previsto para agosto, cujo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) é responsável pela curadoria. Já o segundo é o ciclo de conferências
O Esquecimento da Política, que conta com a curadoria de Adauto Novaes.

Portal

No portal www.cultura.gov.br/culturaepensamento, o público encontrará os objetivos, linhas de ação, fóruns permanentes, regulamento, formulário de inscrição, instruções para adesão à Rede Cultura e Pensamento, banco de projetos além de um painel com textos, imagens, áudios, etc. A intenção principal é torná-lo não apenas um local de inscrição, mas também um espaço onde a sociedade civil poderá estreitar o vínculo com a proposta do Programa Cultura e Pensamento. Nesse contexto, está previsto um fórum virtual, onde as temáticas selecionadas poderão ser debatidas, bem como a solicitação, também a partir do portal, da transmissão de um debate que esteja acontecendo em outra cidade ou estado.
Mais informações:
FAPEX - Telefax: (71) 3245-1472 / (71) 3247-8178
info@culturaepensamento.com.br

Posted by João Domingues at 10:16 AM

junho 2, 2006

Inscrições e Informações para o artista: Temporada de Projetos 2007-2008 no Paço das Artes, São Paulo

Temporada de Projetos 2007-2008

Comissão de seleção: Ivo Mesquita, Kiko Goiffman e Jurandir Muller (Paleo TV), Vitória Daniela Bousso, Diretora do Paço das Artes, Juliana Monachesi, Cauê Alves e Daniela de Castro e Silva (grupo de críticos da instituição)

Inscrições de 15 de junho a 22 de setembro de 2006

Paço das Artes
Av. da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP 05508-040
11-3814-4832 ou pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br
www.pacodasartes.sp.gov.br/tempo.htm
Segunda a sexta, 14-18h
Regulamento e ficha para impressão: www.pacodasartes.sp.gov.br/edital.doc

Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais

As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.

PRÊMIOS PARA SELECIONADOS:
- a exposição, sem pró-labore

CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS:
- Cabe ao Paço das artes oferecer equipe de montagem para assistência ao artista, convite, folder e/ou catálogo (definido a critério da Instituição), coquetel de abertura e divulgação por meio de assessoria de imprensa

GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM


CUSTOS OPERACIONAIS:
- Um projeto de exposição para o Paço das Artes, material visual fotográfico (em papel) e em cores de no mínimo 5 (cinco) trabalhos recentes, sendo imprescindível que cada imagem esteja devidamente identificada. As imagens poderão ser encaminhadas também em CD-Rom (arquivos formatados para leitura somente em PC). No caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitas somente fitas no formato VHS/NTSC e DVDs editados com tempo máximo de duração de 15 minutos.

DEVOLUÇÃO PARA SELECIONADOS E NÃO-SELECIONADOS:
- O Paço das Artes não se compromete a devolver os portifólios, que permanecerão à disposição dos inscritos pelo período de três meses após a seleção. Após esse prazo, o Paço das Artes dará aos mesmos o encaminhamento que melhor aprouver à instituição.

SEGURO, TRANSPORTE, ENVIO E REGRESSO DAS OBRAS, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ESPECIAIS
- os encargos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras, bem como de materiais específicos para montagem
- fornecer equipamentos e materiais especiais, eventualmente previstos e não disponíveis no Paço das Artes. A instituição apoiará fornecendo cartas e auxiliando nos contatos e nas negociações.
- os encargos de confecção de material para a peça gráfica e divulgação da mostra (fotografias, cromos etc.), dentro das normas especificadas pelo Paço das Artes.

REGULAMENTO

1. INSCRIÇÃO
1.1.O Paço das Artes, órgão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, abre inscrições para sua Temporada de Projetos 2007-2008, abrangendo as modalidades de pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, fotografia, instalação, performance, happening, intervenções e obras que criem interfaces com mídias eletrônicas e digitais, como videoinstalações, CD-Rom, DVD-Rom, ambientes imersivos e interativos, fotografia digital, NET.arte e software art (a partir do 2o semestre de 2006, haverá um espaço reservado no site da instituição para exposições online no intuito de viabilizar tais práticas artísticas).

1.2.Nesta edição serão aceitas inscrições de projetos de exposições individuais ou de grupos de artistas, bem como de curadores emergentes.

1.3. Projetos de curadoria deverão ser enviados com memorial descritivo de até no máximo 3 laudas (3.600 toques), incluindo currículo do proponente, linha conceitual da proposta, obrigatoriamente de cunho contemporâneo. O número de artistas para projetos de curadores limita-se ao espaço de 200m2. O Paço das Artes oferece equipe de montagem, convite, folder e/ou catálogo (definido a critério da instituição), coquetel de abertura e divulgação por meio de assessoria de imprensa. O texto referente à curadoria será executado pelo curador selecionado.

1.4. No caso de projetos de exposições individuais ou de grupos de artistas, o Paço das Artes oferece um espaço de até 80 m2 para cada projeto selecionado, equipe de montagem para assistência ao artista, convite, folder e/ou catálogo (definido a critério da Instituição), coquetel de abertura e divulgação por meio de assessoria de imprensa. Os textos referentes aos artistas e sua produção serão executados por autores indicados pelo Paço das Artes, ficando excluída a possibilidade de publicação de texto sobre o artista executado pelo mesmo.

1.5. A proposta museográfica da mostra e a montagem do conjunto apresentado serão definidas pela equipe do Paço das Artes, em diálogo com os artistas e críticos.

