Página inicial

Blog do Canal

o weblog do canal contemporâneo
 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise no blog:
Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
março 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
maio 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
setembro 2012
agosto 2012
junho 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
novembro 2011
setembro 2011
agosto 2011
junho 2011
maio 2011
março 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
junho 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
maio 2009
março 2009
janeiro 2009
novembro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
maio 2008
abril 2008
fevereiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
agosto 2007
junho 2007
maio 2007
março 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
junho 2004
maio 2004
abril 2004
março 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

novembro 1, 2013

Marcellvs L. na Luisa Strina, São Paulo

A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar “Indiferença”, a segunda exposição individual do artista Marcellvs L. na Galeria.

Marcellvs L. - Indiferença, Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP - 07/11/2013 a 07/12/2013

[Scroll down to read in English]

Marcellvs L. nasceu em 1980, em Belo Horizonte, e atualmente vive entre Berlim e Seyðisfjörður, irá apresentar na Galeria uma exposição composta por cinco peças recentes e inéditas no Brasil: quatro videoinstalações e uma instalação sonora. As cinco obras serão expostas de forma orquestrada, com duração total de 56 minutos no espaço expositivo.

A instalação Light defining Light (2013), é composta por três momentos distintos gravados entre os solstícios de verão e inverno de 2012 na Islândia. A questão fundamental deste trabalho é colocar em diálogo a gradual diminuição da luz natural e a consequente amplificação da luz elétrica durante a passagem das estações do ano, apresentado como a luz natural defini a luz artificial e vice e versa, ao contrário da oposição tradicional luz e escuridão.

O trabalho Specular (2013), foi elaborado a partir de dois vídeos gravados num mesmo local em momentos distintos: sob maré baixa o rio esvaziando e sob maré alta o rio enchendo. A posição da lente foi levemente alterada em cada vídeo, e projetados em paralelo criam uma paisagem expandida mas, em um primeiro momento, parece apenas espelhada, revelando uma certa dúvida sobre a função do reflexo.

A instalação sonora Balbakken, October - April 2012 - 2013 (2013) surgiu de uma colaboração entre Marcellvs L. e o artista norueguês Munan Øvrelid. Para elaborar a peça sonora, os dois artistas partiram de estudos do pai de Øvrelid, um matemático aposentado, que gasta parte de seu tempo livre observando aves. Durante o inverno de 2012-2013 ele registrou metodicamente as diferentes ações das aves na árvore do seu jardim: suas relações com as alterações de temperatura, os tipos e o número de aves, o tempo e a duração da permanência e a quantidade de alimentos distribuídos e ingeridos. Estas observações e cálculos resultaram num gráfico que resume a vida em torno da árvore durante o inverno.

A partir destas informações a dupla de artistas compôs sete peças sonoras, correspondentes aos meses de outubro a abril, utilizando como ponto de partida os sons dos respectivos pássaros organizados a partir de um sistema de traduções sonoras baseado no gráfico do comportamento das aves.

0720 (2012) e 9493 (2011) são dois trabalhos que fazem parte da série VídeoRizoma, que o artista está desenvolvendo desde janeiro de 2002. Está série lida com o conceito de rizoma de forma ampliada, extrapolando os campos da Botânica e da Filosofia, propondo uma vivência das categorias filosóficas e das funções científicas.

O vídeo 9493 apresenta um garoto em uma barraca, acampado no noroeste da Islândia, jogando videogame no meio de uma tempestade. O menino está concentrado em seu jogo e completamente indiferente à realidade ao seu redor, da mesma forma que a realidade da natureza está completamente indiferente à realidade do garoto. O trabalho pretende explorar esta indiferença humana à uma ordem estabelecida e compartilhada se movimentando em paralelo à fundamental indiferença da natureza em relação ao homem.

Em 0720 o artista explora a questão de como dar forma a fundamental falta de forma da realidade. A luz elétrica, enquanto controle e produção humana, ilumina tornando visível o movimento da neve sob forte tempestade na escuridão.

Dentre as exposições individuais recentes estão a COMMA 34 no Bloomberg SPACE em Londres (2011), VideoRhizome no Kunsthalle Wien em Viena (2010) e a Infinitesimal na carlier | gebauer em Berlim (2010). Participou de diversas exposições coletivas e Bienais como a 16ª Bienal de Sydney (2008), 9ª Bienal de Lyon (2007) e 27ª Bienal de São Paulo (2006). Já exibiu no Astrup Fearnley Museet, Oslo, Noruega (2013), Living Art Museum, Reykjavik, Islândia (2011), Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha (2008), ZKM - Museum of Contemporary Art em Karlsruhe, Alemanha (2008) e no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007), entre outros.

Recebeu os seguintes prêmios: Arbeitsstipendium für Bildende Kunst 2011, Berliner Senats, Berlim, Alemanha (2011), Stipendium Akademie der Künste 2009, Akademie der Künste, Berlim, Alemanha (2009), ars viva prize 07/08 Sound, BDI, Alemanha (2007), Nominated for Nam June Paik Award 2006, Colônia, Alemanha (2006), o Prêmio Principal do Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, Oberhausen, Alemanha (2005), entre outros. Dentre as coleções públicas que possuem seu trabalho, destacam-se: Centre Georges Pompidou, França; The San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), USA; Instituto Inhotim, Brasil; Situation Kunst (für Max Imdahl), Bochum, Alemanha; Museumslandschaft Hessen Kassel, Kassel, Alemanha.


Galeria Luisa Strina is pleased to present Indiferença [Indifference], the second solo show by artist Marcellvs L. at the gallery.

Marcellvs L. - Indiferença, Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP - 07/11/2013 til 07/12/2013

Marcellvs L. was born in Belo Horizonte, Brazil and lives between Berlin and Seyðisfjörður. His exhibition will feature five recent and unpublished pieces: four video installations and one sound installation. The five works will be shown in the exhibition space in an orchestrated way, in a 56 minute loop.

The installation Light defining Light (2013), is composed of three distinct moments recorded between the summer and winter solstices of 2012 in Iceland. The basic question of this work is to put the gradual decrease of natural light into dialogue with the consequent amplification of electric light during the passage of the seasons, showing how natural light defines the artificial light and vice versa, contrary to the traditional opposition of light and darkness.

The work Specular (2013) was developed based on two videos recorded at the same river, but at different moments: at low tide, when the river is emptying, and at high tide, when the river is swelling. The position of the lens was slightly altered in each video, and projected in parallel the videos create an expanded landscape, but which initially looks like one image and its mirrored counterpart, revealing a certain doubt about the function of reflection.

The sound installation Balbakken , October - April 2012 - 2013 (2013) arose from a collaboration between Marcellvs L. and Norwegian artist Munan Øvrelid. To create this sonic work, the two artists began with studies made by Øvrelid, a retired mathematician, who spends part of his spare time observing birds. During the winter of 2012–2013 he methodically recorded the different actions of the birds in the tree in his yard: their relations with the alterations of temperature, the types and number of birds, the time and duration of their stay, and the amount of food distributed and eaten. These observations and calculations resulted in a graphic that summarizes the life around the tree during the winter.

Based on this information the artist duo composed seven sound pieces, corresponding to the months of October to April, based on the sounds of the respective birds organized according to a system of sonic translations carried out on the basis of the graphic of the birds’ behavior.

0720 (2012) and 9493 (2011) are two works that are part of the VídeoRizoma series, which the artist has been developing since January 2002. This series deals with the concept of the rhizome in a wide sense, extrapolating the fields of botany and philosophy, proposing an experience of the philosophical categories and the scientific functions.

The video 9493 shows a young man in a tent, camped in northwest of Iceland, playing a video game in the middle of a storm. The boy is concentrating on his game and completely indifferent to the reality around him, just as the reality of nature is completely indifferent to the reality of the boy. The work aims to explore this human indifference to an established and shared order moving in parallel to the indifference of nature in regard to man.

In 0720 the artist explores the question of how to give shape to the fundamental formlessness of reality. The electric light, as a human control and production, illuminates the movement of the snow under the fierce storm in the darkness.

Among his recent solo exhibitions are COMMA 34, Bloomberg SPACE, London (2011), VideoRhizome, Kunsthalle Wien, Wien (2010); Infinitesimal, carlier | gebauer, Berlim (2010). His recente group shows include the 16th Sydney Biennale (2008), 9th Lyon Biennale (2007) e 27th São Paulo Biennale (2006). He has exhibited at the Astrup Fearnley Museet, Oslo, Noruega (2013), Living Art Museum, Reykjavik, Islândia (2011), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Spain (2008), ZKM - Museum of Contemporary Art, Karlsruhe, Germany (2008) and MAM, Museum of Modern Art of São Paulo, Brazil (2007).

The prizes he has won include the Arbeitsstipendium für Bildende Kunst 2011, Berliner Senats, Berlin, Germany (2011); the Stipendium Akademie der Künste 2009, Akademie der Künste, Berlin, Germany (2009); and the ars viva prize 07/08 sound, BDI, Germany (2007). He was also nominated for the 2006 Nam June Paik Award, Cologne, Germany (2006) and the 51st International Short Film Festival Oberhausen, Oberhausen, Germany.

Among the public collection holding his work are: Centre Georges Pompidou, France; The San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA), USA; Instituto Inhotim, Brazil; Situation Kunst (für Max Imdahl), Bochum, Germany; Museumslandschaft Hessen Kassel, Kassel, Germany.

Posted by Patricia Canetti at 3:15 PM