1.6.Os portifólios deverão conter:
1.6.1 Um projeto de exposição para o Paço das Artes, material visual fotográfico (em papel) e em cores de no mínimo 5 (cinco) trabalhos recentes, sendo imprescindível que cada imagem esteja devidamente identificada (título e dimensões da obra, data e demais dados que se façam necessários). As imagens poderão ser encaminhadas também em CD-Rom (arquivos formatados para leitura somente em PC). Não serão consideradas imagens em slides. No caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitas somente fitas no formato VHS/NTSC e DVDs editados com tempo máximo de duração de 15 minutos.

1.6.2 Currículo sucinto do artista, resumindo sua trajetória, acompanhado de memorial descritivo e/ou conceitual do projeto de até no máximo 2 laudas (2.200 toques). Se no decorrer do período que antecede a exposição houver mudanças substanciais no projeto aprovado, ficará a critério da direção do Paço das Artes decidir por sua realização.

1.6.3 O material especificado deve estar contido em envelope ou embalagem apropriada, com o nome do artista, devendo ser dirigido a:

Paço das Artes / Produção
Temporada de Projetos 2007-2008
Av. da Universidade, 1 - Cidade Universitária
São Paulo-SP - CEP 05508-040

1.7.Os portifólios, acompanhados de ficha de inscrição devidamente preenchida, deverão ser enviados por correio ou entregues pessoalmente de 15 de junho a 09 de agosto de 2006, inclusive. No caso de inscrições realizadas diretamente no Paço das Artes, os candidatos deverão se dirigir a esta instituição de segunda a sexta-feira, no período das 14:00 às 18:00 horas.

1.8.O artista poderá inscrever-se tanto com propostas individuais como em grupo.

1.9.O artista poderá inscrever-se em mais de uma modalidade; poderá, também, inscrever projetos que integrem mais de uma linguagem.

1.10.Nesta edição, a decisão da participação de artistas que já integraram a Temporada de Projetos 2005-2006 será ponderada pelo júri de seleção.

1.11. Não poderão inscrever-se membros da comissão organizadora, do júri de seleção e funcionários do Paço das Artes.

1.12.O Paço das Artes não se compromete a devolver os portifólios, que permanecerão à disposição dos inscritos pelo período de três meses após a seleção. Após esse prazo, o Paço das Artes dará aos mesmos o encaminhamento que melhor aprouver à instituição.

1.13.O período de inscrição é de 15 de junho a 09 de agosto de 2006.

1.14.O ato de inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

1.15.Serão rejeitadas inscrições que não atendam aos termos deste regulamento.

2. SELEÇÃO
2.1. A seleção será realizada por comissão composta por Ivo Mesquita, Kiko Goiffman e Jurandir Muller (Paleo TV), além de Vitória Daniela Bousso, Diretora do Paço das Artes. Contará, ainda, com integrantes do grupo de críticos da instituição, Juliana Monachesi, Cauê Alves e Daniela de Castro e Silva.

2.2.A seleção se dará no período de 9 a 11 de outubro de 2006.

2.3.A divulgação dos selecionados ocorrerá durante o mês de novembro, no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no site do Paço das Artes www.pacodasartes.sp.gov.br. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone. Também será enviada nota à imprensa com o resultado da seleção.

2.4.As mostras dos artistas selecionados serão organizadas de acordo com programação definida pelo Paço das Artes. Os artistas realizarão exposições individuais em espaço coletivo, no decorrer dos anos de 2007 e 2008.

3.AOS ARTISTAS SELECIONADOS CABERÃO AS SEGUINTES OBRIGAÇÕES
3.1.Os encargos de embalagem, seguro e transporte de envio e regresso das obras, bem como de materiais específicos para montagem.

3.2.Fornecer equipamentos e materiais especiais, eventualmente previstos e não disponíveis no Paço das Artes. A instituição apoiará fornecendo cartas e auxiliando nos contatos e nas negociações.

3.3.Os encargos de confecção de material para a peça gráfica e divulgação da mostra (fotografias, cromos etc.), dentro das normas especificadas pelo Paço das Artes.

3.3.Aos artistas selecionados é obrigatória a assinatura do termo de compromisso com o Paço das Artes. A não assinatura implica no cancelamento da exposição.

3.4.O(s) expositor(es) contarão com prazo de 5 (cinco) dias para montagem dos trabalhos e mais 5 (cinco) para desmontagem dos mesmos. Com o término do período de desmontagem cessa a responsabilidade do Paço das Artes sobre os mesmos, que poderão ser, a critério da Instituição, deslocados para um depósito.

3.5.Os artistas participantes deverão obter autorização para utilizar, dentro da abrangência prevista neste regulamento, quaisquer obras intelectuais e artísticas de terceiros que eventualmente estejam incluídas ou adaptadas, de qualquer forma, em suas criações. O artista selecionado colocará à disposição do Paço das Artes as referidas autorizações a qualquer tempo. A não apresentação da documentação dentro do prazo solicitado poderá acarretar na desclassificação do candidato. Em caso de contestação o artista ficará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas vinculadas ao Paço das Artes de qualquer responsabilidade a respeito.

4.DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1.As imagens das obras selecionadas poderão ser utilizadas para divulgação em quaisquer meios de comunicação a critério do Paço das Artes.

4.2.Os esclarecimentos referentes à Temporada de Projetos serão prestados pelo telefone 3814-4832, das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br
4.3.Casos omissos serão resolvidos pela diretoria do Paço das Artes.

Este edital e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis também no formato folder em instituições e galerias de arte de São Paulo.

Posted by João Domingues at 3:43 PM